• Nenhum resultado encontrado

GUIA: PASSOS PARA CONSEGUIR MAIS CLIENTES DE ARQUITETURA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA: PASSOS PARA CONSEGUIR MAIS CLIENTES DE ARQUITETURA"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

GUIA: PASSOS PARA CONSEGUIR

MAIS CLIENTES DE ARQUITETURA

(2)

INTRODUÇÃO...03

TENHA UM BOM PORTFÓLIO...05

VALORIZE A SUA MARCA...07

INVISTA EM MARKETING DIGITAL...12

INVISTA EM NETWORKING...17

MANTENHA-SE ATUALIZADO...22

CONCLUSÃO...24

(3)
(4)

INTRODUÇÃO

Em um ramo cada vez mais inspirador e competitivo,

manter-se atualizado e alinhado com as

necessidades da clientela é sempre um desafio.

Enfrentá-lo requer muita dedicação e um pouco de paciência. Mas os resultados são compensadores! Afinal, quanto mais você investir na valorização do seu escritório e na seleção de clientes, melhor será a relação com os consumidores. Dessa forma, garantir a satisfação do público será um caminho cada vez mais espontâneo no seu trabalho.

Se você precisa dar um up nos projetos e não sabe por onde começar, comece por esse e-book!

Aqui, detalhamos os 5 passos básicos para modernizar as suas práticas administrativas e reforçar os seus laços com a clientela. Vamos lá!

(5)
(6)

TENHA UM BOM PORTFÓLIO

Pouco importa se você é um profissional jovem ou experiente no mercado. O que realmente pesa no ramo da arquitetura é a potencialidade dos projetos que você expõe no seu currículo. Em termos práticos, isso simplesmente quer dizer que é preciso priorizar os seus

melhores projetos, dando-lhes a devida visibilidade.

E qual o melhor jeito de fazer isso de forma prática e eficiente? Criando um portfólio de tirar o fôlego: bem elaborado e que mostre as suas principais habilidades. Ele não precisa ser extenso, afinal, como já dizia o ditado: mais vale a qualidade do que a quantidade, não é mesmo?

Por isso, não se preocupe se você tem poucos

projetos para expor. Apenas concentre-se em destacar o que há de mais funcional e atraente em cada um deles, conforme os reais interesses e as necessidades do seu público-alvo.

(7)
(8)

VALORIZE A SUA MARCA

O portfólio funciona como um cartão de visitas, onde os seus potenciais clientes poderão conhecer a fundo o seu trabalho e, então, solicitar o seu serviço. Mas ele sozinho não basta. É preciso investir também na imagem da marca, a partir de estratégias que reforcem o bom relacionamento com o cliente.

A seguir, listamos 5 aspectos primordiais nessa tarefa. Acompanhe!

IDENTIDADE DO ESCRITÓRIO

Sabe quando reconhecemos o trabalho de determinado arquiteto pelo traço do projeto? Então! Com o escritório não deve ser diferente. A identidade visual do

estabelecimento precisa estar atrelada à imagem do arquiteto, às suas propostas e ao seu estilo.

Unificar essas questões a partir do design do escritório é fundamental para fazer da sua assinatura uma grande marca no segmento A&D. Portanto, nunca subestime

a identidade visual da sua empresa, pois ela é uma ferramenta poderosíssima para atrair os clientes.

Não há dúvidas de que trabalhar em um ambiente bem arquitetado e onde todos os elementos dialoguem harmoniosamente entre si faz com que o público se sinta mais atraído pelo negócio. Isso acontece porque,

quando a arquitetura corporativa é valorizada, a missão e a visão da empresa falam mais alto.

Dessa forma, o empreendimento passará naturalmente a transmitir mais credibilidade e autenticidade, que são características essenciais para o público sentir confiança ao contratar o trabalho de um arquiteto.

(9)

9

VALORIZE A SUA MARCA

PREÇOS JUSTOS

Ok, concordamos que o preço do seu serviço deve estar condizente com a qualidade do seu currículo. Então, se você já é um profissional de renome no mercado, é natural que os clientes compreendam o custo mais elevado da sua hora de trabalho.

