• Nenhum resultado encontrado

Relatório de Perfil Comportamental

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório de Perfil Comportamental"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Relatório de Perfil

Comportamental

Frank Dux

30/05/2017

(2)

Apresentação Perfil Comportamental idealDisc

O Perfil Comportamental idealDisc é um inventário de características comportamentais elaborado a partir das respostas de um indivíduo em um questionário padrão. Baseado no Conceito DISC do Prof. William Moulton Marston, trata-se de um poderoso instrumento para identificação das tendências do comportamento humano, talentos e possíveis limitações. Este relatório é indicado em:

O uso do Perfil Comportamental é fundamental para um processo seletivo assertivo e, principalmente, justo para com os candidatos. Já que a adequação ao cargo gera benefícios tanto para a empresa quanto para o colaborador, em programas de treinamento, coaching, etc. O ganho está no autoconhecimento. A partir de uma percepção mais clara do seu estilo compor-tamental o individuo poderá entender melhor os desafios no seu trabalho, focar nos seus pontos fortes e desenvolver estratégias eficazes para lidar com suas limitações.

Fundamentação: O Conceito DISC

Conceito DISC é uma teoria postulada pelo psicólogo americano Dr. William Moulton Marston (1893 - 1947) em seu livro "Emotions of Normal People" (1928), o qual determina alguns padrões de comporta-mento. A partir desta teoria, foram elaboradas ferramentas para análise de perfil comportamen-tal. Tais avaliações consideram comportamentos ou emoções observáveis, não abrangendo, portanto, a personalidade dos indivíduos.

O idealDisc é um instrumento baseado no conceito DISC para examinar o comportamento dos indivíduos em um determinado ambiente. Essa teoria baseia-se na existência de quatro tipos básicos de comportamentos previsíveis observados nas pessoas e suas respostas

comportamentais. Tais respostas ocorrem a partir da combinação de duas dimensões: Dimensão interna: referente à percepção do ambiente.

Dimensão externa: referente à reação frente a situação percebida.

Como resultantes desta matriz temos os seguintes fatores: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Conformidade (C).

Nossa individualidade é bem mais complexa do que sugere inicialmente qualquer modelo. A singularidade de cada sujeito, aqui, pode ser compreendida a partir da ideia de que somos compostos por um, dois ou até três fatores principais de comportamento que se destacam frente aos demais. Assim, os fatores predominantes são combinados com as intensidades dos demais fatores, definindo nossas tendências de comportamento em geral. Cada um dos padrões com-portamentais tem um valor único em termos de características gerais, motivações, contribuições para a equipe e para a organização, ou seja, não há um melhor do que outro. As tendências de cada padrão podem ser funcionais ou disfuncionais dependendo da intensidade de uso dos comportamentos e dos requisitos específicos do ambiente/cargo em questão.

Processos seletivos internos e externos Mapeamento de talentos Plano de sucessão Coaching Treinamentos comportamentais Processos de feedback Gerenciamento de equipes Autoconhecimento

(3)

Palavras Descritivas:

Fatores Predominantes

Fatores Propulsores

Dominancia (poder/autonomia):

Postura ativa, tende a perceber as situações como hostis. Confronta a hostilidade para evitar o fracasso.

Influencia (pessoas/relacionamentos):

Postura ativa e positiva, tende a percepção favorável das situações. Busca um ambiente amigável, usando persuasão e evitando rejeição.

Estabilidade: (segurança/previsibilidade):

Postura passiva, tenta manter o status quo, para evitar insegurança e manter o clima favorável.

Conformidade (regras/procedimentos):

Postura passiva e cautelosa, busca respaldo em regras e procedimentos para evitar problemas ou conflitos.

D

Impulsivo Competitivo Vigoroso Questionador Direto Empreendedor Assertivo

I

Influente Persuasivo Amigável Verbal Comunicativo Positivo Trabalha em equipe Reservado Reflexivo Desconfiado Acanhado Investigativo Cético

I

S

Amável Deliberado Dependente Persistente Bom ouvinte Gentil Metódico Dinâmico Alerta Ativo Inquieto Demonstrador Flexível

C

Complacente Cuidadoso Sistemático Preciso Exato Perfeccionista Lógico Detalhista

Fatores DISC

Diplomático Comedido Pouco exigente Modesto Condescendente Tímido

D

Firme Persistente Teimoso Obstinado Independente Aventureiro

S

C

(4)

Relatório de Perfil Comportamental

Frank Dux

30/05/2017 4/9

Gráficos

O Sistema idealDisc gera três gráficos com base nas respostas do questionário padrão:

Comportamento Usual: indica o comportamento preferido

Máscara Comportamental: indica o comportamento no trabalho atual Íntimo: indica o comportamento sob pressão ou em situações inesperadas Como analisar os três gráficos:

Tome como referência o gráfico de Comportamento Usual para análise dos fatores DISC.

