• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 01/2020 DEBIOQ/ICBS PROCESSO AVALIATIVO PARA PROMOÇÃO A CLASSE E, COM DENOMINAÇÃO DE PROFESSOR TITULAR DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 01/2020 DEBIOQ/ICBS PROCESSO AVALIATIVO PARA PROMOÇÃO A CLASSE E, COM DENOMINAÇÃO DE PROFESSOR TITULAR DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 9

EDITAL Nº 01/2020 – DEBIOQ/

ICBS

PROCESSO AVALIATIVO PARA PROMOÇÃO A CLASSE “E”, COM DENOMINAÇÃO

DE PROFESSOR TITULAR DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR

A Chefia do Departamento de Bioquímica do Instituto de Ciências Básicas da Saúde, no uso de suas atribuições, de acordo com a Lei nº 12.772/2012, de 28/12/2012, e com a Decisão nº 232/2014 do CONSUN – Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tornam público que estarão abertas, das 09h de 02/11/2020 até as 18h de 06/11/2020, as inscrições para o processo ava-liativo para a promoção à classe E, com denominação de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior, para docentes do Departamento de Bioquímica.

 REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO

A inscrição no processo de avaliação, visando à promoção para a classe E, com denominação de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior, poderá ser realizada por candidatos que aten-dam os seguintes critérios e requisitos:

(I) Ser docente do quadro da UFRGS lotado nos Departamentos citados neste edital; (II) Possuir o título de Doutor;

(III) Ter cumprido o interstício mínimo de 24 (vinte e quatro) meses no último nível da classe D, com denominação de Professor Associado, na carreira do Magistério Superior.

 FORMA DE INSCRIÇÃO E DOCUMENTOS EXIGIDOS NO ATO DE INSCRIÇÃO

O docente deverá inscrever-se ao processo de avaliação, com vistas à promoção a Professor Titular da Carreira do Magistério Superior, via abertura de processo SEI-UFRGS encaminhado para a Gerência Administrativa do Instituto de Ciências Básicas da Saúde - ICBS, nos prazos estabelecidos neste Edital. Os documentos a serem apresentados no ato de inscrição são:

(I) Formulário de inscrição preenchido pelo docente (Disponível em:

http://www.ufrgs.br/icbs/promocao_titular/promocao_titular.html , no qual o interessado optará por

submeter-se à defesa de Memorial ou Tese Acadêmica inédita. (II) Cópia do diploma de doutorado;

(III) Cópia da Portaria da progressão para o último nível da classe D, com denominação de Pro-fessor Associado, na carreira do Magistério Superior.

OBS: todos os documentos deverão ser anexados em formato de arquivo “.pdf”.  DOCUMENTOS A SEREM APRESENTADOS

Os candidatos que optarem pela Defesa de Memorial deverão anexá-lo ao processo aberto para inscrição em formato eletrônico (arquivo.”pdf”) em um prazo máximo de quinze dias corridos, desde a inscrição do docente. O processo deverá ser novamente encaminhado para a Gerência Administrativa do Instituto de Ciências Básicas da Saúde – ICBS. Os documentos comprobatórios do Memorial, referentes às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão do docente, entre outros, abrangendo toda a sua carreira, também deverão ser anexados ao processo em formato eletrônico (arquivo “.pdf”), no prazo máximo de quinze dias corridos desde a inscrição.

(2)

Os candidatos que optarem pela Tese Acadêmica Inédita deverão anexá-la ao processo aberto para inscrição em formato eletrônico (arquivo.”pdf”), em um prazo máximo de quinze dias cor-ridos, desde a inscrição do docente. O processo deverá ser novamente encaminhado para a Gerên-cia Administrativa do Instituto de CiênGerên-cias Básicas da Saúde – ICBS.

No Ato de Instalação da Comissão Especial de Avaliação, os membros da Comissão Especial re-ceberão os arquivos eletrônicos com a documentação comprobatória, para fins de Avaliação de Desempenho, conforme consta do Artigo 17 da Decisão nº 232/2014 do CONSUN/UFRGS.

