• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA

RELATÓRIO

FINAL

ESTÁGIO

PROFISSIONALIZANTE

6º ANO

INÊS FERREIRA

Nº 2014237

Regente: Prof. Doutor Rui Maio

Orientadora: Drª. Teresa Libório

FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS | NOVA MEDICAL SCHOOL ANO LECTIVO 2019/2020

(2)

“Não é suposto as aventuras acabarem? Suponho que não. Há sempre alguém que continua a história.”

(3)

NOME Inês Maria Gomes Cardoso Ferreira

INSTITUIÇÃO Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Nova de Lisboa

TURMA 1

NÚMERO DE ALUNA 2014237

UNIDADE CURRICULAR Estágio Profissionalizante

REGENTE Professor Doutor Rui Maio

PERÍODO DE ESTÁGIO 9 de Setembro de 2019 a 15 de Maio de 2020

(4)

ÍNDICE

1. Introdução ... 1

2. Objetivos Gerais ... 1

3. Descrição das Atividades ... 2

3.1 Estágio Profissionalizante ...2 3.1.1 Medicina Interna ...2 3.1.2 Cirurgia Geral ...2 3.1.3 Pediatria ...3 3.1.4 Ginecologia e Obstetrícia...4 3.1.5 Saúde Mental ...4

3.1.6 Medicina Geral e Familiar ...5

3.2 Atividades Extracurriculares ...5

4. Reflexão Crítica ... 6

5. Anexos ... 9

5.1. Cronograma do estágio Profissionalizante……….10

5.2. Atividades e procedimentos por estágio parcelar………10

5.3. Trabalhos realizados ... 101

5.4 Certificados de participação em palestras e congressos no ano letivo corrente ... 132

(5)

1

Inês Ferreira | 2014237 | NMS|FCM - UNL

1.

INTRODUÇÃO

Na Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (NMS/FCM), o 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) integra um Estágio Profissionalizante composto por seis estágios parcelares de diferentes especialidades (Medicina Interna, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental e Medicina Geral e Familiar) e culmina com a elaboração e discussão do presente trabalho. Estes estágios têm como objetivos principais a consolidação de conhecimentos previamente adquiridos, a autonomização do aluno e a sua capacitação para a participação segura em áreas fundamentais da sua prática clínica futura, através do ensino tutorado e integração do aluno numa equipa de trabalho.

No presente relatório, descrevo sucintamente as vivências e atividades desenvolvidas em cada estágio parcelar e em âmbito extracurricular. Em conclusão, exponho uma reflexão crítica sobre o estágio profissionalizante e os objetivos a que me propus, bem como uma avaliação retrospetiva global sobre o presente ano letivo e o meu anterior percurso académico. Em anexo, estão presentes: um cronograma ilustrativo do ano letivo, uma listagem organizada das atividades observadas e realizadas em cada estágio parcelar, uma listagem dos trabalhos realizados, atividades extracurriculares e os certificados de participação em formações e congressos no presente ano, que se constituem como elementos valorativos.

2.

OBJETIVOS GERAIS

Estabeleci como objetivos gerais para o Estágio Profissionalizante os seguintes:

• Adquirir, consolidar e integrar conhecimento teórico na prática clínica de diferentes especialidades, incluindo aspetos preventivos e de educação para a saúde;

• Estruturar o raciocínio clínico e adquirir competências sólidas na abordagem sistemática ao paciente

(anamnese, exame objetivo, diagnóstico diferencial, requisição e interpretação de meios complementares de diagnóstico, tomada de decisão diagnóstica e estabelecimento da proposta terapêutica e do plano de cuidados);

• Aliar conhecimentos científicos ao aperfeiçoamento de competências humanas de comunicação e empatia perante o paciente e seus familiares;

• Melhorar competências técnicas e praticar procedimentos simples;

• Compreender a gestão e funcionamento das várias unidades de saúde, bem como as dinâmicas entre equipas de trabalho, em cada estágio parcelar;

(6)

2

Inês Ferreira | 2014237 | NMS|FCM - UNL

3.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

3.1 ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE

3.1.1 MEDICINA INTERNA (9 de setembro a 31 de outubro de 2019)

Regente: Prof. Doutor Fernando Nolasco, Local: Hospital de Santa Marta, Tutora: Dr.ª Teresa Garcia

Objetivos específicos: desenvolvimento de autonomia na avaliação, abordagem e acompanhamento do doente agudo e crónico, desde o internamento ou serviço de urgência até à alta; prática de procedimentos médicos simples; melhoria da capacidade de raciocínio clínico, hierarquização de hipóteses diagnósticas e tomada de decisões terapêuticas dirigidas.

