• Nenhum resultado encontrado

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 3ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE COTIA, ESTADO DE SÃO PAULO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 3ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE COTIA, ESTADO DE SÃO PAULO"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

COMARCA DE COTIA, ESTADO DE SÃO PAULO

Processo nº 1003325-34.2019.8.26.0152

MARCOS MOLITERNO

, Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho, habilitado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA, sob o registro número 060.157.9548, na qualidade de Perito Judicial nomeado nos autos d a ação de

EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL - DESPESAS CONDOMINIAIS

proposta por

CONDOMÍNIO RESIDENCIAL VILA DAS FLORES

contra

EDWARD PROGERS MAGATTI

vem, respeitosamente à presença de Vossa Excelência, após completar todos os estudos atinentes ao caso, apresentar suas conclusões, consubstanciadas no seguinte

(2)

QUADRO RESUMO

EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL - DESPESAS CONDOMINIAIS CONDOMÍNIO RESIDENCIAL VILA DAS FLORES

X

EDWARD PROGERS MAGATTI

IMÓVEL: Casa assobradada nº 06, Condomínio "Residencial Vila das Flores", Rua Carlópolis, nº 143, Bairro do Ribeirão ou Vila Clara,

no Município e Comarca de Cotia, no Estado de São Paulo

VALOR DO IMÓVEL: R$ 178.276,68

JANEIRO DE 2021

(3)

O escopo do presente trabalho é a determinação criteriosa do justo valor praticado pelo mercado imobiliário local do imóvel denominado casa assobradada nº 06, do Con- domínio "Residencial Vila das Flores", situado na Rua Carlópolis, nº 143, no Bairro do Ribeirão ou Vila Clara, no Município e Comarca de Cotia, no Estado de São Paulo . O estudo patrimonial faz-se necessário em vista de o Autor em sua petição inicial às fls. 1-3, vem requerer o recebimento de valores devidos , referente a taxas condomi- niais e demais custas e despesas processuais . Deste modo, Vossa Excelência determi- nou a penhora do imóvel da matrícula 79.395, conforme decisão às fls. 230 e determi- nou a realização de Perícia de Engenharia Civil para a avali ação do bem à fls. 251, missão esta que muito honrou o signatário.

Com o intuito de se obter o justo e real valor do imóvel avaliando, adotaremos os métodos preconizados pela moderna técnica avaliatória, sintetizados nas Norm as do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia e, do Instituto de Enge- nharia em São Paulo – www.iengenharia.org.br.

Em avaliação de imóveis existem, fundamentalmente, duas metodologias, a saber:

- Método Direto: método que define o valo r de um imóvel de forma ime- diata, pela comparação direta com dados de elementos assemelhados.

Compreende o Método Comparativo Básico de Dados de Mercado.

- Métodos Indiretos: métodos que definem o valor do imóvel por meio de processos de cálculos com o emp rego de métodos auxiliares. Compreende

(4)

o Método de Capitalização da Renda, o Método Evolutivo, o Método Invo- lutivo e o Método da Quantificação do Custo de Reprodução.

O método Comparativo Básico de Dados de Mercado é aquele em que o valor do imóvel é obtido através da comparação direta com outros imóveis de características similares, homogeneizando-se os aspectos técnicos através de tratamentos matemáticos. É apli- cado preferencialmente na busca do valor de mercado de terrenos, casas padronizadas, lojas, apartamentos, escritórios, armazéns, dentre outros, sempre que houver dados semelhantes ao avaliando.

O método da Capitalização da Renda determina o valor do imóvel encarando -o como a um capital que, uma vez operado em mercado normal, produz rendimento s. Uma vez conhecida a renda líquida que um imóvel produz ou poderia produzir, pode -se, através da utilização de taxas de renda e operação, determinar o capital gerador, ou seja, o valor do bem imóvel. É aplicado preferencialmente na busca do valor de cent ros de compras, hotéis, hospitais etc.

