• Nenhum resultado encontrado

IBM Maximo Mobile Asset Manager Versão 7 Release 5. Guia do Usuário

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IBM Maximo Mobile Asset Manager Versão 7 Release 5. Guia do Usuário"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

IBM Maximo Mobile Asset Manager

Versão 7 Release 5

Guia do Usuário

(2)

Nota

Antes de usar essas informações e o produto suportado, leia as informações em “Avisos” na página 13.

Esta edição se aplica à versão 7, release 5, modificação 0 do IBM Maximo Mobile Suite e a todas as liberações e modificações subsequentes, até que seja indicado de outra forma em novas edições.

(3)

Índice

Capítulo 1. Maximo Mobile Suite . . . . 1

Componentes do Centro de Início . . . 1

Inscrevendo-se a um Componente Mobile . . . . 2

Conexões do dispositivo remoto com o servidor de aplicativos . . . 2

Criando Registros em Dispositivos Remotos . . . . 3

Tipos de Dados para Dispositivos Remotos . . . . 3

Atualizações de Dados em Dispositivos Remotos . . 3

Atualizando Dados em Dispositivos Remotos . . 4

Download de Registros Individuais para Dispositivos Remotos . . . 5

Filas de Transação . . . 5

Restrições de Dados Utilizando Consultas . . . . 6

Capítulo 2. Maximo Mobile Asset

Manager

. . . 7

Tipos de Registro . . . 7

Validação de Dados . . . 7

O Processo de Auditoria . . . 8

Construindo uma Rota . . . 8

Fazendo Download dos Ativos para um Local . . 9

Criando uma Consulta para Fazer Download dos Registros de Ativo . . . 9

Auditando Ativos de uma Rota . . . 9

Atualizando e Substituindo Dados de Ativo . . . . 9

Auditando Ativos . . . 10

Alterando Status de Registro . . . 10

Anexando Arquivos em Registros . . . 11

Registrando Leituras do Medidor . . . 11

Solicitando Manutenção para Ativos, Locais ou Itens de configuração. . . 11

Tipos de Registro de Manutenção . . . 12

Relatando o Tempo de Inatividade para um Ativo 12

Avisos . . . 13

Marcas Registradas . . . 15

(4)
(5)

Capítulo 1. Maximo Mobile Suite

Com o Maximo Mobile Suite, os trabalhadores remotos podem gerenciar o serviço, os processos de ativo e inventário a partir de um dispositivo remoto.

Os componentes a seguir estão incluídos em Maximo Mobile Suite e executam em dispositivos remotos.

v Você utiliza o IBM®Maximo Mobile Work Manager para gerenciar a manutenção dos ativos, locais e itens de configuração utilizando ordens de serviço,

solicitações de serviço, incidentes, problemas e liberações.

v Você utiliza o IBM Maximo Mobile Inventory Manager para gerenciar o processo para inventário de ativos, como contagens físicas, emissões, recebimentos, devoluções e transferências de ativos.

v Você utiliza o IBM Maximo Mobile Asset Manager para gerenciar ativos, itens de configuração, rotas e coleções.

Cada um dos componentes funciona como produtos separados de um dispositivo remoto. Você pode usar qualquer combinação dos componentes, mas não precisa de todos eles para que outros componentes funcionem. O Maximo Mobile Suite é o nome da coleção de todos os componentes.

Todos os componentes compartilham algumas características comuns, como um centro de início, ícones e navegação básica. Todos os componentes utilizam dispositivos remotos para atualizar registros que são enviados a um servidor de aplicativos, que geralmente é gerenciado por um administrador.

O administrador trabalha o Maximo Mobile Suite a partir do servidor de aplicativos, onde ele integra como um complemento do produto com o IBM Maximo Asset Management. O administrador gerencia o serviço de trabalhadores remotos utilizando o mecanismo de automação do processo Tivoli, assim como três aplicativos específicos do Mobile: Mobile Error Management, Mobile Data Manager e Security Groups (Mobile).

Componentes do Centro de Início

O centro de início exibe dados específicos do aplicativo com links a todos os seus registros da lista de serviços. É possível criar novos registros a partir do centro de início. Também é possível configurar preferências e dados gerenciados.

A tabela a seguir relaciona os itens do centro de início que são comuns em todos os componentes do Maximo Mobile Suite.

Item Descrição

Menu Localizado do lado esquerdo da barra de comandos. É possível utilizar o menu para fazer download dos dados do servidor de aplicativos e configurar suas preferências. Atualização da lista de serviços Clique para atualizar os dados da lista de

serviços em seu dispositivo.

(6)

Item Descrição

Atualização Integral Clique para atualizar os dados da lista de serviços e dados de apoio em seu dispositivo.

