• Nenhum resultado encontrado

IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA BOLETIM INFORMATIVO ANO IX Nº DE MAIO DE Não andeis ansiosos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA BOLETIM INFORMATIVO ANO IX Nº DE MAIO DE Não andeis ansiosos"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

Não andeis ansiosos

“Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?” (Mt. 6.25-26)

A ansiedade é a antítese da convicção. A pessoa ansiosa é aquela que tem dúvidas sobre o que há de vir. Podemos dizer que um indivíduo ansioso é alguém que está com sua fé abalada, pois

“a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem” (Hb. 11.1).

Comoção aflitiva do espírito que receia que uma coisa suceda ou não, a chamada ansiedade faz parte da vida das mais diferentes pes- soas, nos mais diferentes contextos. O receio ou dúvida sobre o que vai acontecer na vida profissional, com o futuro dos filhos ou com seu próprio futuro toma as pessoas de ansiedade. E isso não é privilégio de ricos ou pobres, velhos ou novos, crentes ou descrentes. Nós, seres humanos, somos inseguros por natureza. Queremos que as coisas e até as pessoas estejam sob nosso domínio, para termos um sentimen- to, ainda que falso, de controle sobre a vida.

No Sermão da Montanha, em Mateus, Jesus afirma a seus discípu- los que eles não deveriam ficar ansiosos por nada que estivesse por vir, basicamente porque quem cuida de nós, em todos os detalhes, é Deus. Ainda que saibamos que servimos a Jeová Jiré (Deus Prove- dor), nossa natureza limitada e pecaminosa faz de nós seres ansiosos e consequentemente descrentes.

A falta de fé acomete a todos(as), inclusive importantes persona- gens bíblicos, como Davi, Pedro e Maria Madalena. Há situações enfrentadas por nós que nos le- vam a duvidar se terão uma solu- ção. Isso é natural, é humano. O que não podemos permitir é que a ansiedade nos consuma a pon- to de anular nossa fé.

João Wesley, fundador do meto- dismo, dizia que, quando não ti-

BOLETIM INFORMATIVO • ANO IX • Nº 363 • 15 DE MAIO DE 2011

(2)

nha fé, orava pedindo a Deus que a concedesse. Podemos até ficar an- siosos por alguns momentos e, às vezes, nossa fé pode ficar abalada.

Mas, quando isso ocorrer, temos de fazer aquilo que Jeremias nos pro- põe: “Trazer à memória o que me pode dar esperança” (Lm. 3.21). Lem- brar de tudo o que Deus já fez em nós e por meio de nós não solucio- na magicamente nossos problemas, mas acalma o coração, alimenta a esperança e nos dá as condições necessárias para rompermos em fé.

Que Deus nos ajude a controlarmos nossas ansieda- des e a termos fé em sua misericórdia, providência e amor.

Com carinho e estima pastoral, Rev. Tiago Valentin

Família? Que família?

Além do Dia das Mães, muitas igrejas celebram em maio o Mês da Família, que trata do ministé- rio mais importante que Deus nos deu. A palavra de Deus diz que, por mais que nosso trabalho em Sua obra seja intenso, a tarefa mais importante está no Ministé- rio da Família, pois ali fica a base do amor de Deus e é onde o ini- migo faz a festa, promovendo dis-

córdias, alimentando vícios, trazendo maldições...

“Eu e minha casa serviremos ao Senhor”, disse Josué ao povo de Is- rael (Js. 24.15). Creio que um dos maiores desejos de Deus é que essa profecia se cumpra em todos nós. Conhecemos exemplos de famílias que seguem à risca os mandamentos de Deus, mas o oposto parece ocorrer em proporção bem maior: famílias devastadas por tragédias, traumas, problemas financeiros ou simplesmente por uma rotina con- sumidora, que leva seus membros a conversar muito mais com o ir- mãozinho da igreja do que com os próprios parentes.

A Bíblia diz, sim, que “há amigo mais chegado que um irmão”

(Pv. 18.24) e que a igreja é uma família e deve comportar-se como um só corpo. No entanto, o que mais vemos hoje é a igreja utilizada como fuga, refúgio, um mundo perfeito onde somos tudo o que não somos em casa: mais pacientes, simpáticos, sinceros, emotivos, dedi- cados, carinhosos. Ovelhas e seus líderes com suas casas destruídas e uma aparência intacta, como numa bela foto ajeitada por photoshop.

Justificamo-nos o tempo todo, dizendo: “Mas você não conhece meus familiares, o que me fizeram. Você não vive minha vida, não sabe o

(3)

que eu passo”. Concordo que de fato não sabemos o que ocorre na vida de cada um, mas, se estamos na igreja, ouvindo constantemen- te a palavra de Deus, temos, sim, que mudar de atitude ou estare- mos sendo mais hipócritas do que quem não segue ou nem conhece a Deus. O que muitos estão fazendo é ouvir, mas ignorar e distorcer a palavra de Deus, limitar seu poder à nossas circunstâncias, negar to- das as suas promessas, tudo o que foi dito e consumado pelo sangue de Jesus na cruz.

Deus está nos dizendo: “Sou um Deus de aliança e de promessas, que não falha como o homem, e sou capaz de restaurar sua vida por com- pleto. É só você querer!”. Eu sou prova viva da mudança que Deus fez em mim e na minha família, e que ainda faz e fará. Garanto que, ao seguir a palavra de Deus, o que você tem a perder é tristeza, raiva, de- pressão, angústia, dor e traumas. É uma mudança que levará algum tempo, mas bem menos do que todos esses anos já vividos em sofri- mento e alegrias superficiais.

Para o mar se abrir, o povo de Israel teve que dar o primeiro passo. Eu já dei o meu, agora é com você e Deus!

Por Carla Stracke Pimentel

O segredo da vida humana, o segredo de que brotam todos os outros, é o desejo de mais vida, é o apetite do absoluto, a fome de Deus.

Miguel de Unamuno, filósofo e escritor es- panhol

Remne agradece o apoio de Itaberaba

O Pr. Cristiano Holanda de L. Seta, da Região Missionária do Nordes- te (Remne) envia mensagem à Igreja Metodista em Itaberaba a propó- sito da Oferta Nacional Missionária.

Para mim é uma grande alegria compartilhar os desafios e vitórias que temos conquistado na Região Missionária do Nordeste (Remne).

Ser Igreja nos leva a viver uma experiência única e bem própria do Reino. Quando somos Igreja, fazemos parte de uma grande família espalhada por toda a Terra e como metodistas cooperamos para que essa família cumpra sua missão, até que chegue o grande dia em que definitivamente estaremos face a face com nosso Deus!

A Remne tem sido um braço do metodismo nacional que cumpre sua missão na Região Nordeste do nosso país. Essa região é marcada por grandes contrastes. Nela encontramos lugares de enorme beleza na- tural, cidades de grande porte e de alta tecnologia, mas também gro- tões em que a fome e a escassez de recursos e oportunidades ainda é muito grande.

(4)

Ser “Comunidade Metodista a Serviço do Povo” neste lindo lugar é, de fato, um grande desafio! Precisamos tornar nossa igreja mais co- nhecida na região, pois somente assim nosso trabalho será mais reco- nhecido, permitindo que nossos templos se tornem maiores, mais fre- qüentados e mais produtivos.

Nosso maior desafio no Nordeste é nos tornamos uma igreja autôno- ma, sonho de cada um de nós. Mas estamos alegres e animados, pois, como pastores e pastoras, superintendentes distritais, a Bispa Marisa Ferreira e todo o povo, vemos a cada dia uma igreja mais comprome- tida, mais forte, mais vitoriosa. Logo seremos mais uma região eclesi- ástica de nossa Igreja Metodista.

