• Nenhum resultado encontrado

Epidemiologia da doença de Chagas no Ceará X - hábitos alimentares dos vetores.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Epidemiologia da doença de Chagas no Ceará X - hábitos alimentares dos vetores."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

EPIDEMIOLOGIA DA DOENÇA DE CHAGAS NO CEARA

X - HÁBITOS ALIMENTARES DOS VETORES

J.E. Alencar*, R. V. Cunha*, A.G.S.C. Araúj o** • R.T.P. Sobreira**

Fo r am p e sq u i sa d o s 7 m u n i cíp i o s d o Est a d o , se n d o o m a i o r n ú m e r o de am o st r as co l h i d o em Ru ssas, M o r a d a No v a, Q u i x a d á e Ir acem a. Fo r a m f eit as p r o v a s d e p r e ci p i t i n a com an t i -so r o s d e gat o, cão, ave, cab r a, r oed or , m ar su p i al e h om em . De 1. 205 p r o vas r eal izadas, 3 9 2 ap r esen t ar am p r o v a p o si t i v a ( 3 2 , 5 %) . A p r e se n t ar am 7 9 , 3 % u m a só f on t e al im ent ar , 1 9 , 4 % d uas, 1% t r ês e 3 % q uat r o.

Os r e su l t ad o s f or am o s segu i n t e s:

Pr ova de Pr eci p i t i n a

T. b r asi l i e n si s %

T. p se u d o m acu l at a %

P. m egi st u s %

Hom em 3 , 9 0 , 5 13, 0

Cão 2 0 , 7 5 3 J 13, 0

Gat o 2 9 , 0 2, 1 13, 0

Ro e d o r 1.1 1.1 4 , 3

Cabr a 4 7 , 5 12, 1 3 0 , 4

A v e 16, 2 5 1 , 6 3 4 , 8

M ar su p i al1.1

IN T RO DU ÇÃ O

0 int eresse d o est udo d os hábit os aliment a- res dos t r i at om íneos decorr e da necessidade de esclarecer problem as de t r ansm issão d o T. cr u z i

dent ro e f or a da h ab i t açi o hum ana, cont r i b ui n­ do assim para elucidação de p ont os ai nda obscuros da epi dem i ologia da Doença de Chagas em áreas endêm icas d o Est ado d o Ceará.

Muit as inf or m ações j á exist em sobre o assun­ to, relacionadas a out r as áreas em que o problema exist e. Recent ement e, Mi nt er 4 sum a­ riou o com por t am ent o al im ent ar de algum as espécies de t r i at om íneos da Am ér i ca Cent r al e da Am éri ca d o Sul e nesse est udo incluiu

i nf orm ações, at é a época não publicadas, refe­ rent es aos Est ados da Bahi a e d o Ceará, per f azendo um sum ár i o de 15. 000 ident if ica­ ções de hábi t os alim ent ar es de t riat om íneos.

Em t al est udo est á ref erido, em relação ao Est ado d o Ceará, que 27 provas de pr ecipit ina f or am f eit os em mat erial de Tr i at om a b r asi-l i en si s, t r i at om íneo de hábit os dom ést icos e per idom ést icos. Essas provas m ost raram que 9 0 % d os repast os se f i zeram em aves (pr ovavel­ ment e gal inhas) e 7 , 4 % em p or co domést ico.

O ci t ado i nf or m e inclui ai nda mais ref erên­ cias sobre Pa n st r o n gy l u s m egi st u s no Brasil e os est udos de Barr et o sobre 217*. p seu d om acu l at a

d o Est ado de Goiás. Nenhum a ref erência f oi

Pr of essor es Ad j u n t o s d o Dep ar t am e n t o de Pat ol ogi a e Me d i c i n e Legal d o Ce n t r o d e Ci ê n c i ai da Saú d e ( D PM L e CCS) .

(2)

46

Rev. Soc. Bras. Med. Trop.

