• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA

CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

À vista desse fato a interessada cursou novamente o 2º grau, agora em colégio idôneo, tendo concluído

t d 1990

"A interessada não colou grau ao conclu-ir os estudos do 3º grau, por ter sido verificada a improcedência do documento comprobatório de Conclusão dos estudos do 2º grau, quando da montagem do processo de registro do Diploma de Bacharel em Di_ reito."

Concluiu o curso em 1982, ocasião em que a Universidade verificou que seu diploma de 2º grau fora expedi-do por instituição irregular. A IFE certificou, na ocasião:

A interessada matriculou-se no curso de Direito da Universidade Federal de Uberlândia, no ano de 1977 , após prestação de concurso vestibular.

I - RELATÓRIO

RELATOR: SR. CONS. FÁBIO PRADO

Convalidação de estudos de 2º grau. ELCI GARCIA VIEIRA

ASSUNTO

INTERESSADO/MANTENEDORA

MG UF

(2)

P A R E C E R

A exigência de curso secundário para in gresso em curso superior e tradição de nosso direito educacional.

Veja-se, a respeito, exemplificando, o texto original da Lei 4.024, de 20 de dezembro de 1961:

"Artigo 69 - Nos estabelecimentos de en sino superior podem ser ministrados os seguintes cursos:

a) de graduação , abertos à matricula de candidatos que hajam concluído ciclo colegial ou equivalente, e obtido clas-sificação em concurso de habilitação". Redação análoga consta no artigo 17 , alínea "a", da Lei 5.540, de 28 de novembro de 1968:

"Artigo 17 - Nas universidades e nos es tabelecimentos isolados de ensino supe rior poderão ser ministradas as seguin-tes modalidades de curso: a) de graduacão, abertos a matricula de candidatos que hajam concluído o ciclo colegial ou equivalente e tenham si-do classificados em concurso vestibular". Na mesma linha a Lei 5.566, de 19 de no-vembro de 1969, assegurou aos graduados em escolas normais o direito de se inscrever nos concursos vestibulares.

0 artigo 1º do Decreto 68.908, de 13 de julho de 1971 :

"Artigo lº - A admissão aos cursos supe riores de graduação será feita mediante classificação, em Concurso Vestibular dos candidatos que tenham escolarização completa de nível colegial, ou equiva - lente".

(NOTA: o Decreto 68.908/71 foi revogado pelo Decreto 99.490/90).

(3)

O artigo lº da Resoluçao 9/78, que repe_ te o artigo 17 da Lei 5.540, acima citada.

E o artigo 43 da Portaria 107, de 28 de janeiro de 1981.

Finalmente, o artigo 1º da Portaria 837, de 31 de agosto de 1990:

"Artigo lº -A inscrição no concurso ves tibular será concedida à vista da pro va de conclusão do ensino de segundo grau ou equivalente, podendo, a juizo da instituição responsável, ser apre -sentada atá a data final de matrícula, considerando-se nula a classificação quando assim não ocorrer."

Obviamente, o curso colegial concluído deve se revestir de legitimidade. Cursos ministrados em estabeleci -mentos não conhecidos são inoperantes para a finalidade exigida na le-gislação.

Apenas em face de circunstâncias excepcionais, já conhecidas em alguns casos por este Conselho Federal, po -der-se-á considerar "a posteriori" a exigência.

Em tais casos deve ficar evidenciada a boa-fé do estudante, bem como a inexistência de ardil ou meio escuso pa-ra a obtenção do certificado de 2º gpa-rau.

Tal é, a nosso ver, a hipótese dos autos. Todavia, para o integral cumprimento da legislação acima citada, torna-se necessário que a interessada submeta -se a novo concurso vestibular. Se lograr aprovação, deverá se matri_ cular na 1º serie do curso universitário e requerer o aproveitamento dos créditos anteriormente obtidos.

Apenas com a observância desses proce-dimentos, e desde que aproveitados os créditos, poderá ser expedido o respectivo diploma.

DECISÃO DA CÂMARA: A Câmara de Legisla-ção e Normas acompanha o voto do Relator.

(4)
(5)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CONSELHO FEDERAL OE EDUCAÇÃO - CFE

FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE À SESSÃO PLENÁRIA DO DIA 02/12/1992, REALIZADA ÀS 15 HORAS.

REUNIÃO ORDINÁRIA DE_________________________/ 1992.

ENCARREGADO DOS TRABALHOS DO PLENÁRIO-CFE BRASÍLIA, DE

24. YUGO OKIDA

23. VIRGÍNIO CÂNDIDO COSTA DE SOUZA 22. SYDNEI DOS SANTOS

21. SILVINO JOAQUIM LOPES NETO 20. RAULINO TRAMONTIN

19. PAULO ALCÂNTARA GOMES

18. MARGARIDA MARIA DE R. S. P. LEAL 17. LÊDA MARIA C. NAPOLEÃO DO REGO 16. LAYRTON BORGES DE MIRANDA VIEIRA 15. LAURO FRANCO LEITÃO

14. LAÉRCIO DIAS DE MOURA (PE)

13 - JOSÉ LUITGARD MOURA DE FIGUEIREDO

12. JOSÉ FRANCISCO SANCHOTENE FELICE 11.JORGE NAGLE

10.IB GATTO FALCÃO 9. GENARO DE OLIVEIRA 8- FABIO PRADO

7. EDSON MACHADO DE SOUSA

6. DALVA ASSUMPÇÃO SOUTTO MAYOR 5. CÍCERO ADOLPHO DA SILVA

4. CÁSSIO MESQUITA BARROS

3. ADIB DOMINGOS JATENE 2. ERNANI BAYER

1. MANOEL GONÇALVES FERREIRA FILHO NOME DO CONSELHEIRO

Referências

Documentos relacionados

Face ao exposto, vota o Relator favoravelmente à aprovação do Projeto para funcionamento do curso de Bacharelado em Direito, com 80 (oitenta) vagas para cada um dos turnos, a

Assim, este estudo buscou identificar a adesão terapêutica medicamentosa em pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde, bem como os fatores diretamente relacionados

Desse modo, tomando como base a estrutura organizacional implantada nas SREs do Estado de Minas Gerais, com a criação da Diretoria de Pessoal, esta pesquisa permitirá

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar

DECLARAÇÃO COM PEDIDO DE EFEITO MODIFICATIVO COMO MERO PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO. VIOLAÇÃO AO ART. Configura violação ao art. Tal descabida mutação: a) não atende

A Organização Brasileira de Cultura e Educação, envia a este Conselho, expediente de 20.08.93 solicitando alteração curricular dos cursos de Geografia e Historia (Licenciatura