• Nenhum resultado encontrado

Desenho Para Leigos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Desenho Para Leigos"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

por Brenda Hoddinott

Rio de Janeiro, 2012

(2)

Sobre a Autora

Brenda Hoddinott é uma artista visual, artista forense

(desenhista de retrato falado) e ilustradora autodidata. Seu motivo favorito para desenhar são pessoas e seu estilo inclui o hiper-realismo, surrealismo e fantasia.

Nascida em St. John’s, Newfoundland, Brenda cresceu na pequena cidade de Corner Brook. Cada hora livre em sua adolescência foi investida na leitura e desenvolvimento de suas habilidades de desenho. Como uma criança introvertida, Brenda ignorava o significado da palavra “talento”. No momento em que ela descobriu que muitas pessoas acreditavam que desenhar era muito difícil ou exigia um talento especial, ela já estava bem em seu caminho para se tornar uma artista. Com o auxílio de vários livros, ela desenvolveu uma forte competência técnica. Aprender a desenhar forneceu à Brenda horas incontáveis de entretenimento produtivo que exigia apenas alguns poucos materiais de baixo custo. Com 16 anos de idade, Brenda voltou para St. John’s para estudar arte comercial. Após a graduação, ela trabalhou como designer gráfico em várias agências de publicidade.

No final dos anos 70, casada e com duas crianças pequenas (Heidi e Benjamin), ela optou por se tornar uma mãe do tipo que fica em casa. Brenda começou um negócio em casa como artista freelancer e aceitou diversos contratos como designer gráfico com várias empresas e agências de publicidade. Brenda se tornou bem conhecida em sua cidade natal como artista retratista e participou de diversos artigos de jornais e revistas. Ela completou mais de 1.100 trabalhos corporativos, incluindo mais de 100 celebridades para capas de uma revista regional.

Ela aceitou um posto no departamento local de recreação para projetar currículos e lecionar um programa pré-escolar, uma aula de artes para crianças e um curso de desenho de retratos para adultos. Brenda apreciou esta oportunidade desafiadora de ensinar e aprimorar as habilidades de estudantes de todas as faixas etárias.

A hábil reprodução da anatomia facial por Brenda foi reconhecida pelos departamentos da polícia municipal e federal e ela foi convidada a se tornar a artista forense deles. Como artista forense, Brenda trabalhou com a Royal Canadian Mounted Police e a Royal Newfoundland Constabulary em Newfoundland, de 1976 até 1982. Em 1982 ela recebeu uma comenda por sua contribuição para o departamento de identificação criminal. Em 1982, Brenda se mudou para Halifax, Nova Scotia, com sua família. Restabeleceu seu negócio de artes forenses e design gráfico e continuou a lecionar cursos de desenho recreativos. Ela projetou currículos inovadores e dentro de dois anos tinha uma longa lista de espera para seus programas. Aceitou uma posição como supervisora do departamento de artes recreativas de comunidades, contratou e treinou professores e projetou currículos para

(3)

diversos programas de artes para crianças. Durante esta época ela começou a ensinar estudantes avançados, dos dez anos de idade até a idade adulta, em seu estúdio doméstico. Em 1987 ela também encontrou tempo para lecionar pintura a óleo e em 1989 expandiu seu portfólio de ensinamentos para incluir aulas de pintura.

De 1988 até 1994, Brenda começou a exibir suas pinturas e desenhos em exposições artísticas locais e regionais. Ela foi honrada com mais de vinte prestigiosas premiações por suas pinturas e desenhos durante estes seis anos. Em 1992, Brenda recebeu a comenda da Royal Canadian Mounted Police. Ela se tornou membro da The Association of Forensic Artists, com sede em Scottsdale, Arizona, em 1992. Em setembro de 1993, um artigo sobre o seu trabalho como artista forense foi apresentada na publicação oficial deles, The State of the Art. Por meio desta organização, ela acessou muitos artigos e recursos educacionais para ampliar ainda mais suas habilidades de arte forense. Ela também aprendeu técnicas de entrevista cognitiva e adaptou-as para suas necessidades específicas no trabalho com vítimas e testemunhas de crimes. Em 1994, Brenda foi premiada com um Certificado de Membro da Forensic Artists International. Durante a carreira de vinte e cinco anos de Brenda como artista forense civil, ela completou mais de mil e duzentos desenhos composicionais resultando em centenas de identificações com sucesso.

Em 1998, Brenda optou por terminar sua carreira de dezoito anos como professora de arte para dedicar mais tempo a sua própria arte. Na ocasião, ela continuou a exibir seu trabalho e foi honrada com mais premiações. Desenho, pintura, escrita, desenvolvimento de sites para web e artes forenses estão entre as prioridades atuais da carreira de Brenda. Em 1998, ela criou uma companhia de publicação artística chamada Hoddinott Fine Art e em janeiro de 1999, desenvolveu e lançou o www.

hoddinott.com para apoiar sua empresa. Além de apresentar suas pinturas

e desenhos, ela tem uma loja de presentes apresentando impressões de suas obras.

Em setembro de 2000, Brenda sentia falta de sua carreira como professora e decidiu lançar um segundo website, Fine Art Education, www.

finearteducation.com. Este site oferece cursos gratuitos para download e

impressão apresentando o estilo único de desenho de Brenda. Estudantes de todas as idades, níveis e habilidades aprovaram o método passo a passo, simples e educativo. Este site tem sido reconhecido como uma fonte de recursos para professores de artes, programas de educação doméstica e departamentos educacionais do mundo todo. Ele inclui uma galeria de arte com vários de seus trabalhos originais.

