• Nenhum resultado encontrado

Rosa de Fátima Lopes de Freitas. Curriculum Vitae

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Rosa de Fátima Lopes de Freitas. Curriculum Vitae"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Rosa de Fátima Lopes de Freitas

Curriculum Vitae

(2)

1. Dados pessoais

Nome: Rosa de Fátima Lopes de Freitas

Data de Nascimento: 6 de Março de 1976

Naturalidade: Santo Tirso, Porto

Nacionalidade: Portuguesa

Estado Civil: Casada

Morada Institucional: Departamento de Biologia - Universidade de Aveiro Campus Universitário de Santiago

3810-193 Aveiro

Telefone: 234370350

Fax: 234426408

e-mail: rfreitas@bio.ua.pt

2. Habilitações académicas

2005 (2000/2005), Doutoramento em Biologia, Universidade de Aveiro (Aprovada).

Título da dissertação: “Utilização de métodos acústicos na caracterização remota de biótopos bentónicos”.

1999 (1997/1999), Mestrado em Ciências das Zonas Costeiras, Universidade de Aveiro

(Aprovada).

Título da dissertação: “Gradientes biossedimentares: integração da informação fornecida por imagens de Sonar Lateral, granulometria de sedimentos e comunidades de macrofauna bentónica”

(3)

No ano curricular obtive aprovação nas seguintes disciplinas: Oceanografia Biológica – 17 valores

Ecologia Bentónica e Ambiente Sedimentar – 17 valores Oceanografia Física – 16 valores

Modelização e Tratamento de Dados – 15 valores Geologia Marinha – 15 valores

Planeamento e Gestão de áreas costeiras – 16 valores Oceanografia Química – 15 valores

Seminário de dissertação – 19 valores

Classificação do ano curricular: 16 valores

1997 (1993/1997), Licenciatura em Biologia, ramo científico, Universidade de Aveiro (14

valores).

3. Situação actual em termos científicos e/ou profissionais

- Aluna de pós-doutoramento no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

- Aluna do 4º ano da Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia, Universidade de Aveiro.

4. Outras habilitações

Cursos

• Certificado em Tecnologias da Informação, pela Universidade de Aveiro (Julho de 2006).

• Certificado de Formador de Formação Contínua de Professores nas áreas e domínios de: A07 – Biologia; A10 – Ciências da Natureza / Ciências Naturais; A29 - Estudo do Meio; A56 – Técnicas de Laboratório; A64 - Ciências do Ambiente. Registo: CCPFC/RFO-14307/02.

• Curso de Formação Especializada em Biociências: Uso de microalgas na avaliação da qualidade da água. Curso ministrado pela Universidade de Aveiro, entre 19–23 de Julho de 2004. (média ponderada: 16 valores; 2 u.c. / 5 ECTS).

(4)

• Curso O ABC do Sol (componente teórica e prática). Curso ministrado pela Associação de Física da Universidade de Aveiro, Julho de 2002.

• Introdução ao ArcGis- Nível II. Curso ministrado pela ESRI-Portugal, entre 20–22 de Fevereiro de 2002.

• Introdução ao ArcGis- Nível I. Curso ministrado pela ESRI-Portugal, entre 18–19 de Fevereiro de 2002.

• Arc View - Modelação de Superfícies: Modelação espacial com suporte em formato matricial (grid) recorrendo às capacidades avançadas da extensão Arc View Spatial Analyst e do ambiente de modelação visual do Model Builder. Curso ministrado pela ESRI-Portugal entre 3-5 de Dezembro de 2001.

Actualização em Ecologia e Conservação da Natureza da LPN: “Gestão integrada e sustentável dos Recursos Hídricos", realizado entre 2-4 de Fevereiro de 2001 e organizado pela Liga para a Protecção da Natureza (LPN).

• Introdução ao Arc View, realizado entre 17-21 de Julho de 2000, na Universidade de Aveiro, tendo como organização a UNAVE (Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro).

• QTC View Seabed Classification Traning Course realizado, entre 6-8 de Março de 2000, por Quester Tangent Corporation, em Sidney, Canada.

• Impact Software Traning Course realizado, entre 6-8 de Março de 2000, por Quester Tangent Corporation, em Sidney, Canada.

