• Nenhum resultado encontrado

Seleção Mestrado Acadêmico e Doutorado (RETIFICAÇÃO 1) ANEXO I QUADRO DE VAGAS E TEMAS DE PESQUISA POR ORIENTADOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Seleção Mestrado Acadêmico e Doutorado (RETIFICAÇÃO 1) ANEXO I QUADRO DE VAGAS E TEMAS DE PESQUISA POR ORIENTADOR"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Seleção 2017.1

Mestrado Acadêmico e Doutorado

(RETIFICAÇÃO 1)

ANEXO I – QUADRO DE VAGAS E TEMAS DE PESQUISA POR ORIENTADOR

Docente E-mail Vagas nos

cursos oferecidas na Seleção 2017.1

Temas/Tópicos preferenciais do orientador

ALAN NORMAN BAXTER alannbaxter@gmail.com D Contato entre línguas na formação do português do Brasil; análise sociolinguística do português do Estado da Bahia, no nível da morfossintaxe; análises de processos de pidginização e crioulização da língua portuguesa.

ALÍCIA DUHÁ LOSE alicialose@gmail.com D Edição semidiplomática de textos manuscritos do Brasil, do período colonial até a atualidade; estudo de acervos documentais.

AMÉRICO VENÂNCIO LOPES MACHADO FILHO americovenancio@gmail.com M D Linguística Histórica. Edição de textos medievais. Estudo de variação e mudança lexical em língua portuguesa; lexicografia histórico-variacional, voltada para elaboração de dicionários, vocabulários e glossários histórico-etimológicos e dialetais.

ANTÔNIO MESSIAS NOGUEIRA DA SILVA nogueira_65@hotmail.com M Ensino e aprendizagem de línguas; estudos sobre a pragmática das línguas e suas relações com o ensino do espanhol e português; perspectivas de ensino, no âmbito das línguas neolatinas (marcadores discursivos, comunicação não verbal e gêneros textuais); análise de materiais didáticos para o ensino de línguas neolatinas.

(2)

principalmente nos seguintes temas: história da língua portuguesa, semântica, conceptualização, metáforas e sistemas complexos.

CARLOS FELIPE DA CONCEIÇÃO PINTO cfpinto@ufba.br M D Constituição histórica das línguas românicas. Contatos de línguas na formação das línguas românicas. Mudanças gramaticais das línguas românicas. Estudos comparados das línguas românicas. As línguas românicas na América: história, variação e atualidade. Teoria da Gramática

Estudos sobre ordem e movimento de constituintes; 2.2. Relação entre sintaxe e estrutura da informação (focalização e clivagem); 2.3. Mudança e variação linguísticas e aquisição de L1 e L2 em perspectiva formal.

CÉLIA MARQUES TELLES cmtelles@ufba.br M D O latim e a formação das línguas românicas; estudos em lexicografia românica; edição semidiplomática de textos manuscritos do Brasil, do período colonial até a atualidade; Edição de textos românicos com estudo em diversos níveis linguísticos; estudo de acervos documentais. DANNIEL DA SILVA CARVALHO dannielcarvalho@ufba.br M D Sintaxe e interfaces; análise e descrição de fenômenos morfossintáticos;

análise e descrição de fenômenos sintáticos; morfossintaxe e arquitetura da gramática; aquisição de processos morfossintáticos e semânticos das línguas naturais. Análise dos fenômenos linguísticos relacionados a sexualidades, gêneros e identidades sob a ótica da terceira onda da Sociolinguística; descrição etnolinguística de comunidades de prática; variação linguística como prática social. DANTE EUSTACHIO LUCCHESI RAMACCIOTTI dante.lucchesi@gmail.com M D Contato entre línguas na formação do português do Brasil; análise

sociolinguística do português do Estado da Bahia, no nível da morfossintaxe.

DENISE CHAVES DE MENEZES SCHEYERL dscheyerl@hotmail.com (Não oferece vaga, em 2017.1)

DENISE MARIA OLIVEIRA ZOGHBI denise_zoghbi@hotmail.com M Ensino e aprendizagem de línguas; formação crítica/inclusiva do professor; construção de identidades docentes numa perspectiva crítica e discursiva.

DOMINGOS SÁVIO PIMENTEL SIQUEIRA savio_siqueira@hotmail.com D Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras; formação de professores de línguas; pedagogias interculturais e críticas; World Englishes; inglês

(3)

como língua franca (ILF).

EDIVALDA ALVES ARAÚJO edivalda.araujo@gmail.com M D Estudo dos fenômenos sintáticos/morfológicos sob a perspectiva sincrônica e/ou diacrônica, relacionados à construção da(s) gramática(s) da língua portuguesa. Análise de fenômenos sintáticos/morfossintáticos no processo de aquisição de língua materna.

EDLEISE MENDES OLIVEIRA SANTOS edleise.mendes@gmail.com D Ensino e aprendizagem de línguas e de culturas; formação de professores de língua portuguesa, materna e estrangeira; abordagens interculturais e críticas; materiais e recursos didáticos para o ensino de línguas; promoção, projeção e difusão da língua portuguesa no mundo; política linguística.

ELIZABETH REIS TEIXEIRA ereist.teixeira@gmail.com (Não oferece vaga, em 2017.1)

EMÍLIA HELENA PORTELLA MONTEIRO DE SOUZA emiliahelena.pm@gmail.com M Estudo da língua portuguesa e sua relação com a escolarização no Brasil, em perspectiva histórica, considerando sua tradição em Portugal a partir do século XVI; sócio-história linguística do Brasil, com ênfase na Bahia; estudo da penetração da escrita via escolarização, em espaços formais e informais de aprendizagem; letramento e alfabetização; políticas educacionais e linguísticas; métodos de ensino; manuais didáticos; os suportes do escrito e sua circulação; história das instituições, dos objetos e dos sujeitos ligados à escolarização; processos de normativização.

IRACEMA LUIZA DE SOUZA iracema_souza@uol.com.br (Não oferece vaga, em 2017.1)

JACYRA ANDRADE MOTA jacymota@gmail.com D Análise geo-sociolinguística do português do Brasil. Estudos no campo da Dialetologia e da Sociolinguística variacionista. Análise da variação fonético-fonológica do português do Brasil.

JAEL GLAUCE DA FONSECA jaglfo@gmail.com (Não oferece vaga, em 2017.1)

JOSÉ AMARANTE SANTOS SOBRINHO prof.amarante@hotmail.com M D Ensino e aprendizagem de latim e de cultura clássica no Brasil; análise da produção didática em latim no Brasil; produção de materiais didáticos de latim; formação do professor de latim e de cultura clássica; edição e estudo de textos latinos produzidos no Brasil nos primeiros séculos de sua história; estudo de documentos e textos que permitam

(4)

compreender as relações que se estabeleceram no Brasil entre a língua portuguesa e as línguas clássicas, e entre estas e as demais línguas estrangeiras que aqui foram ensinadas; estudo das formas de permanência da Antiguidade clássica em nossa cultura e as representações que dela se constroem.

JULIANA SOLEDADE BARBOSA COELHO julisoledade@gmail.com M D Morfologia da língua portuguesa em perspectiva diacrônica e sincrônica aplicada ao léxico comum e ao léxico onomástico; investigação das motivações semântico-cognitivas para as formações genolexicais do português e demais línguas românicas, com enfoque na derivação e outros processos não concatenativos; processos metafóricos e metonímicos na constituição da morfologia e do léxico do português; estudos na interface semântica-léxico-morfologia na perspectiva cognitivista (morfologia construcional) e da gramática das construções.

