• Nenhum resultado encontrado

Associação Cultural Ory OFICINA CORAL E MúSICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Associação Cultural Ory OFICINA CORAL E MúSICA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ANEXO V – PLANO DE TRABALHO TESTE

DADOS DO PROPONENTE

Instituição Proponente: Associação Cultural Ory Endereço: Rua Azevedo Marques, 45

Cidade: São Paulo UF: SP CEP: 01230030

Telefone: 1136667047 E-mail: ory@oryeduca.com.br

Site:

Banco: 001 Agência: 24457 Conta Corrente: 246549

Nome do Responsável Legal: Abraham Michanie

RG nº: 35547028 Órgão Expedidor: SSPSP CPF: 41603665897

Cargo: presidente Função: Matrícula:

Endereço Completo: CEP:

Tel./Fax: E-mail:

OUTROS PARTÍCIPES – INTERVENIENTE APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Histórico da Organização (com apresentação de dados e informações relevantes sobre a área de atuação):

O Ory teve sua história iniciada partir de seu fundador e pai, músico e professor Ariel Moisés Michanie, diretor da Associação. Desde 1998, já instituía a ideia de uma Entidade voltada ao ensino de música e artes para o público infantil. A Organização recebia o nome de Darkeinu e foi administrada pelo Professor até o final de 2011. Em 2012, é fundada a Associação Cultural Ory e, desde então, é gerida pelo mesmo. Com vasta experiência, também trabalha atualmente na Escola Beit Yaacov e no Colégio Iavne, onde leciona música e canto para crianças e jovens. Sua carreira começou em 1987, no Colégio Iavne, onde já lecionava canto para crianças e consolidou um grupo de coral, que contava com apresentações frequentes. Continuou como professor de canto, história e literatura no Colégio Maguem Avraham, onde lecionou de 1995 a 2006. Desde sua criação, a Associação realiza atividades culturais e oficinas, tais como cursos de canto e coral, oficinas de artesanato, música, dança e literatura; palestras, festas e outras atividades que visam promover o desenvolvimento, o progresso e a realização pessoal das crianças e jovens ali presentes. Desde o início de suas atividades, a Associação, que localiza-se em Santa Cecília, Rua Azevedo Marques, nº33, conta com arquitetura e design de interior realizados pelos melhores profissionais do ramo, tendo em vista um ambiente lúdico, descontraído e agradável, de forma que a criança não sinta que saiu de uma escola para entrar em outra, mesmo porque a Entidade se propõe a realizar atividades no contra turno escolar, ou seja, não é um espaço de lazer e diversão. Desta forma, é construído um ambiente lúdico que visa proporcionar, antes de tudo, momentos de lazer e cultura para os participantes.Em 2013, foi fundada na Associação uma brinquedoteca, que funciona até às 17h, com tratamento dedicado e amoroso aos menores, promovendo sempre a integração e o

desenvolvimento. A partir de 2015, foi também desenvolvido um programa especial para adolescentes, chamado Ory-Nôar, abrangendo ainda mais o público-alvo do Ory. A equipe é composta por profissionais qualificados e, mais do que isto, pessoas competentes e de coração caloroso. Visamos investir em cada criança o máximo e o melhor. De 2012 a 2016, a Associação produziu uma revista de conteúdo cultural chamada Oryzontes. Com tiragem crescendo gradativamente, a publicação foi finalizada em 2016 com 1.200 exemplares.

A Entidade desenvolve diversos projetos: Oficinas de Música e Coral; Oficinas de Teatro; Oficinas de Contação de História; Oficinas de Dança; Oficinas de Artesanato com material reciclável e Oficinas de Cidadania, além de manter uma brinquedoteca para as crianças menores, que ainda não participam das oficinas.

