• Nenhum resultado encontrado

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 1ª SÉRIE. As atividades deverão ser realizadas no caderno

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATIVIDADE COMPLEMENTAR 1ª SÉRIE. As atividades deverão ser realizadas no caderno"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

As atividades deverão ser realizadas no caderno

Unidade Escolar: Colégio de Aplicação de Macaé

Nome do aluno: _________________________________________________

Turma: ________________________ Data: _____________________

TEXTO LITERÁRIO X NÃO LITERÁRIO / CONOTAÇÃO X DENOTAÇÃO

- AULA 2

Caros alunos, leiam o livro didático nas páginas 37 a 49 e façam, no caderno, os

exercícios propostos. Não esqueçam de colocar o título e as páginas do livro para

melhor identificar os exercícios.

TEXTO LITERÁRIO X NÃO LITERÁRIO / CONOTAÇÃO X

DENOTAÇÃO – AULA 3.

1

- Questão 111 – Enem 2013

Tudo no mundo começou com um sim. Uma molécula disse sim a outra molécula e nasceu a vida. Mas antes da pré-história havia a pré-história da pré-história e havia o nunca e havia o sim. Sempre houve. Não sei o quê, mas sei que o universo jamais começou.

[...]

Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever. Como começar pelo início, se as coisas acontecem antes de acontecer? Se antes da pré-pré-história já havia os monstros apocalípticos? Se esta história não existe, passará a existir. Pensar é um ato. Sentir é um fato. Os dois juntos – sou eu que escrevo o que estou escrevendo. [...] Felicidade? Nunca vi palavra mais doida, inventada pelas nordestinas que andam por aí aos montes.

Como eu irei dizer agora, esta história será o resultado de uma visão gradual – há dois anos e meio venho aos poucos descobrindo os porquês. É visão da iminência de. De quê? Quem sabe se mais tarde saberei. Como que estou escrevendo na hora mesma em que sou lido. Só não inicio pelo fim que justificaria o começo – como a morte parece dizer sobre a vida – porque preciso registrar os fatos antecedentes.

ENSINO MÉDIO

1ª SÉRIE

LITERATURA

EDUCAÇÃO NÃO

PARA!

(2)

A elaboração de uma voz narrativa peculiar acompanha a trajetória literária de Clarice Lispector, culminada com a obra A hora da estrela, de 1977, ano da morte da escritora. Nesse fragmento, nota-se essa peculiaridade porque o narrador

(A) observa os acontecimentos que narra sob uma ótica distante, sendo indiferente aos fatos e às personagens.

(B) relata a história sem ter tido a preocupação de investigar os motivos que levaram aos eventos que a compõem.

(C) revela-se um sujeito que reflete sobre questões existenciais e sobre a construção do discurso.

(D) admite a dificuldade de escrever uma história em razão da complexidade para escolher as palavras exatas.

(E) propõe-se a discutir questões de natureza filosófica e metafísica, incomuns na narrativa de ficção.

2 - São características da linguagem literária, EXCETO:

(A) Variabilidade. (B) Multissignificação. (C) Denotação. (D) Liberdade na criação. (E) Complexidade

.

3 - Sobre os textos literários, é incorreto afirmar:

(A) Possui grande compromisso com a clareza e a objetividade, podendo ser encontrada em reportagens, notícias, manuais de instrução e outros textos cuja principal característica seja a informatividade.

(B) O discurso literário, diferentemente do discurso adotado em nosso dia a dia, pode apresentar diversos recursos estilísticos capazes de oferecer múltiplas leituras e interpretações.

(C) Uma das principais características da linguagem literária é a liberdade criativa, permitindo que o artista desvincule-se dos padrões convencionais da língua, bem como da gramática normativa que a rege.

(D) A complexidade da linguagem literária é notada no uso de conotações e metáforas, nas quais as palavras extrapolam seu nível semântico.

4 - A linguagem literária pode ser encontrada nos seguintes gêneros: (A) poemas, reportagens, manuais de instrução e textos injuntivos. (B) crônica, conto, poemas e narrativas de ficção.

(C) textos prescritivos, notícias, novelas e romance.

(D) textos jornalísticos, textos didáticos, verbetes de dicionários e enciclopédias e propagandas publicitárias.

5 - Sobre a linguagem não literária é correto afirmar, exceto:

(A) É utilizada, sobretudo, em textos cujo caráter seja essencialmente informativo. (B) Sua principal característica é a objetividade.