Compare o gráfico de Mascara Comportamental com o de Comportamento Usual e observe se houve mudança.

Compare o gráfico do Intimo com o de Comportamento Usual e observe se houve mudança.

Máscara

Comportamental

Íntimo

Comportamento

Usual

(5)

Relatório de Perfil Comportamental

Frank Dux

30/05/2017 5/9

Comportamento Usual

Este gráfico representa o estilo comportamental preferido de Frank no momento atual de sua carreira. O Comportamento Usual tende a ser estável, normalmente sofrendo poucas variações através dos anos. É considerado o gráfico de referência para as análises de perfil idealDisc.

Por natureza, Frank é amistoso, afável e sociável. Sente uma grande necessidade social e não gosta de situações de antagonismo e de confrontações pessoais. Tem uma capacidade inerente de aplicar, tanto a paciência como a precisão, em suas tarefas, assim como de absorver e transmitir informações. Sua autoridade reside muito mais em seu conhecimento especializado do que em uma agressividade natural. Tanto sabe falar como ouvir, sendo capaz de despertar a confiança nas pessoas. Por natureza, não gosta de viagens demoradas e pode, quando afastado de sua família/base/grupo, se sentir desconfortável. Embora seja bastante expansivo, Frank distingue amigos de conhecidos. Sua necessidade de saber os "porquês" e os "comos" fará com que boa parte de suas perguntas acabem revelando-se muito importantes. Tem a necessidade de trabalhar, tanto com pessoas como por meio delas, assim como de se envolver e de ser parte de uma equipe. Tem preferência por um ambiente de trabalho estruturado, onde possa ter liberdade de expressão e, ao mesmo tempo, contar com padrões de trabalho bem definidos. Pode, com freqüência, ser facilmente magoado, pois é, por natureza, interessado nos outros. Pode acabar se preocupando excessivamente com as pessoas e seus problemas. Irá fazer uso de fatos, números e regras para vencer em um debate e, em geral, apresenta-se muito bem munido de tais informações antes de entrar em uma discussão. Se as situações forem amistosas e favoráveis, sabe usar muito bem a persuasão. Cede para evitar confrontações. Embora gosta de reconhecimentos, estes precisam ser sinceros.

(6)

Relatório de Perfil Comportamental

Frank Dux

30/05/2017 6/9

Máscara Comportamental (Persona)

Trata-se da máscara profissional ou como Frank está se adaptando ao ambiente de trabalho atual. Este gráfico mostra a tendência a modificar ou não o seu comportamento usual para se adaptar momentaneamente ao trabalho. Ele é situacional e indica como ele está compreendendo as demandas comportamentais do cargo. Normalmente as pessoas não tem consciência exata a respeito de sua Personna, pois são comportamentos de adaptação inconsciente.

Podemos dizer que Frank deixa de lado sua postura perfeccionista e algo cautelosa, assumindo um comportamento mais independente e desafiador do que seu estilo usual indicaria.

Frank demonstra no momento uma enorme resistência a mudanças e/ou pensamentos e idéias diferentes das suas, podendo mesmo assumir uma postura de resistência passiva. No presente momento, portanto, ele poderá inclusive atrapalhar a equipe em situações que seja preciso responder rapidamente a pressões externas ou problemas inesperados, pois poderá boicotar ordens e atrasar a solução de possíveis problemas.

(7)

Relatório de Perfil Comportamental

Frank Dux

30/05/2017 7/9

Íntimo

Este gráfico representa a figura do comportamento de Frank sob pressão ou quando pego em situações inesperadas onde suas reações e comportamentos tendem a ser mais espontâneos, mesmo aqueles que em situações normais são mantidos sob controle. Esse gráfico também é situacional, podendo sofrer variações de acordo com o ambiente de trabalho.

Em situações de pressão, Frank aparentemente mantêm consistentemente o seu Comportamento Usual. Isto sugere, portanto, que ele não vê necessidade de modificar seu comportamento, mantendo-se estável em situações de pressão. Se houver uma boa adequação desta pessoa com seu ambiente e sua função, isto, normalmente, deverá levar a uma melhoria de desempenho.

(8)

Relatório de Perfil Comportamental

Frank Dux

30/05/2017 8/9

Indícios de Frustrações e Stress

Há sinais de frustração, problemas e stress, aparentemente relacionados com a área profissional de Frank, que parece estar passando por um momento de tensão ou mesmo aborrecimentos. Isso precisa ser devidamente investigado, pois pode afetar os resultados de seu trabalho. Um aconselhamento profissional é altamente recomendável para identificar as causas e minimizar seus efeitos.

Direcionamento Básico Profissional

Especialização e verbalização. Suas tarefas devem requerer a atenção a detalhes e a deliberação e, além disso, deve ter a oportunidade de poder expressar suas descobertas e idéias. A função deve visar uma especialização (treinamento no sentido mais amplo, além da responsabilidade de garantir o cumprimento de normas e dos padrões de qualidade. O ambiente de trabalho deve ser descontraído.

