• Nenhum resultado encontrado

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA (NÍVEL FUNDAMENTAL)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA (NÍVEL FUNDAMENTAL)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Prova de Língua Portuguesa (Ensino Fundamental)

1

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA (NÍVEL FUNDAMENTAL)

Atenção: As questões de 1 a 4 referem-se ao texto que segue: VIDAS (AINDA MAIS) SECAS

Uma das áreas mais afetadas pelas mudanças climáticas previstas para as próximas décadas no Brasil, o trecho de municípios baianos localizados na bacia do Rio São Francisco tem grandes chances de sofrer danos em 2040. Um relatório desenvolvido por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), indica que, entre 84 cidades analisadas – todas localizadas no bioma da caatinga – quase metade tem alto grau de vulnerabilidade diante de um cenário com menos chuvas e temperaturas ainda mais altas na região.

O estudo foi desenvolvido entre os anos de 2013 e 2015 por 12 pesquisadores, entre membros fixos e colaboradores. Formada por especialistas de áreas diversas, como saúde pública, geografia, ciências sociais, biólogo, análise de sistemas, economia entre outros, a equipe desenvolveu indicadores de vulnerabilidade de acordo com as características da região. Foram considerados elementos como a sensibilidade das populações locais a determinadas doenças, exposição a fatores ambientais (como a seca) e aspectos socioeconômicos, que indicam a capacidade de reação e adaptação a fatores de perigo. “Nosso objetivo é fazer um alerta. Se não houver nenhuma ação que possibilite à população ter uma visão mais ampla do problema e se adaptar às situações críticas trazidas pelo clima, essas pessoas vão sofrer ainda mais”, acredita a assistente social Diana Marinho, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-Fiocruz) e coordenadora-executiva do projeto.

Para antever os possíveis danos que cada município sofrerá nos próximos anos, os pesquisadores utilizaram modelos climáticos específicos para a região fornecidos por especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Alinhadas com previsões globais como as utilizadas pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês), as análises consideram dois possíveis cenários: no primeiro, há redução nas emissões de gases do efeito estufa e menor aquecimento global, com aumento de 0,98°C na temperatura e queda de 101 milímetros no volume de chuvas nos municípios da região. No cenário com progressão contínua das emissões, é esperado que a temperatura aumente em 1,75°C e o volume de chuvas caia, em média, até 172 mm.

Entretanto, algumas cidades podem enfrentar ainda mais dificuldades: em Urandi, por exemplo, as chuvas podem diminuir em até 438 mm por ano. “A nossa preocupação é mostrar que existe uma situação muito delicada, pois essas mudanças vão acarretar problemas de acesso à água para plantio e para o consumo de humanos e animais”, ressalta Marinho, lembrando que já existem dificuldades neste momento em alguns locais analisados. “Nem todos os municípios estudados estão às margens do rio e mesmo os que estão precisam colocar a bomba que puxa água para irrigação e consumo cada vez mais próxima das margens”, relata.

O cálculo que determinou o grau de riscos para cada município da região foi feito por meio de um software desenvolvido para o projeto. O sistema considerou os cenários climáticos e os indicadores de vulnerabilidade coletados pela equipe nos municípios e fornecidos por instituições locais. Tornou-se possível, desta forma, determinar que cidades estão mais suscetíveis a sofrer com as mudanças futuras. “Esses índices podem ser alterados”, destaca a economista Martha Barata, pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz) e coordenadora-geral do projeto. “Nós identificamos os municípios mais vulneráveis em relação aos demais dentro de uma mesma área de estudo, para que seja possível tomar medidas que reduzam disparidades, melhorem índices e os deixem em nível semelhante, com menor vulnerabilidade”, explica.

EVANGELISTA, S. Revista Ciência Hoje. Disponível em: http://http://cienciahoje.org.br/vidas-ainda-mais-secas/ Acesso em: 07 nov. 2018. (Adaptado)

Questão 1 - A fim de alcançar seu objetivo comunicativo, a autora elabora e divulga esse texto para: (a) apresentar informações e comentários acerca da seca.

(b) noticiar as descobertas científicas resultantes de um trabalho em equipe interdisciplinar. (c) ressaltar a riqueza de bens naturais presentes na região explicitada.

(d) advertir para possíveis os danos à população, decorrentes da ausência de medidas protecionistas. (e) influenciar o comportamento da população local, em relação aos seus hábitos cotidianos.