(C) Utiliza recursos como a conotação para conferir às palavras sentidos mais amplos do que elas realmente possuem.

(D) Utiliza a linguagem denotativa para expressar o real significado das palavras, sem metáforas ou preocupações artísticas.

(3)

6 - Sobre as características da linguagem não literária, estão corretas as alternativas:

I. Diferentemente do que acontece com os textos literários, nos quais há uma preocupação com o objeto linguístico e também com o estilo, os textos não literários apresentam características bem delimitadas para que possam cumprir sua principal missão, que é, na maioria das vezes, a de informar.

II. Apresenta características como a variabilidade, a complexidade, a conotação, a multissignificação e a liberdade de criação.

III. A linguagem não literária faz da linguagem um objeto estético, e não meramente linguístico, ao qual podemos inferir significados de acordo com nossas singularidades e perspectivas. É comum na linguagem não literária o emprego da conotação, de figuras de linguagem e figuras de construção, além da subversão à gramática normativa.

IV. Na linguagem não literária, a informação é repassada de maneira a evitar possíveis entraves para a compreensão da mensagem. No discurso não literário, as convenções prescritas na gramática normativa são adotadas.

V. A linguagem não literária pode ser encontrada na prosa, em narrativas de ficção, na crônica, no conto, na novela, no romance e também em verso, no caso dos poemas.

(A) I e IV. (B) II, III e V. (C) I, III e IV. (D) I e V.

(E) Todas as alternativas estão corretas.

7 - Uma nova estrada para o turismo de natureza

“ Existe um paraíso escondido no interior do país com potencial para tornar-se uma segunda Transpantaneira - a rodovia MT-060. A nova rota é conhecida como Estrada Turística e fica próxima da fronteira entre o Brasil e a Bolívia, em Cáceres, no Mato Grosso. O desafio dessa região é similar ao de muitas áreas naturais do Brasil: implementar o turismo de natureza para gerar desenvolvimento sócioeconômico e o empoderamento das comunidades locais. Seria possível trilhar esse sonho em uma região tão distante dos grandes centros urbanos?

O Brasil tem em seu território alguns dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do mundo. O Pantanal, com seus 250 mil quilômetros quadrados de extensão, é um desses exemplos. Segundo o Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o líder em um ranking de 140 países em belezas naturais. (...)”.

Revista Época. Acesso no dia 11/09/14. Disponível em

http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2014/09/uma-nova-estrada-bpara-o-turismo-de-naturezab.html

A notícia veiculada em uma revista de grande circulação apresenta fatos relacionados com o turismo ecológico. Nessa situação específica de comunicação, a função referencial (não literária) da linguagem predomina porque o autor do texto prioriza:

(A) as suas opiniões baseadas em fatos. (B) os aspectos objetivos e

precisos.

(C) os elementos de persuasão do leitor. (D) os elementos estéticos na

(4)

(E) os aspectos subjetivos da mencionada pesquisa.

8 - Leia os textos a seguir para responder à questão:

Sobre os textos, é correto afirmar, exceto: (A) O primeiro texto explora a linguagem não literária, caracterizada pelo uso da função referencial, que preza pela objetividade e imparcialidade da informação.

(B) O segundo texto explora a linguagem literária, na qual podemos observar o

emprego de recursos estilísticos e

expressivos. Predominância da função poética da linguagem.

(C) As notícias, artigos jornalísticos, textos

didáticos, verbetes de dicionários e

enciclopédias, anúncios publicitários e textos científicos são exemplos da linguagem não literária.

(D) Os textos literários apresentam uma preocupação com o objeto linguístico. Suas características são bem delimitadas, como o uso da objetividade, a transparência e o compromisso em informar o leitor.

Texto 1

Piratininga virou São Paulo: o colégio é hoje uma metrópole

Os padres jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega subiram a Serra do Mar, nos idos de 1553, a fim de buscar um local seguro para se instalar e catequizar os índios. Ao atingir o planalto de Piratininga, encontraram o ponto ideal. Tinha “ares frios e temperados como os de Espanha” e “uma terra mui sadia, fresca e de boas águas”. Os religiosos construíram um colégio numa pequena colina, próxima aos rios Tamanduateí e Anhangabaú, onde celebraram uma missa. Era o dia 25 de janeiro de 1554, data que marca o aniversário de São Paulo. Quase cinco séculos depois, o povoado de Piratininga se transformou numa cidade de 11 milhões de habitantes. Daqueles tempos, restam apenas as fundações da construção feita pelos padres e índios no Pateo do Collegio.

