• Nenhum resultado encontrado

INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE"

Copied!
40
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

O IPCA é uma instituição pública de ensino superior politécnico. Oferece cursos de licenciatura (1º ciclo) e de mestrado (2º ciclo), nas áreas cientificas das suas escolas: Escola Superior de Gestão e Escola Superior de Tecnologia.

Inserido no tecido empresarial e produtivo da região, com elevados níveis de sucesso profissional dos seus diplomados, oferece relevantes serviços à comunidade, apostando na qualidade e na inovação ao nível do ensino, na investigação aplicada e na transferência de conhecimento para as empresas da região.

O IPCA é a instituição de ensino superior pública em Portugal que tem registado maior crescimento, posicionando-se nos lugares cimeiros do ranking das instituições de ensino superior politécnico com maior índice de colocações por número de vagas oferecidas.

A oferta formativa do IPCA tem acompanhado a evolução verificada no ensino superior e nas necessidades e exigências do mercado de trabalho.

Assente num ensino de qualidade e no desenvolvimento de actividades que estimulam a aprendizagem e o crescimento pessoal, a formação tem uma forte orientação para a prática, promovendo competências na área da tomada de decisões e da resolução de problemas concretos e, transversalmente, no trabalho em equipa.

INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE

ENSINO ORIENTADO PARA A PRÁTICA

A preocupação com a qualidade do ensino é permanente. Os estudantes adquirem conhecimentos teóricos e competências práticas que os incentivam e preparam para uma atitude

empreendedora e lhes permitem uma integração facilitada no mercado de trabalho, com elevados índices de satisfação, por parte das entidades empregadoras.

Através de projectos, formações, seminários, conferências nacionais e internacionais, assim como visitas a empresas e instituições de natureza pública e privada, os estudantes do IPCA têm, ao longo da sua formação académica, contacto permanente com a realidade profissional e com a comunidade empresarial da região.

(4)

ACÇÃO SOCIAL

O IPCA disponibiliza a todos os estudantes serviços que os apoiam ao longo de todo o seu percurso académico, nomeadamente através de: Bolsas de estudo; Auxílios de emergência; Cantina, Bar e Reprografia; Serviços de saúde; Gabinete de Psicologia; Apoio a actividades culturais e desportivas.

VIDA ACADÉMICA

No IPCA existe um grande sentido de comunidade e o espírito

académico é vivido intensamente, por todos os seus estudantes - dos 17 aos 66 anos - docentes e colaboradores, que formam uma comunidade dinâmica e participativa.

Existem diversas associações e grupos académicos que promovem

acções e desenvolvem o espírito da vida académica, alicerçado na orma

ções em:

www

.ipca.pt

EMPREGABILIDADE, EMPREENDEDORISMO E LIGAÇÃO ÀS EMPRESAS O IPCA aposta na formação orientada para as exigências do mercado de trabalho, nacional e internacional, com o objectivo de garantir a rápida colocação dos seus diplomados na vida activa.

Os dados dos inquéritos realizados aos recém-licenciados pelo IPCA, apontam para uma inserção rápida na vida profissional com uma taxa de empregabilidade na ordem dos 90% (Fonte: Relatório de satisfação dos estudantes do ensino superior, Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior [CIPES], 2009)

.

O IPCA tem um Gabinete de Emprego, Empreendedorismo e ligação às Empresas que tem como objectivo central fomentar a cultura empreendedora junto dos estudantes, desenvolver actividades relacionadas com o empreendedorismo e apoiar o desenvolvimento das suas ideias de negócio, numa lógica de complementaridade com parceiros que operam nessa área e de interdisciplinaridade dentro do IPCA. Algumas dessas ideias resultaram já em empresas com grande sucesso no mercado.

Um dos principais eixos de desenvolvimento do IPCA passa pelo reforço e dinamização das relações com o tecido empresarial e com toda a comunidade envolvente.

MOBILIDADE

O IPCA desenvolve projectos de cooperação e educação com diversos Politécnicos e Universidades de países europeus, ao abrigo do Programa ERASMUS, que permite a mobilidade de toda a sua comunidade - estudantes, docentes e colaboradores - no Espaço Europeu de Ensino Superior.

Todos os anos, os estudantes do IPCA fazem as malas e rumam a instituições estrangeiras para um ou dois semestres de estudo, no âmbito de programas de mobilidade, podendo até terminar a licenciatura ou continuar os seus estudos de Mestrado. Estas experiências, únicas, podem ser vividas também noutros países fora da Europa, como o Brasil e os Estados Unidos da América.

O IPCA recebe igualmente estudantes de outros países, que reconhecem a qualidade da formação académica ministrada, e demonstram uma grande satisfação com a experiência vivida a nível pessoal.

(5)

INS TITUT O P OLITÉ CNIC O DO C ÁV ADO E DO A VE

CURSO DE

ESPECIALIZAÇÃO

TECNOLÓGICA

Os Cursos de Especialização Tecnológica destinam-se, fundamentalmente, a pessoas que pretendam aperfeiçoar-se numa área específica, bem como aqueles que não reunindo ainda as condições para se candidatar a uma licenciatura, pretendem aprofundar conhecimentos.

Para concorrer a um CET, os candidatos deverão ter, no máximo, duas disciplinas por concluir do 11º ano de escolaridade, podendo depois de concluído o CET candidatar-se a uma licenciatura do IPCA, através de um número específico de vagas destinado a esse efeito.

(6)

CURSO DE

ESPECIALIZAÇÃO

TECNOLÓGICA

• Contabilidade

• Banca e Seguros

• Serviços Jurídicos

• Gestão Comercial

• Gestão da Qualidade

• Contabilidade Pública

ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO

• Desenvolvimento de Produtos Multimédia

• Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas

Informáticos

• Organização Industrial

mais informações em: www.ipca.pt/cets

ESCOLA SUPERIOR DE TENOLOGIA

(7)

INS TITUT O P OLITÉ CNIC O DO C ÁV ADO E DO A VE

cursos de

MESTRADO

Com a implementação do Processo de Bolonha, ter uma formação pós-licenciatura tornou-se fundamental, como factor de aprendizagem e de empregabilidade. Desde 2009, que o IPCA lecciona Mestrados, proporcionando aos seus estudantes de licenciatura a possibilidade de prosseguirem estudos e à comunidade a possibilidade de ter uma especialização em determinada área.

Os Mestrados que o IPCA lecciona caracterizam-se pela componente prática, própria do ensino politécnico, fornecendo aos seus estudantes as ferramentas necessárias para uma boa inserção no mercado de trabalho.

