• Nenhum resultado encontrado

ATIBAIA Uns fazem manchetes. Nós fazemos a história.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ATIBAIA Uns fazem manchetes. Nós fazemos a história."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Editora: Maria Clara Teixeira Gonçalves Fone: 4411-2326 e-mail: atibaiahoje@uol.com.br Atibaia, sábado, 19 de fevereiro de 2022 Ano XXIX Edição nº 1.586 R$ 2,00 WWW.ATIBAIAHOJE.COM.BR

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code e acesse a versão digital do Jor-

nal Atibaia Hoje

A TIBAIA

Uns fazem manchetes. Nós fazemos a história.

H OJE

Retomado nesta segunda-feira, dia 14, o sistema do Banco Central que permite a consulta a valores esque- cidos em bancos. O Jornal Atibaia Hoje realizou um vídeo explicativo de como fazer a consulta. Página 7

VEJA COMO CONSULTAR DINHEIRO ESQUECIDO EM BANCOS

RECEBE PARECER FAVORÁVEL DE PERITO NOMEADO PELA JUSTIÇA

De acordo com perito nomeado pelo Poder Judiciário, o modelo escolhido pela

Administração Municipal é mais vantajoso, econômico e inovador. Página 5

Câmara aprovou Moção de Congratu- lações ao Sr. Walter Peceniski

Iniciativa do vereador Zé Machado é uma homenagem ao fundador do

“Goodangels”, site especializado no reencontro de pessoas. Página 3

Vamos falar sobre escola inclusiva?

Cristiane Saraguci fala sobre o as- sunto na matéria desta semana.

Página 8

Do pior para o mais que pior ainda

Edgard de Oliveira Barros faz uma viagem entre política e coisas do nosso dia a dia . Página 9

Uma imagem vale mais que mil palavras. A foto mostra claramente a “eminência parda” Daniel Oliveira - sem qualquer vínculo com a Prefeitura ou com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, passando instruções às guarnições da Guarda Civil Municipal. Página 2

BASE DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL FOI ALVO DE AÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

PREFEITURA E ACIA

ENTREGARAM MOTO ELÉTRICA A GANHADORA DA PROMOÇÃO

“COMPRE AQUI, VALORIZE ATIBAIA”

Campanha foi realizada no fi nal do ano passado em parceria com Associação Comercial e Industrial de Atibaia (ACIA) para aquecer o comércio local durante as festas. Página 7

PRIMEIRA-DAMA DE ATIBAIA APRESENTOU

PROJETO DO FUNDO SOCIAL EM BRASÍLIA

PREFEITURA ASSINOU ORDEM DE SERVIÇO PARA PAVIMENTAÇÃO

NO JARDIM COLONIAL

Pavimentação da Rua Manoel Gomes La Torre dá sequência às obras de infraestrutura que estão sendo realizadas em Atibaia. Página 5

Magali Basile, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, o deputado federal Vinicius de Carvalho

e a primeira-dama Tamy Ono. Página 6

(2)

CALDEIRÃO DO DIABO

O INÍCIO

Há pouco mais de 5 meses, o jornal Atibaia Hoje e o jornal g8, começaram a receber recla- mações de fatos que estariam ocorrendo na Guarda Civil Mu- nicipal. Os jornais passaram en- tão a checar os casos e apura- ram a veracidade dos reclamos dos guardas civis municipais.

Perseguições, tanto que seis pediram exoneração, outros re- clamos vieram das horas extras, sempre em favor de uns e ou- tros, escalas feitas em detrimen- to de alguns e vantagem de ou- tros. Uma figura tida como a

“eminência parda”, sem qual- quer vínculo com a administra- ção municipal ou com a GCM, mandava e desmandava, dan- do ordens às guarnições, sob o olhar complacente do Secretário Municipal de Segurança Públi- ca. A situação chegou a um pon- to insuportável, levando guardas a filmarem fatos e atos inacre- ditáveis. Por fim, os fatos che- garam ao Ministério Público.

MINISTÉRIO PÚBLICO Na terça-feira, por volta das 8h30, a promotora de Jus- tiça Regina Bárbara de Ca- margo Murad, com apoio de policiais civis e policiais mi- litares, desencadeou uma ação na base da Guarda Civil Mu- nicipal, para apurar denúncias constantes no Inquérito Civil nº 14.0199.0000347/2022, tendo como objetivo apurar fatos rela- cionados a Lucas Oliveira Car- doso (guarda civil municipal 3ª Classe) e Reinaldo dos Santos - vereador licenciado e ocupando o cargo de Secretário Municipal de Segurança Pública.

OPERAÇÃO

Segundo relatos ouvidos, no interior da base da Guarda Civil Municipal, a promotora de Justi- ça Regina Bárbara, demonstran- do ter conhecimento dos pontos nevrálgicos, iniciou os procedi- mentos em busca dos cartões de ponto, notando a falta de um, no caso o cartão de Lucas Cardo- so. Depois quis saber quem ti-

nha acesso às dependências com utilização de impressões digi- tais, sendo apurado que “a emi- nência parda” tinha acesso libe- rado. Após questionamentos, a procuradora solicitou dados a respeito da movimentação das viaturas, que nas outras secre- tarias é conhecido como BDT - Boletim Diário de Transporte e na Guarda Municipal teve ter um controle semelhante.

PÓS-OPERAÇÃO Quem conhece o funciona- mento e o que ocorria na GCM, comenta que certamente as in- vestigações devem buscar in- formações que dizem respeito aos gastos da Secretaria Mu- nicipal de Segurança Pública, que atingem o erário munici- pal, como por exemplo horas extras e férias.

HORAS EXTRAS Coincidência ou não, no dia seguinte à operação do Minis- tério Público, a Prefeitura edi- tou decreto, proibindo termi- nantemente horas extras, com as ressalvas de estilo, elencan- do secretarias que por natureza do trabalho, em casos específi- cos poderão alegar o uso de ho- ras extras. A Secretaria Munici- pal de Segurança Pública não é mencionada.

SINDICATO

No início da próxima sema- na, advogados do Sindicato de- verão comparecer ao Ministério Público para se inteirarem dos fatos do Inquérito Civil.

POLITICANDO (1) Com curiosidade ímpar se aguarda as providências a serem tomadas pela Prefeitura diante dos fatos envolvendo a Guarda Civil Municipal, sempre respei- tando as cautelas necessárias an- tes de medidas mais drásticas.

POLITICANDO (2) Estes fatos não podem ma- cular a imagem da sempre atu- ante Guarda Civil Municipal que há anos presta serviços ines-

timáveis à população. Eventuais atos de alguns, não devem re- fletir negativamente contra uma instituição, que há mais de 20 anos atua na segurança da po- pulação. Simples assim!

NOTA DA PREFEITURA

Considerando que não há qualquer notificação oficial, não sendo apresentados mandado de busca ou solicitação de informa- ções por parte do Ministério Pú- blico antes do fato, causou es- tranhamento à Administração Municipal a ação realizada on- tem na Secretaria de Segurança Pública, envolvendo a retirada de documentos daquela pasta.

Diante do ocorrido, a Prefei- tura de Atibaia irá instaurar sin- dicância administrativa para a devida apuração dos fatos.

NOTA DO

MINISTÉRIO PÚBLICO O Ministério Público de São Paulo realizou, nesta terça-feira (15/2), através da Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social de Atibaia, operação na Guarda Civil Municipal da ci- dade, em decorrência de denún- cias recebidas em janeiro deste ano, para apurar irregularidades na frequência e cartão de ponto da guarda municipal e exercício de função de guarda municipal por pessoa estranha ao quadro de servidores. As irregularida- des ocorriam com anuência do Secretário de Segurança Pública de Atibaia, que também é che- fe da Guarda Civil.

Atenciosamente Assessoria de Imprensa MPSPcomunicacao@mpsp.mp.br

MAQUIAVEL

A alma de Maquiavel deu uma chegadinha no Caldei- rão e pediu que se colocasse a seguinte frase: “Uma men- tira não é o outro lado da his- tória. Uma mentira é somente uma mentira”.

Imagens mostrando a atuação de Daniel Oliveira nas dependências da Base da Guarda Civil Municipal de Atibaia

De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde na sexta-feira (18), Atibaia regis- trou dois novos óbitos por Co- vid-19, totalizando 374 mor- tes desde o início da pandemia.

O 373º óbito confirmado na cidade foi de um homem de 79 anos, com doença de base, que foi internado na enferma- ria da Santa Casa de Atibaia em 17 de janeiro, transferi- do para UTI da Santa Casa de Bragança Paulista em 20 de ja- neiro e faleceu em 16 de feve- reiro. Já o 374º óbito foi de um idoso de 64 anos, com doença de base, internado na Enferma- ria do Hospital Novo Atibaia em 5 de fevereiro, transferido para UTI em 8 de fevereiro e que faleceu no dia 17.