• Curso de Formação de Monitores em Educação Ambiental, realizado entre 8-10 de Janeiro de 1999 na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto e tendo como organizadores: Projecto Epanáfora (finaciado pelo PRAXIS XXI- 2/2.1/DC&T/2291/96), Instituto de Ambiente e Vida (Universidade de Coimbra), Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e Museu Zoológico da Universidade de Coimbra.

• Curso de Zoologia e Ecologia Marinha, realizado entre 3-25 de Agosto de 1998, com a duração de 170 horas e que decorreu no Observatoire Océanologique de Roscoff, Université Pierre-et-Marie-Curie-Paris VI.

• Curso de Ilustração Científica (Cor), realizado em Abril / Maio de 1998, com a duração de 40 horas, orientado pelos Biólogos e Ilustradores Científicos, Fernando Correia e Nuno Farinha.

(5)

• Curso de Microbiologia Molecular, realizado entre 22 de Setembro e 3 de Outubro de 1997, pelo Centro de Biologia Celular da Universidade de Aveiro, com a duração de 15 horas teóricas e 60 horas práticas (com aproveitamento).

Workshops

• “Aspectos Científicos, Sociais e Legislativos na Gestão da Zona Costeira”, realizado na Universidade de Aveiro, de 7 a 12 de Abril de 2003.

5. Domínio de especialização e investigação

Domínios de especialização:

Sistemas acústicos,

do qual destaco:

-

experiência adquirida durante o trabalho desenvolvido em diversas campanhas de amostragem (em ambientes marinhos, estuarinos e lagunares), no âmbito da tese de doutoramento, com o sistema acústico de classificação QTC View;

- participação em campanhas de amostragem com o sistema acústico QTC View, em colaboração com uma equipa de investigadores noruegueses;

-

curso em QTC View (utilização, aquisição, análise e tratamento de dados acústicos), realizado pela empresa Quester Tangent Corporation (Canadá), em Março de 2000;

- trabalho desenvolvido no âmbito da tese de mestrado, com o sistema acústico Sonar

Lateral em colaboração com uma equipa do Instituto Hidrográfico da Marinha

Portuguesa;

- análise e tratamento de dados acústicos, utilização de eco-sondas de feixe simples e de sistemas de posicionamento global (GPS), utilização de sistemas de informação geográfica (SIG) para mapeamento de dados.

Ecologia marinha,

do qual destaco:

- experiência laboratorial adquirida, quer a partir da participação de projectos científicos quer durante o trabalho de mestrado e de doutoramento, na determinação e tratamento dos parâmetros físico-químicos dos sedimentos e identificação das comunidades de

(6)

- experiência de trabalho de campo obtida quer na participação de inúmeras campanhas de amostragem integradas em diversos projectos científicos quer durante os trabalhos de mestrado e de doutoramento;

- projecto desenvolvido ao abrigo do Programa ERASMUS, na Universidade de Bergen, Noruega, sob a supervisão do Professor Doutor Petter Larsson (Professor / Head of Department, University of Bergen) e no qual obtive a classificação final de 17 valores. Este trabalho incidiu no estudo do comportamento de um clone de Daphnia pulex.

Outros domínios:

Microbiologia,

do qual saliento o trabalho desenvolvido na cadeira de Seminário I, do último ano de licenciatura em Biologia, onde realizei trabalho laboratorial e de campo e do qual resultou um relatório escrito sob o título “Métodos de determinação da actividade enzimática extracelular em sedimentos marinhos”. Este trabalho foi realizado na Universidade de Aveiro, sob a supervisão da Prof. Dra. Fernanda Alcântara (Professora Associada da Universidade de Aveiro) sendo-me atribuída a classificação final de 19 valores.

Geologia, realçando a aquisição de conhecimentos científicos alcançados na licenciatura em

Ensino de Biologia e Geologia que me encontro a frequentar (nomeadamente a partir das disciplinas às quais já obtive aprovação: Geodinâmica, Geoquímica, Geologia de Campo, Geologia Geral, Cristalografia e Mineralogia, Petrologia).

Participação no Simpósio Ibérico do Ensino da Geologia. XIV Simpósio sobre

Enseñanza de la Geologia. XXVI Curso de Actualização de Professores de Geociências. 24-29 Julho, 2006, Aveiro, Portugal.