5 10 15 20 25 30 35

(2)

Prova de Língua Portuguesa (Ensino Fundamental)

2

Questão 2 - A CORRETA possibilidade de reescrita do período “Se não houver nenhuma ação que possibilite à população ter uma visão mais ampla do problema e se adaptar às situações críticas trazidas pelo clima, essas pessoas vão sofrer ainda mais” (L.11-13), de modo que não haja nenhuma alteração significativa de sentido, pode ser verificada na opção:

(a) Por mais que haja alguma ação que possibilite à população ter uma visão mais ampla do problema e se adaptar às situações críticas trazidas pelo, essas pessoas vão sofrer ainda mais.

(b) À medida que não haja nenhuma ação que possibilite à população ter uma visão mais ampla do problema e se adaptar às situações críticas trazidas pelo clima, essas pessoas vão sofrer ainda mais.

(c) Essas pessoas vão sofrer ainda mais, desde que não haja nenhuma ação que possibilite à população ter uma visão mais ampla do problema e se adaptar às situações críticas trazidas pelo clima.

(d) Essas pessoas vão sofrer ainda mais, visto que não há nenhuma ação que possibilite à população ter uma visão mais ampla do problema e se adaptar às situações críticas trazidas pelo clima.

(e) Depois que houver alguma ação que possibilite à população ter uma visão mais ampla do problema e se adaptar às situações críticas trazidas pelo clima, essas pessoas vão sofrer ainda mais.

Questão 3 - No que diz respeito ao processo de construção do texto e aos elementos linguísticos que o integram, está CORRETO o que se afirma em:

(a) Na L.7, o particípio “formada”, em função adjetiva, concorda e se relaciona com o substantivo “equipe” (L.8).

(b) Na L.32, o termo “sistema” retoma, de modo anafórico, a palavra “cálculo” (L.31). (c) Na L.38, o pronome “os” retoma anaforicamente o sentido da palavra “estudo”(L.37). (d) Na L.38, a forma verbal “melhorem” está concordando com o sujeito “disparidades” (L.38).

(e) Na L.17, o particípio “fornecidos”, em função adjetiva, concorda e se relaciona com o substantivo “danos” (L.16).

Questão 4 - No que diz respeito ao conectivo “entretanto” (L.24), é CORRETO afirmar que a relação lógico-semântica evidenciada por ele é a de:

(a) concessão (b) temporalidade (c) finalidade (d) conclusão (e) adversidade

Questão 5 - Indique a opção que preenche CORRETAMENTE as lacunas, no que diz respeito ao uso das letras s ou z, de acordo com a oficial grafia das respectivas palavras:

capa.... // magre....a // qui....esse // industriali....ação // atra....ado (a) z, z, z, s, s

(b) z, s, s, z, s (c) s, s, z, s, s (d) s, z, z, z, s (e) z, z, s, z, s

(3)

Prova de Língua Portuguesa (Ensino Fundamental)

3

Atenção: As questões de 6 e 7 referem-se ao texto publicitário que segue:

Disponível em:http://www.hortifruti.com.br/comunicacao/campanhas/cascas/ Acesso em 07 nov. 2018.

Questão 6 - Na campanha publicitária de uma rede de supermercados, as frutas e as hortaliças são elevadas a estrelas de revista, na verdade, da revista “Cascas”. Dada a associação de elementos verbais e não-verbais na composição da peça publicitária, assinale CORRETAMENTE o nome da figura de linguagem explorada:

(a) Eufemismo, visto que no texto o fato de a laranja estar se sentindo cansada, é suavizado pelo uso do termo “bagaço”.

(b) Comparação, pois no texto há uma comparação clara e explícita textualmente entre o cansaço e o bagaço. (c) Personificação, já que a laranja adquire a capacidade humana de fala.

(d) Paradoxo, uma vez que o frescor cítrico da laranja se opõe à situação de cansaço explicitada pelo termo “bagaço”.

(e) Pleonasmo, porque a ideia representada pelo “bagaço” já está expressa pelo uso do vocábulo “laranja”.

Questão 7 - O termo “bagaço”, em Língua Portuguesa, é considerado polissêmico por apresentar mais de um sentido independentemente do contexto de uso. Nesse sentido, a expressão que MELHOR traduziria a ideia atrelada à palavra “bagaço”, de acordo com o texto, seria:

(a) muita dor de cabeça (b) vontade de cuidar da beleza (c) estresse excessivo

(d) muito cansaço (e) excesso de preguiça

Questão 8 - Dada as sentenças abaixo, observe que, na maioria delas, um termo parece ter um significado específico, mas não o tem. Somente uma das opções apresenta CORRETAMENTE o significado adequado da palavra na situação de uso, assinale-a.

(a) Rinite é a inflamação nos rins. (b) Nefrite é a inflamação dos nervos. (c) Cavalheiro é o homem que anda a cavalo. (d) Otite é a inflamação no ouvido.

(4)

Prova de Língua Portuguesa (Ensino Fundamental)

4

Questão 9 - As palavras presentes em cada opção estão acentuadas de acordo com a mesma regra, EXCETO: (a) vatapá, bisavô, jacaré

(b) etíope, metrópole, líquido (c) epístola, bíceps, exercício (d) agrária, série, mútuo (e) fácil, útil, cônsul

Questão 10 - Observe as frases a seguir:

I – Mudarei para à avenida Ceci Cunha na próxima semana. II – Fui a Maceió ontem pela manhã.

III – Os candidatos permaneceram ansiosos à espera do resultado do concurso. De acordo com as regras do emprego do acento grave, pode-se afirmar que: (a) Todas as alternativas estão corretas.

(b) Todas as alternativas estão erradas. (c) Apenas a alternativa II está correta. (d) As alternativas II e III estão corretas. (e) As alternativas I e III estão erradas.

(5)

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – AUXILIAR DE ALMOXARIFADO (NÍVEL FUNDAMENTAL)

Questão 11 - Sobre o Almoxarifado de um órgão público NÃO é correto dizer que:

(a) O inventário em um almoxarifado serve para identificar e corrigir divergências e perdas de qualquer natureza em relação às quantidades de produtos em estoque.

(b) A eficiência de um almoxarifado depende fundamentalmente da melhor utilização de sua capacidade volumétrica.

(c) A requisição de material é um documento comumente utilizado para a retirada de materiais do almoxarifado. (d) O almoxarifado é considerado uma unidade administrativa cuja responsabilidade é o controle e movimentação dos bens de consumo que são registrados de acordo com as normas vigentes do órgão.

(e) Um dos documentos utilizados no Almoxarifado para atendimento das diversas rotinas de trabalho é o “Relatório

técnico de inspeção”, documento utilizado para definir, sob o aspecto quantitativo, o aceite ou a recusa do material

comprado do fornecedor.

Questão 12 - Uma das atividades próprias do almoxarifado de um órgão público é o depósito de produtos. NÃO são

atividades relacionadas ao depósito: (a) Checar os produtos com um pedido. (b) Efetuar a compra dos produtos solicitados. (c) Despachar os produtos para armazenamento. (d) Guardar os produtos e mantê-los em estoque. (e) Receber os produtos.

Questão 13 - Considerando a classificação de materiais, quanto a aplicação nos órgãos públicos, podemos dizer que

o tipo de material mais comum dentro desta classificação no setor público é o(a): (a) Matéria-prima.

(b) Produto acabado. (c) Produto em processo. (d) Material auxiliar. (e) Produtos intermitentes.

Questão 14 - A paletização vem sendo utilizada em organizações que exigem manipulação rápida e estocagem de

grandes quantidades de carga. São fatores que devem ser considerados ao se escolher um palete, EXCETO: (a) Desenho

(b) Resistência.

(c) Capacidade de Carga.

(d) Possibilidade de manipulação por transportador. (e) Custo.

Questão 15 - Uma das formas de se organizar o estoque é usando a curva ABC, em que A significa:

(a) Grupo de itens menos importantes que justifica pouca atenção por parte da Administração. (b) Itens de baixo impacto na qualidade do produto.

(c) Itens de custo elevado, que devem ser tratados com atenção especial pela Administração. (d) Itens que podem ser comprados em qualquer lugar.

(e) Itens em que os valores das quantidades adquiridas são pequenos.

Questão 16 - Almoxarifado é a unidade administrativa destinada a guardar e conservar materiais, em recinto

adequado à sua natureza, até que seu uso seja solicitado. Nesse sentido, espera-se que o almoxarifado seja capaz de:

(6)

(a) Servir como depósito de qualquer material, sem ordenação alguma. (b) Adquirir material tão logo o estoque seja zerado.

(c) Garantir as divergências de inventário.

(d) Preservar a qualidade e as quantidades exatas.

(e) Possuir instalações que impeçam recursos de movimentação.

Questão 17 - Entende-se por segurança de armazenagem o conjunto de ações, normas e procedimentos que visam

evitar furtos, roubos, quebras e avarias de equipamentos e materiais, bem como acidentes pessoais. Assinale, a seguir, a ação preventiva descrita incorretamente.

(a) Realizar inspeção após ocorrência de algum evento prejudicial ao setor. (b) Proibir o fumo nas instalações internas do depósito.

(c) Providenciar a correta instalação de equipamentos contra incêndios.

(d) Evitar trânsito de veículos em velocidade que coloque em risco pessoas, materiais e instalações. (e) Utilizar cores, acessórios e símbolos de segurança em toda área do almoxarifado.

Questão 18 - A respeito da classificação de materiais é correto afirmar-se que, exceto:

(a) A classificação por perecibilidade leva em conta a alteração das propriedades físico-químicas do material. (b) Os materiais da classe C correspondem a 75% do valor de demanda.

(c) A classificação XYZ avalia o grau de criticidade ou de imprescindibilidade do item de material nas atividades desempenhadas pela organização.

(d) Abrangência, flexibilidade e praticidade são atributos para classificação de materiais. Os principais tipos de classificação são: por tipo de demanda; por materiais críticos; por perecibilidade; por periculosidade; por possibilidade de fazer ou comprar; por tipos de estocagem; por dificuldade de aquisição; e por mercado fornecedor. (e) Os mais importantes tipos de classificação de materiais incluem tipo de demanda, perecibilidade e periculosidade.

Questão 19 - Sobre a administração de estoque NÃO é correto o que é afirmado em:

(a) Os sistemas apoiados pelos conceitos do just in time têm como meta o estoque "zero".

(b) Quando se utiliza o sistema do inventário permanente, o ajuste dos estoques é feito continuamente, mediante acompanhamento físico da movimentação e existência dos materiais no almoxarifado.

(c) Suponha-se que o consumo de determinado material tenha sido de R$ 750.000,00, durante o exercício, e o seu estoque médio, de R$ 150.000,00. Nesse caso, é correto afirmar que o estoque demorou, em média, 2,4 meses para ser consumido.

(d) O aumento do consumo de determinado material, mantendo-se o mesmo giro de seu estoque, pode acarretar aumento das despesas, em razão do maior investimento em estoques.

(e) A determinação do quê deve permanecer em estoque, de quando ele deve ser reabastecido e quanto desse estoque será necessário para um período predeterminado está entre as principais funções do controle de estoques.

Questão 20 - O sistema de armazenagem exige cuidados especiais, seja para a guarda de volumes ou para sua

movimentação dentro do almoxarifado. Entre os equipamentos utilizados no sistema de armazenagem NÃO se encontram:

(a) Veículos industriais de transporte. (b) Embalagens.

(c) Recipientes.

(d) Estruturas de armazenagem. (e) Computadores de mão.

Referências

Documentos relacionados

O editor deve mobilizar a equipe para obter informações ou para modificar toda uma edição (a qualquer momento) para incluir fatos novos ou reorganizar a

(e) Como regra geral, e em decorrência da situação de vulnerabilidade, devem ser priorizadas no acompanhamento do PAIF, dentre outras, Famílias cujo

(e) Como regra geral, e em decorrência da situação de vulnerabilidade, devem ser priorizadas no acompanhamento do PAIF, dentre outras, Famílias cujo

(e) Como regra geral, e em decorrência da situação de vulnerabilidade, devem ser priorizadas no acompanhamento do PAIF, dentre outras, Famílias cujo

(e) Como regra geral, e em decorrência da situação de vulnerabilidade, devem ser priorizadas no acompanhamento do PAIF, dentre outras, Famílias cujo

(c) A assistência social à pessoa com deficiência deve envolver conjunto articulado de serviços do âmbito da Proteção Social Básica e da Proteção Social Especial,

Contudo, nenhuma outra forma de relacionamento social pode reproduzir a plenitude de sintomas da subjetividade presentes na situação face a face.. Todas as

(a) O serviço de proteção social especial para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias é considerado uma proteção social especial de alta complexidade..