Como é maravilhoso lembrar que o vigor missionário que hoje está em nosso sangue metodista e nordestino começou a ser forte porque um dia homens e mulheres de Deus de todas as regiões eclesiásticas decidiram evangelizar o Nordeste, dando origem à Remne. Sabemos que para uma obra tão ousada têm sido necessários muitos investi- mentos. Metodistas de todo o pais têm colaborado com orações, en- viado missionários, realizado parcerias, capacitações e doações em dinheiro. Pois tenho uma excelente notícia: todos esses esforços estão dando certo. A Igreja Metodista no Nordeste tem crescido, avançado, restaurado lares, mudado a realidade de miséria e dor de muita gente por meio do evangelho da paz. Tudo isso tem acontecido porque igre- jas como a Metodista em Itaberaba têm sido parceiras na missão de Deus no Nordeste – glória a Ele por isso!

Finalizo dizendo aos irmãos e irmãs que cada investimento que vo- cês têm feito é para nós benção e expressão do compromisso missio- nário que temos por sermos metodistas não apenas de uma Região, mas parte de uma grande família espalhada pelo Brasil e pelo mundo.

Desde já agradeço à Igreja Metodista em Itaberaba pelo amor e com- promisso quando se preparam para mais uma edição da Oferta Na- cional Missionária. Cada um de vocês tem sido extremamente im- portante para o estabelecimento do Reino de Deus no Nordeste.

Pr. Cristiano Holanda de L. Seta

Caso você ainda não tenha feito sua contribuição para essa atividade missionária tão relevante, este domingo é a última oportunidade. Cola- bore!

Se você não se mexer, ficar olhando o vento e abandonar a seme- adura por não saber quando ou qual semente prosperará, nunca verá resultado!

Pr. Gerson Ortega, da Igreja Cristã da Família

(5)

Aniversariantes

17/05 Herodias Dias da Silva e Tatiana Gonçalves Fonseca 19/05 Maria José Reyes Vassalo 20/05 Roseli de Lucci Brito

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diver- sos. Oremos:

• Pela saúde da Márcia, da Célia e do Antônio (ir- mão da Rosa);

• Pela plena recuperação física da Beth Wada e da D. Madalena;

• Pelo ministério pastoral e pela liderança de nossa igreja;

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;

• Pelo ministério do bispo Adriel Maia, da nossa Região;

• Pelo 19º. Concílio Geral da Igreja Metodista, que ocorrerá entre os dias 9 e 17 de julho de 2011.

Os irmãos e irmãs que desejarem incluir pedidos de oração no Boin devem procurar o Pr. Tiago.

Cesta do Amor

Não deixe de trazer o alimento para compor a Cesta do Amor. Sua contri- buição é fundamental. Caso alguém ainda não tenha se comprometido a participar dessa iniciativa, favor procu- rar nossa irmã Fernanda Zorzan, coor- denadora do Ministério de Ação Social.

Avisos

Estamos em Campanha

Celebração do Coração Aquecido

Estamos organizando uma caravana de nossa igreja para participarmos da Celebração do Coração Aque- cido, no próximo sábado (21/5). Providenciamos um ônibus para podermos ir todos(as) juntos(as) para o Ginásio do Ibirapuera, onde ocorrerá o evento. A saída será em frente à igreja e está marcada para as 12h30, com retorno previsto para as 19h00. O custo é de R$ 10,00 por participante.

Os interessados em ir de ônibus devem dar seus nomes para a Mariana, até hoje (15/5). Nossa igreja foi desafiada pela Região para ir à Celebração com, no míni- mo, 65 pessoas. Por isso, a participação de todos(as) é muito importante, não só para respondermos ao desafio, mas principalmente para vivenciarmos esse mo- mento ímpar na história do metodismo brasileiro.

(6)

NOSSA MISSÃO

Esforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.

NOSSA VISÃO

Somos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin Pastora: Laura Valentin

Tel. Res: 2339-5057 VISITE NOSSO SITE:

metodistaitaberaba.com.br I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A

pROGRAMAçãO SEMAnAl

3ª fEiRA 4ª fEiRA 6ª fEiRA DOMiNgO

Tarde de Oração

14h30 Mentoria Espiritual

20h Culto de Libertação

20h Esc. Dominical - 9h Culto Solene - 19h Assista as transmissões ao vivo

dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site www.metodistaitaberaba.com.br ou

http://pt-br.justin.tv/metodistaitaberaba/videos Escala de serviço

SERVIÇO HOJE PRÓX. DOMINGO

INTERCESSÃO Nurimar/Manuel Edward/Salete

MINISTÉRIO INFANTIL Rosa/Carolina Daniela/Adriana

LOUVOR Geração Eleita Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Tiago Marco

OPERADORA DO DATASHOW Bel Beatriz

DIREÇÃO DO CULTO Emerson/Pr. Tiago Pr. Tiago/Marilene

PREGADOR(A) Seminarista Adão Pra. Laura

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã Folga

8h30 – 11h

Laura - 8h30 – 11h

Tiago - - 9h

Laura e Tiago

Tarde 14h – 18h

Tiago 14h – 18h

Tiago 14h – 18h

Tiago 14h – 18h

Tiago 14h (visitas) Laura e Tiago - Noite 20h (visitas)

Laura e Tiago 20h

Laura 20h (visitas) Laura e Tiago 20h

Laura e Tiago 20h

Tiago 19h

Laura e Tiago

Palavras Cruzadas

Horizontais

1. O homem mais velho da Bíblia

4. O monte da transfigura- ção

6. Jesus quer dar em abun- dância

8. Os dois nomes do após- tolo dos gentios 9. O homem traído por

Davi em adultério 10. O rei de Basan 11. O óleo da unção 12. Os anjos tem, segundo a

tradição

Verticais

1. O primeiro evangelista 2. Jesus tornou famoso o

da montanha 3. Da tribo de Levi (pl) 5. Deus é para os seus, o

mesmo que fortaleza 7. As orações com o Pai

devem ser

1 2 3

4 5 6 7

8

9 10

11 12

Res pos Hor tas iz.

: 1 -M atu sal ém , 4 -Ta bor , 6 -Vi da, 8- Sau lo Pau lo, 9- Uri as, 10 -O g, 1 1-A zei te, 12 -A

sa s ogo iál -D , 7 rte lua -Ba s, 5 vita -Le , 3 mão Ser 2- us, ate 1-M t.: Ver

Referências

Documentos relacionados

Foi ao ouvir a leitura do comentário de Mar- tinho Lutero sobre o livro de Romanos, capítulo 1, exata- mente quando se liam os ver- sos 16 e 17: “Pois não me envergonho

Por vezes, damos muito mais valor àquilo que não tem valor para nós do que ao que realmente nos importa.. Por exemplo, não é incomum encontrarmos pessoas reclamando de alguém com

A missão da Igre- ja é “a construção do reino de Deus, sob o poder do Espírito Santo, pela ação da comunidade cristã e de pessoas, visando o surgimento da nova vida trazida por

O socorro de Deus para todos os seus filhos se manifestou primeiramente em Cristo, quando Ele venceu toda a tentação, abrindo a porta para socor- rer todos os que são tentados

integralização do Currículo Lattes, o professor que atender satisfatoriamente os objetivos da monitoria e as atribuições inerentes à orientação, bem como o

Constituição da amostra. Utilizando uma tabela de números aleatórios foi obtida uma amostra de 1.200 mulheres. O tamanho da amostra foi calculado para estimar a taxa de infecção

Os principais fatores de risco associados a DCV são história familiar, idade, sexo, dieta, atividade física, exposição ao tabaco, pressão arterial, perfil

de prática clínica; o uso de critério de redução clinicamente relevante de dois pontos em 48 horas após a internação em ambiente hospitalar; a comparação dos desfechos