• Nenhum resultado encontrado

FORMULÁRIO DE DIVULGAÇÃO DO CONTEÚDO DA PROVA FINAL E RECUPERAÇÃO FINAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FORMULÁRIO DE DIVULGAÇÃO DO CONTEÚDO DA PROVA FINAL E RECUPERAÇÃO FINAL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

FORMULÁRIO DE DIVULGAÇÃO DO CONTEÚDO DA PROVA FINAL E RECUPERAÇÃO FINAL

A) SÉRIE/ANO: 1º Ano Médio

B) DISCIPLINA: Química - Ênio

C) CONTEÚDO A SER EXIGIDO/ORIENTAÇÃO PARA O ESTUDO: Tabela periódica:

 Vocês deverão reconhecer os nomes e símbolos dos principais elementos, representando-os corretamente de acordo com a forma estudada, identificando a quantidade de partículas presentes em seus átomos. Exemplo:

11Na23

11 prótons; 11 elétrons; 12 nêutrons.

Vocês deverão os principais grupos, com seus respectivos nomes e características. Exemplo:

Grupo 1 ou IA – Metais alcalinos → possuem 1 elétrons de valência; forma cátion monovalente

(+1)

, etc.

Vocês deverão saber as informações apresentadas pelos grupos e períodos da tabela.

Ligações químicas :

Ligação metálica.

Vocês deverão reconhecer quais substâncias tem seus átomos ligados por este tipo de ligação. Vocês deverão conhecer as propriedades dos metais.

Ligação iônica.

Vocês deverão reconhecer quais substâncias tem seus átomos ligados por este tipo de ligação. Vocês deverão conhecer as propriedades dos metais.

Ligação covalente.

Vocês deverão reconhecer quais substâncias tem seus átomos ligados por este tipo de ligação.

 Vocês deverão saber representar a fórmula de Lewis(bolinhas) e fórmula estrutural, identificando o tipo de geometria molecular.

 Vocês deverão classificar as moléculas em polares e apolares, através da análise do vetor momento dipolar e momento dipolar resultante.

 Vocês deverão compreender a relação entre a polaridade das moléculas e ponto de ebulição e solubilidade das substâncias.

D) LISTA DE EXERCÍCIOS

1) Em relação ao desenvolvimento dos modelos atômicos, vimos em sala de aula, que ainda no século VI antes de Cristo, surgiu a primeira idéia sobre a constituição da matéria. Os gregos Leucípodo e Demócrito propuseram que a matéria seria formada de partículas minúsculas que não poderiam mais ser dividas em partes menores. Tais partículas foram denominadas de átomos (a = negação ; tomos = partes). Em 1808 Jhon Dalton, um cientista britânico, propõe o primeiro modelo atômico baseado em fatos experimentais. Tal modelo dizia que os átomos seriam esféricos, maciços e indivisíveis. Mais tarde outros modelos como o de Thonson e Rutherford mostraram que os átomos eram, na verdade, formados de partículas ainda menores como elétrons, prótons e nêutrons. Considerando tudo o que vimos em sala de aula a respeito da constituição da matéria, determine o número de prótons, nêutrons e elétrons de cada uma das espécies químicas descritas abaixo:

(2)

2) Com base na tabela a seguir, dê a representação dos elementos, com seu símbolo, número de massa, número atômico e

carga. Em seguida, indique o tipo dos íons (cátions ou ânions).

Nome do elemento Símbolo

Quantidade de partículas

prótons nêutrons elétrons

a flúor F 9 11 10 b hidrogênio H 1 2 0 c hélio He 2 2 2 d potássio K 19 21 18 e cloro Cl 17 36 18 f sódio Na 11 12 10

Sugestão: Siga o exemplo: f) 2311

Na

, cátion.

3) Leiam o texto e indique o símbolo, nome, grupo a que pertence; numero de camadas; qual período (de todos os

elementos em negrito) e represente a configuração eletrônica dos elementos com número atômico menor que 53.