(4)

Dedicatória

Este livro é dedicado a meu “melhorzíssimo” amigo, Rob Roughley, por seu infinito encorajamento e apoio durante o projeto deste livro. Obrigado por virar-se do avesso como meu modelo e por permitir que eu transformasse seu rosto jovem e bonito em uma careca enrugada e feia de 85 anos. Obrigado Rob, por me escutar esbravejar quando eu me sentia desencorajada, por me levantar com explosões entusiasmadas inesgotáveis e por, pacientemente, me ajudar com a edição.

Agradecimentos da Autora

Calorosos agradecimentos para Mary Goodwin, minha incrível editora de projetos e toda a equipe da Wiley.

Grandes abraços de apreciação são estendidos para minha família: marido, Ed Thomson; pais, Pam e Granville Hoddinott; irmão, Peter Hoddinott; irmã, Karen Unicomb; sogra, Klara Thomson; filhos, Heidi e Benjamin Thomson e meu neto Brandon Porter. Biscoitos para cães vão para Shadow e Chewy, pelo amor deles e pelo estoque interminável de pelos de cachorro no meu teclado.

Meus agradecimentos mais profundos sãos estendidos à Jessica Faust, minha agente literária fenomenal na Bookends. Um grande buquê de gratidão vai para meu empresário, John McKeage, por sempre acreditar em mim. Obrigado ao meu amigo Bruce Poole, por suas incríveis habilidades fotográficas. Obrigado a todos os meus amigos que me ajudaram a tornar este livro uma realidade: Brian Church, Sherri Flemings, Kathleen McCleave, Wilma e Maggie Ross, Jesse Wilts, Maxene Webb, Jason Brown, Jackson Bishop, Susan Fulton-Kaiser, William O. McCormick, Teddy Bono, Carolyn Bedford e todos os meus amigos na Paint-L.

Abraços para todos os meus alunos que, constantemente, me desafiaram, fornecendo-me intermináveis risos de “interesse” e me ensinaram como ensinar. Finalmente, mas não por último, obrigado a todos os membros de minha extraordinária família que me emprestaram seus rostos (ou braços, mãos e pernas) como modelos para desenhos: Rob Roughley, Heidi e Bem Thomson; Brandon Porter; Anne Sawney, Bem Fong, Chris Church, Claudette Germain, Phil Power, Mike Lemoine, Colin, Adam e Amy Unicomb, Daniel Shouse e Kay Wilson. Que Deus abençoe suas meias de algodão!

(5)
(6)

Sumário Resumido

Introdução ... 1

Parte I: VOCÊ Pode Desenhar! ... 7

Capítulo 1: Descobrindo os Prazeres de Desenhar ...9

Capítulo 2: Alimentando o Artista Dentro de Você ...17

Capítulo 3: Navegando em Sua Jornada ao Desenho ...33

Parte II: Exercitando as Habilidades Básicas ... 43

Capítulo 4: Vendo Como um Artista ...45

Capítulo 5: Observando e Desenhando Linhas ...59

Capítulo 6: Explorando a Terceira Dimensão ...75

Capítulo 7: Adicionando Vida com Sombreamento ...89

Capítulo 8: Identificando e Reproduzindo Texturas ...105

Capítulo 9: Investigando Novas Perspectivas ...119

Parte III: Hora de Começar a Desenhar ... 135

Capítulo 10: Planejando seus Desenhos ...137

Capítulo 11: Recordando Sua Vida em um Caderno de Rascunhos ...155

Capítulo 12: Desenhando Suas Memórias...165

Capítulo 13: Preparando para Desenhar Natureza Morta ...173

Capítulo 14: Preservando a Alegria das Flores e Árvores ...181

Capítulo 15: Documentando o Mundo Lá Fora ...189

Capítulo 16: Capturando Criaturas em Desenhos ...195

Parte IV: Desenhando Pessoas ... 207

Capítulo 17: Bebê, Olhe para Você Agora ...209

Capítulo 18: Celebrando a Inocência da Infância ...225

Capítulo 19: As Muitas Faces dos Adultos ...239

Capítulo 20: Apreciando o Lado Leve dos Rostos ...253

Parte V: A Parte dos Dez ... 269

Capítulo 21: Dez Dicas, Truques e Segredos ...271

Capítulo 22: Dez Passos para Completar um Desenho ...277

Capítulo 23: Dez Projetos Divertidos Adicionais ...283

Capítulo 24: Dez Pedacinhos de Informações Artísticas ...305

(7)
(8)

Sumário

Introdução ... 1

Sobre Este Livro...1

Suposições Tolas ...2

Como Este Livro Está Organizado ...2

Parte 1: VOCÊ Pode Desenhar! ...3

Parte II: Exercitando as Habilidades Básicas ...3

Parte III: Hora de Começar a Desenhar ...4

Parte IV: Desenhando Pessoas ...4

Parte V: A Parte dos Dez ...5

Ícones Utilizados Neste Livro ...5

Para Onde Ir a Partir Daqui ...6

Parte I: VOCÊ Pode Desenhar! ...7

Capítulo 1: Descobrindo os Prazeres de Desenhar ...9

Desenhando as Possibilidades ...9

Descobrir Fazendo ...10

Descobrindo seu Próprio Nicho de Desenho ...11

Investigando o artista dentro de você ...12

Examinando uma diversidade de motivos de desenho ...12

Projeto 1: Wooly Woo ...13

Capítulo 2: Alimentando o Artista Dentro de Você ...17

Explorando Suas Preferências de Desenho ...18

Marcando seu estilo ...18

O desenho está nos detalhes ...20

Segurando sua ferramenta de desenho ...22

Encontrando Espaço e Tempo para Desenhar ...24

Trabalhando em um espaço compartilhado ...25

Preparando um canto criativo ...25

Encontrando tempo para desenhar ...26

Escolhendo Seus Materiais de Desenho ...28

As necessidades ...28

A lista de desejos ...29

(9)