Todavia, independentemente da sua experiência, é imprescindível

estar atento aos valores praticados pelo mercado e adaptar as suas propostas sempre que houver necessidade. Considere, ainda,

que o mercado da arquitetura sofre variações significativas conforme as oscilações econômicas do país.

Na prática, isso quer dizer que, antes de orçar os seus projetos, é recomendável certificar-se sobre os valores cobrados pelos seus concorrentes diretos. Assim, será muito mais fácil adaptar-se ao

mercado, cobrando preços justos e que sejam condizentes tanto com o valor do seu trabalho quanto com a proposta da clientela.

(10)

VALORIZE A SUA MARCA

SELEÇÃO DE CLIENTES

Para ser um profissional bem-sucedido no ramo, selecionar a clientela é uma das lições básicas que você deve aprender.

Até porque, é inquestionável esta relação: quanto mais

o seu estabelecimento conseguir se alinhar com o cliente, melhor você conseguirá atendê-lo.

Pode até parecer difícil à primeira vista, mas não é. Para favorecer esse alinhamento de propostas, o caminho é bem simples. Basta identificar aqueles trabalhos que sejam, de fato, pertinentes ao

conceito da sua marca. Ou seja, é preciso selecionar majoritariamente aqueles projetos que você tenha plena consciência de que dará conta do recado, sabe? Assim, a satisfação do público estará garantida.

Para identificar quais são esses projetos, comece pelas seguintes reflexões:

» Quem é o seu público-alvo?

» Que pessoas podem ser potenciais clientes para o seu escritório?

» Que tipo de serviço você gostaria de desenvolver para essas pessoas?

» O que você pode oferecer para elas?

» Quais são os diferenciais do seu escritório em relação aos seus concorrentes diretos?

Respondendo esses questionamentos, é possível definir ao certo os fatores de compatibilidade entre você e o seu público. Dessa maneira, assim que as pessoas notarem que o seu trabalho atende ao que elas procuram, elas sentirão a segurança imediata para fechar negócio com você.

(11)

11

VALORIZE A SUA MARCA

APELO VISUAL DOS

PROJETOS

Além do apelo visual da marca — refletido pela identidade visual do escritório

— o apelo dos projetos também é de suma importância para alavancar o seu escritório. Por isso, use e abuse das

estratégias visuais de divulgação dos seus projetos.

Pode ser nas páginas mais criativas do seu portfólio ou, então, em pequenas amostras dos seus projetos adaptados para maquetes ou exposições fotográficas, dispostas como cases de sucesso.

BLOG INSTITUCIONAL

Outra maneira infalível de valorizar a apresentação do seu trabalho é investir em um site institucional organizado e bem planejado. Esse deverá ser um

espaço privilegiado para você expor os seus conceitos, inspirações e criações de maior importância.

Além disso, criar um blog em paralelo com o site do seu escritório também ajuda a captar clientes para o negócio, por meio da geração de conteúdos exclusivos, de qualidade e totalmente direcionados para o público-alvo. Pense nisso!

(12)
(13)

13

INVISTA EM MARKETING DIGITAL

A ideia de criar um blog está intimamente ligada às estratégias inovadoras do marketing digital para alavancar a sua empresa. Essas estratégias, elaboradas por um time de profissionais de peso da área, são um dos caminhos mais rápidos e eficientes quando o assunto é conseguir mais clientes.

Se você ainda não está inteirado sobre o tema, vamos clarear a pauta: o marketing digital consiste, basicamente, em

atrelar as funcionalidades e potenciais do seu negócio a blogs institucionais,

visando atrair as pessoas para o seu empreendimento a partir da geração de conteúdos relevantes sobre o tema em questão.

Dessa forma, o público se sente espontaneamente atraído para os serviços e produtos que a sua empresa oferece, confiante de que ali encontrará um trabalho de qualidade. Mas, para que esse resultado seja

garantido, não adianta querer fazer tudo sozinho. É preciso contar uma agência especializada para gerir a alimentação do site e dos conteúdos veiculados. Além disso, os profissionais contratados para fazer o marketing digital do seu escritório também serão responsáveis por planejar toda a estratégia de

atuação da empresa, focando no público-alvo, facilitando o acesso à informação e monitorando

(14)

INVISTA EM MARKETING DIGITAL

A seguir, listamos 3 estratégias de marketing certeiras para atrair mais clientes. Veja só!

