• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO 073/2014 DO TIPO MENOR PREÇO GLOBAL PROCESSO CODASP Nº /2014 OFERTA DE COMPRA Nº

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO 073/2014 DO TIPO MENOR PREÇO GLOBAL PROCESSO CODASP Nº /2014 OFERTA DE COMPRA Nº"

Copied!
39
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO № 073/2014

DO TIPO MENOR PREÇO GLOBAL

PROCESSO CODASP Nº 18.660/2014

OFERTA DE COMPRA Nº 133101.13090.2014OC00098

ESTA LICITAÇÃO ESTÁ SENDO REALIZADA NA MODALIDADE

PREGÃO ELETRÔNICO

Poderá participar desta licitação qualquer empresa, desde que

atenda a todas as exigências do Edital.

O Edital completo será disponibilizado, para consulta e cópia nos sites www.codasp.sp.gov.br ou www.bec.sp.gov.br.

São Paulo, 02 de julho de 2014

(2)

A CODASP – Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo torna público que se acha aberta, nesta unidade, licitação na modalidade PREGÃO, a ser realizada por intermédio do sistema eletrônico de contratações denominado “Bolsa Eletrônica de Compras do Governo do Estado de São Paulo – Sistema BEC/SP”, com utilização de recursos de tecnologia da informação, denominada “PREGÃO ELETRÔNICO” n° 073/2014, do tipo MENOR PREÇO GLOBAL – Processo CODASP n.º 18.660/2014, objetivando a CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM MEDICINA DO TRABALHO E ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO, OBJETIVANDO SERVIÇOS DE GESTÃO TÉCNICA OPERACIONAL, CONFORME ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA (ANEXO I DA MINUTA DE CONTRATO), que se rege pela Lei Federal n° 10.520/2002, pelo Decreto Federal n° 5.450/2005; Decretos Estaduais n° 47.297/2002 e 49.722/2005; aplicando subsidiariamente a Lei Federal 8.666/1993 e suas alterações; e da Lei Complementar n° 123/2006 e do Regulamento da Licitação na modalidade Pregão da CODASP, publicado no D.O.E. – Empresarial de 30/12/2003, e demais normas regulamentares aplicáveis à espécie.

Início da Sessão Pública

DIA: 25/07/2014 Horário: 09:00 horas Endereço Escritório Central da CODASP:

Praça Ramos de Azevedo, 254 - 1º andar - Centro - São Paulo / SP - CEP. 01037-010

Pregoeiro:Lucas Silva Alencar (titular), Cristina Tokumi Mizuguchi (suplente) Equipe de Apoio:Mário Aparecido Bastasini e Antonio Martins Filho

As propostas deverão obedecer as especificações deste instrumento convocatório e seus anexos e serão encaminhadas, por meio eletrônico, após o registro dos interessados em participar do certame e o credenciamento de seus representantes no Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado de São Paulo - CAUFESP.

A sessão pública de processamento do Pregão Eletrônico será realizada no endereço eletrônico www.bec.sp.gov.br, no dia e hora mencionados no preâmbulo deste Edital e será conduzida pelo pregoeiro com o auxílio da equipe de apoio, designados nos autos do processo em epígrafe e indicados no sistema pela autoridade competente.

1. OBJETO

1.1. CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NA PRESTAÇÃO DE

SERVIÇOS EM MEDICINA DO TRABALHO E ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO, OBJETIVANDO SERVIÇOS DE GESTÃO TÉCNICA OPERACIONAL,

CONFORME ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA (ANEXO I DA MINUTA DE CONTRATO).

1.2. Os serviços deverão ser executados de acordo com os anexos, que fazem parte integrante deste Edital.

1.3. O prazo para prestação dos serviços será de 12 (doze) meses, contado a partir da data da assinatura do contrato, podendo ser prorrogado a critério da CODASP, respeitada a legislação vigente.

(3)

2. DA PARTICIPAÇÃO NA LICITAÇÃO

2.1 Poderão participar do certame todos os interessados em contratar com a CODASP que

estiverem registrados no Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado de São Paulo - CAUFESP, em atividade econômica compatível com o seu objeto, que sejam detentores de senha para participar de procedimentos eletrônicos e que tenham credenciado os seus representantes na forma estabelecida no regulamento que disciplina a inscrição no referido Cadastro.

2.1.1. O registro no CAUFESP, o credenciamento dos representantes que atuarão em nome da licitante no sistema de pregão eletrônico e a senha de acesso, deverão ser obtidos, anteriormente, à abertura da sessão pública onde é autorizada a participação em qualquer pregão eletrônico, realizado por intermédio do Sistema BEC/SP.

2.1.2 As informações a respeito das condições exigidas e dos procedimentos a serem cumpridos para o registro no CAUFESP, para o credenciamento de representantes e para a obtenção de senha de acesso, estão disponíveis no endereço eletrônico www.bec.sp.gov.br.

2.2. A participação no certame está condicionada à Declaração do interessado, ao acessar,

inicialmente, o ambiente eletrônico de contratações do Sistema BEC/SP, mediante assinalação nos campos próprios de que inexiste qualquer fato impeditivo de sua participação no certame ou de sua contratação e que conhece e aceita os regulamentos do Sistema BEC/SP, relativos ao Pregão Eletrônico, responsabilizando-se pela origem e procedência dos bens que cotar.

2.3. A licitante responde integralmente por todos os atos praticados no pregão eletrônico, por

seus representantes devidamente credenciados, assim como pela utilização da senha de acesso ao sistema, ainda que indevidamente, inclusive por pessoa não credenciada como sua representante.

2.4. Cada representante credenciado poderá representar apenas uma licitante, em cada pregão eletrônico.

2.5. O envio da proposta vinculará a licitante ao cumprimento de todas as condições e obrigações inerentes ao certame.

2.6. Para o exercício do direito de preferência de que trata o item 6.5.1.1 deste edital, a condição de microempresa ou de empresa de pequeno porte deverá constar do registro da licitante junto ao CAUFESP.

2.7. Não poderão participar desta licitação:

a) Consórcio de empresas, sob nenhuma forma;

b) Empresa que, nos termos do Artigo 7º, da Lei Federal 10.520/2002, estiver impedida de

licitar e contratar com a União, Estados, Distrito Federal ou Municípios;

c) Empresa que, nos termos do Artigo 87, inciso IV, da Lei Federal 8.666/1993, for

considerada inidônea para licitar ou contratar com a Administração Pública;

d) Empresa que, nos termos do Artigo 87, inciso III, da Lei Federal 8.666/1993, estiver

suspensa temporariamente de licitar ou contratar com a Administração;

e) Em recuperação judicial ou em processo de falência, sob concurso de credores, em dissolução ou em liquidação;

(4)

f) Empresas impedidas de licitar e contratar nos termos do art. 10 da Lei 9.605/1998;

g) Funcionário de qualquer órgão ou entidade vinculada à CODASP, bem como a empresa da qual tal funcionário seja sócio, dirigente ou responsável técnico.

2.8. O credenciamento dar-se-á pela atribuição da chave de identificação e de senha pessoal e intransferível para acesso ao sistema eletrônico; no sitio www.bec.sp.gov.br.

2.9. O credenciamento junto ao provedor do sistema implica na responsabilidade legal da licitante ou de seu representante legal e na presunção de sua capacidade técnica para realização das transações inerentes ao pregão eletrônico.

2.10. O uso de senha de acesso pela licitante é de sua responsabilidade exclusiva, incluindo qualquer transação efetuada diretamente ou por seu representante legal, não cabendo ao provedor do sistema ou a entidade promotora da licitação, responsabilidade por eventuais danos decorrentes do uso indevido da senha, ainda que por terceiros.

3. DAS PROPOSTAS

3.1. As propostas deverão ser enviadas por meio eletrônico disponível no endereço www.bec.sp.gov.br na opção PREGÃO – ENVIAR PROPOSTA, até o dia e horário previstos no preâmbulo, devendo a licitante, para formulá-las, assinalar a declaração de que cumpre integralmente os requisitos de habilitação constantes do edital.

3.2. A proposta de preço deverá conter os seguintes elementos: a) objeto e características dos serviços,

b) valor unitário / mês, valor mensal e valor global ofertado em formulário eletrônico, conforme Anexo II da Minuta de Contrato, sem identificação da Licitante, em moeda corrente nacional, em algarismos arábicos, sem inclusão de qualquer encargo financeiro ou previsão inflacionária. Nos preços propostos deverão estar incluídos, todas as despesas diretas ou indiretas, lucro, tributos e impostos de qualquer natureza, relacionadas com a prestação dos serviços objeto da presente licitação.

