• Nenhum resultado encontrado

TERMINAL MULTIMODAL DE RONDONÓPOLIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TERMINAL MULTIMODAL DE RONDONÓPOLIS"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Propriedade intelectual de Luiz Fernando Joly Assumpção M. Sc.

TERMINAL MULTIMODAL DE RONDONÓPOLIS

Figura 1: vista do local onde o Terminal será instalado.

PLANO DE ATENDIMENTO À EMERGÊNCIAS - PAE

(2)

ÍNDICE

1. FINALIDADE: ... 3/17 2. CAMPO DE APLICAÇÃO: ... 3/17 3. DEFINIÇÕES: ... 3/17 4. INFORMAÇÕES DE APOIO: ... 3/17 4.1 Sinais sonoros de alarme: ... 3/17 4.2 Caracterização da Situação de Emergência: ... 4/17 4.3 Níveis de Emergência e Comunicação Externa: ... 4/17 5. PROCEDIMENTOS E RESPONSABILIDADES: ... 5/17 6. SERVIÇOS ESPECIALIZADOS: ... 7/17 6.1 Estrutura Organizacional de Resposta - EOR:... 7/17 6.2 Coordenador das Ações de Respostas (CAR):... 7/17 6.3 Apoio ao CAR: ... 8/17 6.4 Serviço de combate aos sinistros: ... 8/17 6.5 Serviços de Comunicações: ... 9/17 6.6 Serviços de Manutenção: ... 9/17 6.7 Serviços Médicos: ... 10/17 6.8 Organização Interna: ... 10/17 7. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: ... 11/17 7.1 Sobre os meios para combate a sinistros: ... 11/17 7.2 Sobre a unidade: ... 12/17 7.3 Telefones úteis: ... 12/17 8. PONTOS DE ENCONTRO: ... 13/17 ANEXO: PLANO DE SIMULADO 2012 ... 14/17

ADVERTÊNCIA: Este Plano de Emergência possui Propriedade Intelectual registrada e preservada. Cópias parciais ou total, bem como a compilação dos conceitos sem a autorização por escrito do autor poderão ser consideradas como crime de ordem civil e criminal e os infratores poderão ficar submetidos às sanções penais e administrativas previstas tanto nos Códigos Civil e Penal Brasileiro como também no art. 104º da Lei dos Direitos Autorais da Lei Federal 9.610/1998.

(3)

Propriedade intelectual de Luiz Fernando Joly Assumpção M. Sc.

1. FINALIDADE:

Definir padrões de conduta e procedimentos para serem adotados pelos Profissionais da Terminal Multimodal de Rondonópolis da empresa ALL, quando da iminência ou da ocorrência de situações em que possa comprometer a vida de pessoas, as condições do Meio Ambiente ou às instalações da unidade.

2. CAMPO DE APLICAÇÃO:

Aplica-se ao Terminal Multimodal de Rondonópolis da empresa ALL.

3. DEFINIÇÕES:

C.A.R.: Coordenador das Ações de Respostas;

PE.: Ponto de Encontro.

4. INFORMAÇÕES DE APOIO:

Em caso de Situação de Emergência, proceder: - Informar fato ao Centro de Controle da unidade;

- Procurar saídas de Emergências e se deslocar ao Ponto de Encontro seguindo as indicações das Rotas de Fuga;

- Auxiliar pessoas com dificuldades. 4.1 Sinais sonoros de alarme:

O primeiro sinal (INTERMITENTE) será tocado em toda a unidade, mas, destinado apenas para informar os envolvidos diretos no Plano de Emergência.

Obs: Em caso de pane na instalação do alarme sonoro, os sinais sonoros deverão ser executados através da sirene dos veículos ou por megafone.