Estímulos e Motivação

Frank sente-se mais motivado em situações nas quais receba amplo reconhecimento por um trabalho bem feito e, quando necessário, atenção e remotivação. Segurança é um importante fator para ele, que trabalha melhor em situações que requeiram o envolvimento com os outros. De maneira ideal, seu chefe deverá ser um líder participativo e diplomático, que se comunique bem com os outros e explique as reais exigências do trabalho. Frank deve, então, poder prosseguir e concluir a tarefa que lhe foi atribuída. Seu chefe deve lembrar-se que, por não ser impositivo nem muito exigente, precisará de ajuda em questões que envolvam a disciplina dos outros. Precisará, também, ser aconselhado sobre como encorajar os outros e obter deles os melhores resultados, bem como ser ajudado no processo de tomada de decisão. Está em busca de segurança, integração em uma equipe, oportunidade para poder se expressar e um superior democrático e compreensivo que lhe dê apoio. Foge de prazos apertados e de situações de antagonismo. Tem a necessidade de pesquisar os problemas antes de se comprometer.

Estilo Natural de Liderança

Frank, por ser muito persuasivo e verbal na posição de chefia, deverá demonstrar uma liderança democrática e muito voltada ao motivacional e à capacidade de ouvir e aconselhar ao invés de ordenar. ele irá evitar confrontos e abordagens mais diretas e assertivas, podendo mesmo ser excessivamente tolerante e leniente e isso é algo a se considerar, pois irá aparecer no momento em que tenha que tomar decisões duras ou disciplinar a equipe.

(9)

Relatório de Perfil Comportamental

Frank Dux

30/05/2017 9/9

Frank demonstra ter um perfil adequado na área de demonstração e apresentação de ideias de modo tranquilo e pausado. Sendo extrovertido, com boa capacidade de ouvir e aconselhar, verbal e tranquilo, terá facilidade em transitar na maioria dos ambientes. Poderá entretanto ter dificuldades com fechamento de negócios, pois tem receio de ouvir um não, o que significaria rejeição. Nesse sentido talvez necessite ser assistido.

Frank em Equipe

Frank provavelmente será um dos porta-vozes do grupo em face de sua influência e persuasão naturais. Sua natureza diplomática e tolerante pode entretanto lhe prejudicar quando tiver que negociar em nome da equipe. Deve focar nos resultados e na assertividade quando for necessário.

Frank gosta de pessoas cuja postura seja parecida com a sua. Precisa entretanto de pessoas com comportamentos diversos, principalmente daquelas pessoas focadas em objetivos.

Aconselhamento Geral

A vaidade e uma certa tendência à tolerância e mesmo leniência são, provavelmente, dois pontos de atenção. Frank deve avaliar o quanto talvez deva exercitar a modéstia, a humildade, sair do próprio pedestal e ter mais auto crítica sobre as coisas que faz ou provoca. Deve buscar o equilíbrio, através de um comportamento discreto, da conquista do auto domínio, principalmente em situações que possam ser explosivas.

Deve também procurar levar a vida num ritmo mais tranquilo em relação ao que os outros possam pensar a seu respeito. Deve também evitar o excesso de perfeccionismo.

Tenha sempre em mente que:

Este relatório deve servir como um guia. O Perfil Comportamental idealDisc é um instrumento de análise comportamental voltado ao trabalho, seu principal objetivo é auxiliar gestores e empresas em processos estratégicos envolvendo pessoas. Não recomendamos o seu uso isolado, a análise comportamental deve sempre ser contextualizada com o ambiente de trabalho e apoiada em entrevistas e outras avaliações. Experiência profissional, conhecimento técnico e capacidade de aprendizado são algumas das informações essenciais para complementar este relatório.

Referências

Documentos relacionados

Desta forma, uma vez demonstrada a validade formal e a eficácia da norma, à luz do positivismo jurídico, como âmbitos de avaliação da realização do Direito,

Os resultados do Test t de igualdade de médias aplicado por empresa no mercado acionário mexicano, para testar as diferenças entre as médias de retornos anormais das empresas

Baseado nas repostas obtidas nos gráficos acima é possível analisar as questões relati- vas: ao curso; coordenação do curso; disciplinas; desempenho discente; desempenho docente;

O panorama terapêutico das doenças do sangue, bem como o fornecimento de drogas oncológicas, tanto no Brasil quanto em outros países do mundo, estará na pauta dos

A partir da temática do desenvolvimento do comportamento verbal sob controle privado, os autores propõem uma análise comportamental do self e suas implicações para a

Outra informação importante que se percebe a partir do quadro 01 é que dos municípios de Rondônia com mais de 50 mil habitantes o único que ainda não implementou a Lei

De acordo com DAVIS (1996), para se resistir ao estresse, basta utilizar-se de técnicas de relaxamento; fazer alimentação saudável e exercitar-se fisicamente. Mudanças