(8)

cursos de

MESTRADO

- Auditoria

- Banca e Seguros

- Contabilidade e Finanças

- Fiscalidade

- Gestão Autárquica (b-learning)

- Gestão das Organizações

- Logística

- Solicitadoria

ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO

- Design e Desenvolvimento de Produto

- Engenharia Informática e Sistemas Empresariais

- Ilustração e Animação

- Sistemas Integrados de Gestão QAS

mais informações em: www.ipca.pt/mestrados ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

(9)

INS TITUT O P OLITÉ CNIC O DO C ÁV ADO E DO A VE

CONTABILIDADE

Diurno e Pós Laboral

A licenciatura em Contabilidade possui uma estrutura curricular muito abrangente, com destaque nas áreas da contabilidade e fiscalidade. Tem como objectivo dar resposta aos desafios que hoje se colocam às empresas exigindo que estas possuam, nos seus quadros, técnicos portadores de adequadas competências e capacidades para o exercício da profissão de Contabilista e de Técnico Oficial de Contas, aliando uma sólida preparação técnica e científica ao conhecimento e domínio de novas áreas de gestão.

A licenciatura em Contabilidade permite aceder à Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC), para o exercício da actividade de TOC.

PROVAS DE INGRESSO

Uma das seguintes provas

- Economia - Matemática - Português PREFERÊNCIA REGIONAL Área de Influência Braga Porto Viana do Castelo 30% de Vagas

MÉDIA DO ÚLTIMO ESTUDANTE COLOCADO EM 2010/2011

Diurno: 141,3 Pós-laboral: 136,2

(10)

SAÍDAS PROFISSIONAIS

• Quadro médio e superior na área de Contabilidade e Auditoria • Director Administrativo

• Director Financeiro

• Chefe de departamento de Contabilidade

• Contabilista independente ou integrado numa organização • Funções superiores em organismos da Administração Pública • Técnico Oficial de Contas

+info: www.ipca.pt/contabilidade

PLANO CURRICULAR

1º Ano - 1º Semestre 1º Ano - 2º Semestre

Contabilidade Financeira I Contabilidade Financeira II Métodos Quantitativos Economia

Fundamentos de Gestão Direito Comercial e das Sociedades Cálculo Financeiro Direito Fiscal

Noções Fundamentais de Direito Introdução às Finanças Públicas

2º Ano - 1º Semestre 2º Ano - 2º Semestre

Contabilidade Financeira III Contabilidade Financeira Avançada Fiscalidade I Fiscalidade II

Contabilidade Analítica I Contabilidade Analítica II

Aplicações Sectoriais da Contabilidade Análise de Projectos de Investimento Direito do Trabalho e Segurança Social Opção I (1)

3º Ano - 1º Semestre 3º Ano - 2º Semestre

Contabilidade Pública Estágio / Projecto em Simulação Empresarial Sistemas de Informação para a Contabilidade Ética e Deontologia

Relato Financeiro Opção II (2)

Auditoria Financeira Opção III (2)

Gestão Financeira

(1) Escolher uma unidade curricular: Inglês Técnico; Métodos e Técnicas de Investigação; Administração

Pública; Marketing.

(2) Escolher duas unidades curriculares: Direito Administrativo; Direito das Empresas; Procedimento

Tributário; Gestão Estratégica; Planeamento Estratégico Público; Empreendedorismo; Jogos de Gestão.

CONTABILIDADE

(11)

INS TITUT O P OLITÉ CNIC O DO C ÁV ADO E DO A VE PROVAS DE INGRESSO

Uma das seguintes provas

- Economia - Matemática - Português

CONTABILIDADE E

FISCALIDADE

Ensino a Distância

O ciclo de estudos da licenciatura em Contabilidade e Fiscalidade – Ensino a Distância tem por objectivos:

• proporcionar o acesso a ensino superior a pessoas que, devido à sua actividade ou por razões de natureza social ou de idade, se encontram com maior dificuldade em dar continuidade aos estudos superiores devido à rigidez dos horários dos cursos de ensino presencial;

• preparar profissionais capazes de exercer funções nas áreas da Contabilidade e Fiscalidade, tais como: a dinâmica contabilística, o domínio do sistema fiscal, a identificação da relevância das informações contabilístico-fiscal num contexto de continuidade das organizações, o apoio à tomada de decisões económico-financeiras nas organizações, a prestação de contas (aos investidores, à Administração Fiscal, etc.) e a identificação/evolução/medida da riqueza da organização;

• dar a conhecer os métodos, as técnicas e os instrumentos de gestão contabilística e fiscal que proporcionem conhecimentos adequados à sua aplicação prática.

(12)

SAÍDAS PROFISSIONAIS

O curso de licenciatura em Contabilidade e Fiscalidade visa formar quadros médios e superiores na área da contabilidade, auditoria e fiscalidade capazes de organizar e assumir a responsabilidade pelo sistema de informação conta-bilístico e fiscal, de entidades públicas ou privadas, por forma a dar informação útil e resposta eficaz às necessidades dos stakeholders.

+info: www.ipca.pt/cf

PLANO CURRICULAR

1º Ano - 1º Semestre 1º Ano - 2º Semestre

Contabilidade Geral I Contabilidade Geral II Matemática Financeira Fundamentos de Direito Fiscal Fundamentos do Direito Fundamentos de Gestão Economia Direito Comercial e das Sociedades Direitos Fundamentais e Constituição Estatística Aplicada

2º Ano - 1º Semestre 2º Ano - 2º Semestre

Direito do Trabalho Contabilidade Geral III Impostos Sobre o Rendimento Impostos Sobre a Despesa Direito e Contencioso da União Europeia Análise de Projectos de Investimento Gestão Financeira Contabilidade Analítica e de Gestão I Finanças Públicas Opção I (1)

3º Ano - 1º Semestre 3º Ano - 2º Semestre

Contabilidade Analítica e de Gestão II Jurisprudência Fiscal da União Europeia Relato Financeiro Procedimento e Processo Tributário Fiscalidade Internacional Tributação do Património Auditoria Financeira Contabilidade Orçamental Pública Infracções Tributárias Opção II (2)

Opção III (3)

(1) Escolher uma unidade curricular: Inglês; Direito Administrativo; Marketing; Direito Contabilístico. (2) Escolher uma unidade curricular: Direito da Insolvência; Aplicações Sectoriais da Contabilidade; Gestão

Estratégica; Empreendedorismo.

(3) Escolher uma unidade curricular: Auditoria Tributária; Fundamentos de Recursos Humanos; Direito das

Empresas; Ética e Deontologia.

CONTABILIDADE E

FISCALIDADE

(13)

INS TITUT O P OLITÉ CNIC O DO C ÁV ADO E DO A VE

DESIGN GRÁFICO

Diurno e Pós Laboral

A licenciatura em Design Gráfico tem como objectivo criar profissionais altamente qualificados na área do Design de Comunicação, com uma postura interventiva ao nível das novas tecnologias da comunicação, promovendo o contacto do estudante com as empresas, em resposta às necessidades emergentes, junto do sector das indústrias criativas e tecnológicas, do comércio e da comunicação.