6. Experiência profissional / Professional experience

Actividades de leccionação:

• Integrada na disciplina de Ecologia Bentónica e Ambiente Sedimentar (Mestrado em Ciências das Zonas Costeiras), convidada para apresentação do tema “Utilização de um sistema acústico de feixe simples para o mapeamento e caracterização remota de biótopos bentónicos” (2º semestre do ano lectivo de 2001 / 2002).

(7)

• Integrada na disciplina de Geologia Marinha (Mestrado em Ciências das Zonas Costeiras), apresentação do trabalho “Sistemas acústicos utilizados na caracterização de ambientes sedimentares” (1º semestre do ano lectivo de 2000 / 2001).

• Aulas práticas da disciplina de Zoologia Geral, no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (1º semestre do ano lectivo 1999 / 2000).

• Aulas práticas da disciplina de Microbiologia, no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (2º semestre do ano lectivo 1998 / 1999).

Monitora de Educação Ambiental, no âmbito do Projecto Epanáfora (2º semestre do ano lectivo 1998 / 1999).

Participação/colaboração em projectos:

ACOSHELF - : Estudos em ecossistemas da plataforma continental utilizando métodos acústicos. Financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (POCI/MAR/56441/2004).

ACOBIOS – Utilização de métodos acústicos e biológicos na identificação e caracterização de biótopos bentónicos subtidais de ecossistemas costeiros. Financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (POCTI/BSE/38203/2001).

Monitorização do Emissário Submarino da Guia – Componente Sedimentar. Fase de

Pós-Operação. Financiamento: Gabinete de Saneamento Básico da Costa do Estoril, GSBCE.

Participação no 2º Leg do Cruzeiro 9th Training Through Research (TTR 9), durante 29 de Junho e 16 de Julho de 1999. Este cruzeiro, financiado pela UNESCO, decorreu a bordo do navio russo Professor Logachev, tendo como organizadores os cientistas Michael Ivanov (Rússia), Neil Kenyon (Inglaterra), José Hipólito Monteiro e Luís Filipe Menezes (Instituto Geológico e Mineiro, Portugal). Neste cruzeiro foram utilizados diversos equipamentos acústicos, nomeadamente Sonar Lateral.

7. Bolsas

• Bolsa de Pós-Doutoramento: Fundação para a Ciência e Tecnologia (PRAXIS XXI): Janeiro 2005 a Dezembro de 2007 (SFRH/BPD/20451/2004).

• Bolsa de Doutoramento: Fundação para a Ciência e Tecnologia (PRAXIS XXI): Janeiro 2001 a Abril de 2005 (SFRH/BD/769/2000).

(8)

• Bolsa de Doutoramento: Centro das Zonas Costeiras e do Mar (Unidade de Investigação da Universidade de Aveiro): Março a Dezembro de 2000.

• Bolsa de Mestrado: da Fundação para a Ciência e Tecnologia (Programa PRAXIS XXI): ano lectivo de 1998/1999 (SFRH/BM/17723/98).

• Bolsa de Mestrado: Universidade de Aveiro: ano lectivo de 1997/1998.

8. Publicações

Teses

1. Freitas, R. 2005. Utilização de métodos acústicos na caracterização remota de biótopos bentónicos. Tese de doutoramento, Universidade de Aveiro, 122 pp + Anexos.

2. Freitas, R. 1999. Gradientes biossedimentares: integração da informação fornecida por imagens de Sonar Lateral, granulometria de sedimentos e comunidades de macrofauna bentónica. Tese de Mestrado, Universidade de Aveiro, 112 pp + Anexos.

Capítulos de livros

1. Quintino et al. (editing). Monitorização por métodos acústicos. In: Saneamento da Costa do Estoril - Monitorização do Impacte Ambiental, edição especial SANEST.

2. Felício, M.; Freitas, R. and Hilário, A. 2000. Multidisciplinary study of geological processes on the North East Atlantic and Western Mediterranean margins: preliminary results of geological and geophysical investigations during the TTR9: cap III- Portuguese Margin (Leg 2). Intergovernmental Oceanographic Commission - Technical Series nº56, UNESCO 2000.

Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica

1. Freitas, R.; Sampaio, L.; Oliveira, J.; Rodrigues, A. M. and Quintino, V. 2006. Validation of soft bottom benthic habitats identified by single-beam acoustics. Marine Pollution

(9)

2. Freitas, R.; Sampaio, L.; Rodrigues, A. M. and Quintino, V. 2005. Sea-bottom classification across a shallow water bar channel and near shore shelf, using single beam acoustics. Estuarine, Coastal and Shelf Science, 65(4): 625-632.

3. Freitas, R.; Silva, S.; Quintino, V.; Rodrigues, A. M.; Rhynas, K. and Collins, W., 2003. Acoustic seabed classification of marine habitats: studies in the Western portuguese coastal shelf. ICES Journal of Marine Science, 60 (3): 600-609.

4. Freitas, R.; Rodrigues, A. M. and Quintino, V., 2003. Benthic biotopes remote sensing using acoustics. Journal of Experimental Marine Biology and Ecology, 285-286: 339-353.

Publicações em actas de encontros científicos

Artigos

1. Freitas, R.; Rodrigues, A. M. and Quintino, V., 2004. The use of acoustic techniques for the remote characterisation of benthic habitats. Proceedings of the 7th European Conference on Underwater Acoustic - ECUA 2004, Delft, Holanda, Abstract book:

781-785.

2. Freitas, R.; Rodrigues, A. M. and Quintino, V., 2001. Acoustic and biological methods in the assessment of subtidal benthic biotopes in coastal systems. Proceedings of Hydro

2001- The 12th Biennial Conference of the Hydrographic Society, University of East

Anglia, Norwich, UK, Special Publication nº42: 14.1 to 14.7.

3. Larsson, P.; Aasen, C.; Cieplinska, T.; Freitas, R. and Fullwood C. F., 1998. Aggregation and swimming speed of daphniids in homogeneous environment. Verh. Internat. Verein.

Limnol.. (Verhandlungen – Proceedings - Travaux: 27th Congress, Dublin, 1998). International Association of Theoretical and Applied Limnology, vol 27(4): 1803

Resumos

1. Freitas, R.; Quintino, V. and Rodrigues, A. M., 2006. Utilização de métodos acústicos para o mapeamento de habitats bentónicos na costa portuguesa. Jornadas do Mar

2006. Os Oceanos: Uma plataforma para o desenvolvimento. Lisboa, Portugal, 13-17

(10)

2. Freitas, R.; Quintino, V. and Rodrigues, A. M., 2006. Remote sensing of benthic biotopes using single beam acoustics.5º Simpósio sobre a Margem Ibérica Atlântica. Aveiro, Portugal, 2-4 Novembro, 2006. Abstract book: 77-78.

3. Freitas, R.; Quintino, V. and Rodrigues, A. M., 2006. Mapeamento de habitats bentónicos na costa Portuguesa utilizando métodos acústicos. I Encontro Nacional de

Pós-Graduação em Ciências Biológicas & V Simpósio de Pós-Graduação do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal, 2-4 Maio,

2006.

4. Pereira, F.; Freitas R.; Rodrigues A. M. and Quintino V., 2004. As comunidades macrobentónicas da Lagoa de Óbidos 1985 vs 2002. Seminário O Sistema Lagunar

Costeiro da Lagoa de Óbidos, Caldas da Rainha, Portugal, 4-5 Outubro, 2004.

5. Pereira, F.; Freitas, R.; Rodrigues, A. M. and Quintino, V., 2004. Macrofaunal communities in the Lagoon of Óbidos revisited: 1985 versus 2002. Towards an

integrated knowledge for the management of estuarine systems - ECSA Local Meeting. Lisboa, Portugal, 9-10 Setembro, 2004. Abstract book: 37.

6. Freitas, R.; Rodrigues, A. M. and Quintino, V., 2004. The use of acoustic techniques for the remote characterisation of benthic habitats. 7th European Conference on Underwater Acoustic ECUA 2004. Delft, Holanda, 5-7 Julho, 2004.

7. Freitas, R.; Rodrigues, A. M. and Quintino, V., 2003. Utilização de métodos acústicos na caracterização remota de habitats bentónicos. 8º Encontro Nacional de Ecologia. Évora, Portugal, 30 Outubro a 1 de Novembro, 2003. Abstract book: 30.

