• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM GÊNERO E RAÇA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

(Aprovado pela Resolução CONSEPE nº 753/2010)

E D I T AL PPPG Nº 12/2011.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPPG), o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Núcleo de Educação a Distância (NEaD/UFMA), tornam públicas as normas que regerão o Processo Seletivo para o Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça – GPP-GeR na Modalidade a Distância, com carga horária total de 390 (trezentos e noventa horas). Trata-se de um curso integrante do Programa Rede de Educação para a Diversidade, oferecido em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD-MEC), a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o Centro-Latino Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM-UERJ).

1 DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1 O processo seletivo de que trata este documento será desenvolvido de acordo com as regras da PPPG/UFMA, da UAB e do NEAD/UFMA.

1.2 Serão ofertadas 360 (trezentas e sessenta) vagas, sendo 60 (sessenta) vagas por Pólo (Caxias, Codó, Humberto de Campos, Grajaú, Imperatriz e Santa Inês).

1.3 O Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça será ofertado na modalidade de Educação a Distância, com encontros presenciais ao longo do mesmo, conforme Projeto Pedagógico do Curso.

1.4 As inscrições, matrícula e os cursos são gratuitos.

1.5 O(a) candidato(a) que, por qualquer motivo, deixar de atender às normas e às recomendações estabelecidas será automaticamente eliminado(a) do processo de seleção.

(2)

1.6 O Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça – GPP-GeR integra a Rede de Educação para a Diversidade no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil.

1.7 O(a) candidato(a) aprovado(a) e classificado(a) se comprometerá a cumprir as suas atividades, participar dos encontros presenciais e realizar as avaliações propostas, de acordo com as normas e o cronograma do curso.

2 DAS VAGAS

2.1 As vagas ofertadas à comunidade, mediante processo seletivo, para ingresso no Curso de Especialização GPP-GeR serão destinadas, prioritariamente, a Gestores(as) da Administração Pública Federal, Estadual ou Municipal, a profissionais com experiências na área de gestão pública, ou de políticas públicas, ou em organizações da sociedade civil, bem como a outros profissionais que atuem nos órgãos descritos no item 7.1 deste edital.

2.2 No caso do não preenchimento de vaga em algum dos Pólos, a mesma poderá ser redirecionada para outro Pólo, onde haja candidatos(as) excedentes.

2.3 Os(as) candidatos(as) interessados(as) em concorrer a vagas em mais de um curso da Rede Diversidade poderão se inscrever em apenas um curso de especialização e um curso de aperfeiçoamento, mas no ato da matrícula deverão optar por um único curso.

2.4 A Universidade Federal do Maranhão, através deste Processo Seletivo, oferece o Curso de Especialização GPP-GeR, com as seguintes vagas distribuídas entre os Pólos de Apoio Presencial do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), no Estado do Maranhão, de acordo com o quadro a seguir:

POLOS UAB VAGAS

Caxias 60 Codó 60 Grajaú 60 Humberto de Campos 60 Imperatriz 60 Santa Inês 60

(3)

3 DOS CANDIDATOS

3.1 São requisitos para inscrição no presente processo seletivo: a) ter concluído curso superior em qualquer área do conhecimento;

b) interesse pelas temáticas do curso (Políticas Públicas, Relações de Gênero e Relações Étnico-raciais);

c) experiências na área de gestão pública, ou de políticas públicas, ou em organizações da sociedade civil;

d) interesse e conhecimento pelo trabalho com a internet e em Educação à Distância; e) ter conhecimento de informática básica;

f) Para candidatos(as) portadores(as) de necessidades especiais serão asseguradas as condições de participação no processo seletivo. Para os fins previstos por este Edital, o(a) candidato(a) Portador(a) de Deficiência é o(a) que está enquadrado(a) nas categorias discriminadas no artigo 4º. do Decreto nº 3.298/99.

4 DAS INSCRIÇÕES

4.1 O período de inscrição será de 23 de março a 15 de abril de 2011.

4.2 As inscrições serão realizadas somente via internet, a partir do Controle de Acesso do

Núcleo de Educação a Distância (CACEN) no site www.nead.ufma.br/cacen até as

23h59 do dia 15 de abril de 2011.

4.3 No ato da inscrição o(a) candidato(a) deverá optar obrigatoriamente por um único Pólo de Apoio Presencial, relacionado no item 2.4 deste Edital.

4.4 Ao se inscrever o(a) candidato(a) declara conhecer e aceitar as condições estabelecidas neste Edital e se compromete a tomar conhecimento de eventuais termos aditivos e avisos que vierem a ser publicados no endereço eletrônico www.ufma.br, dos quais não poderá alegar desconhecimento.

4.5 As informações prestadas na Inscrição são de total responsabilidade do(a) candidato(a) e deverão ser comprovadas no ato da matrícula.