 HOMOLOGAÇÃO DA INSCRIÇÃO

A homologação da inscrição dar-se-á após a entrega, pelo docente, do seu Memorial ou Tese Acadêmica Inédita, em formato eletrônico, com vistas ao processo avaliativo, em no máximo quinze

dias corridos, desde a inscrição do docente via processo SEI-UFRGS encaminhado para a Gerência

Administrativa do Instituto de Ciências Básicas da Saúde – ICBS. Tal homologação será divulgada no sítio eletrônico do ICBS.

O Departamento de lotação do docente encaminhará o arquivo eletrônico do Memorial ou da Tese Acadêmica inédita à Comissão Especial de Avaliação designada.

 COMISSÃO ESPECIAL DE AVALIAÇÃO

A Comissão Especial de Avaliação será designada pelo Reitor e será constituída por quatro inte-grantes, sendo três externos à Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Além dos quatro membros titulares, também será indicado um membro suplente para os avaliadores externos e um membro su-plente para o avaliador da UFRGS. Todo membro de Comissão Especial de Avaliação para promoção para Professor Titular deve ser professor(a) doutor(a) titular, ou equivalente, de uma instituição de en-sino superior, da mesma área de conhecimento do candidato, e excepcionalmente, na falta deste, de área afim. É vedada a indicação para integrar Comissão Especial de Avaliação de cônjuge, com-panheiro(a) ou parente em linha reta, colateral, ou por consanguinidade e afinidade, até 3º grau, com algum dos candidatos. É igualmente vedada a indicação para integrar a Comissão Especial de Ava-liação de pessoa que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos candidatos.

 PROCESSO AVALIATIVO

O processo avaliativo, com vistas à promoção à classe E, com denominação de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior, dar-se-á, no mínimo, 30 (trinta) dias após o recebimento pela Ge-rência Administrativa do ICBS, do Memorial ou Tese Acadêmica inédita e seguirá cronograma estabe-lecido pelo Departamento de Bioquímica a ser divulgado no sítio eletrônico do ICBS.

A Avaliação de Desempenho será realizada pela Comissão Especial de Avaliação em sessão virtual (via vídeo conferência), não pública, considerando os critérios e as pontuações indicados no Anexo I desse Edital, tendo como base o Anexo III, Planilha “C” de Indicadores e Valores (Ensino Supe-rior) da Decisão nº 232/2014, CONSUN/UFRGS, para fins de Promoção à Classe E, Professor Titular da Carreira do Magistério Superior.

A Avaliação de Desempenho do docente deve considerar o período decorrido a partir de sua última progressão (Associado IV), conforme Parágrafo único do Art.17 da Decisão nº 232/2014, CON-SUN/UFRGS.

(3)

A defesa do Memorial ou a defesa de Tese Acadêmica inédita será realizada via vídeo confe-rência em sessão pública.

De forma mais específica, a avaliação para acesso à classe E, com denominação de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior, levará em consideração o desempenho acadêmico nas seguintes atividades, com sua respectiva comprovação, por meio de Relatório de Atividades Docentes constantes no sistema da UFRGS ou outra comprovação relativa a atividades não constantes naquele relatório:

(i) atividades de ensino e orientação, nos níveis de graduação e/ou mestrado e/ou doutorado e/ou pós-doutorado, respeitado o disposto no Art. 57 da Lei nº 9.394/96;

(ii) atividades de produção intelectual, demonstradas pela publicação de artigos em periódicos, publicação de livros e capítulos de livros, publicação de trabalhos em anais de eventos e/ou registros de patentes, softwares e assemelhados;

(iii) atividades de extensão, demonstradas pela participação e organização de eventos e cursos, pelo envolvimento em formulação de políticas públicas, por iniciativas promotoras de inclusão social ou pela divulgação do conhecimento, dentre outras atividades;

(iv) coordenação de projetos de pesquisa, ensino ou extensão e liderança de grupos de pes-quisa;