O método Evolutivo deverá ser aplicado quando inexistirem elementos amostrais se- melhantes ao bem avaliando, como galpões e residências de altíssimo padrão.

O método Involutivo deverá ser aplicado quando for conhecido o valor final do imóvel e baseia-se na subtração do valor das benfeitorias, obtendo -se o valor do terreno nu.

Deve ser aplicado quando inexistirem elementos amostrais semelhantes ao bem ava- liando.

O método da Quantificação do Custo de Reprodução se caract eriza por reproduzir os custos de construção com bases em orçamentos. Uma vez que se obtenha o padrão

(5)

e obsolescência, é possível reproduzir o custo construtivo da edificaç ão.

O domínio do imóvel está depositado no Oficial Cartório de Registro de Imóveis do Município e Comarca de Cotia, no Estado de São Paulo, sob o número de matrícula 79.395, de 28 de junho de 2.004, com atualização apresentada às fls. 226-227 de 09 de agosto de 2.019.

No cadastro municipal, identifica -se como contribuinte nº 23161-52-37/8-0001-00- 000, em maior área.

Na Legislação Urbana está inserido na Zona Predominantemente Residencial - ZPR.

Vi sta d o m ap a d e z on e am e n to m un i ci pal , n a re gi ã o o n de o i m óv el av al i an d o e st á i n s e ri do . ( f on t e: si t e p re fei t u ra m u n i ci pal de C oti a) .

(6)

Na vistoria, verifica -se o imóvel avaliando e seu contexto, localização, facilidades de acesso e tipo de adensamento do entorno, topografia, características da edificação e a obsolescência do projeto, bem como, todos os demais fatores que possam vir a influir no valor do bem. A vistoria ao imóvel foi rea lizada em 21 de dezembro de 2.021.

A região é suprida por prestadores de serviços e por instituições que se inserem no entorno do imóvel avaliando. O referido logradouro público apresenta-se em acima do nível da rua, no trecho considerado, sendo servido pelos principais equipamentos ur- banos e serviços públicos usualmente encontrados no município, quais sejam:

a) Pavimentação asfáltica.

b) infraestrutura para distribuição de energia elétrica;

c) infraestrutura para distribuição de água potável;

d) infraestrutura para captação de águas pluviais;

e) infraestrutura para comunicações (telefonia, tv a cabo e internet);

f) coleta de resíduos sólidos domiciliares;

g) acesso por transporte público;

h) iluminação pública;

i) serviço postal.

(7)

Im a g em aé re a d o con d om í n i o on d e e st á si t ua d o o i m ó v el av al i an d o e se u en t o rn o ( f on t e: G o o gl e E ar t h) .

Vi sta da r u a Ca rl óp ol i s , n o t rec h o con si de r ad o .

(8)

Destaca-se no entorno do imóvel apresenta a presença de templos religiosos, escolas pública e particular, assistência médica, supermercado s e farmácias. Está há 1 km da rodovia Raposo Tavares, na altura do quilometro 33.

O Condomínio Residencial Vila das Flores, situado na rua Carlópolis, nº 143, no bairro do Ribeirão ou Vila Clara, no Município e Comarca de Cotia, no Estado de São Paulo. É composto por sobrados geminados, possui portaria com segurança 24 horas, quadra de esportes, salão de festas, área gourmet e um playground.

Vi sta da f ren te d o em p re e n di m en t o .

(9)

Vi sta da v i a d e ci rc ul açã o d o em pr een di m en t o .

Vi sta da á re a de l az e r.

(10)

Vi sta da á re a de l az e r – pl ay g r o un d .

Vi sta da á re a de l az e r – Sa l ão de f est as .

(11)

Consta da matrícula nº 79.395, do Oficial Cartório de Registro de Imóveis e Anexos do Município e Comarca da C otia no Estado de São Paulo, um imóvel denominado casa as- sobradada nº 06, do Condomínio "Residencial Vila das Flores", situado na Rua Carló- polis, nº 143, no Bairro do Ribeirão ou Vila Clara, no Município e Comarca de Cotia, no Estado de São Paulo, assim descrito: possui a área útil ou privativa de 83,11 metros quadrados; mais 0,9292 metros quadrados de área de uso comum (div. n/proporcional);

área total construída de 84,0392 metros quadrados, coeficiente de proporcionalidade de 0,81%; e fração ideal no terreno igual a 120,7392 metros quadrados. Contém no pavimento térreo: sala, lavabo, cozinha, área de serviço e escada de acesso ao pavi- mento superior; e, no pavimento superior: dois dormitórios, banheiro; contendo ainda garagem para estacionamento de um veículo localizada na frente da unidade.

Vi sta 1 d a f ren t e d o i m óv e l av al i an d o .

(12)

Vi sta 2 d a f ren t e d o i m óv e l av al i an d o.

Vi sta da á re a de s e rv i ç os .

(13)

por traduzir o custo de construção, parcela inseparável do valor do bem.

Dependência: SALA DE ESTAR

Paredes : revestimento em argamassa fina e pintura à base de látex.

Piso : revestimento em placas cerâmicas.

Forro : revestimento em argamassa fina e pintura à base de látex . Esquadrias : porta em madeira e janela metálica.

Vi sta 1 d a sal a de e sta r .

(14)

Vi sta 2 d a sal a de e sta r .

(15)

Paredes : revestimento em argamassa fina e pintura à base de látex.

Piso : revestimento em placas cerâmicas.

Forro : revestimento em argamassa fina e pintura à base de látex.

Esquadrias : porta em madeira e janela metálica.

Vi sta da e sca da de ac es s o ao pi s o s up e ri or .

Vi sta da ci rc ul aç ã o su p eri o r .

(16)

Vi sta d o d o rm i t ó ri o 1 .

Vi sta d o d o rm i t ó ri o 2 .

(17)

Paredes : revestimento em placas cerâmicas . Piso : revestimento em placas cerâmicas.

Forro : revestimento em argamassa fina e pintura à base de látex.

Esquadrias : porta em madeira.

V i sta d o ban h ei r o.

(18)

Dependência: COZINHA

Paredes : revestimento em placas cerâmicas.

Piso : revestimento em placas cerâmicas.

Forro : revestimento em argamassa e pintura à base de látex.

Esquadrias : porta e janela metálica.

V i sta da c ozi n ha .

(19)

O padrão construtivo da edificação vistoriada é caracterizado pelas normas técnicas como “Casa Padrão simples”, sendo o estado de conservação classificado no mesmo estudo pela alínea “F” (Necessitando de reparos simples a importantes ), com idade de 20 anos.

Para a avaliação do imóvel em questão, será aplicado o Método Comparativo de Dados de Mercado, seguindo-se todos os preceitos estabelecidos em suas normas.

Segundo as Normas de Avaliação de Imóveis Urbanos do IBAPE, o valor do metro qua- drado de área útil do bem em avaliação resultará dos tratamentos matemáticos das ofertas estudadas, homogeneizando-se o tipo, padrão e acabamento, e a depreciação advinda do estado de conservação, da idade aparente e de projeto. As Normas de Ava- liação de Imóveis, o valor do imóvel resultará do seguinte tratamento matemático Vu n i d = Sc x Cc x Fa t u a l, onde;

Vb - valor da unidade

Sc - área equivalente : 84,0392 m2 Cc - custo de construção : R$ 2.121,35/m2

Fa t ua l – Fator Atualização : 1,00

Substituindo-se os valores numéricos, na fórmula matemática, tem -se que:

Vb = 84,0392 m2 x R$ 2.121,35/m2 x 1,00 => Vb = R$ 178.276,68

Valor de Mercado: R$ 178.000,00

(20)

A região do bairro Vila Clara, que abriga o imóvel avaliando, é predominantemente residencial, porém está a margem da estrada da Roselândia que liga as Rodovias Ra- poso Tavares e Castelo Branco, estando a menos de 1 quilometro de infraestrutura comercial e de prestação de serviços, sendo servida por linhas de ônibus urbano mu- nicipal e intermunicipal, os quais atendem satisfatoriamente à população que ali re- side e trabalha.

No tocante ao mercado imobiliário, a região encontra-se em uma área que apresenta imóveis semelhantes, atualmente, viceja no mercado a revenda de imóveis consolida- dos como o avaliando.

No tocante à possibilidade de valorização do bem avaliando, enquanto não houver a retomada da economia, com linhas de crédito a longo pra zo, a valorização do imóvel avaliando acompanhará o crescimento orgânico da economia.

Tendo sido considerados todos os fatores que podem influir no valor de um imóvel, o resultado advindo das operações matemáticas efetuadas no corpo deste trabalho es- pelha o valor praticado pelo mercado imobiliário local para o tipo e padrão do bem em estudo.

Isto posto, o valor de mercado do Imóvel denominado casa assobradada nº 06, do Con- domínio "Residencial Vila das Flores", situado na Rua Carlópolis, nº 143, no Bairro do Ribeirão ou Vila Clara, no Município e Comarca de Cotia, no Estado de São Paulo ,

(21)

e sessenta e oito centavos), válidos para a data do Laudo de Avaliação – janeiro de 2.021.

No que concerne aos aspectos técnicos da avaliação, considerando -se o item “Especi- ficação das Avaliações” da NBR 14653-2: 2011 (ABNT) - Avaliação de Bens da Associa- ção Brasileira de Normas Técnicas – Parte 2: Imóveis Urbanos, o presente trabalho apresentou o Grau de Fundamentação II, enquanto o Grau de Precisão foi classificado como III.

Este Laudo de Engenharia é da lavra do signatário, que realizou as diligências, inspe- ções, cálculos e análises apresentadas, tendo sido elaborado pelo em estrita obser- vância aos postulados do Códi go de Ética do Conselho Regional de Engenharia e Agro- nomia - CREA/SP, e do Instituto de Engenharia - iengenharia.org.br.

Nota: Em atenção à Resolução 233/CNJ, como também aos Provimentos CSM 1625/2009 e 2306/2015 do Conselho Superior da Magistratura, o signatário informa que se encontra à disposição das partes, seu “curriculum vitae”, acompanhado dos documentos exigidos pelos demais artigos nos termos destes Provimentos no PORTAL DE AUXILIARES DA JUSTIÇA, com acesso no seguinte endereço eletrônico: <http://www.tjsp.jus.br/AuxiliaresdaJustica>.

São Paulo, 09 de janeiro de 2.021.

Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho CREA/SP Nº 060.157.9548 / R.N.P. 260.402.2010 Mestre em Tecnologia Ambiental - IPT / SP

Membro vitalício do Conselho Consultivo do Instituto de Engenharia

Membro do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado – CONDEPHAAT/SP

(22)
(23)

ÁREA:

Considerou-se nos cálculos de avaliação a área construída dos elementos pesquisados.

PADRÃO DO IMÓVEL:

Considera-se a valia diretamente proporcional ao padrão construtivo.

Padrão do avaliando: Casa Padrão simples. Fator Padrão: 1,497

IDADE APARENTE DO IMÓVEL:

Considera a valia inversamente proporcional à idade aparente.

Idade do avaliando: 20 anos Razão de depreciação: “F” (8,09 % a.a.)

CONSERVAÇÃO:

Considera a valia inversamente proporcional ao estado de conservação e de manutenção.

Estado de Conservação: “F” => K = “D” / 20 anos = 0,5483 => Foc= R + K (1-R) = 0,6386

ELASTICIDADE:

Quando os valores obtidos provêm de ofertas, aplica -se um desconto para compensar o ágio imposto a título de negociação nas mesmas.

Desconto: 0,90

(24)

Elemento de Pesquisa nº 01

Elemento de Pesquisa nº 02

Elemento de pesquisa nº 03

Endereç o: Rua Carl ópolis , nº 143 Cond. Resi denci al Vila das Fl ores – Coti a SP.

Zona de uso: ZP R Data: dez/2020

Área Edi ficada: 84,00 m2 idade: 20 anos

Padrão: Casa Padrão Sim pl es 1,497 Obsol escência: E Coef. Resi dual ( R): 0,20 Vida Referenci al: 70 Coef. Ross/Hei deck (k) : 0 , 6 722

Tipo: Sobrado gemi nad o c om 2 dormit óri os, 1 banhei ro, 1 v aga Val or de ofert a: R$ 21 0.00 0,00

Fonte: www .mari adocarm oi mov eis.c om.br c ódi go SO 0002

Cont at o: Sra. Caroline Tel .:(11) 4616 -9122/99847 -9434

Endereç o: Rua Carl ópolis, nº 143 Cond. Resi denci al Vila das Fl ores Coti a SP.

Zona de uso: ZPR Data: dez/2020

Área Edi ficada: 84,00 m2 idade: 20 anos

Padrão: Casa P adrão Sim ples – 1,497 Obsol escência: F Coef. Resi dual ( R): 0,20 Vida Referenci al: 70 Coef. Ross/Hei deck (k) : 0 , 5 483

Tipo: Sobrado gemi nado c om 2 dormit óri os, 1 banhei ro, 1 v aga Val or de ofert a: R$ 22 0.00 0,00

Fonte: www .weberi m ovei s.com .br c ódi go SO0303

Cont at o: Sr. Adriano Tel .:(11) 4787 -2840/97568 -1346

Endereç o: Rua Carl ópolis, nº 143 Cond. Resi denci al Vila das Fl ores Coti a SP.

Zona de uso: ZPR Data: dez/2020

Área Edi ficada: 84,00 m2 idade: 20 anos

Padrão: Casa P adrão Sim ples – 1,497 Obsol escência: E Coef. Resi dual ( R): 0,20 Vida Referenci al: 70 Coef. Ross/ Hei deck (k) : 0 , 6 722

Tipo: Sobrado gemi nado c om 2 dormit óri os, 1 banhei ro, 1 v aga Val or de ofert a: R$ 23 0.00 0,00

Fonte: www .im ovei sc onc reta.c om .br c ódi go CA013 2

Cont at o: Sr. Héli o Tel .:(11) 3164 -1651/95059 -7415

(25)

Elemento de Pesquisa nº 05

Elemento de Pesquisa nº 06

Endereç o: Rua Carl ópolis, nº 143 Cond. Resi denci al Vila das Fl ores Coti a SP.

Zona de uso: ZPR Data: dez/2020

Área Edi ficada: 84,00 m2 idade: 20 anos

Padrão: Casa P adrão Sim ples – 1,682 Obsol escência: D Coef. Resi dual ( R): 0,20 Vida Referenci al: 70 Coef. Ross/Hei deck (k) : 0 , 7 544

Tipo: Sobrado gemi nado c om 2 dormit óri os, 1 banhei ro, 1 v aga Val or de ofert a: R$ 21 5.00 0,00

Fonte: www .vivareal .c om.br / Ell o Neg.Im ob. cód. CA4145

Cont at o: Sr. Val deci r Tel efone: (11) 4616 -3944/ 94789 -81 98

Endereç o: Rua Carl ópolis, nº 143 Cond. Resi denci al Vila das Fl ores Coti a SP.

