• Nenhum resultado encontrado

BIBLIOTECA MUNICIPAL EDUARDO LOURENÇO JANEIRO 2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BIBLIOTECA MUNICIPAL EDUARDO LOURENÇO JANEIRO 2018"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

JANEIRO | 2018

BIBLIOTE

CA MUNICIPAL E

(2)

Em

d

es

ta

qu

e

Afonso Lopes Vieira (1878-1946)

Afonso Lopes Vieira nasceu em Leiria a 26 de janeiro de 1878 e faleceu em Lisboa a 25 de janeiro de 1946. Ainda jovem, o autor descobriu os clássi-cos da literatura através da biblioteca do seu tio-avô, o poeta Rodrigues Cordeiro, e iniciou a sua colabo-ração em jornais manuscritos, de que são exemplos

A Vespa e O Estudante. A sua vida foi vivida entre

Lisboa, a casa de Verão de São Pedro de Moel e completada com viagens por Espanha, França, Itália, Bélgica, norte de África e Brasil. Formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra em 1900 e depois de tentar o exercício da advocacia junto do seu pai, radicou-se em Lisboa, optando pelo ofício de redator na Câmara dos Deputados, que exerceu até 1916. Quanto à sua dedicação à literatura portuguesa é em 1897 com o livro Para Quê? que marca a sua estreia. No entanto, só em 1916 se dedica em exclusivo a esta atividade que se prolon-ga até 1947, data em que publica o seu último livro:

Branca Flor e Frei Malandro. Foi um acérrimo

defen-sor do património cultural Português e um eclético homem de cultura. É considerado um ilustre poeta, um dos primeiros representantes do Neogarrettismo, ligado à corrente conhecida como Renascença Portuguesa.

(3)

2ª e sáb. | 14H00 / 19H00 | 3ª a 6ª | 9H00 / 19H00

Afonso Lopes Vieira - Onde a terra se acaba e o mar começa

Exposição

Esta exposição sobre Afonso Lopes Vieira tem por objetivo dar a conhecer o carácter ativo e multifacetado do autor. Ao longo de 15 quadros temáticos, o visitante vai poder descobrir o homem, o escritor e o trabalho de criação literária do autor.

(4)

A exposição apresenta os originais dos desenhos que Mário Botas criou para ilustrar o conto O Senhor Custódio de Raul Brandão.

Mário Ferreira da Silva Botas nasceu em 23 de Dezembro de 1952, na Nazaré. Aluno brilhante ingressou na Faculdade de Medicina de Lisboa em 1970. Licenciou-se com distinção em Julho de 1975, mas quase não chegou a exercer a medicina. Surpreendido por uma leucemia em 1974, e sabendo-se com os dias contados, decidiu dedicar-se exclusivamente à pintura. Essa decisão, mas também a nunca perdida esperança da cura, levou-o a Nova Iorque, onde fez em 1978 uma exposição individual, na galeria Martin Summers. Regressado a Lisboa em 1980 entregou-se à criação, à preparação de exposições e outras atividades artísticas, e em 29 de Setembro de 1983 viria a falecer no Hospital da Cruz Vermelha.

6 a 31 2ª e sáb. | 14H00 / 19H00 | 3ª a 6ª | 9H00 / 19H00 O Senhor Custódio de Mário Botas Exposição Apoio:

(5)

A guerra com eu a vivi - testemunhos de ex-combatentes

da Menoita

de Leandro Martins Apresentação de livro pelo Tenente Coronel de Infantaria

João Alberto A. Ferreira

A guerra como eu a vivi - testemunhos de ex-combatentes da Menoita é uma recolha de memórias de ex-combatentes das

guerras ultramarinas (Angola, Moçambique, Guiné Bissau e Timor).

Testemunhos de medo e sofrimento, mas sobretudo de coragem. São pedaços de glórias relatados na primeira pessoa, para constarem em memórias futuras e assim preser-varem o valor e a determinação destes “heróis da terra”. Leandro F. Martins nasceu na Guarda, estudou Administração Autárquica no Centro de Estudos e Formação Autárquica em Coimbra. É Licenciado em Estudos Portugueses e Espanhóis pela Universidade da Beira Interior. Co-autor em diversas Antologias Poéticas (ENIGMAS II - 2015| Paradigmas 2016|

Eclética - Antologia da Lusofonia 2017.

(6)

12, 19 e 26 | 9H30 | 10H45 | 14H30

Livrinhos sem linhas nem colas

por Vitor Freitas Oficina

13 | 16H00

Livros sobre a cidade mais alta de Portugal

Encontro Conhecida como leporellos, esta técnica consiste na dobragem e corte de papel de modo a que adote o formato de um livro objeto. Esta oficina tem por objetivo explorar as diferentes potencialidades do papel enquanto meio para a expressão artística.

