• Nenhum resultado encontrado

XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias SNBU 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias SNBU 2014"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias SNBU 2014

ACESSIBILIDADE COM FOCO NA AUTONOMIA

A participação da Biblioteca Universitária e da tecnologia assistiva na formação da pessoa com deficiência

Regina França Cutrim Joseana Costa Lemos

(2)

RESUMO

Aspectos psicossociais da acessibilidade. Tecnologia assistiva e a autonomia da pessoa com deficiência. Filosofia do desenho universal. O papel da biblioteca universitária na formação da pessoa com deficiência. Responsabilidade da universidade na formação profissional.

Biblioteca Universitária como atuante na formação acadêmica da pessoa com deficiência a partir da utilização de recursos da tecnologia assistiva. Sentimento de autonomia no fazer universidade, profissionais mais seguros de seu potencial no mercado de trabalho.

Fundamentando-se em autores como FREGOLENTE, NASCIMENTO, DAMASCENO E GALVÃO FILHO, LIMA e na NBR 9050 tem-se um diagnóstico pouco favorável a situação atual das bibliotecas que compõe o Núcleo Integrado de Bibliotecas - NIB na cidade de São Luís-MA, ou seja, Biblioteca Central, Biblioteca do Laboratório de Hidro-Biologia - Labohidro, Biblioteca do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia - CCET, Biblioteca do Centro de Ciências Sociais - CCSo, Biblioteca do Centro Ciências Humanos - CCH e Biblioteca do Colégio Universitário - Colun; haja vista que verificou-se que ainda existem várias falhas no tocante a acessibilidade estrutural predial, que constituem recomendações ou necessidades básicas da pessoa com deficiência. Partindo das fundamentações teóricas e seguindo para as visitas in loco contatou-se a realidade das unidades em foco. O registro das imagens corrobora os problemas. Ainda é necessário ultrapassar barreiras de acesso físico para que passemos ao investimento em tecnologia assistiva, e na formação de profissionais autônomos, com o sentimento de que a partir da universidade ainda há muito a contribuir para a sociedade em que estão inseridos. Em princípio notou-se que as bibliotecas que fizeram parte desde estudo ainda precisam incorporar infra-estrutura de acessibilidade, mas que essas ações deverão funcionar em paralelo à aquisição de tecnologia assistiva que por ora apresentamos como vantajosas para o acervo da biblioteca por dinamizar, facilitar e tornar atrativa a biblioteca para as pessoas com deficiência.

Palavras-Chave: Acessibilidade; Autonomia; Tecnologia assistiva; Biblioteca universitária;

Pessoa com deficiência.

(3)

ABSTRACT

Psychosocial aspects of accessibility . Assistive Technology and autonomy of people with disabilities . Philosophy of universal design . The role of the university library in the training of people with disabilities . Responsibility of the university in training . University Library as active in the academic training of the disabled person from the use of assistive technology resources . Sense of autonomy in making university more professional insurance of their potential in the labor market . Basing on authors like FREGOLENTE , NASCIMENTO, AND DAMASCENO GALVÃO FILHO , LIMA and NBR - 9050 has a very favorable diagnosis the current situation of the libraries that make up the Integrated Core Libraries - NIB in the city of Sao Luis - MA , or is, Central Library , Library , Laboratory of Hydro- Biology - Labohidro , Center Library Engineering and Technology - CCET , Library of Social Science Centre - CCSO , the Library of Human Sciences Centre - CCH Library and the University College - Colun ; given that it was found that there are several flaws regarding the structural accessibility of buildings , which constitute recommendations or basic needs of the disabled person . Starting from the theoretical foundations and heading for site visits contacted the reality of the units in focus . The registration of images corroborates the problems . Is still necessary to overcome barriers to physical access and we pass to investment in assistive technology , and training of tutors , with the feeling that from the university there is still much to contribute to the society in which they live. In principle it was noted that the libraries that were part since study also need to incorporate infrastructure accessibility, but these actions should run in parallel to the acquisition of assistive technology by now presented as advantageous for the library collection for foster , facilitate and make the library attractive to people with disabilities .