8. Freitas, R.; Oliveira, J.; Sampaio, L.; Rodrigues, A. M. and Quintino, V., 2003. Validation of soft bottom benthic habitats diversity identified by single-beam acoustics. 38th

European Marine Biology Symposium. Aveiro, Portugal, 8-12 Setembro, 2003.

Abstract book: 164-165.

9. Freitas, R.; Oliveira, J.; Sampaio, L.; Rodrigues, A. M. and Quintino, V., 2003. Validation of soft bottom benthic habitats diversity identified by single-beam acoustics. “Recent

Developments in Estuarine Ecology”. Scarborough, UK, 27-28 Agosto, 2003. ECSA bulletin, nº44, October 2003: 20.

10. Quintino, V., Freitas, R. and Rodrigues, A. M., 2003. Soft bottom benthic habitats assessment using single beam acoustics: examples from the Portuguese shelf.

Acoustic Seabed Classification Workshop. Sidney, BC, Canadá, 16-17 Fevereiro.

(11)

11. Freitas, R.; Rodrigues, A. M. and Quintino, V., 2002. Relating acoustic seabed classification to marine benthic habitats. Examples from the Western Portuguese shelf using single-beam echo-sounders. 2002 ICES Annual Science Conference and ICES

Centenary. Copenhagen, Dinamarca, 1-5 Outubro, 2002. Abstract book: 120.

12. Freitas, R.; Silva, S.; Quintino, V; Rodrigues, A. M; Rhynas, K. and Collins, W., 2002. Acoustic seabed classification of marine habitats: studies in the Western Portuguese coastal shelf. 6º ICES Symposium on Acoustic in Fisheries and Aquatic Ecology. Montpellier, França, 10-14 Junho, 2002. Abstract book: 107.

13. Freitas, R.; Rodrigues, A. M. and Quintino, V., 2002. Acoustic and biological methods in the assessment of subtidal benthic biotopes in coastal ecosystems. I Post-graduation

Symposium in Biosciences. Aveiro, Portugal, 29-30 Abril, 2002. Livro de resumos

on-line: http://www.bio.ua.pt/simposium/book.asp, PhD, nº1.

14. Freitas, R.; Rodrigues, A. M. and Quintino, V., 2002. Benthic biotopes remote sensing using acoustics. Benthic dynamics: In-situ surveillance of the sediment-water

interface. Aberdeen, Escócia, 25-29 Março, 2002. Abstract book: 38.

15. Freitas, R.; Rodrigues, A. M.; Silva, S.; Quintino, V.; Rhynas, K. and Collins, W. T., 2001. Coupling benthic to acoustic diversity: an example from a shallow water coastal shelf area in western Portugal. 36th European Marine Biology Symposium. Menorca,

Espanha, 17-22 Setembro, 2001. Abstract book: 134.

16. Freitas, R.; Rodrigues, A. M. and Quintino, V., 2001. Acoustic and biological methods in the assessment of subtidal benthic biotopes in coastal systems. Hydro 2001- The 12th

Biennial Conference of the Hydrographic Society. University of East Anglia, Norwich,

Inglaterra, 27-29 Março, 2001. Participação financiada pela Fundação Calouste de Gulbenkian: Serviço de Educação e Bolsas.

17. Freitas, R.; Rodrigues, A. M. and Quintino, V., 2000. The study of biossedimentary gradients using acoustic techniques, QTC View, and traditional methodologies. Euro

Environment Conference. Aalborg, Dinamarca, 18-20 Outubro, 2000. Abstracts in

CD_ROM. Participação financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT): Fundo de Apoio à Comunidade Científica (FACC).

18. Freitas, R.; Rodrigues, A. M.; Faria, R. and Quintino, V., 2000. Analysis of acoustic method performance, QTC View, for the characterisation and classification of benthic communities in aquatic systems. International Conference on Integrated Coastal

Area Management and its Integration with Marine Sciences. Saint Petersburg,

(12)

19. Freitas, R.; Felício, M. and Hilário, A., 2000. Benthic fauna in mud volcanoes (Gulf of Cadiz). 3º Simpósio sobre a Margem Ibérica Atlântica. Faro, Portugal, 25-27 Setembro, 2000. Abstract book: 347-348.

20. Felício, M.; Freitas, R. and Hilário, A., 2000. Mud volcanoes benthic fauna in the Gulf of Cadiz. Geological Processes on European Continental Margins (TTR9 Post-Cruise

Meeting). A conference sponsored by the UNESCO-IOC Training Through Research

(TTR) Program. Granada, Espanha, 31 Janeiro a 3 Fevereiro, 2000.

21. Freitas, R.; Rodrigues, A. M.; Bizarro, A. e Quintino, V., 1999. Integração da informação fornecida por imagens de Sonar Lateral, granulometria de sedimentos e comunidades de macrofauna bentónica. 4º Encontro Nacional de Ecologia. Aveiro, Portugal, 2-4 Dezembro, 1999. Abstract book: 73.

22. Freitas, R.; Faria, R.; Rodrigues, A. M.; Bizarro, A. e Quintino, V., 1999. Analysis of acoustic methods performance for the study of biosedimentary gradients. International

Conference on Sustainable Management of Coastal Ecosystems. Porto, Portugal,

3-5 Novembro, 1999. Abstract book: 112.

23. Larsson, P.; Fullwood, C. F.; Freitas, R. and Cieplinska, T., 1998. How food conditions and predator avoidance behaviour of zooplankton may affect patchiness in the pelagic environment. XXVII SIL Congress. Dublin, Irlanda, 9-14 Agosto, 1998.

9. Outras publicações

Publicações sem arbitragem

1. Freitas, R.; Rodrigues, A. M. and Quintino, V., 2001. Classification of biosedimentary gradients: coupling acoustic and traditional techniques. In: Sustainable Development

International, 4th edition, section 8, Sustainable Marine Development, icg publishing ltd:

197-201.

Relatórios técnico-científicos

1. Quintino, V.; Rodrigues, A. M.; Oliveira, J.; Sampaio, L.; Peres, T. and Freitas, R., 2003. Estudo de monitorização ambiental da descarga no mar do efluente do sistema

(13)

multimunicipal de saneamento da Costa do Estoril. Componente sedimentar – 2002. Relatório Final. Universidade de Aveiro, Departamento de Biologia, Junho 2003: vii + 55 pp.

2. Rodrigues, A. M.; Quintino, V. and Freitas, R., 2003. ACOBIOS: Utilização de métodos acústicos e biológicos na identificação de biótopos bentónicos subtidais de ecossistemas costeiros. Relatório Final. Universidade de Aveiro. Projecto ACOBIOS (POCTI/BSE/38203/2001), Fevereiro 2003: 21 pp + anexos.

10. Comunicações

Comunicações Orais

1. Freitas, R.; Quintino, V. and Rodrigues, A. M., 2006. Utilização de métodos acústicos para o mapeamento de habitats bentónicos na costa portuguesa. Jornadas do Mar

2006. Os Oceanos: Uma plataforma para o desenvolvimento. Lisboa, Portugal, 13-17

Novembro, 2006.

2. Freitas, R.; Quintino, V. and Rodrigues, A. M., 2006. Remote sensing of benthic biotopes using single beam acoustics.5º Simpósio sobre a Margem Ibérica Atlântica. Aveiro, Portugal, 2-4 Novembro, 2006. Abstract book: 77-78.

3. Freitas, R.; Quintino, V. and Rodrigues, A. M., 2006. Mapeamento de habitats bentónicos na costa Portuguesa utilizando métodos acústicos. I Encontro Nacional de

Pós-Graduação em Ciências Biológicas & V Simpósio de Pós-Graduação do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal, 2-4 Maio,

2006.

4. Pereira, F.; Freitas R.; Rodrigues A. M. and Quintino V., 2004. As comunidades macrobentónicas da Lagoa de Óbidos 1985 vs 2002. Seminário O Sistema Lagunar

Costeiro da Lagoa de Óbidos, Caldas da Rainha, Portugal, 4-5 Outubro, 2004.

5. Freitas, R.; Rodrigues, A. M. and Quintino, V., 2004. The use of acoustic techniques for the remote characterisation of benthic habitats. 7th European Conference on Underwater Acoustic ECUA 2004. Delft, Holanda, 5-7 Julho, 2004.

6. Freitas, R.; Rodrigues, A. M. and Quintino, V., 2003. Utilização de métodos acústicos na caracterização remota de habitats bentónicos. 8º Encontro Nacional de Ecologia. Évora, Portugal, 30 Outubro a 1 de Novembro, 2003.

