• Nenhum resultado encontrado

RELATO DE EXPERIÊNCIA: O BLOG LITERÁRIO COMO INSTRUMENTO DE INTERAÇÃO SOCIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATO DE EXPERIÊNCIA: O BLOG LITERÁRIO COMO INSTRUMENTO DE INTERAÇÃO SOCIAL"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

RELATO DE EXPERIÊNCIA: O BLOG LITERÁRIO COMO

INSTRUMENTO DE INTERAÇÃO SOCIAL

EXPERIENCE REPORT: THE LITERARY BLOG AS AN INSTRUMENT OF SOCIAL

INTERACTION

Camila Maria Corrêa Rocha1

RESUMO

O blog é um espaço de comunicação digital linguístico e social, cuja adesão tem sido cada vez maior entre os jovens. Além de abrigar textos de gêneros diversos, nele, o blogueiro constrói uma relação com o leitor por meio da publicação de posts. Levando-se em consideração o acesso, cada vez mais irrestrito, dos jovens à internet e a afinidade deles com o gênero blog, o presente trabalho visa a apresentar os resultados do projeto de extensão intitulado “Blog Literário: o uso da tecnologia digital como instrumento de interação entre os alunos do IFC e a comunidade externa”, desenvolvido no ano de 2019, no

campus Brusque. O projeto ampliou o espaço de interação entre os alunos dos Cursos Técnicos em Química e em Informática integrados ao Ensino Médio e a comunidade, bem como estimulou a leitura e a produção escrita em Língua Portuguesa.

Palavras-chave: Blog literário. Língua Portuguesa. Tecnologia Digital. Projeto de Extensão.

ABSTRACT

The blog is a space for linguistic and social digital communication, which has been increasingly popular among young people. In addition to hosting texts of different genres, the blogger builds a relationship with the reader through the publication of posts. Taking into account the increasingly unrestricted access of young people to the internet and their affinity with the blog genre, the present work aims to present the results of the extension project entitled “Literary blog: the use of digital technology as an instrument of interaction between IFC students and the external community”, developed in 2019, at the Brusque campus. The project expanded the space for interaction between students in the Chemistry and Computer Science courses integrated to High School and the community, as well as stimulating reading and the written production in Portuguese.

Keywords: Literary blog. Portuguese language. Digital technology. Extension project.

1

INTRODUÇÃO

Muito se discute, nos estudos da linguagem, acerca dos benefícios dos gêneros digitais no ensino, considerando-se que temos, em sala de aula, um público que está cada

1 Doutora em Estudos Linguísticos- Unesp; docente do Instituto Federal Catarinense, Brusque, Santa Catarina, Brasil. E-mail: camila.rocha@ifc.edu.br

(2)

90 vez mais inserido no universo da internet. Essa realidade nos obriga, como educadores, a pensar em novas formas de aprendizado, a repensar nossa metodologia de ensino e a rever a maneira como nos relacionamos com nossos alunos. Neste novo cenário,

[...] o papel do professor na era das tecnologias deixou de ser o de portador para ser o de mediador do conhecimento. O professor passou a ter a função de ensinar ao aluno as estratégias de controle, de refinamento, de verificação da legitimidade da informação (ALMEIDA et al, 2012, p. 176).

Almeida (2012) utiliza o termo “nativos digitais” para referir-se aos estudantes da atualidade, e vemos, para este público, o blog como um gênero digital com potencial atratividade.

Segundo Mikhail Bakhtin (1992), nossos enunciados são relativamente estáveis, motivo pelo qual se enquadram em um gênero; o blog é considerado um gênero textual, uma vez que é suporte para a veiculação de informações a determinado público-alvo e possui uma finalidade comunicativa pré-determinada. Almeida et al. (2012, p. 181) o definem como uma

[...] página da internet usada com características de diário, que pode ser comentada por pessoas em geral ou grupos específicos. Sua estrutura é bastante simples de se criar e manter, ou seja, pode ser criado pelos próprios alunos.

