• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

INTERESSADO/MANTENEDORA

ESCOLA SUPERIOR DA MAZÔNIA

UF A M ASSUNTO /

Autorização (projeto) para funcionamento do curso de Direito, a ser ministrado pela Faculdade de Direito da Amazônia, em Manaus - A M .

RELATOR: SR. CONS. Silvino Lopes Neto PARECER N° CÂMARA OU COMISSÃO

CESu

I - RELATÓRIO

APROVADO EM

Trata-se de projeto para criação de curso de Direito em Manaus ( A M ) , trazido a este Egrégio Conselho pela Mantenedora Escola Superior da Amazônia (ESA).

A CAPLAN reconheceu o pressuposto de necessidade social para a área e com isso ensejou a apresentação e tramitação do projeto

"sub c e n s u r a " , que, trabalhado com minúcia, consta de quatro volumes, no quais se enfocam os fundamentos legais, filosóficos, sócio-econômicos- culturais do empreendimento.

A l é m desses aspectos, o projeto desenvolve a Concepção, os Objetivos e o perfil profissiográfico do curso de Direito.

Em síntese, o projeto está estruturado como segue:

Bases Filosóficas

A Entidade Mantenedora, ao propor o Curso de Direito para funcionar em Manaus, considera como bases filosóficas, os interesses de preservar a Amazônia. A conveniência de se praticar uma integração real no País, a necessidade de se concientizar o povo de seus direitos e garantias individuais e a busca do conhecimento sistematizado das normas nacionais e internaci onais.

(2)

O ensino do Direito como Ciência Social, tem aspectos universais, mas na parte do Direito Positivo e mesmo em algumas concepções teóricas é possível servir mais e melhor a área onde está situado. No caso específico deste curso, projeta a ESA trazer para o seu Câmpus, o funcionamento de um Tribunal de Juri, um Cartório Extra Judicial e uma Vara Defensoria Pública.

Bases Institucionais

Conhecendo e pretendendo praticar a tríplice função da Universidade, ensino, pesquisa e extensão, a Instituição Mantenedora se compromete a:

I - Prestar assistência, técnica e científica à comunidade.

II - Promover pesquisa e estudos, no campo de sua atuação, através de estudos, projetos e convênios.

III - Realizar cursos, seminários, simpósios, conferências e eventos quaisquer de natureza cultural, científica e educacional.

IV - Formar técnicos e profissionais, na área do ensino superior, para atender às necessidades do mercado de trabalho.

V - Celebras convênio com entidade nacionais e estrangeiras com vistas e estabelecer intercâmbio de experiência e ao aprimoramento de suas atividades.

A Instituição pretende com este curso de Turismo, dispor de um instrumental teórico e prático de aceleração do desenvolvimento local e regional.

Concepção e Objetivos do Curso

O curso de Direito da Escola Superior da Amazônia foi concebido dentro do paradigma básico das iniciativas da Instituição: a excelência do ensino e da formação voltada para a realidade nacional contemporânea. Isto significa ter em mente e em meta o mercado de trabalho e todas as peculiaridades da sociedade brasileira, nas suas grandezas e nos seus problemas que precisam ser enfrentados com segurança e competência. É conhecida a preocupação dos pensadores da área com a situação e com a qualidade do ensino jurídico brasileiro e a conseqüente formação dos nossos bacharéis em Direito. Assim é que a Faculdade de Direito da Amazônia estruturou este Curso, analisando a pertinência e a relevância de cada disciplina e a sua correlação com as demais, numa coerência horizontal e vertical que constitua o eixo da qualidade tão desejada e reivindicada pelos intelectuais das ciências jurídicas. Não poderia ser diferente. O saber jurídico é uma das matrizes do fortalecimento de qualquer sociedade. Não se poder falar grandeza nacional, de justiça social e de independência econômica e política, sem necessariamente, valorizar o substrato das leis, o caminho das garantias dos direitos dos cidadãos e o perfil de respeitabilidade nacional.