(14)

7. Quintino, V., Freitas, R. and Rodrigues, A. M., 2003. Soft bottom benthic habitats assessment using single beam acoustics: examples from the Portuguese shelf.

Acoustic Seabed Classification Workshop. Sidney, BC, Canadá, 16-17 Fevereiro,

2003.

8. Freitas, R.; Rodrigues, A. M. and Quintino, V., 2002. Relating acoustic seabed classification to marine benthic habitats. Examples from the Western Portuguese shelf using single-beam echo-sounders. 2002 ICES Annual Science Conference and ICES

Centenary. Copenhagen, Dinamarca, 1-5 Outubro, 2002.

9. Freitas, R.; Rodrigues, A. M. and Quintino, V., 2002. Acoustic and biological methods in the assessment of subtidal benthic biotopes in coastal ecosystems. I Post-graduation

Symposium in Biosciences. Aveiro, Portugal, 29-30 Abril, 2002.

10. Freitas, R.; Rodrigues, A. M. and Quintino, V., 2002. Benthic biotopes remote sensing using acoustics. Benthic dynamics: In-situ surveillance of the sediment-water

interface. Aberdeen, Escócia, 25-29 Março, 2002.

11. Freitas, R.; Rodrigues, A. M. and Quintino, V., 2001. Acoustic and biological methods in the assessment of subtidal benthic biotopes in coastal systems. Hydro 2001- The 12th

Biennial Conference of the Hydrographic Society. University of East Anglia, Norwich,

Inglaterra, 27-29 Março, 2001. Participação financiada pela Fundação Calouste de

Gulbenkian: Serviço de Educação e Bolsas.

12. Freitas, R.; Rodrigues, A. M.; Faria, R. and Quintino, V., 2000. Analysis of acoustic method performance, QTC View, for the characterisation and classification of benthic communities in aquatic systems. International Conference on Integrated Coastal

Area Management and its Integration with Marine Sciences. Saint Petersburg,

Rússia, 25-30 Setembro, 2000.

13. Larsson, P.; Fullwood, C. F.; Freitas, R. and Cieplinska, T., 1998. How food conditions and predator avoidance behaviour of zooplankton may affect patchiness in the pelagic environment. XXVII SIL Congress. Dublin, Irlanda, 9-14 Agosto, 1998.

Comunicações em painel

1. Pereira, F.; Freitas, R.; Rodrigues, A. M. and Quintino, V., 2004. Macrofaunal communities in the Lagoon of Óbidos revisited: 1985 versus 2002. Towards an

(15)

integrated knowledge for the management of estuarine systems - ECSA Local Meeting. Lisboa, Portugal, 9-10 Setembro, 2004.

2. Freitas, R.; Oliveira, J.; Sampaio, L.; Rodrigues, A. M. and Quintino, V., 2003. Validation of soft bottom benthic habitats diversity identified by single-beam acoustics. 38th European Marine Biology Symposium. Aveiro, Portugal, 8-12 Setembro, 2003.

3. Freitas, R.; Oliveira, J.; Sampaio, L.; Rodrigues, A. M. and Quintino, V., 2003. Validation of soft bottom benthic habitats diversity identified by single-beam acoustics. Recent

Developments in Estuarine Ecology. Scarborough, UK, 27-28 Agosto, 2003.

4. Freitas, R.; Silva, S.; Quintino, V; Rodrigues, A. M; Rhynas, K. and Collins, W., 2002. Acoustic seabed classification of marine habitats: studies in the Western Portuguese coastal shelf. 6º ICES Symposium on Acoustic in Fisheries and Aquatic Ecology. Montpellier, França, 10-14 Junho, 2002.

5. Freitas, R.; Rodrigues, A. M.; Silva, S.; Quintino, V.; Rhynas, K. and Collins, W. T., 2001. Coupling benthic to acoustic diversity: an example from a shallow water coastal shelf area in western Portugal. 36th European Marine Biology Symposium. Menorca,

Espanha, 17-22 Setembro, 2001.

6. Freitas, R.; Rodrigues, A. M. and Quintino, V., 2000. The study of biossedimentary gradients using acoustic techniques, QTC View, and traditional methodologies. Euro

Environment Conference. Aalborg, Dinamarca, 18-20 Outubro, 2000. Participação

financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT): Fundo de Apoio à

Comunidade Científica (FACC).