4.6 O(a) candidato(a) declara conhecer e concordar que deverá freqüentar os encontros presenciais do curso no Pólo de Apoio Presencial por ele(a) escolhido no processo de inscrição, conforme o cronograma a ser apresentado no início do curso e que as atividades serão realizadas na modalidade a distância, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

(4)

4.7 Ao acessar link do Controle de Acesso do NEaD- CACEN (www.nead.ufma.br/cacen) para realizar a inscrição, o(a) candidato(a) deverá inicialmente cadastrar seu login e senha.

4.8 Para se inscrever o(a) candidato(a) deverá selecionar o edital do Curso de

Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça, onde terá a opção para realizar a inscrição.

4.9 Para concluir a inscrição o(a) candidato(a) deverá preencher as informações solicitadas e responder um questionário de perguntas objetivas.

4.10 O(a) candidato(a) deverá imprimir e assinar a ficha de inscrição para apresentar juntamente com a documentação conforme item 7.1 deste edital.

5 DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

5.1 O Processo Seletivo para o Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça será realizado eletronicamente, através das informações prestadas pelo(a) candidato(a) durante sua inscrição no Controle de Acesso do NEaD – CACEN. 5.2 As inscrições e documentos serão analisados e avaliados por comissão a ser constituída

pela coordenação do Curso de Especialização GPP-GeR.

5.3 Serão eliminados(as) os(as) candidatos(as) que não entregarem a documentação completa exigida no item 7.1 deste edital.

5.4 Serão utilizados como critérios:

a) ser servidor(a) Federal, Estadual ou Municipal da Administração Pública, ou integrante dos Conselhos de Direitos, dos Fóruns Intergovernamentais de Promoção da Igualdade Racial, dos Conselhos de Educação e aos dirigentes de organismos não governamentais ligados à temática de gênero e da igualdade étnico-racial;

b) ser professor(a) da rede pública de ensino (cota social), tendo concluído cursos de aperfeiçoamento nas temáticas gênero, educação para a diversidade ou direitos humanos;

c) ter disponibilidade de horário para realizar os estudos por, pelo menos, 10 (dez) horas por semana, ao longo do período de oferta;

(5)

e) ter disponibilidade para:

9 realizar navegação on-line durante, no mínimo, 4 (quatro) horas semanais, no período do curso, para participar das discussões e fóruns;

9 participar dos encontros presenciais no respectivo Pólo UAB;

9 desenvolver outras atividades encaminhadas pelos tutores online (a distância) e tutores presenciais.

ATENÇÃO: A participação nas atividades presenciais é obrigatória e imprescindível. O deslocamento para o Pólo será feito por conta própria do cursista.

6 DO RESULTADO

6.1 A UFMA divulgará a listagem dos(as) classificados(as) até o dia 20 de abril de 2011

nos sites www.ufma.br e www.nead.ufma.br e nos murais dos Polos UAB nos quais

acontecerá este curso.

7 DA COMPROVAÇÃO DE DOCUMENTOS/ MATRÍCULA

7.1 Nos dias 25 e 26 de abril de 2011, o(a) candidato(a) classificado(a), ou seu representante legal, deverá entregar no Pólo para o qual se inscreveu (ANEXO A – Endereços dos Pólos) no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, os seguintes documentos:

a) ficha de inscrição assinada;

b) fotocópia autenticada do documento de identidade; c) fotocópia autenticada do CPF;

d) fotocópia autenticada do diploma de graduação; e) 1 (uma) foto 3X4 recente;

f) currículo Vitae;

g) comprovante de atuação em um dos seguintes órgãos: Administração Pública; Conselhos da Mulher; Conselhos de Educação; Fóruns Intergovernamentais de Promoção da Igualdade Racial; organismos não-governamentais ligados à temática de gênero e da igualdade étnico-racial, comprovante de atuação como professor(a) ou demais profissionais da rede pública com certificação em um dos cursos listados no item 5.4 deste edital.

(6)

7.2 O(a) candidato(a) classificado(a), cuja documentação estiver correta terá sua matrícula deferida e divulgada nos sites www.ufma.br e www.nead.ufma.br até o dia 04 de maio de 2011.

7.3 O(a) candidato(a) que estiver inscrito em mais de um curso da Universidade Aberta do Brasil (UAB) terá que optar por apenas um no ato da comprovação de documentos e matrícula.

8 DOS RECURSOS

8.1 O(a) candidato(a) terá 48 horas, a contar do dia da divulgação da lista dos(as) candidatos(as) classificados(as), para entrar com recurso.

8.2 O recurso deve ser dirigido ao Diretor do Núcleo de Educação a Distância (NEaD), devidamente protocolado na Divisão de Expediente, Protocolo e Arquivo (DEPA) da UFMA, situada na Avenida dos Portugueses, s/n, Campus do Bacanga, Prédio Marechal Castelo Branco, São Luís-MA.