(v) coordenação de cursos ou programas de graduação ou pós-graduação; (vi) participação em bancas de concursos, de mestrado e/ou de doutorado; (vii) organização e/ou participação em eventos de pesquisa, ensino ou extensão; (viii) apresentação, a convite, de palestras ou cursos em eventos acadêmicos;

(ix) recebimento de comendas e premiações advindas do exercício de atividades acadêmicas; (x) participação em atividades editoriais e/ou de arbitragem de produção intelectual e/ou artís-tica;

(xi) assessoria, consultoria ou participação em órgãos de fomento à pesquisa, ao ensino ou à extensão;

(xii) exercício de cargos na administração central e/ou participação em órgãos colegiados cen-trais e de departamentos e/ou chefia ou coordenação de unidades/departamentos/comissões de graduação/pós-graduação/pesquisa/extensão/setores e/ou de representação; e

(xiii) avaliação institucional do docente pelos discentes, por atividade de ensino desenvolvida no interstício de avaliação, por meio de relatório fornecido pela Secretaria ou Pró-Reitoria responsável.  ORIENTAÇÕES SOBRE A DEFESA DO MEMORIAL

A defesa de Memorial será realizada em sessão pública, via vídeo conferência, e deverá consi-derar as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão e produção profissional, entre outros, ao longo de toda a carreira do docente, de maneira a demonstrar: I - reconhecimento e liderança aca-dêmica; II - geração de conhecimento; III - formação de recursos humanos; IV - atividades administra-tivas e outros. O Memorial deve demonstrar obrigatoriamente dedicação ao ensino, à pesquisa e/ou à extensão.

A apresentação e a defesa do Memorial devem descrever as atividades relativas aos itens pre-vistos no ANEXO III – PLANILHA ¨C¨ DE INDICADORES E VALORES, com comprovação.

A defesa de Memorial será composta por apresentação de 40 (quarenta) a 50 (cinquenta) mi-nutos do candidato e arguição de 10 (dez) mimi-nutos, no máximo, por examinador e tempo idêntico para a manifestação do candidato.

(4)

 ORIENTAÇÕES SOBRE A DEFESA DE TESE ACADÊMICA INÉDITA

A defesa de Tese Acadêmica inédita será realizada em sessão pública, via vídeo conferência. A Tese Acadêmica inédita deverá configurar trabalho individual na área de conhecimento do docente, compatível com uma Tese de Doutorado.

Conforme regulamentação do Conselho da Unidade do Instituto de Ciências Básicas da Saúde, seguindo as normas da Pós-graduação da UFRGS e ouvidos os Departamentos, a Tese Acadêmica inédita constará de:

(i) Introdução Geral e Revisão da Literatura; (ii) Objetivos Gerais e Específicos;

(iii) Manuscrito(s) – O candidato deverá ser autor principal em pelo menos um artigo publicado ou aceito em periódico classificado como B1 ou superior pelo Qualis-CAPES da Área ou com índice de impacto compatível com tal classificação e em um artigo submetido;

(iv) Discussão Geral; (v) Conclusão Geral;

(vi) Referências bibliográficas.

A defesa da Tese Acadêmica inédita será composta por apresentação de 40 (quarenta) a 50 (cinquenta) minutos do candidato e arguição de até 10 (dez) minutos por examinador e tempo idên-tico para a manifestação do candidato.

Será considerado aprovado o candidato que, por meio da Tese apresentada e defesa da mesma:

(i) apresentar texto compatível com uma Tese de Doutorado na área; (ii) revelar conhecimento e domínio do tema;

(iii) oferecer contribuição original e relevante ao tema.

Quando houver Inscrição de Tese Acadêmica inédita, o Membro Titular da UFRGS na Comissão Especial de Avaliação deverá estar vinculado a um Programa de Pós-Graduação credenciado pela CAPES.