Segundo a Secretaria de Saúde de Atibaia, 36.276 pes- soas estão com a terceira dose

da vacina contra Covid-19 em atraso. A terceira dose ou dose de reforço promove o aumento da quantidade de anticorpos no organismo, reduzindo a chan- ce de infecções ou reinfecções, além de diminuir a probabili- dade do paciente vir a óbito.

Alguns atrasos ocorrem em ra- zão da infecção pela doença, visto que a orientação é de que o paciente aguarde pelo menos 30 dias após o início dos sin- tomas para receber a dose adi- cional contra a Covid-19. Se você não apresentou sintomas ou contraiu o vírus, basta com- parecer na Unidade de Saúde mais próxima, sem necessida- de de agendamento, portanto o cartão de vacinação e docu- mento com foto.

Confira os números da Covid-19 nesta sexta-fei- ra, dia 18 de fevereiro:

Notificações: 32.134

Descartados: 15.348 Confirmados: 16.605 Recuperados: 14.571 Em investigação: 181 Óbitos confirmados: 374

Óbitos suspeitos: 8 Taxa de ocupação

dos leitos Municipais Leitos particulares

Enfermaria:

Hospital Albert Sabin - 18%

Hospital Novo Atibaia - 55%

UTI:

Hospital Albert Sabin - 12%

Hospital Novo Atibaia - 30%

Leitos da rede pública Enfermaria:

Santa Casa de Atibaia - 23%

Regionais UTI:

Santa Casa de Bragan- ça Paulista: 100%

Santa Casa de Socorro: 100%

BASE DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL FOI ALVO DE AÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Desen- volvimento Econômico, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) reafirmaram a parce- ria com a Fundação Getúlio Vargas para o ano de 2022, como parte do Plano de De- senvolvimento Local (PDL), para implementar as políticas públicas voltadas ao fomento do empreendedorismo.

Representantes da Secreta- ria de Desenvolvimento Econô- mico estiveram reunidos com a articuladora regional da FGV, Jerusa Ferreira, para traçarem o planejamento das ações para 2022. O foco das ações será

“Políticas Públicas, tendo como principais temas: compras pú- blicas, revisão, adequação le- gislativa e melhora dos indica- dores do município.

Entre as ações da parceria

estão palestras, consultorias e workshops direcionados ao pú- blico externo e servidores muni- cipais, ainda sem data definida.

Representantes da FGV agradeceram a Prefeitura pelo acolhimento e esforço dedica- do à parceria em 2021 e rea- firmaram o compromisso de compartilhar experiências e conhecimentos para auxiliar os empreendedores de Atibaia também neste ano.

PREFEITURA, SEBRAE E FGV SELAM NOVA PARCERIA PARA

APOIAR EMPREENDEDOR

Com foco em “Políticas Públicas”, a iniciativa faz parte do Plano de Desenvolvimento Local e oferecerá palestras, consultorias e workshops

COVID-19 EM ATIBAIA Homens de 79 e de 64 faleceram nos últimos dias, totalizando 374 mortes confirmadas desde o início da pandemia

O gráfico acima demonstra o aumento no número de mortes a partir de janeiro de 2.022

(3)

O “NÃO” É CANSATIVO PRA VOCÊ E SEU BEBÊ!

Dra. Regiane Glashan*

Embora, dizer não seja um aspecto normal e necessário dentro da parentalidade, é mui- to mais fácil gerenciar o estágio implacável e desafiador da in- fância se você puder ajustar sua abordagem disciplinar. Em vez de bater de frente com o desejo de independência de seu bebê (e sua necessidade de mantê-lo seguro), seja proativo e dê uma reviravolta otimista na situação.

Veja algumas dicas que eu se- lecionei para vocês, queridos pais!

Tenha uma atitude positiva Ao estabelecer limites, deixe seu filho saber o que ele tem permissão para fazer. Dizer

“Não cavar no vaso de flores”

vai deixá-lo frustrado e insis- tente. Portanto, tente sugerir uma atividade alternativa, como

“Vamos lá fora ver o passarin- ho”. Além disso, quase qualquer coisa que você diga ao seu fil- ho para não fazer pode ser facil- mente reformulada de uma ma- neira mais encorajadora. Não quer que ela fique nas cadeiras da cozinha? Você pode dizer:

“As cadeiras são apenas para sentar, querido”. Você enviará a mesma mensagem, mas ob- terá resultados muito mel- hores. Se você sentir um con-

flito se desenvolvendo, aja como se estivesse no mesmo time que seu filho. Em vez de estabelecer a lei (“Pare de jogar a bola den- tro de casa”), peça a ajuda dela (“Ei, onde é que costumamos jogar bola?”).

Mostre, não conte

Demonstre o tipo de com- portamento que você gostaria de ver em seu filho. Se ele esti- ver puxando o rabo do gato, por exemplo, segure a mão dele en- quanto você o acaricia e diga:

“É assim que acariciamos - veja o quanto ela gosta disso?”. Isso não apenas o ensina a maneira certa de fazer algo, mas, tam- bém o recompensa com o que ele valoriza acima de tudo: seu tempo e seu afeto. Tenha em mente, porém, que do ponto de vista de uma criança, qualquer atenção é boa atenção. Se você ficar bravo quando ele está se divertindo jogando blocos pela sala, ele pode estar menos dis- posto a desistir do jogo. Em vez disso, tente dizer calmamente:

“Os blocos são feitos para em- pilhar, não para jogar, filho”.

Use a arte da distração Quando seu filho de 18 meses tem as mãos no bicho de pelúcia favorito de seu irmão mais velho e ele o quer de vol- ta, evite lutar com ele. As cri- anças têm um curto período de atenção e podem ser facil- mente movidas para a próxima coisa. Portanto, concentre-se em redirecioná-la (“Aqui estão suas bolhas de sabão - vamos explodi-las juntos”). Se isso não funcionar, dê ao seu filho a in- dependência que ele deseja, en- carregando-o de escolher uma atividade aceitável para substi- tuir uma proibida. Se ela esti-

ver jogando lascas de madei- ra no parquinho, por exemplo, você pode dizer: “Você quer ir no balanço ou subir na gangor- ra? Você pode escolher”.

Pense antes de falar Quando seu filho faz algo desobediente, é fácil ter uma reação instintiva e dizer “Não”

ou “Pare”. No entanto, muitos pais de crianças pequenas aca- bam retraindo seus comandos mais tarde. Você pode perceber após o fato, por exemplo, que não importa se seu filho descar- regar todo o armário de panelas e frigideiras; é uma maneira in- ofensiva de mantê-lo entretido enquanto você faz outra coisa na cozinha. Mas se você decid- ir deixá-lo continuar uma ativi- dade depois de ter dito que não, você efetivamente minou sua autoridade. Felizmente, há uma solução simples: antes de proibir seu filho de fazer algo, pare para ter certeza de que é importante o suficiente para você se impor.

Claro, isso não significa que você deva evitar totalmente os termos negativos. A chave é simplesmente usá-los com sabe- doria. “Guarde-os para aqueles momentos em que não há outra opção ou estratégia, como quan- do seu filho solta sua mão en- quanto você está atravessando a rua”. Assim, ele aprenderá que há certos momentos em que não há espaço para negociação.

* Terapeuta Familiar - Casal - Individual, ênfase na relação mãe- bebê. Especialista-Mestre-Douto- ra-Pós-Doutora pela UNIFESP, Fellow Universidade Pittsburgh - USA. Site: www.terapeutade- bebes.com.br. Instagram: @ter- apeutadebebes_familia A Câmara aprovou na sessão

de terça-feira (15 de fevereiro), uma Moção de Congratulações, de autoria do vereador José Car- los Machado, ao sr. Walter Pe- ceniski, por seu empenho e dedi- cação no projeto “Goodangels”, idealizado por ele mesmo e que há 18 anos tem como objetivo o reencontro de uma pessoa que- rida, perdida por qualquer cir- cunstância.

A vontade de ajudar gratuita- mente outras pessoas a encontrar seus entes queridos nasceu depois do sr. Walter reencontrar-se com sua filha (de seu primeiro casa- mento) após 18 anos de separa- ção. Em meados de 1983, atra- vés de um movimento juvenil, foi conhecer a rotina de um kibutz (agrupamentos israelenses cole- tivistas), na região norte de Isra- el, e lá se casou com uma oficial do exército. Vieram para o Brasil,

mas sua esposa não se adaptou e resolveram retornar para Israel.

O relacionamento sofreu des- gastes e, no quarto mês de vida de sua filha Liat, em 1985, Wal- ter retornou ao Brasil, perdendo o contato com a mãe de sua filha.

Foram inúmeras cartas sem res- postas e, após longo período de insistência, com o auxílio de uma rádio local, conseguiu localizar a filha e conversaram por telefone.

Em agosto de 2.003 o sonho re- alizou-se por completo: Liat, já com 18 anos, veio ao Brasil para conhecer seu pai.

Este reencontro, segundo Walter, teve ampla cobertura jor- nalística e em uma de suas entre- vistas afirmou que nunca mais deixaria ninguém sentir essa mes- ma dor que se estendeu por 18 anos. Era o nascimento do Goo- dangels.

No início, além da imprensa

escrita, vários programas de rá- dio e de TV divulgaram sua ini- ciativa e hoje seu site [goodan- gels.org] recebe, em média, 300 mil visitas por mês, inclusive de internautas de outros países. Até hoje o projeto já realizou 18 mil reencontros (alguns até após 40 anos de separação) e há mais de 2 milhões e meio de casos regis- trados.

Walter Peceniski atualmen- te tem 57 anos, está casado com Gislaine Raga Teixeira e, além de Liat, é também pai de 4 filhos:

Anne, Bruno, Gabriel e Murilo.

“Esta moção é mais do que merecida. O sr. Walter é um gran- de exemplo de ser humano e o Goodangels, sem dúvida, é uma das maiores iniciativas já realiza- das no Brasil. Obrigado aos de- mais vereadores pela aprovação desta singela homenagem”, afir- mou Zé Machado.

A Câmara aprovou na ses- são de terça-feira (15), o proje- to de lei, de autoria do vereador Ademilson Militão, que decla- ra de Utilidade Pública a Asso- ciação Circo Teatro de Lona do Sabonete.

Localizada na Estrada do Cas- telo, nº 56, no bairro do Portão, a associação é uma Sociedade Civil

de Direito Privado sem fins lucra- tivos, fundada em junho de 2020.

Seu principal objetivo é possibili- tar à comunidade em geral o aces- so, conhecimento e aprendizado de modalidades esportivas e ati- vidades circenses, buscando atra- vés de projetos sociais a melho- ria na qualidade de vida de seus participantes, com ênfase na rede

pública de ensino.

“O Circo Teatro de Lona do Sabonete vem se destacan- do como uma das principais ins- tituições esportivas e culturais de Atibaia, promovendo, espe- cialmente aos jovens, ações so- ciais que têm modificado a rea- lidade desses cidadãos”, afirmou Militão.

O vereador presidente Ju- lio Mendes utilizou o espaço de Tema Livre, durante a sessão de terça-feira, 15 de fevereiro, para falar do dia a dia de atendimento à população. “Na semana passa- da, tivemos reunião com a nova secretária de Saúde e visitamos as unidades do Rio Abaixo, Usina, Campo dos Aleixos, a área onde será construída a nova sede da Usina, com obras iniciando ain-

da neste ano”.

“Conversamos com os servi- dores e buscamos identificar o que precisa para a agilidade no atendimento. Sabe-se que há di- ficuldade de deslocamento da po- pulação (transporte público) para consultas e exames - e levamos esse pleito para a Mobilidade Ur- bana. O objetivo é dar apoio à população”, comentou Mendes.

“Com o vereador Pi, con-

versamos com o gestor do AME (Ambulatório Médico de Especia- lidades), dr. Renan, e ficamos impres- sionados pela estrutura. A unidade é referência em toda a região e essa presença é importante na interlocu- ção com o governo do Estado. A nos- sa expectativa é de que haja melho- ria do atendimento, com cirurgias de baixa complexidade, ampliação dos serviços e do atendimento médico”, apontou o vereador.

A vereadora Ana Paula Bea- thalter apresentou na sessão desta semana uma Moção de Pesar pelo falecimento do munícipe Emilio Carlos de Sousa Leão, ocorrido no dia 6 de fevereiro deste ano.

Nascido em 7 de setembro de 1959, na cidade de Santa Maria da Vitória (BA), era o quinto filho de Emilio Leão e Idália Maria Leão.

Cursou o ensino médio ainda em Santa Maria da Vitória, mas gra-

duou-se em Direito na Universida- de São Francisco, em Bragança Pau- lista. Casou-se em 1992 em Atibaia com Rosalba Lúcia Rita Berzacola Leão, advogada. O casal teve três fi- lhos: Gabriela, Júlio e Renata.

Amante do futebol e admira- do por muitos amigos e colegas de profissão, Emilio Carlos teve no- tável trabalho na área do Direito, vindo a ser vice-presidente e de- pois presidente da 69ª Subseção

da OAB de Atibaia, cargo este que assumiu após o falecimento do Dr.

Omar Zigaib. Faleceu aos 62 anos em decorrência da COVID-19, contraída em janeiro deste ano.

“O sr. Emilio foi um dos maiores profissionais de Ati- baia. Um excelente advogado e uma pessoa muito querida! Mi- nhas sinceras condolências a toda família Berzacola Leão”, afirmou Ana Paula Beathalter.

O vereador José Carlos Ma- chado (Zé Machado) apresentou nesta semana duas indicações ao Poder Executivo solicitando o ni- velamento e a roçada de todas as ruas não pavimentadas do bairro Fazenda Soberana.

“As chuvas deste período acarretaram diversos buracos, valetas nas ruas e crescimen- to de mato, gerando transtornos

aos motoristas e pedestres da re- gião. O que vem prejudicando os usuários da via”.

As vias que necessitam de re- paros são: Estrada Soberana; Es- trada 9 de Julho; Estrada Planalto;

Estrada Morumbi; Rua Soberana e Rua Esmeralda Barros Rocha.

O serviço de roçada também é in- dicado na Praça Mário de Souza Marques Filho (Noite Ilustrada),

situada no Jardim do Lago.

Zé Machado ainda protoco- lou o pedido de revitalização da área de lazer infantil do Parque Edmundo Zanoni, com a substi- tuição e modernização dos brin- quedos, e solicitou a realização de estudos para viabilizar a instala- ção de semáforos inteligentes na rotatória entre a Av. São João e Av. Jerônimo de Camargo.

O vereador Gustavo Mil- font protocolou nesta semana uma indicação pedindo ao Po- der Executivo que realize a con- tratação e/ou o remanejamento de médicos para a Unidade de Saúde do Jardim Imperial.

“Em conversa com muní- cipes foi relatado que há cerca de um mês a referida unidade está sem médicos, obrigando os pacientes do bairro a se des- locarem para outros pontos da cidade, o que acarreta gastos fi- nanceiros e de tempo aos muní- cipes. Portanto, é urgente que se contrate novos médicos ou seja feito o devido remanejamento”, explicou.

O parlamentar também soli- citou maior fiscalização na altu- ra do nº 240 da Rua Otávio Pas-

sos, no Alvinópolis: “no local, com uma fresta de acesso a um imóvel desabitado, estão ocor- rendo diversas práticas, como atos sexuais e uso de drogas, que vêm tirando o sossego de quem mora ou transita pelo lo- cal. Algumas medidas, como maior iluminação, poda da ár- vore localizada ao lado da fres- ta e vedação de acesso ao local, podem resolver o problema”.

Gustavo Milfont ainda in- dicou à Prefeitura os seguintes serviços: instalação de lombada na Rua Benedito Peçanha, altu- ra do nº 235, no Jardim do Tre- vo; manutenção viária e poste- rior asfaltamento da Estrada Sul Brasil, sentido São Roque, no Caetetuba; conserto do semá- foro localizado na Av. Indus-

trial Walter Kloth, na altura do nº 888 (cruzamento da empre- sa Grammer), no Jardim Cere- jeiras; aparação da grama e lim- peza em praça situada na Rua dos Coqueiros, na altura do nº 388, no Jardim dos Pinheiros; e poda de árvore no cruzamento da Rua Braúna com a Rua Su- ína, na Vila Giglio.

“Por fim, peço que a Ad- ministração Municipal efetue maior controle para evitar a circulação de cavalos nas áre- as urbanas da cidade, mais pre- cisamente na Al. Prof. Lucas Nogueira Garcez. Muitos cava- los foram vistos comendo lixo e causando acidentes na via, por- tanto a fiscalização é necessária e urgente a fim de evitar maio- res tragédias”, concluiu.

CÂMARA APROVOU MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES AO

SR. WALTER PECENISKI

Iniciativa do vereador Zé Machado é uma homenagem ao fundador do “Goodangels”, site especializado no reencontro de pessoas

ASSOCIAÇÃO CIRCO TEATRO DE LONA DO SABONETE RECEBEU DA CÂMARA

TÍTULO DE UTILIDADE PÚBLICA

Iniciativa é do vereador Ademilson Militão

VEREADOR PRESIDENTE JULIO MENDES FEZ VISITA A POSTOS DE SAÚDE E

COMENTOU QUE AME É UNIDADE DE REFERÊNCIA NA REGIÃO

Entre as demandas urbanas, ele comentou a necessidade de revitalização do Parque Edmundo Zanoni e de outras áreas de lazer

MOÇÃO DE PESAR PELO FALECIMENTO DE EX-PRESIDENTE DA OAB DE ATIBAIA, EMILIO

CARLOS LEÃO, FOI APROVADA NA CÂMARA

VEREADOR GUSTAVO MILFONT SOLICITOU

CONTRATAÇÃO OU REMANEJAMENTO DE MÉDICOS PARA A UNIDADE DE SAÚDE DO JARDIM IMPERIAL

VEREADOR ZÉ MACHADO PEDIU À PREFEITURA SERVIÇOS DE ROÇADA E NIVELAMENTO DE

VIAS NO BAIRRO FAZENDA SOBERANA

Vereador também indicou a revitalização da área de lazer do Parque Edmundo Zanoni

(4)

EMPRESA

ADMITE

- Auxiliar contábil

Com experiência em Empresas de Lucro Real e Presumido

Enviar curriculum para: Rua Jose Lucas, nº 47 - Centro - Atibaia-SP - CEP: 12940-700 ou

e-mail para: rh.vagasatibaia@outlook.com

EDITAL DE CITAÇÃO - PRAZO DE 30 DIAS.

PROCESSO Nº 1006596-72.2019.8.26.0048

O MM. Juiz de Direito da 3ª Vara Cível, do Foro de Atibaia, Estado de São Paulo, Dr. Rogério A. Correia Dias, na forma da Lei, etc.

FAZ SABER a ANTONIO MARCOS DA SILVA, ARLINDO ROBERTO PAULINO DOS SANTOS e os terceiros desconhecidos e interessados, que lhe foi proposta uma ação de Usucapião por parte de Jonni Mosconi, visando a posse definitiva do imóvel certo e determinado, localiza- do no Bairro da Campininha, zona rural, Atibaia, SP, consistente em uma gleba de terras com a área de 20.625,50m2 ou 2.06.25has, conten- do casas de moradia e demais benfeitorias, cadastrada no INCRA juntamente com área maior sob nº 634.018.001.457-5 e na Secretaria da Receita Federal com NIRF n. 9.273.057-4. Alega o autor ter a posse, por si e seus antecessores há mais de 25 anos, sempre exercida com

“animus domini” mansa, pacifica e continuadamente, sem interrupção ou oposição por parte de quem quer que seja, sendo que o imóvel foi mantido com suas divisas sempre claramente identificadas e identificáveis e respeitada por todos os confrontantes. Encontrando-se os réus em lugar incerto e não sabido, foi determinada a sua CITAÇÃO, por EDITAL, para os atos e termos da ação proposta e para que, no prazo de 15 dias, que fluirá após o decurso do prazo do presente edital, apresente resposta. Não sendo contestada a ação, o réu será considerado re- vel, caso em que será nomeado curador especial. Será o presente edital, por extrato, afixado e publicado na forma da lei. NADA MAIS. Dado e passado nesta cidade de Atibaia, aos 01 de fevereiro de 2022.

- EDITAIS - EDITAIS -

Atibaia se transformou mais uma vez na cidade do ciclismo no último domingo (13), quando fo- ram disputadas a 1ª etapa do Cam- peonato Paulista de Paraciclismo 2022 e a Copa Master e Juniores de Ciclismo, com apoio da Prefei- tura de Atibaia.

A etapa de Atibaia, que abriu a temporada deste ano, contou com a presença de 17 campeões paulistas e brasileiros de Paraciclismo 2021, recepcionando paratletas de vários Estados do país, como Minas Ge- rais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e São Paulo, e valendo pontos para o ranking na- cional. Os eventos contaram com a supervisão da Federação Paulista de Ciclismo e Confederação Bra- sileira de Ciclismo.

Atibaia está se consolidando como uma referência para os ci- clistas. No segundo semestre do ano passado, o município recebeu a Volta Ciclística Internacional, quando inaugurou a ciclovia An- gelo Albanez Netto, a primeira da região. Localizada no canteiro cen- tral da Avenida Jerônimo de Ca- margo, em espaço exclusivo para bicicletas, a ciclovia conta com 5 km de extensão, ligando a região central da cidade até a conexão com a Rodovia D. Pedro I.

Entre os resultados de desta- que de Atibaia nas provas de do- mingo estão: Diego Teixeira Can- dinho, da equipe Adese, ficou em segundo lugar na categoria MTB Paraciclismo; Diego Vieira da Sil- va, da Breakaway Atibaia - EM2 - Sprint Radler - Auge Bike, ficou em segundo na Máster A (30 a 39 anos). Nesta mesma categoria, Ga- briel Alves Menin e Durval Fer- nandes da Silva Junior, ambos da Breakaway Atibaia - EM2 - Sprint Radler - Auge Bike, terminaram em oitavo e nono, respectivamen- te. Eduardo Teixeira Grandinetti, também da Breakaway Atibaia - EM2 - Sprint Radler - Auge Bike, foi o quinto na Máster B (40 a 49 anos); Elaine Giraldi Bueno Sa- les, da Adese, obteve a quarta po- sição na categoria Feminino Más- ter 30+; Juvenal de Salles (Adese - Salles Bikes Cycling Teame) e Sidney Alves, da Salles Bikes, ter-

minaram em sexto e sétimo, respec- tivamente, na categoria Máster C (50 a 59 anos).

Confira os resultados de domingo:

CATEGORIAS: MH1 / WH1 / MH2 / WH3 / MH3 / MH4/

WH4/ MH5

• EDIVA DA SILVA COSTA - CLUBE DE CICLISMO DE SÃO JOSE DOS CAMPOS - CAM- PEÃO MH1;

• ALINE PEREIRA QUINTO - INSTITUTO TEIME - LEME - CAMPEÃ WH1;

• EDUARDO FERNANDO DE SOUZA BEZERRA - RIO DE JA- NEIRO - CAMPEÃO MH2;

• JESSICA MESSALI - JESSI- CA MESSALI - CAMPEÃ WH3;

• MAURICIO SOARES DOU- RADO - RIBEIRÃO PRETO - CAMPEÃO MH3;

• FERNANDO ARANHA RO- CHA - CLUBE DE CICLISMO DE SÃO JOSE DOS CAMPOS - CAMPEÃO MH4;

• JOSIANE NOWACKI - AVULSA - CAMPEÃ WH4;

• RONAN DA MOTTA FON- SECA - RIO DE JANEIRO - CAM- PEÃO MH5;

CATEGORIAS: WC1/ MC2/

MC3/ MC4/ WC5/ MC5

• SABRINA CUSTODIA DA SILVA - INSTITUTO ATHLON - CAMPEÃ WC1;

• JOSE MAURICIO MELO DOS SANTOS - AVULSO - CAM- PEÃO MC2;

• ADRIANO BIAGIONI - AVULSO - MC3;

• RODRIGO VICENTE MA- DURO - CLUBE DE CICLISMO DE SÃO JOSE DOS CAMPOS - CAMPEÃO MC4;

• AMANDA ANTUNES DE PAIVA - SANTOS CYCLYING TEAM - CAMPEÃ MC4;

• TELMA APARECIDA AL- VES BUENO - ESPORTE PARA TODOS - CAMPEÃO WC5;

• JOHNATAN MINEIRO SANTOS - AVULSO - CAM- PEÃO MC5;

CATEGORIAS:

TANDEM / TRICICLO

• BIANCA CANOVAS GAR- CIA - ABEC RIO CLARO - CAM- PEÃ TANDEM FEMININO;

• LUIZ ANTONIO LETIZIO - ABEC RIO CLARO - CAMPEÃO TANDEM MASCULINO;

• ADRIANO MATUNAGA NASCIMENTO - CAMPEÃO TRICICLO;

A etapa recebeu também as ca- tegorias de não federados, que ini- ciaram no paraciclismo nesta 1ª eta- pa do campeonato e que a partir deste ano comtemplará as catego- rias Surdos, Mtb de Asfalto PNE e Sindrome de Down.

CAMPEÕES NÃO FEDERADOS:

• THIAGO DE OLIVEIRA SILVA - AVULSO - CATEGO- RIA OPEN (NÃO FEDERADO) CAMPEÃO;

• MARIA CAROLINA DE BARROS - AVULSA - CATEGO- RIA OPEN HANDBIKE (NÃO FEDERADA) CAMPEÃ.

1ª ETAPA COPA MASTER E JUNIORES DE CICLISMO

Estiveram presentes em Ati- baia também equipes e atletas que representam o ciclismo paulista!

CAMPEÕES:

• JOÃO MARCELO PEREI- RA GASPAR - SANTOS - CA- TEGORIA OPEN MASCULINO - CAMPEÃO;

• GABRIELA SOUZA - UNI- FUNVIC / GEOLOG / KING / PINDAMONHANGABA FEMI- NINO ELITE - CAMPEÃ;

• ALESSANDRA FORNEI - IMUA ASSESSORIA ESPORTI- VA - CATEGORIA MASTER 30+

- CAMPEÃ;

• LUCAS GOMES DOS SAN- TOS - PREFEITURA DE SÃO SE- BASTIÃO - CATEGORIA MAS- TER A - CAMPEÃO;

• ANDRE ORSOLINO - MA- RANGA TEAM - CATEGORIA MASTER B - CAMPEÃO;

• RODNEY DA COSTA E SIL- CA - MAZZINI SANTOS - CATE- GORIA MASTER C - CAMPEÃO;

• MILTON JUN TAKANA- RA - TEAM INDAIATUBA - CA- TEGORIA MASTER D - CAM- PEÃO;

• LORIVAL DE SOUZA - MAZZA / TORREL - CATEGO- RIA MASTER E - CAMPEÃO;

• GABRIEL RODRIGUES BRAZ - SONNIC PARTS - CATE- GORIA AMADOR - CAMPEÃO;

• LIVIA CAROLINA BUENO - AVULSO - MTB FEMININO - CAMPEÃ.

Categorias KIDS CAMPEÕES:

• ARTHUR ALBUQUERQUE ZELL DE SOUSA - ZELL’S RI- DERS - CATEGORIA FRALDI- NHA ATE 6 ANOS - CAMPEÃO;

• MEL RAMOS CONSIGLIO - SBR SPORT BIKE SHOP - CA- TEGORIA FRALDINHA ATE 06 ANOS - CAMPEÃ;

• DIEGO GUIMARÃES PRO- TO - MTB EM ATB - CATEGO- RIA DENTE DE LEITE - 07 A 09 ANOS - CAMPEÃO;

• MANUELA RAMOS MA- CHADO - SBR SPORT BIKE SHOP - CATEGORIA DENTE DE LEITE - 07 A 09 ANOS - CAM- PEÃ;

• GUSTAVO GUIMMARÃES PROTO - MTB EM ATB - CATE- GORIA INFANTIL 10 A 11 ANOS - CAMPEÃO;

• ANNA BEATRIZ ALBU- QUEQUER SALES - CLUBE DE CICLISMO DE SÃO JOSE DOS CAMPOS - CATEGORIA INFAN- TIL 12 A 14 ANOS - CAMPEÃ;

• PEDRO YAGO B. BUENO - AVULSO - CATEGORIA INFAN- TIL 12 A 14 ANOS - CAMPEÃO.

Musicais, Flash Back, Cara- vana da Viola e “Vem Passari- nhar” são os destaques da sema- na. Atibaia oferece aulas gratuitas de yoga todos os domingos

Neste domingo (20), a Inter- music Escola de Música apre- sentará dois musicais no Cine Itá Cultural. A apresentação Fa- mília Addams será realizada em duas sessões: às 11h e 13h. Mais tarde, o musical Meninas Malva- das também acontecerá em duas sessões: às 17h e 19h. Os even- tos têm entrada gratuita e contam com o apoio da Prefeitura da Es- tância de Atibaia, por meio da Se- cretaria de Cultura.

Caravana da Viola e Flash Back

Ainda com a programação cultural, a Caravana da Viola é mais uma opção de apresentação neste domingo (20). Das 10h às 14h, os violeiros irão agitar o Co- reto Silvio Caldas (Praça Aprígio de Toledo, Centro).

Aqueles que gostam de dança não podem perder a Festa Flash Back, que acontecerá na Praça da Matriz (Praça Claudino Al- ves, s/n - Centro). O evento conta

com diferentes DJs proporcionan- do muita música durante a festa, que acontecerá a partir das 13h.

Para proteção de todos e cumpri- mento dos protocolos de preven- ção à Covid-19, o uso de másca- ra é obrigatório.

Vem Passarinhar Atibaia A cidade terá uma atividade diferente este sábado (19): o Vem Passarinhar Atibaia. A iniciativa tem como objetivo observar as aves livres em ambiente natural.

O ponto de encontro será em fren- te a Casinha do Sorrir, no Lago do Jardim Paulista, às 8h. É re- comendado que os participantes estejam de tênis e usem protetor solar, em caso de sol. O uso de máscara é obrigatório.

Aulas de Yoga

Todos os domingos, das 9h às 10h, Atibaia conta com aulas de yoga realizadas por professo- res voluntários do Clã da Monta- nha. Neste domingo (20), a aula será realizada na Praça do Alvi- nópolis (início da Av. São Paulo), pela professora Mika Castro com apoio da professora Lígia Borghi.

Para participar, basta comparecer no local com tapete de yoga, can- ga ou toalha. O uso de máscara é

obrigatório.

A iniciativa do grupo tem o objetivo de levar a prática para es- paços públicos de Atibaia, possi- bilitando que a população conhe- ça os benefícios do yoga, que é uma prática milenar, trabalhando com corpo e mente de forma in- terligada, com exercícios que au- xiliam o controle do estresse, an- siedade, dores, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensa- ção de bem-estar.

Feiras de Atibaia

Historicamente, as feiras li- vres ocupam espaço fundamen- tal no cotidiano dos municípios.

Fortes pontos de comércio, elas também são lugares de sociali- zação e fortalecimento da iden- tidade local, sendo consideradas tradições culturais e pontos turís- ticos nas cidades de todo o Bra- sil. Além do potencial turístico e gastronômico, elas ainda contri- buem com a geração de empre- gos e o crescimento da economia.

Sexta-feira é dia da Feira No- turna, que acontece das 17h às 22h, no estacionamento do Cen- tro de Convenções, e proporcio- na muita gastronomia, música e produtos de qualidade.

A Feira de Arte, Artesanato e Gastronomia proporciona mú- sica ao vivo a partir das 15h, to- dos os sábados. O ambiente fami- liar possui brinquedos infláveis, barracas de artesanato exclusivos de moradores de Atibaia, barra- cas de gastronomia e muito mais.

No artesanato, a feira ainda con- ta com sabonete artesanais, tábu- as de madeira, enfeite para casas, entre outros.

A Agenda Atibaia tem o obje- tivo de fornecer informações so- bre os eventos de toda a cidade para facilitar o acesso dos muní- cipes ou turistas que tenham in- teresse em participar das ações.

Vale lembrar que a agenda con- templa atividades promovidas pela Prefeitura e por parceiros.

As atrações estão sujeitas a alte- rações e/ou cancelamentos sem aviso prévio.

CAMPEONATO PAULISTA DE

PARACICLISMO ABRIU TEMPORADA EM ATIBAIA E CELEBRA CAMPEÕES

No último domingo (13), competição foi disputada na cidade com a presença de 17 campeões paulistas e brasileiros de Paraciclismo

AGENDA ATIBAIA: CONFIRA OS EVENTOS PROGRAMADOS PARA

O FINAL DE SEMANA

(5)

O contrato da Prefeitura de Atibaia com empresa ter- ceirizada visando a constru- ção do Hospital Municipal recebeu parecer favorável de perito nomeado pelo Poder Judiciário na última terça-fei- ra, 15 de fevereiro. Além de não apresentar qualquer ir- regularidade, de acordo com o perito o modelo econômi-

co-financeiro escolhido pela

Administração Municipal, o de Locação de Ativos, é mais vantajoso do que a modali- dade tradicional, que não só encarece os custos, mas tam- bém prevê que a Prefeitura assuma todos os riscos vin- culados à execução da cons- trução.

“Conclui-se, sob aspec- to exclusivamente técnico, que o modelo econômico-fi- nanceiro, adotado à época pela Prefeitura do Municí- pio de Atibaia, era e conti- nua sendo adequado e van- tajoso para as condições de captação, disponibilidade de crédito, receitas/despe- sas futuras, transferências dos riscos envolvidos e res- ponsabilidade com o erário público”, afirma o perito Cel-

so Aparecido Gonçalves.

A construção do Hospi- tal Municipal de Atibaia - o primeiro da história da cida- de, com previsão de estrutu- ra completa para atendimen- to da população e potencial para dobrar a capacidade de atendimento existente hoje na Santa Casa - está paralisa- da em razão de uma ação civil pública movida por Carlos Al- berto da Silva, Cibele Sidney e Ivan Carlos Cardoso, represen- tados pelos advogados Lucas Scardino Fries e Sandro Hen- rique Audi de Oliveira.

“A verificação da docu-

mentação acostada aos autos complementadas por outras solicitadas por este perito de- monstra, sob o aspecto técni- co, que houve coerência nos estudos preliminares elabo- rados pela equipe técnica-e-

conômica e transparência no processo licitatório condu- zido pela municipalidade”, acrescentou o perito em sua conclusão.

O projeto do Hospital Mu- nicipal é assinado por uma das maiores empresas de ar- quitetura hospitalar do Brasil, a Borelli & Merigo Arquite- tura e Urbanismo, fundada em 1978 e com mais de 20 projetos de hospitais no Bra- sil e no exterior, entre eles o Hospital M’Boi Mirim -

classificado pela Organiza-

ção Mundial de Saúde como um dos melhores hospitais da América Latina. A obra, iniciada em 14 de junho de 2020, foi paralisada pela Jus- tiça em 14 de dezembro de 2020, em razão da ação civil.

No passado, a Prefeitura contratou a FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Econô- micas da USP, para uma aná-

lise sobre o contrato firmado

para a construção do hospi- tal. De acordo com o laudo da FIPE, o modelo de locação de ativos, adotado pela Pre- feitura, representa uma eco- nomia de R$ 11,47 milhões em comparação ao sistema de contratação de obras pú- blicas pelo regime tradicional de empreitada. A Prefeitura apresentou o resultado da pe- rícia em contestação à ação, justamente para demonstrar a veracidade de seus argumen- tos, especialmente no quesito econômico. Pelo sistema de locação de ativos, que con- siste na contratação de uma empresa para a construção do prédio, o valor passará a ser pago pela Prefeitura somen- te quando a construção esti-

ver finalizada.

O laudo do perito nome- ado pela Justiça vem ao en- contro do que já havia sido apontado pela FIPE. “A es- colha da modalidade de par- ceria público-privada pela Locação de Ativos é mais vantajosa para a Adminis- tração Pública do que a mo- dalidade tradicional, já que esta última encarece os cus-

tos de construção do hospital de R$ 1,0 a R$ 11 milhões, além de a contratante assumir todos os riscos vinculados à execução da construção, que, na locação de ativos, são in- tegralmente absorvidos pelo ente privado”, explica Gon- çalves.

Além disso, o laudo da FIPE apontou o preju- ízo causado pela paralisa- ção das obras. “O atraso na construção do hospital acar- reta a perda de 66 vidas anu- ais, em adição à tendência média de mortes na cidade.

Aplicando-se a teoria do ca- pital humano, essa quantida- de de vidas salvas equivaleria a um valor monetário de R$

13.926.867,36, que, por si só, mais do que valida a escolha da locação de ativos pela pre- feitura por evitar atrasos, vis- to que atrasos têm custos em termos de vidas humanas”, conclui o laudo da Fipe, que foi coordenado pelo profes- sor Denisard Alves.

“Entendemos que essa ação foi motivada por ques- tões políticas, o que é muito triste. E, infelizmente, quem perde com o atraso na cons- trução de um equipamento deste porte, é a população.

Agora, aguardaremos os trâmites legais do processo para que possamos retomar as obras e dar andamento a esse projeto tão importante

para a cidade”, afirmou o pre-

feito Emil Ono.

Vale lembrar que o proje- to de construção do Hospital Municipal passou por autori- zação da Câmara, audiências

e consultas públicas e, ao fi-

nal, processo licitatório, con- tando, inclusive, com o crivo de órgãos de controle como o Tribunal de Contas do Es- tado e o Ministério Público.

Foi um chamamento aberto para todo o Brasil, respeitan- do a Lei nº 8666/93, e após estudos da Prefeitura, inicia- dos em 2017, para se chegar à conclusão de que o melhor formato de contratação seria a locação de ativos.

A Prefeitura de Atibaia ad- quiriu, com recursos próprios, três novos veículos para a Secre- taria de Educação, totalizando um investimento de R$ 490 mil para fortalecer ainda mais os tra- balhos e atender as demandas, como visita em escolas, super- visão, acompanhamento e aten- dimento nas unidades escolares.

Entre os veículos adquiridos estão uma Van de passageiros Iveco, com capacidade para 16 lugares, um Renault Duster e um Renault Oroch, reforçando ainda mais a frota da Secretaria de Educação, garantindo mais agilidade, efetividade e segu- rança no serviço.

De acordo com a Secretária

de Educação, Eliane Doratiotto, a aquisição desses novos veícu- los reforça a qualidade do servi- ço prestado à comunidade esco- lar. “Com muito planejamento, responsabilidade e compromis- so, continuamos investindo em educação, oferecendo atendi- mento educacional de qualida- de a todos”.

As equipes da Secretaria de Obras Públicas da Prefeitura de Atibaia vêm dando sequência às ações de revitalização da Ala- meda Lucas Nogueira Garcez e, desta vez, as obras acontecerão nos dois sentidos da avenida:

bairro - centro e centro - bair- ro. Os motoristas que trafega- rem pela via devem ficar atentos com as interdições temporárias, que tiveram início na quarta- -feira (16).

A interdição, necessária para a realização das obras de

revitalização da Lucas, pode- rá causar lentidões no trânsito.

As atividades vão começar no acesso à rua Boulevard Prefei- to Takao Ono e seguem até o final da via, ao lado da Igreja do Rosário.

A Alameda Lucas Noguei- ra Garcez é uma das vias com maior fluxo de veículos, mo- vimentação de pessoas e ofer- ta de serviços no município.

A revitalização do considera- do “corredor gastronômico” de Atibaia contempla benefícios

como pavimentação, paisagis- mo, iluminação, construção ci- vil e instalação de câmeras de monitoramento.

A reurbanização da Lucas está sendo realizada por seg- mentos, em um total de dez, nos mesmos moldes das obras de duplicação da Av. Jerônimo de Camargo - os segmentos são trabalhados separadamente e fi- nalizados sempre antes do iní- cio de um novo segmento, com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos.

A Prefeitura de Atibaia as- sinou nesta semana Ordem de Serviço de pavimentação da Rua Manoel Gomes La Torre, no Jardim Colonial, em mais uma iniciativa de mobilidade urbana com o objetivo melho- rar o fluxo de veículos e propor- cionar mais segurança no trân- sito para pedestres e motoristas.

“Essa é uma obra muito so- nhada pelos moradores do bair-

ro. São cerca de R$ 3 milhões de investimento, com 12 mil metros quadrados, interligan- do vários bairros importantes.

Estamos trabalhando atualmen- te com obras nos quatro cantos da cidade, totalizando mais de R$ 30 milhões”, disse o vice- -prefeito de Atibaia, Prof Fa- biano de Lima, na cerimônia de assinatura.

As obras no Jardim Colonial

atendem demandas antigas dos moradores, cumprindo o plane- jamento do governo municipal para a melhoria da qualidade de vida na região.

Desde o ano passado, a Se- cretaria de Obras Públicas tem realizado pavimentação asfál- tica em diversos locais do mu- nicípio, dando sequência aos serviços de infraestrutura em Atibaia.

CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL MUNICIPAL RECEBE PARECER

FAVORÁVEL DE PERITO NOMEADO PELA JUSTIÇA

De acordo com perito nomeado pelo Poder Judiciário, o modelo escolhido pela Administração Municipal é mais vantajoso, econômico e inovador

PREFEITURA ASSINOU ORDEM DE SERVIÇO PARA PAVIMENTAÇÃO

NO JARDIM COLONIAL

Pavimentação da Rua Manoel Gomes La Torre dá sequência às obras de infraestrutura que estão sendo realizadas em Atibaia

PREFEITURA DE ATIBAIA INVESTE EM NOVOS VEÍCULOS

PARA A EDUCAÇÃO

Novas aquisições serão utilizadas no setor administrativo e pedagógico, para visitas em escolas, supervisão, acompanhamento e atendimento das unidades escolares

INTERDIÇÕES TEMPORÁRIAS NA LUCAS

COMEÇARAM NA QUARTA-FEIRA (16)

(6)

O Ciclo Solidário, iniciativa do Fundo Social de Solidarie- dade de Atibaia que promove o repasse de donativos para famí- lias e entidades sociais cadastra- das junto à Assistência Social do município, foi responsável por garantir, em 2021, a entrega de mais de 14 toneladas de alimen- tos. As doações ao Fundo Social vieram da própria população e de empresas da cidade, e garan- tiram auxílio a 2.182 famílias.

De janeiro a dezembro do ano passado foram repassados 14.607 quilos de alimentos;

10.574 unidades de alimentos (bolachas, óleo, etc.); 1.413 uni- dades de leite longa vida; 2.620 caixas de verduras e hortaliças;

4.816 cestas básicas (mais 4.050 foram repassadas à Secretaria de Assistência e Desenvolvi- mento Social); 705 quilos de ra- ção (cães e gatos); 19.690 peças de vestuário (adulto, infantil e bebê); 1.341 pares de calçados (adulto e infantil); 1.980 unida- des de acessórios (cintos, meias, roupas íntimas, etc.); 1.448 uni- dades de roupas de cama, mesa

e banho; 1.566 cobertores; 131 colchões; 11.394 unidades de artigos de higiene pessoal (fral- das infantil e geriátrica, sabone- te, escova de dente, etc.); 5.817 unidades de produtos de limpe- za; 1.827 brinquedos; 200 mó- veis, eletrodomésticos e uten- sílios domésticos; e 220 livros.

Ao todo nesse período, 2.182 famílias foram atendidas pela rede assistencial da Prefei- tura, que ainda realizou repasses a mais de 30 entidades sociais, incluindo: Abrapec; Asilo - Ir- mandade Civil Pró Vila São Vi- cente de Paulo; Casa de David;

Casa de Passagem; Casa de Re- pouso Santa Rita; Casa do Pão;

Centro Abayomi de Acolhimen- to I; Centro Abayomi de Aco- lhimento II; Centro de Apoio à Criança Ninho de Luz; Creche Comunitária ASA; Creche Co- munitária Clara Maria; Creche Comunitária Raio de Sol; Espa- ço Crescer Livre Criatividade;

Fraternidade Universal Projeto Curumim; Núcleo Estudo Espí- rita Amor e Paz; Oficina de Ca- ridade Santa Rita; Ong Amigos

Solidários; Residência Inclu- siva; Residência Terapêutica;

Rotary Clube de Atibaia Pedra Grande; e Santa Casa - Irman- dade de Misericórdia de Atibaia.

O Fundo Social também re- alizou em 2021, com enorme sucesso, a campanha “Tampi- nha do Bem”, que se tornou per- manente no município, promo- vendo a reciclagem de plástico ao mesmo tempo em que aju- da famílias em situação de vul- nerabilidade social no municí- pio. Desde que foi criada, em maio, a ação arrecadou quase 7 toneladas de tampinhas, que foram revertidas em cobertores na Campanha de Inverno, cho- colates no Dia das Crianças e panetones no Natal, em um to- tal de 5.565 itens.

Quem quiser colaborar com doações para o Fundo Social de Solidariedade - FSS pode en- trar em contato pelo telefone (11) 4412-8220. Doações po- dem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do Fundo Social: Avenida São João, nº 613, Centro.

FUNDO SOCIAL DE ATIBAIA REPASSOU A MORADORES 14

TONELADAS DE ALIMENTOS EM 2021

No ano passado foram também repassados a pessoas em situação de vulnerabilidade social no município quase 5 mil cestas básicas, além de produtos de higiene, vestuário, entre muitos outros

A primeira-dama e presi- dente do Fundo Social de So- lidariedade de Atibaia, Tamy Ono, esteve em Brasília para uma série de agendas relacio- nadas à política de assistência social. Acompanhando a secre- tária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Maga- li Basile, a primeira-dama parti- cipou na terça-feira (15) de reu- nião no Ministério da Cidadania e visitou a Embaixada de Israel em Brasília.

Na série de encontros fo- ram debatidos temas impor- tantes como Sistema Único de Assistência Social, política, pro- gramas e serviços nessa área e, na visita à embaixada israelen- se, a primeira-dama de Atibaia teve a oportunidade de apresen- tar a campanha do Fundo Social de Solidariedade “Tampinha do Bem”, iniciativa que une soli- dariedade e sustentabilidade ao promover a reciclagem de plás- tico ao mesmo tempo em que ajuda famílias em situação de vulnerabilidade social no mu- nicípio.

A reunião no Ministério da Cidadania com a Secretária Nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia, também contou com presença do secretário ad- junto de Desenvolvimento So- cial do estado de Santa Catari- na, Daniel Candido Netto, e da deputada federal Aline Gurgel.

A Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social esten- deu a visita à Secretaria Nacio- nal de Inclusão Social e Produ- tiva em busca de recursos para o Núcleo de Inclusão Produti- va, equipamento público recém-

PRIMEIRA-DAMA DE ATIBAIA APRESENTOU PROJETO DO FUNDO SOCIAL EM BRASÍLIA

-inaugurado no município que, recentemente, deu início às pri- meiras turmas de gastronomia e costura.

Na visita à embaixada is- raelense, à comitiva formada pela primeira-dama de Atibaia, pela Secretária Nacional de As- sistência Social e pela deputa- da Aline Gurgel, juntaram-se o coordenador geral de Assun- tos Multilaterais do Ministério da Cidadania, Danilo Barbosa, a representante da Agência de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento no Ministé- rio das Relações Exteriores de Israel (Mashav), Shani Tayar, a chefe da Diplomacia Públi- ca, Denise Novello, e a asses- sora cultural e de imprensa da Embaixada de Israel no Brasil, Michelle Horovits.

O grupo, recepcionado pelo embaixador de Israel, Daniel Zohar Zonshine, e pela embai-

xatriz, Liora Zonshine, além de saber mais sobre as ações desen- volvidas pela Embaixada de Is- rael no Brasil e trocar experiên- cias sobre a atuação no campo de assistência social - especial- mente o atendimento a pessoas com deficiência - também teve a oportunidade de conhecer um biodigestor israelense que per- mite transformar os resíduos orgânicos gerados em uma re- sidência em gás de cozinha e biofertilizante.

“A possibilidade de trocar experiências e discutir novas formas de promover a assistên- cia social, a solidariedade e a sustentabilidade tornou essa sé- rie de agendas extremamente produtiva e, tenho certeza, ser- virá para melhorar e ampliar os serviços e programas oferecidos por Atibaia para garantir e pro- mover a cidadania”, destacou a primeira-dama.

Como presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama participou de reunião no Ministério da Cidadania e visitou a embaixada de Israel

Magali Basile, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, o

deputado federal Vinicius de Carvalho e a primeira-dama Tamy Ono

(7)

ÁRIES - Fluxo astral neutro em quase tudo. Apenas, as pequenas compras estarão beneficiadas. Mas, median- te uma atitude positiva e otimista, as coisas darão cer- to. Nesta fase estará terminando a sua melhor fase em tudo o que se refira as comunicações.

TOURO - Fase em que se não precaver, facilmente poderá se ver envolvido em escândalos e discussões.

Procure cuidar de seus afazeres e não se envolva em questões que não lhe digam respeito. Êxito social e tran- quilidade na vida romântica. Evite ingerir bebida alcoólica que só lhe fará prejudicar o seu lado espiritual.

GÊMEOS - Período dos mais felizes ao casamento e as coisas que estão ligadas ao seu coração. Bons lu- cros devido aos bons contatos com o sexo oposto e ele- vação social através da influência de pessoas conheci- das. A saúde passa por uma fase excelente, se você não a estragar com os excessos que possa praticar.

CÂNCER - Tome as iniciativas que julgar indispen- sáveis. Tudo o que arquitetar nesta fase, deverá ser fei- to com intuição. Mesmo que agora não aprecie muito os acontecimentos, estes haverão de mostrar-se benéficos e produtores de transformações que já deviam ter sido executadas há tempos.

LEÃO - Ótima influência para casamento ou união, para novas associações e para lucrar em negócios junto

Semana de 19 a 25 de fevereiro

Horóscopo

ao sexo oposto. Todavia, tome cuidado com rivalidades e inimigos declarados. Se o seu trabalho está de alguma maneira relacionado com a imprensa, o rádio, a televisão ou o meio artístico, então tudo sairá às mil maravilhas.

VIRGEM - Nesta fase do ano, você terá surpresas agradáveis. Ascensão prevista durante toda esta fase.

Amor e vida conjugal, favorecidos. Acredite no seu po- tencial. O período é excelente para viagens a negócios ou para recreio.

LIBRA - Criaturas ou ocorrências dispersivas, pode- rão desviar sua atenção dos compromissos e problemas mais importantes desta fase. Não permita que isto acon- teça. É ainda conveniente não se entregar demasiada- mente aos prazeres físicos. A fase promete uma eleva- ção material, progresso e chances de ganhar na loteria.

ESCORPIÃO - Seus empreendimentos serão prós- peros. Terá sucesso na defesa de seus direitos e triun- fará em todos e quaisquer assuntos legais. Seja men- talmente independente e mais firme em suas crenças.

Cuidado com pequenos acidentes.

SAGITÁRIO - A influência desta fase promete a você lucros em negócios e em empreendimentos ousados. Mas, só favorece as relações sentimentais com pessoas des- conhecidas. As suas ideias devem estar em ordem para planejar melhor o seu futuro, além do que, este é um óti- mo momento para iniciar novos cursos e aumentar a sua capacidade intelectual.

CAPRICÓRNIO - Um novo estímulo e visão poderá alterar o roteiro dos acontecimentos desta fase passan- do a lhe proporcionar mais amplas possibilidades de êxi- to. Você está vivendo um bom período. Deixe que seu entusiasmo se fortaleça cada vez mais.

AQUÁRIO - Procure estabelecer um melhor equilí- brio no seu dia-a-dia. Evite confusões. Seu sistema ner- voso está delicado. Por esta razão, faça cada coisa no seu devido tempo. Procure ser mais prático e observa- dor. A sua predisposição em querer prestar serviço a to- dos os tipos de pessoas, poderá ajudá-lo espontanea- mente a ganhar algum dinheiro extra.

PEIXES - Ser otimista é bom, mas em demasia pode ser prejudicial. Portanto, faça tudo dentro de suas reais possibilidades e não se deixe influenciar por pessoas muito falantes. Fará amizades, progredirá profissional- mente e será feliz no amor.

Por Agência Brasil

R

etomado na se-

gunda-feira (14), o sistema do Banco Cen- tral (BC) que permite a consulta a valores esquecidos em bancos e outras instituições financei- ras funciona em novo endereço.

Chamada de Sistema de Valores a Receber (SVR), a ferramenta passou a funcionar no site: va- loresareceber.bcb.gov.br, em ambiente desvinculado do Sis- tema Registrato, que hospedou o serviço nos primeiros dias de funcionamento.

Para evitar excesso de de- manda, que derrubou o site do Banco Central na versão ante- rior do sistema, foi criada a pá- gina específica para as consultas e agendamentos do crédito. Para os cidadãos com dinheiro a rece- ber, será necessária conta no Por- tal Gov.br, que fornece acesso a serviços públicos digitais. O ca- dastro para ter a conta é gratui- to e pode ser feito na área de lo- gin do Gov.br ou pelo aplicativo Gov.br, disponível para usuários de dispositivos móveis dos siste- mas Android e iOS.

Existem três níveis de login no Portal Gov.br: bronze, prata ou ouro. Eles variam conforme o nível de segurança e a com- plexidade do serviço público pedido. Para resgatar o dinheiro esquecido nas instituições finan- ceiras, será exigido nível prata ou ouro. O login do sistema Re- gistrato, usado na primeira fase do serviço, não poderá mais ser usado no SVR.

O nível prata permite aces-

Retomado nesta segunda-feira, dia 14, o sistema do Banco Central que permite a consulta a valores esquecidos em bancos e outras instituições

financeiras. O Jornal Atibaia Hoje realizou um vídeo explicativo de como fazer a consulta, escaneie o QR CODE ao lado com o

seu celular e confira o vídeo explicativo!

JORNAL ATIBAIA HOJE EXPLICA COMO CONSULTAR DINHEIRO

ESQUECIDO EM BANCOS

so com login único à maioria dos 3.583 serviços públicos to- talmente digitalizados ofereci- dos pelo Portal Gov.br e garan- te acesso completo ao aplicativo Gov.br. Com alta segurança, esse nível pode ser obtido pela comparação da foto tirada no aplicativo com as imagens da base da Carteira Nacional de Habilitação.

Outra maneira de ativar o ní- vel prata é por meio da valida- ção dos dados pessoais de quem tem conta em um dos seis ban- cos conveniados ao Portal Gov.

br: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, BRB, Caixa Econô- mica Federal, Santander e Si- coob.

Como realizar a Consulta?

O processo de recebimento do dinheiro consiste em duas etapas. Na primeira, o cidadão fará uma consulta no site: va- loresareceber.bcb.gov.br. Bas- ta digitar o número do Cadas- tro de Pessoas Físicas (CPF) ou do Cadastro Nacional de Pesso- as Jurídicas (CNPJ) para veri- ficar eventuais quantias esque- cidas em bancos e demais tipos de instituições financeiras. Essa etapa dispensa o login do Portal Gov.br e pode ser feita a qual- quer momento.

Em caso de constatação de valores a serem sacados, o SVR informa a data para o usuário entrar novamente no sistema.

Nessa segunda etapa, será ne- cessário digitar o login da conta Gov.br para verificar a quantia a receber e pedir a transferên- cia do dinheiro. Caberá ao cida- dão escolher a forma de transfe- rência, que poderá ser feita por

Pix. Se o usuário não indicar uma chave Pix, a instituição fi- nanceira escolhida poderá con- tatar o correntista para fazer a transferência.

Prazo

O BC explicou que valores esquecidos nos bancos serão de- volvidos apenas a partir de 7 de março. Caso o cidadão perca a data informada, deverá recome- çar o processo do zero, repetin- do a consulta no site e esperan- do o sistema informar nova data para o retorno.

Orientações

Para evitar fraudes, o Ban- co Central informa que o único site disponível é o: valoresarece- ber.bcb.gov.br. O cidadão deverá tomar cuidado para não entrar em páginas diferentes. O órgão tam- bém esclareceu que não entrará em contato com nenhum usuá- rio, nem enviará links por SMS, WhatsApp, Telegram ou e-mail para confirmar dados pessoais ou tratar de valores a receber.

A única situação em que ha- verá contato com o correntista será no caso de a transferência não poder ser feita por Pix, mas a comunicação será feita pela instituição detentora do dinhei- ro, sem nenhum pedido de con- firmação de dados ou de senhas.

Por fim, o BC esclarece que o processo de resgate de valores esquecidos é gratuito. O usuário jamais deverá fazer qualquer pa- gamento para consultar o mon- tante a receber nem para sacar o dinheiro. Qualquer pedido nesse sentido configura golpe.

A Prefeitura de Atibaia e a Associação Comercial e In- dustrial de Atibaia (ACIA) realizaram a entrega de uma moto elétrica, prêmio máximo da campanha “Compre Aqui, Valorize Atibaia”, criada para aquecer o comércio local com as festas de final de ano. A ga- nhadora foi Marcela da Cruz, que recebeu sua Scooter Ci- tycoco 3000w em cerimônia na semana passada com o pre- feito Emil Ono e a diretoria da ACIA.

A promoção estipulava que

a cada R$ 100 gastos no co- mércio da cidade o consumi- dor ganhava um cupom a ser cadastrado em aplicativo da ACIA para concorrer a uma moto elétrica, além de prê- mios instantâneos. Após o cadastro, o consumidor auto- maticamente recebia o núme- ro da sorte com o qual con- corria a uma Scooter elétrica 3000w nova, no valor de R$

14.900,00. Foram distribuídos 70.000 cupons.

A promoção fez parte de iniciativa da Prefeitura e da

ACIA para impulsionar ain- da mais as vendas no comércio local no Natal. Durante todo o ano, a Prefeitura de Atibaia buscou auxiliar os comercian- tes da cidade e potencializar os negócios. Para estimular o empreendedorismo, realizou uma série de cursos gratui- tos sobre diversos assuntos, como parte do Plano de De- senvolvimento Local (PDL), iniciativa que já rendeu vá- rias ações no município para promoção do desenvolvimen- to econômico.

PREFEITURA E ACIA ENTREGARAM MOTO ELÉTRICA A GANHADORA DA PROMOÇÃO “COMPRE AQUI,

VALORIZE ATIBAIA”

Campanha foi realizada no final do ano passado em parceria com Associação Comercial

e Industrial de Atibaia (ACIA) para aquecer o comércio local durante as festas

Referências

Documentos relacionados

hospitais brasileiros disponíveis são os do Hospital Regional da Asa Sul, Brasília, que mostram, no período de 1985-1991, mortalidade perinatal de 35,4 por mil, mortalidade fetal

PiLARES SEGURANÇA qUALIDADE SUSTENTABILIDADE Gestão Cronograma de eventos plano de integração reuniões pet reconhecimento dos motoristas seguros e Contratos sistemas Documentação

Evidentemente, como bem assinalado por Correa e Petchesky, para o exercício pleno de direitos são necessárias condições de possibilidades, ou seja, condições sociais que garantam

Mobilizou claramente os conhecimentos adquiridos em autoformação / ações / formações / palestras / apresentações ou sessões de trabalho que dinamizou e/ou em

b) O pagamento dar-se-á da seguinte forma:02 (duas) parcelas acumuladas no ato da compra; 02 (duas) parcelas acumuladas com vencimento para 30 (trinta) dias e 20 (vinte)

Nº Objeto Publicação Data da Processo Nº Vigência Item Registrado Unidade Valor Unitário Quantidad e Valor total do item Valor total do contrato Empresa/Nome CNPJ/CPF

o deferimento da liminar para sobrestar as investigações promovidas pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais, pela Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do

Nestas condições, temos, de um lado, os direitos dos usuários do serviço público de transporte, que é um serviço essencial e que não pode sofrer