3.2.1. O preço global será único e exclusivamente o apresentado conforme Anexo II da Minuta de Contrato deste Edital.

3.3. A CODASP considerará que as propostas apresentadas foram elaboradas com perfeito conhecimento do objeto da Licitação, não podendo as Licitantes, em hipótese alguma, pleitear modificações nos preços, prazos, ou condições do Contrato, ou alegar qualquer prejuízo ou reivindicar qualquer benefício, sob a invocação de insuficiência de dados ou informações sobre o mesmo, inclusive deverá ser considerado todas as variações previsíveis de preços dos insumos que poderão ocorrer no período de vigência do contrato.

3.4. O prazo de validade da proposta será de 60 (sessenta) dias.

3.5. Não será admitida cotação inferior à quantidade prevista neste Edital. 4. ANÁLISE DA PROPOSTA COMERCIAL

4.1. As propostas de preços serão analisadas nos termos do Edital, sendo desclassificadas pelos seguintes motivos:

(5)

4.1.1. quando não forem apresentadas no Modelo indicado no edital - Planilha de Quantidades e Preços, fornecido pela CODASP como Anexo II da Minuta de Contrato;

4.1.2 que por ação da licitante ofertante, contenha elementos que permitam a sua identificação; 4.1.3 cujo objeto não atenda as especificações, prazos e condições fixadas no Edital.

4.2. Caso se verifique algum erro nas operações aritméticas das Propostas de Preços apresentadas pelas licitantes estas serão corrigidas em sua sequência lógica.

5. DOCUMENTOS PARA HABILITAÇÃO

5.1. A habilitação se processará na forma prevista no item 6 - “PROCEDIMENTO DA SESSÃO PÚBLICA E JULGAMENTO”, mediante o exame da documentação relativa à Habilitação Jurídica, à Qualificação Econômico-Financeira, à Regularidade Fiscal e Trabalhista, às Declarações e Comprovação da Qualificação Técnica.

5.1.1. Habilitação Jurídica, conforme o caso:

5.1.1.1.1. Registro comercial, no caso de empresa individual.

5.1.1.1.2. Em se tratando de sociedades empresárias, simples ou EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Ltda), o ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado na Junta Comercial ou no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, nos termos da lei e conforme o caso, e, ainda, no caso de sociedades por

ações, acompanhado de documentos de eleição de seus

administradores, ressaltando que os documentos deverão estar acompanhados de todas as alterações ou da consolidação respectiva, conforme legislação em vigor.

5.1.1.3. Decreto de autorização e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando se tratar de firma estrangeira em funcionamento no país e a atividade assim o exigir. 5.1.2. Qualificação Econômico-Financeira:

5.1.2.1. Certidão negativa de falência, recuperação judicial e extrajudicial, expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica.

5.1.3. Regularidade Fiscal e Trabalhista:

5.1.3.1 Prova de Inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), do Ministério da Fazenda.

5.1.3.2 Prova(s) de Inscrição(ões) no(s) Cadastro(s) de Contribuintes Municipal e Estadual (esta, se houver; caso não a possua, a licitante deverá apresentar documento competente, comprobatório de isenção da inscrição) relativa(s) ao domicílio ou sede da licitante, pertinente(s) ao seu ramo de atividade e compatível(eis) com o objeto do certame.

5.1.3.3 Certidão Negativa ou Positiva com efeitos de Negativa de Tributos Mobiliários, expedida pela Secretaria Municipal de Finanças.

(6)

5.1.3.4 Certidão de Regularidade de ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, expedida pela Secretaria da Fazenda ou Certidão Negativa de Débitos Tributários expedida pela Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, nos termos da Resolução Conjunta SF/PGE03 de 13/08/2010 ou Declaração de Isenção ou de não incidência assinada pelo representante legal do licitante, sob as penas da lei.

5.1.3.5 Prova de regularidade perante o Sistema de Seguridade Social – INSS mediante a apresentação de CND – Certidão de Negativa de Débito ou CPD-EN – Certidão Positiva de Débito com Efeitos de Negativa.

5.1.3.6 Certificado de Regularidade do FGTS – CRF.

5.1.3.7 Certidão de regularidade para com a Procuradoria da Fazenda Nacional (Certidão Quanto à Dívida Ativa da União) e Secretaria da Receita Federal (Certidão de Tributos e Contribuições Federais).

5.1.3.8 Prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante a apresentação de Certidão Negativa, nos termos do Título VII-A da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452/1943, conforme a Lei nº. 12.440/2011.

5.1.3.9 As microempresas e as empresas de pequeno porte, por ocasião da participação neste certame, deverão apresentar toda a documentação exigida para fins de comprovação de regularidade fiscal, mesmo que esta

apresente alguma restrição.

5.1.3.10 Havendo alguma restrição quanto à regularidade fiscal, será assegurado o prazo de 2 (dois) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento da declaração da licitante como vencedora do certame, prorrogáveis por igual período, a critério da CODASP, para a regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito, e emissão de eventual certidão negativa ou positiva com efeito negativa.

5.1.3.11 A não regularização, no prazo previsto no subitem “5.1.3.10”, implicará decadência do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas neste Edital, sendo facultado à CODASP, proceder à convocação dos demais licitantes para, em sessão pública, retomar os atos referentes ao procedimento licitatório, nos termos do art. 4°, inciso XXIII, da Lei Federal n° 10.520/02.

5.1.4.Outras Comprovações:

5.1.4.1 Declaração da licitante, em papel timbrado e subscrita por seu representante legal, de que se encontra em situação regular perante o Ministério do Trabalho, nos termos do Decreto Estadual № 6.544 de 22/11/1989 com suas alterações (conforme Anexo

1, deste Edital);

5.1.4.2 Declaração de Saúde e Segurança do Trabalho, conforme

(7)

5.1.4.3 Declaração da licitante, em papel timbrado e subscrita por seu

representante legal, nos termos da Lei № 9.854 / 99; informando que

não emprega menor de dezoito anos em trabalho noturno, perigoso ou

insalubre e não emprega menor de dezesseis anos, conforme

Anexo 3, deste Edital;

5.1.4.4 Dados do Representante Legal, conforme Anexo 4, deste

Edital.

5.1.4.5 Declaração da licitante, em papel timbrado e subscrita pelo representante

legal, assegurando a Inexistência de Impedimento Legal para

licitar ou contratar com a Administração Direta e Indireta, inclusive com empresas controladas direta e indiretamente pelo Poder

Público, conforme Anexo 5, deste Edital.

5.1.4.6 Declaração da licitante, em papel timbrado e subscrita pelo representante

legal, de que cumpre integramente os Requisitos de Habilitação,

constantes do Edital, conforme Anexo 6, deste Edital.

5.1.4.7 Declaração da licitante, papel timbrado e subscrita pelo representante legal,

ref erente à Lei Estadual № 12.799 / 2008 - Cadin Estadual, conforme

Anexo 7, deste Edital.

5.1.4.8 Declaração da licitante, em papel timbrado e subscrita pelo representante

legal, se for o caso, nos term os do enquadr amento previ sto

na Lei Com plem entar Est adual № 123/2006 -

Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte, conforme Anexo

8, deste Edital.

5.1.5 Qualificação Técnica

5.1.5.1 Atestado de desempenho anterior (independente de quantidades), em nome da licitante, fornecido por pessoa jurídica de direito público ou privado, assinado pelo respectivo representante legal, com indicação de prazos, quantidades (de 50 % a 60% da aquisição pretendida), e outras características, que comprove que a licitante executou ou vem executando serviços semelhantes ao objeto da presente licitação.

5.2. Disposições Gerais:

5.2.1. Na hipótese de não constar prazo de validade nas certidões apresentadas, a Administração aceitará como válidas as expedidas até 180 (cento e oitenta) dias imediatamente anteriores à data de apresentação das propostas.

5.2.2. Se a licitante for isenta de recolher quaisquer dos tributos mencionados no edital, deverá apresentar certidão emitida pelo órgão competente informando da isenção.

5.2.3. Será inabilitada a LICITANTE que deixar de apresentar qualquer documento de habilitação exigido ou apresentá-lo em desacordo com o disposto nestas Condições Gerais.

(8)

5.2.4. Caso os dados e informações constantes no CAUFESP não atendam os requisitos estabelecidos no item 5. “DOCUMENTOS PARA HABILITAÇÃO”, deste Edital, o Pregoeiro verificará a possibilidade de suprir ou sanear eventuais omissões ou falhas, mediante consultas efetuadas por outros meios eletrônicos hábeis de informações.