O profissional egresso deste Curso de Direito responderá a este perfil desejado. O bacharel em Direito, será formado para atender, em nível superior de qualidade, os misteres da ampla gama de aplicações profissionais que

(3)

Ihe confere sem titulo: O Ministério Publico, a Magistratura, as Procuradorias, a Advocacia, as assessorias e consultorias jurídicas, o Magistério Jurídico e outras funções correlatas. O perfil deste profissional será calcado, igual e consequentemente, no estofo ético, ponto de partida e de chegada de toda a atuação jurídica. Ele será, antes de tudo, um profundo conhecedor da ciência do Direito, que fará seu conhecimento operar através do domínio da técnica jurídica onde e quando for chamado a atuar.

PERFIL PROFISSIOGRÁFICO - DIREITO

Habilitar o profissional bacharel em direito para exercícios das funções a que o título da acesso: a Magistratura, a Advocacia, O Ministério Público, as Procuradorias, O Magistério Jurídico e outras afins.

Organização Administrativa, Didático-pedagógica e Setores Complementares A Faculdade tem sua Organização Administrativa e Didático- pedagógica regida por disposições legais e regimentais.

Os Setores Complementares buscam na Ciência da Administração de Empresa os melhores princípios de Eficiência.

Tratando-se de Faculdade, cuja razão é o ensino superior, todos os órgãos tanto os Didáticos-Pedagógicos como os complementares são voltados para a moderna aprendizagem teórica e prática, sendo os seguintes os principais itens dessa organização:

São órgãos da Faculdade;

I - Congregação;

II - Conselho Departamental;

III - Diretoria;

IV - Departamentos.

Consta do processo a descrição das competências e atribuições dos órgãos da futura Faculdade.

Infra-Estrutura

Edificações e Instalações

A Escola Superior da Amazônia colocará à disposição de sua unidade de ensino localizada à Rua Marquês de Monte Alegre, 1/400, Parque das Laranjeiras - Manaus/AM, as seguintes áreas já concluídas que compõem o seu espaço físico atual;

(4)

Distribuição do Espaço Físico

Bloco A - Secretaria

- Centro de Processamento de Dados - Tesouraria

- Biblioteca - Centro de Lazer

Bloco B - 28 salas de aula - Sala de Diretoria - Sala de Reuniões - Sala de Professores - Auditório

- Sanitário (masculino/feminino - Laboratório de Informática

- Sala da Presidência da Mantenedora - Anfiteatro

- Cantina

Bloco C - 7 salas de aula - 1 cantina - 1 restaurante

(5)

Vila Olímpica

- Complexo Desportivo - Ginásio Coberto - Campo de Futebol - Pista de Atletismo - 3 Piscinas

- 1 Lanchonete

Estágio de Prática Forense e Organização Judiciária

A Faculdade de Direito da Amazônia proporcionará aos alunos regularmente matriculados e a Bachareis em Direito, o Estágio de Prática Forense e Organização Judiciária nos termos da Lei 5 . 8 4 2 / 7 2 e legislação subsequente e a Resolução 1 5 / 7 3 CFE.

Comum a todos os curso, a entidade mantenedora já disporá de um sistema de computação, com dezenas de computadores, possibilitando a manuseio individual, pelo que está garantido o acesso a informações, técnicas e processos avançados via o acesso a informações, técnicas e processos avançados via programas específicos.

O estágio poderá ser feito no escritório de Assistência Jurídica Gratuita, da futura Faculdade de Direito. Na Assistência Judiciária (Defensoria Pública), nas Procuradorias dos órgãos em geral, nos departamentos jurídicos de empresas privadas, nos escritórios de advocacia.

Biblioteca

A área física destinada à biblioteca é de 8 6 4 m2, referentes a dois pisos. O primeiro c o m 4 3 2 m2 é reservado para a sala de leitura. O segundo, possuindo igualmente 4 3 2 m2 foi destinado ao acervo bibliográfico.

O horário de funcionamento é de 8:00 às 2 2 : 3 0 horas, de segunda à sexta-feira. Aos sábados funciona das 8:00 às 1 2 : 0 0 horas. Quanto à estrutura organizacional, é centralizada. O acervo é ordenado por assunto, classificação no sistema CDU por autor. A reprodução dos textos será feita através de máquina xerox.

