• Nenhum resultado encontrado

ATIVIDADE COMPLEMENTAR ENSINO MÉDIO 1ª SÉRIE LÍNGUA PORTUGUESA. As atividades deverão ser realizadas no caderno. Unidade Escolar: Nome do aluno:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATIVIDADE COMPLEMENTAR ENSINO MÉDIO 1ª SÉRIE LÍNGUA PORTUGUESA. As atividades deverão ser realizadas no caderno. Unidade Escolar: Nome do aluno:"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

ENSINO MÉDIO 1ª SÉRIE LÍNGUA PORTUGUESA

As atividades deverão ser realizadas no caderno

Unidade Escolar:

Nome do aluno:___________________________________________________ Turma: Data:

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

Texto e discurso

Pode-se dizer que texto e discurso são elementos que se completam e que participam ativamente da circunstância enunciativa.

Ao nos sentirmos questionados acerca do conceito que se aplica ao texto, porventura não hesitaremos em afirmar que se trata de uma unidade linguística, podendo essa ser materializada por meio de uma linguagem verbal ou não

verbal. Partindo desse pressuposto, não se torna nem um pouco descabido

apontarmos como exemplo de texto uma simples placa de trânsito, por exemplo. Sim, apesar de não conter elementos verbais, enquanto usuários do sistema linguístico, temos condições o suficiente de decifrá-la.

Assim, a título de conceituarmos a palavra “texto”, vale mencionar que se afirma por uma unidade linguística, uma vez materializada (por isso, concreta), a qual se traduz por meio da fala ou por meio da escrita, dotada, pois, de uma intencionalidade comunicativa, de uma intenção por meio da relação enunciador/enunciatário.

No entanto, um texto não se faz apenas de aspectos materiais, os quais se representam, como antes dito, pela oralidade ou pela escrita. Ele, porém, constitui-se de outro aspecto, tão importante quanto necessário, chamado discurso. Ele, por sua vez, não tão palpável assim, engloba outros aspectos, os quais, muitas vezes, somente se tornam perceptíveis por meio das inferências,

(2)

que também representam uma habilidade indispensável a todos nós imersos na condição de interlocutores. Assim, para tornar um pouco mais clara tal afirmação, analisemos uma tira, cuja autoria é de Quino, famoso criador da personagem Mafalda:

Muitas vezes, no discurso, estão presentes elementos não palpáveis, ou seja, não identificados de forma explícita

Inferimos, literalmente afirmando, que a situação comunicativa, uma vez materializada pelo discurso verbal e não verbal, constitui-se de uma carga

ideológica bastante significativa, ou seja, no mundo capitalista em que vivemos,

o que realmente interessa não são os valores morais, espirituais, humanos, mas sim aqueles que “servem para alguma coisa”, como afirma o próprio personagem da tira. Nesse sentido, equivale dizer que tais aspectos se integram ao que chamamos de discurso. Vale afirmar, portanto, que além dos elementos de ordem palpável, como letras e imagens, existem também aqueles relacionados ao sentido, os quais dão sustentabilidade e participam de forma ativa na construção da mensagem. Isso é discurso!!!

1. Escreva com suas palavras o que são textos e qual a relação destes com o discurso.

(3)

Abaixo, há vários textos pesquisados. Fiz a pesquisa para vocês. Agora, quero que vocês o leiam e estudem o assunto. Marquem partes, grifem expressões importantes, compilem o que entenderam, releiam. Ponham em prática as dicas dadas por eles. Depois passarei uma atividade avaliativa. Ao final, também coloquei uma atividade.

Qual a diferença entre compreensão e interpretação de texto?

A compreensão de um texto é a análise e decodificação do que está realmente escrito, seja das frases ou das ideias presentes.

Já a interpretação de texto, está ligada às conclusões que podemos chegar ao conectar as ideias do texto com a realidade. É o entendimento subjetivo que o leitor teve sobre o texto.

É possível compreender um texto sem interpretá-lo, porém, não é possível interpretá-lo sem compreendê-lo.

Compreensão de texto Interpretação de texto

O que é

É a análise do que está escrito no texto, a compreensão das frases e ideias presentes.

É o que podemos concluir sobre o que está escrito no texto. É o modo como interpretamos o conteúdo.

Informação

A informação está presente no texto.

A informação está fora do texto, mas tem conexão com ele.

Análise

Trabalha com a objetividade, com as frases e palavras que estão escritas no texto.

Trabalha com a subjetividade, com o que você entendeu sobre o texto.

O que é compreensão de texto?

A compreensão de texto significa decodificá-lo para entender o que foi dito. É a análise objetiva e a assimilação das palavras e ideias presentes no texto.

