• Nenhum resultado encontrado

O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO PPAC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO PPAC"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA – PPAC

(6ª EDIÇÃO: 2017-2020) - FUNDAÇÃO ABRINQ

O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA

CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO PPAC

(2)

Esse Guia tem por objetivo apresentar a você o

Programa Prefeito Amigo da Criança

-PPAC

da Fundação Abrinq.

Prezado (a) Presidente e demais conselheiros do Conselho

Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente

O

Programa

tem por objetivo oferecer

suporte técnico

aos prefeitos e suas equipes, para

que

qualifiquem as políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes

de seu

município. Esse suporte é

gratuito

, cobre todo o mandato municipal e se traduz por meio

do oferecimento de

seminários e formações, divulgação de notas técnicas, envio de

cadernos temáticos e suporte virtual por meio da Rede Prefeito Amigo da Criança

e do

apoio de

um técnico de referência.

A adesão ao programa é facultativa.

O (A) prefeito (a) de sua cidade assinou o Termo de

Adesão do Programa

, comprometendo-se a priorizar as políticas voltadas à crianças e

adolescentes nos quatro anos de sua gestão. Por isso,

convidamos os Conselhos

Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente a fazerem parte desse processo!

(3)

O QUE O PROGRAMA PREFEITO AMIGO DA

CRIANÇA FAZ?

Oferece suporte técnico ao prefeito, suas equipes e aos Conselhos Tutelares e de Direitos, para que as políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes possam ser qualificadas no município!

Além disso, oferecemos suporte aos Conselhos Tutelares e aos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente, no sentido de auxiliá-los a qualificarem sua atuação por meio do suporte à criação ou melhoria de fluxos de atendimento, à elaboração de um diagnóstico da infância e adolescência juntamente ao poder público, da regularização do Fundo da Infância e Adolescência visando a captação de recursos e sua aplicação em projetos locais, da qualificação do atendimento direto por meio da divulgação de conteúdos sobre as responsabilidades e atuação desses órgãos, etc.

(4)

O PROGRAMA PREFEITO AMIGO DA

CRIANÇA

FAZ

ALGUM

REPASSE

FINANCEIRO AO MUNICÍPIO?

O PPAC não realiza a transferência direta

de recursos financeiros aos municípios.

Nossa proposta é oferecer o suporte

técnico que seria custoso por meio de uma

consultoria privada, de forma gratuita. No

entanto, sempre buscamos divulgar Editais

públicos e privados aos municípios, para

que busquem acessar recursos financeiros.

Além disso, oferecemos o suporte técnico

para a qualificação dos Fundos Municipais

da Infância, incentivando a captação.

(5)

QUAL É A RESPONSABILIDADE DO CONSELHO

MUNICIPAL DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO

ADOLESCENTE NO PROGRAMA?

PARTICIPAR E VALIDAR.

Convidamos os Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente a participarem ativamente da agenda do Programa no município, conhecendo as metodologias do Programa Prefeito Amigo da Criança, participando ativamente da elaboração do diagnóstico e do Plano Municipal da Infância e Adolescência do município e da Apuração do Orçamento Criança e Adolescente OCA.

Além disso, o Conselho possui um fundamental papel: o de VALIDAR as informações prestadas pelo prefeito e pelo Articulador. Para isso, você terá um LOGIN de acesso à plataforma do Programa, para que possa visualizar os dados disponíveis e validar as informações. Caso alguma delas esteja equivocada, você poderá invalidá-la, fazendo com que a equipe do Programa fique ciente. O município terá um prazo para alinhar as informações, até que sejam validadas.

(6)

QUAL É A METODOLOGIA DO PROGRAMA PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA?

A metodologia do Programa divide-se em dois grandes eixos: Gestão Pública e Políticas Sociais. O eixo Gestão Pública divide-se em 3 áreas, contemplando o Plano Municipal da Infância e a Adolescência (PMIA), o Orçamento Criança e Adolescente (OCA) e a área de Fortalecimento de Conselhos Tutelares e de Direitos.

Já o eixo Políticas Sociais organiza dados oficias e declarados pelo município, nas áreas de Proteção, Saúde e Educação. Esses dados tratam de questões como existência de formação inicial e continuada aos professores, existência de comitês municipais, conselhos e planos, organização da política de atendimento, etc. Todas essas respostas serão informadas pelo articulador e validadas pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, que também pode contribuir com a coleta dessas informações.