Download agora É possível fazer download de qualquer registro on demand.

Preferências É possível definir as preferências, como locais padrão, frequências de atualização e tamanho da fonte.

Notificação de senha em Dias Especifique quantos dias de antecedência do vencimento de sua senha você deseja ser notificado para alterá-la.

Aplicativo de reconfiguração É possível remover todos os dados do dispositivo para o usuário atual, ou remover dados do dispositivo para outros usuários se você for autorizado a isso.

Inscrevendo-se a um Componente Mobile

Para ter acesso a recursos e aplicativos, você deve efetuar sign in a um dos componentes do Maximo Mobile Suite. Você deve efetuar sign in em cada componente individualmente.

Procedimento

1. Selecione Iniciar em seu dispositivo remoto.

2. Selecione o componente ao qual você deseja efetuar sign in.

3. Na tela de login, especifique um nome de usuário e senha. Seu nome de usuário e senha devem fazer distinção de maiúsculas e minúsculas. 4. Selecione Ir.

Conexões do dispositivo remoto com o servidor de aplicativos

O servidor de aplicativos funciona como o cérebro central dos dispositivos

remotos. Cada dispositivo remoto é configurado para trabalhar como uma máquina remota que envia informações para e de um servidor de aplicativos.

Trabalhadores remotos enviam registros do administrador no servidor de

aplicativos para os dispositivos remotos. Os registros nos dispositivos remotos são atualizados pelos trabalhadores remotos e então são enviados de volta ao

administrador no servidor de aplicativos para atualizar os registros permanentes.

Dispositivos remotos podem ser usados on-line ou off-line. Eles devem estar on-line para download dos registros necessários do servidor de aplicativos, mas então podem funcionar em um modo off-line para atualização dos registros, quando o serviço estiver concluído. O dispositivo remoto deve estar on-line novamente para carregar todos os registros atualizados no servidor de aplicativos. Quando o dispositivo remoto estiver on-line, os trabalhadores remotos possuem acesso em tempo real aos dados no servidor de aplicativos. Solicitações de dados podem ser enviados imediatamente ao servidor de aplicativos.

Como o servidor de aplicativos funciona como repositório para todos os registros, às vezes os trabalhadores remotos fazem download, e começam a trabalhar nos registros que são, posteriormente, atualizados no servidor de aplicativos. A maior

(7)

parte do tempo, isso não tem efeito sobre o trabalhador remoto. Mas se o serviço tiver sido feito em itens que não fazem mais parte de um registro na versão atualizada no servidor de aplicativos, então o trabalhador remoto é informado sobre a mudança. Nesses casos, o servidor de aplicativos pode substituir as alterações feitas em um dispositivo remoto.

Criando Registros em Dispositivos Remotos

Use os registros para controlar, manter e atualizar dados de ativo. O tipo de registro que é possível criar depende de qual componente você está usando. Por exemplo, você cria registros de local e de ativo no componente Maximo Mobile Asset Manager, e ordens de serviço e solicitações de serviço no componente Maximo Mobile Work Manager.

Procedimento

1. De um dos componentes no dispositivo remoto, selecione Criar Novo. 2. Selecione o tipo de registro que você deseja criar.

3. Especifique os outros dados sobre o registro.

Tipos de Dados para Dispositivos Remotos

Três tipos de dados são armazenados em um dispositivo remoto: dados da lista de serviços, dados de apoio e dados adicionais. Você utiliza os dados da lista de serviços para fazer seu serviço, os dados de apoio estão relacionados aos dados da lista de serviços e você utiliza os dados adicionais como informações de referência.

Dados da lista de serviços

Compreendem os registros que você precisa para fazer seu serviço. Por exemplo, se estiver utilizando o Maximo Mobile Asset Manager, os dados da lista de serviços incluem registros de ativo.

Dados de apoio

As informações que estão relacionadas à lista de serviços para ajudá-lo em seu serviço. Os dados de apoio são transferidos por download

automaticamente para seu dispositivo remoto com os dados da lista de serviços em que estão anexados. Os dados de apoio que você transferiu por download em seu dispositivo remoto dependem de como os grupos de dados estão configurados pelo administrador, que pode remover tipos de dados desnecessários dos dados de apoio para economizar espaço no dispositivo remoto.

Dados adicionais

Registros que fornecem informações úteis, mas não críticas, que é possível utilizar como referência. Por exemplo, é possível criar uma ordem de serviço no Maximo Mobile Work Manager, e incluir ativos nela como dados adicionais. Dados adicionais são somente leitura.

É possível atualizar os dados adicionais ou os dados da lista de serviços selecionando Menu > Gerenciar Dados em seu dispositivo remoto.

