• Nenhum resultado encontrado

Estudos sobre a epidemiologia da doença de Chagas no Ceará. XXII - ecologia de triatomineos em Pereiro.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Estudos sobre a epidemiologia da doença de Chagas no Ceará. XXII - ecologia de triatomineos em Pereiro."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ESTUDOS SOBRE A EPIDEMIOLOGIA DA DOENÇA

DE CHAGAS NO CEARÃ. X X II - ECOLOGIA DE

TRIATOMINEOS EM PEREIRO *

Joaquim Eduardo de Alencar, Otávio Ferreira Bezerra e Oswaldo Freire de Faria Filho

F o i esco lh id a , p a r a d em o l içã o , u m a casa n o m u n i c íp i o d e Per eir o , t er r it ó r io d e p r ev a lên ­ cia d e Triatom a, pseudo maculata, o n d e r a r o s exem p la r es d e Triatom a, braziliensis são en co n t r a d o s. N u m a ár ea d e 13 ca sas, o n d e vivem 7 4 pessoa s, f o r a m ca p t u r a d o s 4 1 T., pseudo maculata q u e a p r esen ­ t ar am t a xa s d e i n f e cçã o d e 2 ,4 %. Em Per eir o a i n f e cçã o h ü m a n a é d e 2 ,2 % e é b a i xa a i n f e cçã o d e a n im a is: 2 ,0 % p e lo x en o d ia g n ó st i co . A casa selecio n a d a f o i d esin set iza d a m a is d e u m a n o a n t es da d e m o l içã o e 2 0 d ia s a n t es da d e m o l içã o um a ca p t u r a m o st r o u 2 0 T., pseudo maculata, sen d o 5 0 % in f ect a d o s. D u r a n t e a d o m o li çã o est a va m p r esen t es: 6 p esso a s, 1 cã o. 1 g a t o , 1 p o r co e 3 0 g a lin h a s; na o ca siã o f o r a m ca p t u r a d o s 2 2 1 t r ia t o m ín eo s, n o t et o (0 ,5 p o r m ^ l ; e n a s p a r ed es in t er n a s e ext er n a s (1 4 p o r m ^ ) ; 1 8 0 exem p la r es f o r a m exa m i n a d o s e a p r esen t a r a m 7 ,2 % d e in f ecçã o . Co n clu i u -se q u e o s m ét o d o s n o r m a is d e ca p t u r a m o st r a m p eq u en a p a r t e d a co l ô n ia d e t r ia t o m ín e o s n u m a casa h a b it a d a e a t a xa d e i n f e cçã o d o T., pseudomaculata o b ser va d a r evela su a ca p a cid a d e d e t r a n sm issã o d o Trypanossoma cruzi, p o i s 2 0 % d o s exem p la r es in f e ct a d o s f o r a m en co n t r a d o s n o q u a r t o .

I N T R O D U Ç Ã O

0 est u d o d a e p id e m io lo gia d a d o e n ça de Ch agas vem sen d o e n r iq u e cid o p ela in t r o d u ção d e m ét o d o s d e o b ser vação cad a vez m ais so f is­ t icad o s. N o q u e d i z r esp eit o à co lo n ização de casas p o r t r ia t o m ín e o s d o m é st ico s o u sem i- d o m é st ico s, t em sid o d if ic i l d e t e r m in ar o n ú m er o r eal d e e xe m p lar e s e xist e n t e s n u m d et e r m in ad o m o m en t o em h ab it ação h u m an a, o q u e r evelar ia o gr au d e r isco a q u e est ar iam su b m e t id o s o s seus m o r ad o r e s1 . Par a q u e se p u d esse o b t er essa in f o r m ação , b u sco u -se av aliar a r elação en t r e o n ú m er o d e e xe m p lar e s o b ser vad o s p o r cap t u r a na casa, u t ilizan d o -se p ir iza co m o d esalo jan t e , e o o b t id o p o r d e m o lição d a casa ap ó s a cap t u r a.

O u t r a in f o r m ação d e im p o r t án ci? q u e se b u sca o b t er é a p r e valên cia d as d iver sas esp é­ cie s d e t r ia t o m ín e o s, d o m é st ico s o u sem id o m és- t ico s, em h ab it açõ e s b o r r if ad as co m in se t ici­ d as clo r ad o s e o t e m p o d e r e co lo n ização dessa h ab it ação . N ão sab em o s ain d a o s e có t o p o s o n d e o t r ia t o m ín e o r esist e.