(7)

VALIDAÇÃO DAS INFORMAÇÕES PELO CONSELHO

COMO EU VALIDO AS INFORMAÇÕES PRESTADAS PELO PREFEITO E PELO

ARTICULADOR?

O primeiro passo é realizar sua indicação. Isso pode ser feito pelo prefeito ou pelo articulador, que deverão acessar a plataforma www.prefeito.org.br e preencher os campos de Indicação do Presidente do CMDCA com Nome, E-mail e Telefone do Presidente do Conselho. Você receberá um e-mail, para que crie uma senha de acesso (o LOGIN será seu e-mail). A partir daí, você poderá acessar a plataforma e visualizar os dados que forem preenchidos em determinados questionários, assim que forem enviados pelo articulador. Quando ele concluir o envio, você deverá conferir as informações junto ao Conselho, e validá-las.

ATÉ QUANDO PRECISO VALIDAR AS INFORMAÇÕES?

Cada Mapa (questionário) tem seus prazos específicos, que sempre são amplamente divulgados pela equipe do Programa. Você deve validá-lo até o prazo final para o envio das informações. No entanto, sugerimos que não deixe para fazer isso na última hora, pois se houver qualquer informação que não seja validada, o município não terá um prazo adicional para ajustar as informações.

(8)

VALIDAÇÃO DAS INFORMAÇÕES PELO CONSELHO

O E-MAIL PARA CADASTRAR MINHA SENHA NÃO CHEGOU/ ESQUECI MINHA SENHA

DE ACESSO. COMO RECUPERÁ-LA?

Caso você precise redefinir sua senha, é muito simples. Basta acessar www.prefeito.org.br, clicar em LOGIN > ACESSAR ÁREA DA EQUIPE e em ESQUECEU SUA SENHA?

No campo e-mail, digite o seu e-mail cadastrado na plataforma. Caso não saiba essa informação, entre em contato com a equipe PPAC. Após digitar seu e-mail, clique em RECUPERAR SENHA.

Você receberá em seu e-mail um link para criar uma nova senha. Esse link tem a duração de 24 horas (se esse tempo for ultrapassado, é necessário solicitar um novo link, repetindo o procedimento).

O QUE PRECISO PREENCHER EM MEU CADASTRO?

Após seu primeiro login, solicitamos que nos informe alguns dados básicos, como sua formação, endereço de trabalho e perfil profissional. Além disso, pedimos que você nos envie as leis de criação ou Decreto de Regulamentação do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal de Direitos da Infância e Adolescência e do Fundo Municipal da Infância. O envio de todas essas informações é essencial!

(9)

QUAL É A AGENDA DO PROGRAMA?

A agenda do Programa Prefeito Amigo da Criança consiste no envio de dados e informações, além do envio do Plano Municipal da Infância e Adolescência! Cada questionário (que chamamos de Mapa) ficará aproximadamente 3 meses aberto para preenchimento, e são amplamente divulgados e explicados na Rede Prefeito Amigo da Criança (http://prefeitoamigodacrianca.ning.com/). Se tiver qualquer dúvida, ficamos à disposição!

Em 2017, precisamos fazer uma LINHA DE BASE, para saber que tipo de suporte o município precisará ao longo dos próximos anos. Por isso, temos o seguinte cronograma inicial:

AGOSTO A DEZEMBRO: preenchimento do Mapa Orçamento Criança e Adolescente – OCA, que abriu em 28 de Agosto e ficará aberto até 31 de Dezembro. Sugerimos que a apuração do OCA seja feito por um Comitê de Apuração, cuja participação de pelo menos um membro do Conselho de Direitos é muito recomendável. Sabemos que a leitura de uma peça orçamentária nem sempre é tarefa simples, e reforçamos que estamos à disposição nesse processo. O material de suporte técnico também já foi disponibilizado – caso não tenha recebido, entre em contato com seu técnico de referência!

OUTUBRO A DEZEMBRO: o Mapa Políticas Sociais será aberto em outubro, e trata de informações sobre as políticas de Educação, Saúde e Educação que não estão disponíveis em fontes oficiais. Os articuladores já estão com o questionário, para buscarem os dados necessários, que serão validados pelo Conselho.