Atividade assistencial: em contexto de Enfermaria fui responsável, diariamente, pela observação de um conjunto de doentes a mim atribuídos, avaliação dos registos de enfermagem e intercorrências, pedido e interpretação de meios complementares de diagnóstico, realização de procedimentos (gasimetria arterial e punção venosa) quando necessários e registo no diário clínico, com posterior discussão do plano terapêutico com a equipa médica. Elaborei também múltiplas notas de entrada e de alta, bem como pedidos de observação e colaboração por outras especialidades. Semanalmente, frequentei o Serviço de Urgência do Hospital de S. José, onde me foi permitido reforçar a abordagem a uma grande variedade de patologias agudas, bem como a importância de hierarquizar os problemas de acordo com a sua gravidade. Adicionalmente pude adquirir conhecimentos práticos e participar ativamente na estabilização de doentes em situação clínica grave. No final do estágio apresentei um trabalho sobre “Febre de Origem Indeterminada – Abordagem ao doente” (Anexo I).

3.1.2 CIRURGIA GERAL (4 de novembro de 2019 a 10 de janeiro de 2020)

Regente: Prof. Doutor Rui Maio, Local: Hospital da Luz Lisboa, Tutor: Dr. Carlos Ferreira

Objetivos específicos: aquisição e aprofundamento de conhecimentos teórico-práticos relativamente às síndromes cirúrgicas mais frequentes; prática de gestos cirúrgicos simples de forma autónoma.

Atividade assistencial: este estágio compreendeu 1 semana de aulas teórico-práticas, incluindo o curso TEAM – Trauma Evaluation and Management (Ver Anexo II), 5 semanas de cirurgia geral e 2 semanas de estágio opcional, no meu caso de Gastrenterologia. Na componente de Cirurgia Geral, observei doentes no internamento, na consulta externa e no serviço de urgência, e assisti a cirurgias no bloco operatório. Foi-me possível desenvolver competências essenciais, nomeadamente comportamentos e atitudes a manter em Bloco Operatório (desde a prática correta da desinfeção cirúrgica ao trabalho em equipa multidisciplinar durante o ato cirúrgico), bem como conhecimentos teórico-práticos referentes a diversas patologias e procedimentos cirúrgicos. Participei ativamente em procedimentos cirúrgicos (como 1ª ou 2ª ajudante) em múltiplas ocasiões. A minha presença em Consulta, permitiu reforçar a importância de discutir com os doentes a necessidade de

(7)

3

Inês Ferreira | 2014237 | NMS|FCM - UNL

realização de determinados procedimentos cirúrgicos, incluindo possíveis desfechos e efeitos adversos, abordando eventuais preocupações que surjam, de modo a criar um ambiente de confiança entre médico/doente. Durante o estágio opcional de Gastrenterologia, pude observar várias técnicas endoscópicas e exames complementares de diagnóstico específicos da especialidade (Endoscopias Digestivas Altas, Colonoscopias, colocação de PEG). Elaborei ainda um trabalho intitulado “What an Incident(aloma)!”, a propósito de um caso clínico de um Quisto Mesentérico, apresentado no minicongresso de cirurgia (Anexo I).

3.1.3 PEDIATRIA (20 de janeiro a 14 de fevereiro de 2020)

Regente: Prof. Doutor Luís Varandas, Local: Hospital Dona Estefânia, Tutora: Dr.ª Leonor Sassetti

Objetivos específicos: consolidar conhecimentos teórico-práticos sobre as patologias pediátricas mais típicas de cada fase do desenvolvimento; desenvolver capacidades de comunicação com a criança, adolescente e familiares, considerando as diferenças de abordagem em cada faixa etária.

