• Nenhum resultado encontrado

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE A FACULDADE DE MOTRICIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE A FACULDADE DE MOTRICIDADE"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Dlrec~ão.Geral de Inova~ão e de Desenvolvimento Curricular

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO

ENTRE A

DIRECÇÃO-GERAL DE INOVAÇÃO

E DEDESENVOLVIMENTO

CURRICULAR

EA

(2)

1.."-.

r"\ ~

';r!-/

)..:'2Y

--•••••••••••••Dlrec~ão-Geral de Inova~ão e de Desenvolvimento Curricular

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO

A Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), sediada na Av. 24 de Julho, n.o 140, em Lisboa, representada pela sua Directora, Dr.8 Ana Cristina Paulo, como

primeiro outorgante.

E

A Faculdade de Motricidade Humana (FMH), sediada na Estrada da Costa, na Cruz Quebrada, representada pelo Presidente do Conselho Directivo, Prof. Doutor José Alves Diniz, como segundo outorgante

Celebram entre si e aceitam, reciprocamente, o presente Protocolo de Colaboração, que se rege pelos termos e condições das cláusulas seguintes:

1.8CLÁUSULA

Âmbito

Os dois outorgantes comprometem-se a colaborar para a realização de estudos sobre o desenvolvimento do Desporto Escolar em Portugal.

2.8 CLÁUSULA

Atribuições do primeiro outorgante

1. Solicitar ao segundo outorgante a realização de estudos e definir os respectivos âmbitos e objectivos, bem como, previamente à sua realização, aprovar o financiamento dos projectos de investigação solicitados, de acordo com a proposta apresentada pelo 2° outorgante, sem o que os mesmos não serão adjudicados".

2. Aprovar os projectos de investigação concebidos pelo segundo outorgante, relacionados com os estudos a realizar.

3. Colocar à disposição do segundo outorgante todos os dados considerados necessários por ambos os outorgantes, para a elaboração dos estudos a realizar.

2/4

Av. 24 de Julho, 140 - 1399-025 Lisboa- PORTUGAL2

Telef.: (351) 213934500 - Fax: (351) 213934695 . Email:dgidC@dgidc.min-edu.pt

(3)

~ 1::"'..J~!riD ••.da

_., ciJucaçao

&Q;:?

.~~ãO-Geral de Inova~ão e de Desenvolvimento Curricular

(fi

4. Suportar financeiramente os custos acordados com o segundo outorgante, para a ,_./ elaboração dos estudos a realizar.

5. Apoiar as equipas de investigadores dos estudos a realizar, solicitando a colaboração dos estabelecimentos de ensino no processo de recolha de informação necessária para a efectivação dos mesmos.

3.8CLÁUSULA

Atribuições do segundo outorgante

1. Apresentar proposta detalhada do custo do projecto de investigação solicitado, para aprovação do 1° outorgante.

2. Conceber e planear os projectos de investigação a apresentar ao primeiro outorgante, no âmbito e objectivos dos estudos a realizar.

3. Organizar e conduzir todo o processo de desenvolvimento dos projectos de investigação, nos termos acordados em relação a cada um deles.

4. Relativamente a cada estudo realizado, produzir os relatórios intermédios acordados com o primeiro outorgante, um relatório final provisório e um relatório final do estudo.

4.8 CLÁUSULA

Acordos específicos relativos aos estudos a realizar

1. A realização de cada estudo solicitado ao segundo outorgante será objecto de um acordo específico, a anexar ao presente protocolo.

2. Em cada acordo, assinado por ambos os outorgantes, deverá constar:

a) O âmbito e os objectivos do estudo;

b) As linhas gerais de metodologia do estudo, nomeadamente:

b.1) A descrição dos diversos aspectos das fases de concepção e apresentação do projecto de investigação, da sua execução e da apresentação dos seus relatórios, bem como a respectiva periodização;

b.2) A tipologia de instrumentos utilizados; b.3) A tipologia de amostra a seleccionar; b.4) A definição da equipa de investigação.

3/4

Av. 24 de Julho, 140 - 1399-025 Lisboa- PORTUGAL3

reler.: (351) 213934500 - Fax: (351) 21 3934695 Email:dgidC@dgidc.min-edu.pt

(4)

~ EdMiniltirio ..•.•

_.,

••••...

iUCaçao

Dlrecção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular

c) Os deveres específicos de cada um dos outorgantes, para a realização do estudo, incluindo o valor do respectivo financiamento e as respectivas condições de pagamento.

5.8CLÁUSULA

Propriedade e direitos de autor

1. Os estudos realizados pelo segundo outorgante, ao abrigo do presente protocolo e dos respectivos acordos específicos referidos na 4.8 cláusula, uma vez entregues e aceites, serão propriedade exclusiva da DGIDC, que os utilizará e reproduzirá, conforme as respectivas necessidades.

2. Nos termos do artigo décimo quarto do Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos, o segundo outorgante e autores dos estudos realizados prescindem a favor da DGIDC de todos os direitos patrimoniais, incluindo a remuneração especial prevista no n.o 4 do aludido artigo, decorrente da publicação ou divulgação do projecto.

6.8CLÁUSULA

Início e termo do protocolo de colaboração

Este protocolo entra em vigor a partir da data da sua assinatura por ambos os outorgantes, desenvolvendo-se por tempo indeterminado, podendo ser denunciado por um dos outorgantes, por um aviso com a antecedência mínima de sessenta dias, sem prejuízo da conclusão dos estudos que estiverem a decorrer, nos moldes definidos nos respectivos acordos específicos referidos na 4.8 cláusula.

Lisboa, 21 de Março de 2006

o

primeirooutorga"}

f>I~~~

I

t.L

Ana Cristina Paulo Directora-Geralda DGIDC

José Alves Diniz

Presidente do Conselho Directivo da FMH

4/4

Av. 24 de Julho, 140 - 1399-025 Lisboa- PORTUGAL4

Telef.: (351) 213934500 - Fax: (351) 21393 46 95 Email:dgidC@dgidc.min-edu.pt

(5)

)-".. .~

~ EdM'mht:!r.iD ••.•

. ',

ucaçao

Dlrecção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular

ACORDO PARA A REALIZAÇÃO DE UM ESTUDO

SOBRE

"A SATISFAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR

E DAS FAMíLIAS

RELATIVAMENTE AO DESPORTO ESCOLAR"

NO ÂMBITO DO PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO

ENTRE

A DIRECÇÃO-GERAL DE INOVAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR

E

(6)

1 '

&º--?

..,...Dlrec~ão-Geral de Inova~ão e de ••••••••

wCZl.'

ACORDO PARA A REALIZAÇÃO DE UM ESTUDO SOBRE "A SATISFAÇÃO DA

Jr

COMUNIDADE ESCOLAR E DAS FAMíLIAS RELATIVAMENTE AO DESPORTO ESCOLAR"

A Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), sediada na Av. 24 de Julho, n.o 140, em Lisboa, representada pela sua Directora, a Dr.8 Ana Cristina Paulo, como primeiro outorgante.

E

A Faculdade de Motricidade Humana (FMH), sediada na Estrada da Costa, na Cruz Quebrada, representada pelo Presidente do Conselho Directivo, Prof. Doutor José Alves Diniz, como segundo outorgante

Celebram entre si e aceitam, reciprocamente, o presente Acordo para a Realização de um Estudo", no âmbito do Protocolo de Colaboração assinado entre ambos, que se rege pelos termos e condições das cláusulas seguintes:

1.8CLÁUSULA

Âmbito e objectivos

• 1. Os dois outorgantes comprometem-se a colaborar para a realização de um estudo sobre A Satisfação da Comunidade Escolar e das Famílias relativamente ao Desporto Escolar",

2. O objectivo deste estudo é avaliar o nível de satisfação dos alunos, dos respectivos encarregados de educação e professores de Desporto Escolar e, também, dos órgãos de gestão das Escolas a que pertencem, relativamente àqualidade do Desporto Escolar.

2.8CLÁUSULA

Linhas gerais da metodologia do estudo

1. As fases de realização do estudo são as seguintes:

2/4

Av. 24 de Julho, 140 - 1399-025 Lisboa - PORTUGAL2

Telef.: (351) 213934500 - Fax: (351) 213934695 Email:dgidc@dgidc.min-edu.pt

(7)

••

'. \~ ~ iMiJImiriD ••.da

-r.~

Educaçao

Dlrec~ão.Geral de Inova~ão e de Desenvolvimento Curricular

o~

a) A conceptualização e a apresentação do projecto de investigação (até 29 de Março de

c!J

2006);

b) A elaboração e a validação dos inquéritos, a apresentar em suporte papel (até 31 de Março);

c) A aplicação dos inquéritos e a inserção dos dados em suporte informático, em SPSS (até 30 de Abril);

d) O tratamento e discussão dos dados (até 10 Maio); e) A realização de um relatório final (até 19 de Maio).

2. Para a concretização do estudo desenvolver-se-ão quatro inquéritos a serem aplicados simultaneamente a alunos, respectivos pais e professores de Desporto Escolar e aos Presidentes dos Conselhos Executivos das suas Escolas.

3. De acordo com o universo de alunos no desporto escolar e considerando-se um erro de 5%, a amostra é constituída da seguinte forma:

a) Relativamente aos alunos: 545 elementos de grupos/equipas de Desporto Escolar, do 3° Ciclo do Ensino Básico (dos 7.°, 8.° e 9.° anos de escolaridade), seleccionados de forma estratificada e proporcional ao número total de Escolas com Clubes de Desporto Escolar, considerando as cinco Direcções Regionais do Ministério da Educação;

b) Relativamente aos Encarregados de Educação: considerando um encarregado de educação por cada aluno que participe no estudo, num total de 545 elementos.

c) Relativamente aos professores de Desporto Escolar: farão parte da amostra a totalidade dos professores de Desporto Escolar do conjunto das escolas seleccionadas;

d) Relativamente aos Órgãos de Gestão das Escolas: considerando o Presidente do Conselho Executivo de cada uma das escolas seleccionadas.

4. A equipa de investigação é constituída por dois investigadores seniores da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, ambos Professores Associados: Abel Correia e António Rosado, sendo o Coordenador do estudo o Professor Doutor Abel Correia.

3/4

Av. 24de Julho, 140 - 1399-025Lisboa- PORTUGAL3

Telef.: (351) 213934500 - Fax: (351) 213934695

(8)

.

lO

.

.

Direc~ão-Geral de Inova~ão e de Desenvolvimento Curricular 3.8CLÁUSULA

Deveres específicos do primeiro outorgante

1. Aprovar o estudo apresentado pelo 2° outorgante.

2. Financiar o estudo, mediante o pagamento ao segundo outorgante de 10.000€ (dez mil euros), a que acresce o IVA àtaxa legal.

3. Efectuar o pagamento ao segundo outorgante, contra a entrega de recibo de quitação e a entrega e aprovação do estudo pelo primeiro outorgante.

4.8 CLÁUSULA

Deveres específicos do segundo outorgante

A operacionalização das fases de execução do estudo referidas na 2.8Cláusula, à excepção da referida na alínea c), do ponto 1, da 4.a cláusula, que será realizada por outra entidade.

Lisboa, 29 de Março de 2006

o

primeiro outorgant

Ana Cristina Paulo Directora-Geral da DGIDC

o

segundo outorgante

José Alves Diniz

Presidente do Conselho Directivo da FMH

4/4

Av. 24 de Julho, 140 - 1399-025 Lisboa - PORTUGAL4

Telef.: (351) 213934500 - Fax: (351) 213934695 Email:dgidc@dgidc.min-edu.pt

Referências

Documentos relacionados

Visto que a doença é condição extremamente rara em filhotes, o presente relato tem por objetivo descrever sua ocorrência em um cão macho, da raça poodle miniatura,

Para concluir, o trabalho demonstra que as micro e pequenas empresas estão voltadas a gestão do conhecimento, como forma de promover o desenvolvimento dos seus funcionários através

Os tópicos presentes no artigo são os seguintes: Geografi a humanista, o qual descreve de modo geral o olhar humanizado do indivíduo sobre o qual esta área estuda; Os

Com essa nova interrupção da alta, o ativo volta a cair e rompe a região de suporte definida pelo seu fundo anterior, a partir de onde tem sua figura rompida e tem como objetivo

podendo qualquer pessoa ser substituída por outra, em qualquer situação, o participante que ceder, emprestar, clonar seu número de peito para outra pessoa,

É essencial que estes alunos não estejam todos no mesmo grupo da ginástica de solo pois permite não só que o professor possa estar mais tempo com eles tentando-os motivar para

No teste de autoconceito foi revelado que a Carolina Domingos, a Isabela, a Rebeca, a Beatriz Silva e a Marta são alunas que apresentam uma perceção de si mesmo como mais

Ginástica de aparelhos Concluir PE Plinto: Cambalhota à frente no plinto longitudinal; Salto ao eixo Mini: Pirueta esquerda e direita; Trave: Saída com meia pirueta e