Vol. XI - N? 2

f eit a à ident i f icação de hábi t os al im ent ar es d o

Rb o d n i u s n asu t u s e ao Pa n st r o n gy l u s l ut zi.

As m encionadas acim a são as out r as espécies que se encont r am n o Est ado d o Ceàrâ em áreas endêm icas de Doença de Chagas.

Há preocupação acent uada p or part e de algumas inst it uições de saúde e univer si t árias em relação ao problem a da Doença de Chagas no Ceará, especialment e n o que respeit a às áreas onde pr oj et os de desenvolvim ent o econôm i co est ão sendo inst alados, l evando-nos a preparar rot eir os de invest igação sobre o assunt o.

PL A N O DE T R A B A L H O

Ár e a d e Tr ab al h o — For am realizadas col et as de am ost r as em 7 m un i c íp i os d o Est ado, na área em que o Depar t am ent o Nacional de Obr as Cont r a as Secas ( DN O CS) vem desenvolvendo proj et os de irrigação; o m ai or núm er o de amost r as f oi col hi d o nos m un i c íp i os de Russas, Mor ada Nova, Qui xadá e Ir acem a

M é t o d o e T é cn i ca — Os t r i at om íneos são capt ur ados nos ecót opos nat ur ais e art if i ciais (dom ést i cos e per idom ést icos) e, levados ao laborat ór io, são exam i nados para veri f i cação de inf ecção pel o T. cr u z i e d o hábit o aliment ar, por pr ova de verif icação d o ant ígeno n o cont eú­ do int est inal; est e é em bebid o em papel de f il t r o What m an n° 1, d o qual é el ui do em sali na para ser t est ado por m eio de pr ovas de precipi- t ina em gel de agar, cont r a ant i-soros de hom em , gat o, cão, galinha, cabra, r oedor e marsupial.

RESU L T A D O S

Nú m e r o d e p r o v a s — A Tabel a 1 most ra- nos os result ados de 1. 205 provas, das quais 392 (32, 5%) reagiram a algum ou a . vári os dos ant i-soros ref eridos.

Tr i at om a b r asi l i e n si s — (Tabela 1 e gr áf ico 1) — Na área est udada, em ecót opos art if iciais, 39, 7% dos exem pl ar es da espécie em est udo apresent aram signif icat i va pref erência p or ali­ ment ar-se em capr i nos ou t em encont r ado à sua disposição m ai s vezes capri nos, vi st o que a região est udada dedica-se em gr ande part e à pecuária de capr inos. A s out r as f ont es alim ent a­ res são cão, gat o e aves (galinhas). A pref erência pelo hom em é bast ant e reduzida, cerca de 5, 5%. Em ecót opos nat ur ais (l ocas de pedra), as pr inci pais f ont es de ali m ent o são: cabra e gat o. Num a única vez f oi encont r ado t r i at om íneo ali m ent ado em hom em . É um exem pl ar capt u­

rado em loca de pedra no Açu d e Vel ho. Al ém d o hom em havia sugado cabr a (Tabela 6).

Dent r o da casa ( 3 4, 6% d os exemplares) as pr inci pais f ont es de ali m ent o são o cão e o gat o, vi n d o em segundo lugar a cabra e a galinha. Nenhum a vez f oi encont r ada prova posit iva para m ar supial em t ais ecót opos.

No s ecót opos nat ur ais em t or no da casa ( 2 5, 7% d os exemplares) as f ont es de ali m ent o são: cabra (46, 3%) , galinha ( 30%) , cão (13%). Em t rês opor t uni dades f or am vi st as provas posit ivas para o hom em em exem pl ares col hi ­ dos em chi quei r o de cabr a (Tabela 3). Em um deles f oi dada prova posit iva t am bém para cabra e out r a vez para gat o.

Anal i sand o os dados p or f ont e de ali m ent o ver i f i cam os pela or dem : -cabra, cão, gat o e galinha. Hom em e rat o f igur am com o f ont es pouco f r eqüent es (Tabela 3).