Nos estudos da linguagem, observa-se um interesse cada vez maior pelos gêneros textuais como foco do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa. Por isto, professores estão utilizando os gêneros digitais em suas práticas pedagógicas, especialmente o blog, cuja afinidade com os adolescentes é grande e significativa, como atesta Silva (2008, p. 5):

[...] o que se observa é que cresce o número de blogs, pois seus usuários não precisam de muitos conhecimentos para dominá-lo; trata-se de um gênero adorado pelos adolescentes e jovens, pois permite expor suas opiniões na web e estabelecer interações e comunicações.

Assim, considerando a existência de um consenso entre professores sobre a necessidade de que o sistema educacional interaja com as tecnologias digitais disponíveis, o presente trabalho objetiva apresentar os resultados do projeto de extensão intitulado “Blog Literário: o uso da tecnologia digital como instrumento de interação entre os alunos do IFC e

(3)

91 blog, neste estudo, como um gênero digital que promove interação social, devido ao fato de ele ser um espaço de exposição individual e/ou coletiva, de proposições e discussões acerca de assuntos diversos, bem como de criação de identidades sociais dos seus usuários.

A escolha do blog justifica-se, pois ele adapta-se facilmente ao perfil dos seus usuários, à linguagem utilizada e ao conteúdo veiculado, apesar de ser um gênero e, como tal, constituir-se em um enunciado relativamente estável. Além disso nele, são publicados textos curtos que podem ser rapidamente visualizados e comentados. Como colocam Almeida et al. (2012, p. 181),

[...] a linguagem apresenta um caráter interativo e se realiza mediante práticas discursivas repletas de singularidades, de acordo com o contexto em que ela ocorre. Ao se pensar na relação entre linguagem, interação e prática escolar, podemos perceber que, para a construção do blog, é necessário que este esteja em conformidade com o perfil de seus usuários/alunos.

Outra justificativa para o trabalho com o blog reside no fato de que ele permite que os alunos desenvolvam seu pensamento crítico e exponham suas opiniões e sentimentos, no nosso caso, por meio de frases e textos literários, e esta funcionalidade acaba por contribuir com o aprimoramento das habilidade de leitura e escrita, no ensino da Língua Portuguesa. Somam-se a isso, o gosto pela escrita observado nos alunos dos Cursos Técnico em Química e em Informática integrados aos Ensino Médio, especialmente entre aqueles dos primeiros anos, nas aulas de Língua Portuguesa, a qualidade dos textos, quando escritos em sala de aula e o domínio linguístico demonstrado pelos alunos.

Segundo Pereira (2007, p. 517), inicialmente, o blog era usado para descrever sites

pessoais e era atualizado frequentemente com comentários e links. Como explica Marcuschi (2004, p. 61),

[...] sua funcionalidade consistia em um diário pessoal na ordem cronológica com anotações diárias ou em tempos regulares que permanecem acessíveis a qualquer um na rede. Muitas vezes, são verdadeiros diários sobre a pessoa, sua família ou seus gostos e seus gatos e cães, atividades, sentimentos, crenças e tudo o que for conversável.

Barbosa (2009) também explica que as primeiras versões dele consistiam em um espaço de publicação individual de ideias.

Entretanto, com o passar do tempo, sua funcionalidade expandiu-se, uma vez que deixou de ser um simples diário pessoal e tornou-se uma ferramenta de comunicação

(4)

92 coletiva, compartilhada por pessoas que possuem os mesmos interesses. Em outras palavras, o blog, como se vê atualmente, passou a comunicar as ideias de seus autores para públicos diversos, de modos diversificados e utilizando-se de vários gêneros para isso, como explica Pereira (2007).

Concebemos, portanto, o blog como uma ferramenta didática e de interação social profícua entre os alunos dos ensinos fundamental e médio, motivo pelo qual construímos nosso projeto de extensão tendo-o como base.