(2)

DESCRIÇÃO DO PROJETO Título do Projeto:

OFICINA CORAL E MúSICA

Eixo Temático:

Eixo temático VII - Cultura Identificação do objeto:

Trata-se da realização de oficina artística, cultural, e de cidadania gratuitas que visa proporcionar às crianças e jovens, sua aproximação e convivência, por meio de atividades desenvolvidas com música que são realizadas nas regiões norte e central da cidade de São Paulo, SP. O Projeto é realizado em cada ano, diariamente, nos períodos da manhã e tarde, sendo a oficina realizada de segunda a sexta-feira, no contra turno escolar: Manhã: 08:30h às 11:30h Tarde: 13:30h às 16:30h. Serão em média 100 crianças por semana/400 crianças/mês, o que totaliza até 4.800 beneficiários diretos.

Justificativa da proposição:

Com a realização do projeto, buscamos proporcionar uma nova visão da realidade para estas crianças e por meio deste novo projeto visamos dar continuidade às atividades, com a realização do roteiro de atividades elaboradas pelos educadores, com temática voltada a oficina que será desenvolvida: Oficinas de Música e Coral - Oficinas de Música são essenciais para o desenvolvimento integral da criança. Trata-se da linguagem universal e, além disto, é uma maneira de os participantes conhecerem o mundo através das diferentes culturas e suas expressões musicais. As Oficinas proporcionam momentos de contemplação e apreciação, bem como momentos práticos que propiciam socialização e o desenvolvimento da criatividade, memória e técnica dos integrantes. De forma geral, o projeto se justifica pela necessidade existente de se promover o fortalecimento de vínculos comunitário e familiar de crianças e adolescentes; realizar orientação às crianças e adolescentes e seus familiares; propiciar atividade que desenvolva a cidadania, através do contra turno social; executar ações que colaborem na percepção das relações sociais; proporcionar momentos de cultura e de lazer a crianças e adolescentes.

Caracterização socioeconômica da região e do serviço a ser qualificado:

As atividades serão realizadas no município de São Paulo, região central. Dada a temática do Projeto, faz-se necessária caracterização da região a partir de índices de ensino do município: Às Matriculas em Educação Básicas, segundo Nível de Ensino e Dependência

Administrativas, em especial do Município de São Paulo (2018). Teve um grande número de dependência administrativas, em especial de Ensino Fundamental (1º-5º ano), que conta o total de 773.591, considerando os âmbitos estadual, municipal e privado. Os números também são relevantes no total de creches (365.787), pré-escola (295.506), Fundamental II (607.900) e Ensino Médio (419.584). Foi percebido também uma grande concentração de instituição de ensino nas regiões de Santa Cecília (índice de 230,70), Sé (651,03) e Consolação (220,92). Sabe-se, portanto, que a região contemplada pelo Projeto possui grande agrupamento de alunos, tanto de escolas públicas quanto particulares. Que poderão participar da oficina no horário que não estejam nas escolas.

Resultados Esperados:

Os resultados esperados pelo desenvolvimento do projeto convergem com as intencionalidades da Agenda 2030, propostas pela ONU para o Desenvolvimento Sustentável. Algumas das metas com as quais visamos colaborar por meio de nossas Oficinas são, por exemplos, a Educação de Qualidade e a Redução das Desigualdades. Pretende-se fornecer subsídio aos participantes para que seja promovida a integração cultural e artística dos mesmos, bem como incentivar conhecimento no âmbito de cidadania, convivência em sociedade, direitos e deveres, responsabilidade social, entre outros.

Abrangência Geográfica:

Municipal (Santa Cecília (São Paulo))

OBJETIVOS DO PROJETO Objetivo Geral:

Desenvolver oficina cultural de cidadania gratuitas que visam proporcionar a aproximação e desenvolvimento de crianças e jovens. A oficina será realizada durante 12 meses na região central da Subprefeitura da Sé e da Subprefeitura de Pirituba-Jaraguá de São Paulo, SP.

