• Nenhum resultado encontrado

SOCIOLOGIA PROVA 3 - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÃO: 04 RESPOSTA: 11 - NÍVEL MÉDIO QUESTÃO: 01 RESPOSTA: 21 - NÍVEL FÁCIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "SOCIOLOGIA PROVA 3 - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÃO: 04 RESPOSTA: 11 - NÍVEL MÉDIO QUESTÃO: 01 RESPOSTA: 21 - NÍVEL FÁCIL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

É uma forma de os professores do Colégio Platão contribuírem com seus alunos, orientando-os na resolução das questões do vestibular da UEM.

Este caderno ajuda o vestibulando no processo de aprendizagem porque comenta a resolução de cada questão de forma clara e objetiva.

No final, temos o comentário

de cada disciplina, feito pelos

professores do Colégio Platão.

(2)

SOCIOLOGIA

QUESTÃO: 01

RESPOSTA: 21 - NÍVEL FÁCIL 01) CORRETA.

02) INCORRETA. Em uma democracia, a participação política plena e legítima ocorre quando os cidadãos, conscientes de seus direitos e deveres constitucionais, se envolvem ativamente nas discussões que dizem respeito ao futuro de seu país.

04) CORRETA.

08) INCORRETA. No Brasil, a compra de votos constitui crime eleitoral previsto na Lei nº 4737, de 1965, complementada pela Lei nº 9840, de 1999.

16) CORRETA.

QUESTÃO: 02

RESPOSTA: 25 - NÍVEL MÉDIO 01) CORRETA.

02) INCORRETA. É justamente o contrário, ou seja, os movimentos que combatem a homofobia condenam os preconceitos e as discriminações contra os homossexuais.

04) INCORRETA. Segundo Ferreira (2001, p.146) os movimentos sociais são “ações de grupos organizados para a conquista de determinados fins estabelecidos coletivamente, que partem de necessidades e visões específicas de mundo e de sociedade e objetivam mudar ou manter as relações sociais”.

08) CORRETA.

16) CORRETA.

QUESTÃO: 03

RESPOSTA: 03 - NÍVEL MÉDIO 01) CORRETA.

02) CORRETA.

04) INCORRETA. A Sociologia é uma ciência que estuda a relação do homem com as diversas instituições, e isso engloba os planos políticos e administrativos, os quais estão vinculados à Sociologia Aplicada.

08) INCORRETA. O cabeçalho informa que o processo não foi racionalmente planejado e, portanto, não gerou fartura, e sim fome e anomia.

16) INCORRETA. Segundo o trecho de referência da questão, “sem planejamento racional, a urbanização do campo se processará cada vez mais como um vasto traumatismo cultural e social”.

QUESTÃO: 04

RESPOSTA: 11 - NÍVEL MÉDIO 01) CORRETA.

02) CORRETA.

04) INCORRETA. A marca do produto é um importante indicador do valor de troca do mesmo, sendo, portanto, um elemento relevante na hora de efetuar a compra.

08) CORRETA.

16) INCORRETA. O consumo de produtos de marca não garante, necessariamente, prestígio, sucesso e identidade pessoal ao consumidor.

QUESTÃO: 05

RESPOSTA: 06 - NÍVEL FÁCIL

01) INCORRETA. O fato de os indígenas desprezarem as casas e as vacas concedidas pelo governo demonstra que eles possuíam regras básicas de moradia e de alimentação.

02) CORRETA.

04) CORRETA.

08) INCORRETA. A Sociologia estuda o processo cultural dos povos buscando compreendê-lo e respeitá-lo. Julgar este ou aquele povo como atrasado por não dominar determinada técnica seria assumir uma postura etnocêntrica, coisa que a Sociologia não faz.

16) INCORRETA. A descrição de Claude Lévi- Strauss no cabeçalho deixa claro que esse processo não foi eficiente.

QUESTÃO: 06

RESPOSTA: 17 - NÍVEL FÁCIL 01) CORRETA.

02) INCORRETA. Caso a distribuição e o acesso aos alimentos ocorressem de maneira equilibrada por todas as regiões do mundo, como a alternativa sugere, não haveria fome.

04) INCORRETA. A fome é um fenômeno que afeta indiscriminadamente várias regiões.

O mundo produz grãos suficientes para alimentar o dobro da população do planeta, mas essa produção é controlada por poucas pessoas ricas, e isso compromete o acesso da maioria pobre. A carência não é de bens, portanto, é de justiça.

08) INCORRETA. O problema da fome na África não será resolvido com a abertura da economia, mas sim com políticas públicas inclusivas que promovam a justiça social.

16) CORRETA.

(3)

QUESTÃO: 07

RESPOSTA: 15 - NÍVEL MÉDIO 01) CORRETA.

02) CORRETA.

04) CORRETA.

08) CORRETA.

16) INCORRETA. A família continua sendo uma instituição importante e indispensável no processo de socialização primária dos indivíduos.

QUESTÃO: 08

RESPOSTA: 24 - NÍVEL MÉDIO

01) INCORRETA. Para Marx, o Estado é burguês justamente porque ele funciona de modo a atender aos interesses da classe dominante, ou seja, da burguesia.

02) INCORRETA. Essa é a visão defendida por Karl Marx. O Estado, para Durkheim, é a instituição da disciplina moral que vai orientar o modo de agir do homem. Assim, segundo ele,

“o Estado é um órgão especial encarregado de elaborar certas representações que valem para a coletividade”.

04) INCORRETA. Para Max Weber, o Estado moderno pode ser reconhecido por duas características: 1) aparato administrativo para a prestação de serviços públicos; 2) monopólio legítimo da força.

08) CORRETA.

16) CORRETA.

QUESTÃO: 09

RESPOSTA: 22 - NÍVEL MÉDIO

01) INCORRETA. A estratificação é a divisão da sociedade em camadas, sendo que tal divisão leva em conta fatores econômicos, políticos e profissionais. Portanto, ela não promove a equidade social nem elimina mecanismos de hierarquização entre os indivíduos.

02) CORRETA.

04) CORRETA.

08) INCORRETA. Nas castas e nos estamentos, a posição social do indivíduo é definida desde o nascimento com base na origem familiar, na tradição religiosa, ou em conceitos como honra, por exemplo.

16) CORRETA.

QUESTÃO: 10

RESPOSTA: 29 - NÍVEL MÉDIO 01) CORRETA.

02) INCORRETA. Abertura dos mercados, reestruturação produtiva e políticas neoliberais são acontecimentos que reforçam o processo de globalização.

04) CORRETA.

08) CORRETA.

16) CORRETA.

QUESTÃO: 11

RESPOSTA: 05 - NÍVEL MÉDIO 01) CORRETA.

02) INCORRETA. Por um lado, historicamente, as populações indígenas sempre retiravam da natureza os recursos necessários para sua sobrevivência. A exploração predatória é feita pelo sistema capitalista. Por outro, a demarcação de terras e a criação de reservas são promovidas como tentativa de preservação do estilo de vida indígena, fato que pressupõe a preocupação com a preservação ambiental.

04) CORRETA.

08) INCORRETA. O plantio de soja exige disponibilidade territorial, que fatalmente ocasiona desmatamento. Além disso, não é uma cultura de subsistência controlada pelos índios.

16) INCORRETA. O trecho de apoio afirma que os pesticidas pulverizados por aviões ameaçam a saúde dos índios que convivem com os brancos.

QUESTÃO: 12

RESPOSTA: 22 - NÍVEL MÉDIO

01) INCORRETA. A aparência jovem, saudável e uma boa disposição física e mental comparecem como atributos mandatórios exigidos pela sociedade neoliberal. Ou seja, a indústria cultural padroniza e nivela o gosto dos consumidores.

02) CORRETA.

04) CORRETA.

08) INCORRETA. O corpo feminino é explorado à demasia pela mídia como um objeto dotado de forte apelo publicitário. Basta olhar para os comerciais de cerveja repletos de mulheres seminuas.

16) CORRETA.

(4)

QUESTÃO: 13

RESPOSTA: 13 - NÍVEL DIFÍCIL 01) CORRETA.

02) INCORRETA. Tratando o fato social como coisa, Durkheim esforçou-se para fazer da Sociologia uma ciência, definindo como principais ferramentas metodológicas: a observação, a descrição, a comparação e a estatística. A partir de então, com métodos próprios, a Sociologia deixou de ser apenas uma ideia e ganhou ‘status’ de ciência.

04) CORRETA.

08) CORRETA.

16) INCORRETA. No Brasil, em âmbito universitário, os estudos de Sociologia se desenvolveram em São Paulo, no início da década de 1930, tendo Fernando de Azevedo como um dos principais expoentes. Depois dele vieram Florestan Fernandes, Octávio Ianni, Fernando Henrique Cardoso, José de Souza Martins, entre outros.

QUESTÃO: 14

RESPOSTA: 10 - NÍVEL MÉDIO

01) INCORRETA. Os grupos de colegas e amigos formados na adolescência e na juventude podem ser definidos como instituições de socialização importantes, pois desempenham papel cada vez mais relevante no processo de formação das identidades sociais.

02) CORRETA.

04) INCORRETA. A socialização é um processo ininterrupto por meio do qual a sociedade trata de ensinar suas regras, valores e crenças ao conjunto de seus membros.

08) CORRETA.

16) INCORRETA. Os meios de comunicação, cada vez mais presentes na vida moderna, interferem no processo de socialização primária e secundária, definindo gostos e estilos de vida.

QUESTÃO: 15

RESPOSTA: 30 - NÍVEL DIFÍCIL

01) INCORRETA. O espaço virtual faz parte da realidade das pessoas, basta olhar para o avanço das redes sociais como ferramentas que facilitam a comunicação. A Sociologia estuda a relação do homem com as instituições independentemente da maneira como essas relações são construídas.

02) CORRETA.

04) CORRETA.

08) CORRETA.

16) CORRETA.

QUESTÃO: 16

RESPOSTA: 23 - NÍVEL FÁCIL 01) CORRETA.

02) CORRETA.

04) CORRETA.

08) INCORRETA. De acordo com a Constituição Federal, todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, sendo vedada toda e qualquer forma de discriminação. Portanto, as manifestações sociais citadas são legítimas.

16) CORRETA.

QUESTÃO: 17

RESPOSTA: 27 - NÍVEL DIFÍCIL 01) CORRETA.

02) CORRETA.

04) INCORRETA. As grandes cidades brasileiras são constituídas por uma população heterogênea, a qual é multifuncional e não desfruta satisfatoriamente dos serviços de saúde, educação e lazer, fato que justifica as manifestações sociais recentes.

08) CORRETA.

16) CORRETA.

QUESTÃO: 18

RESPOSTA: 19 - NÍVEL DIFÍCIL 01) CORRETA.

02) CORRETA.

04) INCORRETA. Walter Benjamin discutiu os paradoxos da vida moderna, refletindo sobre o quanto ela aprisiona o indivíduo com sua ideologia do consumo e do entretenimento.

Logo, para ele, a experiência da vida urbana e da modernidade pode ser compreendida pelas formas de consumo e de entretenimento modernas.

08) INCORRETA. Para Adorno e Horkheimer, na sociedade atual, os produtos culturais que poderiam ser capazes de democratizar o acesso à cultura perdem sua força por conta do poder da indústria cultural, a qual, por meio de propagandas, determina os desejos dos consumidores.

16) CORRETA.

(5)

QUESTÃO: 19

RESPOSTA: 09 - NÍVEL FÁCIL 01) CORRETA.

02) INCORRETA. O artigo 5º da Constituição Federal prevê que ninguém será submetido à tortura nem a tratamento desumano ou degradante.

04) INCORRETA. A Constituição brasileira garante que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida.

08) CORRETA.

16) INCORRETA. Não há uma relação automática entre criminalidade e pobreza. Se assim fosse, Teresina, a capital mais pobre do Brasil, seria absolutamente mais violenta que São Paulo, a capital mais rica. É possível afirmar que a pobreza contribui para a violência, mas é somente uma das condições que levam ao crime.

QUESTÃO: 20

RESPOSTA: 27 - NÍVEL MÉDIO 01) CORRETA.

02) CORRETA.

04) INCORRETA. Os casos de estupro coletivo ocorridos na Índia constituem uma das principais formas de violação dos direitos humanos, pois atentam contra a dignidade, a saúde física e mental, e, em alguns casos, até contra a vida das mulheres.

08) CORRETA.

16) CORRETA.

(6)

COMENTÁRIO SOCIOLOGIA

De um modo geral, a prova de Sociologia foi bem feita, agradável e compatível com o conteúdo programático trabalhado no ensino médio. Além dos pensadores clássicos como Marx, Weber e Durkheim, as questões foram abrangentes e contemplaram, sem exageros, assuntos que são discutidos com frequência nas principais áreas de estudo da Sociologia: política, questão agrária, urbanização, consumo e alienação capitalista, globalização, cultura, meio ambiente, instituições sociais, estratificação e mobilidade social, socialização, ciência e tecnologia, direitos humanos, desigualdade social, movimentos sociais. Além disso, há que se ressaltar a coerência e a acessibilidade dos textos de apoio. Por tudo isso, parabéns aos elaboradores da UEM.

Referências

Documentos relacionados

Uma das técnicas possíveis para reter estas gotículas de óleo é utilizar uma coifa eletros- tática, cujo funcionamento é apresentado no esquema abaixo: a fumaça é aspirada por

152 * I/O system Processor Compiler Operating System (Windows 2K) Application (Netscape) Digital Design Circuit Design Instruction Set Architecture Datapath &

Essa descoberta influenciou nossa escolha do Twitch, pois os sites de streaming de games requerem um tipo de expertise diferente daquele que é requerido para a interação

a) Segundo o texto, o país dos Ciclopes é um país de "homens sem leis". Nas cidades-estado gregas havia regras estabelecidas de convívio so- cial e político, portanto

Não achava que fosse ter esse papel, e não sei muito bem por que Miss Diana me escolheu para ele, mas quero fazer o meu melhor.. Gina suspirou e se sentou na grama ao lado

Nesse ponto da narrativa, há a preparação para o oitavo estágio da jornada, chamada por Campbell (2007) de apoteose e por Vogler (1996) como provação suprema, que seria

I. Demonstrar destreza manual.. Pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de

RIO MACIEL cNpj"F a50e54730001 SI cyNTHiAATHA}aD=juÀciELSANTos