 REQUISITOS PARA A APROVAÇÃO

Com base na Decisão do CONSUN/UFRGS n° 232/2014, na Avaliação de Desempenho Acadê-mico, cada examinador atribuirá uma pontuação para cada um dos indicadores dos blocos da Pla-nilha do Anexo I desse Edital, até o limite máximo definido pelo Departamento de Bioquímica. Atingirá o conceito “Apto” aquele docente que alcançar 50%, ou mais, da soma dos pontos nos blocos I, II e III, em que: I = Atividades de Ensino; II = Atividades de Pesquisa e Extensão; III = Avaliação do Docente pelo Discente. Quando a Gestão Acadêmica não for utilizada como efeito compensatório para Ativi-dades de Ensino, a avaliação do docente pelo discente, quando inexistir, será desconsiderada. A pon-tuação do bloco IV, correspondente à Gestão Acadêmica, será utilizada como compensatória para o não atingimento do mínimo exigido em Atividades de Ensino e de Pesquisa ou Extensão.

Na Defesa e Arguição de Memorial ou Defesa de Tese Acadêmica, cada examinador também atribuirá conceito “Apto” ou “Não Apto” ao docente que pleiteia a promoção ou acesso à classe E (Titular).

Sendo assim, de acordo com seu desempenho no processo avaliativo, o docente que está plei-teando promoção ou acesso será considerado “APTO” ou “NÃO APTO” em cada uma das seguintes modalidades de avaliação:

I - Avaliação de Desempenho;

(5)

Considerar-se-á “Apto” à promoção ou acesso o docente que for considerado “apto” nas duas modalidades de Avaliação (Avaliação de Desempenho e Defesa e Arguição de Memorial ou Defesa de Tese Acadêmica), a que alude o Art. 23 da Decisão do CONSUN/UFRGS n° 232/2014, por pelo me-nos três dos quatro membros da Comissão Especial de Avaliação.

O resultado do processo avaliativo será divulgado no sítio eletrônico da Unidade Acadêmica (ICBS).

(6)

ANEXO I

DEPARTAMENTOS DE FARMACOLOGIA, FISIOLOGIA E BIOQUÍMICA PLANILHA “C” DE INDICADORES E VALORES PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO,

Segundo Decisão CONSUN/UFRGS nº 232/2014, para fins de Promoção à Classe E – Professor Titular da Carreira do Magistério Superior

De acordo com a Decisão CONSUN/UFRGS Nº 232/2014, a Avaliação de Desempenho do docente será aferida conforme os indicadores e valores definidos pelos Departamentos de Fisiologia, Farmaco-logia e Bioquímica, listados na Planilha abaixo, levando em consideração o período decorrido a partir de sua última progressão (Associado IV). Cada examinador atribuirá uma pontuação para cada um dos indicadores dos blocos, até o seu limite máximo. Atingirá o conceito “apto” aquele docente que alcançar 50%, ou mais, da soma dos pontos propostos nos blocos I, II e III, em que I = Atividades de Ensino; II = Atividades de Pesquisa e Extensão; III = Avaliação do Docente pelo Discente (quando a Gestão Acadêmica não for utilizada como efeito compensatório para Atividades de Ensino, a avalia-ção do docente pelo discente, quando não existir será desconsiderada). A pontuaavalia-ção do bloco IV, correspondente à Gestão Acadêmica, será utilizada como compensatória para o não atingimento do mínimo exigido em atividades de Ensino e de Pesquisa ou Extensão.

I - ATIVIDADES DE ENSINO INDICADOR

VALOR DO INDICADOR

(Valor máximo definido pelos De-partamentos de Fisiologia, Farma-cologia e Bioquímica)

Atividade de ensino no nível de graduação Total de horas referidas no relatório dividido por 15

Máximo 20 pontos

Atividade de ensino no nível de pós-graduação stricto sensu Total de horas referidas no relatório dividido por 15

Máximo 8 pontos Atividade de orientação na graduação (trabalho de

conclu-são de curso, monitoria, iniciação científica, Iniciação tecno-lógica, extensão, PET, PIBID etc.)

0,5 ponto/ aluno/semestre

Máximo 5 pontos Atividades de orientação no nível de Mestrado

Cada orientação concluída ou em

andamento = 2 pontos

Máximo = 10 pontos

Atividade de orientação no nível de Doutorado

Cada orientação concluída ou em

andamento = 2 pontos

Máximo = 10 pontos

Atividade de orientação no nível de pós-doutorado

Cada supervisão, por pelo menos 6

meses = 1 ponto

Máximo = 10 pontos

Projetos de apoio a graduação

Cada projeto aprovado, por

semes-tre = 2 pontos

Máximo = 10 pontos

Total do Bloco 1

Máximo 45 pontos

(se o somatório dos itens acima ultrapassar 45

(7)

II - ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO INDICADOR

VALOR DO INDICADOR

(Valor máximo definido Departa-mentos de Fisiologia, Farmacolo-gia e Bioquímica)

Artigos completos publicados em periódicos indexados

Pontuação para revista com JCR: - Primeiro, último autor ou autor corres-pondente: a pontuação será igual ao va-lor do JCR atual da revista.

- Demais autores: a pontuação será igual a 20% do valor do JCR atual da revista.

Máximo = 50 pontos

Livros publicados, com corpo editorial

Por livro = 10 pontos 10

Máximo = 50 pontos

Capítulos de livro, com corpo editorial

Cada capítulo = 2 pontos

Tradução = 0,5 pontos

Máximo = 4 pontos

Trabalhos completos publicados em eventos em números

es-peciais de revistas de circulação internacional

Cada trabalho = 2 pontos

Máximo = 4 pontos

Trabalhos resumidos publicados em anais de eventos

Cada resumo = 0,1 pontos

Máximo =2 pontos

Apresentações, a convite, de palestras e trabalhos em eventos

no país

Por palestra = 0,5 pontos

Máximo = 2 pontos

Apresentações, a convite, de palestras e trabalhos em eventos

no exterior

Por palestra = 1 ponto

Máximo = 3 pontos

Bolsa de Produtividade em Pesquisa ou Desenvolvimento

Tec-nológico e Extensão Inovadora

PQ2 = 5 pontos

PQ1 = 10 pontos

Máximo = 10 pontos

Liderança de Grupos de Pesquisa

Por liderança de grupo registrado

no CNPq = 2 pontos

Máximo = 4 pontos

Captação de Recursos 0,5 ponto por captação Máximo 1 ponto

Registro de patentes, softwares e assemelhados

Por patente ou software= 0,5 pon-

tos

Máximo = 1 ponto

Produção artística, demonstrada publicamente em cinema,

música, dança, artes plásticas, artes cênicas, fotografia e afins 0 (zero)

Organização de cursos e eventos

Por evento = 2 pontos

Máximo = 4 pontos

Participação em atividades de extensão, demonstradas pelo

envolvimento em formulação de políticas públicas

0,5 ponto por participação Máximo = 1 ponto

(8)

Participação em atividades de extensão, demonstradas por

ini-ciativas promotoras de inclusão social 0 (zero)

Participação em atividades de extensão, demonstradas pela

divulgação do conhecimento 0,5 ponto por participação Máximo = 1 ponto

Coordenação e/ou participação em programas de extensão 0,5 ponto por coordenação 0,2 ponto por participação

Máximo= 2 pontos

Coordenação e/ou participação em projetos de extensão 0,5 ponto por coordenação 0,2 ponto por participação

Máximo= 2 pontos

Coordenação e/ou participação em ações de extensão 0,5 ponto por coordenação 0,2 ponto por participação

Máximo= 2 pontos

Participação em Bancas de mestrado e doutorado

Por banca = 0,5 pontos

Por relatoria =1 ponto

Por banca de qualificação de

dou-torado = 0,1 pontos

Máximo = 6 pontos

Participação em bancas de concurso público

Por seleção de PG = 1 ponto

Por concurso = 2 pontos

Máximo = 2 pontos

Participação em atividades editoriais e/ou arbitragem de

produ-ção intelectual e/ou acadêmicas

Por participação = 0,2 pontos

Máximo = 1 ponto

Assessoria, consultoria ou participação em órgãos de fomento `a

pesquisa, ou à extensão

Por participação = 0,2 pontos

Máximo = 1 ponto

Material de atualização didática e/ou científica na forma de

mí-dia eletrônica, filmes, vídeos, audiovisuais e similares

Por material = 1 ponto

Máximo = 4 pontos

Total Bloco II

Máximo 50 pontos

(

se o somatório dos itens acima ultrapassar 50 pontos, pontuar 50 na nota final do bloco)

III – AVALIAÇÃO (Máximo 10 pontos)

INDICADOR VALOR DO INDICADOR (Valor máximo definido pelo

De-partamento de Bioquímica)

Avaliação do docente pelos discentes, por atividade de ensino desenvolvida no interstício de avaliação

Até 2,1 = 3 pontos

2,2 a 3.1 = 4 pontos

3,2 a 5,0 = 5 pontos

Máximo = 5 pontos

Total do Bloco III

IV - GESTÃO ACADÊMICA

(9)

(Valor máximo definido pelo De-partamento de Bioquímica)

Exercício de cargos na administração central da UFRGS Por dois anos de mandato = 20 pontos

Máximo = 20 pontos

Direção de Unidade ou órgão suplementar Por dois anos de mandato = 10 pontos

Máximo = 10 pontos

Participação em órgãos Colegiados Centrais

Por participação = 5 pontos

Máximo = 5 pontos

Chefia de Órgão Auxiliar Por chefia = 5 pontos

Máximo = 5 pontos

Coordenação de Comissão de Graduação

Por Coordenação = 5 pontos

Máximo = 5 pontos

Coordenação de Comissão de Pós-Graduação

Por Coordenação = 5 pontos

Máximo = 5 pontos

Coordenação de Comissão de Extensão

Por Coordenação = 5 pontos

Máximo = 5 pontos

Coordenação de Comissão de Pesquisa

Por Coordenação = 5 pontos

Máximo = 5 pontos

Coordenação ou Membro do Núcleo Docente Estruturante

(NDE)

Coordenação = 5 pontos Participação = 2 pontos

Máximo = 5 pontos

Coordenação ou membro de Núcleo de Avaliação da Unidade

(NAU)

Coordenação = 5 pontos Participação = 2 pontos

Máximo = 5 pontos

Participação em órgãos colegiados da unidade

Por participação = 5 pontos

Máximo = 5 pontos

Participação em Comissão de PPG, Graduação e Conselho

con-sultivo

Por participação = 5 pontos

Máximo = 5 pontos

Total do Bloco IV

Porto Alegre, 09 de outubro de 2020

Fátima Costa Rodrigues Guma

Chefe do Departamento de Bioquímica – ICBS

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

De ordem do presidente deste Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 12º Região, informamos que seguem em anexo, os documentos abaixo para serem enviados ao

Eventualmente pode ser necessária adição extra do SurTec 716 CD mediante testes prévios em célula de Hull, para corrigir acabamento cinza escuro fosqueado no verso do painel, ou

Tendo cada homem Espíritos que com ele simpatizam, resulta daí que, em todas as coletividades, a generalidade dos Espíritos que têm afinidade com elas está relacionada com a

Nas organizações modernas, os departamentos de gestão de pessoas têm centralizado serviços tais como recrutamento, seleção e treinamento, de modo a garantir mais

9° - O processo de avaliação para acesso à Classe de Titular da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico será realizado por Comissão Especial de

Homologa o resultado do Concurso Público de Provas e Títulos para a classe de Professor da Carreira do Magistério Superior desta Universidade, conforme Edital nº 01/2016,

relação ao consumo de água, seguido de intervenções junto à turma, tais como aulas expositivas relacionadas ao tema “consumo de água” e ao uso do computador por