Keywords: Accessibility; Autonomy; Assistive technology; University library; Disabled person.

(4)

1 Introdução

As bibliotecas são exemplos de espaços onde o direito a acessibilidade ainda não é uma realidade. Alunos com deficiência enfrentam inúmeras dificuldades no seu cotidiano acadêmico para desempenhar atividades simples como realizar uma pesquisa na biblioteca.

Nesta perspectiva, com base no diagnósticos situacional das Bibliotecas do Núcleo Integrado de Biblioteca (NIB) da Universidade Federal do Maranhão este artigo enfoca a necessidade de construir sentimentos relacionados a autonomia e auto-estima durante a vida acadêmica e como as tecnologias assistivas podem colocar para este processo através dos equipamentos que já são encontrados no mercado e devem fazem incorporar o maquinário da Biblioteca Universitária, aproximando-a ainda mais do que prega o desenho universal.

O investimento na autonomia e conseqüente auto estima da pessoa com deficiência se caracteriza como diferencial de grande importância para a formação acadêmica. A realização de atividades simples como pegar um livro na estante ou folheá-lo pode, dependendo do tipo de deficiência afugentar usuários haja vista o quão penosa pode ser.

Esta pesquisa está pautada nas leituras e bibliografias sobre o tema, em visitas in loco, e visa orientar a instituição para tomada de decisões necessárias e adequadas que resultem no uso da tecnologia assistiva como grande aliada das Bibliotecas Universitárias acessíveis.

2 Desenho universal e acessibilidade

O termo “acessibilidade” teve origem no inicio dos anos 60, quando surge na área da arquitetura, tanto nos EUA como na Europa, o conceito de projetos livres de barreiras, focado na deficiência física de pessoas usuárias de cadeiras de rodas.

No Brasil, as questões de acessibilidade tornaram-se mais visíveis a partir da década de 80, quando se iniciou o movimento organizado das pessoas com deficiência.

Com o desenvolvimento das tecnologias da informação o conceito de acessibilidade evoluiu. Atualmente, o termo utilizado é desenho para todos ou desenho universal.

Segundo a NBR 9050 (2014, p. 3) desenho universal é aquele “que visa atender à maior gama de variações possíveis das características antropométricas e sensoriais da população”. Busca alcançar a diversidade humana de forma a respeitar as diferenças

(5)

existentes entre as pessoas e garantir acessibilidade a todo e qualquer indivíduo.

O Desenho Universal é um conceito que quando aplicado ao ambiente, pretende assegurar que os espaços, as estruturas, produtos e serviços possam ser utilizados por todas as pessoas independentemente da sua idade, condições físicas e econômicas (FREGOLENTE, 2008).

3 Aspectos psicossociais da acessibilidade

Enfocar a dimensão psicossocial da acessibilidade em Bibliotecas Universitárias significa reconhecer o papel que as estruturas acessíveis desempenham na vida do indivíduo dentro e fora da universidade, e isto inclui sentimentos que podem tanto fortalecer quanto enfraquecer a estrutura emocional do indivíduo, resultando em posturas adequadas ou não ao futuro profissional.

É na Universidade que os alunos têm o primeiro contato com seu futuro profissional, e é nela também que aprendem para concorrem num exigente mercado de trabalho. Neste, vence o mais forte, o mais habilidoso, o mais seguro de si, o mais inteligente. É neste contexto que as IES assumem um papel relevante na formação profissional individual, devendo para tanto estar estrutural, humana e tecnologicamente preparada para oferecer ensino de qualidade aos seus alunos. É um grande desafio, e se torna ainda maior quando se trata da formação da pessoa com deficiência. Porém, tanto a universidade quanto o indivíduo devem assumir seus papéis enquanto sujeitos do processo de ensino.

Enquanto pessoa com deficiência deve-se ter como meta a busca pela postura de independência funcional, construída a partir do reconhecimento do próprio corpo. É com base na independência individual, que envolve o reconhecer-se, que se vai buscar outros sentimentos benéficos que irão colaborar com a formação do ser, são eles a autonomia, liberdade, dignidade, auto estima, auto realização, o sentir-se capaz de realizar e conquistar novas perspectivas e horizontes. Envolve o acreditar em si mesmo.

O conceito de autonomia envolve a independência para o fazer e nesse contexto deve significar o fazer das atividades acadêmicas que envolve o ir e vir da universidade, assistir aula com os demais colegas de turma, participar de todas atividades que envolver o fazer universidade, dentre eles, fazer uso de uma biblioteca com eficiência. Se o aluno sente-se íntegro para realizar as tarefas que o compromisso universitário exige, certamente ele chega ao mercado de trabalho sentindo-se capaz de realizar aquilo para qual estudou e se formou.

(6)

Um aluno íntegro tem em equilíbrio sua auto-estima, sentimentos de auto-realização, dignidade e independência. Este aluno sai da faculdade para o mundo do trabalho e da vida mais seguro de si, reconhece seu papel no mundo, suas obrigações, seu potencial e seus direitos.

Enquanto estrutura de ensino público, a Universidade deve incorporar medidas que visem à redução a zero, preferencialmente, das barreiras sociais e ambientais que se colocam a frente da pessoa com deficiência. Este constitui um passo importante para a equiparação de oportunidades e direcionam a pessoa com deficiência para a conquista da autonomia, da independência, auto-estima e auto-realização.

Paralelo a quebra de barreiras, o investimento em tecnologia assistiva, entendida como

“[...] toda e qualquer ferramenta ou recurso utilizado com a finalidade de proporcionar uma maior independência e autonomia à pessoa portadora de deficiência” (DAMASCENO;

GALVÃO FILHO, 2002), associada aos preceitos do desenho universal sugerem uma alternativa acessível que deve ser integrada aos projetos de biblioteca.

A aquisição de equipamentos, adaptação de estruturas sócio-espaciais, o envolvimento de equipes multiprofissionais (arquitetos, engenheiros, pedagogos, psicólogos, bibliotecário, tecnólogos, profissionais da informática, entre outros) também é de suma importância para que seja alcançada uma mudança estruturalmente física, cultural e humana que repassada às gerações futuras não precise priorizar ou chamar a atenção para a acessibilidade, mas que esta já esteja presente permanentemente nas ações políticas, econômicas, sociais e ambientais.

4 O papel da BU na formação do indivíduo

O conceito de biblioteca baseia-se na igualdade de acesso para todos, sem restrição de idade, raça, sexo, status social, etc. e na disponibilização aos usuários de todo tipo de conhecimento.

A biblioteca é um espaço atuante onde o usuário deve usufruir de toda a sua potencialidade, pois, além de servir como apoio no processo ensino-aprendizagem, ela pode contribuir para a formação de cidadãos críticos e criativos

A contribuição das bibliotecas na construção do conhecimento humano deve acontecer de forma efetiva na qual o conhecimento e as informações assumem destaque central, pois a biblioteca faz realmente a diferença (ANDRADE, 2003).

A biblioteca universitária tem como papel primordial, oferecer o suporte ao ensino, à

(7)

pesquisa e à extensão com a precisão e a rapidez que o meio acadêmico exige. Para atender as demandas de seus usuários, a biblioteca precisa se desenvolver junto com a Universidade e contribuir para a democratização da informação, promovendo a inclusão social.

O acesso a biblioteca universitária é fundamental para a promoção da democratização da informação, que não pode restringir-se somente para alguns, mas deve abranger a população em sua totalidade, sempre respeitando as diferenças e peculiaridade de cada indivíduo.

5 Bibliotecas do NIB

As Bibliotecas do NIB/ Cidade Universitária em São Luís são compostas de uma Biblioteca Central e seis unidades setoriais, conforme quadro abaixo. As bibliotecas do CCH e CCSo são as mais recentes inaugurações, ocorreram ainda em 2013. A Biblioteca do CCH por ter estrutura idêntica da Biblioteca do CCSo não foi fotografada.

As visitas realizadas in loco permitiram sinalizar apenas alguns dos diversos problemas relacionados a falta de acessibilidade local.

Neste primeiro momento iremos analisar somente as bibliotecas do campi de São Luís e em outra oportunidade estenderemos a pesquisa para os campis dos interiores.

O quadro abaixo demonstra um panorama da Biblioteca Central e das setoriais sobre a questão da acessibilidade. Os achados correspondem à detecção de problemas de ordem estrutural identificados nas bibliotecas, as sugestões apontam soluções que poderiam estar sendo aplicadas nas bibliotecas em foco, haja vista que os mesmos são de ordem estrutural e a instituição maior, UFMA, já ter realizado diversas reformas com intuito de tornar a instituição acessível.

(8)

Quadro 1 – Diagnóstico das bibliotecas e sugestões

BIBLIOTECAS ACHADOS SUGESTÃO

Biblioteca Central Porta de acesso principal é pesada, difícil de abrir, o balcão de atendimento de referência não é adaptado.

Ausência de sinalização no piso.

Instalar porta automática com sensor de presença. Adaptar o balcão de atendimento de referência. Colocar o piso tátil.

Biblioteca do Colun Piso tátil possui várias falhas e inexiste dentro da biblioteca.

Reforma estrutural e aquisição de equipamento. Instalar porta automática com sensor de presença.

Biblioteca do CCSo Porta principal pesada para PCD. Ausência no sinalização no piso.

Colocar piso tátil. Instalar porta automática com sensor de presença.

Biblioteca do CCH Porta principal pesada para PCD. Ausência de sinalização no piso.

Colocar piso tátil. Instalar porta automática com sensor de presença.

Biblioteca do CCET Balcão de atendimento não

é adaptado para

cadeirantes. Falta sinalização tátil no piso.

Instalar porta automática com sensor de presença. Reforma estrutural do balcão e do piso.

Biblioteca da Pós Graduação em Políticas Públicas

Porta de vidro em duas folhas, balcão de

atendimento sem

adaptação para

cadeirantes. Não há sinalização tátil.

Instalar porta automática com sensor de presença. Adaptação no balcão de atendimento.

Biblioteca do Labohibro Porta de acesso em madeira, duas folhas, pesadas. Corredores entre

Instalar porta automática com sensor de presença. Adequar a disposição das estantes para circulação de cadeirantes.

(9)

estantes é estreito.

Fonte: Produção das autoras

Foto 1 – Porta de acesso e interior da Biblioteca do Colun

Fonte: Produção das autoras

Foto 2 – Porta de acesso, balcão de atendimento e disposição das estantes na Biblioteca do CCET

Fonte: Produção das autoras

(10)

Foto 3 – Porta de acesso e balcão de atendimento da Biblioteca do CCSo

Fonte: Produção das autoras

Foto 4 - Balcão de atendimento, entrada e terminais de consulta da Biblioteca Central

Fonte: Produção das autoras

(11)

Foto 5 – Disposição das estantes na Biblioteca do Labohidro

Fonte – Produção das autoras

6 Tecnologia para a acessibilidade: recursos que podem ser empregados na Biblioteca Universitária

As tecnologias assistivas podem ajudar a tornar as bibliotecas inclusivas, possibilitando o acesso à informação, compreendendo as necessidades e limitações de cada usuário, a fim de que estes sejam mais independentes no exercícios de suas atividades (NASCIMENTO, 2011, p. 29). “Desenvolver recursos de acessibilidade seria uma maneira concreta de neutralizar as barreiras e inserir esse indivíduo nos ambientes ricos para a aprendizagem, proporcionados pela cultura” (DAMASCENO; GALVÃO FILHO, 2002, não paginado).

Dessa forma, apresentam-se alguns recursos que podem ser empregados na Biblioteca Universitária, a fim de facilitar o acesso à informação, considerando a diversidade de usuários e suas necessidades de acessibilidades.

Dentre os recursos ora apresentados, o Finger Reader ainda é um protótipo que representa um grande avanço para atuação autônoma de alunos com deficiência visual.

Equipamentos como vocalizadores podem ser muito úteis para o atendimento em

(12)

bibliotecas como um todo, pois facilita a comunição do surdo com o mundo, porém cabe ressaltar que é de grande importância o treinamento da toda a equipe da biblioteca na linguagem de sinais, LIBRAS, pois a tecnologia assistiva inclui todo o recurso que oferece autonomia à pessoa com deficiência, sejam eles estruturais, de hardware e software ou o desenvolvimento de pessoas para a sua prática profissional.

A estrutura da biblioteca deve atender as normas da NBR 9050, pois de outro modo a pessoa com deficiência sequer consegue ter acesso aos prédios das bibliotecas.

O que está sendo apresentado nesse artigo está bem longe de ser tudo o que há de tecnologia assistiva disponível no mercado, trata-se de uma pequena amostra, mas que parece às autoras muito significativas para a disposição acessível dos seus acervos.

Foto 6 – Finger Reader

Fonte: Instituto de Tecnologia de Massachussets (2014)

Foto 7 – Ampliador de tela

(13)

Fonte: Nascimento (2011)

Foto 8 – Lupa eletrônica

Fonte: Bonavision

Foto 9 – Porta automática com sensor de presença

(14)

Fonte: Lisboa in acessível

7 Materiais e Métodos

A pesquisa bibliográfica foi o norte para a construção desde artigo, a leitura de artigos especializados sobre acessibilidade, tecnologia assistiva, acerca dos aspectos psicossociais da acessibilidade e sobre a biblioteca universitária.

Visitas in loco permitiram o registro fidedigno da realidade encontrada através dos registros fotográficos.

Como base nos dados coletados e considerando a literatura disponível sobre o tema, procedeu-se a análise de dados de modo a evidenciar problemas e sugerir soluções.

8 Resultados Parciais/Finais

Constatou-se, nesse estudo, que as bibliotecas do NIB pesquisadas necessitam reestruturar seu espaço físico e adquirir recursos (livros, equipamentos, treinamentos..); a fim de proporcionar a acessibilidade aos seus usuários com deficiência, visto que as bibliotecas não atendem as especificações dos padrões de qualidade estabelecidos pela NBR 9050/2004.

Apesar do tema acessibilidade já ter sido foco de estudo em trabalhos do SNBU 2012, monografias e dissertações da UFMA se observa poucos resultados positivo.

Pretende-se, que essa proposta, seja levada a outras instâncias da Universidade, a fim de buscar parceria, com arquitetos, designers, analista de sistemas, professores, servidores,

(15)

alunos e outros que possam contribuir para a promoção da acessibilidade nas bibliotecas do NIB-UFMA.

9 Considerações Parciais/Finais

Por mais que as bibliotecas universitárias sejam equipadas com tecnologias que favoreçam a acessibilidade da pessoa com deficiência, lembramos que a acessibilidade em si ainda é limitadora, pois há pessoas que não consegue nem sair de casa, devido à ausência de estrutura para mobilidade da pessoa com deficiência, inclusive em prédios públicos.

A Biblioteca Digital disponível no mundo da internet está aí para todos, a princípio parece um solução plausível para a acessibilidade aos conteúdos disponíveis em bibliotecas universitárias; porém a todos que possuem tecnologia para acessá-la. De certo que o investimento em tecnologia assistiva é oneroso tanto para a instituição, quanto para o indivíduo.

Apesar do crédito facilitado, o investimento em tecnologia assistiva ainda é demasiadamente alto, por isso torna-se difícil tê-la em casa para dispor de acervos eletrônicos, ou para outras demandas informacionais.

Considerando os estudos já realizados acerca de acessibilidade na UFMA, notamos que o artigo desenvolvido e apresentado no SNBU 2012 e outros não resultaram em ações efetivas pela instituição.

Os instrumentos de tecnologia que estiveram disponíveis na Biblioteca Central da UFMA, hoje estão deteriorados pelo uso e ação do tempo, sem receber manutenção ou renovação, a biblioteca não dispõe no momento de equipamentos de tecnologia assitiva.

De toda forma convocamos os pesquisadores da tecnologia, arquitetura, informática e engenharia para pensar junto com a Biblioteca Universitária soluções inteligentes para a acessibilidade haja vista que o que dispomos hoje, no mercado, seja no mundo real ou virtual não atende a totalidade das demandas da BU quando tratamos de acessibilidade.

Referências

ANDRADE, Maria Eugênia Albino. A biblioteca faz a diferença. In: CAMPELLO, Bernadete et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2.ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2003. p.13-15.

(16)

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência a edificações, espaço, mobiliário e equipamento urbano. Rio de Janeiro, 2004.

BIBLIOTECA Nacional: desenvolvimento do modelo brasileiro de biblioteca acessível para pessoas com deficiência e idosos. Revista Inclusão Social, Brasília, v. 2, n. 2, p. 10-13, abr./set. 2007. Disponível

em:<http://revista.ibict.br/inclusao/index.php/inclusao/article/view/93/100>. Acesso em: 02 ago. 2014.

BONAVISION AUXÍLIOS ÓPTICOS. Disponível em: <www.bonavision.com.br>. Acesso em: 16 maio 2014.

BORGES, J. A. Ampliadores de tela de computador: uma visão geral.

Revista Benjamin Constant, Rio de Janeiro, n.8, p. 15-22, 1997.

Disponível em: <http://200.156.28.7/Nucleus/media/common/

Nossos_Meios_RBC_RevDez1997_Artigo3.doc>. Acesso em: 03 ago. 2014.

DAMASCENO, Luciana Lopes; GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. As novas tecnologias como tecnologia assistiva: utilizando os recursos de acessibilidade na educação especial.

Congresso Ibero-Americano de Informática na educação especial, 3. CIIEE, 2002.

FERRÉS, S. (Coord.) et al. Acessibilidade física. In: PUPO, Deise Tallarico; MELO, Amanda Meincke; ´FERRÉS, Sofia Pérez (Coord.). Acessibilidade: discurso e prática no cotidiano das bibliotecas. Campinas: UNICAMP, 2008.

FREGOLENTE, Rosana. Caracterização de acessibilidade em espaços públicos. A ergonomia e o desenho universal contribuindo para mobilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais. Estudos de casos. Dissertação de Mestrado. 2008. 169 f.

Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Estadual Paulista – São Paulo, SP, 2008.

FREIRE, Fernanda M. P. Educação Especial e recursos da informática: superando antigas dicotomias. Biblioteca Virtual, Textos, PROINFO/MEC, 2000. Disponível em:

<www.proinfo.gov.br>. Acesso em: 03 ago. 2014.

INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE MASSACHUSSETS. Disponível em:

<fluid.media.mit.edu/projects/fingerreader>. Acesso em: 8 abr. 2014.

LIMA, Sâmara Sathler Corrêa de. Repercussões psicossociais da acessibilidade urbana para as pessoas com deficiência física. Dissertação. São João del-Rei, 2012. Disponível em:

< http://www.ufsj.edu.br/portal2-

repositorio/File/mestradopsicologia/Selecao%202011/Dissertacao_Samara_Sathler.pdf>.

Acesso em: 7 abr. 2014.