x

Desenho Para Leigos

®

Capítulo 3: Navegando em Sua Jornada ao Desenho ... 33

Procurando por Linhas ...34

Passando das Linhas para as Formas ...35

Adicionando uma Terceira Dimensão: Volume ...36

Captando a perspectiva das coisas ...36

Saboreando o sombreamento ...37

Descobrindo os Detalhes: Texturas ...38

Colocando as Coisas em Contexto: Composição ...38

Projeto 3: Sammy e Samantha ...39

Parte II: Exercitando as Habilidades Básicas ...43

Capítulo 4: Vendo Como um Artista ... 45

Dissecando Seu Cérebro ...45

Despertando o Lado Direito do Seu Cérebro ...46

Mudando de lado ...46

Desenhando a linha...47

Dando férias ao seu lado esquerdo ...48

Explorando o Mundo como um Artista ...50

Encontrando coisas para desenhar bem na sua frente ...50

Vendo seu lar pela primeira vez ...51

Da geladeira para o seu desenho ...52

Explorando sua vizinhança e além ...53

Descobrindo o Mundo dentro do Artista ...54

Comparando as percepções do lado esquerdo e direito ...54

Rabiscando com rabiscos ...55

Projeto 4: Um Rabisco para Chamar de Seu ...57

Colocando as linhas ...57

Enxergando além das linhas ...58

Criando desenhos a partir de rabiscos ...58

Capítulo 5: Observando e Desenhando Linhas ... 59

Apreciando a Diversidade de Linhas ...59

Alinhando com linhas retas ...60

Cortando cantos com linhas angulares ...62

Seguindo o fluxo das linhas curvas ...62

Enxergando Onde Desenhar a Linha ...64

Encontrando o espaço entre as linhas ...64

Simplificando o que você vê ...66

(10)

xi

Sumário

Estando Confortável com Linhas ...69

Projeto 5: Frágil Melodia ...70

Capítulo 6: Explorando a Terceira Dimensão ... 75

Enxergando Luz e Sombras ...75

Olhando atentamente ...76

Explorando o contraste em um desenho ...78

Traduzindo a visão em valores ...79

Levando Formas para a Terceira Dimensão ...81

Do círculo à esfera ...81

Do quadrado ao cubo ...84

Retângulos e triângulos ...85

Projeto 6: Desenhando uma Esfera ...86

Capítulo 7: Adicionando Vida com Sombreamento ... 89

Hachurando Tons de Cinza ...89

Desenhando linhas de hachuras ...90

Construindo escalas de valores com hachuras ...91

Suavizando seu sombreamento ...92

Sombreando com Hachuras Cruzadas ...94

Criando valores com hachuras cruzadas ...94

Escalando do claro para o escuro ...96

Graduando valores com hachuras cruzadas ...97

Aplicando Sombreamento em Seus Desenhos ...99

Mapeando seus valores ...99

Seguindo seu mapa de sombreamento: ...100

Projeto 7: Desenhando uma Caneca ...101

Capítulo 8: Identificando e Reproduzindo Texturas ... 105

Um Conto Áspero: Texturas contra Padrões ...105

Identificando Texturas ...106

Texturas brilhantes ...108

Texturas foscas ...108

Texturas cintilantes ...108

Texturas acolchoadas e com pelugem ...109

Texturas peludas e cabeludas ...111

Texturas ásperas e irregulares ...111

Traduzindo Texturas em Desenhos ...112

Planejando seu desenho com textura ...113

Colocando no papel ...114

Combinando volume com padrão e textura ...114

(11)

xii

Desenho Para Leigos

®

Rascunhando com squirkles ...115

Desenhando manchas peludas ...116

Capítulo 9: Investigando Novas Perspectivas ... 119

Compreendendo a Perspectiva Geométrica ...119

Procurando a linha do horizonte ...120

Encontrando os pontos de fuga ...122

Identificando Sua Perspectiva em Profundidade ...126

Vendo alguém desaparecer ...126

Enxergando uma vizinhança se tornar menor ...127

Expandindo os Elementos da Perspectiva ...128

Esmaecendo com a perspectiva aérea...128

Encurtando motivos com compactação ...129

Projeto 9: Desenhando Perspectivas de Um e Dois Pontos ...131

Desenhando perspectiva de um ponto ...132

Ponderando a perspectiva com dois pontos ...133

Parte III: Hora de Começar a Desenhar ...135

Capítulo 10: Planejando seus Desenhos ... 137

Concentrando-se nos Elementos da Composição ...137

Enfatizando o ponto focal ...138

Sobrepondo pela unidade e profundidade ...139

Utilizando as linhas em seu proveito ...139

Equilibrando motivos em uma composição ...141

Delegando proporções aos seus sujeitos ...142

Visitando o Laboratório: Fórmulas Básicas de Composição...143

Uma Regra de Ouro: A Proporção Áurea ...143

Composição com S-O-U-L ...145

Mais tipos composicionais ...147

Planejando com Licença Artística e Ferramentas ...148

Enquadrando o mundo ...148

Planejando a composição a partir de uma fotografia ...148

Projeto 10: Planejando uma Composição ...151

Capítulo 11: Recordando Sua Vida em um Caderno de Rascunhos ... 155

Preparando Seu Estúdio Portátil ...155

Saindo por Aí ...156

Enchendo as Páginas de seu Caderno de Rascunhos ...157

Rascunhando seus temas com linhas simples ...157

(12)