As expressões que geralmente se relacionam com a compreensão são:

(4)

 De acordo com o autor…

 No texto…

 O texto informa que...

 O autor sugere…

O que é interpretação de texto?

A interpretação do texto é o que podemos concluir sobre ele, após estabelecer conexões entre o que está escrito e a realidade. São as conclusões que podemos tirar com base nas ideias do autor. Essa análise ocorre de modo

subjetivo e está relacionada com a dedução do leitor.

Existe uma ciência que estuda a teoria da interpretação, chamada de hermenêutica. Trata-se de um ramo da filosofia que explora a interpretação de textos em diversas áreas, como literatura, religião e direito.

Na interpretação de texto, as expressões geralmente utilizadas são:

 Diante do que foi exposto, podemos concluir…

 Infere-se do texto que…

 O texto nos permite deduzir que…

 Conclui-se do texto que...

 O texto possibilita o entendimento de...

Apesar de já ser pincelada a ideia de diferenciação entre compreensão de texto e interpretação textual, ainda existem outros pontos para verificar. Já é de conhecimento que são conceitos diferentes, um é objetivo e o outro é subjetivo, um está no texto, enquanto o outro exige que seja inferida uma informação a partir do texto.

Entre os três pontos principais de diferenças, tem-se que:

 No conceito, a compreensão do texto abrange a análise daquilo que, definitivamente, está no texto. Enquanto isso, a interpretação textual exige que o leitor conclua o próprio entendimento sobre o texto;

(5)

 Na informação, a compreensão a contém explícita (podendo ser através de sinônimos) no texto. A interpretação abrange a informação conectada ao texto, mesmo que não esteja clara.

COMPREENSÃO TEXTUAL

Compreensão textual está relacionada diretamente com aquilo que um texto a ser interpretado informa de modo completo, sem necessidade de inferir.

A Compreensão Textual abrange uma análise de decodificação daquilo que realmente é escrito no texto. Ou seja, as informações pontuais existentes no texto farão parte da resposta a ser encontrada.

A compreensão textual está relacionada a decodificação dos signos presentes no texto para entender a mensagem passada. É uma análise totalmente subjetiva de palavras, ideias e expressões que são presentes no texto analisado.

Dessa maneira, algumas expressões encontradas nos enunciados das questões referentes ao texto analisado explicitarão o conceito. Tem-se, assim, a caracterização da compreensão textual a partir das expressões:

 De acordo com o autor/texto….;

 Segundo o autor/texto…;

 No texto…;

 Em relação ao texto…;

 O texto informa que…;

 O autor sugere que…;

As expressões, portanto, farão referências aquilo que o autor/texto está informando. Sem análise subjetiva do leitor do contexto e de tudo o que envolve as informações do texto. Objetividade, apontamento e direcionamento à informação levantada.

Dicas para compreensão textual

(6)

 Fazer uma primeira leitura calma e pausada do texto, geralmente com o dedo como guia da leitura (guiar a leitura é aperfeiçoamento, não retrocesso);

 Fazer uma segunda leitura apontando a palavra-chave de cada período;

 Elaborar um pequeno fluxograma dinâmico para entender as informações existentes no texto;

 Analisar os enunciados das questões anteriormente à leitura com intuito de verificar as expressões;

De forma básica, a compreensão textual compreende os mesmos passos da interpretação textual. Contudo, o momento de diferenciação se dá na proposição da questão. Enquanto a compreensão fará referência ao que está no texto, a interpretação fará referência à informação coletada a partir da leitura do texto.

INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

A interpretação de texto é a capacidade de compreender ideias transmitidas em diversos tipos de textos e pensar sobre elas de forma individual.

A interpretação de texto é algo que começa a ser estudado ainda na infância e abrange justamente as situações cotidianas verbais e não-verbais. Na realidade, tal assunto será aplicado durante toda a vida do indivíduo desde o ensino fundamental até o médio e, para o restante da vida. Afinal, num panorama geral, conseguir absorver informações é requisito para qualquer atividade, sobretudo para uma comunicação transparente.

O que é interpretação de texto?

A interpretação de texto pode ser conceituada facilmente como o elemento-chave na compreensão de todo e qualquer discurso ou

texto, ampliando-se o entendimento de sua ideia principal, isto é, de sua

finalidade.

Como competência, a interpretação de texto é imprescindível para os

resultados acadêmicos e profissionais. Isso acontece justamente pela maior

eficiência na resolução de exercícios e na própria compreensão de situações do dia a dia.

(7)

 Conjunções;

 Elementos gramaticais;  Pontuação;

 Preposições.