A lgu n s p r o je t o s d e p esq u isa t ê m sid o ap r esen ­ t ad o s, sem lo gr ar o m ecen as r esp ect ivo ; p o r isso o s au t o r es in t e n t ar am o b ser vaçõ es lim it ad as, se le cio n an d o p ara isso ár eas d e p r e valê n cia e x clu ­ siva o u a m aio r d as esp écies ve t o r as d e Tr ypano-som a cr u zi n o Cear á.

0 m u n icíp io Per eir o é u m a área d e m aio r p r e valê n cia d o T. p seud om a culat a no Cear á2 .

M A T E R I A L E M ÉTO D O

N u m a área d e est u d o s so b r e a e p id em io lo gia d a d o e n ça d e Ch agas n o m u n icíp io d e Pe r e ir o , f o i se le cio n ad o u m agr u p am en t o de 17 casas, o n d e vivem 9 8 p esso as, n o sít io S. Go n çalo . Realizad a u m a cap t u r a p r e lim in ar , r evelo u -se a e xist ên cia d e u m a p r e d o m in ân cia d e T. pseudom aculat a.

Fo i f e it a a in d agação so b r e a co n co r d ân cia d o p r o p r ie n t ár io d e algu m as d as casas in f ect ad as no se n t id o d e d e m o lí-las, ap ó s in d e n ização d o s gast o s par a r eco n st r u ção . V e r if ica d a a d at a da ú lt im a b o r r if ação e e st ab elecid o o p r azo da d e m o lição d a casa, a q u al f o i r ealizad a 4 9 0 d ias d e p o is d essa ú lt im a b o r r if ação ; sen d o , p o r isso.

* Tr a b a lh o d o Ce n t r o d e Ciên cia s d a Sa ú d e da U n iver sid a d e Fe d e r a l d o Cea r á e da SU CA M , r ea liza d o co m a u x íl i o d o CN Pq ( P D E — 0 2 —1—04).

(2)

cat alo gad a co m o n ão b o r r if ad a.

Fo i r ealizad a u m a cap t u r a p r e lim in ar , co m a d u r ação de 2 0 m in u t o s, e lo go ap ó s f o i r ealizad a a d e m o lição d a casa, d e p o is d e m ed id as as p ar e­ d es e r ecen sead o s o s h ab it an t e s e an im ais.

A d e m o lição se f e z m et r o p o r m et r o , co m e ­ çan d o p elas p ar ed es e t e r m in an d o p elo t e t o ; cad a t o r r ão d e b ar r o era d esf e it o e e xam in ad o p ar a v e r if icar a e xist ê n cia d e in set o s e em esp ecial t r iat o m ín e o s, q u e eram co lo cad o s em v id r o s r o t u lad o s co m a in d icação d o lo cal.

To d o s os t r ia t o m ín e o s f o r am e xam in ad o s par a classif icação e v e r if icação d e in f ecção p elo T. cr uzi.

R E SU L T A D O S

Cen so — Na lo calid ad e d e S. G o n ça lo , em 2 9 d e n o vem b r o d e 1 97 7 e xist iam 7 4 h ab it an t e s em 13 casas, o q u e eq ü ivale a 5 ,6 9 h ab it an t e s em cad a casa (Tab e la n ? 1). D u r an t e 2 0 m in u t o s f o i r ealizad a cap t u r a d e t r ia t o m ín e o s, e n co n t r an d o - se 41 T. p seu d o m a cu la t a , sen d o 1 in f ect ad o co m T. cr u zi (2 ,4 %).

Na casa n 9 15, se le cio n ad a p ara d e m o lição , r esid em 6 p essoas e 2 an im ais, d o s q u ais f o r am f e it o s xe n o s. A cap t u r a p r é via, f e it a a 0 9 .1 1 .7 7 , r evelo u so m en t e T. p seu d o m a cu la t a (1 0 0 %) e n en h u m T. b r a zilien sis co m u m a t a xa d e in f ecção glo b al d e 5 % (Tab e la n 9 2 ).

Tab e la I

Est u d o s so b r e a e p id e m io lo gia d a d o e n ça d e Ch agas n o Cear á. M u n icíp io d e Per eir o — Lo ca lid a d e : São Go n çalo — 1 9 7 7 .

Ca r act e r íst ica s d as Casas

N ? de Casas

PAREDE

Bar r o Tij o lo

C/Reb. S/Reb. C/Reb. S/Reb.