5.2.5. Essa verificação será certificada pelo Pregoeiro na ata da sessão pública, devendo ser anexados aos autos os documentos passíveis de obtenção por meio eletrônico, salvo impossibilidade devidamente certificada e justificada.

5.2.6. A licitante poderá, ainda, suprir ou sanear eventuais omissões ou falhas relativas ao cumprimento dos requisitos e condições de habilitação estabelecidos no Edital, mediante a apresentação de novos documentos, declarações, ou a substituição de documentos anteriormente ofertados, desde que os envie no curso da própria sessão pública do pregão e até a decisão sobre a habilitação, por meio de fax nº (11) 5077-6570 ou por meio eletrônico.

5.2.7. A CODASP não se responsabilizará pela eventual indisponibilidade dos meios eletrônicos hábeis de informações ou dos meios para a transmissão de cópias de documentos. Na hipótese de ocorrerem essas indisponibilidades e/ou não sendo supridas ou saneadas as eventuais omissões ou falhas, a licitante será inabilitada, mediante decisão motivada.

5.2.8. Os originais ou cópias autenticadas por tabelião de notas, dos documentos enviados na forma constante do subitem 5.2.6. do Edital, deverão ser apresentados na Coordenadoria de Suprimentos da CODASP – Praça Ramos de Azevedo, 254 - 1º andar - Centro - São Paulo / SP, em até 02 (dois) dias após o encerramento da sessão pública, sob pena de invalidade do respectivo ato de habilitação e aplicação das penalidades cabíveis.

6. PROCEDIMENTO DA SESSÃO PÚBLICA E JULGAMENTO

6.1. No dia e horário previstos neste edital, o Pregoeiro dará início à sessão pública do pregão eletrônico, com a abertura automática das propostas e a sua divulgação, pelo sistema, na forma de grade ordenatória, em ordem crescente de preços.

6.2. A análise das propostas pelo Pregoeiro visará ao atendimento das condições estabelecidas neste Edital e seus anexos.

6.3 Por decisão motivada do Pregoeiro serão desclassificadas as propostas:

6.3.1. cujo objeto não atenda as especificações, prazos e condições fixados no Edital; 6.3.2. que por ação da licitante contenham elementos que permitam a sua identificação.

6.4. As propostas deverão ser apresentadas conforme modelo indicado no edital - Planilha de Quantidades e Preços, fornecido pela CODASP como Anexo II da Minuta de Contrato.

6.5. Serão desconsideradas ofertas ou vantagens baseadas nas propostas das demais licitantes. 6.6. O eventual desempate de propostas do mesmo valor será promovido pelo sistema, com observância dos critérios legais estabelecidos para tanto e nova grade ordenatória será divulgada pelo sistema, contendo a relação das propostas classificadas e das desclassificadas.

6.7. Será iniciada a etapa de lances, com a participação de todas as licitantes detentoras de propostas classificadas.

(9)

6.7.2. Os lances deverão ser formulados em valores distintos e decrescentes, inferiores à proposta de menor preço ou em valores distintos e decrescentes inferiores ao do último valor apresentado pela própria licitante ofertante observada, em ambos os casos, a redução mínima

entre eles de R$ 500,00 (quinhentos) reais para o item aplicável, inclusive, em relação ao

primeiro formulado, prevalecendo o primeiro lance recebido, quando ocorrerem 2 (dois) ou mais lances do mesmo valor.

6.7.2.1. A aplicação do valor de redução mínima entre os lances incidirá sobre o “preço global”. 6.8. A etapa de lances terá a duração inicial de 15 (quinze) minutos.

6.8.1. A duração da etapa de lances será prorrogada automaticamente pelo sistema, por mais 3 (três) minutos, visando à continuidade da disputa, quando houver lance ofertado nos últimos 3 (três) minutos do período de que trata o subitem 6.8. do Edital, ou nos sucessivos períodos de prorrogação automática, até que não sejam registrados quaisquer lances.

6.9. No decorrer da etapa de lances, as licitantes serão informadas pelo sistema eletrônico:

6.9.1. dos lances admitidos e dos inválidos, horários de seus registros no sistema e respectivos valores;

6.9.2. do tempo restante para o encerramento da etapa de lances.

6.10. A etapa de lances será considerada encerrada findo os períodos de duração indicados nos subitens 6.8. e 6.8.1. do Edital.

6.11. Encerrada a etapa de lances, o sistema divulgará a nova grade ordenatória, contendo a classificação final, em ordem crescente de valores.

6.12. Para essa classificação, será considerado o último preço ofertado, por licitante.

6.13. Com base na classificação e caso a detentora da melhor oferta não seja microempresa ou empresa de pequeno porte, será assegurada preferência às mesmas, observadas as seguintes regras:

6.13.1. O Pregoeiro convocará a microempresa ou empresa de pequeno porte, detentora da proposta de menor valor, dentre aquelas cujos valores sejam iguais ou superiores até 5% (cinco por cento) ao valor da proposta melhor classificada, para que apresente preço inferior ao da melhor classificada. Em caso de empate a convocação será decidida por sorteio realizado pelo sistema;

6.13.2. Não havendo apresentação de novo preço, inferior ao preço da proposta melhor classificada, serão convocadas para o exercício do direito de preferência, respeitada a ordem de classificação, as demais microempresas e empresas de pequeno porte, cujos valores das propostas se enquadrem nas condições indicadas no subitem 6.13.1. do Edital.

6.14. O Pregoeiro poderá negociar com o autor da oferta de menor valor, mediante troca de mensagens abertas no sistema, com vistas à redução do preço.

6.15. Após a negociação, se houver, o Pregoeiro examinará a aceitabilidade do menor preço. 6.16. Após o fechamento da negociação, a licitante vencedora deverá encaminhar à Coordenadoria de Suprimentos, através do fax (11) 5077-6570 ou por meio eletrônico, a nova Planilha de Quantidades e Preços com os valores atualizados.

(10)

6.17. Considerada aceitável a oferta de menor preço, passará o Pregoeiro à fase da habilitação, observando as seguintes diretrizes:

6.17.1. verificação dos dados e informações do autor da oferta aceita, constantes do CAUFESP e demais documentos exigidos no item 5 – “DOCUMENTOS PARA HABILITAÇÃO”, deste Edital; 6.17.2. A licitante enquadrada na condição de microempresa ou empresa de pequeno porte, atendidas as demais exigências de habilitação, deverá comprovar sua regularidade fiscal, mediante a apresentação das competentes certidões negativas de débitos ou positivas com efeito de negativa, no prazo de 2 (dois) dias úteis, prorrogável por igual período a critério da CODASP, sob pena de decadência do direito à contratação, sem prejuízo da aplicação das sanções cabíveis;

6.17.3. Ocorrendo a situação na forma acima indicada, a sessão pública será suspensa pelo Pregoeiro, para que a licitante vencedora possa nos prazos estabelecidos comprovar a regularidade fiscal;

6.17.4. Por ocasião da retomada da sessão, o Pregoeiro decidirá motivadamente sobre a comprovação ou não da regularidade fiscal, ou sobre a prorrogação de prazo para a mesma comprovação;

6.17.5. Constatado o cumprimento dos requisitos e condições estabelecidos no Edital, a licitante será habilitada e declarada vencedora do certame;

6.17.6. Por meio de aviso lançado no sistema, o Pregoeiro informará às demais licitantes que poderão consultar as informações cadastrais da licitante vencedora utilizando opção disponibilizada no próprio sistema. O Pregoeiro deverá, ainda, informar o teor dos documentos recebidos por fax ou outro meio eletrônico.

6.18. Se a oferta não for aceitável, se a licitante desatender às exigências para a habilitação, ou não sendo saneada a irregularidade fiscal (se houver), na condição de microempresa ou empresa de pequeno porte, ou ainda, caso a licitante vencedora recusar-se a assinar o contrato, o Pregoeiro examinará a oferta subsequente de menor preço, negociará com o seu autor, decidirá sobre a sua aceitabilidade e, em caso positivo, verificará as condições de habilitação e assim sucessivamente, até a apuração de uma oferta aceitável, cujo autor atenda aos requisitos de habilitação, caso em que será declarado vencedor.