Atualizações de Dados em Dispositivos Remotos

Uma atualização de dados ocorre quando você conecta seu dispositivo remoto no servidor de aplicativos para atualizar registros em seu dispositivo remoto, e envia registros para o servidor de aplicativos. Normalmente você atualiza os dados em seu dispositivo remoto quando inicia seu serviço, portanto você fica com os registros que precisa.

(8)

Uma atualização de dados é essencial para sua capacidade de trabalhar como um trabalhador remoto. Você o utiliza para fazer download dos registros que os administradores enviam para seu dispositivo remoto, os quais são utilizados na realização de seu serviço. Por exemplo, se você precisar auditar os ativos em almoxarifados A e B, então o administrador deve enviar a você todos os registros do ativo que estão localizados nos almoxarifados A e B, bem como registros para dados de apoio, como todos os riscos que estão relacionados para os

almoxarifados. Quando você atualiza seu dispositivo remoto no início do dia, você faz download de todos esses registros em seu dispositivo remoto.

Depois de ter concluído seu serviço, você deverá atualizar os dados de forma que o servidor de aplicativos seja atualizado com os registros que você salvou no dispositivo remoto. Por exemplo, quando você conclui a auditoria do ativo para os almoxarifados A e B, atualizou os registros do ativo para indicar que o status de um ativo está desativado e criou um registro de ordem de serviço para reparar o ativo. Quaisquer registros que foram alterados ou criados por você devem ser atualizados para o servidor de aplicativos executando uma atualização de dados.

Há dois tipos principais de atualizações: uma atualização da lista de serviços e

atualização integral.

Atualização Integral

Atualiza os dados da lista de serviços e os dados adicionais em seu dispositivo remoto.

Atualização da lista de serviços

Atualiza todos os registros em seu dispositivo remoto que compreende a lista de serviços de cada componente.

Tabela 1. Tipos de registros que são atualizados em cada componente

Maximo Mobile Asset Manager

Maximo Mobile Work Manager

Maximo Mobile Inventory Manager

Ativos, locais, itens de configuração, rotas e coleções. Ordens de serviço, solicitações de serviço, incidentes, alterações, problemas, liberações.

Contagens físicas, emissões, recebimentos, devoluções, transferências

Por padrão, os registros são enviados para e do dispositivo remoto em incrementos de 50. Se a conectividade com o servidor de aplicativos for perdida enquanto o dispositivo remoto está transferindo os dados por download dele, apenas os 50 primeiros registros que estão no processo de serem transferidos por download para o dispositivo remoto são realmente transferidos. Quaisquer outros registros

restantes serão transferidos por download para o dispositivo remoto na próxima vez que os dados forem atualizados.

Se houver registros armazenados no dispositivo remoto mas que foram excluídos do servidor de aplicativos, esses registros são excluídos do dispositivo remoto durante a atualização dos dados.

Atualizando Dados em Dispositivos Remotos

Você deve atualizar dados em seu dispositivo remoto para fazer download de registros que precisa para trabalhar. Quando você atualiza, também envia registros que são salvos no dispositivo remoto para o servidor de aplicativos. Uma

atualização de dados atualiza o dispositivo remoto e o servidor de aplicativos com os registros mais recentes.

(9)

Antes de Iniciar

Para fazer download de dados para seu dispositivo remoto, você deve ter conectividade com o servidor de aplicativos.

Sobre Esta Tarefa

Se seu dispositivo remoto estiver on-line, será possível selecionar o ícone Atualizar para fazer download dos registros para seu dispositivo remoto e para fazer upload dos registros de seu dispositivo no servidor de aplicativos.

Procedimento

1. No dispositivo remoto, selecione Menu > Gerenciar Dados > Atualizar Todos

os DadosQuando seu dispositivo remoto se conectar na próxima vez ao servidor de aplicativos, o dispositivo enviará uma solicitação a ele pedindo novos dados. Quaisquer registros que forem novos, alterados ou excluídos desde a última atualização são atualizados no dispositivo remoto.

2. Para enviar dados de volta ao servidor de aplicativos, quando você concluir seu serviço, no menu Ação, selecione Enviar.

Download de Registros Individuais para Dispositivos Remotos

É possível fazer download de registros para seu dispositivo remoto, os quais você precisa imediatamente. Por exemplo, um administrador pode entrar em contato com você para pedir que você faça download imediatamente de uma ordem de serviço urgente. O administrador não precisa alterar as consultas no aplicativo de Gerenciador de Dados, que todos em seu grupo de segurança recebem.

Sobre Esta Tarefa

O registro transferido por download inclui todos os dados de apoio de um registro. Portanto, o download pode levar alguns minutos.

Procedimento

1. Da página inicial de um componente Mobile no dispositivo remoto, selecione

Download Agora.

2. Especifique o tipo de registro que você deseja obter por download. 3. Especifique o registro que você deseja fazer download, ou selecionando

manualmente ou utilizando a janela de consulta. 4. Clique em OK.

Filas de Transação

Uma fila de transação armazena as transações ou solicitações que não precisam ser processadas imediatamente.Como os aplicativos Maximo Mobile são projetados para executar em um modo desconectado, quaisquer transações que você executar devem ser armazenadas em uma fila. Estas transações são enviadas ao servidor de aplicativos na conexão.

As filas de transação residem no dispositivo e no servidor de aplicativos. A fila de transação no dispositivo armazena transações quando a conectividade não está disponível. Na conexão, as transações são enviadas para a fila de transações no servidor de aplicativos, que processa as transações em uma ordem específica.

(10)

Os IDs de transação são automaticamente gerados para cada transação. Eles sempre são gerados em uma ordem sequencial. Quando o dispositivo remoto se conecta ao servidor de aplicativos, as transações são enviadas ao servidor de aplicativos em uma ordem crescente do ID de transação e o servidor de aplicativos executa as transações com base nessa ordem.

Se a conectividade com o servidor de aplicativos for perdida enquanto uma transação está sendo processada para download dos dados para o dispositivo, apenas os 50 registros que estão atualmente no processo de download para o dispositivo são transferidos por download ou salvos. Quaisquer registros restantes serão transferidos por download ao dispositivo na próxima vez que os dados forem atualizados.

Restrições de Dados Utilizando Consultas

Para fazer download da lista de serviços e dados de apoio para um dispositivo remoto, você deve configurar consultas no aplicativo Mobile Data Manager.

As consultas controlam a quantia e o tipo de dados que são transferidos por download em um dispositivo remoto. As consultas são executadas no servidor de aplicativos e os registros que correspondem às consultas são transferidos por download em um dispositivo. Após seu administrador configurar e determinar quais grupos têm acesso a quais dados, é possível escolher fazer download de todos os dados ou de uma parte destes dados.

(11)

Capítulo 2. Maximo Mobile Asset Manager

Para assegurar que você esteja com dados de ativo precisos, é possível usar o Maximo Mobile Asset Manager para identificar ativos, sua configuração e atualizar seus registros.

Com o Maximo Mobile Asset Manager, é possível gerenciar processos para ativos, locais, itens de configuração, rotas e coleções, como:

v Controlar os ativos e informações relevantes sobre eles, como seu local, status, número de série e custos.

v Solicitar manutenção dos locais.

v Descrever itens de configuração, suas classificações e grupos de serviços. v Definir as rotas para auditoria de ativos.

Tipos de Registro

Registros são categorizados em cinco tipos: Cada tipo de registro pode ser associado aos outros tipos de registros para criar relacionamentos, tal como associar um ativo a um local.

Tabela 2. Tipos de Registros

Tipo de Registro Descrição

ativo Itens pertencentes a uma organização são classificados como ativos. Cada ativo deve ter um registro que o descreve para que as auditorias e inspeções possam ser executadas nos ativos.

local Para executar auditorias ou inspeções de ativo, um ativo ou IC deve ter um local designado a ele. Um local pode ser definido como um fornecedor, reparo, almoxarifado, recuperação, mão de obra, courier ou local de retenção. As auditorias são executadas por local.

item de

configuração (IC)

Um IC é qualquer componente de uma infraestrutura de tecnologia da informação que está sob o controle do gerenciamento de configuração. rotas Uma rota é uma sequência definida das locais e ativos a inspecionar. coleções Uma coleção é um grupo de ativos relacionados a negócios, locais e

ICs. Uma coleção não está sequencialmente organizada como uma rota.

Validação de Dados

Qualquer registro criado deve ser validado pelo servidor de aplicativos. A validação assegura que nenhum registro seja duplicado e que todos os dados em um dispositivo remoto sejam atuais.

Os registros criados em um dispositivo remoto devem ser transferidos por upload para o servidor de aplicativos antes do registro poder ser validado.

(12)

Cenários de Validação

Cenário Resultado

Você cria um registro em um dispositivo remoto que não existe no servidor de aplicativos.

Quando o dispositivo é conectado da próxima vez ao servidor de aplicativos, todos os novos dados são transferido por upload. O servidor de aplicativos valida se o registro for novo e atualiza o servidor de aplicativos.

É possível criar um registro em um dispositivo remoto que já existe no servidor de aplicativos.

Quando o dispositivo é conectado da próxima vez ao servidor de aplicativos, todos os novos dados são transferido por upload. O servidor de aplicativos valida se o registro existe no servidor de aplicativos. O registro duplicado é retornado ao dispositivo remoto com um erro.

Você cria vários registros em um dispositivo remoto ao mesmo tempo em que são associados entre si.

Quando o dispositivo é conectado da próxima vez ao servidor de aplicativos, todos os novos dados são transferidos por upload. O servidor de aplicativos determina que haja novos registros que estão associados a outros novos registros que estão sendo enviados do dispositivo remoto. Os registros associados são exibidos e é solicitado que você envie todos os novos registros ao servidor de aplicativos ao mesmo tempo.

O Processo de Auditoria

É possível executar auditorias dos ativos físicos em uma instalação. Verifique os ativos e os itens de configuração, seus locais e se a manutenção é obrigatória. As auditorias podem ser executadas manualmente ou usando a varredura de código de barras para atualizar os registros para cada ativo.

Esboço do Processo de Auditoria

1. Faça download dos registros de ativos do local que está sendo auditado. 2. Execute a auditoria para cada ativo designado para um local.

3. Crie um registro para um ativo, se necessário.

4. Se um ativo não estiver localizado no local, altere o status do registro de ativo para indicar que ele está ausente.

Criar status

Podem ser criados status que descrevem vários resultados de uma auditoria. O status padrão é Desatribuído e Ativo. O administrador do sistema pode criar um status para indicar que um ativo está ausente.

Identificadores exclusivos

Medidas preventivas podem ser adotadas para assegurar que nenhum registro seja duplicado. No aplicativo Mobile Data Manager no servidor de aplicativos, o administrador do sistema pode identificar quais campos são usados para determinar a identidade exclusiva de um ativo. Por exemplo, números de série são exclusivos para cada ativo.

Construindo uma Rota

Uma rota é uma ordem definida de locais e ativos. Uma rota associa todos os ativos que compartilham um local em um registro. Uma rota ajuda a executar uma auditoria fornecendo uma sequência de ativos a inspecionar.

Procedimento

1. No componente Gerenciador de Ativos no dispositivo remoto, selecione Criar

(13)

2. Insira os detalhes para a rota que você está criando. 3. Selecione Paradas da Rota > Nova Parada da Rota.

4. Especifique um valor numérico para indicar qual parada na rota você está criando, e então especifique o ativo e em qual local ele está.

5. Selecione OK.

Fazendo Download dos Ativos para um Local

Quando você faz auditoria de um local, é necessário obter uma lista dos ativos para o local. É possível fazer download de todos os registros de ativo que compartilham um local, criando uma consulta ou fazendo o download de ativos que estejam associados com um local.

Criando uma Consulta para Fazer Download dos Registros de

Ativo

É possível fazer download dos registros para executar uma auditoria criando uma consulta para todos os registros de ativo associados a um local. A consulta envia os registros de ativo para um dispositivo remoto.

Procedimento

1. No servidor de aplicativos, abra o aplicativo Mobile Data Manager. 2. Especifique o grupo de usuários que está executando a auditoria.

3. Selecione o componente Maximo Mobile Asset Manager, e então selecione o grupo de dados de ativo.

4. Crie uma consulta. Por exemplo, é possível criar uma consulta para fazer download dos registros para ativos em um local, tal como

location="Location_Name". 5. Salve a consulta.

O que Fazer Depois

Você deve executar uma atualização no dispositivo remoto para que as alterações entrem em vigor.

Auditando Ativos de uma Rota

Uma rota é uma sequência definida de ativos para inspeção. É possível fazer download dos ativos definidos em uma rota para executar a auditoria em um local.

Procedimento

1. No componente Gerenciador de Ativo no dispositivo remoto, abra a lista de serviços Rotas.

2. Selecione a rota a partir da qual deseja fazer download dos ativos. 3. Selecione Paradas da Rota. Cada ativo é listado na rota.

4. Inspecione o ativo e então selecione OK.

Atualizando e Substituindo Dados de Ativo

Ao auditar um local, talvez seja necessário alterar o local, o registro pai ou o site para um ativo. É possível mover um ativo se precisar alterar seu local. Talvez também seja necessário substituir um ativo desatribuído por um novo.

(14)

Procedimento

1. No componente Gerenciador de Ativo no dispositivo remoto, abra o registro do ativo para o qual você deseja atualizar ou substituir dados.

2. Selecione Menu > Mover/Trocar.

3. Especifique os detalhes para o registro de ativo.

v Se estiver alterando o pai, o local, o compartimento ou o site de um ativo, na guia Mover Ativo, especifique os dados atualizados.

v Se estiver substituindo o ativo, na guia Ativo de Substituição, especifique os novos dados.

4. Selecione OK.

Auditando Ativos

Quando está executando uma auditoria, você obtém o inventário de todos os recursos em um local. Você assegura que todo ativo esteja presente e no local correto. É possível verificar ativos manualmente ou usando a varredura do código de barras.

Procedimento

1. No componente Gerenciador de Ativo no dispositivo remoto, abra o registro para o ativo ou o local que deseja auditar.

2. Selecione Visualizar > Ativos do Local. 3. Selecione Auditar este Local.

v Se estiver auditando o local manualmente, comece procurando os ativos listados no dispositivo remoto.

v Se estiver usando a varredura do código de barras, comece varrendo itens no local. Conforme cada item é varrido, ele é removido da lista.

4. Faça auditoria do próximo local.

v Para auditar o próximo local listado no dispositivo, selecione Auditar

Próximo Local.

v Se estiver usando a varredura de código de barras e desejar começar a auditar itens imediatamente, selecione Varrer Próximo Local.

O que Fazer Depois

Se localizar um ativo no local que não está designada para esse local, será possível criar um registro para o ativo. Se não for possível localizar um ativo, será possível alterar seu status para indicar que está ausente.

Alterando Status de Registro

Alguns registros de serviço possuem um status que indica sua posição no ciclo de processamento de registro do serviço. Quando você faz auditoria de ativos, pode descobrir que um ativo precisa de reparo ou está ausente, você atualiza o status do ativo para que a ação apropriada possa ser tomada.

Procedimento

1. Nos componentes do Gerenciador de Ativo no dispositivo remoto, selecione o registro do serviço cujo status deseja alterar, então

2. Selecione Menu > Alterar Status 3. Altere o status do registro do serviço. 4. Clique em OK.

(15)

Anexando Arquivos em Registros

Anexos podem ser uma imagem fotográfica, uma assinatura capturada como uma imagem gráfica, um arquivo de som ou um documento de texto. Podem ser usados como dados adicionais para serviço que você esteja fazendo, como uma figura de um ativo que requer manutenção.

Procedimento

1. No componente Gerenciador de Ativo no dispositivo remoto, abra o registro para o qual você deseja anexar um arquivo.

2. Selecione Menu > Anexar Arquivo.

3. Especifique o arquivo que você deseja anexar. Por exemplo, é possível anexar uma figura de um ativo em uma ordem de serviço. Também é possível enviar anexos como um arquivo de som ou um arquivo de texto.

4. Selecione Anexar.

5. Indique o arquivo que deseja anexar no registro, em seguida, selecione Anexar. O arquivo é anexado ao registro.

Registrando Leituras do Medidor

As leituras do medidor podem ajudar a indicar a entrada de manutenção ou substituição necessária. É possível inserir leituras do medidor para ativos enquanto executa uma auditoria. Se a leitura do medidor estiver alta, é possível solicitar manutenção do ativo, se necessário.

Procedimento

1. No componente Gerenciador de Ativo no dispositivo remoto, abra o registro do ativo para o qual você deseja fazer uma leitura do medidor.

2. Selecione Menu > Inserir Medição. 3. Especifique os dados para a medição. 4. Selecione OK.

Solicitando Manutenção para Ativos, Locais ou Itens de

configuração.

Ao auditar um local, é possível achar um ativo, local ou item de configuração que não esteja funcionando apropriadamente. É possível solicitar manutenção na forma de ordem de serviço, solicitação de serviço, incidentes, problemas, alterações ou liberações.

Procedimento

1. No componente Gerenciador de Ativo no dispositivo remoto, abra o registro para o qual você deseja solicitar manutenção.

2. Expanda o menu ao lado do nome do registro e, em seguida, selecione Criar >

Tipo de Registro de Manutenção.

3. Especifique os dados para a manutenção.

4. Clique em Enviar para fazer upload deste registro para o servidor de aplicativos.

(16)

Tipos de Registro de Manutenção

O tipo de manutenção necessário depende do ativo, local ou item de configuração.

Tabela 3. Tipos de Registros de Manutenção

Tipo de Registro de

Manutenção Descrição

ordem de serviço Um registro contém informações sobre o serviço que deve ser executado para um ativo, um local ou um item de configuração (IC).

solicitação de serviço Uma solicitação que é criada e transmitida ao manipulador de fila de solicitações sempre que um servidor de núcleo requer um serviço que não está disponível no momento .

incidente Um evento que não faz parte da operação padrão de um serviço e causa, ou pode causar, uma interrupção ou uma redução na qualidade dos serviços e na produtividade do cliente.

problema Um sintoma anormal em um sistema que está sendo gerenciado. solicitação de

mudança

Um tipo de registro de serviço no qual é possível planejar, revisar e relatar recursos utilizados para implementar mudanças ou

implementar novas configurações padrão em ativos existentes. liberação Um registro de liberação detalha as tarefas, o planejamento e as

pessoas ou grupos envolvidos na liberação.

Relatando o Tempo de Inatividade para um Ativo

Se um ativo estiver indisponível para uso, será possível alterar seu status para que outros usuários estejam cientes de seu status.

Procedimento

1. No componente Gerenciador de Ativo no dispositivo remoto, abra o registro de ativo para o ativo que está indisponível.

2. Selecione Menu > Relatório de tempo de inatividade. 3. Selecione o motivo para o tempo de inatividade. 4. Especifique os detalhes do tempo de inatividade. 5. Selecione OK.

(17)

Avisos

Estas informações foram desenvolvidas para produtos e serviços oferecidos nos Estados Unidos.

É possível que a IBM não ofereça os produtos, serviços ou recursos discutidos nesta publicação em outros países. Consulte um representante IBM local para obter informações sobre produtos e serviços disponíveis atualmente em sua área.

Qualquer referência a produtos, programas ou serviços IBM não significa que apenas produtos, programas ou serviços IBM possam ser utilizados. Qualquer produto, programa ou serviço funcionalmente equivalente, que não infrinja nenhum direito de propriedade intelectual da IBM poderá ser utilizado em substituição a este produto, programa ou serviço. Entretanto, a avaliação e

verificação da operação de qualquer produto, programa ou serviço não IBM são de responsabilidade do Cliente.

A IBM pode ter patentes ou solicitações de patentes pendentes relativas a assuntos tratados nesta publicação. O fornecimento desta publicação não garante ao Cliente nenhum direito sobre tais patentes. Pedidos de licença devem ser enviados, por escrito, para:

Gerência de Relações Comerciais e Industriais da IBM Brasil Av. Pasteur, 138-146

Botafogo

Rio de Janeiro, RJ CEP 22290-240

Para pedidos de licença relacionados a informações de DBCS (Conjunto de Caracteres de Byte Duplo), entre em contato com o Departamento de Propriedade Intelectual da IBM em seu país ou envie pedidos de licença, por escrito, para:

IBM World Trade Asia Corporation Licensing

2-31 Roppongi 3-chome Minato-ku

Tokyo 106 Japan

O parágrafo a seguir não se aplica a nenhum país em que tais disposições não estejam de acordo com a legislação local: A INTERNATIONAL BUSINESS

MACHINES CORPORATION FORNECE ESTA PUBLICAÇÃO “NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRA”, SEM GARANTIA DE NENHUM TIPO, SEJA EXPRESSA OU IMPLÍCITA, INCLUINDO, MAS A ELAS NÃO SE LIMITANDO, AS

GARANTIAS IMPLÍCITAS DE NÃO INFRAÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO OU ADEQUAÇÃO A UM DETERMINADO PROPÓSITO. Alguns países não permitem a exclusão de garantias expressas ou implícitas em certas transações; portanto, esta disposição pode não se aplicar ao Cliente.

Estas informações podem conter imprecisões técnicas ou erros tipográficos. Periodicamente, são feitas alterações nas informações aqui contidas; tais alterações serão incorporadas em futuras edições desta publicação. A IBM pode, a qualquer momento, aperfeiçoar e/ou alterar os produtos e/ou programas descritos nesta publicação, sem aviso prévio.

(18)

Referências nestas informações a Web sites não IBM são fornecidas apenas por conveniência e não representam de forma alguma um endosso a esses Web sites. Os materiais contidos nesses Web sites não fazem parte dos materiais desse produto IBM e a utilização desses Web sites é de inteira responsabilidade do Cliente.

A IBM pode utilizar ou distribuir as informações fornecidas da forma que julgar apropriada sem incorrer em qualquer obrigação para com o Cliente.

Os licenciados deste programa que pretendam obter informações adicionais sobre o mesmo com o objetivo de permitir: (i) a troca de informações entre programas criados independentemente e outros programas (incluindo este) e (ii) a utilização mútua das informações trocadas, devem entrar em contato com a:

Gerência de Relações Comerciais e Industriais da IBM Brasil Av. Pasteur, 138-146,

Botafogo

Rio de Janeiro, RJ CEP: 22290-240

Tais informações podem estar disponíveis, sujeitas a termos e condições apropriadas, incluindo em alguns casos o pagamento de uma taxa.

O programa licenciado descrito nesta publicação e todo o material licenciado disponível são fornecidos pela IBM IBM sob os termos do Contrato com o Cliente IBM, do Contrato Internacional de Licença do Programa IBM ou de qualquer outro contrato equivalente.