LÍCIA MARIA BAHIA HEINE liciaheine@uol.com.br (Não oferece vaga, em 2017.1)

LÍVIA MÁRCIA TIBA RÁDIS BAPTISTA liviarad@yahoo.com M D Ensino, aprendizagem e formação de professores de línguas em contextos de (super)diversidade; (des)territorialização e perspectivas pós-colonialistas; pedagogias translíngues; relações entre subjetividade, sujeitos, práticas discursivas e construções identitárias; estudos de multiletramentos e letramento crítico.

MARCELA MOURA TORRES PAIM marcelamtpaim@yahoo.com.b r

D Análise geo-sociolinguística do português do Brasil; estudos no campo da Dialetologia e da Sociolinguística variacionista; análise da variação morfossintática e lexical do português do Brasil.

MÁRCIA PARAQUETT FERNANDES marciaparaquett@gmail.com M D Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras; formação de professores de línguas; perspectivas interculturais e críticas, em especial, em contextos latino-americanos; políticas linguísticas e de ensino de línguas. MARIA CRISTINA VIEIRA DE FIGUEIREDO SILVA macrisfig@uol.com.br M D Análise de aspectos morfossintáticos do português na perspectiva da

Sociolinguística Variacionista e da Paramétrica; contato entre línguas na formação do português do Brasil. Descrição, análise e explicação de aspectos da Morfologia e da Sintaxe do português na perspectiva da Teoria Gerativa.

(5)

RISONETE BATISTA DE SOUZA risonete.bsouza@gmail.com M D O latim e a formação das línguas românicas; estudos em lexicografia românica; edição de textos românicos com estudo em diversos níveis linguísticos; estudo de acervos documentais.

SILVANA SOARES COSTA RIBEIRO silvanar@ufba.br M D Análise geolinguística com ênfase na variação lexical e na variação morfossintática do português do Brasil; estudos no campo da Dialetologia, da Sociolinguística variacionista e da sociolinguística interacional.

SILVIA LA REGINA silvialaregina@gmail.com M D Estudo genético do acervo de manuscritos de Gregório de Mattos, tradução e diversidade linguística ensino e tradução da língua italiana.

SÍLVIA MARIA GUERRA ANASTÁCIO smganastacio10@gmail.com M D Estudos do processo criativo em diversas linguagens: crítica genética, tradução interlingual, tradução interartes.

SIMONE BUENO BORGES DA SILVA simonebbs70@gmail.com D Formação de professores de línguas; ensino e aprendizagem da leitura e da escrita em língua materna; estudo dos letramentos e tecnologias educacionais.

SUZANA ALICE MARCELINO DA SILVA CARDOSO suzalice@gmail.com D Descrição do português; geolinguística do português brasileiro; estudos gerais no campo da Dialectologia; variação dialetal numa visão pluridimensional.

SUZANE LIMA COSTA suzanelimacosta@gmail.com (Não oferece vaga, em 2017.1)

TÂNIA CONCEIÇÃO FREIRE LOBO tanlobo@gmail.com M D História social do português brasileiro; história da distribuição social da leitura e da escrita no Brasil colonial e imperial; constituição histórica do léxico antroponímico do português brasileiro; sintaxe diacrônica da língua portuguesa.

Referências

Documentos relacionados

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Contribuir para o desenvolvimento de produtos finais concretos (metodologias, processos, ferramentas de trabalho, políticas públicas, etc.), que sejam “novas portas

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

A Estruturação de um Programa de Pós- Graduação Planejamento e Política Institucional Corpo Docente com Perfil e Experiência Proposta Coerente e Relevante Infra-estrutura

Pós-graduado em Engenharia de Sistemas, certificado como agile coach pela IBM Agile Academy, Scrum Alliance – certified scrum master (CSM), Scrum Institute –

Os resultados desse estudo demonstram que quando feitas as médias agrupadas pela faixa etária, nenhum dos grupos esteve inadequado conforme os parâmetros da literatura que é de até

uma nova filosofia de gestão empresarial que a partir de um visão objetiva descreve, implementa e gerencia estratégias em forma de planejamento integrado e