PROVAS DE INGRESSO

Uma das seguintes provas

- Desenho

- Geometria Descritiva - História da Cultura e Artes

PREFERÊNCIA REGIONAL Área de Influência Braga Porto Viana do Castelo 30% de Vagas

MÉDIA DO ÚLTIMO ESTUDANTE COLOCADO EM 2010/2011

Diurno: 145,7 Pós-laboral: 139,3

(14)

SAÍDAS PROFISSIONAIS • Designer Gráfico • Designer Multimédia • Director Criativo • Ilustrador • Infografista • Web Designer • Paginador • Operador de Imagem • Editor de Vídeo • “Motion” designer • Designer de Comunicação • Animador 2D e 3D

+info: www.ipca.pt/designgrafico

PLANO CURRICULAR

1º Ano - 1º Semestre 1º Ano - 2º Semestre

Desenho I Desenho II

Metodologia de Trabalho do Designer I Metodologia de Trabalho do Designer II Geometria e Projecção I Geometria e Projecção II

Estética e Teoria do Design I Estética e Teoria do Design II Fotografia Vídeo

2º Ano - 1º Semestre 2º Ano - 2º Semestre

Desenho III Desenho IV Projecto I Projecto II

Ergonomia e Cor Sociologia da Comunicação Desenho Computacional I Desenho Computacional II Design Editorial Tipografia

3º Ano - 1º Semestre 3º Ano - 2º Semestre

Projecto III Ante Projecto Produção Gráfica Multimédia II Desenho Computacional III Marketing

Semiótica Produção Áudio Visual Multimédia I Gestão da Imagem

DESIGN GRÁFICO

(15)

INS TITUT O P OLITÉ CNIC O DO C ÁV ADO E DO A VE

DESIGN INDUSTRIAL

Diurno

A licenciatura em Design Industrial tem como objectivo formar profissionais capazes de aliarem técnicas, ferramentas, visões estéticas e funcionalidade, intervindo nas diversas áreas económicas e explorando novos paradigmas de desenvolvimento de produtos e sistemas, aliados às novas tecnologias e novas indústrias de I&D.

PROVAS DE INGRESSO

Uma das seguintes provas

- Desenho

- Geometria Descritiva - História da Cultura e Artes

PREFERÊNCIA REGIONAL Área de Influência Braga Porto Viana do Castelo 30% de Vagas

MÉDIA DO ÚLTIMO ESTUDANTE COLOCADO EM 2010/2011

(16)

SAÍDAS PROFISSIONAIS

• Concepção e Desenvolvimento do Produto

• Desenho / Projecto Assistido por Computador (CAD/CAE) • Maquetização / Prototipagem

• Modelação sólida 3D • Planeamento da produção

• Empresas industriais de diversos ramos • Profissionais independentes em ateliês de Design

+info: www.ipca.pt/designindustrial

PLANO CURRICULAR

1º Ano - 1º Semestre 1º Ano - 2º Semestre

Metodologia de Trabalho do Designer I Metodologia de Trabalho do Designer II Desenho I Desenho II

Geometria e Projecção I Geometria e Projecção II Estética e Teoria do Design I Estética e Teoria do Design II Materiais e Processos de Fabrico I Materiais e Processos de Fabrico II

2º Ano - 1º Semestre 2º Ano - 2º Semestre

Desenho de Representação do Produto I Desenho de Representação do Produto II Projecto de Design Industrial I Projecto de Design Industrial II Maquetização, Técnicas de Representação e

Modelação Ergonomia e Cor

Desenho Técnico Computacional I Desenho Técnico Computacional II Física Aplicada ao Comportamento dos

Materiais I Física Aplicada ao Comportamento dos Materiais II

3º Ano - 1º Semestre 3º Ano - 2º Semestre

Desenho Assistido por Computador I Ante-projecto Projecto de Design Industrial III Gestão do Design Multimédia Design de Interacção Eco-design e Desenvolvimento Sustentável Gestão da Qualidade do Produto Selecção de Materiais Marketing

DESIGN INDUSTRIAL

(17)

INS TITUT O P OLITÉ CNIC O DO C ÁV ADO E DO A VE

ENGENHARIA EM

DESENVOLVIMENTO

DE JOGOS DIGITAIS

Diurno

A licenciatura em Engenharia e Desenvolvimento de Jogos Digitais tem como objectivo formar técnicos altamente especializados na área da engenharia de software de desenvolvimento de jogos digitais, com aptidão para o desempenho de tarefas relevantes na indústria de software, nomeadamente aquelas que envolvam atributos adicionais e específicos do sector multimédia e sistemas interactivos.

PROVAS DE INGRESSO

Uma das seguintes provas

- Física e Química - Geometria Descritiva - Matemática PREFERÊNCIA REGIONAL Área de Influência Braga Porto Viana do Castelo 30% de Vagas

MÉDIA DO ÚLTIMO ESTUDANTE COLOCADO EM 2010/2011

(18)

SAÍDAS PROFISSIONAIS

• Programador de jogos digitais • Engenheiro de software • Treino baseado em computador • Programador de aplicações para a Web • Consultoria, investigação e desenvolvimento • Docência e formação

• Programador de aplicações: multimédia, e-learning, simulação gráfica, realidade virtual, sistemas interactivos e inteligência artificial Analista de software

• Gestor de projectos de software

+info: www.ipca.pt/engjogosdigitais

PLANO CURRICULAR

1º Ano - 1º Semestre 1º Ano - 2º Semestre

Matemática Computacional Elementos Matemáticos para a Computação Gráfica Algoritmos e Estruturas de Dados Arquitectura de Dispositivos de Suporte a Jogos Análise e Desenvolvimento de Software Programação II

Programação I Técnicas de Desenvolvimento de Jogos Desenho de Jogos

2º Ano - 1º Semestre 2º Ano - 2º Semestre

Introdução à Programação 3D Desenvolvimento de Jogos Aplicado Ambientes Virtuais Animação de Personagens Computação Móvel Armazenamento e Acesso a Dados Desenvolvimento Pessoal e Profissional Programação 3D

3º Ano - 1º Semestre 3º Ano - 2º Semestre

Projecto Aplicado I Projecto Aplicado II

Programação de Jogos em Rede Técnicas Avançadas de Programação 3D Direito Tecnodigital Empreendedorismo e Criação de Empresas Inteligência Artificial Aplicada a Jogos Tecnologias Emergentes em Jogos

ENGENHARIA EM

DESENVOLVIMENTO

DE JOGOS DIGITAIS

(19)

INS TITUT O P OLITÉ CNIC O DO C ÁV ADO E DO A VE

ENGENHARIA ELÉCTRICA

Diurno e Pós Laboral

A licenciatura em Engenharia Eléctrica integra uma elevada componente prática, dotando o estudante de competências para actuar em importantes sectores tecnológicos de desenvolvimento nacional e internacional, permitindo-lhe a aquisição do suporte técnico para desenvolver a sua actividade nas áreas da electrónica analógica, electrónica digital, electrotecnia, sistemas de comunicação, sistemas baseados em computador, sistemas de controlo, robótica, entre outras.

PROVAS DE INGRESSO

Uma das seguintes provas

- Física e Química - Geometria Descritiva - Matemática PREFERÊNCIA REGIONAL Área de Influência Braga Porto Viana do Castelo 30% de Vagas

MÉDIA DO ÚLTIMO ESTUDANTE COLOCADO EM 2010/2011

Diurno: 109,3 Pós-laboral: 118,4

(20)

SAÍDAS PROFISSIONAIS

• Empresas do ramo electrónico, informático e de produção e transporte de energia eléctrica

• Empresas de automação, controlo industrial, domótica e de desenvolvimento de máquinas customizadas

• Empresas de projecto e fiscalização de instalações eléctricas • Empresas de instalação, manutenção e desenvolvimento nas áreas das

energias renováveis • Empresas de consultoria

• Comercial na área dos equipamentos electrónicos e informáticos • Empreendedorismo

+info: www.ipca.pt/engelectrica

PLANO CURRICULAR

1º Ano - 1º Semestre 1º Ano - 2º Semestre

Cálculo Teoria da Electricidade Matemática Discreta e Álgebra Linear Programação I Teoria dos Circuitos Eléctricos Electrónica I

Fundamentos de Física Arquitectura de Computadores e Sistemas Operativos Algoritmos e Estruturas de Dados Electrotecnia

2º Ano - 1º Semestre 2º Ano - 2º Semestre

Estatística Sistemas de Informação e Bases de Dados Teoria de Sistemas e Controlo Máquinas Eléctricas

Sistemas Digitais I Instrumentação e Medidas Programação II Sistemas Digitais II Electrónica II Programação III

3º Ano - 1º Semestre 3º Ano - 2º Semestre

Processamento de Sinal Sistemas Energéticos e Sustentabilidade Microprocessadores e Microcontroladores Instalações Eléctricas

Automação e Robótica Comportamento Organizacional Electrónica de Potência Projecto/Estágio

Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos

ENGENHARIA ELÉCTRICA

(21)

INS TITUT O P OLITÉ CNIC O DO C ÁV ADO E DO A VE

ENGENHARIA DE SISTEMAS

INFORMÁTICOS

Diurno e Pós Laboral

A Licenciatura em Engenharia de Sistemas Informáticos tem como objectivo principal formar engenheiros qualificados para a compreensão e resolução de problemas associados à concepção, implementação e manutenção de sistemas informáticos, nas suas diversas facetas de organização, programação de aplicações e de sistemas, arquitecturas de computadores e comunicações, sistemas de informação e sistemas de conhecimento.

Os licenciados adquirem durante o curso experiência teórica e prática na análise de sistemas a informatizar, na especificação dos requisitos desses mesmos sistemas, nas técnicas de construção e instalação de protótipos, na gestão de projectos informáticos, no teste e manutenção de aplicações informáticas e, consequentemente, dos sistemas ou redes que as suportam.

PROVAS DE INGRESSO

Uma das seguintes provas

- Economia - Física e Química - Matemática PREFERÊNCIA REGIONAL Área de Influência Braga Porto Viana do Castelo 30% de Vagas

MÉDIA DO ÚLTIMO ESTUDANTE COLOCADO EM 2010/2011

Diurno: 113,9 Pós-laboral: 107,0

(22)

SAÍDAS PROFISSIONAIS

• Consultoria, assessoria e gestão de projectos informáticos em empresas dos sectores industrial, comercial ou de serviços

• Investigação e desenvolvimento em Laboratórios, Universidades, Institutos e empresas

• Desenvolvimento de serviços e portais para a WEB; • Docência e formação;

• Programação informática e de sistemas electrónicos; • Gestão de redes de computadores;

• Implementação de Sistemas de apoio à decisão e de processamento, interpretação e comunicação de imagem;

• Comercial na área dos equipamentos informáticos.

+info: www.ipca.pt/lesi

PLANO CURRICULAR

1º Ano - 1º Semestre 1º Ano - 2º Semestre

Programação I Arquitectura de Computadores Algoritmos e Estruturas de Dados I Estatística

Análise Matemática Métodos Numéricos

Matemática Discreta e Álgebra Linear Algoritmos e Estruturas de Dados II Fundamentos de Física Programação II

2º Ano - 1º Semestre 2º Ano - 2º Semestre

Redes de Computadores e Sistemas

Distribuídos Visão por Computador Sistemas Analógicos e Digitais Comunicações de Dados Análise e Projecto de Sistemas Processamento de Sinal

Sistemas Operativos Sistemas de Informação e Bases de Dados Processamento de Linguagens Interface Homem-Máquina

3º Ano - 1º Semestre 3º Ano - 2º Semestre

Integração de Sistemas de Informação Sistemas Embebidos e de Tempo Real Criptografia e Segurança Informática Empreendedorismo e Criação de Empresas Inteligência Artificial Sistemas de Apoio à Decisão

Engenharia de Software Multimédia e Tecnologia Web Gestão de Projectos de Engenharia Projecto/Estágio

ENGENHARIA DE SISTEMAS

INFORMÁTICOS

(23)

INS TITUT O P OLITÉ CNIC O DO C ÁV ADO E DO A VE

FINANÇAS

Diurno e Pós Laboral

A licenciatura em Finanças, associando bases teóricas sólidas a uma forte componente prática, tem como objectivo principal dotar os estudantes de uma formação ao nível dos mercados financeiros e dos seus agentes, quer intermediários, como Banca e Seguradoras; quer emitentes, como as Empresas em geral; quer institucionais, como a Bolsa de Valores, a actividade económica do Estado e o sistema de Finanças Públicas.

A licenciatura em Finanças permite aceder à Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC), para o exercício da actividade de TOC.

PROVAS DE INGRESSO

Uma das seguintes provas

- Economia - Matemática - Português PREFERÊNCIA REGIONAL Área de Influência Braga Porto Viana do Castelo 30% de Vagas

MÉDIA DO ÚLTIMO ESTUDANTE COLOCADO EM 2010/2011

Diurno: 131,2 Pós-laboral: 127,3 PREFERÊNCIA HABILITACIONAL * P31 Técnico de Contabilidade P51 Técnico de Gestão 412 Técnico de Contabilidade 722 Técnico Administrativo S21 Técnico de Contabilidade 733 Técnico de Contabilidade e Gestão 746 Técnico de Gestão Administrativa S17 Técnico de Apoio à Gestão 346 Técnico de Administração e Comércio 433 Técnico de Gestão

657 Técnico de Gestão (Pme’s e cooperativas) 658 Técnico de Gestão (Recursos Humanos) 590 Técnico Organização e Gestão de Empresas 085 Administração

10% de Vagas

(24)

SAÍDAS PROFISSIONAIS

• Analistas financeiros • Auditores

• Consultores

• Gestores de conta de negócios e de clientes • Gestores de carteiras

• Técnicos superiores na área financeira • Controllers

• Especialistas em gestão e financiamento de projectos imobiliários • Especialistas de desenvolvimento e implementação de sistemas e soluções

para a área financeira empresarial

+info: www.ipca.pt/financas

PLANO CURRICULAR

1º Ano - 1º Semestre 1º Ano - 2º Semestre

Microeconomia Macroeconomia Matemática Estatística

Fundamentos de Gestão Contabilidade Financeira II Contabilidade Financeira I Cálculo e Instrumentos Financeiros Noções Fundamentais de Direito Direito Empresarial e Financeiro

2º Ano - 1º Semestre 2º Ano - 2º Semestre

Finanças Públicas I Contabilidade Analítica Finanças Empresariais I Finanças Empresariais II Gestão Financeira Finanças Públicas II Fiscalidade Portuguesa Administração Pública Opção I (1) Opção II (2)

3º Ano - 1º Semestre 3º Ano - 2º Semestre

Mercados e Investimentos Financeiros Instrumentos Financeiros Derivados Contabilidade Pública Opção IV (4)

Auditoria Financeira Opção V (5)

Contabilidade e Finanças Locais (a) Estágio/Projecto em Simulação Empresarial

Opção III (3)

Em cada opção, escolher uma das seguintes unidades curriculares:

(1) Contabilidade Avançada; Direito da União Europeia; Marketing Financeiro; Economia Monetária. (2) Contabilidade Sectorial; Gestão de Políticas Públicas; Fiscalidade. (3) Contabilidade de Gestão;

Finanças Europeias; Economia Internacional; Econometria. (4) Gestão Estratégica; Direito e Procedimento

Tributário; Empreendedorismo.(5) Fundamentos de Comportamento Organizacional; Novas Tecnologias de

Informação; Ética e Deontologia.

(a) A unidade curricular será leccionada em dois módulos: Módulo de Finanças Locais e módulo de

Contabilidade Pública Local.

FINANÇAS

(25)

INS TITUT O P OLITÉ CNIC O DO C ÁV ADO E DO A VE

FISCALIDADE

Diurno e Pós Laboral

A licenciatura em Fiscalidade abrange uma área científica recente e em crescente desenvolvimento, resultante da ligação entre as áreas da Fiscalidade, da Contabilidade e do Direito, onde o IPCA tem granjeado reconhecimento e prestígio.

O interesse prático e o papel que a fiscalidade assume na gestão decorrem do seu carácter instrumental no sentido de auxiliar os gestores na tomada de boas decisões, numa análise atenta dos problemas fiscais nas perspectivas económica, financeira, contabilística e jurídica.

A licenciatura em Fiscalidade permite aceder à Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC), para o exercício da actividade de TOC.

PROVAS DE INGRESSO

Uma das seguintes provas

- Economia - História - Matemática PREFERÊNCIA REGIONAL Área de Influência Braga Porto Viana do Castelo 30% de Vagas

MÉDIA DO ÚLTIMO ESTUDANTE COLOCADO EM 2010/2011

Diurno: 139,1 Pós-laboral: 128,0 PREFERÊNCIA HABILITACIONAL * P31 Técnico de Contabilidade 412 Técnico de Contabilidade S21 Técnico de Contabilidade 733 Técnico de Contabilidade e Gestão S17 Técnico de Apoio à Gestão 433 Técnico de Gestão

657 Técnico de Gestão (Pme’s e cooperativas) 658 Técnico de Gestão (Recursos Humanos) 590 Técnico Organização e Gestão de Empresas 10% de Vagas

(26)

SAÍDAS PROFISSIONAIS

• Assessoria fiscal em sociedades de advogados, de contabilidade e auditoria, de Revisores Oficiais de Contas e outras empresas

• Assessoria fiscal em organismos públicos • Entidades sem fins lucrativos

• Técnico Oficial de Contas • Consultoria

+info: www.ipca.pt/fiscalidade

PLANO CURRICULAR

1º Ano - 1º Semestre 1º Ano - 2º Semestre

Contabilidade Financeira I Contabilidade Financeira II Introdução aos Métodos Quantitativos Impostos sobre o Rendimento I Noções Fundamentais de Direito Direito Fiscal

Direitos Fundamentais Direito Comercial e das Sociedades Economia Cálculo Financeiro

2º Ano - 1º Semestre 2º Ano - 2º Semestre

Contabilidade Financeira III Contabilidade Financeira Avançada Impostos sobre o Rendimento II Impostos sobre a Despesa Contabilidade Analítica I Contabilidade Analítica II Gestão Financeira Auditoria do Relato Financeiro Direito do Trabalho e Segurança Social Opção I (1)

3º Ano - 1º Semestre 3º Ano - 2º Semestre

Impostos sobre o Património Estágio/Projecto em Simulação Empresarial Tributação Internacional Direito e Procedimento Tributário Sistemas de Informação para a Contabilidade Ética e Deontologia

Auditoria Tributária Opção III (3)

Contabilidade e Finanças Públicas Opção II (2)

Em cada opção, escolher uma das seguintes unidades curriculares:

(1) Inglês Técnico; Gestão da Produção; Fundamentos de Comportamento Organizacional; Direito

Administrativo. (2) Fundamentos de Recursos Humanos; Novas Tecnologias de Informação; Marketing;

Introdução ao Direito da União Europeia. (3) Análise de Projectos de Investimento; Gestão Estratégica;

Jogos de Gestão.

FISCALIDADE

(27)

INS TITUT O P OLITÉ CNIC O DO C ÁV ADO E DO A VE

GESTÃO DE ACTIVIDADES TURÍSTICAS

Diurno e Pós Laboral

A licenciatura em Gestão de Actividades Turísticas tem como objectivo formar profissionais capazes de assumir o planeamento, a gestão e a administração de actividades e empreendimentos turísticos de qualquer natureza e escala, nos seus diferentes níveis, a partir de uma visão completa da relevância do fenómeno turístico no mundo contemporâneo.

PROVAS DE INGRESSO

Uma das seguintes provas

- Economia - Geografia - Português PREFERÊNCIA REGIONAL Área de Influência Braga Porto Viana do Castelo 20% de Vagas

MÉDIA DO ÚLTIMO ESTUDANTE COLOCADO EM 2010/2011

Diurno: 142,5 Pós-laboral: 131,3 PREFERÊNCIA HABILITACIONAL * P27 Técnico de Comércio P91 Técnico de Turismo 170 Operador Turístico 566 Técnico de Turismo

386 Técnico de Turismo/Prof. Informação e Animação Turística 502 Técnico de Turísmo/Prof. Informação Turística

778 Técnico para Agência de Viagens 252 Turismo (INFTUR)

S59 Hotelaria e Turismo

S56 Operações Turísticas e Hoteleiras S58 Restaurante/Bar

717 Recepcionista de Turismo 725 Técnico Comercial 636 Técnico de Turismo Ambiental 337 Técnico de Turismo Ambiental e Rural 10% de Vagas

(28)

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Os técnicos superiores estarão aptos a desempenhar funções de gestão nas seguintes valências:

Gestores na área do Turismo, Administração Pública (Administração Central, Regional, Autarquias e Associações de Desenvolvimento Regional), Agências de Viagens; Associações; Centros de Formação e Escolas Profissionais, Empresas de Animação Turística e de Organização de Eventos; Empresas e Sociedades de Lazer e Desporto; Hotelaria e Restauração; Operadores Turísticos.

+info: www.ipca.pt/gat

PLANO CURRICULAR

1º Ano - 1º Semestre 1º Ano - 2º Semestre

Economia do Turismo Contabilidade Geral I Métodos Estatísticos Aplicados Direito do Turismo e do Consumo Introdução à Gestão História de Arte

Noções Gerais de Direito Análise de Mercados Turísticos

História Geral da Civilização Gestão de Alojamentos e Empreend. Turísticos Fundamentos do Turismo Fundamentos de Finanças Empresariais Inglês I Opção I (1)

2º Ano - 1º Semestre 2º Ano - 2º Semestre

Inglês II Direito das Relações Laborais Gestão de Instituições Sociais e Culturais

(2 módulos) (A) Ética e Responsabilidade Social das Organizações

História da Cultura Portuguesa Itinerários Turísticos (Nacionais e Internacionais) Turismo Rural e Urbano Marketing Turístico e Hoteleiro

Instrum. de Gestão Territorial e Planeamento do

Turismo Turismo para Portadores de Necessidades Especiais Contabilidade Geral II Práticas de Agências e Operadores Turísticos Opção II (2) Opção III (3)

3º Ano - 1º Semestre 3º Ano - 2º Semestre

Gestão de Alimentação e Bebidas Projectos e Incentivos em Turismo Sist. de Infor. Geográfica Aplicada ao Turismo Técnicas de Guia em Turismo Gestão do Produto, Marca e Imagem e Comportamento

do Consumidor Etnografia e Gastronomia Portuguesa

Promoção e Animação Turística e Gestão de Eventos Auditoria e Fiscalidade em Turismo (2 módulos)(B)

Higiene e Segurança Alimentar Estágio/Projecto profissional Contabilidade de Custos Aplicada

Opção IV (4)

Em cada opção, escolher uma das seguintes unidades curriculares:

(1) Mandarim I; Francês I; Alemão I; Espanhol I; (2) Mandarim II; Francês II; Alemão II; Espanhol II; (3) Comportamento

Organizacional; Logística e Canais de Distribuição; Princípios de Direito Comunitário; Gestão de Recursos Humanos;

(4) Direito do Património Cultural, Bases de Dados em Turismo, Protocolo e Relações Públicas; Desenvolvimento

Sustentável e Contabilidade Ambiental. (A) Módulo 1: Regime Jurídico das Instituições; Módulo 2: Gestão das

Instituições. (B) Módulo 1: Auditoria em Turismo; Módulo 2: Fiscalidade em Turismo.

GESTÃO DE ACTIVIDADES TURÍSTICAS

(29)

INS TITUT O P OLITÉ CNIC O DO C ÁV ADO E DO A VE

GESTÃO BANCÁRIA E

SEGUROS

Diurno e Pós Laboral

A licenciatura em Gestão Bancária e Seguros pretende formar profissionais qualificados nas áreas da gestão das instituições financeiras, contabilidade bancária e seguradora, preparando o estudante para o contexto real do mundo do trabalho com a aplicação prática dos conceitos fundamentais da Gestão Bancária, da Bolsa e dos Seguros.

PROVAS DE INGRESSO

Uma das seguintes provas

- Economia - Matemática - Português PREFERÊNCIA REGIONAL Área de Influência Braga Porto Viana do Castelo 20% de Vagas

MÉDIA DO ÚLTIMO ESTUDANTE COLOCADO EM 2010/2011

Diurno: 142,5 Pós-laboral: 138,8

PREFERÊNCIA HABILITACIONAL *

P22 Técnico de Banca e Seguros 655 Técnico de Banca e Seguros

657 Técnico de Gestão (Pme’s e cooperativas) 658 Técnico de Gestão (Recursos Humanos) 557 Técnico de Seguros

708 Geral Bancário

720 Técnico Comercial de Seguros 765 Técnico de Seguros

345 Profissionais de Formação Bancário (IFB) 784 Técnico Administrativo de Seguros 10% de Vagas

(30)

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Os licenciados em Gestão Bancária empregar-se-ão nos principais sectores da vida económica, financeira e empresarial, designadamente nos seguintes domínios e áreas de exercício profissional:

• Banca; • Seguros; • Bolsa;

• Auditoria e consultoria;

• Organismos económicos e financeiros internacionais; • Direcção de empresas da indústria e serviços; • Gabinetes de estudos, ensino e investigação.

+info: www.ipca.pt/gestaobancaria

PLANO CURRICULAR

1º Ano - 1º Semestre 1º Ano - 2º Semestre

Microeconomia Macroeconomia

Matemática Estatística Aplicada à Banca, Bolsa e Seguros Fundamentos de Gestão Contabilidade Financeira II

Contabilidade Financeira I Cálculo e Instrumentos Financeiros Noções Fundamentais de Direito Direito Económico e Financeiro

2º Ano - 1º Semestre 2º Ano - 2º Semestre

Contabilidade Analítica Fundos de Investimento e Fundos de Garantia Finanças Empresariais Gestão Financeira da Banca, da Bolsa e dos Seguros Direito dos Contratos Contabilidade Bancária

Operações e Prática Bancária e da Bolsa Contabilidade Seguradora Operações e Prática Seguradora Marketing dos Serviços

Opção I (1)

3º Ano - 1º Semestre 3º Ano - 2º Semestre

Gestão Estratégica Fiscalidade Portuguesa Mercado e Investimentos Financeiros Derivados e Gestão do Risco Gestão de Recursos Humanos Auditoria Financeira Direito Europeu da Banca, da Bolsa e dos

Seguros Estágio/Projecto Profissional Economia Monetária Opção II (2)

Em cada opção, escolher uma das seguintes unidades curriculares:

(1) Contabilidade das Sociedades; Empreendedorismo; Direito das Obrigações; Desenvolvimento de

Competências.

(2) Jogos de Gestão; Comunicação, Imagem e Atendimento em Serviços; Fiscalidade das Instituições

Financeiras e Produtos Financeiros; Novas Tecnologias de Informação; Ética e Deontologia.

GESTÃO BANCÁRIA E

SEGUROS

(31)

INS TITUT O P OLITÉ CNIC O DO C ÁV ADO E DO A VE

GESTÃO PÚBLICA

Ensino a Distância

A licenciatura em Gestão Pública – ensino a distância, tem como objectivo promover a formação e aperfeiçoamento técnico e científico de profissionais qualificados para a Administração Pública, através do desenvolvimento das competências necessárias para um desempenho profissional excelente no exercício de funções e cargos na nova gestão pública, numa lógica de actuação baseada na responsabilidade funcional e na liderança, com actuação nas diversas áreas da

gestão pública, nomeadamente, nas áreas jurídica, de gestão e de contabilidade e auditoria.

