• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado

Este documento regulamenta e normatiza a realização do estágio curricular supervisionado, explicando detalhadamente como funciona a matrícula na disciplina, as atividades a serem realizadas e as formas de avaliação às quais os alunos são submetidos.

Brasília

Agosto/2017

(2)

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Curso de Medicina Veterinária

Faculdades Integradas PROMOVE de Brasília

Este documento regulamenta e normatiza a realização do estágio curricular supervisionado do Curso de Medicina Veterinária das faculdades integradas PROMOVE de Brasília.

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 1º O Conselho Nacional de Educação em sua Câmara de Educação Superior, resolução CNS/CES 1, de 18 de fevereiro de 2003, no art. 7º determina que o Estágio Curricular Supervisionado deve fazer parte curricular da formação do Médico Veterinário, sob supervisão local e orientação docente.

Parágrafo único. Este instrumento visa regulamentar de forma complementar o estágio curricular supervisionado.

CAPÍTULO II DO OBJETIVO Art. 2º O estágio supervisionado tem por objetivos:

I. Proporcionar crescimento profissional ao aluno, mediante aplicação prática de suas competências técnicas, tornando-o partícipe do grupo profissional e mais consciente de suas responsabilidades com a sociedade;

II. Proporcionar a formação de atitudes e hábitos profissionais;

III. Possibilitar o confronto entre o conhecimento teórico adquirido e a prática adotada nos locais de estágio;

IV. Proporcionar contato com a profissão;

V. Proporcionar desenvolvimento da consciência profissional dentro de conceitos éticos e morais e

VI. Aplicar competências humanísticas e competências específicas desenvolvidas durante as disciplinas.

CAPÍTULO III DA MATRÍCULA

Art. 3º Os alunos somente poderão efetuar matrícula na disciplina de Estágio Supervisionado obedecendo aos seguintes critérios:

(3)

I - Comprovar que concluiu no mínimo 86,0% (oitenta e seis por cento) da matriz curricular do curso de medicina veterinária da faculdade, que corresponde a um limite máximo de 160 (cento e sessenta) horas aulas de disciplinas pendentes, sem contabilizar o Estágio Supervisionado, Trabalho de Conclusão do Curso e Atividades complementares que representam 10,7% (dez vírgula sete por cento) do curso, sobrando 3,3% (três vírgula três por cento) de disciplinas a serem cursadas, exigência extremamente necessária para se garantir o objetivo proposto pelo estágio curricular supervisionado.

II - O aluno que possuir uma carga horária igual ou menor que 160 horas/aula a serem cursadas junto com o Estágio Supervisionado e Trabalho de conclusão de Curso – TCC, obrigatoriamente deverá realizá-lo nas dependências da Faculdade;

III - O aluno que não possuir nenhuma disciplina a ser cursada junto com o Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso – TCC poderá realizá-lo fora da Faculdade; IV - O Estágio Curricular Supervisionado, com carga horária mínima de 400 horas, será realizado apenas por aluno regularmente matriculado no curso de Medicina Veterinária da instituição;

§ 1º- Qualquer situação diferente ao especificado no “caput“ é impeditiva de matrícula no Estágio.

CAPÍTULO IV DA COMPOSIÇÃO

Art. 4º O processo de Estágio Curricular Supervisionado é composto e realizado por cinco elementos básicos: Estagiário; Orientador de estágio; Supervisor de estágio; Coordenador de estágio e Banca de examinadora do relatório de estágio.

I – Estagiário - é o aluno que apresentou as condições para ser matriculado na disciplina de acordo com as determinações do art. 3 desse regulamento.

II – Orientador de estágio - O Aluno deverá escolher dentro do corpo docente da faculdade, um professor responsável pela sua orientação individual de estágio, preferencialmente, o mesmo orientador de TCC e/ou o de maior titulação e/ou habilidade.

III - Supervisor de estágio – deverá ser obrigatoriamente o Médico Veterinário, que o estagiário terá mais contato durante seu período de estágio, sendo vedada a possibilidade de dois ou mais supervisores de estágio no local onde o aluno realizará seu estágio e este deverá ter seu nome e contato devidamente registrado antes do início da realização do estágio.

(4)

IV - Coordenador de Estágio - é o(a) professor(a) contratado(a) pela instituição com carga horária definida de 80 horas semestrais que tem como responsabilidade primária, fiscalizar e registrar todas as etapas do processo do estágio, assim como organizar o calendário de apresentação e o cumprimento das normas desse regulamento.

V - Banca examinadora do estágio - será composta por três membros, um docente do curso de medicina veterinária da instituição (avaliador interno); um membro que não seja da instituição (avaliador externo) e o orientador de estágio.

CAPÍTULO V DAS ATRIBUIÇÕES

Art. 5º O estagiário terá as seguintes atribuições:

I – Entregar em tempo hábil toda a documentação para a coordenação de estágio que acontecerá em três fases: fase inicial, fase de desenvolvimento e fase de conclusão.

a) Fase inicial - entregar à documentação a coordenação de estágio (cinco documentos) – Termo de aceite do orientador; Termo de compromisso do acadêmico; Termo de compromisso de estágio; carteira da vacinação – Raiva, Tétano e Hepatite A e B; comprovante de seguro de acidentes.

b) Fase de desenvolvimento - entregar ao orientador de estágio – Relatórios Mensais e Relatório Final;

c) Fase Final - entregar à coordenação de estágio – Ficha de avaliação do supervisor de estágio; Ficha de avaliação do orientador de estágio; ficha de presença de estágio e ficha da banca de estágio.

Art. 6º O orientador de estágio terá as seguintes atribuições:

I – Realizar pelo menos quatro encontros mensais de uma hora com o objetivo orientar o aluno na confecção dos relatórios mensais e final de acordo com as normas da ABNT, estimulando análise crítica e reflexiva sobre o mercado e sobre o desenvolvimento de habilidades e competências que devem ser desenvolvidas durante o curso para o melhor aproveitamento do estágio;

II - Ao final da semestre preencher a ficha de avaliação interna do estagiário e entregar à coordenação de estágio.

Art. 7º Supervisor de estágio terá as seguintes atribuições:

I – Supervisionar o cumprimento da carga horária e o devido preenchimento da ficha de ponto do estagiário;

(5)

II – Entregar ao final do semestre a ficha de avaliação externa do estagiário. Art.8º Coordenador de estágio terá as seguintes atribuições:

I - Designar e atribuir orientadores de estágio para cada aluno matriculado na disciplina; II - Elaborar e exigir individualmente o cumprimento de todas as etapas legais do estágio antes do seu início efetivo, por meio de uma lista de checagem, que deve ser entregue ao aluno no prazo máximo de 15 dias corridos, a partir do início das aulas;

III - Elaborar conjuntamente com o coordenador do curso de Medicina Veterinária o mapeamento de todos os alunos que estão fazendo estágio, no qual deverá constar:

a) Dados de identificação e de contato do aluno;

b) Lista de checagem de todos os documentos entregues;

c) Endereço e contato do local onde o aluno está fazendo estágio; d) Contato do Supervisor Local de Estágio;

e) Nome e contato do Orientador de estágio; f) Cronograma de Encontros de orientação;

g) Cronograma de entrega e defesa do relatório final. CAPÍTULO VI

DOS ESTÁGIOS FORA DA INSTITUIÇÃO

Art. 9º Toda Unidade Concedente de Estágio obrigatoriamente deverá apresentar uma caracterização social (Alvará ou Licença Estadual–CNPJ para funcionamento) e/ou respectiva inscrição em Conselho de Classe, além de possuir um profissional qualificado responsável e apto a supervisionar o estagiário.

Art. 10. Os estágios que forem realizados fora do Distrito Federal não isentam o aluno dos encontros presenciais, que devem ser realizados na instituição mensalmente e combinados previamente com o orientador de estágio.

CAPÍTULO VII DA AVALIAÇÃO

Seção I

Da Forma de Avaliação

Art. 11. A nota final do estagiário será obtida da média simples de três avaliações parciais: I - Avaliação interna – O orientador de estágio receberá uma ficha específica para avaliação e que deverá ser preenchida e enviada para a coordenação de estágio ao final do semestre. Nesta ficha o orientador deverá calcular a média simples dos seis aspectos que seguem abaixo: a) Amplitude e profundidade dos conhecimentos técnicos profissionais

(6)

b) Capacidade de identificar e delinear problemas da profissão e formulação de soluções viáveis para resolvê-los de 0-100;

c) Qualidade e volume das tarefas realizadas nas atividades programadas 0-100;

d) Organização 0-100;

e) Disciplina 0-100;

f) Cumprimento dos prazos estabelecidos pelo orientador acadêmico e quanto ao envio e/ou confecção dos relatórios 0-100.

II – Avaliação externa – O supervisor local de estágio receberá uma ficha específica para avaliação e que deverá ser preenchida, lacrada e enviada para a faculdade. Nesta ficha o Supervisor deverá calcular a média simples dos dez aspectos que seguem abaixo:

a) Amplitude e profundidade dos conhecimentos técnicos profissionais demonstrados nas atitudes programadas;

b) Capacidade de identificar e delinear problemas da profissão e formulação de soluções viáveis para resolvê-los;

c) Qualidade e volume das tarefas realizadas nas atividades programadas; d) Disposição demonstrada para aprender e executar as tarefas propostas; e) Organização;

f) Sociabilidade e interesse no ambiente de trabalho;

g) Cumprimento das normas e regulamento interno do campo de estágio e discrição quanto ao sigilo das atividades a ele confiadas;

h) Zelo pelos interesses materiais, equipamentos e bens do campo de estágio; i) Assiduidade e cumprimento dos horários;

j) Disciplina.

III – Banca Examinadora – Cada avaliador da banca receberá uma ficha que deverá ser preenchida e devolvida para a coordenação de estágio. Nesta ficha o avaliador deverá calcular a média simples dos doze itens que seguem abaixo:

a) Atingiu objetivos traçados para o estágio;

b) Descreveu sucintamente a empresa Concedente; c) Descreveu setor/área onde realizou o estágio; d) Cumpriu as atividades propostas para o estágio; e) Articulou teoria e prática;

(7)

f) Apresentou os métodos e técnicas utilizados no estágio; g) Expôs as experiências adquiridas;

h) Apresentou clareza nas considerações finais; i) Apresentou posicionamento crítico;

j) Referências, anexos e apêndices atendem as normas; k) Atendeu as normas da ABNT;

l) Atende às normas gramaticais.

Parágrafo único - A coordenação de estágio ficará responsável por marcar dia e horário para a defesa do relatório, onde a banca examinadora irá apontar suas sugestões e críticas sobre o relatório e o estagiário terá direito a responder os questionamentos dos examinadores da banca.

Seção II Da Aprovação

Art. 12. O não cumprimento do total de carga horária prevista para o estágio curricular supervisionado, integrante do currículo pleno do curso, até a data estabelecida para a defesa do relatório, implica na reprovação do aluno, devendo o mesmo matricular-se novamente no semestre seguinte para realizá-lo novamente, assim como o não cumprimento total do período de estágio firmado entre a faculdade e a Unidade Concedente do Estágio, bem como a não entrega de documentos oficiais pelo Supervisor de estágio (Fichas de Controle de Freqüência, Fichas de Avaliação e Relatórios) no prazo estipulado.

Art. 13. A nota do orientador a distância, deverá acompanhar cada avaliação parcial e somente será aceita se devidamente assinada, com carimbo e sem sinais de adulteração.

Art. 14. Será considerado aprovado o aluno cuja média das avaliações parciais for igual ou superior a SEIS;

CAPÍTULO VIII DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 15. O Estágio Curricular Supervisionado reger-se-á pelo presente regulamento e pela legislação vigente.

Art. 16. Os casos não previstos serão resolvidos pelo orientador de estágio, coordenador de estágio, supervisor de estágio ouvido o Coordenador do Curso.

Art. 17. Qualquer alteração neste Regulamento deverá ser aprovada pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Medicina Veterinária e submetido ao colegiado acadêmico da faculdade e homologado pela Direção Acadêmica da Faculdade.

(8)

Art. 18. Este Regulamento foi aprovado pelo Núcleo Docente Estruturante e pelo Colegiado Acadêmico da Faculdade.

Art. 19. Integram este regulamento os seguintes apêndices:

APÊNDICE I – TERMO DE ACEITE DO ORIENTADOR

APÊNDICE II – TERMO DE COMPROMISSO DO ACADÊMICO APÊNDICE III - TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO APÊNDICE IV– FICHA DE AVALIAÇÃO EXTERNA

APÊNDICE V – FICHA DE AVALIAÇÃO INTERNA APÊNDICE VI – FICHA DE AVALIAÇÃO DA BANCA APÊNDICE VII – FICHA DE PRESENÇA DE ORIENTAÇÕES APÊNDICE VIII – MODELO DE RELATÓRIO FINAL

Art. 20. Este Regulamento entra em vigor na data de sua publicação, revogando todas

as orientações/normas de Estágio Supervisionado Obrigatório do curso de Medicina

Veterinária da ICESP.

Brasília - DF, 02 de Junho de 2017.

__________________________________

Ana Angélica Gonçalves Paiva Diretora Acadêmica

Referências

Documentos relacionados

No exercício de 2002, os reforços de provisões por contrapartida de reservas nas demonstrações financeiras individuais e consolidadas correspondem a provisões para

A dificuldade para Descobrir Necessidades dos Clientes não está em saber quais são as Perguntas a Fazer,!. mas sim em Saber Classificar ou Categorizar as Respostas e Saber o que

Relatório de Estágio Curricular Supervisionado na área de Anestesiologia Veterinária apresentado ao Curso de Medicina Veterinária da Universidade Regional do Noroeste

Il Testo Costituzionale prescrive che il potere emana dal popolo, che lo esercita tramite i rappresentanti eletti (articolo 1º della CF/88), e questo “potere” è composto

Pulido (2005) acredita que, além da pouca literatura sobre o assunto, existem diferentes concepções entre diferentes países que geram confusão conceitual e, consequentemente,

Dessa forma, o presente estudo teve por objetivo avaliar dor em crianças internadas na Enfermaria Pediátrica do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados

Inteligência Empresarial é definir os passos futuros da empresa, baseando-se nas condições de hoje, portanto, é realizar um planejamento estratégico com qualidade e muito

b) garantias reais, quando se oferece um bem determinado. 37 na sua redação original, dispôs que somente podem ser exigidas do inquilino três modalidades de garantia. 11.196,