Re su l t a d o s co m o T. p se u d o m acu l at a — Os dados ref erent es a essa espécie apresent am m ai or t endência a um a só f ont e de aliment o, e p oucos exem pl ar es a duas f ont es. Som ent e em duas opor t uni dades f or am encont r ados result a­ dos para t rês f ont es e em um apenas para quat r o f ont es: gat o, rat o, galinha, cassaco. (Tabela 1)

No s ecót opos ar t if i ciais as pref erências f or am para sangue de ave (51, 6%) , de cão (53, 2%) e de cabra (12, 1%) . Som ent e um a vez f oi encont r ado sangue de hom em em exemplar col hi d o em gali nheir o e que apr esent ou prova posit iva t am bém para sangue de galinha (Gráf i­ co 2 e Tabel a 4).

Em ecót opos nat ur ais não f oi encont r ada a espécie.

Dent r o da habit ação som ent e um exemplar deu pr ova posit iva para cão e cabra; a espécie prat icam ent e habit a d oi s ecót opos: poleir os de galinha e gal inheiros, mas m esm o aí encont r a­ d os os exem pl ares apresent am gr ande quot a de sangue de cão e cabra, provavelm ent e porque esses ecót opos são vi zi nhos a chi quei r os de cabra onde al guns exem plares f or am col hi dos, com sangue de gali nha e de cabra, out ros som ent e com sangue de cabra.

Anal i sand o os dados pela or dem de pref erên­ cia de f ont e de ali m ent o vi st o que soment e encont r am os a espécie em ecót opos art if iciais, quase que exclusivam ent e em t or no da casa (Gr áf i co 3), as pref er ências são: ave, cão e cabra.

(3)

Mar ço-Abr i l, 1977 Rev. Soc. Bras. Med. Tr op. 47

G R â í i C O N? i

E ST U O O S S O 0 R E * E P I O C M I O L O G I * o * d o e n ç a d e c h a g a s H Á t t T O S A L I M E N T A R E S 0 0 T R t A T O M A 6 R A S l 11 C N S I S M U M l C Í P t O O C M O R A D A N O V A t ST A D O 0 0 C E A R Ã I » 7 4 - I » 7 5

T t f 0 t t € * L I H C N T A Ç Â O %

• o i q o m c»t i c o s/ »c*i

-o -o m c s t i c -o s 71 - 9 < l V f 9 T f t ( > %

H 0 M C M S . í

r

_

1 . 4

C Ã O 2 2 . 2

~ -

»7 , 5

0 A T 0 2 0 . 4

1 ■ I

« t J t

f t o e 0 0* 1 . »

-C A B R A 4 0 . 2 M l

A V C 2 3. 2 1 1

M A R S U P I A L -

-P E R C E N T U A I S • a >e r a i » «• • • i « • •i o i « «a »« • • «e a« r a • •H

G R A F I C O N 9 Z

E S T u D O b S 0 8 R E A £ P I O E M l O L O Gi A DA D O E N Ç A DE C M A Q A S M A B i T O S A L I M C N T A R E S 0 0 T R l A T O M A P S E U D O M A C U L A T A M U N I C Í P I O 0 £ M Q R A O A N O V A - E S T A D O D O C E A R Á

1*74- 1*75

T I Í O OC « L I H ( N T « C Á 0 %

' • 0 - D O M C ST I C O t / * < * ' -

O O M ^ ST l C O t % H O M E M

C Ã O

Ga t o

» 0 £ 0 0 R

C A B R A

A V E

1. 0

1

1 4 . 7

4 . 1

2 . 0

2 2 . 5

« * . 4

1

---■ J j

m a r s u p i a l 2 . 0

P E R C E N T U A I S

1

a »• »« >« • a

G R A F I C O N 2

3

t S T U O O S S O B R E A £ P l O E M l O L O G I A O A D O E N Ç A D E C H A G A S H Á B I T O S a l i m e n t a r e s d o p a n s t r o n g y l u s m e g i s t u s

m u n i c í p i o o e m o r a o a N O V A - E S T A D O 0 0 C E A R Á

i 9 7 4 1 9 7 5

T t P 0 O E A l l M C N T A Ç Ã O %

2 3 - O O m C S T I C O S / P C « 1 -

D O t f t é S T l C O S 0 - S I L V E S T R E S %

H O M E M * 3 , 0

C Ã O 1 3 , 0

1

G A T O 1 3 . 0

1

R 0 E 0 0 R 4 . 3

J

C A B R A 3 0 , 4

A V E 3 4 . 8

. . .