Piratininga demorou 157 anos para se tornar uma cidade chamada São Paulo, decisão ratificada pelo rei de Portugal. Nessa época, São Paulo ainda era o ponto de partida das bandeiras, expedições que cortavam o interior do Brasil. Tinham como objetivos a busca de minerais preciosos e o aprisionamento de índios para trabalhar como escravos nas minas e lavouras.

(Disponível em http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/a-cidade-de-sao-paulo)

Texto 2

Soneto sentimental à cidade de São Paulo Ó cidade tão lírica e tão fria!

Mercenária, que importa - basta! - importa Que à noite, quando te repousas morta Lenta e cruel te envolve uma agonia Não te amo à luz plácida do dia

Amo-te quando a neblina te transporta Nesse momento, amante, abres-me a porta E eu te possuo nua e fugidia.

Sinto como a tua íris fosforeja

Entre um poema, um riso e uma cerveja E que mal há se o lar onde se espera Traz saudade de alguma Baviera

Se a poesia é tua, e em cada mesa Há um pecador morrendo de beleza? (Vinícius de Moraes)

(5)

9 - Enem 2013

Na verdade, o que se chama genericamente de índios é um grupo de mais de trezentos povos que, juntos, falam

mais de 180 línguas diferentes. Cada um desses povos possui diferentes histórias, lendas, tradições, conceitos e olhares sobre a vida, sobre a liberdade, sobre o tempo e sobre a natureza. Em comum, tais comunidades apresentam a profunda comunhão com o ambiente em que vivem, o respeito em relação aos indivíduos mais velhos, a preocupação com as futuras gerações, e o senso de que a felicidade individual depende do êxito do grupo. Para eles, o sucesso é resultado de uma construção coletiva. Estas ideias, partilhadas pelos povos indígenas, são indispensáveis para construir qualquer noção moderna de civilização. Os verdadeiros representantes do atraso no nosso país não são os índios, mas aqueles que se pautam por visões preconceituosas e ultrapassadas de “progresso”.

AZZI, R. As razões de ser guarani-kaiowá. Disponível

em: www.outraspalavras.net.

Acesso em: 7 dez. 2012.

Considerando-se as informações abordadas no texto, ao iniciá-lo com a expressão “Na verdade”, o autor tem como objetivo principal

(A) expor as características comuns entre os povos indígenas no Brasil e suas ideias modernas e civilizadas.

(B) trazer uma abordagem inédita sobre os povos indígenas no Brasil e, assim, ser reconhecido como

especialista no assunto.

(C) mostrar os povos indígenas vivendo em comunhão com a natureza e, por isso, sugerir que se deve respeitar o meio ambiente e esses povos.

(D) usar a conhecida oposição entre moderno e antigo como uma forma de respeitar a maneira ultrapassada como vivem os povos indígenas em diferentes regiões do Brasil.

(E) apresentar informações pouco divulgadas a respeito dos indígenas no Brasil, para defender o caráter desses povos como civilizações, em contraposição a visões preconcebidas.

10 - (Enem 2005)

O termo (ou expressão) destacado que está empregado em seu sentido próprio, denotativo, ocorre em

a) “(....)

É de laço e de nó De gibeira o jiló

Dessa vida, cumprida a sol (....)”

(Renato Teixeira. Romaria. Kuarup Discos. setembro de 1992.) b) “Protegendo os inocentes

é que Deus, sábio demais, põe cenários diferentes nas impressões digitais.”

(6)

c) “O dicionário-padrão da língua e os dicionários unilíngues são os tipos mais comuns de dicionários. Em nossos dias, eles se tornaram um objeto de consumo obrigatório para as nações civilizadas e desenvolvidas.”

(Maria T. Camargo Biderman. O dicionário-padrão da língua. Alfa (28), 2743, 1974 Supl.) d)

Globo. O menino

maluquinho: agosto de 2002

e) “Humorismo é a arte de fazer cócegas no raciocínio dos outros. Há duas espécies de humorismo: o trágico e o cômico. O trágico é o que não consegue fazer rir; o cômico é o que é verdadeiramente trágico para se fazer.”

(Leon Eliachar. www.mercadolivre.com.br <http://www.mercadolivre.com.br>. acessado em julho de 2005.)