7. Freitas, R.; Felício, M. and Hilário, A., 2000. Benthic fauna in mud volcanoes (Gulf of Cadiz). 3º Simpósio sobre a Margem Ibérica Atlântica. Faro, Portugal, 25-27 Setembro, 2000.

8. Felício, M.; Freitas, R. and Hilário, A., 2000. Mud volcanoes benthic fauna in the Gulf of Cadiz. Geological Processes on European Continental Margins (TTR9 Post-Cruise

Meeting). A conference sponsored by the UNESCO-IOC Training Through Research

(TTR) Program. Granada, Espanha, 31 Janeiro a 3 Fevereiro, 2000.

9. Freitas, R.; Rodrigues, A. M.; Bizarro, A. e Quintino, V., 1999. Integração da informação fornecida por imagens de Sonar Lateral, granulometria de sedimentos e comunidades de macrofauna bentónica. 4º Encontro Nacional de Ecologia. Aveiro, Portugal, 2-4 Dezembro, 1999.

10. Freitas, R.; Faria, R.; Rodrigues, A. M.; Bizarro, A. e Quintino, V., 1999. Analysis of acoustic methods performance for the study of biosedimentary gradients. International

(16)

Conference on Sustainable Management of Coastal Ecosystems. Porto, Portugal,

3-5 Novembro, 1999.

11. Participação em Reuniões científicas:

Jornadas do Mar 99. Universidade de Aveiro, 1-4 de Outubro de 1999.

1º Simpósio Interdisciplinar sobre Processos Estuarinos - SIPRES. Universidade do Algarve, Faro, 15-17 Junho de 1998.

IX Seminário Ibérico de Química Marinha. Universidade de Aveiro, 16-18 de Abril de 1998.

X Simpósio Ibérico de Estudos do Bentos Marinho. Praia do Carvoeiro, Algarve, 23-26 de Fevereiro de 1998.

“III Semana da Geologia”. Universidade de Aveiro, 3-7 de Novembro de 1997.

Seminário sobre Lagunas Costeiras e Ilhas-Barreira da Zona Costeira de Portugal. Universidade de Aveiro, 10-12 de Outubro de 1996.

I Encontro Nacional de Estudantes de Biologia. Universidade de Évora, 6 de Março de 1996.

12. Organização de reuniões científicas:

4º Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Ecologia. Universidade de Aveiro, 2-4 de Dezembro de 1999.

II Encontro Nacional de Estudantes de Biologia. Universidade de Aveiro, 21 de Março de 1997.

13. Línguas estrangeiras

(17)

Inglês Muito bom Muito bom Muito bom

Francês Bom Bom Razoável

Espanhol Bom Bom Razoável

14. Diversos

- Membro efectivo da Ordem dos Biólogos (nº 1922) - Sócia da SPECO (Sociedade Portuguesa de Ecologia)

Referências

Documentos relacionados

A título exemplificativo, apresenta-se apresenta se de seguida um ciclo típico de colocação de encomendas e fluxo de mercadorias dorias para um cliente: 1.º Identificação

os municípios portugueses e que permitiu reunir dados sobre as percepções e estratégias das autoridades públicas locais portuguesas ao nível de medidas/políticas de apoio ao

Sendo utilizados como critérios de inclusão pacientes com di- agnostico trauma torácico, admitido no Hospital de Emergência de Macapá, permanência acima de 24 horas no

Avaliando os motivos do consumo de suplementos, pode verificar-se que na totalidade a maioria ingere suplementos com o objetivo de emagrecer (31%), contudo é de salientar que esta

A caracterização como espécie-chave cultural (CKS) do bioma caatinga realizou-se com a aplicação de metodologia já usada em outros trabalhos, em analogia com fontes documentais,

In this context, it is also important to point out that some of us have previously shown that, in a mammalian system, (i) PTS1 proteins can be efficiently imported into peroxisomes

A obra de Catherine Opie interessa-me porque: primeiro, a distinção clara que a artista faz entre autorretrato e autorrepresentação; segundo, o seu modo de

Figura 3.3- Efeito da dieta, náuplios de Artemia e Artemia enriquecida com Isochrysis galbana, na Taxa de sobrevivência (%) de larvas de Homarus gammarus ao longo do tempo do