• Nenhum resultado encontrado

A R T I M A N H A (COSMOETICOLOGIA)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A R T I M A N H A (COSMOETICOLOGIA)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A

R T I M A N H A

( C

O S M O E T I C O L O G I A

)

I. Conformática

Definologia. A artimanha é o procedimento para levar alguém ao engano, artifício astu-cioso gerado pela autocorrupção crua, estabelecendo prejuízos evolutivos por toda parte, notada-mente para a própria consciência responsável.

Tematologia. Tema central nosográfico.

Etimologia. O vocábulo arte deriva do idioma Latim, ars, artis, “maneira de ser ou agir; habilidade natural ou adquirida; conhecimento técnico; talento; perícia”. Surgiu no Século XIII. O termo manha vem também do idioma Latim, mania, “habilidade manual”, de manus, “mão”. Apareceu no mesmo Século XIII. A palavra artimanha surgiu em 1536, provavelmente sob influência do idioma Espanhol, artimaña.

Sinonimologia: 1. Ardil. 2. Dolo. 3. Embuste. 4. Estratagema. 5. Falcatrua; fraude. 6. Manha.

Neologia. Os 2 vocábulos miniartimanha e maxiartimanha são neologismos técnicos da Cosmoeticologia.

Antonimologia: 1. Antimistificação. 2. Desmistificação. 3. Corretismo. 4. Honestida-de. 5. Lisura. 6. Integridade cosmoética.

Estrangeirismologia: a Schadenfreude; o arrière-pensée; o principium incredulitatis. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Cosmoeticologia.

II. Fatuística

Pensenologia: o holopensene pessoal da Cosmoeticologia; os patopensenes; a patopen-senidade.

Fatologia: a artimanha; a manha; o artifício astucioso; o ardil; o ludíbrio; a impostura; a traficância; a empulhação; a malandragem; o surto (patológico); a agiotagem; a filáucia; a solér-cia; a perfídia; a falcatrua; o embuste; a impostura; a mistificação; a tapeação; o trambique, a tra-moia; a trapaça; a patifaria; a patranha; a ilicitude; a retrogradação; a autointoxicação; a marginá-lia; a deslisura; o megatrafar; a autocorrupção; a corrosão do caráter; a insensatez; a insensibilida-de; a irreflexão; o antidiscernimento; o subdiscernimento; a hipomaturidainsensibilida-de; a intencionalidade enferma; a alegria pervertida; o jogo das aparências enganosas; os lobismos; a acuidade suspensa; a mentira impositiva; o deslize anticosmoético; a antiproéxis; o porão consciencial; os autassé-dios; a derrapagem existencial; o gol contra evolutivo; a postergação antievolutiva; o desacerto grupocármico.

Parafatologia: o antiparapsiquismo; o pseudoparapsiquismo. III. Detalhismo

Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia.

Enumerologia: a aptidão artística; o vôo livre; a obra de arte; a inscrição rupestre; a pop art; l’art pour l’art; a edição de arte.

Fobiologia: a cosmoeticofobia; a gnosiofobia. Holotecologia: a psicopatoteca.

Interdisciplinologia: a Cosmoeticologia; a Parapatologia; a Enganologia; o Ignorantis-mo; a Assediologia; a Interprisiologia; a Subcerebrologia; a Voliciopatia.

(2)

IV. Perfilologia

Elencologia: a isca humana inconsciente; a conscin bifronte; a conscin autassediada; a conscin maliciosa manipulando a mente manuseável.

Masculinologia: o pré-serenão vulgar; o impostor; o intrujão; o trapalhão; o embusteiro; o autocorrupto; o trambiqueiro; o trapaceiro; o encolhedor da lucidez; o mestre malevolente; o su-gador da individualidade.

Femininologia: a pré-serenona vulgar; a impostora; a intrujona; a trapalhona; a embus-teira; a autocorrupta; a trambiqueira; a trapaceira; a encolhedora da lucidez; a mestra malevolente; a sugadora da individualidade.