Tais peculiaridades devem estar dispostas em um texto da maneira correta para que assim a interpretação seja feita de forma concreta. Além disso, elementos necessários como coerência, coesão e estrutura semântica

precisam estar bem definidos, pois são eles que irão expor as ideias do

conteúdo abordado.

O principal objetivo da interpretação de texto é identificar a ideia principal dele. Quando isso é feito, é possível localizar as ideias secundárias, que podem ser argumentações, fundamentações ou explicações que irão esclarecer questões.

Dicas de como fazer uma interpretação de texto atenta

A interpretação de texto se torna uma tarefa imprescindível para quem trabalha com a escrita, assim como para aquelas pessoas que estão estudando. Existem algumas técnicas e medidas que você pode adotar para melhorar sua interpretação de texto. Confira quais são e procure implementá-las o mais rápido possível para se sair bem em uma redação ou em conversas:

Esteja com um dicionário sempre por perto

Certos textos podem apresentar um vocabulário mais difícil de ser entendido – isso vale para artigos acadêmicos, relatórios técnicos e produções científicas. O uso exagerado de termos desconhecidos pela maioria das pessoas acaba exigindo a busca pelos significados, para melhorar a interpretação.

Para ajudar nisso, nada melhor que o dicionário, não?

Faça da leitura um hábito

Quanto mais você lê, mais conhecimento da língua você terá. Separe

(8)

Uma dica é que você faça a leitura de gêneros diferentes, para engrandecer o seu vocabulário. Por isso, aposte em revistas, livros de literatura, jornais, publicações científicas, blogs e outros meios.

Leia tirinhas e charges

Ter o hábito de ler charges e tirinhas é fundamental para manter-se atualizado e para interpretar situações mais complexas, quais envolvem duplo sentido, trocadilhos, metáforas ou outras figuras de linguagem que podem confundir a leitura.

Faça a releitura do texto quantas vezes forem necessárias

As releituras podem confirmar ou rejeitar aquelas hipóteses que você

já cria na primeira leitura do texto.

Portanto, retome a leitura desde o começo para assimilar novamente o assunto – repita isso até que você se sinta apto(a) a explicar com as suas próprias palavras o que o texto apresenta.

Grife as partes importantes do texto

A melhor forma de identificar pegadinhas no texto e prestar atenção nos detalhes de informação é grifar termos e linhas importantes do texto. Assim, na hora de responder às questões pode evitar ter de ler todo o conteúdo novamente para encontrar a resposta.

Dicas para uma boa interpretação de texto

(9)

Não saber interpretar corretamente um texto pode gerar inúmeros problemas, afetando não só o desenvolvimento profissional, mas também o desenvolvimento pessoal. O mundo moderno cobra de nós inúmeras competências, uma delas é a proficiência na língua, e isso não se refere apenas a uma boa comunicação verbal, mas também à capacidade de entender aquilo que está sendo lido. O analfabetismo funcional está relacionado com a dificuldade de decifrar as entrelinhas do código, pois a leitura mecânica é bem diferente da leitura interpretativa, aquela que fazemos ao estabelecer analogias e criar inferências. Para que você não sofra mais com a análise de textos, elaboramos algumas dicas para você seguir e tirar suas dúvidas.

Uma interpretação de texto competente depende de inúmeros fatores, mas nem por isso deixaremos de contemplar alguns que se fazem essenciais para esse exercício. Muitas vezes, apressados, descuidamo-nos das minúcias presentes em um texto, achamos que apenas uma leitura já se faz suficiente, o que não é verdade. Interpretar demanda paciência e, por isso, sempre releia, pois uma segunda leitura pode apresentar aspectos surpreendentes que não foram observados anteriormente. Para auxiliar na busca de sentidos do texto, você pode também retirar dele os tópicos frasais presentes em cada parágrafo, isso certamente auxiliará na apreensão do conteúdo exposto. Lembre-se de que os parágrafos não estão organizados, pelo menos em um bom texto, de maneira aleatória, se estão no lugar que estão, é porque ali se fazem necessários, estabelecendo uma relação hierárquica do pensamento defendido, retomando ideias supracitadas ou apresentando novos conceitos.