ma r s u pi a l

-p e R C e n t u a i s : 90 TO 9 0 30 10

• 0 « 0 « 0 t o

(4)

4 8 Rev. Soc. Br as. Med . Tr op. V o l. X I - N ? 2

espécie u s an do in fo rm a ç õ e s de o u tr a área, d o M u n ic íp io de Q u ix a d á .

Nas provas realizadas, 2 2 e x e m p la re s apre­ sen ta ram re s u lta d o , d o s qua is 9 1 ,3 % re fe ria m -se a um a fo n te a lim e n ta r s o m e n te e 8 ,7 % a duas fo n te s . V e rific a -s e assim u m a n ítid a m o n o fa g ia ; p o ré m as fo n te s fo ra m va riáve is desde g a lin h a e cabra até o h n m e m , cão e g a to , p o r o rd e m de p re fe rê n cia ou de o p o rtu n id a d e (T a b e la s 1 e 5).

N ão fo ra m e n c o n tra d o s e x e m p la re s em ecó- to p o s silvestre s e d e n tre os e c ó to p o s a rtific ia is , a p re fe rê n c ia fo i pela h a b ita ç ã o h u m a n a o n d e a a lim e n ta ç ã o fo i g a lin h a e cab ra, po ucas vezes o h o m e m , ou ga to o u cão e u m a ú n ic a vez ro e d o r (T ab ela 1 e G rá fic o 3).

Hábitos a n tro p o fflic o s das três espécies — D e n tr e as 3 9 2 p rovas q ue a p re se n ta ra m re su l­ ta d o , apenas 11 vezes fo ra m p o s itiv a s c o m so ro a n ti-h o m e m (T a b e la 1): 7 c o m o T. brasiliensis, 3 c o m o P megistus e 1 c o m o T. pseudoma-culata.

Os e xe m p la te s de tria to m ín e o s que fo ra m e xa m in a d o s em 5 o p o rtu n id a d e s apenas h aviam sugado o h o m e m o u , m e lh o r d iz e n d o , apresen­ ta ra m p ro va p o s itiv a apenas para o s o ro a n ti-h o ­ m em . E m 3 o u tra s vezes h a via m sugado ca b ra e 2 vezes ha via m sugado ave.

C o nclu i-se e n tã o pela m a io r a n tr o p o filia d o P. megistus em re la ção ao T. brasiliensis e pela quase n u la a n tr o p o filia d o T. pseudomacuiata.

0 P. megistus c o m sangue d o h o m e m é e n c o n tra d o m ais vezes na c o z in h a e o T. brasiliensis na sala. C o nvé m a ce n tu a r que m ais vezes fo i v is to in fe c ta d o o T. brasiliensis.

Comparação e discussão dos resultados — D e n tre as 3 9 2 pro vas que ap re se n ta ra m re s u lta ­ do, apenas 11 vezes fo ra m p o s itiv a s c o m s o ro a n ti-h o m e m ; em te rm o s re la tiv o s e p o r espécie fo ra m os seguintes os re s u lta d o s:

a) T. brasiliensis... 3,9 %

b) T pseudomacuiata 0,5 %

c) P. megistus ... 13,0% Ju s tifica -se assim que, m e sm o na área de d is trib u iç ã o de P. megistus, não vam os esperar elevadas ta xas de in fe c ç ã o d o h o m e m p e lo T. cruzi, c o m o sucede em o u tra s regiões d ò B ra sil em que a espécie d is trib u i-s e a m p la m e n te .

