• Nenhum resultado encontrado

ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. CNPJ / Companhia Aberta NIRE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. CNPJ / Companhia Aberta NIRE"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A.

CNPJ 60.872.504/0001-23 Companhia Aberta NIRE 35300010230

ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DE 28 DE JULHO DE 2016

DATA, HORA E LOCAL: Em 28.7.16, às 12h, na Praça Alfredo Egydio de Souza Aranha, 100, Torre Olavo Setubal, Piso Itaú Unibanco, em São Paulo (SP).

PRESIDENTE DA MESA: Pedro Moreira Salles. QUORUM: Maioria dos membros eleitos.

DELIBERAÇÕES TOMADAS POR UNANIMIDADE:

O Conselho de Administração, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Estatuto Social, analisou e aprovou as alterações no Regulamento do Comitê de Auditoria e no Regimento Interno do Comitê de Pessoas, a fim de estabelecer disciplina relativa à frequência mínima a ser observada pelos seus membros nas reuniões dos comitês. Mencionados documentos passam a vigorar com a redação constante dos Anexos I e II desta ata.

ENCERRAMENTO: Encerrados os trabalhos, lavrou esta ata que, lida e aprovada por todos, foi assinada. São Paulo (SP), 28 de julho de 2016. (aa) Pedro Moreira Salles – Presidente; Alfredo Egydio Arruda Villela Filho e Roberto Egydio Setubal – Vice-Presidentes; Alfredo Egydio Setubal, Candido Botelho Bracher, Demosthenes Madureira de Pinho Neto, Fábio Colletti Barbosa, Gustavo Jorge Laboissière Loyola, José Galló, Nildemar Secches e Ricardo Villela Marino – Conselheiros.

MARCELO KOPEL Diretor de Relações com Investidores

(2)

ANEXO I

ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A.

CNPJ 60.872.504/0001-23 Companhia Aberta NIRE 35300010230

REGULAMENTO DO COMITÊ DE AUDITORIA

(aprovado na Reunião do Conselho de Administração de 28.7.2016)

Este regulamento (“Regulamento”), elaborado com base nas melhores práticas internacionais, estabelece as regras de funcionamento do Comitê de Auditoria (“Comitê”), instituído pela Assembleia Geral Extraordinária do Itaú Unibanco Holding S.A. (“Itaú Unibanco”) de 28 de abril de 2004, para o Conglomerado Financeiro Itaú Unibanco, que abrange o Itaú Unibanco e todas as suas controladas, diretas ou indiretas (“Conglomerado”).

I – Características e Composição

1. O Comitê será único para as instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (“BACEN”) e para as sociedades supervisionadas pela Superintendência de Seguros Privados (“SUSEP”) que fazem parte do Conglomerado.

2. O Comitê é o órgão responsável pela supervisão (i) dos processos de controles internos e de administração de riscos; (ii) das atividades da auditoria interna; e (iii) das atividades das empresas de auditoria independente do Conglomerado.

2.1. A Auditoria Interna reportar-se-á administrativamente ao Conselho de Administração do Itaú Unibanco, na pessoa de seu Presidente, sendo que a supervisão feita pelo Comitê de Auditoria nos termos do item 2 acima e dos demais itens do presente Regulamento será de caráter técnico.

3. O Comitê reporta-se ao Conselho de Administração do Itaú Unibanco (“Conselho de Administração”) e será composto por, no mínimo, três e, no máximo, sete membros, eleitos anualmente pelo Conselho de Administração entre os membros desse próprio Conselho ou profissionais de reconhecida competência e notável saber, observado que um dos membros desse Comitê, no mínimo, será designado Especialista Financeiro.

3.1. A função de membro do Comitê é indelegável.

4. O Conselho de Administração terminará o mandato de qualquer integrante do Comitê de Auditoria se a sua independência tiver sido afetada por qualquer circunstância de conflito ou potencialmente conflituosa.

5. A eleição dos membros do Comitê ocorrerá na reunião do Conselho de Administração em que for eleita a Diretoria do Itaú Unibanco.