Quanto ao acervo bibliográfico já existente conta c o m 1 5 . 0 2 8 títulos e 2 5 . 4 6 6 exemplares.

(6)

Plano de Expansão

Está sendo desenvolvida a automoção do acervo, a fim de organizar, tratar e controlar eficazmente as informações. A automação dos serviços favorecerá a atuação junto as redes ou sistemas de bibliotecas, num trabalho cooperativo e padronizado, adotando serviços interbibliotecários e a participação de catálogos coletivos para poder atender à demanda dos usuários.

Formas de Utilização

As formas de utilização serão:

1. Através do auxilio da bibliotecária 2. Através do auxílio do computador

A bibliotecária fará o seu serviço no modo convencional.

Os serviços que o computador oferecerá para a utilização do acervo bibliográfico será da seguinte forma:

a) Pesquisa por assunto: através do assunto fornecido, se localizará os livros que possuem o determinado assunto.

b) Pesquisa por autor: através do fornecimento do nome do autor será relacionada toda a obra bibliográfica do autor na biblioteca e onde está localizado.

c) Pesquisa por livro: através do fornecimento do título do livro, será verificado se existe ou não o livro na biblioteca e onde está localizado.

d) Pesquisa pelo CDU: da mesma forma que a pesquisa por livro.

e) Através do intercâmbio com outras bibliotecas, ou seja, será verificada através das bibliotecas interligadas com o nosso sistema, qual delas possui o livro, autor ou assunto pesquisado.

A seguir, apresentamos o acervo atual de livros, por assunto, assim como o número de títulos e exemplares.

(7)

ESPECIFICAÇÃO DOS ASSUNTOS Generalidades

Biblioteca, Biblioteconomia

Enciclopédias Gerais, Livros de Referência

Filosofia Psicologia

Religião, Teologia

Sociologia/Sociográfia/Antropologia Socia/Cultural

Estatística

Política, Ciência Política, Economia Política

Direito, Legislação, Jurisprudência Administração (Contabilidade- Propaganda-lnformação)

Assistência Social, Seguros (Atuária) Educação, Pedagogia

Comércio, Comunicações, Turismo Ciências Puras, Matemática

Astronomia, Geodésia, Física Química, Minerologia

Geologia, Meteorologia, Paleontologia Ciências Biológicas

Botânica, Zoologia

Questões Gerais sobre as Ciências Aplicadas

Medicina (Enfermagem e Farmácia) Engenharia, Tecnologia em Geral, Informática

Agriculatura, Silvicultura, Zootecnia

Ciências Domésticas, Economia Doméstica

Química Industrial, Indústrias, Ofícios e A r t e s

Artes, Desenho, Pintura, Escultura, Gravura, Cinema

Urbanização Arquitetura Música

Divertimentos, Desportos (Educação Física)

Filologia e Lingüística Literatura

Geografia

Biografia, História TOTAL

N° DE TÍTULOS

2 4 0 30 140 180 2 5 0 8 0 389

93 9 3 1.083

4 9 6 60 540 221 1.840

85 69 180 3 1 9 3 1 9 3 8 0 217 3 5 0 155 56 7 8 0 218 180 3 0 0 125 6 5 3 8 0 4 2 . 2 1 8

3 5 3 1.530 15.028

N ° D E EXEMPLARES

2 4 0 30 1 8 0 2 8 0 8 5 0 8 0 5 8 9 185 2 5 3 3 . 5 8 0

7 8 7 160 1.283

4 2 8 2 . 6 1 6

1 7 4 118 180 619 5 1 9 6 8 0 2 1 7 1.050

255 108 1.080

3 1 8 2 5 0 5 0 0 3 2 5 9 5 8 1.004 3 . 1 2 0 4 5 0 1.980 2 5 . 4 6 6

(8)

Projetos de Pesquisa e Extensão

O papel das Escolas de Terceiro Grau está em dotar a Sociedade de Conhecimentos científicos eficazes em prol de seu desenvolvimento. O perfeito entrosamento da Escola c o m a Sociedade que a constitui faz dela sua mola mestra, seu alicerce, sua força motriz.

