• Nenhum resultado encontrado

Audiência Pública ANEEL 030/2002

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Audiência Pública ANEEL 030/2002"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Audiência Pública ANEEL – 030/2002

CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO GUARANIANA S.A. – COELBA, CELPE E COSERN para aprimoramento do Lote 03 de Procedimentos do Mercado vinculado à Regra de Mercado que estabelece o Preço Ex-Ante de energia em base semanal no MAE ( Versão 3.0) e o Procedimento de Mercado para Modulação ex-ante de Contrato Inicial, DE CONFORMIDADE COM SUGESTÕES ELABORADAS PELA ABRADEE.

Esta contribuição aborda os principais itens das Minutas referentes à Audiência Pública 030/2002/ANEEL na mesma seqüência da estrutura desses documentos, estando destacado em negrito as sugestões de alterações e/ou inclusões de texto.

MINUTA DO PROCEDIMENTO DE MERCADO RELATIVO Á ADESÃO AO MAE – AG. 01

Comentário Geral

Considera-se adequada a exclusão do cadastro do sistema de medição deste procedimento, porém ressaltamos a necessidade do desenvolvimento de procedimento específico para esta atividade.

Constatou-se, também, ser necessária a elaboração de procedimento que estabeleça o processo de desligamento do Agente de Mercado do MAE, conforme citado no sub-item 8.1.5, deste PM.

Item 8 - Premissas Sub-Item 8.1.2

“ O novo Agente de Mercado, ao finalizar o Processo de Adesão e antes de iniciar suas operações no MAE, receberá treinamento conforme cronograma a ser estabelecido de comum acordo entre o Agente de Mercado e a Superintendência do MAE “

Item 10 – Matriz de Operacionalização

Atividade AG.01.14 : Realizar Treinamento do Agente de Mercado ⇒ Prazo ⇒ Cronograma de treinamento de acordo com o Agente de Mercado e Superintendência do MAE.

Atividade AG.01.16 : Analisar Documentação Final de Adesão ⇒ Detalhamento ⇒ Receber e analisar a Documentação Final de Adesão e informar possíveis inconformidades caso necessário ⇒ Complementar fluxograma para os casos

(2)

de inconformidades na Documentação Final da Adesão, de forma que fique claro para que etapa o agente deverá retornar para a solução das mesmas.

MINUTA DO PROCEDIMENTO DE MERCADO RELATIVO À ENTRADA DE DADOS POR CONTIGÊNCIA – AM. 01

Item 8. – Premissas

Sub-item 8.7 – No dia seguinte ao envio do e-mail, o Agente de Mercado deverá enviar um fax para a Superintendência do MAE pelo telefone 55-11-3175-6636, com uma cópia do Termo de Compromisso para Entrada de Dados por Contingência, assinada pelo Representante Legal da empresa ou pelo representante da empresa no MAE. Caso o fax não seja enviado no prazo estabelecido, a Superintendência do MAE não aceitará o Arquivo dos Dados de Contingência previamente enviado.

Sub-item 8.8 - O Agente de Mercado deverá enviar à Superintendência do MAE, original do Termo de Compromisso para Entrada de Dados por Contingência assinado pelo Representante Legal da empresa ou pelo representante da empresa no MAE, com firma reconhecida. Mensalmente, a superintendência do MAE enviará relatório a ANEEL, informando os Agentes de Mercado que utilizaram o procedimento de “Entrada de Dados por Contingências”.

Item 9. – Fluxograma

Bloco AM.01.03 ⇒ Enviar fax do Termo de Compromisso ⇒ deverá ser deslocado para N+1du

Bloco AM.01.07 ⇒ Conferir os dados inseridos no SCL, se possível ⇒ a etapa de conferência pode não ser feita no dia n por impossiblidade de acesso do SCL.

Item 10 – Matriz de Operacionalização

Atividade AM.01.03 ⇒ Enviar fax do Termo de Compromisso ⇒ deverá ser deslocado para N+1du

Adaptar os termos de compromisso para contemplar a possibilidade de sua assinatura pelo representante da empresa no MAE, bem como seu envio em N+1du.

Com referência aos formulários anexos são necessárias notas explicativas para dirimir dúvidas de preenchimento (se existem, não estão visíveis nas versões em Acrobat – PDF)

(3)

MINUTA DO PROCEDIMENTO DE MERCADO RELATIVOS À SOLUÇÃO DE CONFLITOS – AM. 03

Item 6. Definições

6.1. Conflito: Hipótese em que haja oposição manifesta de interesses entre Agentes do Mercado ou Superintendência do MAE que reflita entendimentos diferentes a respeito da Convenção do Mercado, Regras do Mercado e seus procedimentos ou qualquer norma aplicável ao MAE à qual se encontrem submetidos ou discordância de qualquer Agente do Mercado com respeito à aplicação pelo MAE das Regras do Mercado e seus procedimentos, conforme previsto no art. 1º do Anexo à Resolução Nº 102.

Item 9 – Fluxograma

Item 9.1 Solicitar Audiência de Conciliação

Agente : Agente de Mercado ( Parte Requerente) ⇒ Excluir a especificidade ao Agente de Mercado pois o direito de solicitar Audiência de Conciliação é extensivo à Superintendência do MAE.

Agente : Agente de Mercado ( Parte Demandada) ⇒ Excluir a especificidade ao Agente de Mercado pois a obrigação de comparecimento à Audiência de Conciliação é extensivo à Superintendência do MAE.

Item 9.2 Solicitar Audiência de Solução de Conflito

Na Audiência de Conciliação Final ( AM.03.20) poderá haver solução do conflito, de forma que não será necessário mais 15 du para a emissão da deliberação, sugere-se neste caso, efetuar a deliberação em N + 37du, com criação de novo ramo no fluxograma, em que a Elaboração do Plano de Implementação e Disponibilização da Documentação e, consequentemente, o fim do processo será encerrado em N + 44du.

Item 10 – Matriz de Operacionalização 10.1 Solicitar Audiência de Conciliação

Atividade : Solicitar Audiência de Conciliação ⇒ Responsável ⇒ Excluir a especificidade ao Agente de Mercado pois o direito de solicitar a Audiência de Conciliação é extensivo à Superintendência do MAE.

Atividade : Receber Convocação da Audiência da Solução de Conflitos ⇒ Responsável ⇒ Excluir a especificidade ao Agente de Mercado pois a

(4)

obrigação de comparecimento à Audiência de Solução de Conflitos é extensiva à Superintendência do MAE.

Atividade : Receber Ata da Audiência de Conciliação ⇒ Responsável ⇒ Excluir a especificidade ao Agente de Mercado pois a Superintendência do MAE pode ser Parte Demanda/ Requerente.

Atividade : Enviar Documentação Complementar, se necessário ⇒ Responsável ⇒ Excluir a especificidade ao Agente de Mercado pois a Superintendência do MAE pode ser Parte Demanda/ Requerente.

Atividade : Julgar Conflito/ Emitir Deliberação ⇒ Prazo ⇒ Prazo de 15 dias para julgamento é muito extenso.

Atividade : Receber Resultado do Julgamento do Conflito ⇒ Responsável ⇒ Excluir a especificidade ao Agente de Mercado pois a Superintendência do MAE pode ser Parte Demanda/ Requerente

(5)

MINUTA DO PROCEDIMENTO DE MERCADO RELATIVO À CÁLCULO DE VOTOS E CONTRIBUIÇÂO – AM. 04

Comentário Geral

Deixar claro que Assembléia Geral refere-se às Assembléias Gerais Ordinárias e Extraordinárias.

8 - Premissas

Sub – Item 8.4.2 - As Penalidades por pagamentos em atraso ou inadimplência seguirão as regras de penalidades definidas no Estatuto do MAE.

Item 10 – Matriz de Operacionalização

Calcular Quantidade de Votos e Volume de Energia (AM.04.01) - A contribuição dos Agentes de Mercado terá como base o orçamento anual do MAE, proporcionalizado aos Agentes de Mercado com base no volume de energia comercializada, calculada conforme anexo deste documento.

12. ANEXOS

CÁLCULO DE VOTOS – CONFORME CONVENÇÃO DO MAE;

CÁLCULO DE CONTRIBUIÇÃO – CONFORME CONVENÇÃO DO MAE; e CÁLCULO DE CONTRIBUIÇÃO – PRÉ-CONVENÇÃO DO MAE

DADOS BÁSICOS – retirar os seguintes dados em virtude dos mesmos não serem utilizados nas regras algébricas dos referidos anexos.

(d) Geração Total do Gerador, “g”, no submercado, “s’, para o Período de Comercialização, “j”, definida como TGGsgj.

(e) Total de Ajuste de MRE do Gerador, “g”, em Seu Próprio Submercado, “s”, para o Período de Comercialização, “j”, definido como ERMASsgj.