Objetivo(s) Específico(s):

Desenvolver oficina cultural de cidadania gratuitas que visam proporcionar a aproximação e desenvolvimento de crianças e jovens. A oficina será realizada durante 12 meses na região central da Subprefeitura da Sé e da Subprefeitura de Pirituba-Jaraguá de São Paulo, SP.

PÚBLICO ALVO Beneficiários Diretos:

Beneficiários Diretos e Indiretos - Detalhado:

Serão em média 100 crianças por semana/400 crianças/mês, o que totaliza até 4.800 beneficiários diretos. São beneficiadas indiretamente as famílias das crianças e adolescentes atendidos, considerando que os princípios e valores absorvidos na oficina tende a ser reproduzidos no cotidiano dos participantes, tornando-os assim multiplicadores dos hábitos e ensinamentos positivos adquiridos. Da mesma maneira, o horário das atividades, de contraturno escolar, possibilita a flexibilidade na rotina dos parentes das crianças. Muitos pais e mães que trabalham período integral, contam com local de apoio para deixar seus filhos em lugar seguro, afastados da rua. Também é válido mencionar que o tema abordado beneficia a sociedade como um todo, considerando que as crianças participantes ajudarão a construir um futuro melhor

Valor da Proposta:

340000

(3)

METODOLOGIA

Será realizado planejamento estrutural e pedagógico para iniciação da execução anual. Projeto Pedagógico Período previsto de realização: duração de doze meses do ano, sendo 5 (cinco) dias por semana, com início sempre a cada segunda-feira, nos períodos da manhã e tarde, sendo as oficinas realizadas diariamente. Período matutino: 08:30h às 11:30h. Período vespertino: 13:30h às 16:30h. Serão atendidos 20 crianças e adolescentes em cada um dos períodos (40 participantes por dia): Temas abordados nas oficinas seguem abaixo para cada mês os seguintes conteúdos: Oficinas de Canto e Coral: - Exercícios práticos e teóricos que ampliem o conhecimento e repertório musical da criança; - Atividades individuais e coletivas que proporcionem a expressão e criatividade; - Momentos de apreciação, contemplação e interpretação musical; - Estudo sobre a história da música e as diferentes formas de expressão cultural. O projeto e desenvolvido e oferecido pela Associação de forma gratuita.

(4)

ETAPAS DO PROJETO Pré-produção

Duração: 1º Mês ao 1º Mês

Meta: Planejamento das ações (01 ate o dia 30 do mês , com inicio após o repasse da verba)

Especificação: Reuniões de Planejamento entre coordenador geral e coordenador pedagógico/Divulgação e matrículas

Resultado Esperado Indicadores Qualitativos Indicadores Quantitativos Meios de Verificação Esta com o curso pronto para

receber os alunos

Material elaborado Pessoas inscritas Relatórios elaborados

Produção

Duração: 2º Mês ao 12º Mês

Meta: Realização da oficina (do dia 1º do segundo mês ao 30º do decimo segundo mês)

Especificação: Serão 11 encontros por semana, 2 por dia, agendamento de turmas na parte da manhã e tarde

Resultado Esperado Indicadores Qualitativos Indicadores Quantitativos Meios de Verificação Desenvolvimento dos objetivos do

projeto por parte dos participantes

As regularidades e o

desenvolvimentos de cada aula

Presença dos participantes Relatórios gerados pelos professores

Produção

Duração: 1º Mês ao 3º Mês

Meta: Entregar todo o material para o professor e aluno da oficina

Especificação: Elaboração e impressão de material de apoio pedagógico para professores e alunos

Resultado Esperado Indicadores Qualitativos Indicadores Quantitativos Meios de Verificação

Esta com todo o material entregue O conteúdo do material A quantidade entregue Contagem do total feito e do total entregue

Produção

Duração: 2º Mês ao 12º Mês

Meta: Avaliar o andamento das oficinas e o rendimento dos alunos Especificação: Avaliação da equipe, reuniões trimestrais (4 em 1 ano)

Resultado Esperado Indicadores Qualitativos Indicadores Quantitativos Meios de Verificação Elaboração de relatórios

periódicos

A qualidade dos relatórios efetuados

Quantidade de relatórios Leitura e arquivamento dos relatórios.

Apresentação

Duração: 12º Mês ao 12º Mês

Meta: Fazer uma apresentação com todos os participantes do projeto (A apresentação ocorrerá no final do 12º mês em um dia especifico ainda não determinado)

Especificação: Alugar um espaço especifico e realizar uma apresentação para os pais e a comunidade dos alunos do projeto Resultado Esperado Indicadores Qualitativos Indicadores Quantitativos Meios de Verificação Apresentação bem executada reação dos grupos participantes numero de pessoas que vieram

assistir apresentação

numero de ingressos (distribuídos gratuitamente) recebido na entrada

Finalização

Duração: 12º Mês ao 12º Mês

Meta: Relatório Final (01 até o dia 30 do 12ºmês)

Especificação: Elaboração do Relatório Final, a Coordenadora Pedagógica concluirá o relatório da oficina, para avaliar o impacto dos ensinamentos do projeto ambiental da vida das crianças e respectivas famílias.

Resultado Esperado Indicadores Qualitativos Indicadores Quantitativos Meios de Verificação Alcançar todos os objetivos

propostos pelo projeto

Relatórios bem efetuados Quantidades de relatórios e o numero total de criança que participaram das oficinas

Contagem final do projeto

(5)

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO Etapa Mês de execução 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Pré-produção Produção Produção Produção Apresentação Finalização RECURSOS HUMANOS

Formação Profissional Função no projeto Nº de horas/mês Vínculo

Pedagogia Coordenação Geral 160 Prestador de Serviços

Música Professor 110 Prestador de Serviços

Música Professor 110 Prestador de Serviços

Adiministração Coordenador Administrativo 160 Prestador de Serviços

Pedagogia Coordenação Pedagógica 160 Prestador de Serviços

Música Professores assistentes 160 Prestador de Serviços

Música Professores assistentes 160 Prestador de Serviços

Ensino médio completo Limpeza 160 Prestador de Serviços

Ensino médio completo Limpeza 160 Prestador de Serviços

DECLARAÇÃO

Na qualidade de representante legal do proponente, declaro, para fins de prova junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONDECA, para os efeitos e sob as penas do art. 299 do Código Penal, que inexiste na mora ou débito junto a qualquer órgão ou instituição da Administração Pública Federal e Estadual, direta ou indireta que impeça a

transferência de recursos oriundos de dotações consignadas no orçamento do Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, na forma deste plano de trabalho.

Referências

Documentos relacionados

Entrada do Abismo Šemonovo (Šemonovo brezno) ... Principais províncias espeleológicas do Brasil ... Mapa simplificado das principais províncias espeleológicas de Minas Gerais ...

Os professores contemplados com bolsas promoverão, orientados pelos projetos de       formação de cada regional, ações de formação e treinamento

As estratégias de atuação presentes na Política de Gestão Ambien- tal e que serão implementadas gradativamente na Unidade são: elaborar programas de educação

3- Brin quedoteca: sala reservada e decorada para a rece pção dos alunos, onde terá jo go s, co ntação de histó rias e brin cadeiras de a cordo com a faixa etária do

Desde 2012, um grupo de docentes, investigadores e alunos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) têm vindo a desenvolver

Estamos em um nível pré-expressivo 1 , onde o ator trabalha, em seu treinamento cotidiano, sua energia, sua presença, “o bios de suas ações e não seu significado” como nos

Após a receção das propostas apresentadas pelos concorrentes acima indicados, o Júri decidiu não admitir a concurso as Propostas do concorrente “Oficina da Inovação, S.A” por

 Inicia-se com a unidade 1 para todas as contas do Ativo; com a unidade 2 para todas as contas do Passivo; com a unidade 3 para todo as contas do Patrimônio Líquido; 4 para todas