Levar a Escola à Comunidade ou vice e versa é compor com esta o perfil de uma Cidade, de um Estado de um País.

Entendemos ser esta o principal desafio do Curso que a ESA pretende por em funcionamento: Instrumentalizar o homem que nasceu e vive na Amazônia, para que ele possa delinear um novo Estado, mantendo suas tradições de cultivo à terra.

Assim o Curso de Direito, elaborado para constribuir e distribuído pedagogicamente de forma a orientar sua clientela, interagindo com os meios de comunicação e difundindo-se como forma de sociabilização.

Para viabilizar a consecução de seus objetivos educacionais, a ESA elaborou os seguintes projetos de pesquisa e Extensão:

1. Escritório Modelo

Elaborado de forma a prestar serviços à comunidade 2. Escola Experimental:

a. do Direito Agrário b. do Direito Ecológico 3. Tabelionato

4. Centro Estatístico 5. Escolas Alternativa:

a. Nas Zonas de Fronteiras a . 1 . Para Militares

a.2. Para Civis b. Nas Zonas Rurais b . 1 . Para Empresários

b.2. Para o Homem do Campo Corpo Docente

O corpo docente que ministrará o curso será integrado por professores, graduados nas respectivas áreas e portadores de títulos de doutores, mestres ou especialistas, distribuídos nas classes de Professores Titulares e Auxiliares.

Eventualmente o curso disporá de professores visitantes, comprometidos c o m determinadas disciplinas, assegurando o bom nível do ensino, pesquisa e extensão.

Os docentes serão contratados pela mantenedora, segundo o regime de Leis Trabalistas, observados os critérios e normas regimentais. Já foi elaborado

(9)

o Plano de Carreira Docente, prevendo oportunidades de aperfeiçoamento no Brasil e no exterior, em convênio com outras instituições universitárias.

O anexo I deste Parecer mostra o corpo docente, sua qualificação acadêmica e as disciplinas para as quais foi indicado.

Organização Curricular

O curso de Bacharelado em Direito que a Faculdade de Direito da Amazônia pretende ministrar terá características regionais, representadas nas disciplinas: Economia da Amazônia, Direito Ambiental e Ecológico e Sistemática do Comércio Exterior.

As disciplinas serão ministradas nos turnos diurno e noturno, terão uma carga horária total de 3.256 horas/aula, integralizáveis em 05 (cinco) anos.

Encontra-se nos autos, o ementário das disciplinas do currículo pleno, bem como sua bibliografia.

O anexo II deste Parecer mostra o currículo pleno do curso e respectiva carga horária.

Projeção Econômico-Financeira para o Curso

Considerando estar a Faculdade em fase de pré-operacionalidade, não há nenhum ingresso por via de receitas, apenas valores que serão desenbolsados por conta das despesas de instalação do curso.

O anexo III deste Parecer é o demonstrativo da Projeção Econômico- Financeira para este curso.

II - VOTO DO RELATOR

Face ao exposto, vota o Relator favoravelmente à aprovação do Projeto para funcionamento do curso de Bacharelado em Direito, com 80 (oitenta) vagas para cada um dos turnos, a ser ministrado pela Faculdade de Direito da Amazônia, mantida pela Escola Superior da Amazônia, em Manaus, A M .

III - CONCLUSÃO DA CÂMARA

A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relato.

Sala das Sessões, em de fevereiro de 1994.