Vitor Freitas é licenciado em Artes Plásticas pela Escola Supe-rior de Artes e Design das Caldas da Rainha

Destinatários: Alunos do 3º ano do 1º CEB (Rede Pública)

Encontro/debate entre as várias páginas online que se dedicam à memória ou promoção da cidade da Guarda. Comentários, críticas, acesso e recolha da informação, livros ou outra documentação sobre a cidade.

(7)

Afonso Lopes Vieira (����-����) foi um escritor glorificado no seu tempo de vida e quase esquecido, sobretudo depois do �� de abril de ����, por razões pouco claras. A sua grande missão foi mostrar que os temas da portugalidade deviam ser motivo de orgulho para todos os portugueses e com eles construir uma nova renascença da nacionalidade. (…) Passou para a história da literatura como um grande poeta, e foram os temas marítimos que mais floresceram nos seus versos. (…) foi com Ilhas de Bruma, de ����, que a sua poesis se fixou, e viria a atingir o clímax em “País Lilás, Desterro Azul”. “Onde a terra se acaba e o mar começa”, último livro de poesia, de ����, é o feliz epígono deste sopro da voz marítima e do orgulho da nacionalidade honrada.

Cristina Nobre

Cristina Nobre é Professora no IPL/ESECS desde 1987. É Doutorada em Literatura Portuguesa (2001), pela Universidade de Lisboa, com a tese Afonso Lopes Vieira — A Reescrita de

Portugal, vol. I e Inéditos, vol. II, publicada em 2005 pela

Impren-sa Nacional - CaImpren-sa da Moeda, Lisboa e Pós-doutorada em História do Jornalismo (2008), pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com Afonso Lopes Vieira na

corres-pondência e imprensa da época, publicado em 2011 pela ed.

Imagens&Letras, IPL, Leiria.

Afonso Lopes Vieira: português de Portugal e do mundo

por Cristina Nobre Conferência

(8)

20 | 14H30 / 17H30

Falar em público

por Nuno Miguel Henriques Oficina

Inscrições: Obrigatórias até dia 16 de janeiro e limitadas a 15 pessoas

Este recital tem por base o audio-livro Afonso Lopes Vieira dito

por Nuno Miguel Henriques, onde se encontram alguns dos

mais emblemáticos textos deste poeta português.

Nuno Miguel Henriques dá voz e interpretação a este notável poeta do século XX, viajando pela sua lírica focada na natureza, do pinhal, no mar e nas crianças e de tantas temáticas apaixo-nantes, simples e sentidas.

20 | 21H30

Evento poético - Afonso Lopes Vieira

por Nuno Miguel Henriques Recital Esta oficina é ideal para pessoas que, por inerência das suas funções, tenham necessidade de comunicar oralmente com sucesso, utilizando uma oratória e retórica associadas a um marketing pessoal e organizacional, como autarcas, políticos e líderes.

(9)

Os livros de ����

José Manuel Mota da Romana, António José Dias de Almeida, José Manuel Monteiro e Joaquim Igreja Conversa

Tem-se registado um aumento substancial das edições de obras de autores da cidade e a BMEL não é nada estranha a essa tendência. A BMEL é o espaço de eleição para a apresentação de novas obras e o equipamento municipal que tem estimulado o aparecimento de novos autores. Assim, é também a BMEL que deve contribuir para que se faça a indispensável avaliação crítica dos livros editados durante o ano de 2017. Quatro professores de Literatura vêm à Bibliote-ca falar sobre alguns dos livros que marBibliote-caram o ano anterior.

(10)

26 | 18H00

Música Contemporânea e Programação Cultural no Interior

Tertúlia Participação: Carlos Canhoto, diretor artístico Síntese GMC; Carlos Semedo, CulturaVibra (Castelo Branco) e Américo Rodrigues, coordenador BMEL (Guarda) A propósito da 12ª edição do Ciclo Síntese de Música

Contem-porânea, é chegado o momento de fazer um balanço do que se

tem feito e do que há a fazer pela música contemporânea na região centro-interior, assim como no resto do país. Que concer-tos se notabilizaram, que públicos se alcançaram, que desafios se colocam ainda? A programação cultural no Interior como se caracteriza? Que objetivos se atingem? Que novos públicos surgem? É tempo de reflexão.

(11)

Histórias que davam filmes. Esta é a premissa desta antologia de 10 contos, que abraça diversos géneros: fantasia, ficção científica, terror, sobrenatural, romance, comédia, suspense, espionagem, drama, guerra, infantil e policial. Com enredos fluídos e envolventes, personagens fortes e desfechos surpre-endentes, estes contos são capazes de desafiar a imaginação do leitor.