Zona de uso: ZPR Data: dez/2020

Área Edi ficada: 65,00 m2 idade: 20 anos

Padrão: Casa P adrão Sim ples – 1,497 Obsol escência: F Coef. Resi dual ( R): 0,20 Vida Referenci al: 70 Coef. Ross/Hei deck (k) : 0 , 5 483

Tipo: Sobrado gemi nado c om 2 dormit óri os, 1 banhei ro, 1 v aga Val or de ofert a: R$ 18 0.00 0,00

Fonte: www .weberi m ovei s.com .br c ódi go SO0789

Cont at o: Sr. Adriano Tel .:(11) 4787 -2840/97568 -1346

Endereç o: Rua Carl ópolis, nº 143 Cond. Resi denci al Vila das Fl ores Coti a SP.

Zona de uso: ZPR Data: dez/2020

Área Edi ficada: 68,00 m2 idade: 20 anos

Padrão: Casa P adrão Sim ples – 1,682 Obsol escência: E Coef. Resi dual ( R): 0,20 Vida Referenci al: 70 Coef. Ross/Hei deck (k) : 0 , 7 544

Tipo: Sobrado gemi nado c om 2 dormit óri os, 1 banhei ro, 1 v aga Val or de ofert a: R$ 23 0.00 0,00

Fonte: www .weberi m ovei s.com .br c ódi go CA08 28

Cont at o: Sr. Adriano Tel .:(11) 4787 -2840/97568 -1346

(26)
(27)

O valor médio obtido nos cálculos será colocado à prova no que tange à correlação com os intervalos de confiança adotados, de 30%. Assim, sendo o Valor Unitário Básico de é igual a R$ 2.121,35/m², os limites impostos são:

Limite Inferior (-30%) = R$ 1.484,95/m² Limite Superior (+30%) = R$ 2.757,76/m²

No presente caso, não havendo elementos que tenham extrapolado os limites do intervalo adotado, a saber, de 30%, o valor unitário básico ob tido resulta igual a R$ 2.121,35/m², sendo o desvio-padrão calculado de R$ 326,91/m², para um coeficiente de variação de 15,41%.

210.000,00

230.000,00

220.000,00 215.000,00

180.000,00

230.000,00

- 50.000,00 100.000,00 150.000,00 200.000,00 250.000,00

Elemento 1 Elemento 2 Elemento 3 Elemento 4 Elemento 5 Elemento 6 Valor de Oferta

(28)

Média Aritmética = R$ 2.121,35/ m² Valor Crítico para 6 amostras: 1,73

V.I. Elemento Crítico Inferior: R$ 1.629,99/m² =>

D6 /6 = (R$ 2.121,35/ m²- R$ 1.629,99 /m²) ÷ 326,91/m² = 1,50< 1,73

V.II. Elemento Crítico Superior: R$ 2.492,31/m² =>

D5 /6 = (R$ 2.492,31/m² - R$ 2.121,35/m²) ÷ 326,91/m² = 1,13< 1,73

Assim, o critério de Chauvenet demonstra que os elementos pesquisados são pertinentes para a média aritmética a R$ 2.121,35/m², sendo o desvio-padrão calculado igual a R$ 326,91/m², para um coeficiente de variação de 15,41%.

No tocante aos Limites de Confiança calculados segundo a Teoria Estatística das Pequenas Amostras (em que n<30), considerando-se n = 6, graus de liberdade (n-1) = 5 e, grau de confiança de 80%, o valor percentual para a distribuição “t” de Student é 1,48. Assim, aplicando-se à fórmula, tem-se que:

Xm á x , m í n= Xm é d i o ± tc × [δ × (n – 1)0 , 5], temos que:

Xmá x , mí n= R$ 2.121,35/m²± 1,48 × [326,91 ÷ (5)0 ,5],

Xm í n = R$ 1.904,97/m² e Xm á x = R$ 2.337,73/m²

(29)

O campo de arbítrio é o intervalo com amplitude de até 15%, para mais e para menos, em torno da estimativa de tendência central utilizada na avaliação.

Vmá x , mí n. = Vm é d i o ± 15% Vm é d i o

Vmá x , mí n. = 2.121,35 ± 15% 2.121,35

Vm í n . = R$ 1.803,15 e Vm á x .= R$ 2.439,55

Em conformidade com os cálculos aritméticos e os intervalos de confiança dos métodos estatísticos, o Valor Unitário Básico de Terreno mais adequado para a unidade em questão resulta em R$ 2.121,35/m².