7. RECURSO, ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO.

7.1. Divulgado o vencedor ou, se for o caso, saneada a irregularidade fiscal, o Pregoeiro informará às licitantes, por meio de mensagem lançada no sistema, que poderão interpor recurso, imediata e motivadamente, por meio eletrônico, utilizando para tanto, exclusivamente, campo próprio disponibilizado no sistema.

7.2. Havendo manifestação motivada da intenção de interposição de recurso, o Pregoeiro, lançará mensagem no sistema informando:

7.2.1. Aos recorrentes que poderão apresentar memoriais contendo as razões de recurso, no prazo de 3 (três) dias após o encerramento da sessão pública;

7.2.2. Aos demais licitantes que poderão apresentar contrarrazões, em igual número de dias, os quais começarão a correr do término do (s) recorrente (s), sendo-lhes assegurada vista imediata dos autos.

(11)

7.3. As razões de recurso e as contrarrazões serão oferecidas, por meio eletrônico, no sítio www.bec.sp.gov.br, opção RECURSO, e a apresentação de documentos, se houver, será

efetuada mediante protocolo, no Escritório Central da CODASP – Praça Ramos de

Azevedo, 254 - 1º andar - São Paulo / SP – CEP.: 01037-010, na Coordenadoria de Suprimentos, observados os prazos estabelecidos.

7.4. A falta de manifestação imediata e motivada da licitante de interposição importará a decadência do direito de recurso e o pregoeiro adjudicará o objeto do certame à licitante vencedora na própria sessão, encaminhando o processo à Autoridade Competente, para homologação.

7.5. Interposto o recurso, o Pregoeiro poderá reconsiderar a sua decisão ou encaminhá-lo devidamente informado à Autoridade Competente, para decisão.

7.6. Decididos os recursos e constatada a regularidade dos atos praticados, a Autoridade Competente adjudicará o objeto da licitação à licitante vencedora e homologará o procedimento licitatório.

7.7. O recurso terá efeito suspensivo e o seu acolhimento importará a invalidação dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

7.8. A adjudicação será feita pela totalidade do objeto. 8. DESCONEXÃO COM O SISTEMA ELETRÔNICO

8.1. À licitante caberá acompanhar as operações no sistema eletrônico, durante a sessão pública, respondendo pelos ônus decorrentes de sua desconexão ou da inobservância de quaisquer mensagens emitidas pelo sistema.

8.2. A desconexão do sistema eletrônico com o Pregoeiro, durante a sessão pública, implicará: 8.2.1. A sua suspensão e na sua retomada, no ponto em que foi suspensa, sem prejuízo dos atos realizados até então, quando a mesma ocorrer fora da etapa de lances;

8.2.2. Quando a desconexão persistir por tempo superior a 15 (quinze) minutos, a sessão pública deverá ser suspensa e reiniciada somente após comunicação expressa às licitantes de nova data e horário para a sua continuidade;

8.2.3. Na continuidade da apresentação de lances pelas licitantes, até o término do período de duração inicial estabelecido no edital, durante a etapa de lances.

8.3. A desconexão do sistema eletrônico com qualquer licitante não prejudicará a conclusão válida da sessão pública ou do certame.

9. CONTRATO

9.1. A contratação decorrente desta licitação será formalizada mediante celebração de Termo de Contrato, cuja minuta integra este edital como Anexo 9.

9.2. Constitui condição para a celebração da contratação a inexistência de registros em nome da adjudicatária no CADIN ESTADUAL.

(12)

9.3. A LICITANTE vencedora será convocada para a assinatura do contrato no prazo de 5 (cinco) dias corridos, contados do recebimento da convocação.

9.3.1. Esse prazo poderá ser prorrogado, uma vez, por igual período, quando solicitado durante o seu transcurso pela parte e desde que ocorra motivo justificado aceito pela CODASP.

9.3.2. Se a licitante vencedora recusar-se a assinar o contrato, deixar de apresentar documentação exigida para o certame ou não apresentar situação regular no ato da assinatura do contrato será convocada a segunda colocada, e assim sucessivamente as demais licitantes classificadas, até o atendimento dos requisitos de habilitação, com vistas à celebração da contratação nas mesmas condições e prazo da proposta da 1ª classificada.

9.4. O contrato decorrente deste Pregão será lavrado por instrumento particular firmado entre a CODASP e a vencedora.

10. PRAZOS, CONDIÇÕES E LOCAL DE EXECUÇÃO DO OBJETO DA LICITAÇÃO 10.1. O prazo de vigência do presente Contrato é de 12 (doze) meses, com início a partir da data de assinatura do contrato.

10.2. O objeto deste edital deverá ser entregue conforme descrito na Especificação Técnica, Anexo I da Minuta do Contrato.

10.3. O prazo contratual poderá ser prorrogado, nos casos previstos na Lei nº 8.666/93 de 21/06/93 e suas alterações posteriores, mediante aditivo contratual.

10.4. Caso seja constatado que o objeto licitado não atende às Especificações, será recusado o seu recebimento, devendo a Contratada cumprir o que determina o objeto licitado no prazo de 02 (dois) dias, independentemente da aplicação das penalidades cabíveis.

10.5. As unidades da CODAP estão localizadas no Estado de São Paulo, conforme abaixo relacionadas:

ESCRITÓRIO CENTRAL: Praça Ramos de Azevedo, 254 - 1º andar - Centro - São Paulo / SP. CENTRO DE NEGÓCIOS DE CAMPINAS: Avenida Brasil, 2100 – Bairro Jardim Chapadão - Campinas / SP.

CENTRO DE NEGÓCIOS DE BAURU: Avenida Rodrigues Alves, Quadra 38, 118 - Vila Paulista – Bauru / SP.

CENTRO DE NEGÓCIOS DE PRESIDENTE PRUDENTE: Rodovia Raposo Tavares, km 564 – Vila Nova Prudente - Presidente Prudente /SP.

CENTRO DE NEGÓCIOS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO: Avenida Dr. Lineu de Alcântara Gil, 4877 – Bairro Romano Calil – São José do Rio Preto / SP.

(13)

11. OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA E DA CONTRATANTE

11.1 Constituem obrigações da CODASP e da CONTRATADA aquelas definidas na “Minuta de

Contrato” – Anexo 9 do Edital de Pregão Eletrônico nº 073/2014.

Parágrafo 1o – A CONTRATADA é obrigada a reparar, corrigir, remover, reconstituir ou substituir,

às suas expensas, no total ou em parte, o objeto do contrato em que se verificarem vícios, defeitos ou incorreções resultantes da execução ou de materiais empregados.

12. REAJUSTE DE VALOR

12.1. Salvo qualquer modificação na legislação pertinente, os preços contratados serão reajustados somente após o transcurso de um ano de vigência do Contrato, anualmente, com base na variação do índice IPC–Fipe – Índice de Preços ao Consumidor, ou outros períodos e índices que venham a ser determinados pelo Governo, como indexador para o segmento de mercado da CONTRATADA.

Parágrafo 1º - Nos termos da alínea “d” do inciso II, do artigo 65 da Lei Federal nº 8.666/93, com

as alterações posteriores, independentemente do reajuste prévio no item anterior, é facultado à

CONTRATADA solicitar o reequilíbrio econômico-financeiro inicial do Contrato.

13. PENALIDADES E RESCISÃO

13.1 Pelo descumprimento, no todo ou em parte, do objeto contratual, ou de qualquer das cláusulas ou disposições deste Contrato, a CONTRATANTE, observada as exigências legais, e garantida a prévia defesa, poderá aplicar à CONTRATADA as sanções previstas nos artigos 86 e 87, da Lei Federal nº 8.666/93, com as alterações posteriores e do artigo 7º, da Lei nº 10.520/2002, sem prejuízo do ressarcimento por eventuais danos causados à CONTRATANTE ou a terceiros, conforme segue:

a) Multa de até 10% (dez por centro) pelo atraso injustificado na execução do contrato, sobre o valor total da proposta, e juros de 1% (um por cento) ao mês, proporcional ao atraso ou fração equivalente.

b) Pela inexecução total ou parcial do Contrato, a CONTRATANTE poderá, garantida a prévia defesa, aplicar, também, as seguintes sanções:

b.1 – advertência;

b.2 – multa de até 10% (dez por cento) sobre o valor contratado;

b.3 – suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar, o prazo não superior a 02 (dois) anos;

b.4 – declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública, enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida sua reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade

c) Aplicadas as multas, os valores correspondentes serão descontados pela CONTRATANTE, do

crédito a que fizer jus a CONTRATADA, ou cobrados judicialmente na forma da legislação em vigor.

(14)

14. GARANTIA CONTRATUAL

14.1 Não será exigida a prestação de garantia para a contratação resultante desta licitação. 15. RESCISÃO UNILATERAL

15.1 O presente Contrato poderá ser rescindido, por ato unilateral da CONTRATANTE, sem o pagamento de qualquer natureza, exceto quanto aos serviços executados e atestados, no caso de razões de interesse público, de alta relevância e amplo conhecimento devidamente justificados, bem como a ocorrência de caso fortuito ou de força maior, regularmente comprovada, impeditiva da execução do Contrato, na forma dos incisos XII e XVII, do artigo 78, e inciso I, do artigo 79, da Lei Federal nº 8.666/93, com as alterações posteriores.

15.1.1. No início de cada exercício financeiro, durante a vigência do presente Contrato e de suas eventuais prorrogações, o mesmo poderá ser rescindido pela CONTRATANTE, sem que caiba à CONTRATADA qualquer indenização, caso não venham a ser alocados recursos no elemento econômico de despesa própria.

16. ACRÉSCIMOS E SUPRESSÕES

16.1 O objeto da presente licitação poderá sofrer acréscimos ou supressões, conforme previsto no parágrafo 1º do art. 65, Lei Federal nº 8.666/93.

Parágrafo único – A Contratada fica obrigada a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os

acréscimos ou supressões que se fizerem no presente contrato de até 25% (vinte e cinco por cento) do valor contratado, nos termos do Parágrafo 1º do artigo 65 da Lei 8666/93, observada a exceção nos termos do Parágrafo 2º, inciso II do artigo 65 da Lei 8666/93.

17. IMPUGNAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

17.1. Até 2 (dois) dias úteis anteriores à data fixada para abertura da sessão pública, qualquer pessoa poderá, por meio do sistema eletrônico, solicitar esclarecimentos, providências ou impugnar o ato convocatório do Pregão Eletrônico.

17.1.1. A impugnação assim como os pedidos de esclarecimentos serão formulados em campo próprio do sistema, encontrado na opção EDITAL, sendo respondida pelo subscritor do Edital (quando a dúvida for em relação ao Edital – Coordenadoria de Suprimentos) ou pelo responsável da elaboração do documento denominado “ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA” (Coordenadoria de Recursos Humanos) que decidirá no prazo de até 1 (um) dia útil, anterior à data fixada para abertura da sessão pública.

17.1.2. Acolhida a impugnação contra o ato convocatório, será designada nova data para realização da sessão pública.

18. DISPOSIÇÕES FINAIS

18.1. As normas disciplinadoras desta licitação serão interpretadas em favor da ampliação da disputa, respeitada a igualdade de oportunidade entre as licitantes, desde que não comprometam o interesse público, a finalidade e a segurança da contratação.

(15)

18.2. Das sessões públicas de processamento do Pregão serão lavradas atas circunstanciadas, a ser assinadas pelo Pregoeiro e pela equipe de apoio.

18.3. O sistema manterá sigilo quanto à identidade das licitantes, para o Pregoeiro até a etapa de negociação com o autor da melhor oferta e para os demais até a etapa de habilitação.

18.4. É facultado ao Pregoeiro ou à Autoridade Superior promover diligências destinadas a esclarecer ou complementar a instrução do processo.

18.5. O resultado do presente certame será divulgado no D.O.E., nos sítios

www.pregao.sp.gov.br, www.codasp.sp.gov.br e www.e-negociospublicos.com.br, sendo que os demais atos pertinentes a esta licitação e passíveis de divulgação, serão efetuados mediante publicação no Diário Oficial do Estado e no próprio sistema, no endereço www.bec.sp.gov.br, opção “pregão eletrônico”.

18.6. A CODASP poderá revogar este Pregão por razões de interesse público, decorrentes de fatos supervenientes à sua abertura, devidamente comprovados, pertinentes e suficientes para justificar tal conduta, ou anulá-la por ilegalidade de ofício ou por provocação de terceiros, mediante parecer escrito e fundamentado. Em ambos os casos, serão assegurados o contraditório e a ampla defesa.

18.7. Serão considerados dias úteis, exclusivamente para os fins previstos na Lei e neste Edital, aqueles em que houver expediente normal no Escritório Central da CODASP, nos horários: das 8:30 às 12:30 horas e das 13:30 às 17:00 horas.

18.8. Fica eleito o Foro da cidade de São Paulo, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

19. A N E X O S

Fazem parte integrante deste Edital os seguintes anexos:

Anexo 1 - Declaração de Regularidade Perante o Ministério do Trabalho Anexo 2 – Declaração – Saúde e Segurança do Trabalho

Anexo 3 – Declaração - LEI Nº 9.854/99 Anexo 4 – Dados do Representante Legal

Anexo 5 – Declaração de Inexistência de Impedimento Legal para Licitar ou Contratar com a Administração

Anexo 6 - Declaração do Pleno Atendimento aos Requisitos de Habilitação

Anexo 7 – Declaraç ão Ref erente à Lei Estadual nº 12.799 / 2008 - Cadin Estadual Anexo 8 – Declaraç ão de Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte

(16)

Anexo I da Minuta de Contrato – Especificação Técnica

Anexo II da Minuta de Contrato – Planilha de Quantidades e Preços Anexo III da Minuta de Contrato – Termo de Ciência e Notificação

São Paulo, 02 de julho de 2014

(17)

ANEXO 1 DO EDITAL

DECLARAÇÃO DE REGULARIDADE PERANTE O

MINISTÉRIO DO TRABALHO

PREGÃO ELETRÔNICO № 073/2014

À

COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA DE SÃO PAULO - CODASP At.: PREGOEIRO

Eu, ________________, representante da empresa ___________________, inscrita no CNPJ/MF sob o nº _______________ e Inscrição Estadual sob nº _________________, interessada em participar da referida licitação, declaro, sob as penas da lei, e nos termos do § 6º do artigo 27 da

Lei Estadual 6.544/89 e suas alterações, que a licitante encontra-se em situação regular

perante o Ministério do Trabalho, em observância ao disposto no inciso XXXIII do artigo 7º da Constituição Federal.

__________________ , _______ de_________________de 2014

________________________________________ Responsável (nome/cargo/assinatura) Identificação ou Carimbo da Empresa licitante

OBSERVAÇÃO: esta declaração deverá ser enviada, via fax, para o número (11) 5077-6570, quando solicitada pelo pregoeiro e apenas para a empresa vencedora da licitação.

(18)

ANEXO 2 DO EDITAL

DECLARAÇÃO - SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

PREGÃO ELETRÔNICO № 073/2014

À

COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA DE SÃO PAULO - CODASP At.: PREGOEIRO

Eu, __________________, representante da empresa ______________________, inscrita no CNPJ/MF sob o nº _______________ e Inscrição Estadual sob nº _________________, declaro sob as penas da Lei que a licitante cumpre com todas as normas relativas à saúde e segurança do trabalho de seus empregados.

__________________ , _______ de_________________de 2014

__________________________________________ Responsável (nome/cargo/assinatura)

Identificação ou Carimbo da Empresa licitante

OBSERVAÇÃO: esta declaração deverá ser enviada, via fax, para o número (11) 5077-6570, quando solicitada pelo pregoeiro e apenas para a empresa vencedora da licitação.

(19)

ANEXO 3 DO EDITAL

DECLARAÇÃO - LEI № 9.854/99

PREGÃO ELETRÔNICO № 073/2014

À

COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA DE SÃO PAULO - CODASP At.: PREGOEIRO

Eu, __________________, representante da empresa ______________________, inscrita no CNPJ/MF sob o nº _______________ e Inscrição Estadual sob nº _________________, declaro

para fins do disposto no inciso V do artigo 27 da Lei Federal 8.666/93, acrescido pela Lei

9.854, de 27 de outubro de 1999, que a licitante não emprega menor de dezoito anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e não emprega menor de dezesseis anos.

Ressalva: emprega menor, a partir de quatorze anos, na condição de aprendiz ( ).

__________________ , _______ de_________________de 2014

__________________________________________ Responsável (nome/cargo/assinatura)

Identificação ou Carimbo da Empresa licitante

OBSERVAÇÃO: esta declaração deverá ser enviada, via fax, para o número (11) 5077-6570, quando solicitada pelo pregoeiro e apenas para a empresa vencedora da licitação.

(20)

ANEXO 4 DO EDITAL

DADOS DO REPRESENTANTE LEGAL

PREGÃO ELETRÔNICO № 073/2014

A __________________________________________________________ , apresenta, a seguir, os (Nome completo da empresa)

dados de seu(s) representante(s) legal(is) para assinatura do CONTRATO : NOME(s):

CARGO(s):

NACIONALIDADE(s): ESTADO CIVIL:

PROFISSÃO: RG no.:. CPF no.:. RESIDÊNCIA (Domicílio):

Confirmamos, a seguir, os dados da empresa para efeito do CONTRATO : RAZÃO SOCIAL : CNPJ no.: FONE : FAX : Inscrição Estadual: Inscrição Municipal: ENDEREÇO : Rua/Av. no. Município : Estado: CEP: Conta corrente, se já possuir, no BANCO DO BRASIL S.A.

Agência : Código da Agência: Conta corrente no.:

Declaramos que os dados são de nossa inteira responsabilidade e responderemos, na forma da Lei, por qualquer prejuízo decorrente de falsidade de informação.

__________________ , _______ de_________________de 2014

______________________________________________ Responsável (nome/cargo/assinatura)

Identificação ou Carimbo da Empresa licitante

OBSERVAÇÃO: esta declaração deverá ser enviada, via fax, para o número (11) 5077-6570, quando solicitada pelo pregoeiro e apenas para a empresa vencedora da licitação.

(21)

ANEXO 5 DO EDITAL

DECLARAÇÃO DE INEXISTENCIA DE IMPEDIMENTO

LEGAL PARA LICITAR OU CONTRATAR COM A

ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA

PREGÃO ELETRÔNICO № 073/2014

À

COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA DE SÃO PAULO - CODASP At.: PREGOEIRO

Eu, __________________, representante da empresa ______________________, inscrita no CNPJ/MF sob o nº _______________ e Inscrição Estadual sob nº _________________, declaro

sob as penas da lei a inexistência de impedimento legal para esta empresa licitar

ou contratar com a Administração.

__________________ , _______ de_________________de 2014

______________________________________________

Responsável (nome/cargo/assinatura) Identificação ou Carimbo da Empresa licitante

OBSERVAÇÃO: esta declaração deverá ser enviada, via fax, para o número (11) 5077-6570, quando solicitada pelo pregoeiro e apenas para a empresa vencedora da licitação.

(22)

ANEXO 6 DO EDITAL

DECLARAÇÃO DO PLENO ATENDIMENTO AOS

REQUISITOS DE HABILITAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO № 073/2014

À

COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA DE SÃO PAULO - CODASP

At.: PREGOEIRO

A (Razão Social da Empresa licitante) , com sede à ______________ , inscrita no CNPJ/MF sob nº _________________ e Inscrição Estadual sob nº ________________,

declara, sob as penalidades cabíveis, que cumpre plenamente os requisitos de

habilitação exigidos no Edital.

__________________ , _______ de_________________de 2014

_______________________________________________

Responsável (nome/cargo/assinatura) Identificação ou Carimbo da Empresa licitante

OBSERVAÇÃO: esta declaração deverá ser enviada, via fax, para o número (11) 5077-6570, quando solicitada pelo pregoeiro e apenas para a empresa vencedora da licitação.

(23)

ANEXO 7 DO EDITAL

DECLARAÇÃO REFERENTE À LEI ESTADUAL

№ 12.799 / 2008 – (CADIN ESTADUAL)

PREGÃO ELETRÔNICO № 073/2014

Eu, __________________, representante da empresa ______________________, inscrita no CNPJ/MF sob o nº _______________ e Inscrição Estadual sob nº _________________, declaro,

sob as penas da lei, ter ciência de que a existência de registro no CADIN ESTADUAL,

exceto se suspenso, impede a contratação com essa Companhia, de acordo com a Lei Estadual

№. 12.799/08, sem prejuízo das demais cominações legais.

__________________ , _______ de_________________de 2014

_______________________________________________

Responsável (nome/cargo/assinatura) Identificação ou Carimbo da Empresa licitante

OBSERVAÇÃO: esta declaração deverá ser enviada, via fax, para o número (11) 5077-6570, quando solicitada pelo pregoeiro e apenas para a empresa vencedora da licitação.

(24)

ANEXO 8 DO EDITAL

DECLARAÇÃO DE MICROEMPRESA OU

EMPRESA DE PEQUENO PORTE

PREGÃO ELETRÔNICO № 073/2014

Declaro, sob as penas da lei, sem prejuízo das sanções e multas previstas neste ato

convocatório, que a empresa ______________________________, CNPJ nº.

_______________________ é microempresa ou empresa de pequeno porte,

consoante a Lei Complementar nº. 123/2006, cujos termos conheço integralmente,

estando apta a exercer o direito de preferência como critério de desempate no procedimento licitatório da presente licitação, realizado pela Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo – CODASP.

__________________ , _______ de_________________de 2014

_______________________________________________

Responsável (nome/cargo/assinatura) Identificação ou Carimbo da Empresa licitante

OBSERVAÇÃO: esta declaração deverá ser enviada, via fax, para o número (11) 5077-6570, quando solicitada pelo pregoeiro e apenas para a empresa vencedora da licitação.

(25)

ANEXO 9 DO EDITAL

MINUTA DE CONTRATO

PREGÃO ELETRÔNICO № 073/2014

Processo CODASP nº 18.660/2014

Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo – CODASP Praça Ramos de Azevedo, 254 - 1º andar - São Paulo / SP - CEP.: 01037-010 CNPJ nº 61.585.220/0001-19 / Inscr. Est. nº 104.939.126.113 CONTRATADA:

ENDEREÇO: CNPJ Nº

INSCR. EST. Nº INSCR. MUNICIPAL Nº CLÁUSULA 1ª - DO OBJETO CONTRATUAL

O objeto do presente contrato é a CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NA

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM MEDICINA DO TRABALHO E ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO, OBJETIVANDO SERVIÇOS DE GESTÃO TÉCNICA

OPERACIONAL, CONFORME ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA (ANEXO I DA MINUTA DE

CONTRATO), deste instrumento.

CLÁUSULA 2ª - DA VIGÊNCIA CONTRATUAL

O prazo de vigência do contrato é de até 12 (DOZE) MESES, contado a partir da data da sua

assinatura, podendo ser prorrogado, nos casos previstos na Lei Federal 8.666/93 e suas

alterações, mediante aditivo contratual.

Parágrafo 1º - A data prevista para início da execução dos serviços, após assinatura do contrato, será informada à CONTRATADA no documento “ORDEM DE SERVIÇO”. Esta

comunicação será enviada com 7 (sete) dias úteis de antecedência da necessidade da

CONTRATANTE.

Parágrafo 2º - Este contrato poderá ser prorrogado nos termos da legislação vigente, mediante

aditivo contratual.

CLÁUSULA 3ª - DO VALOR DO CONTRATO

Parágrafo 1º: O valor mensal estimado do presente contrato é de R$______________ (______________________), perfazendo um total estimado para o período de 12 (doze) meses de R$______________(_______________________________).

Parágrafo 2º - A CONTRATADA fica obrigada a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os

acréscimos e as supressões que se fizerem necessários até 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial do Contrato, facultada, mediante acordo entre as partes, a alteração desse limite, no caso de supressões.

(26)

CLÁUSULA 4ª - DO REAJUSTE DE VALOR

Salvo qualquer modificação na legislação pertinente, os preços contratados serão reajustados somente após o transcurso de um ano de vigência do Contrato, anualmente, com base na variação do índice IPC–Fipe – Índice de Preços ao Consumidor, ou outros períodos e índices que venham a ser determinados pelo Governo, como indexador para o segmento de mercado da

CONTRATADA.

Parágrafo 1º - Nos termos da alínea “d” do inciso II, do artigo 65 da Lei Federal nº 8.666/93, com as alterações posteriores, independentemente do reajuste prévio no item anterior, é facultado à CONTRATADA solicitar o reequilíbrio econômico-financeiro inicial do Contrato.

CLÁUSULA 5ª - DAS CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

Parágrafo 1º - Para efeito de pagamento, o vencimento da obrigação se dará 30 (trinta) dias após a efetivação dos trabalhos, estando os pagamentos condicionados, entretanto, à apresentação das faturas e notas fiscais correspondentes.

Parágrafo 2º - A CONTRATADA deverá encaminhar a documentação relativa ao faturamento dos serviços prestados para a Coordenadoria de Recursos Humanos da CODASP, com antecedência mínima de 20 (vinte) dias consecutivos, do respectivo pagamento.