SINAIS DE ALARME

SINAIS SONOROS PROCEDIMENTOS

INTERMITENTE 1 MINUTO ENVOLVIDOS

SE DESLOCAREM PARA A CENTRAL

CONTÍNUO 1 MINUTO PROCEDER A EVACUAÇÃO DOS AMBIENTES CONTÍNUO 20 SEGUNDOS RETORNO AO TRABALHO

(4)

4.2 Caracterização da Situação de Emergência:

Os aspectos de risco do Plano de Gestão de Riscos que receberam valor de severidade 4 e 5, em ordem decrescente de prioridade, são:

- Contaminação ambiental decorrente de vazamentos de produtos em grandes quantidades atingirem os aqüíferos superficiais;

- Incêndio de proporções que destrói a parte vital da capacidade produtiva do terminal e que impossibilita temporariamente a continuidade das atividades operacionais.

4.3 Níveis de Emergência e Comunicação Externa:

As ocorrências de acidentes ambientais que sejam caracterizadas como de emergência ou acidentes menores deverão ser divididas em dois níveis de gravidade conforme abaixo discriminado:

Impacto leve: ocorrências de pequenas proporções e sem maiores danos (às pessoas, às

instalações e ao meio ambiente) e que foram controladas por pessoal próprio. ex.: ocorrências de princípios de incêndio, pequenos derrames em área controlada, etc. Após a ocorrência, deve-se prestar notificação sobre o ocorrido para agentes externos e às Entidades Governamentais (Corpo de Bombeiros regional, Polícia Civil, Órgão de Fiscalização Ambiental, vizinhos, etc.).

Impacto moderado ou catastrófico: ocorrências de maiores proporções que tenham

provocado alguma lesão nas pessoas ou, danos às instalações ou, algum derrame de produtos químicos em volume aparente, ou algum impacto ambiental na vizinhança que, mesmo que tenham sido controladas por pessoal da empresa, órgãos externos foram envolvidos para prestar apoio complementar. ex.: qualquer vazamento maior de produto dentro do terminal, acidentes com produtos dentro da unidade em que tenha envolvido volumes maior que 200 litros, ocorrências de incêndios maiores, etc. Nesse caso, conforme estabelecido no art. 7o da Portaria 109/2000 da ANTT a concessionária deverá encaminhar à Secretaria de Transportes Terrestres, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas, cópia do Boletim de Ocorrência - BO, e no prazo de 5 (cinco) dias, cópia do laudo do inquérito ou relatório da sindicância, após sua conclusão, conforme estabelecido no § 2º do Art. 15, do Regulamento dos Transportes Ferroviário e mesma informação encaminhar ao pessoal da Superintendência de Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços (SUIMIS) e ao pessoal do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA).

(5)

Propriedade intelectual de Luiz Fernando Joly Assumpção M. Sc.

5. PROCEDIMENTOS E RESPONSABILIDADES:

Conforme estabelecido podem ocorrer dois tipos de emergência que suas ações devem obedecer critérios distintos de ação, sendo que eles se encontram relacionados com os seguintes cenários: SITUAÇÃO CRÍTICA? NÃO NORMALIDADE SIM INFORMAR CENTRO DE CONTROLE LOCALIZAR CAR CAR LOCALIZADO? NÃO PLANTÃO ASSUME CAR SIM CAR SITUAÇÃO

EMERGENCIAL? NÃO NORMALIDADE

CAR ACIONA PLANO DE EMERGÊNCIA ACIONAR EMPRESA DE ATENDIMENTO ÀS EMERGÊNCIAS (EAE) EVACUAÇÃO + COMBATE AOS SINISTROS + SALVAMENTOS NÃO SIM SIM ALARME RETORNO AO TRABALHO SERVIÇOS APÓS ENCERRAMENTO SITUAÇÃO SOB CONTROLE?

(6)

a) Procedimentos a serem adotados:

1) Deflagrada qualquer uma das condições do item 4.2, de imediato o fato deve ser comunicado à Unidade de Segurança.

2) Unidade de Segurança localiza e define o CAR;

3) CAR autoriza início do Plano de Emergência e define a extensão do mesmo (evacuação parcial ou total; ações independentes) e define a convocação dos Profissionais da Empresa de Atendimento à Emergência (EAE);

4) Acionar alarme para chamada dos envolvidos no Plano que devem se deslocar até a Central de Emergência;

5) CAR define ações. O pessoal da EAE executam as atividades definidas pelo CAR. 6) CAR define encerramento do Plano de Emergência e Normalização das situações.

