• Nenhum resultado encontrado

ADMINISTRAÇÃO RURAL NO CONTROLE E DESENVOLVIMENTO DAS PEQUENAS PROPRIEDADES EM UM MUNÍCIPIO NO OESTE DE SC.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ADMINISTRAÇÃO RURAL NO CONTROLE E DESENVOLVIMENTO DAS PEQUENAS PROPRIEDADES EM UM MUNÍCIPIO NO OESTE DE SC."

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

ADMINISTRAÇÃO RURAL NO CONTROLE E DESENVOLVIMENTO DAS PEQUENAS PROPRIEDADES EM UM MUNÍCIPIO NO OESTE DE SC.

Douglas Siviero1 – Celer Faculdades Claúdia Castelli2 – Celer Faculdades

Eixo Temático 2: Educação, Ambiente e Economia Grupo de Pesquisa em Agronegócio

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo conhecer por meio da pesquisa motivos que impedem as pequenas propriedades rurais localizadas em um munícipio no Oeste de SC de desenvolverem suas propriedades e de implantar novos modelos de gestão aonde se tem um planejamento e um controle adequado. A metodologia da pesquisa foi constituída com o método de hipotético dedutivo, foi de nível descritiva, realizando registro do que foi pesquisado o delineamento foi com bases bibliográficas e também estudo de campo, aonde buscou – se estar em campo entendendo os fatores que influenciam os pequenos produtores, para isto também o instrumento de coleta de dados foi através de questionário o local e sujeitos de pesquisa foi realizada em um munícipio no oeste de SC, tendo como os sujeitos os produtores rurais, de tal fato, a interpretação dos dados é qualitativa e quantitativa, buscando de tal forma, entender o contexto do problema e aplicar uma análise estatística, no qual se resultou que o grande percentual de produtores sofrem com a falta de gestão adequada, ou seja, o controle dos recursos disponíveis em sua propriedade, de tal forma não conseguem desenvolver a mesma tendo mais produtividade e lucratividade

Palavras-chave: Gestão. Controle. Produtividade. Lucratividade.

1 INTRODUÇÃO

É de conhecimento geral que o agronegócio é um dos principais fatores que vem desenvolvendo a economia, representando uma grande porcentagem do PIB brasileiro, desta forma, sabe – se que ele é um dos meios que mais geram empregos, que mais se tens produção e que também mais precisa – se de cuidados.

1

Acadêmico do Curso de Administração da Celer Faculdades. E-mail: douglassiviero@hotmail.com

2

Coordenadora da Empresa Junior e dos Cursos de Administração e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Docente dos Cursos de Graduação e Pós Graduação da Celer Faculdades – Xaxim/SC. E-mail: claudia@celer.edu.br

(2)

O agronegócio é um conjunto de atividades que está ligado ao meio rural, a produção de produtos derivados da agricultura e também do meio pecuário, os pequenos agricultores rurais são essências para esse desenvolvimento, fazem parte do elo do agronegócio, dos grandes, médios e pequenos produtores, que sustentam a alimentação brasileira, por este fator abrangem os três setores da economia brasileira e por tal motivo, faz – se necessário a intervenção de um profissional de Administração Rural.

O Administrador rural trabalha em pró do desenvolvimento das propriedades, que utilizam da sua capacidade para gerar mais produção com mais rentabilidade, este profissional, deve ser a capacidade de planejar, controlar, avaliar a capacidade de produção da propriedade e a facilitar a tomada de decisão dos produtores rurais.

Em consequência disso, nota-se que o administrador rural é essencial para o crescimento das propriedades e consequentemente para o agronegócio na sua totalidade, fazendo com que o meio rural se torne cada vez mais eficiente e eficaz na produção e nos seus resultados.

Com a formação em Administração, e maior afinidade pela linha de pesquisa Gestão do agronegócio e desenvolvimento regional, nasceu o interesse em pesquisar o tema, administração rural no controle e desenvolvimento das pequenas propriedades em um munícipio no oeste de Sc. Tendo como ideia principal deste trabalho, analisar as principais atividades dos produtores rurais, identificar as principais dificuldades dos mesmos, para que assim possa ser analisado o que impede o produtor de implantar uma nova forma de administrar sua propriedade, e traçar um planejamento do que pode ser realizado para melhorar o desenvolvimento da propriedade.