xiii

Sumário

Rascunhando com espirais e sombreamentos ...159

Projeto 11: Teddy Tink ...161

Capítulo 12: Desenhando Suas Memórias ... 165

Capturando uma Imagem em Sua Mente ...165

Afinando a arte de enxergar ...166

Levando sua percepção em consideração ...168

Armazenando Imagens em Sua Mente ...168

Projeto 12: Desenhando uma Memória Verbal ...170

Capítulo 13: Preparando-se para Desenhar Natureza Morta ... 173

Escolhendo Motivos para Desenhos de Natureza Morta ...173

Tradicional e Contemporâneo ...173

Lá fora e totalmente maluco ...175

Desenhando Objetos Simétricos...176

Iluminando sua Natureza Morta ...178

Projeto 13: Desenhando uma Natureza Morta ...180

Capítulo 14: Preservando a Alegria das Flores e Árvores ... 181

Fazendo uma Flor Durar para Sempre ...181

Dimensionando a Sunny, o girassol ...181

Desabrochando com Rosa ...182

Examinando e Desenhando Árvores ...184

Projeto 14: Um Lírio Adorável ...185

Capítulo 15: Documentando o Mundo Lá Fora ... 189

Explorando Céus e Terras ...189

Apreciando os muitos humores dos céus ...189

Perambulando por muitas terras ...190

Projeto 15: Sonhando com um Inverno Branco ...191

Capítulo 16: Capturando Criaturas em Desenhos ... 195

Criando Pelos, Pelagem e Penas ...195

Identificando o pelo longo e curto ...196

Desenhando volume além da textura de pelos ...198

Voando em frente com as coisas aladas ...199

Trazendo Criaturas à Vida em Retratos...201

Projeto 16: Asas na Água ...203

Parte IV: Desenhando Pessoas ...207

Capítulo 17: Bebê, Olhe para Você Agora ... 209

(13)

xiv

Desenho Para Leigos

®

Olhando para as cabeças dos bebês ...209

Proporções do rosto ...210

Rostos Diminutos e Pequenos, Cabelos Macios e Bagunçados ...213

Vendo como desenhar o olho de um bebê ...213

Desenhando um adorável narizinho arredondado ...215

Rascunhando a preciosa boca de um bebê ...216

Desenhando uma orelha de bebê ...218

Cabelo de bebê, menos é mais ...219

Juntando as características e o cabelo ...220

Projeto 17: Bebê Brandon ...221

Capítulo 18: Celebrando a Inocência da Infância ... 225

Envelhecendo Rostos de Bebês até Adolescentes...225

Medindo as proporções faciais das crianças ...225

Comparando características distintas ...227

Concentrando-se nas Características Faciais das Crianças ...229

Desenhando o olho de uma criança ...229

Reproduzindo as formas do nariz de uma criança ...231

Estruturando a boca em desenvolvimento ...231

Retratando uma orelha de criança frontalmente ...233

Planejando um Retrato de uma Jovem Pessoa ...234

Projeto 18: Retrato de Annie ...235

Capítulo 19: As Muitas Faces dos Adultos ... 239

Celebrando as Diferenças ...239

Examinando as diversas formas da cabeça dos adultos ...240

Comparando diferenças de sexo ...241

Memorizando as proporções faciais adultas ...242

Montando um Retrato Adulto ...245

Planejando um retrato ...245

Explorando faces, braços e mãos ...246

Projeto 19: Desenhando Manisha ...249

Capítulo 20: Apreciando o Lado Leve dos Rostos ... 253

Explorando Cabelos Artísticos e Rostos Divertidos...253

Mais cabelo, menos cabelo e nenhum cabelo ...254

Deixando o rosto dizer tudo ...254

Mascarando um rosto com cabelo ...257

Observando um Rosto Viajar pelo Tempo ...259

Dos 14 aos 20 ...259

Aos 30 ...260

(14)

xv

Sumário

Aos 60 ...262

Aos 85 ...262

Fazendo Desenho de Humor com Caricaturas ...263

Projeto 20: Bonecatura de Kay ...265

Parte V: A Parte dos Dez ...269

Capítulo 21: Dez Dicas, Truques e Segredos ... 271

Erguendo Suas Primeiras Defesas ...271

Protegendo Seus Desenhos das Mãos ...272

Compreendendo a Preservação ...272

Utilizando um Spray Fixador ...273

Desenhando Texturas Difíceis e Não Familiares ...274

Utilizando Duas Borrachas com Eficiência ...274

Protegendo uma Foto de uma Grade ...274

Utilizando Papel Gráfico para Grades em Fotografias ...275

Desenhando com Simetria ...275

Assinando Seu Nome como um Artista ...275

Capítulo 22: Dez Passos para Completar um Desenho ... 277

Decidindo seu Plano de Ação ...277

Preparando Suas Coisas ...278

Dando Partida em Seus Motores Criativos ...278

Rascunhando a Composição ...279

Planejando a Perspectiva ...279

Verificando Espaços e Relações ...279

Mapeando Seus Valores...280

Planejando Suas Estratégias de Sombreamento ...280

Preparando-se para a Verdadeira Diversão...280

Completando Sua Obra-Prima ...281

Capítulo 23: Dez Projetos Divertidos Adicionais ... 283

O Ovacionadamente Correto Ovo de Dragão ...283

Antes de Harry Conhecer as Tesouras ...284

Riley, o Rebelde Real ...286

Dolly, A Velha Ovelha ...289

Mau até os Ossos ...292

Dodô no Balanço ...295

Uma Gotícula de Água ...297

Shadow, o Dálmata ...298

Caneca na Caneca ...301

(15)