T E T O P I S O

--- A ltitu d e Média Te lh a Palh a Bar r o Cim e n t o Tij o lo

13

100,0

12

9 2 ,3

1 13

7 ,7 1 0 0 ,0

13

100,0

6 6 9

Ca r a ct er íst icas da casa na d em o liçã o — A d e- m o liçõ a f o i r ealizad a n o s d ias 2 9 e 3 0 d e n o v em ­ b r o d e 1 9 7 7 . A área d o p iso era d e 3 0 m et r o s q u ad r ad o s; a casa era h ab it ad a p o r 6 p esso as, o q u e co r r esp o n d e a 5 m ^ p o r h ab in t an t e. A s p ar e­ des in t er n as so m ar am 3 0 m ^ , as p ar ed es ext er n as 41 m ^ e a área d o t e t o 3 9 m ^ .

Tr ia t o m ín eo s ca p t u r ad os na d em o liçã o (Ta b e ­ la 3)

a) n o t et o ... 16 (0 ,4 ) p o r m 2 ; b) nas p ar ed es in t er n as . 1 6 4 (5 ,5 ) p o r m 2 ; c) nas p ar ed es e xt er n as 0

d ) t o t al de cap t u r ad o s, in clu in d o o s n ão e x a ­ m in ad o s ... 221 Razõ es obser vadas:

a) t r ia t o m ín e o s p o r m 2 d e área ... 2 ,7 6 b) t r iat o m ín e o s p o r ap o se n t o . . . .7 4 ,0 0 c) t r ia t o m ín e o s p o r h ab it an t e . . . . 3 6 ,8 3 d ) t r ia t o m ín e o s p o r cão o u gat o . . . 1 1 0 ,5 0 e) t r ia t o m ín e o s p o r cão , gat o o u ave. . . .6,91

In f ecçã o p elo T. cr u zi e fases evo lu t iva s (Tab e las 3 e 4)

a) N ? d e ad u lt o s ... 3 6 (4 in f ect ad o s)

b) N ? d e n i n f a s ...1 4 4 (9 in f e ct ad o s) c) N ? t o t al d e t r ia t o m ín e o s . . 1 8 0 ( 1 3 i n f e c -

t a d o s)(7 ,2 % ) t a d o s)(7 ,2 % ) Ecó t o p o s m ais h a b it a d o s:

a) S a l a ... 1 0 0 (7 in f e ct ad o s) — (7 ,0 %) b) Q u a r t o ... 2 2 (3 in f ect ad o s) — 1 3 ,6 %) c) Co zi n h a ... 4 2 (2 in f e ct ad o s) — (4 ,8 %) d ) T e t o ...1 6 ( 1 in f ect ad o s) — ( . . . )

D I SCU SSÃ O

Den sid a d e da co lô n ia O T. Pseu d o ­ m aculat a t e m car act e r íst ica s q u e o co lo cam co m o h ab it an t e d e e có t o p o s a r t if icia is p e r id o m i- ciliar e s2 . Nessa o b ser vação n o en t an t o ele ap a­ r ece em q u an t id ad e s m ais elevad as q u e h a b it u a l­ m en t e, p ela d e m o lição d a casa; an t es d a d e m o li­ ção a cap t u r a p r évia r evelo u ap en as u m d é cim o d o n ú m er o o b ser vad o na d e m o lição . ,

(3)

Janeiro-Dezembro, 1982

Rev. Soc. Bras. Med. Trop.

83

Tab e la II Per eir o — São Go n çalo

Tr ia t o m ín e o s e xam in ad o s na casa n ? 15 (D e m o lid a) — 1 97 7

N ? d e Cap t u r as

e Dat as

Ecó t o p o s

Tr ia t o m ín e o s Cap t u r ad o s

N in f as A d u lt o s T o t a l

1? 2 6 / 0 1 / 1 9 7 6 N egat iva - -

-2? 1 9 / 0 8 / 1 9 7 7 Sala 0 5 0 3 0 8 ( - )

3? 0 9 / 1 1 / 1 9 7 7 Sala 17 (1) 01 ( - ) 18 (1) Q u ar t o - ( - ) 0 2 ( - ) 0 2 ( - )

4? 2 9 / 1 1 / 1 9 7 7 Sala 0 2 ( - ) 0 2 ( - ) 0 4 ( - ) Q u ar t o 0 4 ( - ) - 0 4 ( - )

Co zin h a 0 5 ( - ) — 0 5 ( - )

5? 2 9 / 1 1 / 1 9 7 7 Sala 7 8 (5) 2 2 (2) 1 0 0 (7) Q u ar t o 16 (2) 0 6 ( 1 ) 22 (3) D e m o lição Co zin h a 37 (1) 0 5 (1) 4 2 (2) Te t o 0 3 ( - ) 1 3 ( 1 ) 1 6 ( 1 )

T O T A L - 1 67 (9) 5 4 (5) 221 (1 4 ) 6 ,3 %

N O T A : En t r e p ar ên t eses — o s p o sit iv o s

Tab e la III

Est u d o s so b r e a e p id e m io lo iga d a d o e n ça d e Ch agas no Cear á. Tr ia t o m ín e o s cap t u r ad o s: D ist r ib u içã o p o r e có t o p o s e f ases e vo lu t iv as

São Go n ça lo — M u n icíp io d e Per eir o — 2 9 / 3 0 — N o ve m b r o d e 1977

T R IATO M ÍN EO S CAPTURADOS E SEUS ECÓTOPOS

Fases Sala Q u ar t o Co zin h a Te t o T o t a l

Exam. Pos. Exam. Pos. Exam. Pos. Exam. Pos. Capt. Exam. Pos. %

N in f a d e I? 0 9 _ _ _ 01 - 21 10

N in f a d e 11? 0 9 0 2 — 0 5 0 3 25 17 0 2

-N in f a d e I I I ? 21 0 3 0 9 11 01 0 5 01 5 9 4 6 0 5 1 0 ,9

N in f a d e I V ? 19 - 11 0 2 - 3 8 3 2 -

-N in f a d e V ? 2 0 07 0 2 10 0 2 - 4 0 3 9 02 5,1

M ach o 0 8 0 2 0 3 01 - - 14 13 01

Fêm ea 14 0 2 0 4 01 0 2 0 3 — 2 4 2 3 0 3 1 3,0

(4)

sala, p o r ém a m aio r t a xa d e in f e cção o b ser vo u - se n o q u ar t o . Devem o s ver n u m a casa d e 3 cô m o d o s co m 6 p esso as q u e t an t o a sala co m o a co zin h a servem d e d o r m it ó r io e a í t am b ém o s t r iat o m ín e o s est avam in f e ct ad o s. A s t axas d e in f ecção co n t r ast am m esm o co m a t a xa m éd ia d e in f ecção o b ser vad a n o Est ad o d o Ce ar á2 . 0 n ú m er o d e e xem p lar es o b ser vad o n o t e t o n ão f o i elevad o e a í so m en t e u m est ava in f ect ad o . Deve-se a isso , ao q u e n o s p ar ece, o d em o r ad o lap so d e t e m p o q u e a casa p asso u sem b o r r if ação (4 9 0 d ias) p er m it in d o assim ad eq u a­ d as co n d içõ e s d e vid a d o t r ia t o m ín e o n as p ar ed es

d a h ab it ação . O t e t o p ar ece co n st it u ir u m r e f ú ­ gio d e t r ia t o m ín e o q u an d o a d e sin se t ização é f eit a so m en t e n as p ar ed es.

A s t axas d e in f e cção , t e n d o em co n t a a r azão t r ia t o m ín e o h ab it an t e , p o d em ser co n sid er ad as co m o su f icie n t e s p ar a a r e alização d a t r an sm issão d o T. cr u zi ao s h ab it an t e s d a casa e d o s an im ais d o m é st ico s e xist e n t e s: 1 cão e 1 gat o . En t r e t an t o n en h u m d o s h ab it an t e s e n en h u m d o s an im ais r evelo u est ar in f e ct ad o p elo s m ét o d o s u t iliza d o s: t est e d e im u n o f lu o r e scê n cia in d ir et a p ar a as p es­ so as e xe n o p ara o cão e o gat o .

Tab e la IV

Est u d o s so b r e a e p id e m io lo iga d a d o e n ça d e Ch agas n o Cear á.

A n im a is cap t u r ad o s na casa n ? 15, p o r o casião d a d e m o lição (2 9 / 3 0 .X I . 1 9 7 7 ) São Go n çalo — M u n icíp io d e Per eir o

V E R T E B R A D O S I N V E R T E B R A D O S

I NS E T O S

ECOTOPOS

o

ra

O CD O

(E O O

o. E

õ

o CO CJ

T R I A T O M Í N E O S

T O T A L A dultos Ninfas ™ E a Cap. Exam. Pos. % Exam.Pos.Exam Pos. tu .ca m o u. CD

A racní deos

Q. ô

Sala X X X 130 100 07 7,0 22 02 78 05 X X X X X X X .Quarto X X 23 22 03 13,6 06 01 16 02 X X X X X

Cozinha 50 42 02 4,8 05 01 37 01 X X X X

Teto 18 16 01 — 03 - 13 01 X X X

Peridom icflio X X

T O T A L

G ERAL 221 180 13 7,2 36 04 144 09

11,1 % 6,3

CO N CLU SÃ O

A s in f o r m açõ es o b t id as na p esq u isa r elat ad a p er m it em co n clu ir :

1. Os m ét o d o s n o r m ais d e cap t u r a d e t r ia t o ­ m ín e o s n u m a casa h ab it ad a m o st r am ap en as u m a p eq uena p ar t e d a co lô n ia;

2. Na ár ea, a p r e valê n cia q u ase e xclu siv a d e T. pseud o m aculat a p e r m it iu -lh e o cu p ar e có t o ­ p o s a r t if iciais in t r ad o m iciliar e s, o q u e n ão é o h ab it u al da esp écie;

3. Fico u evid en t e a cap acid ad e d e t r an sm issão d o T. cr u zi p ela esp écie, vist o q u e a t axa d e in f ecção era su f icie n t e e a m aio r p ar t e d o s e xe m ­ p lares in f ect ad o s f o i o b ser vad a n o q u ar t o .

SU M M A RY

In t h e m u n icip a lit y o f Per eir o an ar ea w h er e Tr iat om a p seud om a culat a is p r e valen t an d Tr ia ­ t om a b r a zit ien sis o n l y r ar e ly seen, a h o u se w as select ed f o r d e m o lit io n . It w as o n e o f 13 h o u ses o f a co m m u n it y o f 7 4 p eo p le. In a su r ve y 41

T. p seud om a culat a w er e cap t u r ed o n l y 2 .4 % o f w h ich w er e in f ect ed w it h Tr yp a n o so m a cr u zi. H u m an in f e ct io n in t h e ar ea w as 2 .2 % an d t h er e w as a lo w in f e ct io n rat e in d o m e st ic an im ais

(2.0%) .

(5)

Janeiro-Dezembro, 1982

Rev. Soc. Bras. Med. Trop.

85

r at e. A t d e m o lit io n 6 p eo p le , 1 d o g, 1 cat , 1 p ig an d 3 0 ch ick e n s w er e p r esen t in t h e h o u se. 221 t r ia t o m id s w er e cap t u r ed at d e m o lit io n ,.0 .5 p er sq u ar e m et r e in t h e r o o f an d 1 ,4 p er sq u ar e m e- t r e in in t e r n ai an d e xt e r n ai w alls. 1 8 0 w er e exa- m in ed an d 7 .2 % w er e in f ect ed .

W e co n clu d e t h at b y n o r m al m et h o d s o n ly a sm all p r o p o r t io n o f t h e b u g p o p u lat io n is ca p t u ­ r ed in a h o u se. Th e in f e ct io n r at e in T. p seu d o ­ m aculat a r eveals it s ca p a cit y f o r t r an sm it t in g T. cr u zi e sp e cially as 2 0 % o f t h e in f ect ed b u gs w er e cap t u r ed in t e b ed r o o m .

R E F E R Ê N C I A S B I B L I O G R Á F I C A S

1. M I N T t R , D. M . — Th e Ch agas' Disease Resear ch U n it . Re lat ó r io d at ilo gr af ad o . Salv ad o r Bah ia. 13? Re u n ião d o Co m it ê Co n su lt iv o so b r e Pesq u isa M éd ica. Pan A m e r ican Healt h O r gan izat io n , ju n ., 197 4.

2. A L E N C A R , J. E., SA N T O S, A . R.,

Referências

Documentos relacionados

Submeter, induzir ou atrair à prostituição ou outra forma de exploração sexual alguém menor de 18 (dezoito) anos ou que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o

Neste cenário, para controle da pressão anular de fundo podem ser empregadas à abertura da válvula de choke, a velocidade de perfuração, apesar desta variável ser imprópria

Existem no mercado opções de marcas e modelos de lâmpadas de Infra Vermelho mas para fins de segurança e boa utilização do aparelho, recomendamos que a lâmpada de Infra

Portanto, no sistema milho/trigo foi observado que a cultivar Fundacep Cristalino mostrou produtividade de grãos superior a BRS Guamirim, condição que pela

En las narraciones sobre Jesús en los evangelios toda esa actitud nace de la comprensión que él tiene del Reino, pues proclama el servicio como clave de actuación: “los que son

O curso visa instrumentalizar o aluno a identificar, de forma analítica, os elementos estruturadores de uma grande cidade introduzindo categorias de abordagem

Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID 10- Critérios diagnósticos para pesquisa.. Porto Alegre: artes

EPiDEMIOLOGIA DA DOENÇA DE CHAGAS NO CEARA XIII - PERSISTÊNCIA DA TRANSMISSÃO EM AR EA