Atividade assistencial: em contexto de Enfermaria, realizei o meu estágio na Unidade de Adolescentes, onde assisti diariamente à reunião matinal de passagem dos doentes, acompanhei a observação de doentes internados na unidade, participei ativamente na recolha da anamnese, exame objetivo, redação dos diários clínicos, notas de entrada e notas de alta, discussão de hipóteses de diagnóstico e requisição de exames complementares de diagnóstico. Na Consulta de Adolescentes bissemanal, destaco a complexidade do acompanhamento de adolescentes com patologias crónicas e recidivantes, particularmente as do foro psiquiátrico (como a anorexia nervosa), as quais envolvem um seguimento rigoroso e de longa duração tendo em conta complicações, comorbilidades e recidivas. A frequência semanal do Serviço de Urgência possibilitou ainda a minha familiarização com algumas das patologias agudas mais frequentes em idade pediátrica, particularmente idades pediátricas mais precoces com as quais não tive muito contacto durante o contexto de internamento e consulta. Neste âmbito, consolidei capacidades de hierarquização de problemas de acordo com a sua gravidade bem como de exclusão de necessidade de intervenções mais urgentes e delineamento da estratégia diagnóstica e terapêutica mais adequada. Além disto, elaborei um trabalho intitulado “Tentativa de suicídio por intoxicação de insulina – a propósito de um caso clínico” que apresentei no minicongresso(Anexo I). 3.1.4 GINECOLOGIA e OBSTETRÍCIA (17 de fevereiro a 13 de março de 2020)

Regente: Prof.ª Doutora Teresinha Simões, Local: Hospital Beatriz Ângelo, Tutora: Dr.ª Sara Valadares

Objetivos específicos: prática e aperfeiçoamento do exame ginecológico; consolidação de conhecimentos teórico-práticos sobre orientação diagnóstica e terapêutica das patologias mais frequentes na mulher, bem como sobre aspetos de saúde preventiva e acompanhamento da gravidez e trabalho de parto.

(8)

4

Inês Ferreira | 2014237 | NMS|FCM - UNL

Atividade Assistencial: durante este estágio estive em contacto com diversas vertentes da especialidade. Designadamente, em Internamento e em ambiente de Consulta de Obstetrícia, fizeram parte da minha atividade como aluna: a colheita de sinais vitais e parâmetros biométricos, a medição da altura uterina, a auscultação da frequência cardíaca fetal, a colheita de exsudados para rastreio de Streptococcus agalactiae, o toque vaginal para avaliação do colo do útero e o preenchimento do Boletim de Saúde da Grávida. Ainda, observei a monitorização fetal por cardiotocograma e a realização de procedimentos, nomeadamente a colocação de pessário. Pude ainda observar ecografias obstétricas do 1º ao 3º trimestre, ecografias ginecológicas e histeroscopias. A minha presença semanal no serviço de urgência possibilitou a observação das patologias agudas que levam mais frequentemente as mulheres a procurar ajuda médica, bem como permitiu acesso ao Bloco de Partos, onde tive a oportunidade de observar partos eutócicos e distócicos (instrumentados - ventosa e fórceps), bem como assistir à realização de cesarianas. Adicionalmente, participei no Workshop The Woman realizado pela Prof. Doutora Teresinha Simões, onde foram revistos conceitos clínicos e patológicos essenciais à prática médica da área da Ginecologia e Obstetrícia. Realizei um trabalho final intitulado “Endometriose na Pós-Menopausa”, o qual não me foi possível apresentar presencialmente devido a restrições impostas pela faculdade no contexto de medidas de contenção da COVID-19.

3.1.5 SAÚDE MENTAL (16 de março a 17 de abril de 2020)

Regente Prof. Doutor Miguel Talina, Estágio online/ domicílio por circunstâncias da COVID-19

Objetivos específicos: consolidar conhecimentos teórico-práticos sobre abordagem diagnóstica e terapêutica das patologias psiquiátricas mais frequentes; adquirir e aperfeiçoar competências e técnicas de entrevista clínica na doença mental; diferenciar sintomas de perturbações psiquiátricas do funcionamento psicológico normal;

Atividades: tendo em conta o contexto atual relacionado com a COVID-19, não me foi possível participar no estágio dentro dos modelos previamente estabelecidos. Assim, o estágio prático foi substituído por um modelo de atividades online e realização de trabalhos, nomeadamente: elaboração de vinhetas clínicas e questões single

best answer ao estilo da Prova Nacional de Acesso, referentes a patologias psiquiátricas comuns (incluindo

aspetos de epidemiologia, diagnóstico, orientação terapêutica e prognóstico); composição de duas histórias clínicas baseadas em entrevistas clínicas reais gravadas em vídeo e participação num seminário online por videochamada dirigido pelo Prof. Doutor Miguel Talina, e com participação dos meus colegas de turma, de forma a discutir casos clínicos respeitantes às patologias psiquiátricas mais frequentes, bem como esclarecer eventuais dúvidas sobre estas temáticas.