Considerando o tema, administração rural no controle e desenvolvimento das pequenas propriedades em um munícipio no oeste de SC, desta forma a pesquisa se compõe no seguinte problema: Quais os fatores que impedem o produtor de implantar uma nova forma de administração rural e de desenvolver sua propriedade. Através do problema foi direcionado pelo objetivo geral: Conhecer por meio da pesquisa motivos que impedem as pequenas propriedades rurais localizadas em um munícipio no Oeste de SC de implantar novos modelos de gestão em suas propriedades aonde se tem um

(3)

planejamento e um controle adequado.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Apresentam-se na sequência os primeiros títulos e subtítulos resultantes de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, Administração Rural no controle e desenvolvimento das pequenas propriedades em um munícipio no Oeste de SC.

2.1 ADMINISTRAÇÃO

É de conhecimento geral que a administração vem colaborando aos longos dos tempos com as organizações, a forma que a organização atua sobre o mercado, as formas que elas interagem com seus consumidores, tudo em uma empresa está ligado, o planejamento, controle, as funções necessárias de cada colaborador para exercer seu trabalho, sendo assim, pode – se dizer com base nos autores abaixo que expõe conceitos sobre administração que a ligação é um elo, um elo entre diversos segmentos, departamentos dentro de uma empresa, mas tudo ligado a um objetivo, o sucesso da mesma.

“Administração é um processo distinto, que consiste no planejamento, organização, atuação, e controle, para determinar e alcançar os objetivos da organização pelo uso de pessoas e recursos” (SILVA, 2004, p.06).

Para Maximiano (2012) a administração possui diversos recursos necessários para gerir uma empresa e mante – lá solida no mercado altamente competitivo nos dias atuais, estes recursos ouvimos em nosso dia a dia, porém fazem toda diferença dentro de uma organização, nos quais são: Liderança, planejamento, controle e execução, a partir dele, um administrador possui informações e confiança necessária para tomar decisões e determinar o futuro da empresa.

Pelos fatos apresentados acima, pode - se considerar que a administração é o conjunto de funções para se administrar uma organização seja ela qual objetivo, em busca do mesmo objetivo, utilizando diversas funções, como o planejamento e controles, tudo em busca do sucesso da organização. Dando sequência ao estudo, é necessário aprofundar os

(4)

conhecimentos a respeito da figura do administrador.

2.2 ADMINISTRAÇÃO RURAL

A Administração rural visa o desenvolvimento da propriedade, ou seja maior rendimento, com mais controle dos recursos disponíveis, maior eficiência buscando sempre o desenvolvimento, os autores citados abaixo, expõe suas ideias sobre Administração Rural e sobre o papel do administrador rural.

A Administração Rural [...] “utiliza das funções como planejamento, organização, direção e controle visando ao uso mais racional e eficiente dos recursos para obter resultados compensadores e contínuos uma empresa rural” (SILVA, 2009, p. 25).

O principal papel do administrador rural é planejar, controlar, decidir e avaliar os resultados, visando à maximização dos lucros, à permanente motivação, ao bem estar social de seus empregados e à satisfação de seus clientes e da comunidade. O conjunto de ações de decidir o que, quando e como produzir, controlar o andamento dos trabalhos e avaliar os resultados constitui o campo de ação do administrador rural. Para que essas decisões sejam eficazes, o Administrador deve conhecer os fatores que afetam os resultados econômicos, os quais são da natureza externa e interna. (SANTOS; MARION; SEGATTI, 2009, p. 08).

Pelos autores mencionados acima, pode – se perceber que a Administração Rural é essencial para o crescimento e desenvolvimento da propriedade, controlando os recursos disponíveis para alcançar os objetivos determinados, essa é um dos principais objetivos do administrador rural.

2.3 O PLANEJAMENTO NO EMPREENDIMENTO RURAL

Sabe – se que para se desenvolver qualquer atividade, é necessário que se planeje adequadamente os processos e metas a serem alcançados, no planejamento rural atua da mesma forma, com base nisto iremos expor sobre três autores e o planejamento no empreendimento Rural.

“Empresa Rural é uma unidade de produção que possui elevado nível de capital de exploração e alto grau de comercialização, tendo como objetivo técnico a sobrevivência, o crescimento e a busca de lucro.” (SILVA, 2009, p. 30)

(5)

Segundo Zuin e Queioz (2006) a utilização de ferramentas gerencias utilizadas pelos pequenos produtores ainda não são grandes, porém eles já estão cientes que conhecimentos apenas técnicos de produção não são o suficiente para tornar sua propriedade desenvolvida e eficaz, de tal forma estão reconhecendo os benefícios da administração rural para a maior qualidade na produção, para sua maior rentabilidade.

O planejamento é importante no sentido de alertar os administradores quanto as mudanças na economia, no hábito dos consumidores, na tecnologia, no comportamento climático, nos custos, na oferta dos produtos (suersafras), na demanda e outras alterações. (SANTOS; MARION; SEGATTI, 2009, p. 5)

Tendo em vistas os assuntos mencionados, pode – se afirmar que uma propriedade que busque um desenvolvimento com maior rentabilidade e planejamento se faz necessário o uso de administração, no qual o administrador rural é a peça chave para o sucesso da empresa rural.

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A metodologia da pesquisa foi constituída com o método de hipotético dedutivo, devido a ser uma pesquisa aonde se encontra uma causa ou fatores pela falta de desenvolvimento das pequenas propriedades, a pesquisa foi de nível descritiva, realizando registro do que foi pesquisado e analisando as características, o delineamento foi com bases bibliográficas, ou seja, livros e artigos científicos que ajudam a esclarecer e entender sobre o assunto e também estudo de campo, aonde buscou – se estar em campo entendendo os fatores que influenciam os pequenos produtores, entendo suas atividades, para isto também o instrumento de coleta de dados foi através de questionário no qual é um instrumento importante, pois é através dele que se recolhe os dados e informações necessárias, o local e sujeitos de pesquisa foi realizada em um munícipio no oeste de SC, tendo como os sujeitos os produtores rurais, de tal fato, a interpretação dos dados é qualitativa e quantitativa, buscando de tal forma, entender o contexto do problema e aplicar uma análise estatística.

(6)

Apresenta-se neste capítulo a análise dos dados obtidos através da pesquisa de campo adequada ao tema proposto Administração rural no controle e desenvolvimento das pequenas propriedades em um munícipio no oeste de SC, o questionário foi aplicado em 77 proprietários rurais em um munícipio no Oeste de SC, não tendo dificuldades de interpretação das questões por parte dos mesmos. A análise foi baseada nas respostas dos questionários, onde se pode identificar um grande número de informações por parte dos produtores rurais, como suas principais atividades, o que eles tem interesse em inserir em sua propriedade e, além disto, as principais influencias no desenvolvimento da mesma, ou seja, dificuldades que os mesmos tem para conseguir desenvolver e fazer com que a propriedade cresça e tenha mais lucratividade.

Tabela 1: Gênero

Quantidade Absoluta Quantidade Relativa

Masculino 50 65%

Feminino 27 35%

Total 77 100%

Fonte: Tabela elaborada pelo acadêmico a partir de questionários aplicados aos produtores

rurais em um munícipio no Oeste de SC (2017).

Gráfico 1: Gênero

Fonte: Gráfico elaborado pelo acadêmico a partir de questionários aplicados aos produtores

rurais em um munícipio no Oeste de SC (2017).

(7)

masculino e 35% são do sexo feminino. A predominância masculina através dos 77 entrevistados deve-se devido a pesquisa ser no meio rural aonde os agricultores tens mais conhecimentos sobre as atividades e produção em sua propriedade.

Tabela 2: Você possui um administrador rural em sua propriedade? Se sim, como você vê o papel do Administrador Rural em sua propriedade, acha que o mesmo é necessário para desenvolver e melhor controlar os recursos?

Quantidade Absoluta Quantidade Relativa

Sim 3 4%

Não 74 96%

Total 77 100%

Fonte: Tabela elaborada pelo acadêmico a partir de questionários aplicados aos produtores

rurais em um munícipio no Oeste de SC (2017).

Gráfico 2: Você possui um administrador rural em sua propriedade? Se sim, como você vê o

papel do Administrador Rural em sua propriedade, acha que o mesmo é necessário para desenvolver e melhor controlar os recursos?

Fonte: Gráfico elaborado pelo acadêmico a partir de questionários aplicados aos produtores

rurais em um munícipio no Oeste de SC (2017).

Pelo gráfico exposto acima, nos trás que apenas 4% dos entrevistados possuem administradores rurais em sua propriedade, e 96% não tem estes profissionais em seu meio rural. De tal maneira, percebe – se que à muito em que deve ser mudado, primeiramente em questão de qualificação e treinamento de mais produtores rurais, para que os mesmo possam possuir mais conhecimentos, e destes conhecimentos desenvolver um melhor planejamento e ação para tornar sua propriedade cada vez mais produtiva e

(8)

eficaz.

Tabela 3: Você realiza planejamento, o que produzir, quando produzir, quais são os melhores

produtos, equipamentos e controles como entrada e saída de valores em sua propriedade? Quantidade Absoluta Quantidade Relativa

Sim 60 78%

Não 17 22%

Total 77 100%

Fonte: Tabela elaborada pelo acadêmico a partir de questionários aplicados aos produtores

rurais em um munícipio no Oeste de SC (2017).

Gráfico 3: Você realiza planejamento, o que produzir, quando produzir, quais são os melhores

produtos, equipamentos e controles como entrada e saída de valores em sua propriedade?

Fonte: Gráfico elaborado pelo acadêmico a partir de questionários aplicados aos produtores

rurais em um munícipio no Oeste de SC (2017).

Aponta – se neste gráfico que 78% dos entrevistados realizam planejamento e controles buscando o melhor a sua propriedade para ter mais satisfação, produção e rentabilidade e 22% ainda não realizam, um grande número ainda que precisa ser mudado devido a não terem conhecimento adequado de como um planejamento eficaz pode fazer grande diferença em uma produção, em uma atividade no seu meio rural. De fato, a maior porcentagem está tendo interesse em controlar os recursos de sua propriedade que são essências para produzir estando ciente do que se está gastando e o que se está tendo de lucratividade, podendo analisar desta forma o que é viável continuar a produzir, e o que não é viável.

(9)

Quantidade Absoluta Quantidade Relativa

Lavouras (feijão, Milho, trigo, Soja) 19 25%

Suinucultura 12 16% Avicultura 17 22% Bovinocultura de Corte 15 19% Bovinocultura de Leite 12 18% Piscicultura 0 0% Outras 0 0% Total 77 100%

Fonte: Tabela elaborada pelo acadêmico a partir de questionários aplicados aos produtores

rurais em um munícipio no Oeste de SC (2017).

Gráfico 4 - Qual é a principal atividade desenvolvida em sua propriedade?

Fonte: Gráfico elaborado pelo acadêmico a partir de questionários aplicados aos produtores

rurais em um munícipio no Oeste de SC (2017).

Pelos dados expostos acima, percebe – se que a grande maioria dos produtores entrevistados, sua principal atividade é a de lavoura representando 25%, a atividade de Suinocultura representa 16%, também uma grande parte dos produtores rurais trabalham com a atividade de avicultura representando 22% dos produtores entrevistados, a atividade de bovinocultura de corte representa 19% e a de bovinocultura de leite representa 18%, por fim, nenhum entrevistado realiza a atividade de piscicultura ou demais atividades, demostrado no gráfico 0%.

(10)

Tabela 5 – O que pode ser melhorado em sua propriedade?

Quantidade Absoluta Quantidade Relativa

Mão de Obra 17 22% Controle 19 25% Produção 19 25% Tecnologia 7 9% Maquinário 9 11% Fluxo de Informações 3 4% Negociações 3 4% Outros 0 0% Total 77% 100

Fonte: Tabela elaborada pelo acadêmico a partir de questionários aplicados aos produtores

rurais em um munícipio no Oeste de SC (2017).

Gráfico 5 – O que pode ser melhorado em sua propriedade?

Fonte: Gráfico elaborado pelo acadêmico a partir de questionário aplicado aos produtores

rurais em um munícipio no Oeste de SC (2017).

Nota – se neste gráfico, fatores que influenciam os produtores no ato de realizar determinada atividade, na hora da produção, até mesmo para realizar um investimento e desenvolvimento de sua propriedade, da totalidade de 77 entrevistados 22% precisa ser melhorado a mão de obra, desde treinamentos até de pessoas que queiram realizar serviços no meio rural, 25% precisam

(11)

melhorar o controle da propriedade, o que se produz gastos, custos fixos e variáveis, rentabilidade e diversas outros recursos que a controle pode ajudar em uma empresa rural, a produção demostra 25% que é um motivo que melhorado devido a quantidade e qualidade dos produtos, a tecnologia em seu meio rural representa 9%, maquinário que é um fator importante na agricultura representa 11%, o fluxo de informações entre gestores da propriedade e demais fornecedores e consumidores representa 4% e também a negociação que um fator que precisa ser melhorado mostra também representa 4%.

Tabela 6 – Em sua propriedade irá ocorrer sucessão familiar?

Quantidade Absoluta Quantidade Relativa

Sim 61 79%

Não 16 21%

Total 100 100%

Fonte: Tabela elaborada pelo acadêmico a partir de questionários aplicados aos produtores

rurais em um munícipio no Oeste de SC (2017).

(12)

Fonte: Gráfico elaborado pelo acadêmico a partir de questionários aplicados aos produtores

rurais em um munícipio no Oeste de SC (2017).

O gráfico exposto nos trás dados importantes sobre a sucessão familiar, a maioria dos entrevistados quer dar continuidade em seu meio rural, buscando se desenvolver e crescer neste meio representando 79%, porém a significativo número não tem mais interesse em continuar no meio rural, no qual representa 21% dos entrevistados.

5 CONCLUSÃO

Pelos fatos mencionados acima, percebe – se que o agronegócio é um fator crucial para o desenvolvimento econômico de nosso País e assim o pequeno produtor rural está incluso neste grande elo, entre as indústrias de insumos até a logística da distribuição dos produtos, é o produtor rural que produz os alimentos necessários que estão em nossas mesas todos os dias.

Na pesquisa realizada, identificou - se que a grande porcentagem dos produtores ira permanecer em sua propriedade, porém a maioria está insatisfeito com o rendimento da mesma, devido a alguns fatores que influenciam diretamente no desenvolvimento que são a falta de controle e produtividade.

De tal maneira, a falta de controle resulta em grande insatisfação por parte dos produtores e consequentemente resulta que suas atividades tenham baixa produtividade, pois os mesmos não tem o controle apropriado se suas atividades, se estão sendo viáveis, se está tendo lucratividade, o que precisa ser melhorado, o controle faz parte da gestão da administração rural, e esse é um dos principais recursos que toda empresa deve ter, um controle adequado do que se produz, o que é melhor produzir, qual a melhor época, controle de entradas e saídas, esses simples controles resultam em uma maior qualidade na gestão da propriedade.

Por isto, faz – se necessário que os produtores rurais recebem treinamentos adequados de como gerenciar sua propriedade, otimizando assim a produção com qualidade, tendo em vista o que é melhor produzir e qual a melhor forma, e não só isto, um administrador rural seria viável para desenvolver essas propriedades, realizando consultorias e prestando auxilio

(13)

sobre as formas de administrar, os controles, buscando que o produtor rural entenda a importância que uma gestão adequada resulta em um grande desenvolvimento de sua propriedade.

RURAL ADMINISTRATION IN THE CONTROL AND DEVELOPMENT OF SMALL PROPERTIES IN A MUNICIPALITY IN THE WEST OF SC

Abstract

The present work aims to know through the research motives that prevent the small rural properties located in a municipality in the West of SC to develop their properties and to implant new models of management where one has a proper planning and control. The methodology of the research was constituted with the deductive hypothetical method, it was descriptive level, carrying out a record of what was researched, the design was based on bibliographies and also a field study, where it was sought to be in the field understanding the factors that influence small ones producers, for this also the instrument of data collection was through questionnaire the place and subjects of research was carried out in a municipality in the west of SC, having as the subjects the rural producers, of that fact, the interpretation of the data is qualitative and quantitative approach, seeking to understand the context of the problem and to apply a statistical analysis, in which it was found that the large percentage of producers suffer from a lack of adequate management, that is, the control of the resources available on their property. way they can not develop it by having more productivity and profitability

Keywords: Management. Control. Productivity. Profitability.

REFERÊNCIAS

SILVA, Reinaldo O. da. Teorias da Administração. São Paulo: Guazzelli, 2004.

SILVA, Roni Antonio Garcia da. Administração rural: teoria e prática. Curitiba: Juruá, 2009.

SANTOS, José Gilberto dos Santos; MARION, José Carlos; SEGATTI, Sonia; Administração de custos na agropecuária. 4. Ed São Paulo: Atlas, 2009. MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana á revolução digital. 7ed. – São Paulo: Atlas, 2012.

ZUIN, Luiz Fernando Soares; QUEIROZ, Timóteo Ramos; Agronegocio: gestão e inovação. São Paulo: Saraiva, 2006.

Referências

Documentos relacionados

(1997, apud BERNARDO, 2011) definiram sete etapas principais para um estudo de evento: a) definição do evento. Nesta etapa é preciso definir qual evento será estudado, bem como

[...] apresenta-se como uma nova perspectiva de ensino que tem como princípio o trabalho coletivo entre o professor de educação especial e o professor da

Posteriormente, são apresentados resultados de ensaios cíclicos recentes na Universidade do Minho sobre esta tipologia de paredes, que permitem caracterizar o seu comportamento

No âmbito das universidades, a Política Nacional de Extensão Universitária (BRASIL, 2012) soma-se aos diversos esforços em benefício do desenvolvimento

Este shell utiliza a linguagem Prolog para a implementação da máquina de inferência, por se tratar de uma linguagem de programação lógica, e a lógica fuzzy foi escolhida para

membros da banca examinadora: Prof. Alexandre Roberto Lunsqui, Profª

b) O professor/colaborador não aufere de rendimento para a colaboração mas sim de um valor para a deslocação, determinado por decreto governamental, que de momento é de 0,36€

problemas gerados no interior do próprio mun s normativamente asseguradas, mas não com ais aquelas que constroem mulheres, negros e Com isso, Fraser procura