(10)

QUAL É A AGENDA DO PROGRAMA?

Em 2018, abriremos o Mapa Fortalecimento de Conselhos. Essa será a sua oportunidade de contar para a Fundação Abrinq sobre as ações, estrutura e desafios dos Conselhos Tutelares e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, bem como sobre a situação do Fundo Municipal da Infância e Adolescência.

Além disso, haverá o Mapa Plano Municipal da Infância e Adolescência, que será aberto entre Junho e Setembro de 2018. No entanto, o processo de elaboração deve se iniciar ainda em 2017! Você receberá materiais de suporte para participar ativamente desse processo!

Para saber sobre datas, prazos, editais, vídeos de suporte técnico e demais materiais, faça seu cadastro na Rede Prefeito Amigo da Criança - http://prefeitoamigodacrianca.ning.com/# . Nesse espaço, divulgamos notícias importantes para os membros da Rede (os demais membros do Conselho podem fazer seus cadastros individuais).

Já na plataforma www.prefeito.org.br, é permitido apenas um LOGIN para o Conselho. Nesse espaço você visualizará tudo que for feito em seu município no Programa, validando as informações!

(11)

FIQUE ATENTO

www.prefeito.org.br

Preenchimento de Mapas, Acesso às informações do município, visualização de dados.

http://prefeitoamigodacrianca.ning.com/

Acesso às informações sobre o Programa (prazos, novidades, vídeos tutoriais, etc), área de download dos materiais de suporte técnico, editais e notícias importantes na área da infância e adolescência.

(12)
(13)

COM QUEM POSSO FALAR SE TIVER DÚVIDAS?

Cada município possui um técnico de referência. Acesse-o diretamente:

Técnico

Estados

E-mail

Fone

Carlos Delcídio AC, RN,PE,PR,MS,RO carlos.delcidio@fadc.org.br 11 3848-4878

Jeniffer Caroline Luiz

GO, RS, AP, BA, AM jeniffer.luiz@fadc.org.br 11 3848-8793

Luane Natalle SC, MT, TO, MA, PI, SE luane.natalle@fadc.org.br 11 3848- 4981

Julianne Nestlehner SP, PB, RJ, ES, RR julianne.nestlehner@fadc.org.br 11 3848-4875

(14)

SEJA BEM VINDO AO PROGRAMA PREFEITO

AMIGO DA CRIANÇA!

Contamos com o apoio do Conselho

Municipal de Direitos da Criança e do

Adolescente para que, juntos,

possamos qualificar as políticas

públicas voltadas às crianças e

adolescentes de seu município!

Referências

Documentos relacionados

Foram selecionados ao acaso 10 cordeiros machos não castrados (6 da raça Santa Inês e 4 F1 Santa Inês X Dorper) para a mensuração das seguintes medidas

Faculdade de Economia da UFBA.. O trabalho identifica as estratégias adotadas pelo governo, através do PRODETUR, na tentativa de promover o desenvolvimento integrado

Observamos que a redução da expressão das proteínas não afetou a invasão do parasita no tempo de 2 horas, mas que a baixa expressão da proteína WASP se mostrou capaz de permitir

(...) logo depois ainda na graduação, entrei no clube, trabalhávamos com este caráter interdisciplinar, foi aí que eu coloquei em prática o que muito ouvia em sala (Rita - EV). Esse

Entrelaçado a isso, poderia contribuir a sugestão de preparação de atividades para alunos dos CLLE de nível 1, no lugar de ser aluna na turma deles (relato de 7 de março);

A presente pesquisa evidenciou que 40,53% dos Municípios pesquisados não apoiarão o carnaval por falta de recurso. A redução dos repasses de recursos e arrecadações somados a

Tem concepção bíblica, ao explanar a função do homem em ofertar o exemplo digno e de hombridade a seus descendentes e de honra a sua família, sobre as responsabilidades

Nome apropriado para embarque (ADN) : N-PROPANOL (PROPYL ALCOHOL, NORMAL) Nome apropriado para embarque (RID) : n-PROPANOL (PROPYL ALCOHOL, NORMAL) Descrição do documento de