LISBOA IN ACESSÍVEL. Desenho universal: parte I. Disponível em:

<http://lisboainacessivel.wordpress.com/tag/desenho-universal/>. Acesso em: 27 abr. 2014.

MAZZONI, A. A. et al. Aspectos que interferem na construção da acessibilidade em bibliotecas universitárias. CI. Inf. Brasília, v.30, n.2, p. 29-34, maio/ago. 2001.

(17)

MARTTINS, Daianne Serafim. Design de recursos e estratégias em tecnologia assistiva para acessibilidade ao computador e à comunicação alternativa. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Design. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

Disponível em:

<http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/38706/000823437.pdf?sequence=1>.

Acesso em 03 ago. 2014.

NASCIMENTO, Manuella Oliveira do. e-Acessibilidade em bibliotecas: uma análise sobre disponibilidade, direito e limitações do acesso à informação na web. Monografia. Natal, 2011.

65 p. Disponível em: <

http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/bitstream/1/202/1/ManuellaON_Monografia.pdf>.

Acesso em: 20 abr. 2014.

POLIA, Andreza Aparecida; et al. O papel da tecnologia assistiva no ensino superior: um olhar às possibilidades e dificuldades. Anais. I Simpósio internacionais de Estudos sobre a deficiência, São Paulo, jun. 2013. Disponível em:

<http://www.memorialdainclusao.sp.gov.br/br/ebook/Textos/Maria_da_Conceicao_Narkhira_

Pereira_Pedrosa.pdf>. Acesso em: 03 ago. 2014.

PRADO, Maria Cecília; et al. Pensamentos, emoções de um grupo de cadeirantes frente aos problemas causados pela falta de acessibilidade nas universidades. Revista ciências em saúde, Alfenas, MG, v. 1, n. 3, p. 43-50, out. 2011. Disponível em:

<http://187.120.100.11:8080/rcsfmit/ojs-2.3.3-3/index.php/rcsfmit_zero/article/view/54>.

Acesso em: 03 ago. 2014.

PUPO, Deise Tallarico; MELO, Amanda Meincke; FERRÉS, Sofia Pérez (Coord.).

Acessibilidade: discurso e prática no cotidiano das bibliotecas. Campinas: UNICAMP, 2008.

PUPO, D. T., Carvalho, S.R.H. de, Oliveira, V. C. Educação inclusiva e bibliotecas acessíveis. Revista ACB, Florianópolis, v.13, n.1, p.259-267, jan./jun., 2008. Disponível em:<http://scholar.google.com.br/scholar?start=10&q=bibliografia+sobre+acessibilidade+bibl iotecas&hl=pt-BR&as_sdt=0,5&as_vis=1> Acesso em : 02 ago. 2014

Referências

Documentos relacionados

Hoje o sistema de telefonia do nosso Estado, não só do Estado, do País, onde nós temos diversas CPIs na Câmara Federal, em diversos Estados brasileiros, e nós vamos fazer uma

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Sumário para tomadores de decisão [livro eletrônico] : potência ambiental da

2. Constatado o defeito, o Senhor Consumidor deverá imediata- mente comunicar-se com o Serviço Autorizado mais próximo que consta na relação oferecida pelo fabricante - somente es-

Diante da observância das disparidades de normalização entre os trabalhos produzidos na UFPE, o Grupo de Trabalho (GT) em Normalização 1 constatou a necessidade de elaborar uma

Norma Brasileira (NBR) 14724 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2011). Considerando que a padronização pelo viés da normalização é um valioso instrumento para indicar

Entendemos que o uso das fontes de informação revela a satisfação das necessidades informacionais dos usuários. Os resultados obtidos na pesquisa podem colaborar com a

Na Tabela 10, verifica-se o modelo de regressão selecionado através do procedimento Stepwise para estimar a DRL, em razão da H e das variáveis Dummy,

Também fazer um estudo empírico, por meio de experimento, sobre um domínio regional de pessoas, para mensurar os principais aspectos socioculturais e físicos para seleção