Parágrafo 3º - Caso a CONTRATADA não cumpra o prazo limite para apresentação da fatura, estabelecido no parágrafo anterior, o prazo para pagamento será postergado automaticamente na mesma quantidade de dias consecutivos verificados na entrega da fatura.

Parágrafo 4º - Os pagamentos serão efetuados através de crédito em conta corrente na agência do Banco do Brasil, Agência ______, conta corrente nº________, ficando ajustado que o comprovante do crédito será reconhecido pela CONTRATADA, como documento de quitação de débito.

Parágrafo 5º - O pagamento das Notas Fiscais/faturas está condicionado à apresentação da Certidão Negativa de Débitos – CND emitida pelo INSS e do Certificado de Regularidade do FGTS, relativos ao mês de competência, conforme disposto no Decreto Estadual nº 43.060/1998. CLÁUSULA 6ª - DO PLANO DE TRABALHO

Parágrafo 1º - Iniciada a vigência do contrato, a CONTRATANTE, em conjunto com a CONTRATADA, desenvolverá um Plano de Trabalho que norteará a execução dos serviços. Parágrafo 2º - O Plano de Trabalho tem por objetivo organizar e planejar a melhor forma de execução dos serviços, tendo em vista a localização geográfica dos Centros de Negócios. Serão definidas etapas prioritárias dos trabalhos e locais de atuação, administração local e central, logística e infraestrutura para atendimento aos empregados da CODASP, cronograma de execução dos serviços com indicação de prazo e datas para apresentação dos laudos técnicos e periodicidade de atualização, indicação de prepostos, recomendações de ações preventivas e corretivas de atividades sob a ação de agentes nocivos, calendários para reuniões periódicas e outras ações que julgarem necessárias para o fiel cumprimento das obrigações assumidas.

(27)

CLÁUSULA 7a – DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

Parágrafo 1º - A Contratada executará os serviços, objetos deste instrumento contratual, obrigando se a:

a) Responsabilizar-se integralmente pelos serviços contratados, nos termos da legislação vigente; b) Selecionar e preparar rigorosamente o pessoal que irá prestar os serviços, encaminhado profissionais que tenham experiência comprovada para desempenho dos serviços, objeto da contratação;

c) Implantar, de forma adequada, a planificação, execução e supervisão permanente dos serviços a serem desenvolvidos;

d) Fornecer todos os materiais, equipamentos e produtos de primeira qualidade necessários para a realização dos serviços;

e) Cumprir a legislação vigente no âmbito federal, estadual e municipal, com relação à Segurança e Medicina do Trabalho;

f) Responsabilizar-se pelos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais, resultantes da execução do contrato, conforme exigências legais;

g) Prestar serviços dentro dos parâmetros e rotinas estabelecidos, com a observância a boa técnica que garantam a qualidade dos resultados obtidos e rigorosa observância aos procedimentos éticos e de segurança inerentes ao tipo de serviço, e tudo mais que for necessário a sua perfeita execução, ainda que não expressamente mencionado;

h) Fornecer todo pessoal especializado, necessário e suficiente, destinado a execução plena dos serviços contratados. Esse pessoal não terá nenhum vínculo empregatício, direto ou indireto com a CONTRATANTE;

i) Promover treinamentos periódicos específicos, teóricos e práticos, por meio de programa de treinamento destinado aos empregados da CONTRATANTE abordando os aspectos ambientais, prevenção de acidentes de trabalho e outros;

j) Fazer observar pelos seus funcionários e profissionais contratados as normas internas de conduta da CONTRATANTE;

k) Ressarcir aos cofres públicos, por qualquer dano ou prejuízo causado por seus funcionários, aos móveis e imóveis da CONTRATANTE, no desempenho de suas tarefas;

l) Responsabilizar-se pela guarda de qualquer pertence próprio colocado nas dependências da CONTRATANTE;

m) Responsabilizar-se pela substituição imediata dos materiais ou equipamentos utilizados e exames executados, sem qualquer ônus adicional a CONTRATANTE, ou se forem incompatíveis às finalidades a que se destinam;

n) Responder por eventuais transtornos ou prejuízos causados pelos serviços desenvolvidos, ou a terceiros, provocados por ineficiência ou irregularidades cometidas na execução dos serviços objeto da contratação;

o) Dar ciência à CONTRATANTE, das anormalidades ocorridas durante a execução dos serviços; p) Zelar pela disciplina e organização no ambiente do trabalho, cumprindo e fazendo cumprir irrestritamente os regulamentos da CONTRATANTE, inclusive os horários estabelecidos, bem como o trânsito de seus funcionários em suas dependências;

(28)

q) Quando da necessidade do cumprimento das demais Normas Regulamentadoras e das legislações previdenciárias, trabalhistas, sanitárias e outras que vierem a ser exigidas pelas autoridades competentes e que não estejam previstas neste contrato, a CONTRATADA deverá colaborar para o cumprimento das obrigações que venham a ser oficialmente exigidas consideram-se essa colaboração como acréscimo;

r) Propor soluções corretivas e preventivas, observando e solicitando providências da CONTRATANTE atinentes aos locais de trabalho, relacionando-se com os prepostos da CONTRATANTE nas questões se Segurança e Medicina do Trabalho e mantendo entrosamento constante com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) ou com o responsável; s) Manter, durante toda a execução do contrato, em compatibilidade com as obrigações assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas pela Lei Federal nº 8.666/1993, sob pena de retenção dos pagamentos, sem que venha CONTRATANTE a sofrer penalidades, até que a pendência seja sanada;

t) Manter, devidamente legalizado, na forma da legislação trabalhista, todo o pessoal empregado na execução dos serviços, o qual lhe será diretamente vinculado e subordinado, e não terá qualquer relação empregatícia com a CONTRATANTE;

CLÁUSULA 8ª - DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE Parágrafo 1º - A CONTRATANTE obriga-se a:

a) Indicar formalmente, em cada local, o responsável para o acompanhamento da execução dos serviços;

b) Destinar local para guarda dos materiais, produtos e equipamentos, caso necessário;

c) Disponibilizar à CONTRATADA, se necessário, dependências e instalações físicas para a execução dos serviços, objeto da contratação;

d) Fornecer todas as informações ou esclarecimento e condições necessárias à plena execução dos serviços;

e) Notificar, por escrito, à CONTRATADA advertências por quaisquer irregularidades constadas durante execução dos serviços, determinando de imediato a sua regularização, ficando responsável pelas omissões em tempo hábil que venham a provocar impossibilidade de ação da CONTRATADA.

f) A CONTRATANTE fornecerá à CONTRATADA qualquer alteração na quantidade de empregados da CONTRATANTE, nos casos de demissão, aposentadoria, admissão, etc., bem como, alterações relativas a mudanças de local de trabalho, cargo, função e demais dados necessários.

CLÁUSULA 9ª – DA FISCALIZAÇÃO DA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS

Não obstante, a CONTRATADA seja a única e exclusiva responsável pela execução dos serviços, a CONTRATANTE, a seu critério, através da Coordenadoria de Recursos Humanos, gestora deste contrato e responsável pela emissão da Ordem de Serviço, poderá exercer a coordenação, supervisão geral e fiscalização dos serviços através de prepostos devidamente credenciados. Parágrafo 1º - O exercício, pela CONTRATANTE, do direito de fiscalizar os serviços não exonera a CONTRATADA de quaisquer obrigações e responsabilidades oriundas deste contrato ou da Lei.

(29)

Parágrafo 2º - Para os efeitos do disposto nesta cláusula os prepostos credenciados pela CONTRATANTE poderão:

a) Sustar a execução de quaisquer serviços que, a seu critério, estejam sendo feitos em desacordo com as normas e ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA constantes deste Edital de Pregão; b) Rejeitar o uso de equipamentos/materiais que, a seu critério, não atendam as especificações

ou outras condições constantes deste Edital de Pregão, bem como quando não atenderem aos requisitos de qualidade;

Parágrafo 3º - A CONTRATADA terá o prazo de 24 (vinte e quatro) horas para atender às exigências da fiscalização, salvo prorrogação especialmente concedida. Esgotado esse prazo, a CONTRATANTE poderá promover as medidas que forem necessárias, cobrando da CONTRATADA as despesas daí decorrentes, sem prejuízo de outras penalidades previstas neste instrumento, inclusive a rescisão deste contrato.