Para finalizar, concentre-se nas ideias que de fato foram explicitadas pelo autor: os textos argumentativos não costumam conceder espaço para divagações ou hipóteses, supostamente contidas nas entrelinhas. Devemos nos ater às ideias do autor, isso não quer dizer que você precise ficar preso na superfície do texto, mas é fundamental que não criemos, à revelia do autor, suposições vagas e inespecíficas. Quem lê com cuidado certamente incorre

menos no risco de tornar-se um analfabeto funcional e ler com atenção é um

(10)

Cinco dicas de interpretação de textos

Letrado não é aquele que decodifica uma mensagem: letrado é o indivíduo que lê e compreende o que lê. No Brasil, infelizmente, grande parcela da população sofre com o analfabetismo funcional, que nada mais é do que a incapacidade que um leitor tem de compreender textos — inclusive os textos mais simples — de gêneros muito acessados no cotidiano.

O analfabeto funcional não transforma em conhecimento aquilo que lê, pois sua capacidade de interpretação textual é reduzida. Ao contrário do que muitos pensam, o problema atinge pessoas com os mais variados níveis de escolaridade, e não apenas aqueles cuja exposição ao estudo sistematizado foi reduzida. Para que você possa aprimorar sua capacidade de interpretação, o sítio de Português elaborou algumas dicas que vão te ajudar a alcançar uma leitura proficiente, livre de quaisquer mal-entendidos. Boa leitura e bons estudos!

Dica 1: Livre-se das interferências externas

Sabemos que nem sempre é possível ter a tranquilidade desejada para estudar, ainda mais quando somos obrigados a conciliar várias atribuições em nossa rotina, mas sempre que possível, fique livre de interferências externas e escolha ambientes adequados para a leitura. Um ambiente adequado é aquele que oferece silêncio e algum conforto, afinal de contas, esses fatores influenciam de maneira positiva os estudos. Ruídos e interferências durante a leitura reduzem drasticamente nossa capacidade de concentração e, consequentemente, de interpretação.

Dica 2: Sempre recorra a um bom dicionário

Quem nunca precisou interromper a leitura diante de um vocábulo desconhecido? Essa é uma situação corriqueira, mesmo porque o léxico da língua portuguesa é extenso. É claro que desconhecer o significado de algumas palavras pode atrapalhar a interpretação textual, por isso, o ideal é que você, diante de um entrave linguístico, consulte um bom dicionário. Na impossibilidade de consultar um dicionário, anote a palavra para uma consulta posterior. É assim que um bom vocabulário é construído, e acredite: ele sempre estará em construção, pois estamos constantemente em aprendizado.

Dica 3: Prefira a leitura no papel

(11)

sempre que possível, opte por livros ou documentos físicos, isto é, impressos. O papel oferece a oportunidade de ser rabiscado, nele podemos fazer anotações de maneira rápida e prática, além de ser a melhor opção para quem tem dificuldades de interpretação textual.

Dica 4: Faça paráfrases

A paráfrase consiste em uma explicação livre e desenvolvida de um fragmento do texto e também dele completo. Ao ler um parágrafo mais complexo, você pode fazer uma pausa para tentar explicá-lo com suas próprias palavras: isso facilitará a compreensão e a assimilação daquilo que está sendo lido.

Dica 5: Leia devagar

Ler apressadamente é um exercício que dificilmente transformará informação em conhecimento. O cérebro precisa de tempo para processar a leitura, por isso, evite ler em situações adversas. Uma leitura feita com calma permitirá que você retome parágrafos — e poucas coisas são mais eficientes para a interpretação textual do que a releitura —, consulte o dicionário e faça paráfrases e anotações, ou seja, todas as dicas anteriormente citadas dependem, sobretudo, dessa leitura cuidadosa

Importância de uma boa interpretação de texto

Somente pelo conceito é possível determinar a tamanha importância de uma interpretação textual. Basicamente, essa ação procura permitir que uma

pessoa estenda o seu domínio sobre a linguagem (tanto escrita quanto

falada), tornando-se mais eficiente em relação às informações que são

transmitidas e recebidas.

Isto é, a interpretação de texto serve para favorecer a compreensão, o maior entendimento e a assimilação de conteúdos e ideias.

É ainda importante mencionar que a interpretação de texto é uma aptidão que pode proporcionar mais conhecimento de mundo aos indivíduos, bem como pensamento crítico.

(12)

A interpretação textual permite a compreensão de todo e qualquer texto ou discurso e se amplia no entendimento da sua essência e ideia principal. Trata-se de uma competência imprescindível no mercado de trabalho e nos estudos.

Para que a interpretação ocorra de forma satisfatória é necessário que esteja atrelada a outros elementos como:

- Praticar a leitura com regularidade que proporciona o enriquecimento do vocabulário;

- Dominar as estruturas linguísticas; - Compreender relações semânticas.