11 – Leia.

Entre as finalidades da conotação estão a expressividade e a afetividade (positiva ou negativa) que transmitem.

Analisando as falas das personagens, assinale a alternativa que contenha as expressões utilizadas em seu sentido conotativo:

(A) “Você vai comer asfalto” e “estou morto”.

(B) “No quinto período, seu babaca” e “você vai comer asfalto”. (C) “Ameaça terrorista” e “aula de educação física”.

(D) “Ameaça terrorista” e “estou morto”.

12 - Sobre a conotação e a denotação, podemos afirmar, exceto:

(A) A conotação é utilizada principalmente na linguagem poética e na literatura, mas pode ser encontrada em gêneros textuais do cotidiano, como letras de músicas, anúncios publicitários, entre outros.

(B) Uma palavra ou expressão é usada no sentido denotativo para representar diferentes significados dependendo do contexto da enunciação.

(7)

(C) Os textos não literários devem preferir a denotação, pois essa tem como finalidade informar o receptor da mensagem de maneira clara e objetiva, livre de ambiguidades e metáforas. (D) A conotação e a denotação são as variações de significado que ocorrem no signo linguístico, que, por sua vez, é composto de um significante (letras e sons) e um significado (conceito, ideia). 13 - Assinale a alternativa em que não foram utilizadas palavras no sentido figurado: (A) O vento acariciava meus cabelos. (B) Minha vida é um livro aberto. (C) Estou com uma fome de leão. (D) A propaganda é a alma do negócio. (E) Antes do meio-dia, a coluna estava pronta.

14 – Nas frases a seguir há expressões empregadas usualmente na linguagem popular com sentido conotativo.

Identifique o sentido denotativo de cada frase.

a) Ele vive de papo pro ar. _______________________________________________ b) Com a crise, a vaca foi pro brejo. ________________________________________ c) Foi grosseiro com a namorada e ficou a ver navios. __________________________ d) O jogador adversário começou a fazer cera. ________________________________

15 – As expressões destacadas nas frases a seguir estão empregadas em sentido denotativo. Reescreva as frases, substituindo as expressões denotativas por expressões conotativas. Se possível, empregue a expressão conotativa usual da linguagem popular adequada a cada contexto.

a) Criou coragem e começou a mostrar valentia.

______________________________________________________ b) Como não conhecia as pessoas, ficou desconfiado.

-___________________________________________________ c) Estava arrependido; chegou com olhos baixos.

_______________________________________________________ d) Disse que não trabalhava ali para ouvir desaforo.

____________________________________________________

!6 – Construa frases em que as palavras de cada um dos itens a seguir sejam empregadas em sentido conotativo.

Veja, no exemplo, o emprego em sentido conotativo de cama e veleiro. A) pensamento e pipa –

B) menino e pássaro – C) casa e árvore – D) alegria e rio -

Elaborado por Professora Dayse Rosangela A. Almeida Naves

Colégio de Aplicação de Macaé. A minha cama é um veleiro; nela me sinto seguro;

com minha roupa de marinheiro, vou navegando no escuro.

Referências

Documentos relacionados

Uma leitura feita com calma permitirá que você retome parágrafos — e poucas coisas são mais eficientes para a interpretação textual do que a releitura

Os conceitos de denotação e conotação referem-se ao uso das palavras e suas possibilidades. Denotação ou sentido denotativo: A palavra está sendo utilizada em seu sentido

Do total de estudantes que frequentaram os diferentes cursos da ESEP; 11,7% (n=190) são estudantes deslocados (residiam, no período de aulas, em local diferente da

Art. 1º Estabelecer procedimentos a serem adotados para efeito de registro de Produtos Semioquímicos que se caracterizem como produtos técnicos, agrotóxicos ou afins,

Aquela ameaça de um primeiro filho, o primeiro filho de Capitu, o casamento dela com outro, portanto, a separação absoluta, a perda, a aniquilação, tudo isso produzia um tal efeito,

Pleonasmo: Essa figura nada mais é que a repetição, o reforço de uma idéia já expressa por alguma palavra, termo

Keywords Acute kidney injury; Nursing care; Heart failure; Renal insuffi ciency, chronic; Cardio-renal syndrome Descriptores Lesión renal aguda; Cuidados de enfermería;

Com base na cláusula de modalidade de cooperação descrita no Convênio de Cooperação Técnica e Científica entre o Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA e