• Nenhum resultado encontrado

FICHA CATALOGRÁFICA. Elaboração Central Florestal. Editoração Ayrton Senna da Silva Damasceno. Revisão Luciano de Jesus Cavalcante França

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FICHA CATALOGRÁFICA. Elaboração Central Florestal. Editoração Ayrton Senna da Silva Damasceno. Revisão Luciano de Jesus Cavalcante França"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)
(2)

FICHA

Elaboração

Central Florestal Editoração

Ayrton Senna da Silva Damasceno

Design e artes

Ayrton Senna da Silva Damasceno Túlio dos Santos Nunes

Colaboração

COALTECH engenharia Nota

Este e-book não dispõe de ISBN, por tratar-se apenas de um material de divulgação (e-book Marketing).

CATALOGRÁFICA

Importante

É proibido qualquer tipo de comercialização desta obra, por trata-se de material do tipo não-Comercializável, sendo liberada apenas para distribuição livre sem fins lucrativos.

Por que é importante entender a detecção de fumaça?

Revisão

Luciano de Jesus Cavalcante França

(3)

INTRODUÇÃO...1

O QUE É DETECÇÃO DE FUMAÇA...4

CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS DE DETECÇÃO USADOS PARA A LOCALIZAÇÃO DE

FOCOS DE INCÊNDIO...5

USO DOS SENSORES E CÂMERAS DO SYSFOREST NA DETECÇÃO DE FUMAÇA COMO

FUNCIONA OS SENSORES DO SYSFOREST?...8

(4)

Em Portugal, por exemplo, os incêndios florestais provocaram a morte de aproximadamente 100 pessoas em 2017, além dos prejuízos contabilizados na casa de 244 milhões de euros.

Dados do INPE (2018) mostram que o Cerrado e Amazônia apresentaram maior porcentagem de focos de incêndios (Amazônia – 50,2% e cerrado-31,8%).

No Brasil, somente em 2017, foram constatados mais de 207 mil focos de incêndios em todo o território nacional.

INTRODUÇÃO

Ambiental Econômica Social

- Perda da biodiversidade - Liberação de gases

de efeito estufa.

Diminuição de matéria prima vegetal

para indústria.

-Problemas de saúde, - Fator risco a comunidades em área

rurais.

(5)

A detecção de fumaça em florestas plantadas ou nativas é uma ótima alternativa para a prevenção e o controle dos incêndios. A adoção de técnicas para a detecção de fumaça resulta em uma série de benefícios ao gestor florestal:

Por que é importante entender a detecção de fumaça?

INTRODUÇÃO

SocialPrevenção de focos

de incêndios

Diminuição de riscos de propagação do fogo Menor custo operacional com

o combate direto ao incêndio Proteção da biodiversidade e do patrimônio florestal

Entretanto, você sabe como elaborar e proceder a detecção de incêndios? Conheça mais sobre a detecção de

(6)

A detecção de fumaça é o passo inicial para o controle de incêndios florestais de forma rápida e precisa, realizada no intuito de identificar a localização exata do incêndio no seu estágio inicial.

Por que é importante entender a detecção de fumaça?

O QUE É A DETECÇÃO

DE FUMAÇA?

Quais os procedimentos básicos empregados na detecção de fumaça em torres?

1

DETECÇÃO DE FUMAÇA NA FLORESTA PELO OBSERVADOR

Nas torres de observação, o observador com auxílio de um binoculo realiza os procedimentos para a detecção de colunas de fumaça. Dependendo do tamanho da área, pode haver mais de uma torre de observação.

2

3

4

DETECÇÃO DE FUMAÇA NA FLORESTA PELO OBSERVADOR Após identificado o local com possível ocorrência de incêndio, o observador com auxílio de, determina o ângulo de visada para a triangulação entre as torres. DETERMINAÇÃO DO ÂNGULO DE VISADA DA COLUNA DE FUMAÇA

O observador repassará o dado a central de operação, sendo esta responsável por determinar o local exato de ocorrência do foco de incêndio

.

DETERMINAÇÃO DO ÂNGULO DE VISADA DA COLUNA DE FUMAÇA Com os azimutes em mãos, a central de operações determinará o ponto

(7)

São todas as detecções feitas em locais fixos estabelecidos e estratégicos na área florestal, preferencialmente acima da copa das árvores.

Para a detecção fixa são usados os sistemas de torres de observação, o qual o observador localiza o incêndio pela visualização de fumaça na floresta.

Por que é importante entender a detecção de fumaça?

TIPOS DE DETECÇÃO

Uma ótima detecção necessita de equipamentos para uma melhor determinação do local de ocorrência do foco de incêndio:

Detecção Fixa

Mapa da Área

Goniômetro

Radiocomunicadores

Elevador

Para-raios

Binóculos de

Longo alcance

(8)

Pode ser considerada detecção móvel todo avistamento de fumaça constatado por meio do deslocamento de um ou mais indivíduos até a área do foco de incêndio. A detecção móvel pode ser realizada com auxílio de rondas e cooperantes.

TIPOS DE DETECÇÃO

Detecção Móvel

Rondas

Cooperantes

É efetuada com a verificação de toda a área florestal através das estradas, acessando – se as áreas a pé, à cavalo ou com auxílio de um veículo. É importante durante todo o processo de ronda o observador ficar atento a focos de fumaça, sendo indispensáveis a equipe equipamentos de comunicação para informar a central.

O sistema de detecção por cooperantes, as moradias dos trabalhadores são distribuídas em torno e/ou dentro da área florestal, no intuito de ampliar o monitoramento.

Os cooperantes terão papel crucial e auxiliar na detecção de fumaça e focos de incêndios na propriedade florestal, informando a central de operação sobre a ocorrência de focos.

(9)

São métodos auxiliares utilizados na detecção de focos de incêndio, sendo utilizados em conjunto com as demais técnicas de detecção. Dentre os métodos, os mais utilizados atualmente são os remotos e com veículos não tripulados (drones).

Por que é importante entender a detecção de fumaça?

TIPOS DE DETECÇÃO

Detecção Auxiliar

Detecção remota Detecção por sistemas de televisão

Tratam-se de sistemas de detecção observados por televisão, onde as imagens são captadas por câmeras em pontos estratégicos e transmitidas a monitores de tv na unidade central de operação de combate.

Pode ser uma boa opção para a detecção, entretanto não pode ser substituída pela observação humana em torres, por ser superior e mais precisa.

São os sistemas de detecção que fazem uso de sensores de calor acoplados em satélites ou em veículos aéreos não tripuláveis (drones) para identificação de áreas com focos de calor.

Os sensores de calor captam ondas eletromagnéticas invisíveis ao olho humano, podendo serem captados durante o período noturno, independente da presença de nuvens e neblinas.

(10)

Anteriormente, foram vistos os diferentes tipos de detecção de fumaça para localização de focos de incêndio. O avanço da tecnologia permitiu a integração das distintas metodologias de detecção no âmbito da prevenção e combate a incêndios em áreas florestais, sendo o SYSFOREST uma alternativa viável no mercado brasileiro.

As tecnologias embarcadas no SYSFOREST revolucionam na forma de detecção de fumaça em florestas e no seu monitoramento, trazendo uma gama de tecnologias de ponta, entregando os melhores resultados.

USO DOS SENSORES E CÂMERAS DO

SYSFOREST NA DETECÇÃO DE FUMAÇA

e está toma as medidas necessárias para o combate inicial ao foco de incêndio.

(11)

As informações coletadas nas torres pelas câmeras e sensores são enviadas a central de monitoramento através de repetidores de sinais radiométricos, avaliando em tempo real a situação da floresta.

Na central de monitoramento, profissionais especializados observam em monitores as imagens obtidas pela câmera na torre, verificam todo o sistema afim de detectar sinais de foco de incêndio na floresta.

USO DOS SENSORES E CÂMERAS DO

SYSFOREST NA DETECÇÃO DE FUMAÇA

O SYSFOREST vai muito além do tradicional, possibilita uma melhor tomada de decisões para o combate e prevenção de incêndios, através do uso de câmeras full hd, integradas com sensores infravermelhos ou termais.

As câmeras e sensores acoplados as torres efetuam um movimento de 360 graus, atuando em torno de toda a floresta, em busca colunas de fumaça e detectando possíveis sinais de calor

Os sensores possuem papel importantíssimo no sistema de monitoramento, tendo em vista que mesmo sem a presença de fumaça, este identificará áreas com maior incidência de calor e temperatura, cooperando e contribuindo na tomada de decisões e na prevenção de incêndios.

(12)

Seus sensores tem a capacidade de monitorar a floresta de dia e à noite, graças ao uso de filtros de IR habilitando-o a captação de imagens sem distorção das cores percebidas pelo olho humano.

COMO FUNCIONA OS SENSORES DO

SYSFOREST?

O sistema pode atuar com sensores infravermelhos e/ou termais, dependendo da sua versão. É possível também ter um sistema hibrido, contendo estes dois tipos de sensores.

Basicamente, a câmera térmica do SYSFOREST capta a radiação eletromagnética que é formada dentro de uma imagem, captando espectros de onda específicos, gerados a partir do calor. Os sensores utilizados são calibrados especificamente para tal finalidade, por isso é tão eficiente.

O funcionamento dos sensores durante o período noturno, o filtro IR é desabilitado, não sendo percebido pelo olho humano a luz infravermelha. Contudo, o software conta com recursos que alertam a central sobre focos de incêndio durante a noite.

Além de operar bem na escuridão total, os sensores atuam sob circunstâncias climáticas difíceis como, por exemplo, neblina, poeira, chuva, neve e fumaça.

(13)

COMO FUNCIONA OS SENSORES DO

SYSFOREST?

A integração dos sensores com o software automatiza ainda mais todo o processo de detecção de focos de incêndio.

O conjunto de tecnologias de sensores associadas ao software demostram robustez de todo sistema, proporcionando os melhores resultados de vigilância ao monitoramento florestal remoto.

O SYSFOREST oferece 3 opções de Vigilância:

VERSÃO SMOKE

O sensor varre o horizonte detectando possíveis sinais de incêndio

VERSÃO TERMAL

Trabalha de forma autônoma, uma câmera térmica varre o horizonte emitindo um sinal de alerta quando detecta algum incêndio, e uma segunda câmera dá ao operador o suporte visual).

VERSÃO HÍBRIDA

O sistema trabalha com as duas câmeras simultaneamente, fazendo a detecção e indicando os potenciais focos

(14)

CONHEÇA MAIS SOBRE O SYSFOREST

CLIQUE AQUI E ACESSE O SITE

Referências

Documentos relacionados

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

c) Fomos convidados pelo seu filho. e) As famílias analfabetas não os compram. f) Não lhe vai acontecer nada. g) Eu bebê-lo-ei na escola.. a) Eu vou ler “Os Lusíadas”, embora

e) Rose caminhou muito para encontrar um emprego. 1.ª Oração subordinante; 2.ª Oração subordinada adverbial final.. 6. Completa o quadro, transformando o discurso direto em indireto

a) Quem procurou o Rapaz de Bronze foi o Muguet, porque queria pedir licença para organizar uma festa. b) Quem procurou o Rapaz de Bronze foi o Gladíolo, porque queria pedir

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

- contáveis: elementos que se podem contar e que, por isso, assumem a forma singular ou plural. - não contáveis: elementos que não se podem contar distintamente e que assumem,

5- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

Os navegadores foram surpreendidos pela tempestade – oração subordinante Que viajavam para a Índia – oração subordinada adjetiva relativa