Hominologia: o Homo sapiens bifrons; o Homo sapiens malevolens. V. Argumentologia

Exemplologia: miniartimanha = o ato de empregar cópia pirata, mais barata, de algum produto da marginália; maxiartimanha = o ato de fugir ao pagamento de tributos fazendo lavagem de dinheiro em paraíso fiscal.

Taxologia. De acordo com a Conformática, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 52 vocábulos do idioma Português, com o sufixo ice, compondo o Minirrimário da Artimanha, ela-borado para as moças e os rapazes, jovens inversores, pesquisadores da ASSINVÉXIS, objeti-vando as reflexões de alerta sobre a panorâmica dos desvios gerados pelos estratagemas dos seres humanos, notadamente os lavadores dos cérebros em formação, ainda desconhecendo o princípio da descrença: 01. Arteirice. 02. Asnice. 03. Bandalhice. 04. Bestice. 05. Birutice. 06. Bobice. 07. Burrice. 08. Caiporice. 09. Canalhice. 10. Charlatanice. 11. Chatice. 12. Covardice. 13. Cretinice. 14. Demagogice. 15. Doidice. 16. Embusteirice. 17. Estultice. 18. Futriquice. 19. Idiotice. 20. Intrujice. 21. Invencionice. 22. Lorpice. 23. Louquice. 24. Lulice. 25. Maluquice.

(3)

26. Mandriice. 27. Maquiavelice. 28. Matreirice. 29. Palermice. 30. Parlapatice. 31. Parvoíce. 32. Paspalhice. 33. Patetice. 34. Pelintrice. 35. Peraltice. 36. Pulhice. 37. Rabugice. 38. Rabulice. 39. Ranzinzice. 40. Ratice. 41. Sandice. 42. Sousice. 43. Tolice. 44. Tontice. 45. Trampolinice. 46. Tranquibernice. 47. Trapalhice. 48. Traquinice. 49. Turrice. 50. Velhaquice. 51. Vigarice. 52. Xucrice.

Tenepessologia. Mediante a Assistenciologia, a prática da tarefa energética pessoal (te-nepes), diária, para o resto da vida intrafísica da conscin, empregada sobre as bases da projeção consciencial lúcida, substitui plenamente a necessidade de a pessoa, homem ou mulher adulta, precisar de alguma religião, crença ou fé de qualquer natureza ou origem. A tenepes chancela na vida prática os fatos e parafatos já evidenciados pela razão, o autodiscernimento e a lógica do te-nepessista lúcido, dispensando todas as artimanhas do pensamento, da imaginação e das emoções. Ilogicidade. Segundo a Holomaturologia, a intrusão da comoção e do sentimentalismo, próprios do psicossoma, o paracorpo da emoção e dos desejos, em tese, é sempre a característica do argumento ilógico, errado, apriorístico, não procedendo através das manifestações da cons-ciência pelo paracorpo do autodiscernimento, o mentalsoma. É artimanha comum da imaturidade consciencial.

PL. Pelos conceitos da Projeciologia, a experiência da projeção consciente, ou da proje-tabilidade lúcida, vem substituir vantajosamente a crença em geral, a fé cega e até a chamada fé raciocinada, pelo conhecimento pessoal, direto e incontrovertível para a própria consciência, de-finitivo, enfim, onde se eliminam todo intermediário ou os elementos intrusivos ao raciocínio isento, à holomaturidade e ao autodiscernimento maior. As artimanhas, assim, são minimizadas ou extintas.

Emocionalidade. Sob a ótica da Psicossomatologia, os teólogos modernos permitem-se empregar palavras carregadas de emoções de modo a produzirem nos ouvintes e leitores o estado de consciência no qual a persuasão lógica do argumento não é perscrutada a fundo. Esta é sutileza técnica ou artimanha da demagogia religiosa.