9 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 O Núcleo de Educação a Distância da UFMA é o setor responsável pela execução das tarefas e atribuições necessárias à realização do Processo Seletivo do Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça

9.2 Na hipótese de força maior impeditiva do cumprimento dos prazos deste edital, as mudanças nele introduzidas serão amplas e previamente divulgadas no site oficial da Universidade www.ufma.br.

9.3 Para mais informações, ou em caso de dúvida, o(a) candidato(a) deve entrar em contato com o Núcleo de Educação a Distância (NEAD), pelo e-mail

redediversidade@ufma.br.

9.4 A não observância das disposições e instruções contidas neste Edital poderá acarretar a eliminação do(a) candidato(a) do presente Processo Seletivo ou ter sua matrícula cancelada.

9.5 As relações dos(as) candidatos(as) classificados(as) e dos(as) candidatos(as) cujas matrículas forem deferidas, serão divulgadas pelo Núcleo de Educação a Distância da UFMA nos sites www.ufma.br e www.nead.ufma.br e nos murais dos Pólos de Apoio Presencial;

(7)

9.6 A Coordenação do curso, juntamente com a equipe do curso irá contatar os(as) selecionados(as) (através de e-mails) para divulgar cronograma, login e senha de acesso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), dentre outras informações referentes ao início do Curso, logo após a divulgação das matrículas deferidas.

9.7 Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenadoria do Curso e pela Coordenação do projeto Rede de Educação para a Diversidade da UFMA.

São Luís (MA), 21 de março 2011.

Fernando Carvalho Silva

(8)

ANEXO A - ENDEREÇOS DOS POLOS UAB

MUNICÍPIO ENDEREÇO DO POLO COORDENADOR (A) TELEFONE

Caxias Polo UAB II

Universidade Municipal Aberta de Caxias - UMAC

Rua São Pedro, S/N, Centro, Caxias - MA

CEP: 65608-160

Delcy Silva

(99) 3421-0065 (99) 3521-6248

Codó Escola Modelo Remy Archer

Rua Paráiba, 474 Bairro São Benedito Codó - MA

CEP: 65400-000

José Julio Gomes Neto (99) 3661-1958

Grajaú BR 226, Bairro Trizidela

Grajaú - MA CEP: 65940-000

Romina Hérica Araújo Melo (99) 3532-8702

Humberto de Campos

Rua São Miguel S/Nº Bairro Bacabeira

Humberto de Campos - MA

Osmarina dos Santos Rosa (98) 9111-2404

Imperatriz

Rua Leôncio Dourado, 1250- CS B – Bairro: Bacuri (ao lado do Corpo de Bombeiros)

Imperatriz - MA CEP: 65901-020

Francisca Norinha Lô (99) 3524-5331

Santa Inês Rua Santa Luzia nº55 – Sabbak

Santa Inês – MA CEP: 65480-000

Marylúcia Cavalcante Silva (98) 3653-1391 (98) 3653-2185

(9)

ANEXO B – CRONOGRAMA DO SELETIVO

ATIVIDADE DATAS PREVISTAS

Inscrição online 23 de março a 15 de abril Divulgação dos classificados(as) 20 de abril

Recebimento de Recurso 21 e 22 de abril Comprovação de documentos nos Pólos 25 e 26 de abril Divulgação das matrículas deferidas 04 de maio Aula inaugural (videoconferência) 07 de maio

Referências

Documentos relacionados

quaisquer outras formas de compartilhamento. Em relação às obrigações assumidas por Olímpio Noronha, assinale a alternativa correta. a) São válidas tanto as obrigações assumidas

Outras questões, como por exemplo, se a susceptibilidade genética é específica à cocaína, se é geral para às drogas de abuso em geral, ou ainda se existe um componente de cada

As características avaliadas foram a altura de planta e diâmetro do caule, o peso médio, o diâmetro longitudinal e transversal dos frutos colhidos das plantas úteis de

O objetivo deste estudo consistiu em verificar se a sincronização não intencional ocorre através de presença não visual de informação sonora, em crianças (N=6, 7 ± 0 anos);

Visitas às empresas 10 34 Assembleias 117 Acordos assinados 381 Atendimentos jurídicos 303 Agendamentos para atendimentos odontológico e médico +500 Trabalhadores fizeram

A potência total instalada em Portugal registou uma taxa de crescimento médio anual, entre 2009 e 2013, de 5,6% para o que foi determinante o crescimento da potência

Ainda seguindo a definição de Barbieri (2010), gestão de manutenção e ativos é a nomenclatura que mais se adequa à realidade do setor de manutenção, que inclui um

Desse modo, a pessoa jurídica submetida ao regime de não cumulatividade da Contribuição ao PIS e da COFINS, inclusive cooperativa, que produz mercadorias de