Parágrafo 4º - Cabe à CONTRATADA atender prontamente a quaisquer exigências regulares da área gerenciadora, inerentes ao objeto deste contrato, sem que disso decorra qualquer ônus para a CONTRATANTE, não implicando a atividade de fiscalização qualquer exclusão ou redução da responsabilidade da CONTRATADA, inclusive perante terceiros, por qualquer irregularidade e, na ocorrência desta, não implica corresponsabilidade da CONTRATANTE ou de seus agentes e prepostos.

CLÁUSULA 10ª - DA GARANTIA CONTRATUAL

Parágrafo 1º - Não será exigida a prestação de garantia para a contratação resultante desta licitação.

CLÁUSULA 11a – DO LOCAL DE EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS

A empresa contratada deverá realizar os serviços, objeto da licitação, nas Unidades da CODASP, indicadas abaixo:

a) Centro de Negócios de Bauru:

Avenida Rodrigues Alves, nº 38-118, Bairro Vila Paulista - Bauru / SP. CEP: 17.030-000.

b) Centro de Negócios de Campinas:

Avenida Brasil, nº 2.100, Bairro Jardim Chapadão - Campinas / SP. CEP: 13.070-178.

c) Centro de Negócios de Presidente Prudente:

Rodovia Raposo Tavares, Km564 - Bairro Vila Nova Prudente - Presidente Prudente / SP. CEP: 19053-205.

d) Centro de Negócios de São José do Rio Preto:

Avenida Doutor Lineu de Alcântara Gil, nº 4.877, Bairro Romano Calil - São José do Rio Preto / SP.

CEP: 15075-000.

e) Escritório Central - São Paulo:

Praça Ramos de Azevedo, 254 –1º andar - Centro – São Paulo / SP.

(30)

CLÁUSULA 12ª DA RESPONSABILIDADE CIVIL

A CONTRATADA reconhece por este instrumento que é a única e exclusiva responsável por danos ou prejuízos que vier a causar a CONTRATANTE, coisa, propriedade ou pessoa de terceiros, em decorrência de execução dos serviços, ou danos advindos de qualquer comportamento de seus profissionais em serviço, objeto deste Contrato, correndo às suas expensas, sem quaisquer ônus para a CONTRATANTE, ressarcimento ou indenizações que tais danos ou prejuízos possam causar.

CLÁUSULA 13ª - DAS PENALIDADES

Pelo descumprimento, no todo ou em parte, do objeto contratual, ou de qualquer das cláusulas ou disposições deste Contrato, a CONTRATANTE, observada as exigências legais, e garantida a prévia defesa, poderá aplicar à CONTRATADA as sanções previstas nos artigos 86 e 87, da Lei Federal nº 8.666/93, com as alterações posteriores e do artigo 7º, da Lei nº 10.520/2002, sem prejuízo do ressarcimento por eventuais danos causados à CONTRATANTE ou a terceiros, conforme segue:

a) Multa de até 10% (dez por centro) pelo atraso injustificado na execução do contrato, sobre o valor total da proposta, e juros de 1% (um por cento) ao mês, proporcional ao atraso ou fração equivalente.

b) Pela inexecução total ou parcial do Contrato, a CONTRATANTE poderá, garantida a prévia defesa, aplicar, também, as seguintes sanções:

b.1 – advertência;

b.2 – multa de até 10% (dez por cento) sobre o valor contratado;

b.3 – suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar, no prazo não superior a 02 (dois) anos;

b.4 – declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública, enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida sua reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade

Parágrafo 1º - Aplicadas as multas, os valores correspondentes serão descontados pela

CONTRATANTE, do crédito a que fizer jus a CONTRATADA, ou cobrados judicialmente na forma

da legislação em vigor.

CLÁUSULA 14ª – DA RESCISÃO UNILATERAL

O presente Contrato poderá ser rescindido, por ato unilateral da CONTRATANTE, sem o pagamento de qualquer natureza, exceto quanto aos serviços executados e atestados, no caso de razões de interesse público, de alta relevância e amplo conhecimento devidamente justificados, bem como a ocorrência de caso fortuito ou de força maior, regularmente comprovada, impeditiva da execução do Contrato, na forma dos incisos XII e XVII, do artigo 78, e inciso I, do artigo 79, da Lei Federal nº 8.666/93, com as alterações posteriores.

Parágrafo 1º - No início de cada exercício financeiro, durante a vigência do presente Contrato e de suas eventuais prorrogações, o mesmo poderá ser rescindido pela CONTRATANTE, sem que caiba à CONTRATADA qualquer indenização, caso não venham a ser alocados recursos no elemento econômico de despesa própria.

(31)

CLÁUSULA 15ª – DA TRANSFERÊNCIA

A CONTRATADA não poderá transferir o presente Contrato, no todo ou em parte, e nem subcontratar os serviços, sem conhecimento da CONTRATANTE que dará autorização expressa conforme o caso.

CLÁUSULA 16ª – DA VINCULAÇÃO AO EDITAL

Independentemente de suas transcrições, farão parte deste contrato todas as condições estabelecidas no Edital do Pregão Eletrônico nº 073/2014 e em seus anexos e, no que couber, na proposta da CONTRATADA.

CLÁUSULA 17ª - DA INEXISTÊNCIA DE VÍNCULO EMPREGATÍCIO

Inexistirá qualquer vínculo empregatício entre a CONTRATANTE e os empregados da CONTRATADA para a execução dos serviços, objeto do presente contrato. A CONTRATADA é pessoal e diretamente responsável pelo cumprimento de todas as obrigações trabalhistas dos empregados que colocar na execução dos serviços contratados, quer de natureza previdenciária, jurídica ou administrativa.

CLÁUSULA 18ª - DO SIGILO E DA CONFIDENCIALIDADE

A CONTRATADA não poderá prestar quaisquer informações a terceiros sobre o objeto do presente instrumento, sem que esteja autorizada, por escrito, pelo CONTRATANTE.

CLÁUSULA 19ª - DA LEGISLAÇÃO APLICÁVEL

A legislação aplicada ao presente Contrato é a regida pela Lei Federal nº 10.520/2.002 e subsidiariamente pela redação em vigor da Lei Federal nº 8.666/93 e da Lei nº 6.544/89 e demais legislação aplicável.

CLÁUSULA 20ª - DO FORO

Fica eleito o Foro da Comarca de São Paulo - Capital para dirimir toda e qualquer dúvida ou demanda decorrente deste Contrato, com renúncia expressa de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

E, por estarem justas e acertadas, as partes firmam o presente instrumento em 03 (três) vias de igual teor, juntamente com as testemunhas abaixo nomeadas, para os fins de direito.

CLÁUSULA 21a - DOS ANEXOS

Fazem parte deste contrato os seguintes anexos, naquilo em que não colidirem com as cláusulas deste instrumento:

Anexo I – Especificação Técnica

Anexo II - Planilha de Quantidades e Preços

(32)

E, por se acharem justas e acordadas, as partes, perante as testemunhas abaixo, assinam o presente Contrato, em 02 (duas) vias de igual teor e validade, para que se produzam os efeitos legais.

São Paulo, de de 2014.

Pela Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo – CODASP

JAIRO DE ALMEIDA MACHADO JR. DIRETOR-PRESIDENTE WEBER CILONI DIRETOR DE OPERAÇÕES Pela Contratada: Testemunhas: Nome Nome R.G. R.G. CPF/MF CPF/MF

Referências

Documentos relacionados

Comentário: A letra B diz que a supressão das vírgulas na linha 28 não compromete a correção gramatical, entretanto, termo que está ente vírgulas trata-se de um aposto explicativo

Diante dos estudos apresentados, destaca-se a importância dada ao programa participativo, desenvolvido neste estudo, na proposta de redução dos níveis de ruído intensos nas

Na convocação das licitantes remanescentes, será observada a classificação final da Sessão originária do Pregão e as situações de empate detectadas

a) Não execução do(s) serviço(s) contratado(s), caracterizado após o limite de prazo constante na alínea “a.1” do subitem 8.1.2.1 deste Contrato: 30% (trinta por cento) do

e) todos os serviços e materiais deverão ser garantidos pelo prazo de 5 (cinco) anos, contados a partir da data de emissão do Termo de Exame, Entrega e Recebimento Definitivo

Caso o licitante, por motivos técnicos e aceitos pela Administração, não consiga enviar os documentos exigidos para habilitação via sistema, estes, quando

Há uma série de atores sociais que também trabalham com ações comunicacionais de interesse público, como instituições não-governamentais (terceiro setor), a sociedade civil e

• Se o cliente não definiu a sua nova data de viagem e tem trajetos não voados com data a partir de 4 de março até 31 de maio de 2020, poderá se inscrever e receber um bônus que