2

MATERIAIS E MÉTODOS

O projeto de extensão “Blog Literário: o uso da tecnologia digital como instrumento de interação entre os alunos do IFC e a comunidade externa” teve início em maio de 2019 e término em novembro do mesmo ano. Participaram do projeto três professores, um técnico administrativo e onze alunos do primeiro ano do Curso Técnico em Química integrado ao Ensino Médio, turma na qual a professora responsável pelo projeto ministrava aulas de Língua Portuguesa.

O blog foi criado pelos alunos participantes do projeto, os quais também foram os responsáveis por alimentá-lo com os textos escritos que eram enviados pelos colegas e pela comunidade externa.

A divisão das tarefas e o fluxo das atividades ocorreram da seguinte maneira: a) os interessados em publicar frases e textos literários no blog enviavam suas produções para o e-mail criado com esta finalidade; b) dois, dos onze alunos participantes do projeto, controlavam este e-mail: recebiam os textos e direcionavam para que os outros colegas participantes do projeto fizessem uma primeira correção deles; c) após esta primeira correção, os alunos corretores enviavam para os três professores participantes fazerem uma segunda e última revisão (ressalta-se aqui que somente eram corrigidos erros ortográficos e o vocabulário, quando eram utilizadas palavras de baixo calão ou ofensivas. O conteúdo do texto, bem como sua pontuação permaneciam intactos, uma vez que consistiam em escolhas estilísticas dos seus autores.); d) por fim, os textos eram publicados pelo aluno responsável por esta tarefa.

(5)

93 Tabela 1- Fluxograma do blog.

Fluxo das tarefas Participantes envolvidos

1º Recebimento de frases e textos literários, no e-mail do blog, e redirecionamento para os alunos participantes (para correção);

2 alunos.

2º Correção das frases e textos literários recebidos;

Os 11 alunos participantes do projeto. 3º Envio dos textos corrigidos para os professores,

para uma segunda (e última) correção;

Os 3 professores participantes. 4º Publicação dos textos no blog 1 aluno.

Fonte: autora

O blog recebeu textos dos seguintes gêneros literários: poema, conto e crônica, além de frases literárias. Abaixo, segue a imagem 1, da sua página inicial.

Imagem 1- Página inicial do blog Literário

(6)

94 O técnico administrativo participante foi o responsável por acompanhar o blog diariamente, observando o número de acessos, de publicações diárias e de comentários feitos nos textos publicados. Além disso, dois alunos ficaram responsáveis pela divulgação do blog no Instagram (no perfil criado para este fim) e outros dois no Facebook, como mostramos nas imagens 2 e 3 abaixo.

Imagem 2- Instagram do blog Imagem 3- Facebook do blog

Fonte: autora Fonte: autora

O projeto também teve a colaboração da Rádio IFC Web, do IFC de Brusque, a qual cedeu, semanalmente, um espaço para a leitura de textos publicados no blog, após serem gravados por seus autores ou pelos alunos participantes, quando os autores autorizavam a divulgação.

As publicações estiveram abertas a questionamentos, a comentários e a troca de ideias, desde que construtivas, para o diálogo entre os blogueiros e os leitores.

Para a divulgação do blog, os participantes do projeto criaram um folder, visitaram escolas públicas da cidade, municipais e estaduais, e colaram o material em estabelecimentos públicos, como rodoviária, supermercados, entre outros.

(7)

95

3

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Podemos afirmar, de um modo geral, que o blog literário atingiu os objetivos pretendidos, que eram: a) promover a interação entre os alunos do IFC e a comunidade externa; b) aprimorar a produção escrita em Língua Portuguesa. Foram recebidos, em média, 30 textos por semana, em sua maioria poemas. Os alunos participantes julgaram a experiência enriquecedora e relataram, ao final do projeto, que gerir o blog literário motivou-lhes à produção escrita, bem como os fez tomar gosto pela literatura, a qual, até então, era vista por eles como algo difícil de compreender e distante da sua realidade.