xvi

Desenho Para Leigos

®

Capítulo 24: Dez Pedacinhos de Informações Artísticas ... 305

Caminhando para a Apreciação Artística ...305

Sentindo-se como um Alienígena em uma Galeria de Arte ...306

Investigando Estilos Históricos de Desenho ...306

Desenvolvendo seu Próprio Estilo de Desenho ...307

Escolhendo Sua Ferramenta de Desenho Favorita ...308

Participando de Aulas de Arte, Lições e Oficinas ...309

Trabalhando com a Vida ou Fotografias ...309

Colocando Seus Desenhos na Internet ...310

Respondendo Dez Perguntas sobre Direito Autoral ...310

Cruzando do Desenho para a Pintura ...311

Acendendo as Faíscas de sua Criatividade ...311

Relaxando Seus Olhos ...312

Preparando Seu Próprio Estúdio Artístico ...312

(16)

Introdução

B

em-vindo ao Desenho para Leigos. Este livro se concentra no básico sobre o desenho para artistas iniciantes, com diversos desafios para os artistas mais experientes. Tenha você 9 ou 90 anos, este livro inclui alguma coisa de seu interesse, apresentando os prazeres de desenhar dentro de um formato informal e prazeroso.

Para alguns indivíduos, uma paixão pelo desenho começa na infância e termina na juventude. Alguns indivíduos dedicados carregam seu amor pelo desenho para a fase adulta. Algumas pessoas descobrem o desenho mais tarde em suas vidas. Algumas vezes muito mais tarde. O Desenho

para Leigos é um livro que eu teria amado ter quando eu estava tentando,

pela primeira vez, decifrar as habilidades técnicas do desenho.

Minha filosofia é simples. Eu acredito que você pode dominar o desenho sozinho, como eu fiz. Se você for dedicado e empenhado, você pode se tornar muito bom no desenho. Seu progresso deve acontecer em um ritmo que seja confortável para você. Não há testes ou prazos e você desenha o que quiser em momentos que sejam convenientes para você. Além de se divertir, você ainda pode encontrar alguns momentos para dar risadas.

Sobre Este Livro

Você não descobre como desenhar simplesmente lendo este livro. Dese-nhar é uma palavra de ação. Toneladas de exercícios e projetos orientados ao resultado deste livro foram desenvolvidos para serem divertidos, ao mesmo tempo em que desenvolvem fortes habilidades técnicas necessá-rias para desenhar. Eu compartilho diversas dicas, segredos e sugestões úteis que a maioria aprende da maneira difícil; cometendo erros.

Os assuntos que cubro são baseados em suas necessidades como um aspirante a artista e são desenvolvidos para motivar, inspirar o pensamen-to independente e desenvolver sua criatividade. Você é o seu próprio professor e é encorajado a descobrir o desenho através do fazer.

Dê uma olhada rápida em todas as ilustrações deste livro – quase 300 delas. Cada ilustração é específica para a habilidade que estou discutindo. Eu utilizo meu senso de humor bobo para gerar interesse em assuntos tradicio-nais, incorporando alguns desenhos não tradicionais. Quando inicialmente planejei este livro, imaginei que mais ou menos umas cem ilustrações seriam suficientes. Entretanto, logo que comecei a escrever percebi que me sentia inspirada a ilustrar quase tudo. Você diria que eu amo desenhar?

(17)

2

Desenho Para Leigos

®

Como com qualquer novidade, você tem de fazer algumas coisas necessá-rias, porém menos desejáveis, para desenvolver habilidades sólidas. Mas, com ilustrações divertidas, eu tento deixar até mesmo os tópicos munda-nos o mais interessantes possíveis. Em mais de 300 páginas deste livro, você encontra muitas ferramentas de desenho úteis, esteja você dese-nhando pela primeira vez, dando continuidade em seu interesse infantil pelo desenho ou querendo expandir suas habilidades atuais.

Além deste livro e algumas ferramentas de desenhos acessíveis, você precisará desenvolver, com práticas diárias, habilidade para segurar um lápis, uma enorme dose de motivação, uma pitada de paciência, um pacotinho de dedicação e alguns copos de determinação. Você também precisa encontrar algum tempo livre, manter seu senso de humor, fazer uma promessa pessoal de se divertir e estará no caminho certo.

Suposições Tolas

Você tem alguma suposição pré-concebida sobre desenho? Leia cada uma das declarações abaixo e decida se elas são verdadeiras ou falsas.

U Você precisa já ser capaz de desenhar razoavelmente bem, para poder aprender a desenhar;

U Se você não tiver um “talento” inato ou natural para desenhar, não há razão para perder seu tempo tentando;

U Desenhar é uma habilidade mágica e esquiva disponível apenas para certos indivíduos que possuam o dom.

Se você respondeu todas as três perguntas com falso, você concorda com minha filosofia sobre a arte. Eu acredito que todos podem desenhar. Você pode desenhar. E, se você é um indivíduo que não gosta de cometer erros, aqui vão as boas notícias: não há “certo” ou “errado” em desenhar, mas uma aceitação de sua própria e única individualidade.

