• Nenhum resultado encontrado

Projeto Político Pedagógico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Projeto Político Pedagógico"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Projeto Político Pedagógico

Sumário

I. Apresentação ... 2

II. Historicidade da Escola ... 2

II.1 Identificação da Escola...2

II. 2 Aspectos Históricos...2

III. Diagnóstico da realidade ... 3

IV. Missão ... 3

V. Objetivo ... 3

VI. Objetivos específicos ... 3

VII. Avaliação ... 3

VIII. Organização dos conteúdos e atividades pedagógicas ... 4

IX. Plano de ação ... 4

X. Considerações finais ... 5

XI. Referências Bibliográficas ... 5

(2)

I. Apresentação

O PPP exerce um conjunto de esforços, no sentido de consubstancializar uma educação democrática de qualidade, rompendo as barreiras historicamente construídas e as limitações existentes para o exercício da cidadania.

Este PPP norteia todas as ações pedagógicas, administrativas e comunitárias, explicitando de forma clara as propriedades e os resultados desejados.

Sua construção resgata crenças, valores, conhecimentos da realidade escolar, definindo caminhos a serem percorridos por todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

O objetivo do nosso Projeto Político Pedagógico é oferecer aos professores, alunos, pais e a todos aqueles que estão direta ou indiretamente ligados a este estabelecimento de ensino. Uma visão de nossa realidade educacional é construir um referencial de qualidade para a nossa fundamentação pedagógica.

II. Historicidade da Escola II.1 Identificação da Escola

Nome Creche Pezinho de Anjo

CNPJ 12965300001-61

Endereço Av. Famboyant, nº 534, Riacho da Mata, Sarzedo - MG Telefone (31) 3375-8943; (31) 3522-9596

E-mail crechepezinhoanjo@gmail.com

II. 2 Aspectos Históricos

A instituição surgiu em atendimento às necessidades da comunidade local, tendo como função educar, cuidar e estimular o desenvolvimento humano, o profissionalismo e responsabilidade, pensando no bem dos alunos e na confiança de todos.

(3)

III. Diagnóstico da realidade

Diagnosticar as fontes dos problemas a serem superados significa que o indicador socioeconômico educacional cultural deve ser previamente conhecido para que o planejamento educacional se baseie em uma análise mais precisa do sistema educacional da escola.

IV. Missão

Promover o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

V. Objetivo

Cuidar e educar entendendo a criança como ser humano integral, interagindo intensamente com o seu meio social e em constante crescimento e desenvolvimento.

VI. Objetivos específicos

• Valorizar a educação como instrumento de humanização de de interação social;

• Estimular o desenvolvimento da criança respeitando seu nível de maturação;

• Priorizar o aspecto lúdico e as brincadeiras como processo de aprendizagem;

• Fortalecer a participação dos pais nas atividades escolares;

• Garantir a formação continuada aos professores e demais funcionários;

• Avaliar de forma constante suas práticas pedagógicas.

VII. Avaliação

A avaliação se destina a obter informações e subsídios capazes de favorecer o desenvolvimento das crianças e ampliação de seus conhecimentos. Nesse sentido, avaliar não é apenas medir, comparar ou julgar. A avaliação apresenta uma importância social e política fundamental no faze educativo e se dará através de relatórios semestrais onde constará

(4)

VIII. Organização dos conteúdos e atividades pedagógicas

Os conteúdos a serem trabalhados tem em vista a interação das áreas psicomotora, com a construção de conhecimentos e atitudes e com as características e especificidades do universo infantil.

O modo como são organizados estes conteúdos, girando em torno de um projeto, privilegiando sempre o conteúdo lúdico, reconhecendo as crianças como seres únicos e capazes, que aprendem a aprender, a fazer, a ser e conviver consigo mesmas, com as outras e com o meio ambiente de maneira integrada e gradual.

Nesta perspectiva, as brincadeiras (espontâneas ou dirigidas), o uso de materiais diversos, a música, o jogo, a dança, as diferentes formas de comunicação, expressão e criação caracterizam as várias maneiras de estimular o desenvolvimento e as conquistas individuais e coletivas das crianças, organizando assim nossas atividades pedagógicas.

Essas atividades seguem uma rotina que vai desde a entrada das crianças na escola até o momento da saída:

• Recepção e saída das crianças;

• Cuidados com a higiene;

• Alimentação balanceada e adequada às crianças;

• Hora do soninho;

• Atividades de recreação dirigidas dentro e fora da sala de aula;

• Atividades livres;

• Atividades pedagógicas.

IX. Plano de ação

A Educação Infantil assume atualmente um papel fundamental na vida da criança, tendo em vista os desafios do mundo contemporâneo na construção desses pequenos e futuros cidadãos, que deverão tornar-se conscientes de suas responsabilidades para com o mundo, permitindo o exercício ativo de sua cidadania.

(5)

Nesse sentido, não se pode improvisar as ações que nortearão todo o processo educativo, possibilitando que a Educação Infantil cumpra a sua missão diante das exigências do cuidar e educar com qualidade.

X. Considerações finais

O Projeto Político Pedagógico da Creche Pezinho de Anjo valoriza a participação de todos os envolvidos no processo educacional, tendo como proposta articular as intenções, prioridades e caminhos escolhidos para o desempenho de suas funções sociais. Nesse contexto a realização de um trabalho coletivo com a participação da comunidade é de suma importância para o sucesso do projeto. A instituição escolar deve ser um espaço democrático, onde todos possam participar com o objetivo principal da formação integral do aluno.

A Creche Pezinho de Anjo busca uma educação transformadora e de qualidade através de uma gestão participativa.

XI. Referências Bibliográficas

BRASIL, Ministério de Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. Lei nº 9.394/96.

BRASIL, Ministério de Educação e Cultura. Lei nº 11.161/05.

BRASIL, Ministério de Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais. Currículo em Movimento da Educação Básica.

KRAMER, S. Com a pré-escola nas mãos. Plano alternativo curricular para a educação infantil. 6ª Ed. São Paulo: Ática, 1993.

VASCONCELOS, Celso dos S. Planejamento Projeto de Ensino Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico. São Paulo: Liberta d. Editora, 2004.

Referências

Documentos relacionados

O Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, em atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos Superiores de Formação Tecnológica, conta com os seguintes

Procure discorrer sobre o processo de criação e desenvolvimento dessa diretoria. A Diretoria Sociopedagógica surge no câmpus em resposta a uma política de permanência

Em consonância com a política de gestão da rede, pautada em princípios éticos, expressos por meio da solidariedade, liberdade, participação e justiça

Definir um marco referencial significa definir o conjunto de referências teóricas, políticas, filosóficas que balizará o trabalho da escola. Trata-se da explicitação das

Compreendendo a Formação Geral Básica (de até 1800 horas) e a Parte Flexível (de, no mínimo, 1200 horas) com propósitos claros: uma formação integral que favoreça

Além disso, acreditamos que a escola não deve fechar suas portas à cidade e, por isso, entendemos que parte do processo ensino- aprendizagem deva ocorrer fora

Em busca de uma formação humana e cidadã que precede a qualificação para o exercício da empregabilidade e pautando-se no compromisso de assegurar aos profissionais

A progressão parcial é o procedimento que permite a promoção do educando nos conteúdos curriculares em que demonstrou domínio adequado, e a sua retenção naqueles em que