As informações relativas a produtos não IBM foram obtidas junto aos fornecedores dos respectivos produtos, de seus anúncios publicados ou de outras fontes

disponíveis publicamente. A IBM não testou estes produtos e não pode confirmar a precisão de seu desempenho, compatibilidade nem qualquer outra reivindicação relacionada a produtos não IBM. Dúvidas sobre os recursos de produtos não IBM devem ser encaminhadas diretamente a seus fornecedores.

Estas informações contêm exemplos de dados e relatórios utilizados nas operações diárias de negócios. Para ilustrá-los da forma mais completa possível, os exemplos incluem nomes de pessoas, empresas, marcas e produtos. Todos estes nomes são fictícios e qualquer semelhança com nomes e endereços utilizados por uma empresa real é mera coincidência.

Estas informações contêm exemplos de dados e relatórios utilizados nas operações diárias de negócios. Para ilustrá-los da forma mais completa possível, os exemplos incluem nomes de pessoas, empresas, marcas e produtos. Todos estes nomes são fictícios e qualquer semelhança com nomes e endereços utilizados por uma empresa real é mera coincidência.

LICENÇA DE COPYRIGHT:

Estas informações contêm programas de aplicativos de exemplo no idioma de origem, ilustrando as técnicas de programação em diversas plataformas operacionais. O Cliente pode copiar, modificar e distribuir estes programas de amostra sem a necessidade de pagar à IBM, com objetivos de desenvolvimento, utilização, marketing ou distribuição de programas aplicativos em conformidade com a interface de programação de aplicativo para a plataforma operacional para a qual os programas de amostra são criados. Esses exemplos não foram testados

(19)

completamente em todas as condições. Portanto, a IBM não pode garantir ou implicar a confiabilidade, capacidade de manutenção ou função destes programas. Os programas de amostra são fornecidos "NO ESTADO EM QUE SE

ENCONTRAM", sem garantia de qualquer tipo. A IBM não poderá ser responsabilizada por nenhum dano derivado da utilização dos programas de amostra.

Marcas Registradas

IBM, o logotipo IBM e ibm.com são marcas ou marcas registradas da International Business Machines Corp., registradas em vários países no mundo todo. Outros nomes de produtos e serviços podem ser marcas registradas da IBM ou de

terceiros. Uma lista atual de marcas registradas da IBM está disponível na Web em “Copyright and trademark information” em www.ibm.com/legal/copytrade.shtml.

Java e todas as marcas registradas e logotipos baseados em Java são marcas ou marcas registradas da Oracle e/ou de suas afiliadas.

Microsoft, Windows, Windows NT e o logotipo Windows são marcas registradas da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países.

Outros nomes de produtos e serviços podem ser marcas registradas da IBM ou de outras empresas.

(20)
(21)
(22)



Referências

Documentos relacionados

Aprovado pelo Conselho de Curso de Arte Teatro e Artes Cênicas em 09de novembro de 2015.. José Manuel Lázaro Ortecho Ranurez como tutor

Os profissionais que exercem atividades relacionadas aos mercados da B3 (S egmento BM&FBOVESPA) devem estar devidamente cadastrados no Módulo de Profissionais do

Vimos neste texto, elites econômicas distribuídas em grupos econômicos e que participam no cenário político, elites formadas por políticos profissionais, mas é a partir da

Atena é uma revista feminina voltada para as mulheres do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa.. O jornalismo de revista permite

Tal análise, que teve como fundamento teórico o Modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick (1979) e a Teoria Espiral do Desenvolvimento Musical de Keith Swanwick e June Tillman

www :// http ؟ﺖﺴﻴآ ﺮﮕﺸهوﮋﭘ زا و دراد لﺎﻐﺘﺵا ﻖﻴﻘﺤﺗ ﻪﺑ ﺖﻗو مﺎﻤﺗ رﻮﻃ ﻪﺑ ﻪک دﻮﺵ ﯽﻣ ﻪﺘﻔﮔ ﯽﺴک ﻪﺑ ﺮﮕﺸهوﮋﭘ ،ﻮﻜﺴﻧﻮی ﻒیﺮﻌﺗ رد ﻧ ﻢﻬﻣ ،يدﺎﺼﺘﻗا ﺮﻈ اﺮﭼ ﺖﺴﻴﻧ ﺖﺳرد

MESMA CARREIRA e condições de trabalho (na íntegra) A TODOS OS ENFERMEIROS (actuais e futuros), COMO DEFENDEMOS. É uma questão de opção política. Não há qualquer

Certifico para os devidos fins que o Termo de Inexigibilidade de Licitação Nº023/2017, realizado com a empresa Oliveira Gomes Serviços Médicos Ltda-ME CNPJ nº 07.439.670/0001-58,