Podem os c o n s id e ra r que a área p o r nós tra b a lh a d a é t e r r it ó r io da espécie T. brasiliensis que não a tin g e 4% q u a n to às suas p re fe rê n cia s a lim e n ta re s a n tro p o fílic a s . N o te r r it ó r io d o T. pseudomacuiata a a n tr o p o filia é quase n u la

(T ab ela 4 ), pois s o m e n te u m a vez fo i p o s itiv a a p ro va c o m so ro a n ti-h o m e m e, na o p o r tu n i­

dade, a c a p tu ra d o e x e m p la r se fez em g a li­ n h e iro .

NSo p o d e m o s negar a ca p a cida d e q u e p o d e rá v ir a t * r o T, pfgyffpm aculata em s u b s titu ir, em alg um as áreas <Jo E sta d o , o T. brasiliensis q u a rx jo , p o r u m a a m p la e p e rs is te n te ca m p a n h a de desJnsepzação, os d o m ic ílio s to rn a re m -s e liv re ? espécie. Pensam os n o e n ta n to que mesm<> o ç is p o p o rtu n id a d e a re c o lo n iz a ç ã o dos e c ó tò p p s a rtific ia is será pela m esm a espécie (T. brasiliensis), » q u a l na área e stud ad a o cu p a e c ó to p q s n a tu ra is p o u c o d is ta n te s das h a b ita ­ ções Hgtntáni*s.

Q u a n to i fo n te de a lim e n to p o ré m , a a ce ita ­ ção de cão para sugar p o d e levar o T. pseudo-maculatg a te r a lg u m pap el na tra n s m is sã o da D o en ça de Chagas, sabendo-se q ue este a n im a l, ao la d o d o g a to , c o n s titu i-s e e m p rin c ip a l re s e rv a tó rio d o m é s tic o d o T. c ru z i na área estu dada. Essa p re fe rê n c ia , p o r o u tr o la d o , fo i v e rific a d a nas c a p tu ra s em p o le iro s de galin has e g a lin h e iro s , o n d e 9 4 % dos e xe m p la re s são en­ c o n tra d o s . S eria de esp era r p o rta n to q u e o m a io r n ú m e ro de re su lta d o s fosse para a lim e n ­ ta çã o em g a lin h a , dada a p re fe rê n c ia p o r tais e c ó to p o s , mas os dados da T a b e la 4 revelam o u tr a coisa.

Deve ser a ce n tu a d a a v e rific a ç ã o de tr ia to m í- n eo c a p tu ra d o em loca de p e d ra e qu e havia sugado o h o m e m . Esse tr ia to m ín e o c o m p u n h a u m a a m o s tra de 31 e xe m p la re s em que 18 esta vam in fe c ta d o s c o m T. cruzi.

C O N C L U S Õ E S

O P. megistus é o m ais a n tr o p o f ílic o dos tria to m ín e o s e stu d a d o s, c o lo c a n d o -s e em segun­ d o lu ga r o T. brasiliensis.

A s três espécies estu dadas sugam b em o cão. O T. pseudomacuiata, ao c o n tr á rio das duas o u tra s espécies estu dadas, nã o a p re se n to u ten- d ê n çia para sugar o gato .

Há u m a te n d ê n c ia das trê s espécies em u tiliz a r u m a só fo n te a lim e n ta r, a q ua l é mais a ce n tu a d a n o P. megistus; u m a segunda fo n te a lim e n ta r, em cada caso, é p o u c o u tiliz a d a :

a) T. brasiliensis — ca b ra , g a to e c io b) T. pseudomacuiata — cã o e g a lin h a c) P, megistus — g a lin h a e ca b ra

(5)

Março-Abril, 1977 Rev. Soc. Br as. Med. Tr op . 49

T A B E L A 1

E studos dos H ábitos A lim e n ta re s de T ria to m ín e o s Estado do Ceará

1973 / 1975

Provas de P re cíp itin a *

M u n ic íp io --- — —— —

—---Realizadas Positivas %

Russas Morada Nova Quixadá Iracema Jaguaretama Pereiro A lto Santo

296 61 2 2 30 36 19 09 03

73 256 59 04

24.7 41,9 25.7

11,1

Total 1.205 392 32,5

A nti-soros usados: hom em , c3o, gato, roedor, cabra, galinha e m arsupial.

T A B E L A 2

H ábitos A lim e nta res de T ria to m ín e o s

M u n icíp io s de M orada Nova, Q uixadá e Iracema - Estado do Ceará 1973 / 1975

Provas de P recipitin a A nti-S oros

Espécie de T ria to m ín e o

T ria to m a brasil iensis

T ria to m a pseudo-m aculata

Panstrongylus

megistus T otal

Homem 04

_

02 06

Hom em e gato 01 — 01

Hom em e cabra 02 01 03

Hom em e galinha - 01 - 01

Cão 22 76 02 100

Cão e gato 18 02 01 21

Cão e cabra 04 01 - 05

Cão e galinha 01 20 - 21

Cão, cabra e galinha 01 01 - 02

Cão, gato e galinha 01 - - 01

Gato 25 - 02 27

Gato e cabra 07 - 07

Gato e galinha 01 01 - 02

Galinha 19 66 08 93

Galinha e cabra 07 08 - 15

Galinha, gato, rato, cassaco - 01 - 01

Rato 02 - 01 03

Rato, cabra e cassaco — 01 01

Cabra 64 12 06 82

T otal 179 190 23 392

Uma só fo n te a lim e n ta r — % 7 6 ,0 8 1 ,0 91,3 79,3

Duas fo nte s alim entares — % 22,1 17,3 8,7 19,4

Três fon tes alim entares - % 1,1 1,1 - 1,0

(6)

TABELA 3

Est ud os Sobre- Ecol ogi a de Tr i at om íneos n o Ceará Ecót op os e Hábi t os Alim ent ar es d o T r iato m a b r a silie n sis

Mu n i c íp i os de Russas, Qui xadá e Mor ada Nova — 1973 / 1975

Ecót op o

Pr ova de Precipit ina para Sangue de Núm er o de

- Exem plar es Exam i nad os

%

Hom em Cão Gat o Rat o Cabra Gat inha Mar supi al

Sala 03 13 10

_

04 04 25 14, 0

Quar t o - 08 05 01 06 03 - 18 10, 1

Depósi t o - 01 01 - 02 - - 03 1/ 6

Al pendr e - 04 04 - 06 02 - 13 7, 3

Parede ext erna e quint al - 01 - - 01 - - 02 1,1

Cozi nha - 01 - - 01 - - 03 1. 6

Poleir o de galinha - - -

-Gali nhei r o - - 01 - 07 03 - 11 6,1

Chi q uei r o de por co - - - 01 - - - 01 0, 6

Chi q uei r o de cabra 03 01 01 - 15 13 - 25 14, 0

Mon t e de t elha - 05 - - 02 - - 07 3, 9

Loca de pedra 01 13 30 - 41 04 - 71 39, 7

Tot al 07 47 52 02 85 29 - 179 100, 0

% 3, 9 20, 7 29, 0 1,1 47, 5 16, 2 - - - •

R

e

v.

S

o

c.

B

ra

s.

M

e

d

.

T

ro

p

.

y,

j

jg

_

j^o

(7)

E stu d os S o b re E c o lo g ia de T ria to m ín e o s n o Ceará E c ó to p o s e H á b ito s A lim e n ta re s d o Triatoma pseudomaculata M u n ic íp io s de Russas, Q u ix a d á e M o ra da N ova - 1 9 7 3 1975

TABELA 4

Ecót op os

Prova de Precipit ina para Sangue de N 9 de

Exem plar es Capt ur ados

%

Hom em Cão Gat o Rat o Cabra Gal inha Marsupi al

Quar t o _ 01 _ 1 _ 01 0, 5

Parede ext er na - 01 - - - - 01 0, 5

Poleir o de galinha - 91 01 02 10 34 02 117 61. 6

Gali nhei r o 01 08 03 - 08 56 - 61 32, 1

Loca de pedra - - -

-Chi quei r o de cabra - - - - 03 08 - 09 4, 8

Mont e de t elha - - - - 01 - - 01 0, 5

Tot al 01 101 04 02 23 98 0 2 1 9 0 1 0 0 ,0

% 0 ,5 5 3 ,2 2,1 1,1 12,1 5 1 ,6 1,1 -

-M

ar

yo

-A

b

ril

,

1

9

7

7

R

e

v.

So

c.

B

ra

s.

M

e

d

.

T

ro

p

(8)

E stu d o s S o b re E c o lo g ia de T ria to m ín e o s n o Ceará E c ó to p o s e H á b ito s A lim e n ta re s d o Panstrogylus megistus M u n ic íp io s de Russas, Q u ix a d á e M o ra d a N o va — 1 9 7 3 / 197 5

TABELA 5

Ecót op os

Pr ova de Precipit ina para Sangue de NP de

Exem plares Capt urados

%

Hom em Cão Gat o Rat o Cabr a Gali nha Marsupi al

Sala - 1 1 1 3 3 — 9 3 9 ,1

Quar t o 1 1 1 - 1 3 - 6 26 ,1

Cozi nha 2 - 1 - 1 1 - 4 17 ,4

Chi quei r o de cabra - - - - 2 - - 2 8 ,7

Pol eir o de galinha - - - 1 - 1 4 ,3

Mont e de t elhas - 1 - - - 1 4 ,3

Tot al 3 3 3 1 7 8 - 23 1 0 0 ,0

% 13 ,0 13 ,0 13 ,0 4 ,3 3 0 ,4 ■ 3 4 ,8 - -

-R

e

v.

S

o

c.

B

ra

s.

M

e

d

.

T

ro

p

.

V

o

l.

X

(9)

M a rç o -A b ril, 1 9 7 7 Rev. Soc. Br as. Med . Tr op . 53

Est ud os Sob r e a Ep i d em i ol ogi a da Doença de Chagas Est ado d o Ceará

Tr i at om ín eos que Sugar am Hom em ( Pro vas d e Pr e ci p i t i n a)

TABELA 6

Espécie Capt ur a Locali dadeN 9 da Mu n i c íp i o Ecót op o Inf ecção

Out r o Ani m al Sugad o

T. brasiliensis 3 4 Boa Vi st a Russas Sal a +

_

T. brasiliensis 3 4 Boa Vi st a Russas Sal a + —

T. brasiliensis 1 65 P. Re d ond o Russas Sala + —

T. brasiliensis 196 Fr ade M. Nova Gal i nhei r o Galinha

T. brasiliensis 1 76 C. Cor cund a M. Nova Chiq. Cabra Neg. Cabra

T. brasiliensis 1 76 C. Cor cund a M. Nova Chiq. Cabra Neg. Gat o

T. brasiliensis 2 6 Aç u d e Ve l h o M. Nova Loca pedra 2 8 /3 1 Cabra

P. megist us 17 S. Joaqui m Qui xadá Cozi nha Neg. —

P. megist us 17 S. Joaqui m Qui xadá Cozi nha Neg. Cabra

P. megist us 18 S. Joaqui m Qui xadá Quar t o + —

T. pseudom aculat a 111 B. Ver m el ho M. Nova Gal i nhei r o Gali nha

SU M M A R Y

In t he St at e o f Cear á 7 co u r i t i e s w er e su r v e y e d f o r t r íat om i n e s t o sear ch ab o u t t he f eeding b e h av i o r 1. 205 t est s. w er e m a d e ‘o f w h at 3 9 2 gave p o si t i v e r esu l t ( 3 2 , 5 %) ; 7 , 3 % f or one sp eci e o f m èal 19, 4%, f o r t w o, 1 % f o r t hr ee a n d 3 % f o r f our . Th e r at es f o r each on e sp ecíes o f b u gs ar e t h e f o U o w i n gm a k i n g t he t est w it h t he ant i-ser a f o r m a n , dog, cat , rat , sheep, ch i ck e n a n d m ar su p i al : f o r Tr i at om a brasil iensis (3 , 92 0 , 7 — 2 9 , 0 — 1,1 - 4 7 , 5 - 16, 2ze r o ); f o r Tr i at om a pseudom aculat a (0 , 5 — 5 3 £2, 11,1 — 12, 1 — 5 1 , 6 a n d

1, 1); f o r Panst r engyl us megist us: 13, 0 — 13, 0 — 13, 04 , 3 — 3 0 , 43 4 , 8 a n d zer o.

R E F E R Ê N C I A S B I B L I O G R Á F I C A S

1. BRUMPT , E. — Ecl et i sm e al im ent ai re des réduvides vect ors du Tr yp an osom a cruzi.

Press. Med. 3 5 :1 1 6 1 - 1 1 6 2 , 1 9 2 7 .

2. CÍRA N O , L. V. & Z EL ED O N , R. - Obser- vaciones sobre capacidade ali m ent ícia y respiracion de Tr i at om a inf est ans y Rhod- n i u s p r o l i x u s. Re v . B i o l . Tr op . , 12:2 7 1 -2 8 5 , 1 9 6 4 .

3. M A Y ER, H. F. & A L C A R A Z , I. L. - Est ú­ dios r elaci onados com Ias f uent es aliment a- rias, de T. inf est ans. A n . Inst . Med. Reg. Tu cu m an, 4 :1 9 5 -2 0 1 , 1 9 5 5 .

4. M IN T ER, D. M. — Feedi ng pat t erns of som e Tr i at om i ne vect or species — Int em .

Sy m p osi u m in New Appr oaches in Am er i ­ can — Tr yp. Researches — Belo Hor izont e — Br asil — 1&-21 mar., 1 97 5.

5. RIC C IA RD I , I. D. & M EL L O , M. T. - Iden­ t if icação de hábit os ali ment ares de art ropo- d os hemat óf agos, princi palm ent e barbeiros, p or m eio de provas de i m uno-dif usão em gel de agar. (Oucht er l ony). Rev. Br asil . Malar io/ . , 2 7 :5 9 7 -6 0 1 , 1969.

Referências

Documentos relacionados

Desenvolver um roteiro voltado à aplicação de wetlands construídos de fluxo vertical afogado, para colégios da rede estadual de ensino do estado do Paraná, localizados

ACSCs: Ambulatory Care Sensitive Conditions; AHRQ: Agency for Healthcare Research and Quality; COPD: Chronic obstructive pulmonary disease; DRGs: Diagnosis Related Groups;

Neste cenário, para controle da pressão anular de fundo podem ser empregadas à abertura da válvula de choke, a velocidade de perfuração, apesar desta variável ser imprópria

Existem modelos matemáticos capaz de possibilitar uma previsão do consumo e importação de gás natural do Brasil, vamos conhecer dois modelos matemáticos, o modelo

Proporção do número de licenças de pesca nos principais portos da região do Algarve no ano 2002 (Fonte: Direcção Regional de Pescas e Aquicultura do Sul)... Os regimes

En las narraciones sobre Jesús en los evangelios toda esa actitud nace de la comprensión que él tiene del Reino, pues proclama el servicio como clave de actuación: “los que son

7 have developed an anthropometric model to estimate neonatal fat mass by comparing total body elec- trical conductivity data with weight, length, and suprailium and

registrar, na plataforma PIBIC, os Relatórios de Atividades Parciais e Finais dos alunos-bolsistas sob sua orientação, respectivamente, no momento de solicitação das bolsas PIBIC