(7)

Propriedade intelectual de Luiz Fernando Joly Assumpção M. Sc.

6. SERVIÇOS ESPECIALIZADOS:

6.1 Estrutura Organizacional de Resposta - EOR:

6.2 Coordenador das Ações de Respostas (CAR):

- Função: Coordenar todas as atividades dentro do Plano de Emergência - Responsáveis: Titular: Coordenador de EH&S;

1o Substituto: Supervisor de Segurança; 2º Substituto: Inspetor de Segurança.

- Capacitação Técnica: nível superior e ter participado de Treinamento do PGGR.

Caso o CAR e seus substitutos não forem localizados, em função da extensão do risco existente, o Operador Líder de turno assume total responsabilidade pela Coordenação do Plano de Emergência.

ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES:

- Avaliar da situação existente e definir ou não o acionamento do Plano de Emergência; - Decidir sobre a extensão da emergência e do alarme (evacuação total ou parcial) e das ações coordenadas (ações independentes);

- Decidir sobre a solicitação de apoios externos (vide abaixo);

- Informar às Entidades Governamentais sobre os fatos que estejam se desencadeando e solicitar a participação e apoio de empresas vizinhas (Plano de Área);

COORDENADOR DAS AÇÕES DE RESPOSTA

COORDENADOR DE EH&S

SUPERVISOR DE SEGURANÇA SERVIÇOS EXTERNOS EMPRESA DE ATENDIMENTO À

EMERGÊNCIAS ENVOLVER NAS DECISÕES

DIRETORIA DA ALL

SERVIÇOS DE COMUNICAÇÕES (SEGURANÇA PATRIMONIAL)

SERVIÇOS DE COMBATE AOS SINISTROS (BRIGADA DE EMERGÊNCIA)

SERVIÇOS MÉDICOS

SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO (OFICINA)

APOIO AO CAR

(BRIGADA DE EMERGÊNCIA) SERVIÇOS APÓS ENCERRAMENTO

(8)

- Decidir sobre o momento de encerramento do Plano de Emergência.

Serviços Externos que poderão ser solicitados:

- Corpo de Bombeiros;

- Defesa Civil Municipal e / ou Estadual;

Entidades Governamentais a ser informadas:

- Superintendência de Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços (SUIMIS) - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA); - Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT);

- Policia Civil (casos de óbitos).

6.3 Apoio ao CAR:

- Função: Elo para manter o Pessoal da unidade e o CAR e o Pessoal de Apoio Complementar informados sobre os fatos e as decisões a serem tomadas.

- Responsáveis: componentes da Brigada de Emergência.

- Capacitação Técnica: ter participado de Treinamento do PGGR. ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES:

- Dar apoio às decisões definidas pelo Coordenador das Ações de Respostas e supervisionar e acompanhar a execução das mesmas;

- Supervisionar as evacuações das áreas de sua responsabilidade e, certificar-se da integridade da realização;

- Informar ao Coordenador das Ações de Respostas sobre as informações referentes ao encerramento da evacuação de sua área de responsabilidade, do contingente envolvido e sobre o resumo do ocorrido e das dificuldades que estejam sendo deparadas;

- Servir de pessoa de ligação e apoio complementar aos serviços especializados.

6.4 Serviço de combate aos sinistros:

- Função: executante das ações de salvamento de pessoas e de combate aos sinistros. - Responsáveis: profissionais da Empresa de Atendimentos à Emergências (EAE).

(9)

Propriedade intelectual de Luiz Fernando Joly Assumpção M. Sc. ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES:

- Salvar pessoas e prestar serviços de primeiros socorros;

- Isolar áreas e combater os sinistros sob orientação do Coordenador das Ações de Respostas; - Prestar apoio complementar aos demais serviços especializados;

- Proteger documentos ou locais de armazenamento de documentos e registros da empresa (por ex: arquivo morto).