Como Este Livro Está Organizado

Este livro começa ajudando você a se sentir confortável com o desenhar. Daqui em diante, você descobre os básicos, desde a compra de materiais até a maneira pessoal de como segurar um lápis e desenhar linhas para reproduzir sombras. O resto do livro está repleto de tópicos e assuntos variados sobre desenho, embora você possa acessá-los sem uma ordem específica. Leia um pouco, desenhe um pouco, e então leia e desenhe mais.

(18)

3

Introdução

Parte 1: VOCÊ Pode Desenhar!

O título desta parte diz tudo. Se você não está totalmente convencido de que desenhar é para você, no momento em que você terminar de ler e fazer os exercícios e projetos desta parte do livro, muitas de suas preocu-pações sobre começar a desenhar estarão desfeitas.

Desenhar é uma habilidade humana perfeitamente natural. Como qualquer coisa nova, dar o primeiro passo é o mais difícil. Uma vez que você comece a trabalhar neste livro, você descobre uma atividade nova, excitante, prazerosa e produtiva.

Mantenha seus materiais de desenho à mão enquanto lê. Mesmo no Capítu-lo 1, você salta de cabeça em um divertido projeto de desenho que utilizei com estudantes iniciantes, de todas as idades, por mais de duas décadas. Não há necessidade de se sentir intimidado por meus desenhos. Eu tenho desenhado um bocado e por muitos (e muitos) anos. Minhas habilidades de desenho costumavam ser bem fracas (ao menos de acordo com meu padrão atual). Eu desenterrei alguns desenhos que fiz como iniciante para mostrar a você como se pareciam minhas coisas durante meus primeiros anos na jornada do desenho (obrigado, mãe e pai, por guardarem eles para mim). Todos temos de começar em algum lugar e, simplesmente, fazer seu melhor é algo do qual temos de ter muito orgulho.

Parte II: Exercitando as Habilidades Básicas

Se você é um iniciante no desenho, você pode pular algumas partes deste livro, mas você não vai querer perder estes seis capítulos. Você precisa de algumas habilidades básicas para poder desenhar. Mesmo que você seja profissional no desenho, nesta parte do livro você pode encontrar alguns novos truques para velhas habilidades.

Eu começo levando você para um punhado de exercícios divertidos e ilusões ópticas para mostrar como enxergar como um artista. Você descobre e começa a respeitar as linhas mais baixas a partir de novas perspectivas e progride para enxergar e desenhar as linhas dos objetos ao seu redor. Da exploração das ilusões visuais tridimensionais do desenho, você avança para descobrir como a luz cria os fundamentos das sombras. Você descobre como reproduzir sombras com valores e texturas e desco-bre toneladas de ferramentas para criar seus próprios desenhos. Até mesmo a perspectiva se torna interessante com diversos exercícios divertidos e ilustrações malucas.

Seja qual for o modo com o qual você atravessa esta parte do livro, em alguns dias ou alguns meses, não importa. Apenas respeite sua importân-cia e dê a si mesmo o presente de uma fundamentação sólida para dese-nhar. Você poupa você mesmo de uma tonelada de frustração no futuro.

(19)

4

Desenho Para Leigos

®

Parte III: Hora de Começar a Desenhar

Você está pronto para saltar do ninho e escolhe a direção na qual deseja voar. Nesta parte, eu mostro a você como planejar seus desenhos, ofereço dicas sobre manter um diário de rascunhos e o encorajo a utilizar sua mente criativa e olhar interior. Você até mesmo dará uma espiada no mundo da arte forense, com uma chance de bancar o artista policial, na medida em que me acompanha e faz um desenho composicional.

Experimente sua mão em diversos motivos diferentes de desenho, desde objetos cooperativos bem comportados que ficam parados (natureza morta) até criaturas atraentes que voam, latem, miam e nadam. O mundo sempre mutante ao seu redor é seu, na medida em que você explora flores, árvores, céus, montanhas e corpos de água.

Sua memória contém motivos fascinantes para desenhar e eu compartilho algumas dicas sobre como recuperar estas imagens da sua mente. Você também é encorajado a explorar os limites infinitos do olho, de onde você pode extrair alguns motivos de desenho realmente únicos e excitantes.

Parte IV: Desenhando Pessoas

Se você acredita que as pessoas são difíceis de desenhar, você vai amar esta parte do livro. Eu não falo de memorizar nomes longos de músculos, ou desenhar ossos e anatomias complicadas. Desenhar humanos é mais fácil e mais divertido, simplesmente, dividindo suas partes em formas básicas. Os bebês são os humanos mais fáceis de desenhar e um capítulo inteiro explora suas características faciais únicas e proporções simples de serem lembradas. As crianças são o motivo favorito de diversos artistas e, com algumas dicas e habilidades simples, você estará no caminho para dese-nhar retratos dos adoráveis pestinhas. Os adultos representam diversos desafios para os artistas de retratos, mas os rostos deles também seguem linhas simples para reproduzir precisamente a aparência.

Outro dos meus capítulos favoritos deste livro leva você até o lado divertido de se desenhar pessoas. Você explora penteados criativos, descobre como dese-nhar uma ampla seleção de expressões faciais e aprecia a caricaturização por meio de divertidas instruções passo a passo. Eu também compartilho inestimá-veis ferramentas de referência para compreender a anatomia do envelhecimento. E mostro e conto a você sobre as mudanças memoráveis no rosto de uma pessoa na medida em que ela progride dos 14 aos 85 anos de idade.