(10)

»

ANEXO I

• *

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DIREITO

1º A N O :

1 . Comunicação e Expressão Jurídica 144 h/aula 2. Sociologia 72 h/aula

? . Economia 14 4 h/aula

4. Introdução ao Estudo de Direito 144 h/aula 5. Direito Civil : 72 h/aula 6 . Direito Romano 72 h/aula 7. Direito Constitucional I 72 h/aula

TOTAL 720 h/aula 8. Educação Física 'Prática Desportiva) 72 h/aula

2

o

ANO:

1 . Direito Civil II 144 h/aula 2. Direito Constitucional II 144 h/aula 3. Direito Penal 1 144 h/aula 4. Direito Financeiro 72 h/aula 5. Direito Comercial 144 h/aula 6. Direito Agrário 72 h/aula

TOTAL 720 h/aula

(11)

3

o

A N O :

3 . D i r e i t o Civil III 144 h/aula 2. D i r e i t o C o n s t i t u c i o n a l III 144 h/aula 3. D i r e i t o Penal II 144 h/aula 4. D i r e i t o Processual Penal 1 144 h/aula 5. D i r e i t o Processual Civil I 144 h/aula T O T A L 720 h/aula

4° A N O :

1 . D i r e i t o Civil IV 144 h/aula 2. D i r e i t o Processual Penal II 144 h/aula

3. D i r e i t o Processual Civil II 144 h/aula 4. D i r e i t o A d m i n i s t r a t i v o 144 h/aula

5 . D i r e i t o do Trabalho e Processo do Trabalho .. 144 h/aula

• . E s t á g i o Supervisionado I 144 h/aula

>

TOTAL 664 h/aula

5º A N O :

1. D i r e i t o Civil V 144 h/aula

2. F i l o s o f i a do Direito 72 h/aula

3. DireiTO Ambiental 72 h/auLa 4. D i r e i t o Internacional Público e Privado 144 h/aula

5. Direito Tributário 144 h/aula 6. M e d i c i n a Legal e Psicologia Forense 144 h/aula

7. Estágio Supervisionado II 144 h/aula

T O T A L 864 h/aula

(12)

ANEXO II CORPO DOCENTE

Curso: DIREITO

1. SHEILA DE LIMA

Disc: Comunicação e Expressão Jurídica

Graduação: Licenciada em Letras, Universidade do Amazonas/1989. Pós- Graduação: Especialização "lato sensu" em Administração de Recursos

Humanos - UFPb/1991.

Comprova participação em cursos de Aperfeiçoamento. Apresenta experiência docente no magistério superior desde 1990.

Decisão: pode ser aceita

2. BERNADETE GROSSI DOS SANTOS Disc: Sociologia

Graduação: Bel. em Ciências Sociais - UFMG/1985.

Pós-Graduação: Especialização "lato sensu" em Antropologia - UnB/1991.

Professora Assistente da Universidade do Amazonas desde 1 9 9 1 . Decisão: pode ser aceita

(13)

3. ZENAIDE LAMARÃO BRASIL Disc: Economia

Graduação: Bel. em Ciências Econômicas - UA/1974.

Pós-Graduação: Especialização "lato sensu" em Teoria Econômica - UFCE/1977. Apresenta experiência docente desde 1978. Professora Adjunto da Universidade do Amazonas desde 1978.

Decisão: pode ser aceita

4. ADERSON PEREIRA DUTRA

Disc: Introdução ao Estudo do Direito

Graduação: Bel. em Direito - Faculdade de Direito do Amazonas/1948.

Professor Catedrático da Universidade do Amazonas 1958. Reitor da mesma universidade 1979/72. Professor titular aposentado da UA.

Decisão: pode ser aceito

(14)

5. JOSÉ RUSSO Disc: Direito Civil

Graduação: Bel. em Direito - Universidade do Amazonas/1965.

Pós-Graduação: Especialização "lato sensu" em Direito Privado - Universidade do Amazonas/1982. Professor da Universidade do Amazonas desde 1978.

Decisão: pode ser aceito

6. MANUEL NEUZIMAR PINHEIRO Disci.: Direito Romano

Graduação: Bel. em Direito - Universidade do Amazonas/1966.

Pós-Graduação: Especialização "lato sensu" em Direito Público - Universidade do Amazonas/1982. Professor da Universidade do Amazonas desde 1989.

Desembargador do Tribunal de Justiça desde 1992.

Decisão: pode ser aceito

(15)

7. ROOSEVELT BRAGA DOS SANTOS

Disc: Direito Constitucional

Graduação: Bel. em Direito - Universidade do Amazonas/1965. Pós-Graduação

"lato sensu" em Direito Público/1982 - Universidade do Amazonas. Procurador Geral do Estado desde 1979. Professor Assistente da Universidade do Amazonas desde 1981.