(9)

5

Inês Ferreira | 2014237 | NMS|FCM - UNL 3.1.6 MEDICINA GERAL E FAMILIAR (20 de abril a 15 de maio de 2020)

Regente: Prof.ª Doutora Isabel Santos, Estágio online/no domicílio por circunstâncias de COVID-19

Objetivos específicos: identificar e desenvolver autonomia na abordagem e gestão dos problemas de saúde mais frequentes; aplicar estratégias de promoção de saúde e prevenção da doença; treinar entrevista clínica e interação com uma variabilidade de personalidades, contextos socioculturais e patologias.

Atividades: perante a conjuntura atual de pandemia pela COVID-19 e consequente estado de emergência, não me foi possível realizar o estágio dentro dos moldes previamente praticados. Foi necessário fazê-lo em casa e sem contacto com doentes reais, tentando atingir os mesmos objetivos. Para este efeito, bem como para o desenvolvimento de competências teórico-práticas, contribuíram os diversos projetosrecomendados: resolução de caso clínico; análise de situação; comentários a vídeoconsultas; realização de cursos online (obrigatórios e opcionais) sobre múltiplos temas. Elaborei ainda um trabalho com o tema “Tenho dificuldade em concentrar-me e ando muito ansiosa - abordagem ao doente com ansiedade”, que apresentei no minicongresso final por videoconferência (Anexo I).

3.2 ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

Como complemento à minha formação no decorrer deste ano letivo, procurei participar em palestras, cursos e congressos relacionadas com os estágios parcelares ou temas do meu interesse na área da saúde (Anexos I a V). Ainda, entre setembro e junho, realizei um curso teórico de preparação para a Prova Nacional de Acesso à Formação Específica.

No que toca a trabalhos realizados previamente, durante o meu estágio de Medicina Interna do 3º ano do MIM (ano letivo 2016/2017), tutorado pela Dr.ª Heidi Gruner, participei, através da recolha e tratamento de dados, na elaboração de um estudo transversal retrospetivo designado “QT longo em Enfermaria de Medicina Interna”, o qual foi apresentado na 15ª edição do Curso Pós-Graduado sobre Envelhecimento – Geriatria Prática (28 a 29 de Setembro de 2017 – Hotel Vila Galé Coimbra).

4.

REFLEXÃO CRÍTICA

De acordo com os ensinamentos reforçados múltiplas vezes ao longo da minha formação e com o documento "O Licenciado Médico em Portugal", a educação médica pré-graduada pretende dotar o aluno de conhecimentos sólidos e competências clínicas, técnicas e relacionais, promovendo o desenvolvimento de aptidões e atitudes nucleares para o exercício da Medicina. Apesar de já ter experienciado estágios hospitalares de cariz essencialmente prático desde o terceiro ano do MIM, este sexto e último ano constitui-se como uma oportunidade inestimável para a minha profissionalização na área da Medicina, ao permitir a aquisição e consolidação de conhecimentos e competências e o desenvolvimento de autonomia através da prática clínica

(10)

6

Inês Ferreira | 2014237 | NMS|FCM - UNL

tutelada. De facto, avaliando retrospetivamente os estágios parcelares nos quais participei este ano, considero que cada um deles representou uma ocasião de aprendizagem e crescimento, tanto pessoal como profissional, em diferentes âmbitos do meu percurso como futura médica.

No estágio de Medicina Interna, adquiri progressiva autonomia na abordagem de doentes com patologia multifatorial e múltiplas comorbilidades, através da prática diária de funções atribuíveis a um médico recém-formado, o que promoveu a minha responsabilização e crescimento no contacto com cada doente. Em particular, considero que a longa duração do estágio (2 meses), providenciou o ambiente ideal para a minha integração segura na equipa de profissionais e no funcionamento do Serviço, possibilitando o reforço e desenvolvimento de múltiplas competências que julgo fundamentais para o quotidiano da prática médica de qualquer especialidade, designadamente: a comunicação, discussão e articulação de informação clínica com outras especialidades, com a equipa de enfermagem, com o serviço social do hospital e o pessoal administrativo; o diálogo (frequentemente desafiante) com os familiares e cuidadores dos doentes e ainda a gestão e adaptação a outras situações não

clínicas (como problemas logísticos de organização ou de disponibilidade de recursos).

Em Cirurgia Geral, desenvolvi competências essenciais à prática clínica em contexto cirúrgico, nomeadamente comportamentos e atitudes a manter em Bloco Operatório (desde a prática correta da desinfeção cirúrgica ao trabalho em equipa multidisciplinar durante o ato cirúrgico), bem como consolidei conhecimentos teórico-práticos referentes a diversas técnicas e patologias cirúrgicas observadas. A salientar, o facto de me ter sido possível participar ativamente em múltiplos procedimentos cirúrgicos (como primeira ou segunda ajudante), experiência que considero ter sido extremamente enriquecedora para a minha formação. Como aspeto a melhorar, refiro o facto de que apesar de ter conseguido praticar técnicas de sutura durante o estágio num workshop organizado para o efeito, gostaria de ter tido a oportunidade de o fazer no serviço de urgência em situações clínicas reais. Ainda, embora julgue relevante a observação de técnicas endoscópicas durante o estágio opcional de Gastrenterologia, considero que também teria sido pertinente incorporar participação dos alunos noutras valências da especialidade (como consulta) durante as 2 semanas do mesmo.

No estágio parcelar de Pediatria, por ter estagiado na Unidade de Adolescentes, adquiri essencialmente conhecimentos relativos à abordagem de patologia e desenvolvimento normal desta faixa etária. Em particular, o acompanhamento do trabalho diário da minha tutora, Dr.ª Leonor Sassetti, implicou um contacto praticamente quotidiano com adolescentes com patologia psiquiátrica (em especial, jovens com anorexia nervosa), experiência que se revestiu de especial relevância para mim, pois possuo um interesse pessoal, académico e profissional na área da saúde mental. Observei a forma como as dinâmicas familiares e relações interpessoais entre o doente adolescente e os seus familiares influenciam as suas atitudes relativamente às suas patologias e terapêuticas, e a sua motivação para seguir recomendações médicas e manter o acompanhamento. Consolidei a importância de

(11)

7

Inês Ferreira | 2014237 | NMS|FCM - UNL

reconhecer o doente adolescente como capacitado para manifestar as suas próprias vontades e opiniões, fornecendo-lhe espaço independente de diálogo no tempo de consulta, bem como o valor de manter o sigilo médico/doente em assuntos de âmbito sexual, psicológico ou outro, e como este é fundamental para a construção de uma relação médico/doente sólida e baseada na confiança mútua. Assim, este estágio permitiu reforçar a importância de fazer sempre uma avaliação psicológica dos adolescentes (especialmente dos que se encontram em condições socioeconómicas de risco) e de não desvalorizar as suas queixas e sentimentos. Quanto a eventuais aspetos a melhorar, penso que a frequência do serviço de urgência, apesar de útil de um ponto de vista de aprendizagem teórica e observacional, poderia ter sido enriquecida com mais oportunidades para participar de forma ativa na realização de exame objetivo ou aplicação de medidas terapêuticas simples.

Durante o estágio de Ginecologia e Obstetrícia, familiarizei-me com a realização do exame objetivo

ginecológico, e da colpocitologia, e com a prática de procedimentos mais complexos como a ecografia ginecológica e a histeroscopia. Desenvolvi também a conduta em bloco operatório ao participar em diversos procedimentos (incluindo de senologia, uma área com a qual não tinha contactado previamente) e em bloco de partos, ao observar e acompanhar diversos partos eutócicos e distócicos. A minha presença em consulta proporcionou um maior contacto com mulheres de vários contextos socioeconómicos e culturais, observando quais as particularidades de cada situação clínica, incluindo as preocupações e expectativas não só das mulheres como dos seus familiares e companheiros. Vi também fortalecida a necessidade (e frequente dificuldade) na implementação de medidas de educação para a saúde e preventivas, em particular no que respeita à prevenção de infeções sexualmente transmissíveis e à adesão à terapêutica de patologias crónicas (como o VIH/SIDA). No que toca a particularidades do estágio que considero não tão positivas: gostaria de ter tido mais tempo de contacto com a tutora que me foi atribuída, algo que não foi possível pela organização pré-definida das atividades de estágio.

Perante a conjuntura atual de pandemia COVID-19 e consequente estado de emergência, não me foi possível realizar os estágios de Saúde Mental e Medicina Geral e Familiar nos moldes previamente praticados. Apesar de considerar que a formação médica profissional está inerentemente incompleta sem esta faceta de aprendizagem e educação, considero louváveis os planos alternativos delineados para colmatar, dentro do possível, estas falhas e prosseguir com o nosso percurso académico.

De facto, apesar de lamentar a impossibilidade de ter tido o estágio de Saúde Mental que esperava, dado ser uma área em que tenho particular interesse, considero que as atividades organizadas em alternativa ao mesmo se revelaram enriquecedoras para a minha aprendizagem e desenvolvimento. Em particular, considerei a realização de histórias clínicas baseadas em entrevistas clínicas videogravadas uma mais valia do estágio neste contexto, pois permitiu a observação do desenrolar da entrevista clínica numa situação genuína e real.

(12)

8

Inês Ferreira | 2014237 | NMS|FCM - UNL

Por implicar a ausência de contacto direto com pessoas, doentes ou saudáveis, o estágio de Medicina Geral e Familiar representou uma oportunidade de aprofundar essencialmente o estudo teórico e refrescar conceitos previamente adquiridos ao longo do curso. Contudo, e apesar das limitações inerentes a este modelo de ensino, penso que os projetos realizados permitiram reforçar aspetos da minha formação previamente pouco sistematizados, nomeadamente: a análise de situação permitiu salientar particularidades da prescrição de exames complementares de diagnóstico, desde indicações, contraindicações e efeitos adversos a tópicos logísticos com as quais estamos menos habituados a lidar como alunos (como o custo ou a disponibilidade); a avaliação de consultas em vídeo fortaleceu o conceito da entrevista clínica como ferramenta diagnóstica e terapêutica e a análise de caso clínico salientou a necessidade de organização sistemática da consulta e necessidade de hierarquização de problemas.

Assim, concluo ter cumprido em grande parte os objetivos gerais e específicos a que me propus para este ano e faço um balanço positivo do Estágio Profissionalizante, mesmo considerando os desafios finais impostos pela pandemia COVID-19, que exigiu não só uma adaptação física como também uma reorientação mental a uma nova realidade, com necessidade de adaptação de expectativas e ultrapassagem de obstáculos logísticos e psicológicos.

No que toca a oportunidades prévias de desenvolvimento de competências fora do contexto clínico, saliento a minha participação no Projeto EAT (Education against Tobacco) durante o meu 4º ano do MIM (Anexo X). Este projeto consiste na intervenção para a prevenção do consumo tabágico junto de jovens, com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos, através da realização de sessões de esclarecimento e aconselhamento em ambiente escolar. Esta experiência permitiu-me praticar competências de educação e comunicação em saúde, especialmente dirigida a indivíduos leigos e adolescentes.

Considero os passados 6 anos como, simultaneamente, os mais enriquecedores e os mais desafiantes da minha vida, por terem implicado uma adaptação inicialmente difícil ao ensino universitário e à vivência numa cidade desconhecida longe da família, a mudança de rotinas e prioridades diárias, e um investimento e crescimento intelectuais e, especialmente, emocionais e relacionais que, apesar de árduos e por vezes frustrantes, se revelaram, em última instância, como extraordinariamente recompensadores.

Finalmente, manifesto o meu profundo agradecimento às pessoas com quem contactei em diversas instâncias durante a minha formação (desde pacientes, a tutores e orientadores) bem como aos amigos que desenvolvi ao longo deste percurso, pois estes constituíram uma parte essencial do meu desenvolvimento pessoal em todas as vertentes.

(13)

9

Inês Ferreira | 2014237 | NMS|FCM - UNL

5.

ANEXOS

5.1 CRONOGRAMA DO ESTÁGIO PARCELAR

5.2. ATIVIDADES E PROCEDIMENTOS POR ESTÁGIO PARCELAR 5.3. TRABALHOS REALIZADOS

I. Trabalhos realizados nos estágios parcelares e respetivos autores

5.4. CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO EM PALESTRAS E CONGRESSOS NO ANO LETIVO CORRENTE II. Declaração de Participação no Curso TEAM (Trauma Evaluation and Management)

III. Certificado de participação no 21º Simpósio Anual da Fundação Portuguesa de Cardiologia – “Dilemas na Prevenção Cardiovascular”

IV. Certificado de Participação nas Jornadas de Formação da Unidade Coordenadora Funcional Todos os Santos – Vertente da Criança e do Adolescente “Um Mundo em Mudança, velhas e novas questões!” V. Certificado de Participação no Workshop “Emergency Day”

VI. Certificado de Participação no Workshop “Questões LGBT em Pedopsiquiatria” VII. Certificado de Participação no Congresso iMED Conference 11.0

VIII. Certificado de Participação no Simpósio ESOR/Champalimaud Foundation ASLEPIOS – “Imaging Hallmarks of Cancer – Pancreatic cancer: from cell biology to treatment”

IX. Certificado de participação na 2ª edição de “12 topics in Rheumatology” 5.5. OUTRAS ATIVIDADES

(14)

10

Inês Ferreira | 2014237 | NMS|FCM - UNL 5.1. CRONOGRAMA DO ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE

Estágio Parcelar Data Local Tutor(a)

Medicina Interna 9 de setembro a 31

de outubro de 2019

Hospital de Santa Marta (CHULC)

Unidade Funcional 4

Dr.ª Teresa Garcia

Cirurgia Geral 4 de novembro a 10

de janeiro de 2020 Hospital da Luz, Lisboa Dr. Carlos Ferreira

Pediatria 20 de janeiro a 14 de

fevereiro de 2020

Hospital Dona Estefânia

Unidade de Adolescentes Dr.ª Leonor Sassetti

Ginecologia e Obstetrícia 17 de fevereiro a 13

de março de 2020 Hospital Beatriz Ângelo Dr.ª Sara Valadares

Saúde Mental 16 de março a 17 de

abril de 2020

Estágio Online/Domicílio

Prof. Doutor Miguel Talina

Medicina Geral e Familiar 20 de abril a 15 de

maio de 2020

Prof.ª Doutora Isabel Santos

5.2. ATIVIDADES E PROCEDIMENTOS POR ESTÁGIO PARCELAR

ESTÁGIO TIPO ATIVIDADES/PROCEDIMENTOS

MEDICINA INTERNA

Realização

Anamnese e Exame Objetivo Colheita de parâmetros vitais

Escrita em diário clínico, de notas de alta e notas de entrada Requisição de exames complementares de diagnóstico (ECD)

Acompanhamento de doentes durante realização de ECD

Discussão de situações clínicas com equipa médica e outras especialidades Organização de aspetos logísticos de transporte

Comunicação com familiares presencialmente e por telefone Eletrocardiograma (ECG)

Gasimetrias arteriais

Observação Paracentese

Colocação de Cateter Venoso Central CIRURGIA

GERAL Realização

Participação em procedimentos cirúrgicos com 1ª ou 2ª ajudante Anamnese e exame objetivo

(15)

11

Inês Ferreira | 2014237 | NMS|FCM - UNL PEDIATRIA Realização

Anamnese e exame objetivo ECG

Colheita de dados vitais

Escrita em diário clínico, de notas de alta e notas de entrada

GINECOLOGIA OBSTETRÍCIA

Realização

Colpocitologias, colheita de exsudados para rastreio Toque vaginal para avaliação do colo do útero Colheita de sinais vitais e parâmetros biométricos Medição da altura uterina

Auscultação da frequência cardíaca fetal

Preenchimento de Boletim de Saúde da Grávida

Observação

Colocação de pessário Partos

Ecografias obstétricas de 1º, 2º e 3º Trimestre Histeroscopias

Participação em procedimentos cirúrgicos com 2ª ajudante SAÚDE

MENTAL Realização

Duas Históricas Clínicas baseadas em entrevistas clínicas em vídeo

6 vinhetas clínicas com 3 perguntas de escolha múltipla single best answer

MEDICINA GERAL E FAMILIAR

Realização

Visualização obrigatória e comentário a 5 videoconsultas

Análise de situação (prescrição de exame complementar de diagnóstico) Resolução de Caso Clínico

Realização de Cursos Online:

➢ Obrigatórios (plataforma OMS): Vírus respiratórios emergentes, incluindo COVID-19: métodos para deteção, prevenção, resposta e controle; Prevenção e Controle de Infeções (PCI) para o Novo Coronavírus (COVID-19); Seasonal influenza: Clinical management of

seasonal influenza; ePROTECT Infeções Respiratórias; Antimicrobial Stewardship: A competency-based approach

Opcionais (plataforma EDX): Medicating for Mental Health: Judicious Use

of Psychiatric Drugs; Beyond Medical Histories: Gaining Insight from Patient Stories; Behavioral Medicine: A Key to Better Health

(16)

12

Inês Ferreira | 2014237 | NMS|FCM - UNL 5.3. TRABALHOS REALIZADOS

I. Trabalhos realizados nos estágios parcelares e respetivos autores

Título Estágio Parcelar Autores Resumo

Febre de Origem Indeterminada – Abordagem ao doente Medicina Interna Inês Ferreira João Sá Matilde Lagoa Rita Martins