Mantenha seus materiais de desenho em mãos quando ler estes capítulos e experimente todos os exercícios e projetos. Após experimentar os prazeres de se desenhar pessoas, você já estará fisgado.

(20)

5

Introdução

Parte V: A Parte dos Dez

Esta parte do livro inclui um pot-pourri de dicas e diversas páginas com outras valiosas informações artísticas. Eu também incluí um capítulo que leva você, passo a passo, à criação de um desenho original comple-to. Você pode impressionar sua família e amigos com suas próprias obras-primas.

Por último, mas não menos importante, você não poderá resistir ao capítulo com dez divertidos projetos adicionais ou diferentes níveis de habilidade. Desenhos prazerosos que variam de um gato, cachorro e ovelha até um ovo de dragão, uma caneca em uma caneca e um punha-do de cartuns divertipunha-dos.

Ícones Utilizados Neste Livro

Nas margens de quase todas as páginas deste livro, você encontra tonela-das de pequenos e adoráveis desenhos circulares chamados de ícones. Há um método na loucura destes ícones. Eles têm o propósito de apontar a você informações realmente legais.

Este ícone lhe poupa tempo e energia permitindo que você conheça um método mais simples para fazer algo ou onde procurar para encontrar mais informações sobre o tópico discutido.

Informações importantes são apontados por este ícone. Algumas vezes, ele pode ser um lembrete de algo que já tenha sido coberto em outro lugar neste livro e, em outras vezes, ele deixa que você saiba que é necessário lembrar-se desta informação mais tarde.

Algumas coisas realmente importantes estão escondidas sob este ícone. Entretanto, sinta-se à vontade para ignorar estas seções se preferir ignorar algumas informações realmente bacanas que lhe ajudarão a enriquecer sua jornada artística. Algumas das informações além deste ícone podem até mesmo ajudá-lo a se tornar letrado na linguagem artística, conhecida em alguns círculos como “papo de artista”.

Quando você ver este ícone, você precisa desenterrar seu material de desenho, abrir seu livro de rascunhos, levar o gato para a rua, alimentar o cachorro e se preparar para investir algum tempo desenhando. Planeje o feitio de muitos destes exercícios e projetos, pois suas habilidades de desenho melhoram cada vez que você desenha.

DIC A LE MB RE-SE P A P O D E ESPECIALISTA RA SCU NHO

(21)

6

Desenho Para Leigos

®

Algo visual está esperando para ser explorado sempre que você ver este ícone. Desenhar tem tudo a ver com enxergar. Algumas vezes, você é guiado para informações valiosas em algum dos meus desenhos e, outras vezes, você é chamado para observar detalhes específicos nos objetos ao seu redor.

Para Onde Ir a Partir Daqui

Você não tem de ler este livro na sequência. Você pode espiar o índice e saltar diretamente para os tópicos que mais lhe atraem. Diversos mate-riais de referência estão espalhados por este livro. Por exemplo, se você está passando dificuldade para fazer com que seu tio avô Ignatius pareça velho o suficiente em um retrato, vá em “Observando um Rosto Viajar pelo Tempo,” no Capítulo 20, para descobrir como desenhar elementos sequenciais que definem o processo de envelhecimento.

Se você for um iniciante no desenho, você pode preferir começar pelo começo da Parte I e fazer todo o trajeto de cada capítulo na sequência. Eu recomendo bastante que você absorva totalmente todas as informações e trabalhe em cada projeto e exercício da Parte II.

Uma vez que você tenha os básicos, você pode perambular aleatoriamen-te pelo resto desaleatoriamen-te livro, ler e apreciar as seções que você preferir. Mesmo que este seja um livro de referência, ele também foi projetado para aqueles que gostam de trabalhar do começo para o fim. Você descobre que o nível de dificuldade, especialmente nos projetos, aumenta na medida em que você se aproxima do final do livro.

Se você já puder desenhar bem, você pode passear por este livro da maneira que quiser. Dê uma folheada rápida nas páginas. Anote quais ilustrações atraem o seu olhar. Comece a ler as partes que lhe inspirarem. Leia algumas seções, desenhe um pouco, leia um pouco mais e então faça mais desenhos. E X E RC ÍCIO VISUAL

(22)

Por Rich Tennant

A 5ª Onda

Oh, aqueles? Eu imaginei que desenhar poderia

ajudar a aliviar um pouco a tensão por aqui. Eu

fiz estes enquanto você cochilava. Orgulho-me,

particularmente, do barco da Cruz Vermelha. O que

você acha?

Parte I

(23)

Nesta parte...

E

ntão, você não sabe o que é um Wooly Woo? Bem, neste caso, você realmente precisa ler esta parte do livro! Não apenas você descobre o que é um Wooly Woo, mas descobre que alguns podem até mesmo viver em sua casa. Oh, eu mencionei que você tam-bém desenha um?

Os artistas não nascem. Eles são criados! Hummm... talvez eu deva reescrever isto e dizer que eles são autoproduzidos. Eu ofereço a você uma palavra amiga para motivá-lo e lhe dar um apetite para desenhar. Eu também intero você de algumas maneiras pelas quais pode começar a transformar-se em um artista, sem pintar seu cabelo de verde ou colocar piercings em suas sobrancelhas.

Mesmo que você esteja todo empolgado e pronto para seguir em frente, aproveite alguns minutos para explorar estes três pequenos capítulos iniciais. Você descobre quais materiais você precisa e como criar um lugarzinho especial no qual fazer sua marca. E, enquanto estou no assunto de marcas, também mostro a você algumas pequenas bugigangas artísti-cas, sobre como os artistas seguram seus lápis para fazer marcas e como marcar seu estilo de desenho. Eu também deixo você saber o que esperar deste livro, incluindo uma pequena amostra da parte divertida.