Decisão: pode ser aceito

8. OTÁVIO AUGUSTO ANÍBAL CATTANI FANALI

Disc: Educação Física - Parerecer-CFE 722/87 - Doc. 3 2 1 : 49 Decisão: pode ser aceito

(16)

ANEXO Mi.

ESA

ESCOLA SUPERIOR DA AMAZÔNIA FACULDADE DE DIREITO

P R E V I S Ã O O R Ç A M E N T Á R I A — D E S P E S A S V A L O R E S A N U A I S

FATORES

Recursos humanos Encargos Biblioteca Pesquisa Extensão Aperfeiçoamento Docente

Construções Manutenção Consevação Diversos TOTAL

1 9 9 4

61.440 15.360 15.360

30.720 15.360

15.360 153.600

40X

10%

10%

20%

10%

10%

100%

1 9 9 5

122.880

4 0 %

30.720

10%

30.720

10%

61.440

20%

30.720

10%

30.720

10%

307.200

1 0 0 %

1 9 9 6

184.320

40%

46.080

10%

46.080

10%

92.160

46.080 10%

46.080 460.800

1 0 0 %

1 9 9 7

245.760

4 0 %

61.440

10%

61.440

10%

122,880

2 0 %

61.440

10%

61.440

10%

614.400

1 0 0 %

1 9 9 8

307.200

4 0 %

76.800

10%

76.800

10%

153.600

20%

76.800

10%

76.800

10%

768. 000

100%

(17)

ANEXO I I I

ISA

E S C O L A S U P E R I O R D A A M A Z O N I A

PREVISÃO ORÇAMENTARIA - RECEITA PERIODO 1994 - 1998.

valor fixos com correção mensal da inflação.

Quant Aluno 160

320 480 640 800

1994

M E N S A L

12.800.000

1995

M E N S A L

25.600.000

1996

M E N S A L

1400.000

1997

M E N S A L

51.200.000

1998

M E N S A L

4.000.000

Anual

153.6000.000

307.200.000

460.800.000 614.400,000 768.000.000

Valor referencia janeiro /94 - 80.000 Evasao estimada 2 ano 5%

3º ano 10%

4ª ano

15%

5ª ano 20%

(18)

IV - DECISÃO DO PLENÁRIO

O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou,por una- nimidade, a conclusão da Câmara.

Sala Barreto Filho,em de de 1994.

(19)

Referências

Documentos relacionados

Entre as vantagens de usar essa técnica de estudo, Gil (2007) destaca a capacidade de estimular novas descobertas com simplicidade nos procedimentos desde a coleta até a análise de

caminho: é a seqüência de estados intermediários pelos quais o sistema passa para ir de um estado inicial para um estado final processo: é o modo pelo qual ocorre a mudança de estado,

Também, não se pode olvidar que, mesmo na vigência do anterior diploma processual civil, este Sodalício já havia editado a Súmula nº 13, consagradora do viés

A Unidade de Processamento deve possuir um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos- PGRS, prevendo, entre outros, que os equipamentos descartáveis e EPI’s resultantes

Este estudo teve o objetivo de aplicar o método analítico Quick, Easy, Cheap, Effective, Rugged, and Safe (QuEChERS), o qual apresenta como vantagens o fato de ser rápido e fácil

Os demais campos opcionais permanecem inalterados nesse caso, Endereço, Endereço para cobrança, Contatos para recado, Perfil do Cliente, Anotações e Tipo do cliente continuam com

MEDABC SÃO CAMILO Enfermagem UNIFADRA SÃO JUDAS Medicina UNICID Nutrição 1º 5º ESPM FAAP FGV Administração SÃO JUDAS PUCCAMP FMU MACKENZIE PUCSP Psicologia Júlia

Este modelo físico de produção necessita de uma área total de 29 ha, dos quais 26 ha são de pastagem cultivada irrigada, 1 ha é de leucena irrigada e 2 ha são de milho de