A interpretação abarca peculiaridades como elementos gramaticais, pontuação, preposições, conjunções entre outras que devem estar corretamente dispostas em um texto, um outro ponto que contribui para que a interpretação transcorra de forma concisa são os elementos que compõem o texto como coesão, coerência e estrutura semântica bem definida, para que o leitor possa interagir plenamente com as ideias expostas pelo conteúdo em questão.

A interpretação de texto permite que as pessoas possam estender o domínio sobre a linguagem escrita e falada e se tornem cada vez mais eficientes dentro das informações a serem transmitidas e compreendidas.

Por isso a interpretação favorece a compreensão profissional e acadêmica, ofertando um maior entendimento e assimilação de conteúdo e ideias.

Como exercitar a leitura?

A leitura não pode ser atribuída a uma ação de obrigatoriedade, deve estar relacionada à satisfação, aprimoramento de ideias e enriquecimento do vocabulário.

Muitas pessoas apresentam dificuldade em incorporar o hábito de ler em sua rotina, seja pelas atribuições diárias ou por não ter incorporado a leitura na infância, contudo é possível atrelar a leitura aos afazeres do cotidiano.

Pesquisas apontam que aproximadamente 38% da população, têm dificuldade em interpretar o que lê, ou seja, saber ler não quer dizer necessariamente compreender, por isso é muito importante que a leitura seja incentivada desde cedo.

(13)

- Reserve alguns momentos do seu dia para colocar a leitura em dia, nem que a princípio seja apenas para se informar sobre os fatos atuais;

- Procure pesquisar e selecionar um livro pelo qual a identificação com a linguagem e o enredo transcorra de forma natural e favoreça a continuidade da leitura;

- A internet apresenta diversos blogs que tratam sobre diversos assuntos, procure acompanhar o que se identificar e expandir seus conhecimentos sobre um determinado assunto do seu interesse;

- Ao iniciar a leitura procure um ambiente tranquilo que favoreça a concentração e fique confortável, assim o ato de ler estará associado ao bem estar.

A leitura favorece a escrita, o aprendizado e proporciona uma fonte de conhecimento (pessoal e profissional) sendo um importante valor social.

Confira a nossa Biblioteca Digital: http://www.posugf.com.br/biblioteca/

Sites de onde foram retirados os textos:

http://www.posugf.com.br/noticias/todas/1931-a-importancia-da-interpretacao-textual http://www.posugf.com.br/noticias/todas/1928-como-exercitar-a-leitura https://www.gestaoeducacional.com.br/interpretacao-de-texto/ https://www.diferenca.com/compreensao-e-interpretacao-de-texto/ https://www.portugues.com.br/redacao/dicas-para-uma-boa-interpretacao-texto.html https://www.portugues.com.br/redacao/interpretacao-textos.html https://www.portugues.com.br/redacao/texto-discurso.html https://www.todoestudo.com.br/portugues/compreensao-textual

A seguir, estão alguns vídeos complementares, mas não são obrigatórios. https://www.youtube.com/watch?v=kjdIkG99qE8

(14)

Esse conteúdo propõe colaborar em sua compreensão e interpretação de textos. Você já compreendia a diferença entre esses dois termos? Você acredita que ao verificar essa diferença, isso contribuirá nos estudos de suas diversas disciplinas? Depois de responder a essas duas perguntas, faça um mapa mental, ou dois (caso queira separar os dois assuntos), para essa dupla temática.

ELABORADA POR DANIELA MOREIRA

Referências

Documentos relacionados

- Tenho, mas não aqui. Do Espírito Santo. Mamãe escreve todas as semanas. Achei que era letra de professora. A julgar pelo seu lixo. - No outro dia tinha um envelope de

gondii ocorre quando o homem entra em contato com água onde há moluscos (caramujos, os hospedeiros intermediários) infectados que liberam as larvas capazes de perfurar a pele e

Quando uma rendição imediata não veio por parte do governo japonês, as forças americanas lançaram outra bomba, três dias depois, sobre a cidade de Nagasaki, matando mais de 70

A potência dissipada pelo circuito de refrigeração será mais próxima da potência gerada no reator, quanto tão mais próximo o núcleo e o meio estiverem em equilíbrio térmico,

As escalas termométricas são usadas para medir a temperatura a partir de alguma referência. Geralmente, tomam-se dois pontos fixos para os quais o corpo ou a substância de

É obrigatório o uso de vírgulas antes das orações coordenadas sindéticas

Lembre-se que realizar pouca ou nenhum exercício físico que gere algum gasto calórico relevante pode provocar diversas consequências negativas para a nossa

(Aqueles ursinhos de pelúcia são bonitinhos.) Observe que, no exemplo acima, os elementos referidos no discurso (ursinhos de pelúcia) estão no singular e estão longe de quem emite