6.5 Serviços de Comunicações:

- Função: elo de comunicação interno e externo e apoio estratégico complementar; - Responsáveis: Pessoal da Segurança Patrimonial;

- Capacitação Técnica: ter participado de Treinamento do PGGR. ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES:

- Manter atualizado os números do telefones das pessoas envolvidas no Plano de Emergência e

dos serviços externos e das Entidades Governamentais relacionadas com situações emergenciais; - Atuar como Central de Comunicações;

- Localizar e solicitar as pessoas envolvidas no Plano de Emergência e a Empresa de Atendimento à Emergências (EAE) quando solicitadas pelo CAR.

- Efetuar a comunicação da Empresa de Atendimento à Emergências conforme orientação do CAR.

6.6 Serviços de Manutenção:

- Função: servir como apoio para serviços relativos as instalações técnicas.

- Responsáveis: profissionais da Empresa de Atendimentos à Emergências (EAE).

- Capacitação Técnica: ter participado de Treinamento do PGGR. ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES:

- Providenciar desligamento, religamento e manutenção das instalações técnicas: energia elétrica (força, iluminação e ventilação), águas (combate a incêndio, potável e industrial), ar comprimido, bombas, equipamentos auxiliares, gerador de emergência, etc.

- Fornecer prestação de serviços ou de consertos rápidos;

(10)

- Fornecer apoio com serviços de corte ou solda;

- Garantir funcionamento da central de bombas de água (hidrantes).

6.7 Serviços Médicos:

- Função: prestar socorro e atendimento médico às vítimas.

- Responsáveis: profissionais da Empresa de Atendimentos à Emergências (EAE).

- Capacitação Técnica: ter participado de Treinamento do PGGR. ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES:

- Prestar socorros e atendimento médicos às vítimas; - Definir e instalar local para concentração de vítimas;

- Providenciar transporte às vítimas, quando necessário e fazer acompanhamento a elas; - Manter definido e manter contato com Hospitais conveniados para situações emergenciais; - Manter em condições de uso todos os equipamentos médicos disponíveis;

- Solicitar apoio externo (ambulância, médicos, leitos, etc.) quando necessário sob orientação do Coordenador das Ações de Respostas.

6.8 Organização Interna:

- Função: Providenciar ações após encerramento do Plano de Emergência.

- Capacitação Técnica: ter participado de Treinamento do PGGR. ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES:

a) Pessoal da Controladoria:

- Informar Setor Jurídico e desenvolver ações para efeito de seguro e de processos administrativos; - Solicitar Perícia Técnica e responsabilizar-se pela distribuição do Laudo Técnico;

- Informar Órgãos competentes em casos de vítimas; - Quantificar prejuízos.

b) Gerencia do Terminal:

(11)

Propriedade intelectual de Luiz Fernando Joly Assumpção M. Sc.

7. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:

7.1 Sobre os meios para combate a sinistros:

Meios Preventivos e de Combate a Incêndios existentes na unidade:

DESCRIÇÃO QUANTIDADE LOCAL DE GUARDA 1) Meios de Combate a incêndios:

Rede de Hidrantes 01

Distribuídos pelas instalações Carreta de pó químico seco de 100 kg e de 50 kg (*)

Extintor de Água Pressurizada 10 litros (*)

Extintor de CO2 6 kg (*)

Extintor de Pó Químico de 12 kg, de 8 kg e de 6 kg (*) Sistema de Líquido Gerador de Espuma (LGE) 01

Kit SOPEP 12

2) EPI’s para combate aos sinistros:

Vestimenta de Segurança em PVC para trabalhos com produtos químicos 10

Centro de Controle Conjunto em Neoprene disposto com Sistema Autônomo com Pressão Positiva 10

Respiradores semifacial com filtro 10

Protetor facial 10

Luvas em PVC 10

3) Utensílios para apoio e combate e a sinistros:

Veiculo automotivo (caminhão munck com capacidade para 2 ton) 01

Centro de Controle Veiculo automotivo de pequeno porte (pick up) 01

Bomba de engrenagem sobre rodas 02

Lances de mangueiras de 2”1/2 com 15 m de comprimento (*)

Esguichos reguláveis de 2”1/2 (*)

Canhão monitor fixo (*)

Moto bomba elétrica 02

Moto bomba diesel 02

Motores a explosão acoplados em bombas de sucção 02

Cone para sinalização 30

Rolo de Fita Zebrada (100 m) 20

Corda de Nylon (m) 500

Lona plástica impermeável (30 x 20 m) 05 4) Equipamentos para combate diversos:

Conjunto de Ferramentas e utensílios para serviços diversos 10

Centro de Controle Conjunto de equipamentos para remoção de vazamentos 10

5) Equipamentos para primeiros socorros:

Desfibrilador cardíaco 01

Ambulatório médico

Cilindro de oxigênio 04

Cobertores térmicos 20

(12)

7.2 Sobre a unidade:

Uma visão global do local onde a unidade encontra-se instalada bem como as distâncias e as vias de acesso podem ser obtidas no Plano de Global Gestão de Riscos PGGR que este Plano de Emergência faz parte.

Detalhes sobre a disposição e a localização dos meios de combate aos sinistros e das características internas das instalações podem ser obtidos através do projeto da unidade em questão.

ALL – America Latina Logística Malha Norte S.A. Terminal Intermodal de Rondonópolis

Rua

Telefone; fax e-mail:

Representante Legal:

7.3 Telefones úteis:

LISTA PARA CONTATO EXTERNO

ENTIDADE / ÓRGÃO TELEFONE FAX E-MAIL Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco (66)3411-5134

Terminal Rodoviário Alberto Luz (66)3427-0744

Agência Nacional de Transportes Terrestres (Brasília) (61)3410-8100 (61)3410-1189 Corpo de Bombeiros (Rondonópolis) (66)3411-5174

Defesa Civil Estadual (65)9982-1462 (65)3613-4200 defesacivilmt@sema.mt.gov.br Secretaria Municipal do Meio Ambiente (66)3411-3500

Delegacia de Polícia (66)3426-2020 Serviço de Ambulância (SAMU) 192

Hospital Regional de Rondonópolis (66)3411-3900 hrroo@saude.mt.gov.br IBAMA - Escritório Regional de Cuiabá (65)3648-9100

Policia Civil 197

Polícia Militar 190

Polícia Rodoviária Estadual 198 Polícia Rodoviária Federal 191

(13)

Propriedade intelectual de Luiz Fernando Joly Assumpção M. Sc.

LISTA PARA CONTATO PESSOAL INTERNO -

CARGO / NOME DO FUNCIONÁRIO CORREIO ELETRÔNICO TELEFONE CELULAR Gerente da Unidade

Coordenador de EHSQ Coordenador de Operações Inspetor de Segurança

8. PONTOS DE ENCONTRO:

Os Pontos de Encontro têm como objetivo agrupar os colaboradores, visitantes e outros quando da definição dos procedimentos de evacuação dos prédios. Estes locais encontram-se dispostos conforme segue:

PE.1 - calçada ao lado da Portaria entre a Balança e o Portão de Saída. Este local servirá para reunião dos membros envolvidos no Plano de Emergência.

PE.2 - gramado junto ao Portão de Saída de Vagões. PE.3 – junto à Portaria.

Elaborado por: Análise crítica: Aprovação:

(14)
(15)

Propriedade intelectual de Luiz Fernando Joly Assumpção M. Sc.

ITEM SETOR ATIVIDADE RESPONS. J F M A M J J A S O N D CONSIDERAÇÕES

1 Tanques de Inflamáveis

- vazamento de óleo diesel;

C

A

R

- vazamento de óleo lubrificante; - vazamento de óleo usados; - incêndio em descontrole

2 Outras áreas

- incêndio em área de apoio;

C

A

R

- derrame de resíduos perigoso em área interna; - Acidentes provocando lesões graves em pessoas (trabalhos em espaços confinados, queimaduras ou contaminações por produtos químicos, choque elétrico ou decorrentes de quedas de alturas).

Legenda:

Início da atividade atividade iniciada Término da atividade atividade encerrada

(16)

Check list de verificação:

Cada procedimento de simulação deverá ser avaliado conforme as condições estabelecidas neste PAE e que se encontram reportadas na tabela que segue. Os pontos de falta de atendimento deverão estar acompanhadas de um plano de ações corretivas conforme a tabela demonstra:

1) Vazamento de produto:

ATIVIDADE DE ACORDO NÃO

ATENDIDA DESCRIÇÃO DO NÃO ATENDIMENTO AÇÃO CORRETIVA PRAZO RESP / RESULTADOS ESPERADOS RESULTADOS OBTIDOS STATUS 1) Estancar vazamento

empregando os dispositivos (tempo previsto 3 minutos) 2) Interrupção do fluxo do produto

3) Acionar o Plano de Emergência e convocar a EAE 4) Tempo previsto para a chegada do pessoal da EAE 3 minutos

5) Pessoal da EAE trouxe todos os equipamentos necessários

6) Remoção o produto vazado 7) Aplicação dos dispositivos de contenção.

8) Ações complementares (isolamento de área, afastar curiosos, movimentação de materiais e pessoas, ações de primeiros socorros, etc.)

1 – Atividade discutida

e ações definidas 2 – Ações com responsabilidade e prazos negociados

3 – Resultados parciais obtidos

4 – Atividade

encerrada 5 – Resultados consagrados e envolvidos satisfeitos

(17)

Propriedade intelectual de Luiz Fernando Joly Assumpção M. Sc. 2) Outras ocorrências:

ATIVIDADE DE ACORDO NÃO

ATENDIDA DESCRIÇÃO DO NÃO ATENDIMENTO AÇÃO CORRETIVA PRAZO RESP / RESULTADOS ESPERADOS RESULTADOS OBTIDOS STATUS 1) Unidade de Segurança

localiza e define o CAR 2) Acionar o Plano de Emergência e convocar a EAE 3) Tempo previsto para a chegada do pessoal da EAE 3 minutos

4) Pessoal da EAE trouxe todos os equipamentos necessários

5) Combate aos sinistros 6) Aplicação dos dispositivos de contenção.

7) Ações complementares (isolamento de área, afastar curiosos, movimentação de materiais e pessoas, ações de primeiros socorros, etc.)

1 – Atividade discutida

e ações definidas 2 – Ações com responsabilidade e prazos negociados

3 – Resultados parciais obtidos

4 – Atividade

encerrada 5 – Resultados consagrados e envolvidos satisfeitos

Referências

Documentos relacionados

Além de serem gravados no cartão, os dados são transmitidos através de um módulo de rádio frequência transmissor para um receptor do modelo, onde há um outro PIC capaz de

São muitos os problemas ambientais causados pelo crescimento urbano, o poder público não acompanha esse crescimento com investimentos em obras de infraestrutura, são ocupados

Este desafio nos exige uma nova postura frente às questões ambientais, significa tomar o meio ambiente como problema pedagógico, como práxis unificadora que favoreça

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Estratégias (Plano de Ações Prioritárias): estas estratégias estão relacionadas com o crescimento da organização. Os sócios que não estivem dispostos a investir,

A versão mais recente 1.1.1 do MxMC, incluindo informações detalhadas nas notas relativas à versão, estará disponível, em princípio, a partir de quinta-feira,

No período de primeiro de janeiro a 30 de junho de 2011, foram encaminhadas, ao Comitê de Segurança do Paciente da instituição sede do estudo, 218 notificações de

após a administração, a curto prazo, da dose recomendada para o tratamento da ansiedade transitória e dos distúrbios de ansiedade (por exemplo, 0,75 a 4 mg por dia). Certos