(24)

Capítulo 1

Neste Capítulo

XAdicionando o desenho à sua vida

XIdentificando, inspirando e motivando o artista dentro de você XComeçando sua jornada pelo desenho

Descobrindo os

Prazeres de Desenhar

E

m uma simples folha de papel, uma magnífica águia pode voar sobre uma montanha nevada, uma criança pode abraçar um cãozinho adorável, gotas de orvalho em uma rosa podem brilhar ao sol da manhã, uma sereia pode nadar com golfinhos sob o oceano, ou um trovão pode iluminar um céu de tempestade. Desenhar pode trazer dimensões inesperadas e extraordinárias para sua vida. Adicionando o desenho em experiências cotidianas, é possível mudar como você, e os outros, veem o mundo. É uma ferramenta podero-sa, uma vez que você pode passar a vida inteira investigando.

Devido a este poder, algumas pessoas acham que desenhar é um pouco intimidador no início. Neste capítulo, eu desmistifico o desenho explican-do o processo de descobrir como desenhar. Eu digo como você pode implementar estratégias de desenho e aplicá-las em seu próprio trabalho. Antes de começar a ler, encontre um lápis e alguns papéis. Você simplesmen-te não será capaz de resistir acompanhar os dez passos simples para projetar e reproduzir seu primeiro desenho.

Desenhando as Possibilidades

O prazer e a satisfação pessoal de criar um desenho são tão incentivadores quanto recompensadores. O processo de descobrir esta habilidade enriquece todos os aspectos de sua vida. Pense nisso enquanto considera as possibili-dades inerentes ao desenho.

(25)

10

Parte I: VOCÊ Pode Desenhar!

U Seus desenhos ilustram suas percepções pessoais. Desenhar o desafia a comunicar o que você vê em uma linguagem não narrativa. Desenhar permite que você fale sem palavras.

U Desenhar adiciona uma atividade nova e interessante à sua vida. Com apenas alguns suprimentos e algumas habilidades básicas, você logo se descobre orgulhoso com suas novas conquistas.

U Você pode decorar seus arredores com um toque pessoal. Tenha alguns de seus desenhos emoldurados e pendurados em sua casa. A família e os amigos podem ficar bastante fascinados com seus dese-nhos. Não se surpreenda se logo eles pedirem alguns de seus trabalhos para suas próprias residências. Claro, este é um bom momento para encorajá-los a desenhar também.

U Através dos olhos de um artista, você aprecia tudo ao seu redor a

partir de uma nova perspectiva. Desenhar é ver. Como um artista, você

explora visualmente o mundo com um novo propósito – encontrar motivos para desenhos!

U O ato de desenhar produz uma recompensa física. Realmente não importa porque você desenha ou quem vê seus desenhos. Talvez você tenha esperança de um dia exibir publicamente seus desenhos. Ou pode optar por compartilhá-los apenas com seus familiares e amigos. Você também tem a opção de ficar com eles. Seus desenhos servem como um diário de sua jornada artística.

U Desenhar é relaxante, mentalmente desafiador e emocionalmente

estimulante. Você PODE desenhar e você pode melhorar tanto quanto

seu interesse, paciência e empenho permitirem. A coisa mais importan-te é que você está desenhando. Você está fazendo arimportan-te.

Descobrir Fazendo

Desenhar é simplesmente criar a ilusão de profundidade e realidade fazendo várias marcas em um pedaço de papel. Mas saber como utilizar habilmente estas marcas é crucial para obter os resultados que você deseja.

Minha filosofia sobre desenhos é simples: você descobre fazendo! Simples-mente ler este livro de um lado a outro não ajudará você a desenhar. Apenas

você pode lhe ensinar a desenhar!

Este livro fornece todas as ferramentas necessárias para explorar o básico do desenho. Por meio do aprendizado autodirecionado, você se torna seu próprio guru do desenho. Você deve trabalhar em seu próprio ritmo e desenvolver sua própria agenda.

Referências

Documentos relacionados

Isso, se “no meio do caminho”, o Governo não mudar a regra do jogo e subir a expectativa da vida, para um número maior, elevando de cara a idade mínima para 70 e 72 anos

Para que seja possível a representatividade de toda a indústria química e petroquímica na defesa embasada tecnicamente, pela possibilidade de extensão de validade como estratégia

Algum desgaste (metal polido) nas bordas é considerado normal, produzido pelo movimento entre o braço e a suporte da suspensão. Se houver perda de metal e as bordas do mancal

A boa notícia: hoje os saltos não apenas oferecem muito mais equilíbrio aos sapatos como também, a moda – já há algumas estações trazendo modelos de salto mais grosso –

• Infra para Wi-Fi no teto: melhor sinal por todo o apartamento.. • Infra para ponto de TV na sala e nos quartos (previsão para futuro

Com capacidade para 30 pessoas sentadas, o salão de festas do Vivaz é entregue completo e equipado para que você possa festejar com todos os que você gosta.. Perspectiva

Como empresário ou trabalhador do setor de comércio de bens, serviços ou turismo, você tem ainda mais benefícios. para ser

De acordo com a Lei da Nacionalidade, se não fizer a escolha da nacionalidade dentro do prazo acima indicado, poderá ser notificado pelo Ministro da Justiça para escolher uma