(f) Total de Ajuste de MRE do Gerador, “g”, Alocado em Outro Submercado, “s”, para o Período de Comercialização, “j”, definido como TERMALsgj.

(6)

MINUTA DO PROCEDIMENTO DE MERCADO MANUTENÇÃO DE CADASTRO DE AGENTES DE MERCADO E USUÁRIOS DO SCL PM – AG.02

8 - Premissas

Criar um novo sub-item, a exemplo dos sub-itens 8.4 e 8.5, que explicitam os papeis do Representante MAE e do Representante no Sinercom, respectivamente, para definir a função de relacionamento com MAE do Representante Legal da Empresa.

Sub-item 8.8. Para inclusão/exclusão/substituição/alteração de perfil de usuário do SCL, o “Anexo A” do Contrato de Direito de Acesso e Uso Compartilhado do SINERCOM deverá ser enviado pelo correio preenchido com os dados dos usuários do SCL em duas vias impressas e assinadas pelo representante legal do Agente de Mercado com reconhecimento de firma em cartório.

(7)

MINUTA DO PROCEDIMENTO DE MERCADO MODULAÇÃO DE CONTRATO INICIAL – CO 03

6. DEFINIÇÕES

6.10. Superintendência do MAE- É a Superintendência do MAE e/ou seus órgãos internos de assessoria.

Retirar a definição por não ter referência ao Procedimento em questão.

8. PREMISSAS

8.2 Deve ser definida uma data para a realização a cada ano da opção de Modulação Ex-Ante.

Sugerimos que a opção seja efetuada até o dia 20 do mês de Dezembro do ano anterior ao ano de operação.

8.5 Sugerimos a alteração do texto para melhor entendimento.

Os Contratos Iniciais do Tipo P que não tiveram a opção de modulação Ex-Ante realizada, bem como aqueles que tiveram tal opção realizada mas que não foram modulados dentro do prazo estipulado, serão modulados pelo SCL, conforme estabelece no Capítulo 12 das Regras Algébricas de Mercado versão 3.1.

Os Contratos Iniciais do Tipo G que não tiveram a opção de modulação Ex-Ante realizada, bem como aqueles que tiveram tal opção realizada mas que não foram modulados e/ou validados pelas partes envolvidas dentro do prazo estipulado, serão modulados pelo SCL, conforme estabelece no Capítulo 12 das Regras Algébricas de Mercado versão 3.1.

8.6 Conforme item 8.2 deve ser acrescentado que o formulário deverá ser enviado até o dia 20 de dezembro de cada ano.

8.13 Sugerimos acrescentar este item para adequar o tempo para implantação deste Procedimento.

Excepcionalmente até a implementação deste procedimento no sistema SCL e para atender ao Fax-Circular n. 03/2002 – SEM/ANEEL de 18 de julho de 2002, a opção de Modulação Ex-Ante de Contrato Inicial para o ano de 2003 deve ser realizada até o dia 20 de abril de 2003.

Referências

Documentos relacionados

SELECIONANDO A OPÇÃO QUE VOCÊ ACHAR CORRETA!.. De acordo com a terceira lei de Newton, duas forças que formam um par ação-reação apresentam essas

Cada um tem o seu modo de ver o Anarquismo, a sua concepção de vida em liberdade (lembre-se de que no anarquismo, é a sociedade quem se adapta ao indivíduo) e a

De fato, a aplicação das propriedades da regra variável aos estudos lingüísticos além da fonologia não constitui assunto tranqüilo, seja porque a variável passa a ser

Portanto, todos os negócios devem ser informados de suas falhas, pois são manchas para a religião, pois não devemos ser assim neste ou naquele

Após a introdução, no primeiro capítulo tratamos a estrutura dramatúrgica de Bertolt Brecht, discutindo questões a respeito do teatro épico, do gestus, do

Por mais que isso tenha proporcionado a gerações de pesquisadores o ensejo para louvar a profundidade dos estudos de Nietzsche sobre o filósofo holandês, de há muito se tem

Temos então que na música ouvimos um movimento que não é o de objetos nem de uma psique, mas o movimento puro de forças fluindo em mudanças de estado e dinâmica. Esta

DOCUMENTOS DE TRABALHO DO OBSERVATÓRIO UNIVERSITÁRIO 18.. Outros assuntos de igual, senão mais profunda importância, foram deixados à parte. Correndo o risco de ainda deixar