PROVAS DE INGRESSO

Uma das seguintes provas

- Economia - Matemática - Português

MÉDIA DO ÚLTIMO ESTUDANTE COLOCADO EM 2010/2011

(32)

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Os licenciados em Gestão Pública encontram-se habilitados a desenvolver a sua actividade como Técnicos superiores especializados em Gestão Pública em diversos níveis da Administração Pública:

• Administração central, directa e indirecta • Autarquias Locais

• Empresas Públicas • Associações Públicas

• Outros Organismos da Administração Pública

+info: www.ipca.pt/gestaopublica

PLANO CURRICULAR

1º Ano - 1º Semestre 1º Ano - 2º Semestre

Princípios de Gestão Administração Pública Contabilidade Financeira Pública I Contabilidade Orçamental

Fundamentos do Direito Direito e Contencioso da União Europeia Teoria do Estado e Direito Constitucional Complementos de Finanças Públicas Economia Pública Direito e Procedimento Administrativo Finanças Públicas Estatística Aplicada

2º Ano - 1º Semestre 2º Ano - 2º Semestre

Contabilidade Financeira Pública II Modelos de Gestão Pública Direito dos Contratos na Administração Pública Património Público Contabilidade Analítica Aplicada Auditoria Pública Aplicada Gestão dos Recursos Humanos na Administração

Pública Marketing Público

Gestão das Políticas e Programas Públicos Direito do Trabalho em Funções Públicas Opção I (1) Opção II (1)

3º Ano - 1º Semestre 3º Ano - 2º Semestre

Tópicos de Fiscalidade Avaliação e Gestão de Projectos Direito do Ambiente e do Desenvolvimento

Sustentável Gestão da Qualidade Contabilidade de Gestão nas Entidades Públicas Ética e Deontologia Gestão Estratégica Sistemas de Informação Gestão e Análise Financeira Projecto em Gestão Pública Opção III (1) Opção IV (1)

(1) Em cada opção, escolher uma das seguintes unidades curriculares:

Contabilidade Autárquica; Contabilidade das IPSS; Contabilidade do Sector da Educação; Contabilidade do Sector Público Empresarial; Desenvolvimento Organizacional; Direito Contraordenacional; Direito e Procedimento Tributário; Economia e Fundamentos do Turismo; Economia Regional e Local; Finanças Públicas Europeias; Gestão Autárquica; Politicas de Ordenamento do Território.

GESTÃO PÚBLICA

(33)

INS TITUT O P OLITÉ CNIC O DO C ÁV ADO E DO A VE

GESTÃO DA QUALIDADE,

AMBIENTE E SEGURANÇA

Ensino a Distância

A Licenciatura em Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança tem como objectivo principal formar licenciados qualificados para conceber, planear, implementar e gerir sistemas da área da qualidade, ambiente e segurança ao nível tecnológico permitindo uma actuação baseada em práticas inovadoras.

Ao longo do curso os alunos adquirem experiência teórica e prática no diagnóstico de organizações, planeamento e concepção do projecto. Adquirem também conhecimentos técnicos da segurança e saúde no trabalho, tecnologias ambientais e de concepção de sistemas segurança alimentar e responsabilidade social .

PROVAS DE INGRESSO

Uma das seguintes provas

- Biologia e Geologia - Economia - Matemática PREFERÊNCIA REGIONAL Área de Influência Braga Porto Viana do Castelo 30% de Vagas

(34)

SAÍDAS PROFISSIONAIS

• Responsável da Qualidade; • Responsável do Ambiente; • Responsável da Segurança e Saúde;

• Responsável da Qualidade, Ambiente e Segurança; • Responsável na área da Gestão da Segurança Alimentar; • Responsável na área da Responsabilidade Social; • Auditor na área da Qualidade;

• Auditor na área de Sistemas Integrados: Qualidade, Ambiente e Segurança; • Consultor, investigador na área;

• Docente, formador na área; • Comercial na área.

+info: www.ipca.pt/gqas

PLANO CURRICULAR

1º Ano - 1º Semestre 1º Ano - 2º Semestre

Matemática Introdução à Estatística Química Física

Informática Ergonomia e Psicossociologia do Trabalho Direito Aplicado ao Ambiente e Segurança e

Saúde no Trabalho Tecnologias Ambientais I Gestão da Prevenção Gestão da Qualidade e Metrologia

2º Ano - 1º Semestre 2º Ano - 2º Semestre

Controlo Estatístico do Processo Fiabilidade e Manutenção Ferramentas da Qualidade e Gestão de

Projectos Auditorias da Qualidade Avaliação e Controlo de Riscos Profissionais Sistemas de Gestão Ambiental Segurança do Trabalho Segurança Contra Incêndio Tecnologias Ambientais II Higiene do Trabalho

3º Ano - 1º Semestre 3º Ano - 2º Semestre

Segurança Alimentar Deontologia e Responsabilidade Social Saúde Ocupacional Auditorias a Sistemas integrados de Gestão Produção - Processos Limpos Gestão das Organizações e Técnicas de Informação, de Negociação e Comunicação Qualidade Total e Excelência Empresarial Gestão de Recursos Humanos

Integração de Sistemas QAS Estágio

GESTÃO DA QUALIDADE,

AMBIENTE E SEGURANÇA

(35)

INS TITUT O P OLITÉ CNIC O DO C ÁV ADO E DO A VE

INFORMÁTICA MÉDICA

Diurno

O curso de Informática Médica prepara recursos humanos capazes de satisfazerem as necessidades de informação e comunicação de unidades de serviços de saúde. O licenciado em Informática Médica possui uma visão completa do percurso da informação e dados clínicos, desde a aquisição, passando pelo tratamento, gestão e partilha, até ao armazenamento dos mesmos. Entre as competências desenvolvidas, destacam-se as capacidades de planear, desenvolver, manter e avaliar: registos electrónicos de pacientes; sistemas de telemedicina; sistemas de processamento, interpretação e comunicação de imagem biomédica; sistemas de instrumentação médica e análise do sinal biológico; sistemas de apoio à decisão clínica; sistemas de gestão e prática hospitalar; redes de dados de saúde que suportem estudos epidemiológicos; e sítios Web de informação e serviços da área da saúde.

PROVAS DE INGRESSO

Uma das seguintes provas:

- Biologia e Geologia - Física e Química - Matemática PREFERÊNCIA REGIONAL Área de Influência Braga Porto Viana do Castelo 30% de Vagas

(36)

PLANO CURRICULAR

1º Ano - 1º Semestre 1º Ano - 2º Semestre

Algoritmos e Estruturas de Dados Complementos de Cálculo Matemática Discreta e Álgebra Linear Programação I

Cálculo Arquitectura de Computadores e Sistemas Operativos Teoria dos Circuitos Eléctricos Electrónica

Fundamentos de Medicina I Fundamentos de Medicina II

2º Ano - 1º Semestre 2º Ano - 2º Semestre

Organização e Gestão de Unidades de Saúde Bases de Dados Programação II Registo Clínico Electrónico

Redes de Computadores Análise de Sistemas de Informação de Saúde Bioelectricidade Comunicações de Dados

Bioestatística Bioinstrumentação Sistema Nacional de Saúde

3º Ano - 1º Semestre 3º Ano - 2º Semestre

Gestão de Sistemas de Informação Engenharia de Software Inteligência Artificial Sistemas de Apoio à Decisão Clínica Programação Web e Multimédia Processamento de Sinal e Imagem Biomédica II Processamento de Sinal e Imagem Biomédica I Projecto/Estágio

Telemedicina

Inovação e Empreendedorismo

SAÍDAS PROFISSIONAIS

O panorama do emprego na área da saúde em Portugal aponta no sentido da procura crescente de profissionais de Informática Médica. Os licenciados em Informática Médica poderão desenvolver as suas actividades em: hospitais, clínicas, centros de saúde e outras unidades de saúde aplicando soluções de tecnologias de informação; autoridades de saúde governamentais, nomeadamente regiões e sub-regiões de saúde; centros de investigação e desenvolvimento; empresas fornecedoras e de consultores de sistemas e tecnologias de informação na área da saúde; unidades da indústria farmacêutica; novas empresas como empreendedores.

+info: www.ipca.pt/im

INFORMÁTICA MÉDICA

(37)

INS TITUT O P OLITÉ CNIC O DO C ÁV ADO E DO A VE

SOLICITADORIA

Diurno e Pós Laboral

A licenciatura em Solicitadoria tem como objectivo primordial a formação de técnicos superiores qualificados na área jurídica, aptos a colaborar activamente na administração da Justiça e a realizar um conjunto diversificado de funções, na sequência de uma formação que centra a aprendizagem na pessoa do estudante e o prepara para o contexto real do trabalho.

Após a licenciatura, os diplomados em Solicitadoria poderão realizar a parte curricular do estágio obrigatório para ingressar na Câmara dos Solicitadores, no IPCA.

PROVAS DE INGRESSO

Uma das seguintes provas

- Economia - História - Português PREFERÊNCIA REGIONAL Área de Influência Braga Porto Viana do Castelo 30% de Vagas

MÉDIA DO ÚLTIMO ESTUDANTE COLOCADO EM 2010/2011

Diurno: 144,0 Pós-laboral: 145,8

(38)

SAÍDAS PROFISSIONAIS

• Solicitador (forense, registos, notariado, finanças) • Agente de Execução

• Assessor Jurídico

• Técnico Superior da Administração Pública (Directa, Indirecta ou Local); • Técnico Superior de Empresas

+info: www.ipca.pt/solicitadoria

PLANO CURRICULAR

1º Ano - 1º Semestre 1º Ano - 2º Semestre

Introdução ao Direito Teoria Geral de Direito Civil Direito Constitucional Direito Administrativo I Noções de Contab. e Relato Financeiro Direito Fiscal I Direito da União Europeia Direito Comercial

Economia Politica Ética e Deontologia da Solicitadoria

2º Ano - 1º Semestre 2º Ano - 2º Semestre

Direito Processual Civil I Direito Processual Civil II Direito das Obrigações I Direito das Obrigações II Direito Administrativo II Direito e Processo do Trabalho Direito Fiscal II Direito da Família

Direito das Sociedades Direitos Reais

3º Ano - 1º Semestre 3º Ano - 2º Semestre

Direito e Processo Penal Direito do Urbanismo Direito das Sucessões Direito dos Registos Direito do Notariado Processo de Inventário Processo Executivo Prática Forense e Custas Opção I (1) Resolução Alternativa de Litígios (1) Escolher uma das seguintes unidades curriculares: Gestão Empresarial; Fiscalidade; Técnicas de

Negociação e Gestão de Conflitos.

SOLICITADORIA

(39)

INS TITUT O P OLITÉ CNIC O DO C ÁV ADO E DO A VE

Código Licenciaturas NUC * Provas de Ingresso **

9056 Contabilidade 131,4 04 Economia 16 Matemática 18 Português 9869 Contabilidade [Pós Laboral] 111,0

9498 Contabilidade e Fiscalidade - Ensino a Distância NA 04 Economia16 Matemática 18 Português 9470 Design Gráfico 142,2 03 Desenho

10 Geometria Descritiva 12 Hist. da Cultura e Artes 9873 Design Gráfico [Pós Laboral] 128,7

9074 Design Industrial 133,7 03 Desenho10 Geometria Descritiva 12 Hist. da Cultura e Artes 8409 Engenharia de Sistemas Informáticos 109,1

04 Economia 07 Física e Química 16 Matemática 8417 Engenharia de Sistemas Informáticos [Pós Laboral] 117,1

8333 Engenharia Eléctrica 119,5 07 Física e Química 10 Geometria Descritiva 16 Matemática 8451 Engenharia Eléctrica [Pós Laboral] 105,9

8311 Engenharia e Desenvolvimento de Jogos Digitais 112,7 07 Física e Química10 Geometria Descritiva 16 Matemática 9140 Finanças 126,9 04 Economia 16 Matemática 18 Português 9888 Finanças [Pós Laboral] 95,0 9759 Fiscalidade 131,7 04 Economia 11 História 16 Matemática 9990 Fiscalidade [Pós Laboral] 98,0

8092 Gestão Bancária e Seguros 137,5 04 Economia 16 Matemática 18 Português 8156 Gestão Bancária e Seguros [Pós Laboral] 126,9

8317 Gestão da Qualidade Ambiente e Segurança - Ensino a Distância NA 02 Biologia e Geologia 04 Economia 16 Matemática 8156 Gestão de Actividades Turísticas 135,5 04 Economia

09 Geografia 18 Português 8341 Gestão de Actividades Turísticas [Pós Laboral] 122,1

8402 Gestão Pública - Ensino a Distância 106,1 04 Economia16 Matemática 18 Português 8467 Informática Médica NA 02 Biologia e Geologia07 Física e Química

16 Matemática 9242 Solicitadoria 138,8 04 Economia

11 História 18 Português 8015 Solicitadoria [Pós Laboral] 125,7

* Nota do último estudante colocado na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso, em 2010/2011 ** Escolher uma das seguintes provas

Código de identificação do IPCA: 3030

Código de identificação da EST: 3032

Não dispensa a consulta do site oficial do Acesso ao Ensino Superior (DGES)

(40)

morada Campus do IPCA 4750-810 Barcelos Portugal gps latitude 41° 32’ 07.78”N longitude 8° 37’ 36.48”W telefones (+351) 253 802 190 / 253 802 500 email licenciaturas@ipca.pt url

Referências

Documentos relacionados

tem perda de equilíbrio, fica em decúbito lateral, com tremores generalizados, com hipersalivação, inconsciente e faz hiperextensão dos 4 membros. Não urinou nem

Os sinais clínicos podem surgir mais precocemente do que as alterações radiográficas, daí que não se pode excluir o diagnóstico num animal com sinais agudos e sem

*Produção textual das atividades e conceitos desenvolvidos nas aulas (individual) (2,0) (critérios: qualidade da produção escrita, organização e registro das aulas – cada

Tendo em consideração que os valores de temperatura mensal média têm vindo a diminuir entre o ano 2005 e o ano 2016 (conforme visível no gráfico anterior), será razoável e

Comparando-se o mesmo adesivo no tempo 24 horas, variando apenas as temperaturas, o Single Bond apresentou maior resistência adesiva nas temperaturas 20°C e 37°C, enquanto que

A perspectiva de favorecer a emergência de um currículo integrado se manifesta também no cotidiano das práticas pedagógicas, na superação da fragmentação dos saberes no

Para elencar a importância do empoderamento econômico e social através do trabalho (onde, em um recorte ainda que especulativo, podemos analisar este prognóstico com

repercussão geral da questão objeto de recurso extraordinário, a pré-existência da jurisprudência consolidada é ponto enfrentado, ainda que por motivos diversos.