Entretanto, tivemos algumas dificuldades, como a pouca interação entre os blogueiros e a comunidade. Isso porque os textos publicados foram bastante visualizados, porém, pouco comentados, o que dificultou o estabelecimento do diálogo pretendido inicialmente.

Percebemos também que, apesar da divulgação realizada no início do projeto e das constantes chamadas para publicação realizadas no Facebook e no Instagram do blog, faltou uma divulgação constante dele nos estabelecimentos públicos e nas escolas, o que não foi possível devido à sobrecarga de atividades de todos os participantes.

Ressalta-se, por outro lado, que as atividades desenvolvidas no projeto geraram a apresentação de um pôster em um evento promovido pelo IFC de Brusque, a FACCHU- Semana de formação acadêmica e cultural e científica e humanística, que ocorreu em agosto de 2019.

4

CONCLUSÃO

Diante do exposto e apesar das dificuldades encontradas, reforçamos os benefícios da abordagem da leitura e da escrita, em Língua Portuguesa, na escola, por meio do gênero blog. Sua utilização, como ferramenta didática, proporciona a conscientização dos alunos acerca da existência de tipologias textuais, o aprimoramento das habilidades de leitura e escrita, além da interação social entre os blogueiros e os leitores.

Acreditamos em seu potencial didático, já que é um espaço irrestrito e, portanto, aberto, que pode ser visualizado por qualquer leitor. Sua vantagem, segundo Almeida et al. (2012, p. 183) é que “o blog permite a liberdade na escrita: pensou, escreveu. A partir do que

(8)

96 foi escrito e da popularidade do blog, surgirá uma infinidade de comentários. Pode-se considerar, então, que seu uso é uma boa maneira de estimular os alunos a ler e escrever”.

Reafirmamos, portanto, o gênero blog como um instrumento didático-pedagógico; utilizamo-nos dele como um espaço de reflexões pessoais livre de coerção e aberto à expressão e à comunicação de sentimentos, impressões e emoções, tudo isso traduzido em frases e textos literários.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, J. M. de. ET AL. Uso do Blog na escola: recurso didático ou objeto de divulgação? Revista Científica Internacional, v. 1, ed. 22, p. 174-193, jul./set. 2012.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BARBOSA, M. L. et al. Mineração de padrões no gênero textual blog. Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 3, dez. 2009.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. (Org.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. p. 13-67.

PEREIRA, A. C. B. G. Blog, mais um gênero do discurso digital? In: Siget: Simpósio internacional de estudos de gêneros textuais, 4., 2007, Santa Catarina. Anais [...]: Tubarão: Universidade do Sul de Santa Catarina, 2007. p. 516-523. Disponível em :

http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/eventos/cd/Port/9.pdf. Acesso em

4 de abril de 2019.

SILVA, Adriana. Blog educacional: o uso das novas tecnologias no ensino. 2008. Disponível em:

http://www.pucrs.br/ciencias/viali/recursos/online/blogs/blogs_artigos/adriana_da_silva.pdf

Acesso em 04 de abril de 2019.

Referências

Documentos relacionados

In this work, TiO2 nanoparticles were dispersed and stabilized in water using a novel type of dispersant based on tailor-made amphiphilic block copolymers of

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

(Adaptado) Sobre a pesquisa e a tabela acima, é correto afirmar que.. a) a quantidade de alunos que não opinaram por nenhuma das três políticas é 12. Sabe-se, também, que o

Isso será feito sob o ponto de vista dos conceitos apresentados pelo físico Serge Nahon, em “ Contribuição ao Estudo das Ondas de Formas a Partir da Mumificação

Como irá trabalhar com JavaServer Faces voltado para um container compatível com a tecnologia Java EE 5, você deverá baixar a versão JSF 1.2, a utilizada nesse tutorial.. Ao baixar

Fonte: ABC, Agência Brasileira de Cooperação, Manual de Gestão da Cooperação Técnica Sul-sul (2013). Brasil País em desenvolvimento País em desenvolvimento Brasil