Revisão teórica breve e abordagem diagnóstica e terapêutica à febre de origem indeterminada

What an Incident(aloma)! – caso

clínico de quisto mesentérico Cirurgia Geral

Ana Canastra Gonçalo Perry

Inês Ferreira Rita Martins

Caso clínico raro de quisto mesentérico de etiologia congénita com deteção incidental

Tentativa de suicídio por intoxicação de insulina – a propósito de um caso clínico

Pediatria

Inês Ferreira Íris Baptista

Lívia Lopes Teresa Homem

Caso clínico de adolescente diabética com múltiplas tentativas de suicídio por intoxicação de insulina – revisão teórica e abordagem multidisciplinar complexa

Endometriose na Pós-Menopausa Ginecologia e

Obstetrícia

Inês Ferreira Sofia Correia

Revisão teórica e abordagem diagnóstico-terapêutica à endometriose na pós-menopausa - uma entidade clínica importante frequentemente sub-reconhecida.

“Tenho dificuldades em concentrar-me e ando muito ansiosa – abordagem a doente com ansiedade”

Medicina Geral

e Familiar Inês Ferreira

Revisão teórica e abordagem diagnóstico-terapêutica ao paciente com ansiedade – com particular foco na Perturbação da Ansiedade Generalizada

(17)

13

Inês Ferreira | 2014237 | NMS|FCM - UNL

5.4. CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO EM PALESTRAS E CONGRESSOS NO ANO LETIVO CORRENTE II. Certificado de participação no curso TEAM (Trauma Evaluation and Management)

(18)

14

Inês Ferreira | 2014237 | NMS|FCM - UNL

III. Certificado de participação no 21º Simpósio Anual da Fundação Portuguesa de Cardiologia – “Dilemas na Prevenção Cardiovascular”

(19)

15

Inês Ferreira | 2014237 | NMS|FCM - UNL

IV. Certificado de Participação no Encontro de Formação da Unidade Coordenadora Funcional Todos os Santos – Vertente da Criança e do Adolescente “Um Mundo em Mudança, velhas e novas questões!”

(20)

16

Inês Ferreira | 2014237 | NMS|FCM - UNL V. Certificado de Participação no Workshop “Emergency Day”

(21)

17

Inês Ferreira | 2014237 | NMS|FCM - UNL VI. Certificado de Participação no Workshop “Questões LGBT em Pedopsiquiatria”

(22)

18

Inês Ferreira | 2014237 | NMS|FCM - UNL VII. Certificado de Participação no Congresso iMED Conference 11.0

(23)

19

Inês Ferreira | 2014237 | NMS|FCM - UNL

VIII. Certificado de Participação no Simpósio ESOR/Champalimaud Foundation ASLEPIOS – “Imaging Hallmarks of Cancer – Pancreatic cancer: from cell biology to treatment”

(24)

20

Inês Ferreira | 2014237 | NMS|FCM - UNL IX. Certificado de participação na 2ª edição de “12 topics in Rheumatology”

(25)

21

Inês Ferreira | 2014237 | NMS|FCM - UNL 5.5. OUTRAS ATIVIDADES

Referências

Documentos relacionados

Ou ainda Donohew et al (1999, in Formiga et al, 2008), que a partir de instrumento de Zuckerman observaram que o sujeito que apresenta valores mais elevados

O paradigma transforma-se com a aprovação da Lei n.º 48/2007, de 29 de Setembro, surgindo um novo fundamento de indemnização por privação injustificada da liberdade: a

3 No terceiro capítulo, apresentaremos a escola onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada (PES), caracterizaremos as turmas e apresentaremos algumas

Deste modo, a notícia gerou um grande impacto, com respostas emocionais, tais como, choque, negação, choro, tristeza, culpa, revolta e medo de não saber criar o filho, as quais

Neste sentido decidiu-se iniciar o Diagnóstico de Situação de Saúde, relativo ao estado Vacinal dos educandos das Comunidades Escolares, acima referidas, baseado no perfil

A pesquisa foi realizada com arti- gos realizados entre 2006 até 2013, atendendo os seguintes critérios de inclusão: relação entre a teoria de controle motor dinâmica, em

Para além disso, apesar de ser o futuro o único revelador de quais serão as ações dos dois Presidentes em relação a esta situação, e qual será a polaridade de Donald