Organize-os por grupos e por períodos, em ordem crescente de raio atômico e depois em energia de ionização. Berílio Horizonte, zinco de benzeno de 2000.

“Querida Valência:

Não estou sendo precipitado e nem desejo catalisar nenhuma reação irreversível entre nós dois, mas sinto que

estrôncio perdidamente apaixonado por você. Sabismuto bem que a amo. De antimônio posso lhe assegurar que não

sou nenhum Érbio e que traBário muito para levar uma vida estável.

Lembro-me de que tudo começou nUrârio passado, com um arsênio de mão, quando atravessávamos uma ponte de hidrogênio. Você estava em um carro prata, com rodas de magnésio. Houve uma atração forte entre nós dois, acertamos os nossos coeficientes, compartilhamos nossos elétrons, e a ligação foi inevitável. Inclusive depois, quando lhe telefonei, mesmo tomada de enxofre, você respondeu carinhosamente: "Proton, com quem tenho o praseodímio de falar?" Nosso namoro é cério, estava índio muito bem, como se morássemos em um palácio de ouro, e nunca causou nehum escândio. Eu brometo que nunca haverá gálio entre nós e até já disse quimicasaria com você.

Espero que você não esteja saturada, pois devemos buscar uma reação de adição e não de substituição. Soube que a Inês lhe contou que eu a embromo: manganês cuidar do seu cobre e acredite níquel digo, pois saiba que eu nunca agi de modo estanho. Caso algum dia apronte alguma, eu sugiro que procure um avogadro e que me metais na cadeia.

Sinceramente, não sei por que você está a procura de um processo de separação, como se fóssemos misturas e não substâncias puras! Mesmo sendo um pouco volátil, nosso relacionamento não pode dar errádio. Se isso acontecesse, irídio emboro urânio de raiva.

(3)

Espero que você não tenha tido mais contato com o Hélio (que é um nobre!), nem com o Túlio e nem com os estrangeiros (Germânio, Polônio e Frâncio). Esses casos devem sofrer uma neutralização ou, pelo menos, uma grande diluição. Antes de deitar-me, ainda com o abajur acesio, descalcio meus sapatos e mercúrio no silício da noite, pensando no nosso amor que está acarbono e sinto-me sódio. Gostaria de deslocar este equilíbrio e fazer com que tudo voltasse à normalidade inicial. Sem você minha vida teria uma densidade desprezível, seria praticamente um vácuo perfeito. Você é a luz que me alumíno e estou triste porque atualmente nosso relacionamento possui pH maior que 7, isto é, está naquela base.

Aproveito para lembrar-lhe de devolver o meu disco da KCl.

Saiba, Valência, que não sais do meu pensamento, em todas as suas camadas.

Abrácidos do:

Leantânio “ 4) Assinale a alternativa que apresenta composto com ligação química essencialmente iônica.

a) HCl (ácido clorídrico)

b) CO2 (gás carbônico)

c) NaI (Iodeto de potássio) d) H2O (água)

e) CH4 (gás metano)

5) Quais as propriedades dos compostos iônicos?

6) Explique como os metais conduzem o calor e a eletricidade, enfatizando as diferenças.

7) Os compostos iônicos, moleculares e os metais possuem comportamentos diferentes. Porém na propriedade –

condutividade elétrica – ambos apresentam esta propriedade, em condições especificas. Apresente todas as condições em que esses compostos conduzem eletricidade.

8) A presente as fórmulas de Lewis(pontinhos), fórmulas estruturais e após ter feito isto, classifique o tipo de

geometria molecular de cada exemplo: a) NH3 b) H2O c) CH4 d) O2 e) H2S f) CO2 g) CCl4 h) N2 i) CH2O j) SO2 k) HCN l) SO3 m) CH4 n) F2

(4)

o) BF3

p) PCl3

9) Quando a substância hidrogênio (H2) passa do estado líquido para o estado gasoso, são rompidas:

a) Interações intermoleculares do tipo dipolo induzido – dipolo induzido b) ligações de hidrogênio

c) ligações covalentes e pontes de hidrogênio d) ligações covalentes apolares

e) ligações covalentes polares

10) Estudos recentes indicam que lagartixas podem andar pelo teto e em superfícies lisas utilizando forças intermoleculares entre as superfícies e os filamentos microscópios que tem no pés (meio milhão em cada pé). Assinale o tipo de interação correspondente neste caso:

a) Iônica. b) Metálica. c) Covalente.

d) dipolo-dipolo ou dipolo induzido – dipolo induzido. e) Nuclear.

11) Óleo de soja não se dissolve em água. A partir dessa informação e sabendo que a água é uma substância POLAR é possível concluir que:

a) as moléculas de óleo são menores do que as de água.

b) os elementos químicos presentes nas moléculas de óleo são totalmente diferentes dos presentes nas de água. c) as moléculas de óleo de soja devem ser apolares.

d) óleo de soja possui moléculas extremamente polares.

e) o número de átomos nas moléculas de óleo deve ser igual a 3.

12) O amianto, conhecido também como asbesto, é um material constituído por fibras incombustíveis. É empregado como matéria-prima na fabricação de materiais isolantes usados na construção civil, como fibrocimento. O uso dessas fibras vem tendo queda desde a década de 1960, quando estudos confirmaram os efeitos cancerígenos desse material, principalmente sobre o aparelho respiratório.

Entre seus componentes, além do SiO2, estão o óxido de magnésio (MgO) e o óxido de alumínio (Al2O3). Em relação

ao composto MgO, analise as afirmativas:

I. A ligação entre o magnésio e o oxigênio se dá por transferência de elétrons, sendo classificada como ligação iônica.

II. Os átomos não alcançaram a configuração do gás nobre após a ligação.

III. Após a ligação entre os átomos de magnésio e oxigênio, há formação de um cátion Mg2+e umânion O2–. Dados: Mg (Z = 12); O (Z = 8)

Está(ao) correta(s) apenas: a) I.

b) II. c) III. d) I e II. e) I e III.

13) Identificamos nas questões anteriores as três partículas fundamentais que compõem os átomos, os prótons, os nêutrons e os elétrons. Considerando um átomo genericamente representado por X formado por um total de 18 partículas e sabendo-se que o número de prótons é igual ao de nêutrons.

(5)

b) Vocês estudaram sobre a distribuição eletrônica dos átomos proposta por Linus Pauling. Esse cientista norte americano propôs um diagrama para auxiliar na distribuição dos elétrons pelos subníveis de energia da eletrosfera. De acordo com o diagrama de Linus Pauling, façam a distribuição eletrônica para o átomo do elemento químico Germânio,

32Ge.

Referências

Documentos relacionados

Se dois átomos diferentes estão ligados entre si através de uma ligação covalente, um dos dois será mais eletronegativo do que o outro, e atrairá os elétrons da ligação para

obrigações do Fundo previstas no Contrato de Cessão de Créditos, notadamente as obrigações referentes à Recompra Compulsória dos Créditos Imobiliários

Frente ao exposto, o objetivo deste trabalho foi analisar o desempenho de idosos no teste DGI e TUGT para avaliar a tendência para quedas e verificar a interferência

A ligação entre sódio e cloro forma o composto iônico cloreto de sódio (NaCl) um sólido solúvel em água que não é bom condutor térmico, nem dúctil e nem maleável (25°C e

Em relação ao composto SO2 e sua estrutura molecular, pode-se afirmar que se trata de um composto que apresenta ligações covalentes polares e estrutura com geometria espacial

Antes de conectar a pistola ao equipamento de soldagem, certifique-se de que o tipo de conduite de arame atende às recomendações para o arame de enchimento de soldagem a

Para assegurar uma soldagem sem problemas, consulte as instruções de funcionamento da tocha que utiliza, para saber se o tubo de guia de arame e o bico de contacto da tocha são

Na troca da bobina, a pressão dos rolos de tração não precisa ser liberada e o arame de enchimento vai automaticamente para o conduíte correto.. • Certifique-se de que a ranhura