5.1. Nenhum dos membros do Comitê poderá ser, ou ter sido, nos últimos doze meses, (i) diretor do Itaú Unibanco ou de suas ligadas; (ii) funcionário do Itaú Unibanco ou de suas ligadas; (iii) responsável técnico, diretor, gerente, supervisor ou qualquer outro integrante, com função de gerência, da equipe envolvida nos trabalhos de auditoria externa no Itaú Unibanco ou nas suas ligadas; (iv) membro do Conselho Fiscal do Itaú Unibanco ou de suas ligadas; (v) controlador

(3)

REGULAMENTO DO COMITÊ DE AUDITORIA DO ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. DE 28.7.16 fls.2

do Itaú Unibanco ou de suas ligadas; ou (vi) pessoa física detentora de participação direta ou indireta superior a dez por cento do capital social votante do Itaú Unibanco ou de suas ligadas. 5.1.1. Cônjuges ou parentes em linha reta, linha colateral ou por afinidade, até o segundo grau, das pessoas referidas nos subitens (i) a (vi) acima são inelegíveis para o Comitê.

5.1.2. Os membros do Conselho de Administração em situação de conflito ou potencialmente conflituosa que afete sua independência são inelegíveis para o Comitê.

6. O membro do Comitê de Auditoria não receberá nenhum outro tipo de remuneração da sociedade ou de suas ligadas que não seja aquela relativa à sua função de integrante do Comitê de Auditoria, exceto naqueles casos em que o membro do Comitê de Auditoria seja também membro do Conselho de Administração e opte por receber sua remuneração pelas funções desempenhadas neste órgão.

7. Somente poderá ser designado Especialista Financeiro, o membro eleito para o Comitê de Auditoria que detiver: (i) conhecimento dos princípios de contabilidade geralmente aceitos; (ii) habilidade na aplicação de tais princípios na contabilização de provisões e reservas; (iii) experiência na preparação, auditoria, análise ou avaliação de demonstrações contábeis de complexidade similar às do Itaú Unibanco ou experiência na supervisão ativa dessas atividades; e (iv) domínio de regras referentes a controles internos relacionados à elaboração de demonstrações contábeis.

7.1. Os conhecimentos mencionados no item 7 deverão ter sido adquiridos academicamente ou por experiência profissional comprovada nas áreas de: (i) contabilidade; (ii) auditoria ou (iii) administração financeira.

8. O Conselho de Administração definirá a remuneração dos membros do Comitê, bem como o orçamento destinado a cobrir as despesas de seu funcionamento, que deverá incluir previsão para a contratação de especialistas externos para auxiliar o Comitê no cumprimento de suas atribuições.

II - Funcionamento

9. O Comitê reunir-se-á no mínimo quatro vezes ao ano por convocação de seu Presidente.

9.1. As deliberações do Comitê serão tomadas pela maioria de seus membros.

9.2. A pauta das reuniões será distribuída, antecipadamente, aos membros do Comitê.

9.3. Além das reuniões ordinárias, o Comitê agendará reuniões com a diretoria do Itaú Unibanco, empresas de auditoria independente e a Auditoria Interna, no mínimo, trimestralmente, para verificar o cumprimento de suas recomendações ou o esclarecimento de suas indagações.

(4)

9.4. Nas reuniões do Conselho de Administração que aprovam as demonstrações contábeis semestrais, o Comitê, através de seu Presidente, reportará os trabalhos desenvolvidos no período, e comunicará os fatos relevantes observados.

9.5. Pelo menos anualmente, o Comitê se reunirá com o Conselho Fiscal do Itaú Unibanco, a fim de discutir políticas, práticas e procedimentos relacionados à sua atividade.

9.6. Os membros do Comitê deverão participar de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) das reuniões realizadas em cada mandato.

10. Com o objetivo de prestar esclarecimentos, o Comitê, por deliberação da maioria de seus membros, poderá convocar qualquer funcionário ou administrador de sociedade integrante do Conglomerado.

11. As deliberações das reuniões do Comitê serão registradas em atas. III - Competência

12. Compete ao Comitê zelar (i) pela qualidade e integridade das demonstrações contábeis; (ii) pelo cumprimento das exigências legais e regulamentares; (iii) pela atuação, independência e qualidade do trabalho das empresas de auditoria independente; (iv) pela atuação, independência e qualidade do trabalho da Auditoria Interna; e (v) pela qualidade e efetividade dos sistemas de controles internos e de administração de riscos, cabendo-lhe as seguintes tarefas:

I - Elaborar o Regulamento que disciplina o seu funcionamento, submetendo-o, bem como as respectivas alterações, à aprovação do Conselho de Administração.

II - Relativamente às demonstrações contábeis:

a. revisar, previamente à publicação, as demonstrações contábeis semestrais e anuais e as informações trimestrais do Conglomerado, bem como as notas explicativas e os relatórios da administração e das empresas de auditoria independente;

b. analisar, em conjunto com a empresa de auditoria independente, as principais políticas, práticas e princípios de contabilidade utilizados na elaboração das demonstrações contábeis, bem como quaisquer mudanças significativas na aplicação ou escolha de tais políticas, práticas e princípios;

c. analisar, em conjunto com a empresa de auditoria independente, os métodos alternativos de tratamento contábil, à luz dos princípios de contabilidade geralmente aceitos, relativos a informações financeiras, inclusive estruturas fora de balanço e informações pro forma ou ajustadas, seus efeitos nas demonstrações contábeis e os critérios utilizados para sua divulgação, bem como o tratamento contábil eventualmente aconselhado pelas empresas de auditoria independente do Conglomerado; e

(5)

REGULAMENTO DO COMITÊ DE AUDITORIA DO ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. DE 28.7.16 fls.4

d. resolver quaisquer divergências entre as empresas de auditoria independente e a Administração, relativas às demonstrações contábeis e aos relatórios financeiros.

III - Relativamente aos controles internos, gerenciamento de riscos e cumprimento das exigências legais e regulamentares:

a. avaliar a qualidade e a efetividade dos sistemas de controles internos e de administração de riscos existentes no Conglomerado, além do cumprimento dos dispositivos legais, normativos, regulamentos e normas internas aplicáveis;

b. estabelecer e divulgar procedimentos para recepção e tratamento de informações sobre erros ou fraudes relevantes referentes à contabilidade, auditoria e controles internos, bem como sobre o descumprimento de dispositivos legais e regulamentares e de normas internas, prevendo procedimentos específicos para proteção do informante, tais como seu anonimato e a confidencialidade da informação; e

c. recomendar à Administração a correção ou o aprimoramento de políticas, práticas e procedimentos identificados no âmbito das atribuições do Comitê.

IV - Relativamente ao Auditor independente e à Auditoria Interna:

a. recomendar ao Conselho de Administração, as empresas a serem contratadas, no Brasil e no exterior, para prestação dos serviços de auditoria independente, bem como as respectivas remunerações e substituições;

b. supervisionar o trabalho da Auditoria Interna e das empresas de auditoria independente do Conglomerado, de forma a avaliar sua efetividade e verificar o cumprimento da legislação, regulamentação e normas internas;

c. avaliar a implementação de recomendações feitas pelas empresas de auditoria independente e pela Auditoria Interna e, ainda, as feitas pelo próprio Comitê;

d. estabelecer e divulgar os procedimentos para contratação dos serviços a serem prestados pelas empresas que auditam as demonstrações contábeis do Conglomerado. Revisar, atualizar e definir: (i) serviços que não podem ser prestados por tais empresas, por afetarem sua independência e/ou objetividade, (ii) serviços cuja contratação já se encontra pré-aprovada pelo Comitê, e (iii) serviços que devem ser previamente submetidos à aprovação do Comitê;

e. avaliar, anualmente, com as empresas de auditoria independente do Conglomerado: (i) os procedimentos de controles internos de qualidade dessas empresas; (ii) sua independência; (iii) questionamentos de autoridades governamentais e reguladores; (iv) os relacionamentos entre essas empresas de auditoria independente e o Conglomerado; e (v) o relatório mais recente de revisão de controle de qualidade da empresa (peer review);

f. revisar, juntamente com a auditoria independente, o escopo, o planejamento e o quadro de pessoal a ser alocado para a realização dos seus trabalhos;

(6)

g. decidir sobre a contratação de funcionários ou de prestadores de serviço que tenham atuado nas equipes das empresas de auditoria independente que prestam ou tenham prestado serviços de auditoria ao Conglomerado, nos doze meses anteriores;

h. aprovar o planejamento e supervisionar a atuação e os resultados dos trabalhos da Auditoria Interna, bem como a qualificação técnica dos seus funcionários; e

i. recomendar a eleição, a substituição ou a dispensa do responsável pela Auditoria Interna. V - Relativamente aos Órgãos Reguladores:

a. discutir com a Administração questionamentos ou fiscalizações relevantes dos órgãos de supervisão, incluindo processos pendentes relacionados à auditoria e as medidas adotadas para saná-los;

b. acompanhar os trabalhos dos órgãos governamentais de supervisão e fiscalização. VI - Relativamente à Ouvidoria:

a. receber e analisar, ao final de cada semestre, relatório quantitativo e qualitativo acerca da atuação da Ouvidoria do Conglomerado; e

b. apreciar relatório elaborado pelo Diretor de Ouvidoria, relativo às atividades da Ouvidoria nas datas-bases de 30 de junho e 31 de dezembro ou quando identificada ocorrência relevante.

13. O Comitê poderá contratar especialistas externos, zelando pela integridade e confidencialidade dos trabalhos.

13.1. O trabalho dos especialistas externos não exime o Comitê de suas responsabilidades. 14. O Comitê deve, individualmente ou em conjunto com as respectivas empresas de auditoria independente do Conglomerado, comunicar formalmente ao BACEN ou à SUSEP, no prazo máximo de três dias úteis da identificação, a existência ou as evidências de: (i) inobservância de dispositivos legais e regulamentares e normas internas, que coloquem em risco a continuidade de quaisquer das sociedades do Conglomerado; (ii) fraudes de qualquer valor perpetradas por administradores (membros do Conselho de Administração e da Diretoria) de quaisquer das sociedades do Conglomerado; (iii) fraudes relevantes perpetradas pelos funcionários de quaisquer das sociedades do Conglomerado, ou terceiros; e (iv) erros que resultem em incorreções relevantes nas demonstrações contábeis de quaisquer das sociedades do Conglomerado.

15. A Administração comunicará ao Comitê e às respectivas empresas de auditoria independente, no prazo máximo de vinte e quatro horas, a identificação dos eventos referidos no item 14, observados os procedimentos criados pelo Comitê.

16. Os fatos, denúncias, ou situações de infração comunicados, serão apurados e submetidos à apreciação do Comitê.

(7)

REGULAMENTO DO COMITÊ DE AUDITORIA DO ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. DE 28.7.16 fls.6

17. As auditorias independente e interna e a área de Compliance da Organização fornecerão, periodicamente, ao Comitê, relatórios sobre a conformidade dos procedimentos adotados com as leis e regulamentos.

18. Nos semestres findos em 30 de junho e 31 de dezembro, o Comitê elaborará o “Relatório do Comitê de Auditoria”.

18.1. Os relatórios elaborados pelo Comitê abordarão as informações exigidas pela regulamentação vigente.

18.2. No Relatório de 31 de dezembro, além das informações obrigatórias já mencionadas, deverão ser enfocados, também, aspectos relativos a: (i) avaliação formal dos trabalhos desenvolvidos pela auditoria interna e externa no exercício; (ii) autoavaliação do Comitê; e (iii) treinamento dos membros do Comitê.

19. Em conjunto com as demonstrações contábeis semestrais e anuais do Conglomerado, será publicado resumo do Relatório do Comitê de Auditoria contendo suas principais informações. 20. O Relatório do Comitê de Auditoria ficará à disposição do BACEN pelo prazo mínimo de cinco anos de sua conclusão. Uma cópia desse relatório deverá ser encaminhada ao Conselho de Administração.

21. Adicionalmente, nos semestres findos em 30 de junho e 31 de dezembro, o Comitê elaborará relatório específico sobre as atividades desenvolvidas no período, em relação às empresas supervisionadas pela SUSEP. Esse relatório ficará à disposição da SUSEP pelo prazo mínimo de cinco anos de sua conclusão.

(8)

ANEXO II

I

TAÚ

U

NIBANCO

H

OLDING

S.A.

CNPJ 60.872.504/0001-23 Companhia Aberta NIRE 35300010230

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE PESSOAS

(aprovado na Reunião do Conselho de Administração de 28.7.2016)

1. REGIMENTO - O funcionamento do Comitê de Pessoas ("Comitê") do Itaú Unibanco Holding S.A. ("Sociedade"), bem como a apresentação de pareceres e a formulação de representações do Comitê junto aos órgãos de administração e à Assembleia Geral da Sociedade será regulada por este Regimento Interno ("Regimento").

2. COMPOSIÇÃO - O Comitê reporta-se ao Conselho de Administração da Sociedade ("Conselho de Administração") e será composto por no mínimo três e no máximo dez membros, eleitos anualmente pelo Conselho de Administração entre seus membros e profissionais de comprovado conhecimento na área.

2.1. O Presidente será indicado pelo Conselho de Administração dentre os Conselheiros eleitos membros do Comitê.

2.2. A função de membro do Comitê é indelegável.

2.3. A eleição dos membros do Comitê ocorrerá na primeira reunião do Conselho de Administração após a Assembleia Geral Ordinária. O Conselho de Administração poderá eleger ou destituir membros a qualquer tempo.

2.4. No caso de vacância de membro do Comitê, em decorrência de destituição, renúncia, morte, impedimento comprovado, invalidez ou perda do mandato ou outras hipóteses previstas em lei, o Conselho de Administração deverá promover a indicação do substituto para completar o mandato do substituído. Não será necessária a indicação de novo membro caso se verifique que o número de membros restantes no Comitê é igual ou superior ao mínimo exigido nos termos do artigo 2º deste Regimento.

3. ATRIBUIÇÕES DO COMITÊ - Compete ao Comitê definir as principais diretrizes referentes às políticas de pessoas, cabendo-lhe as seguintes tarefas:

I. Relativamente às diretrizes de atração e retenção de talentos:

a. debater sobre estratégias de atração e mobilidade local e internacional de executivos; b. discutir, acompanhar e aconselhar a Diretoria sobre a carreira e os processos de sucessão dos talentos-chave do Conglomerado;

c. monitorar o resultado dos programas institucionais (incluindo o de trainee); d. ser informado do sistema de avaliação de funcionários;

(9)

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE PESSOAS DO ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. DE 28.7.16 fls.2

e. apoiar na definição e no acompanhamento da performance dos executivos-chave do Conglomerado por meio do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI); e

f. sugerir ao Comitê de Remuneração políticas de remuneração de funcionários, incluindo as diversas formas de remuneração fixa e variável, além de benefícios e programas especiais de recrutamento e desligamento.

II. Relativamente às diretrizes de recrutamento:

a. aconselhar sobre habilidades e perfil necessários para que o Conglomerado atinja suas aspirações de médio a longo prazo; e

b. ser informado sobre as tendências de contratação em empresas do mesmo setor. III. Relativamente às diretrizes de capacitação:

a. discutir a cultura, adequação de perfil e as necessidades de treinamentos; b. ser informado sobre a política de cursos e processos de aprimoramento; e c. apoiar na definição de programas de educação continuada.

IV. Relativamente ao Plano para Outorga de Opções:

a. ser responsável pelas decisões institucionais e supervisionar sua a implementação e operacionalização; e

b. aprovar as outorgas de Opções Simples. V. Relativamente ao Programa de Sócios:

a. ser responsável pelas regras relativas à nomeação e destituição dos beneficiários; e b. aprovar a indicação dos nomes dos beneficiários do referido programa.

3.1. O Comitê poderá contratar consultores externos, zelando pela integridade e confidencialidade dos trabalhos. Contudo, o trabalho dos consultores externos não exime o Comitê de suas responsabilidades.

4. REUNIÕES - O Comitê reunir-se-á no mínimo 3 (três) vezes ao ano por convocação de seu Presidente.

4.1. A convocação das reuniões do Comitê será efetuada mediante avisos que deverão ser enviados com pelo menos 48 (quarenta e oito) horas de antecedência, por carta protocolada, telex, fax, telefone ou correio eletrônico.

(10)

4.2. Fica dispensada de convocação a reunião na qual comparecerem todos os membros do Comitê.

4.3. As reuniões do Comitê poderão validamente ser instaladas quando presente, no mínimo, a maioria absoluta de seus membros.

4.4. Os membros do Comitê deverão participar de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) das reuniões realizadas em cada mandato.

4.5. As reuniões poderão ser presenciais, por teleconferência ou videoconferência. Também serão consideradas válidas as deliberações tomadas por escrito, inclusive por fax ou correio eletrônico.

4.6. As deliberações do Comitê serão tomadas pela maioria absoluta de seus membros, cabendo ao Presidente, em caso de empate, o voto de qualidade.

4.7. A pauta das reuniões e a documentação de suporte, sempre que possível, serão distribuídas antecipadamente aos membros do Comitê.

4.8. Além das reuniões ordinárias, o Comitê agendará reuniões com a Diretoria da Sociedade e com o Conselho de Administração, sempre que necessário, para revisar as diretrizes estratégicas, orçamentárias e de investimentos.

5. DEVERES - Os membros do Comitê, além de observar os deveres legais inerentes ao cargo, devem pautar sua conduta por elevados padrões éticos, bem como observar e estimular as boas práticas de governança corporativa na Sociedade, devendo guardar rigoroso sigilo sobre qualquer informação relevante, relacionada à Sociedade, se e enquanto ela não for oficialmente divulgada ao mercado.

5.1. Os membros do Comitê sujeitam-se aos mesmos deveres do conselheiro.

6. CASOS OMISSOS - Os casos omissos neste Regimento serão resolvidos pelo Presidente, "ad referendum" do Comitê.

7. ALTERAÇÕES - Este Regimento somente poderá ser alterado pelo Conselho de Administração.

Este Regimento Interno entra em vigor na data da sua aprovação pelo Conselho e será arquivado na sede da Sociedade.

Referências

Documentos relacionados

O juiz não entendeu, mas depois de muita insistência de Huck, deu-lhe para assinar um documento de venda de seus direitos sobre o dinheiro, ao preço simbólico de um dólar..

A partir das pesquisas feitas, dos dados coletados e do experimento feito, concluímos que uma balança de braços iguais, feita com mínimos conhecimentos sobre a

 Quando uma máquina não tem o armazém criado no ERP, o utilizador é informado que não poderá efetuar a visita à mesma durante a integração dos dados no terminal mas

A história das fraudes na Indústria de Cartões ... O que o estabelecimento deve fazer para vender de forma segura pela Internet? ... Como a Cielo pode ajudar seu estabelecimento

A fase de elaboração de propostas de intervenção no âmbito do Plano de Mobilidade Sustentável dos Arcos de Valdevez culminou com o desenvolvimento de uma linha de acção que

Se o produto esta na lista do CEST, a nota fiscal, quando emitida, necessariamente terá que vincular, além do CEST, outras classificações como: CFOPs de Substituição Tributária;

O plissado do metal garante a adaptação do sub cume para cada tipo de cobertura, o adesivo butílico permite a perfeita aderência ao manto. Realizado com rolos plissados em alumínio,

Podemos extrair mais informações do algoritmo de busca binária, além do resultado se achou ou não achou. Quando não encontramos o elemento, a busca termina, nas proximidades de onde