Catequeses. Tal artimanha filosófica ou técnica vem sendo empregada profundamente nas catequeses, inculcações e condicionamentos budistas, cristãos, hinduístas, judaicos, muçulma-nos e de outras linhas de conhecimentos religiosos, teológicos, místicos, dogmáticos e sectários.

(4)

Artimanhas. Eis, por exemplo, na ordem alfabética, 26 artimanhas internacionais em-pregadas sistematicamente pelas seitas semissecretas controladoras das vidas dos membros, no caso, dentre as piores, o Opus Dei, prelazia fascista (Opus Diaboli) da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), criada por psicopata espanhol, beatificado e canonizado:

01. Algofilia: a bendição piegas da dor.

02. Alienismo: a destruição da personalidade das pessoas, tornadas infantis, através do caráter alienante.

03. Antissexologia: a separação radical entre homens e mulheres.

04. Aparência: a instituição, em si, extremamente perniciosa com a aparência de só querer fazer o bem.

05. Apedeutismo: o controle das leituras das pessoas com a proibição de livros. 06. Brainwashing: a lavagem cerebral sutil pelo desencorajamento explícito sem a proi-bição formal.

07. Celibato: a impraticabilidade biológica do celibato imposto aos adultos virgens. 08. Desonestidade: os recrutamentos sub-reptícios desonestos.

09. Emocionalismos: a manutenção do clima de instabilidade emocional. 10. Estratégias: dos proselitismos mais medievalescos.

11. Famas: a fabricação de falsas famas.

12. Hipnose (Hipnologia, Hipniatria): as sugestões subliminares.

13. Loucura: a pregação da loucura pelas ideias sectárias, jurássicas, fascistas. 14. Manipulação: constante das mentes na fase da formação da personalidade.

15. Masoquismo: o emprego de objetos geradores de fidelidade amaurótica (anéis, cola-res, cilícios).

16. Meias-verdades: os falsos aconselhamentos profissionais com meias-verdades. 17. Mentalidade: a compulsoriedade dos pensamentos formatados.

18. Omissões: as omissões deficitárias de fatos.

19. Petulância: a arrogância petulante sob polidez exagerada.

20. Prisão: a manutenção da perda da liberdade de pensamento e escolha. 21. Pseudomagnanimidade: a maquilagem por intermédio da modéstia.

22. Pseudossantidade: o uso da santa maldade ou da santa picardia, através do sigilo. 23. Restrições: a imposição de restrições mentais em pleno Século XXI.

24. Rupturas: o rompimento nefasto do laço de confiança e comunicação entre pais e filhos.

25. Tirania: a tirania das estreitezas das ideias.

26. Voz: melíflua dos dirigentes, inclusive clérigos, embaindo os incautos. VI. Acabativa

Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabé-tica, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas cen-trais, evidenciando relação estreita com a artimanha, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:

01. Absurdo Cosmoético: Recexologia; Nosográfico. 02. Amoralidade: Parapatologia; Nosográfico. 03. Antidireito: Parapatologia; Nosográfico.

04. Argumentação ilógica: Comunicologia; Nosográfico. 05. Autocorrupção: Parapatologia; Nosográfico.

06. Desviacionismo: Proexologia; Nosográfico.

07. Fechadismo consciencial: Parapatologia; Nosográfico. 08. Retardamento mental coletivo: Parapatologia; Nosográfico. 09. Satisfação malévola: Parapatologia; Nosográfico.

(5)

A

S ARTIMANHAS

DE TODAS AS MODALIDADES E NA

-TUREZAS

VÊM EXERCENDO

,

ATRAVÉS DOS MILÊNIOS

DA

H

ISTÓRIA

G

ERAL

,

O PAPEL NEFASTO DE ATRAVAN

-CAR A EVOLUÇÃO DO BEM

-

ESTAR DA

H

UMANIDADE

.

Questionologia. Você ainda comete algum ato, mesmo light, incluído, a rigor, no vasto universo das artimanhas humanas? De qual tipo?

Bibliografia Específica:

1. Ferreira, Dario Fortes; Lauand, Jean; & Silva, Marcio Fernandes da; Opus Dei: Os Bastidores. História.

Análise. Testemunhos; revisoras Aurea G. T. Vasconcelos; & Raissa Castro Oliveira; 230 p.; 5 caps.; 3 biografias; 23

enus.; 26 websites; 12 refs.; 2 apênds.; 21 x 14 cm; br.; Venus Editora; Campinas, SP; Brasil; 2005; páginas 77 a 122. 2. Fondazzi, Herika; Por Dentro da Opus Dei: Cercada de Mistérios, Ordem Católica prega Forma de se

Chegar a Deus; Folha de Londrina; Jornal; Diário; Ano 60; N. 17.720; Seção: Religião; 1 enu.; 1 filmografia; 2 fotos;

2 refs.; Londrina, PR; 29.06.08; primeira página, chamada, e 26

3. Hunt, Lynn; The Artifice of Giving (Estrutura Social & Compra de Presentes); New Scientist; Revista; Se-manário; Vol. 160; N. 2.165; 2 ilus.; Londres; Inglaterra; 19-26.12.98 – 02.01.99; páginas 52 a 55.

4. Silberstein, Elisabeth Castejón Lattaro; Opus Dei: A Falsa Obra de Deus. Alerta às Famílias Católicas; 342 p.; 71 caps.; 79 abrevs.; 1 biografia; 7 cronologias; 1 entrevista; 186 enus.; 22 fichários; 1 organograma; 96 perguntas; 37 respostas; 18 websites de apoio; 18 websites de crítica; 85 websites não oficiais; 211 websites oficiais; glos. 192 ter-mos; 71 refs.; 23 x 16 cm; br.; 2a Ed.; Betty Silberstein; Edição da Autora; São Paulo, SP; 2005; páginas 17 a 51, 81

a 88, 163, 189, 197 e 198.

5. Somoggi, Laura; Manual do Vilão (Livro: Jogo do Poder & Formas Politicamente Incorretas de Sobrevi-ver); Dinheiro; Revista; N. 141; Seção: Seu Dinheiro; 1 enu.; 3 ilus.; São Paulo, SP; 10.05.2000; páginas 74 e 75.

6. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102

si-nopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do

Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; página 483.

7. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; 1.248 p.; 525 caps.; 150 abrevs.; 43 ilus.; 5 índices; 1 sinopse; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 4a Ed.

Referências

Documentos relacionados

Maiores chances de baixas percepções tanto no nível de QV geral quanto no domínio psicológico foram identificadas entre pessoas do sexo feminino quando comparadas às

O Curso de Especialização em Direito e Assistência Jurídica será certificado pelo IDDE (Instituto para o Desenvolvimento Democrático), pelo Ius Gentium Conimbrigae/Faculdade de

Em 1981 esse grupo de enfermeiros elaborou um documento com atribuições do enfermeiro, oficializado pela direção da Secretaria (Porto Alegre, 1981) que definia aos chefes de

Nos CAA, os resultados indicaram que não houve dados suficientes ou não houve influência significativa da granulometria nos valores de tenacidade à fratura apenas a

Estes são alguns de uma gama de exemplos que podem ser citados dentre outros mais como valorização da mão de obra interna. As práticas de gestão do conhecimento são aplicadas

Essas palavras são muito utilizadas em headlines de posts em blogs ou até mesmo chamadas nas quais são necessários poucos caracteres Onde usar estas palavras: ​ Headlines, posts

8) Pode adicionar até 3 números de telemóvel. São igualmente para uso exclusivo em números adicionais de pacotes fibra4 ou em número adicionais de tarifários Red. A permanência

Retificação: processo de remoção de material no qual partículas abrasivas imersas em um meio ligante (Rebolo) operam a altas velocidades superficiais • Rebolo geralmente tem formato