Amplitude é a variação entre o valor mínimo e o valor máximo em função do valor médio.

Amplitude 1(%) = (Xm é d i o – Xm í n) x 100 = (2.121,35 – 1.904,97)x 100 = Xm é d i o 2.121,35

Amplitude 1(%) = 10,20%

Amplitude 2(%)= (Xm á xXm é d i o) x 100 = (2.337,73 – 2.121,35) x 100 = Xm é d i o 2.121,35

Amplitude 2(%) = 10,20%

Amplitude = Amplitude 1(%) + Amplitude 2(%) = 10,20% + 10,20% = 20,40%

(30)

a) Grau de precisão para o trat ament o por fat ore s

TABELA 5 - GRAUS DE PRECISÃO NA ESTIMATIVA DE FATOR

DESCRIÇÃO GRAU

Amplitude do intervalo de confiança de 80%

em torno do valor central da estimativa

III II I

≤ 30% ≤ 40% X > 50%

No t ocante à precisão, sendo a amplit ude i nferi or a 3 0%, a avali ação enquadra -se no Grau I II.

b) Graus de fundamentação no t ratament o por fat ores

TABELA 3 - GRAUS DE FUNDAMENTAÇÃO NO CASO DE UTILIZAÇÃO DO TRATAMENTO POR FATORES

ITEM DESCRIÇÃO GRAU

III II I

1 Caracterização do imóvel avaliando

Completa quanto a todas as variáveis

analisadas

Completa quanto aos fatores utilizados no

tratamento

Adoção de situação paradigma 2

Quantidade mínima de dados de mercado, efetivamente

utilizados

12 5 3

3 Identificação dos dados de mercado

Apresentação de informações relativas a todas as características dos dados analisadas,

com foto e características observadas pelo autor

do laudo

Apresentação de informações relativas a todas as características dos dados analisadas

Apresentação de informações relativas a todas as características

dos dados correspondentes aos

fatores utilizados

4

Intervalo admissível de ajuste para cada fator e para o con-

junto de fatores

0,80 a 1,25 0,50 a 2,00 0,40 a 2,50

a – No caso de utilização de menos de cinco dados de mercado, o intervalo admissível de ajuste é de 0,80 a 1,25, pois é desejável que, com um número menor de dados de mercado, a amostra seja menos heterogênea.

Conforme a N orm a N BR 146 53 -2 :2011, no t oc ante à fundam entaç ão, a avali ação enquadra -se no Grau II.

Referências

Documentos relacionados

(valor por extenso), valor correspondente ao débito acrescido das perdas e danos, corrigido monetariamente e acrescido de juros moratórios. d) A condenação do

- Método Direto: define o valor de um imóvel de forma imediata, pela comparação direta com dados de elementos assemelhados.. O método Comparativo Básico de Dados

- Método Direto: define o valor de um imóvel de forma imediata, pela comparação direta com dados de elementos assemelhados.. O método Comparativo Básico de Dados

4.12 Alterações em taxas de câmbio 4.13 Impostos sobre o rendimento 4.14 Activos e passivos fi nanceiros 4.15 Benefícios dos empregados Autor do manual: Avelino Antão..

É importante limpar periodicamente o orifício de descarga da água da descongelação, no centro do canal do compartimento do frigorífico, para evitar o transbordamento de água para

a) Raios x, raios gama, ultravioleta. b) Ondas de rádio, infravermelho, ultrassom. c) Luz visível, ultravioleta, som.. d) Infravermelho, ondas de rádio, sonar. e) Ultravioleta,

Alpheu Transportes Ltda.. O confronto de tal estudo com a análise de mercado sumarizada nos leva a concluir pela total viabilidade, tendo em vista seu potencial

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez