• Nenhum resultado encontrado

COMPARAÇÃO ENTRE O CONSUMO E A NECESSIDADE ENERGÉTICA PREDITA DE ATLETAS DE FUTEBOL PROFISSIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "COMPARAÇÃO ENTRE O CONSUMO E A NECESSIDADE ENERGÉTICA PREDITA DE ATLETAS DE FUTEBOL PROFISSIONAL"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Revista Saúde Física & Mental

Artigo Original

COMPARAÇÃO ENTRE O CONSUMO E A NECESSIDADE

ENERGÉTICA PREDITA DE ATLETAS DE FUTEBOL PROFISSIONAL

COMPARISON BETWEEN CONSUMPTION AND THE PREDICTED ENERGETIC NEEDED OF PROFESSIONAL SOCCER ATHLETES

Taillan Martins de Oliveira1, Pedro Ivo Simões Junior1, Luíza de Lima Fontes2, Virginie da Cunha Mayor2, Christian Henrique Dias da silva1, Paula Albuquerque Penna Franca1, Cristiana Pedrosa Melo Porto3, Anna Paola Trindade Rocha Pierucci3

1Mestrando em Nutrição Humana na Universidade Federal do Rio de Janeiro 2 Graduanda em Nutrição na Universidade Federal do Rio de Janeiro 3 Docentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Nutrição da UFRJ

Resumo: O atleta necessita de uma demanda energética alta. A predição da necessidade energética ocorre por meio de equações. Ao comparar as equações preditivas com a ingestão energética encontramos casos de inadequação. Esse desbalanço energético pode levar à perda de performance, aumento da gordura corporal ou o emagrecimento. Objetivo: Avaliar o consumo de energia, comparando com a necessidade energética obtida por equações preditivas disponíveis na literatura em atletas de futebol profissional. Avaliamos 19 atletas de futebol profissional. A partir da avaliação antropométrica e da planilha de treino diária, calculamos três diferentes equações preditivas para taxa metabólica basal (TMB), somadas à energia despendida pelo esforço em METs. Dividimos a TMB obtida na equação da FAO por 24 horas(hs), consideramos 18hs de gasto em repouso somadas a 6hs em exercício (fator de atividade: 2,25) (equação 4). Com o recordatório 24 horas avaliamos o consumo energético dos atletas (consumido). Os dados foram analisados por meio de teste t de Student pareado e correlação de Pearson, adotando para significância p<0,05. Nas comparações entre a energia consumida e as equações, somente a equação 4 não apresentou diferença significativa (p>0,05), parecendo ser a mais adequada. Por correlação de Pearson, as equações apresentaram forte associação entre as mesmas, porém todas as equações com o consumido apresentaram baixos coeficientes de correlação. Encontramos casos de superestimação e subestimação de até 1000 Kcal. Os

(2)

Uniabeu

ISSN 2317-2790

resultados demonstram que a comparação entre o predito e o consumido está distante do ideal. Em alguns casos, os níveis de inadequação são preocupantes, pois evidenciam ou um consumo muito excessivo de energia ou muito baixo, podendo levar a perda do desempenho durante os treinos e jogos. Das equações, a que apresentou melhor correlação com os dados de consumo foi a adaptada com o TMB e o fator de atividade, apresentando valores mais próximos do consumido pelos atletas. Parece importante o acompanhamento nutricional desses atletas para que o consumo alimentar provoque efeitos benéficos e seja de fundamental importância ao desempenho desportivo.

Palavras-chave: atletas; consumo energético; nutrição.

Abstract: The athlete needs a high energy demand. The prediction of energy need occurs through equations. When comparing the predictive equations with the intake we found cases of inadequacy. This energy imbalance can lead to performance loss, increased body fat or weight loss. To evaluate the energy consumption compared to the energy requirement obtained by predictive equations available in the literature in professional soccer athletes. We evaluated 19 professional soccer players. From the anthropometric evaluation and the daily training worksheet, we calculated the equations of FAO (equation 1), DRI's (equation 2) and Cunnigham (equation 3) for basal metabolic rate (BMR) plus the energy expended by the effort in MET's. We divided the TMB obtained in the FAO equation for 24 hours (hs), we considered 18hs of expenditure at rest added to 6hs in exercise (activity factor: 2.25) (equation 4). With the 24 hour recall, we evaluated the athletes' energy consumption (consumed). Data were analyzed using paired Student's t-test and Pearson's correlation. In the comparisons between the energy consumed and the equations, only equation 4 showed no significant difference (p>0.05). By Pearson's correlation, the equations presented a strong association between them, but all the equations with the consumed had low coefficients of correlation. We found cases of overestimation and underestimation up to 1000 Kcal. The results show that the comparison between predicted and consumed is far from ideal. In some cases, the levels of inadequacy are worrying, as they show either a very excessive energy consumption or very low, which can lead to loss of performance during training and games. From the equations that presented the best correlation with the data, consumption was adapted with the TMB and the activity factor, presenting values closer to the one consumed by the

(3)

Consumo e a necessidade energética de jogadores de futebol 46-55

athletes. It seems important the nutritional monitoring of these athletes so that the food consumption provokes beneficial effects and is of fundamental importance to the sporting performance.

Key words: athletes; energy consumption; nutrition.

INTRODUÇÃO

A demanda energética necessária para um atleta é demasiadamente alta, se comparada a indivíduos normais¹. Essa demanda se refere ao aumento da taxa metabólica de repouso pelo exercício, assim como a demanda do exercício intenso aumenta a necessidade do atleta. Cabe ao nutricionista manter o aporte energético para o atleta de maneira a melhorar a performance¹.

As equações preditivas são estratégias de primeira escolha para a prática clinica. As mais utilizadas para atletas são as propostas pelo departamento de alimentação e agricultura das nações unidas² (FAO/ONU) e a proposta por Harris e Benedict³ e Cunningham4. Essas equações foram primariamente propostas para taxa metabólica em repouso (TMR) e são adicionadas ao gasto energético pelo exercício. O valor é predito pela estimativa do equivalente metabólico (MET), onde cada atividade física recebeu um equivalente, que é multiplicado pelo peso do atleta e o compêndio, uma constante de gasto energético5, sendo a soma de ambos o gasto energético total (GET).

Porém, equações são instrumentos que têm tendência a superestimar ou subestimar o consumo energético do atleta6. Em caso de superestimação, o atleta pode receber um aporte energético maior do que o necessário, levando ao acumulo de massa corporal7. Já em caso de menor aporte, a perda de massa corporal pode prejudicar a capacidade de performance ou causar fadiga precoce8.

O atleta, em sua anamnese alimentar, relata a ingestão realizada nas últimas 24 horas, demonstrando um pequeno retrato de seus hábitos alimentares, que podem estar em conformidade com suas necessidades ou não, porém representam seus costumes e o que eles têm consumido durante suas carreiras profissionais. Entretanto, o atleta terá que se adaptar para um possível programa de orientação nutricional.

(4)

Uniabeu

ISSN 2317-2790

A partir da ingestão energética apresentada pelos atletas, nossos objetivos foram: 1) comparar com o predito a partir das equações presentes na literatura; 2) verificar a acurácia de um método de consumo alimentar proporcional ao tempo de pratica e tempo de repouso; e 3) avaliar a margem de erro entre a ingestão e o consumo energético predito.

MÉTODOS

Amostra

Foram avaliados 19 atletas de futebol profissional vinculados a um clube da primeira divisão do estado do Rio de Janeiro, sendo a amostra caracterizada como intencional. Os atletas apresentavam rotina de cinco sessões de três horas de treinamento por semana e como critérios de inclusão deveriam estar ativamente participando da rotina de treinamentos e jogos. Todos os sujeitos foram informados sobre os objetivos e métodos da pesquisa e assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com a CAE 1.707.377.

Procedimentos metodológicos

A avaliação antropométrica constou de peso corporal, aferido em balança digital tipo plataforma da marca Filizola e precisão de 100g, com o atleta em posição ortostática. A altura foi medida com o estadiômetro da marca Altura Exata, com precisão de 1mm. Posteriormente, os resultados foram utilizados para o cálculo do índice de massa corporal (IMC). As dobras cutâneas foram realizadas com plicômetro Cescorf Científico, com precisão de 1mm, sendo feitas as dobras triciptal, subescapular, supra-ilíaca e abdominal. Com esses resultados, foi utilizada a equação proposta por Faulkner9 para o cálculo do percentual de gordura, massa magra e gorda.

Na avaliação do gasto energético de treinamento, a planilha com o treinamento realizado no dia pelo atleta foi disponibilizada pela equipe de fisiologia do clube. De posse dela, foi possível derivar as atividades realizadas com a planilha de MET, a fim de se estabelecer a necessidade energética do exercício praticado.

A partir das avaliações antropométricas e os cálculos para energia despendida pelo treinamento realizado, foram utilizadas as equações preditivas

(5)

Consumo e a necessidade energética de jogadores de futebol 46-55

propostas pela FAO, Harris Benedict (HB) e Cunningham (CUN) para obter a taxa metabólica de repouso (TMR).

Para o cálculo do gasto energético total, duas metodologias foram utilizadas. Na primeira, simplesmente foi somado o valor obtido pela TMR com a energia despendida pelo esforço em MET. Na proposta denominada individualizada, os valores obtidos de TMR foram divididos pelas 24 horas, gerando o valor de repouso por hora e, depois, somado 18 horas, em que o atleta não estaria em exercício, com seis horas de exercício.

O consumo alimentar foi avaliado com os atletas sendo entrevistados em um recordatório 24 horas, por nutricionistas treinados para essa avaliação, de maneira a quantificar o valor energético consumido nas últimas 24 horas antes do treinamento. Esse valor foi utilizado como base da alimentação habitual dos mesmos.

Procedimentos estatísticos

O tratamento estatístico empregado foi o teste de Kolmogorov e Smirnov para avaliar a normalidade dos dados e decidir sobre a utilização da média ou mediana, desvio padrão ou máximo e mínimo, assim como a utilização da estatística inferencial paramétrica ou não paramétrica. Para verificar se houve diferença entre as equações e o consumido, foi realizado o teste t de Student pareado, e para analisar a correlação entre as variáveis, foi realizada a Correlação de Pearson. Para se obter o quanto se diferenciava as equações preditivas da alimentação do atleta, foi utilizado o método do gráfico de sobrevivência adaptado para análise de concordância10. Em todos os procedimentos foram adotados P valor< 0,05 para significância estatística.

RESULTADOS

Os sujeitos apresentaram as seguintes médias e desvio padrão: média de idade cronológica 26,8 (±4,5) anos; peso corporal 78,2 (±10,6) kg, altura 1,78 (±0,1) m, IMC 24,5 (±2) kg/m², percentual de gordura de 7,8 (±2,8)% e massa livre de gordura de 71,8(±8,14)kg e massa gorda de 6,31 (±3,06) kg.

Na tabela 1 foram apresentados os dados de média de cada equação preditiva utilizada no estudo, assim como o desvio padrão apresentado pelas mesmas. Somente as equações do VET com FAO e com HB calculados de maneira

(6)

Uniabeu

ISSN 2317-2790

individualizada não divergiram significativamente do valor encontrado como o consumido pelos atletas, demonstrando não haver diferenças entre as médias. Todas as correlações encontradas foram fracas, indicando que nenhuma das equações preditivas apresentou boa associação com o consumido pelo atleta.

Tabela 1: Valores médios e desvio padrão apresentados pelas equações preditivas e o consumido, assim como o teste t entre as equações e o consumido e a suas respectivas correlações.

Necessidade energética (Equações preditivas)

Consumo energético alimentar Média±DP=2503,11±882,62 Média±DP Comparações (P valor)/Coeficiente de correlação VET FAO 3703,7±1376,95 0,000*/0,282 VET FAO individualizado 2397,33±168,14 0,629/0,249 VET CUN 3958,92±432,66 0,000*/0,273 VET CUN individualizado 3438,48±388,66 0,001*/0,276 VET HB 3722,44±421,68 0,000*/0,272 VET HB individualizado 2322,53±252,71 0,433/0,276 *P valor <0,05

O gráfico de acordo de sobrevivência é uma metodologia descrita recentemente na literatura como possibilidade de analisar concordâncias. Tem como objetivo quantificar, em caso de utilização de um método, qual o erro que será aceito em relação a outro. O preconizado é que esse valor represente 0,2 de discordância. Utilizando esse valor como ponto de corte para os dados apresentados, todas as equações estariam indicando um aumento na ingestão energética em média de 1000 kcal diárias, o que estaria associado a uma mudança extrema na alimentação e dificuldade de adaptação a uma nova dieta.

(7)

Consumo e a necessidade energética de jogadores de futebol 46-55

Figura 1: Representação gráfica do acordo de sobrevivência

DISCUSSÃO

Os resultados demonstram que a comparação entre o predito e o consumido está bem distante do ideal. Todas as equações em que não foram utilizados os cálculos desprezando o tempo de treino como metabolismo de repouso apresentaram diferença significativa para o consumido, que, neste caso, é um resultado complexo, pois o ideal seria não haver diferenças significativas. Ademais, as abordagens de concordância demonstram que as equações podem levar a aumento em média de mais de 1000 kcal.

O futebol é um esporte com apelo mundial, e principalmente em nosso país recebe bastante destaque, porém isso não representa que possui uma vasta gama de estudos sobre o mesmo. Recentemente a análise realizada por Roves e colaboradores11 encontrou que poucos são os estudos que tiveram como foco a ingestão alimentar de jogadores profissionais, sendo encontrada inadequação

(8)

Uniabeu

ISSN 2317-2790

grande com relação ao predito, resultados que corroboram com o que encontramos. Tal comportamento pode ser estendido às categorias de base do esporte também, pois, em estudo com foco na formação de talentos para o esporte, os atletas apresentaram alimentação em desacordo com as recomendações nutricionais12,13.

O consumo energético total reflete na distribuição de macronutrientes da dieta do mesmo, que, conforme o encontrado na literatura, já tem tendência de inadequação quanto a ingestão glicídica, proteica e de lipídeos14,15,16. Tal inadequação pode ser explicada devido ao baixo índice de conhecimento nutricional relatado por atletas17, onde em avaliação pré trabalho de educação alimentar os atletas apresentaram baixos níveis de conhecimento nutricional e, somente depois da implantação do programa, observou-se uma melhora na qualidade global de suas dietas.

A diferença no gráfico de concordância evidencia que o nutricionista deve realizar uma fase de adaptação gradual às necessidades do atleta, de maneira a não aumentar abruptamente o seu consumo, com o risco do atleta não se sentir confortável à introdução do novo plano; assim como reflete a necessidade de equações mais individualizadas ao esforço físico a serem utilizadas em detrimento das formulas padrões que são largamente utilizadas, pois essas representam maior proximidade ao consumo do individuo. Entretanto, caso haja possibilidades, a utilização da calorimetria indireta, por ser um método de referência, parece importante para que não haja erros no controle dietético.

As limitações do estudo foram o baixo número de sujeitos participantes e a utilização do questionário de 24 horas, que pode não representar a real ingestão alimentar.

CONCLUSÃO

Os atletas avaliados apresentaram consumo alimentar abaixo do predito, indicando que, para se adequar às necessidades nutricionais, os atletas teriam que, em média, aumentar seu consumo em até mil quilocalorias. Os cálculos individualizados foram os que mais se aproximaram da ingestão apresentada pelo atleta, mostrando-se boas soluções para transição da ingestão do habitual para o predito sem aumentar consideravelmente a ingesta calórica. Tal correção e

(9)

Consumo e a necessidade energética de jogadores de futebol 46-55

estabelecimento de estratégia devem ser implantados para que possa garantir o aporte energético necessário para um bom desempenho esportivo.

REFERÊNCIAS

1. Position of the American Dietetic Association, Dietitians of Canada, and the American College of Sports Medicine: Nutrition and Athletic Performance. Journal of the American Dietetic Association.2016, 109: pp. 509-527.

2. Food and Agriculture Organization of the United Nations. Human energy requirements: Report of a Joint FAO/WHO/UNU Expert Consultation, 2004.

3. Harris, J. A., Benedict, F. G. A biometric study of human basal metabolism. Proceedings of the National Academy of Sciences. 1918, 4(12), pp. 370-373.

4. Cunningham, J. J. A reanalysis of the factors influencing basal metabolic-rate in normal adults. American Journal of Clinical Nutrition.1980, 33: pp. 2372-2374.

5. Ainsworth, B. E., Haskell, W. L., Whitt, M. C., Irwin, M. L., Swartz, A. M., Strath, S. J. et al. Compendium of physical activities: an update of activity codes and MET intensites. Med Sci Sports Exerc. 2000;32:S498-516.

6. Loureiro, L. L. et al. Basal Metabolic Rate of Adolescent Modern Pentathlon Athletes: Agreement between Indirect Calorimetry and Predictive Equations and the Correlation with Body Parameters. Plos One.2015, 10: 12.

7. Griffin, J. R., Maxwell, T. M., Griffin, L. The prevalence and consequences of

obesity in athletes.Current Orthopaedic Practice.2016, 27: 129-134.

8. McArdle, W. D.; Katch, F. I.; Katch, V. L. Fisiologia do exercício. 5ed, 2016.

9. Faulkner, J. A. Physiology of swimming and diving. In: Falls H. Exercise physiology. Baltimore: Academic Press. 1968. p.415-446.

10. Luiz, R. R. et al. Assessment of agreement of a quantitative variable: a new graphical approach. Journal of Clinical Epidemiology.2003 56: pp. 963-967.

11. Garcia-Rovés, P. M. et al. Nutrient intake and food habits of soccer players: analyzing the correlates of eating practice. Nutrients.2014 6:7: pp. 2697-2717.

12. Macedo, M. R. et al. Perfil alimentar de atletas de futsal nas categorias sub-13, sub-15 e sub-17. RBPFEX- Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. 2017; 11:67: pp.498-503.

13. Elizondo, R. H. R. et al. Nutritional intake and nutritional status in elite Mexican teenagers soccer players of different ages. Nutrición Hospitalaria. 2015 32:4.

(10)

Uniabeu

ISSN 2317-2790

14. Gonçalves, L. S. et al. Perfil antropométrico e consumo alimentar de jogadores de futebol profissional. RBNE-Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. 2016; 9:54: pp. 587-596.

15. Ferigollo, A. et al. Perfil antropométrico e dietético de jogadores de futebol profissional do Noroeste do Rio Grande do Sul, Brasil. RBNE-Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. 2017; 11:64: pp. 467-476.

16. Anderson, L. et al. Energy intake and expenditure of professional soccer players of the English premier league: evidence of carbohydrate periodization. International journal of sport nutrition and exercise metabolism. 2017; pp. 1-25.

17. Andrews, M. C., Itsiopoulos, C. Room for Improvement in Nutrition Knowledge and Dietary Intake of Male Football (Soccer) Players in Australia. International journal of Sport nutrition and exercise metabolism. 2016; 26:1: pp. 55-64.

Recebido em 25/11/17. Revisado em09/12/17. Aceito em 20/12/17. Endereço para correspondência: Av. Carlos Chagas Filho, 373, Bloco K, sala 38 – Cidade Universitária – Rio de Janeiro –

Imagem

Figura 1: Representação gráfica do acordo de sobrevivência

Referências

Documentos relacionados

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

Não foi encontrada, em nosso estudo, diferença sig- nificativa quanto à presença de ANA, anticorpos anti-ML ou anti-Mc em pacientes com hipotireoidismo auto-imu- ne quando em

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..