Carlos Galinho Pires nasceu na Guarda em 1987. Bisneto do poeta popular da Guarda, Joaquim Chamisso. Na escola, o seu exercício favorito de Língua Portuguesa era a composição, que usava para domesticar a sua imaginação fértil. No entanto, só mais tarde, já na faculdade, a criatividade irrequieta se manifes-ta, quando é incentivado pelos colegas a escrever regularmente num blogue de humor. Cada vez com mais gosto pela arte da redação, é após frequentar um curso de escrita criativa que descobre que não pode viver sem ela, e começa a escrever contos de ficção com alguma regularidade. Desde então, este engenheiro informático de profissão nunca mais parou, sendo esta obra, a coletânea das histórias produzidas até então.

De conto a romance

de Carlos Galinho Pires Apresentação de livro

(12)

Fora

Destinatários: Alunos do 6º, 7º e 8º anos de escolaridade dos Agrupamentos de Escolas da Guarda.

Documentário sobre a vida e obra poética de Afonso Lopes Vieira, poeta e escritor leiriense, e o seu envolvimento no teatro e no cinema português. Com poemas lidos por Catarina Avelar, Eládio Clímaco, Vítor de Sousa e declarações do cineasta António Lopes Ribeiro e de Maria Helena Barradas.

30 | 18H00

Afonso Lopes Vieira: um homem, uma época

de Alfredo Tropa Documentário 39’

8, 9 e 10

Oficina de escrita

por Luís Chaves BEs das escolas Básicas de S. Miguel, Carolina Beatriz Ângelo e Stª Clara e das Secundárias da Sé e Afonso de Albuquerque

(13)

12

Fora

Esta oficina tem por objetivo promover a curiosidade e o interesse pela leitura de livros literários e parali-terários, junto do público adolescente, tendo como ponto de partida os fundos bibliográficos das biblio-tecas escolares.

Andreia Brites é mediadora de leitura desde 2004. Promove ateliers e clubes de leitura com crianças e adolescentes. Edita a secção infantil e juvenil da revista Blimunda.

de 22 a 26

Escondidos na estante

por Andreia Brites | Oficina Bibliotecas Escolares

Destinatários: Alunos do 3º CEB dos Agrupamentos de Escolas da Guarda

Visita à tipografia

Visita Guiada Oficinas do Outeiro S. Miguel Destinatários: Alunos do 5º ano escolaridade dos Agrupamentos de Escolas da Guarda.

(14)

13

Destinatários: Crianças dos 3 aos 10 anos | com marcação prévia. 11, 18 e 25 | 10H30

A Quinta dos Contos

Contos

Um

a biblioteca viva

Às quintas, as histórias são contadas pela equipa da BMEL, por pais, avós ou convidados da nossa comunidade que, através do livro e da leitura, transportam as crianças para um local encantado.

25 | 14H30

Quem conta um conto… acrescenta um conto

Contos Centro de Dia de Gonçalbocas

Fora

Um baú de livros carregado de histórias tradicionais e um livro para escrever e desenhar visitam todos os meses um Centro de Dia (ou Lar de Idosos) do Concelho da Guarda.

Este mês, animadores/contadores da BMEL narra-rão histórias de encantar e deixanarra-rão o baú e o livro durante um mês, Centro de Dia de Gonçalbocas. Até nova viagem.

(15)

3ª a 6ª | 9H00 / 19H00 2ª e sáb. | 14H00 / 19H00

Rua Soeiro Viegas, nº 10 | 6300 - 758 Guarda tel. 271 210 760 | telem. 926 555 611

(16)

Referências

Documentos relacionados

Os resultados obtidos nos experimentos de filtração com dosagem ótima e super-dosagem de sulfato de alumínio e pH de coagulação próximo de 5 promoveram as melhores remoções

Já com novas descobertas de outros cientistas sobre o desenvolvimento infantil como “o construtivismo de Constance Kamii, os trabalhos sobre a psicogênese da língua escrita

I) Tratamento clínico ou cirúrgico com finalidade estética ou não e períodos de convalescença a eles relacionados, exceto os que forem restauradores (após acidente

No entanto, não compartilho do entendimento esposado pela parte autora, uma vez que, conforme a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, não existe caráter acessório entre

A Parte III, “Implementando estratégias de marketing”, enfoca a execução da estratégia de marketing, especifi camente na gestão e na execução de progra- mas de marketing por

AC AC TROMBONE II a VIII JLA JLA METAIS 4. AC AC

Még épp annyi idejük volt, hogy gyorsan a fejük búbjáig húzták a paplant, és Mary Poppins már nyitotta is az ajtót, és lábujjhegyen átosont a

Avaliou-se o comportamento do trigo em sistema de plantio direto em sucessão com soja ou milho e trigo, sobre a eficiência de aproveitamento de quatro fontes