REDES SOCIAIS BEM ADMINISTRADAS

Não basta atualizar, tem que administrar. O que

queremos dizer com isso? Que não adianta manter as

redes sociais da empresa atualizadas se o conteúdo não for bem administrado. É importante pensar

cuidadosamente no propósito de cada post, para quem ele se destina e como aquele conteúdo vai favorecer a proximidade do cliente com a marca.

Ferramentas como Instagram, Pinterest e Facebook ajudam muito a impulsionar o apelo visual dos seus projetos. No entanto, se você não souber ao certo como administrá-las, o ideal é contratar uma equipe de marketing para gerir os seus conteúdos da melhor maneira possível, alavancando o seu escritório a partir

(15)

15

INVISTA EM MARKETING DIGITAL

GERAÇÃO DE CONTEÚDOS

DE QUALIDADE

Em um primeiro momento, você não precisa se preocupar em gerar conteúdos exclusivos para o seu público das redes. Focar na divulgação dos seus projetos já é algo bastante produtivo a princípio.

Entretanto, à medida que o negócio for caminhando e as estratégias forem dando resultado, gerar conteúdos mais

aprofundados para o seu público é uma excelente maneira de atraí-los ainda mais para o negócio.

Mas atenção: geração de conteúdo é muito mais do que publicar sobre assuntos relevantes para os seus potenciais clientes.

Essa estratégia envolve estudo de público, análise de dados e escrita criativa. Só assim essas ações de marketing terão efeito garantido.

Por isso, se você não tem intimidade com o ramo, deixe essa tarefa nas mãos de quem entende do assunto.

(16)

INVISTA EM MARKETING DIGITAL

PARCERIAS CONSISTENTES PARA A MARCA

Captar parceiros para a sua marca é um jeito muito prático de manter a sua visibilidade no mercado e fomentar negócios futuros. Pensemos juntos: se você trabalha em parceria com fornecedores

especializados, profissionais de marketing e gestores de eventos da área, é natural que o nome da sua empresa esteja constantemente em pauta.

Então, nunca se feche diante de seus potenciais parceiros. Esteja aberto para formar parcerias que sejam vantajosas para ambos os lados e que, ao mesmo tempo, ajudem a manter o seu foco nas tendências e inovações do ramo.

Mas você deve estar se perguntando onde encontrar grandes parceiros, não é mesmo? Não é difícil. Uma boa dica é se jogar de cabeça nos principais eventos da área, conhecendo novas propostas, aprendendo novos processos e fortalecendo a sua rede de contatos.

(17)
(18)

INVISTA EM NETWORKING

Quando você se torna uma pessoa bem relacionada, todos os seus parceiros passam a ser verdadeiros embaixadores da sua marca, divulgando as potencialidades do seu serviço por onde quer que eles passem.

Por isso, não fique preso no escritório. Vá em busca de aprendizado e novas experiências em palestras, workshops, mostras, exposições e tantos outros eventos que marcam o segmento da arquitetura e decoração.

Esse é o melhor jeito de descobrir

o que vem sendo trabalhado no

mercado, quais são as tendências mais procuradas, os interesses da clientela e os desafios da área. Assim, fica muito

Para você ter uma ideia de como os eventos fomentam o ramo A&D, sugerimos 5 deles que acontecem anualmente e que podem ser ótimas fontes de inspiração. Marque a sua presença!

FEICON BATIMAT

A Feicon Batimat, que acontece anualmente em São Paulo, é a maior e mais importante feira do ramo da construção civil na América Latina. Os stands reúnem diversas categorias do setor, oferecendo um mix completo de tendências da construção, arquitetura e design em um só lugar. Por isso, é um ambiente em potencial para buscar

(19)

19

INVISTA EM NETWORKING

SALÃO INTERNACIONAL

DO MÓVEL EM MILÃO

Renomado evento de porte internacional, o Salão do Móvel de Milão surgiu

em 1961 e já ultrapassa cinquenta edições realizadas. Há mais de dez anos, a Câmara Ítalo-Brasileira contribui com a organização do Salão a partir de delegações de empresários, arquitetos e designers brasileiros que divulgam os seus trabalhos no local. Ao mesmo tempo em que atrai expositores e consumidores de diversas partes do mundo, o evento também contribuiu para promover a exportação dos produtos do setor de mobiliário italiano, que é referência em âmbito mundial.

(20)

INVISTA EM NETWORKING

GLASS SOUTH AMERICA

Como o próprio nome indica, a Glass South America é o mais importante evento do setor de vidro da América Latina, reunindo profissionais especializados no ramo e

O seu foco principal é em tecnologia e design

direcionados para o ramo da construção civil, arquitetura, moveleira e automotiva, com soluções e aplicações de

(21)

21

INVISTA EM NETWORKING

CASA COR SÃO PAULO

A Casa Cor é um dos mais tradicionais eventos do ramo A&D no Brasil e em toda a América Latina.

Com mais de trinta edições já realizadas, os stands se expandem a cada ano, revelando novos profissionais para o mercado e trazendo o que há de mais inspirador em casas, apartamentos, estúdios, lofts, lounges e ambientes em geral.

HIGH DESIGN

Também sediado em São Paulo, o High Design é um evento que visa apresentar propostas de alto padrão no setor de interiores e acabamentos, como o próprio nome sugere. Os stands variam desde móveis planejados residenciais a projetos corporativos, além de peças de decoração autorais, com esculturas e demais obras de arte assinadas.

(22)
(23)

23

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Sabemos que o ramo da arquitetura é um dos que mais sofre a interferência das mudanças envolvendo novas tendências e tecnologias. Por isso, manter-se

atualizado frente aos novos processos é imprescindível para desenvolver projetos modernos e bem-sucedidos.

Afinal, quando um cliente entra em contato com o seu escritório, ele está em busca das melhores soluções para o projeto em questão, que pode ser desde a simples reforma de um cômodo da sua residência até a construção de um espaço corporativo a começar do zero.

Tanto é que estão cada vez mais recorrentes os eventos que tratam do que há de mais novo e inspirador no segmento A&D, como as propostas de projetos

sustentáveis, tecnologias e automações, além de outros assuntos queridinhos do momento, como a arquitetura emocional e a neuroarquitetura.

Para se inteirar sobre esses assuntos, frequente ao máximo os eventos da área e busque por conteúdos especializados para se informar, como o portal

Archdaily, referência no ramo.

E se você trabalha com projetos corporativos, que tal começar assinando a newsletter da Marelli para ficar por dentro de todas as novidades do setor?

(24)
(25)

25

CONCLUSÃO

Com essa leitura, você conheceu os passos mais importantes para valorizar o seu negócio e atrair mais clientes. Ainda assim, reforçamos uma última dica de ouro: se você encontrar algum

cliente muito reativo, respire fundo e concentre-se em apresentar as melhores soluções do seu projeto.

Afinal, você estará munido de um bom portfólio, pautado por suas experiências e ciente das principais tendências do ramo. Assim, não haverá como o público duvidar do seu talento e capacitação.

(26)

SOBRE SUA

EMPRESA

Referências

Documentos relacionados

De uma forma geral as medições efectuadas pelo sensor ASAR apresentam uma qualidade aceitável para a avaliação do recurso energético das ondas marítimas l como se pode

• Ponto 38: Antonio Jose Gomes esquina com a Francisco de Assis Andrade • Ponto 39: Antonio jose Gomes em frente ao terreno baldio de esquina • Ponto 40: Jose Bonifacio próximo

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

Para tal, constou de pesquisa de natureza aplicada à 4 sujeitos, os quais foram selecionados devido às suas condições de paraplegia Os dados coletados foram analisados de

Prestadores Prestadores Ciclo de Debates Ciclo de Debates GV Sa GV Sa ú ú de de 18.outubro.2006 18.outubro.2006 1. Aç ções SulAm ões SulAmé érica rica - - Curto/Mé

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

Fonte: IDC, 2015 (Inquérito a 467 organizações portuguesas que possuem alguma presença na Internet)..