• Nenhum resultado encontrado

I&D, indicadores e avaliação. Unidade de Apoio à I&D - IPS Instituto Politécnico de Setúbal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "I&D, indicadores e avaliação. Unidade de Apoio à I&D - IPS Instituto Politécnico de Setúbal"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

I&D, indicadores e avaliação

Unidade de Apoio à I&D - IPS | Instituto Politécnico de Setúbal

(2)

Introdução

Em finais de 2011 cumprir-se-á o Plano Estratégico de desenvolvimento do IPS, colocando-se a necessidade de efectuar a sua autoavaliação, bem como proceder à avaliação do impacto das medidas implementadas no estado da I&D no IPS. Por outro lado será igualmente implementado um Sistema de Gestão de Qualidade, no contexto do qual se antecipa a necessidade de existência de indicadores de gestão fiáveis e acessíveis, para diferentes fins e simultaneamente capazes de em tempo real caracterizar o estado da actividade de I&D na instituição.

Neste documento define-se o conjunto dos indicadores necessários (e dados associados) e propõe-se a metodologia a adoptar para promover o arquivo em base de dados, respectiva actualização e o

tratamento dos dados (associados aos indicadores).

Na metodologia proposta equaciona-se a utilização da Plataforma Nacional de Curricula DeGóis e do

Repositório Científico (e Pedagógico) do IPS (RDPCP-IPS).

Finalmente referiremos as correspondentes necessidades de recursos humanos para lançar e manter sustentadamente o sistema proposto.

O documento organiza-se de acordo com a seguinte estrutura: 1. Metodologia

1.1. Bases de dados e a respectiva actualização 1.1.1. Plataforma Nacional de Curricula DeGóis 1.1.2. Plataforma DSpace

1.2. Proposta de regulamentação 1.3. Recolha de dados

1.4. Tratamento dos dados 2. Indicadores

3. Recursos Humanos

1. Metodologia

1.1. Bases de dados e respectiva actualização

1.1.1. Plataforma Nacional de Curricula DeGóis

O IPS é uma das instituições aderentes à Plataforma Nacional de Curricula DeGóis, que é um instrumento de recolha, disponibilização e análise da produção intelectual, científica e outras informações

curriculares dos Investigadores Portugueses.

A Plataforma Nacional de Curricula DeGóis consiste num portal, administrado pela FCT, cujas principais funcionalidades são a gestão individual do curriculum por parte do utilizador, a consulta de indicadores, a visualização de curricula mediante pesquisas baseadas em critérios relacionados com o conteúdo do curriculum e a administração institucional (o IPS e as suas estruturas já se encontram autenticadas para aceder ao módulo de gestão).

(3)

Por outro lado, a Plataforma Nacional de Curricula DeGóis possibilita que cada investigador registado nos dois sistemas (FCTSIG e DeGóis) possa preencher automaticamente os dados no FCTSIG baseado no seu CV do DeGóis, para candidaturas a concursos de bolsas e/ou projectos.

De salientar que a fiabilidade da Plataforma Nacional de Curricula DeGóis é excelente, possui helpdesk e a respectiva utilização não tem custos para o IPS.

Pelas razões indicadas verificamos o interesse (não só institucional como individual) de sediar os dados relativos aos indicadores individuais associados ao estado da I&D no IPS na Plataforma Nacional de Curricula DeGóis, criando os mecanismos necessários a nível interno (IPS).

1.1.2. Plataforma DSpace

Há alguns anos que o IPS tem vindo a preocupar-se seriamente com o estado e preservação do seu histórico técnico-científico. A divulgação interna e externa e a preservação do histórico científico (e pedagógico) do IPS colocam, com grande urgência, a necessidade de concretizar o projecto promissor, iniciado pela OTIC et al., que envolve dotar o IPS de uma base de dados de publicações científicas (plataforma DSpace) integrada no movimento de acesso livre ao conhecimento e nos repositórios institucionais nacionais e internacionais. O Repositório Científico referido apresenta vantagens para a instituição, para os autores/investigadores e para a comunidade científica e sociedade em geral, na medida em que:

 Reúne num único sítio a produção técnico-científica (e pedagógica) dos seus membros;

Aumenta a visibilidade institucional, assegurando que os resultados de investigação são ampla e livremente disseminados;

Aumenta o acesso, a utilização e o impacto (+ citações) dos resultados de investigação;

Facilita os processos de avaliação das unidades orgânicas, dos académicos e investigadores (baseada na análise de citações de artigos individuais), através da disponibilização dos artigos produzidos e dos respectivos dados bibliográficos e bibliométricos;

Facilita a elaboração de publicações de abstracts, anuários, bem como de bibliografias;

O projecto de criação do Repositório Digital de Publicações Científicas e Pedagógicas do IPS (RDPCP-IPS) tem registado dificuldades variadas. No entanto, antecipa-se a possibilidade de se colocar à disposição do IPS esta plataforma no primeiro semestre de 2012, se o plano de actividades da UAID-IPS para 2011, no tocante a este ponto, for apoiado financeiramente e forem disponibilizadas as infra-estruturas necessárias.

1.2. Proposta de regulamentação Propõe-se:

1. Regulamentar (em Fevereiro de 2011) a obrigatoriedade (com efeitos a partir de 2011) de todos

os docentes/investigadores do IPS submeterem, durante o mês de Janeiro (em 2011 o relatório seria submetido durante o mês de Março), ao correspondente CTC (da unidade orgânica de filiação) um

Relatório Anual de Actividade (RAA) referido a cada ano civil (1 de Janeiro a 31 de Dezembro).

O RAA deverá ser composto de duas partes:

primeira parte de desenvolvimento livre (facultativa)

 segunda parte consistindo na impressão ou pdf gerado a partir do preenchimento do CV na Plataforma Nacional de Curricula Degóis, com a componente Técnico-Científica actualizada, que inclui as informações relevantes, nomeadamente as constantes do ponto 1.3.

Os órgãos de gestão do IPS (entre outros a UAID-IPS) poderão, através do módulo institucional, de gestão da plataforma DeGóis aceder à totalidade dos dados relevantes para efeitos de análise.

(4)

2. Regulamentar (em Fevereiro de 2011) o depósito legal obrigatório (para preservação, divulgação

interna e externa, bibliometria, etc) (em formato pdf, originado a partir da fonte textual original sempre que possível) no RDPCP – IPS do seguinte tipo de trabalhos de natureza (essencialmente) técnico-científica (obrigatoriamente referidos no RAA):

Artigo científico em revista (publicado);

Trabalho em evento (publicado);

Livros e capítulos (publicados);

Documentos de suporte (caso existam) de Apresentação oral de trabalhos.

Refira-se que a Plataforma DeGóis disponibiliza funcionalidades para o docente/investigador efectuar o upload do material referido no repositório, sempre que o respectivo curriculum é actualizado. Enquanto o RDPCP-IPS não se encontrar disponível, o documento deverá ser enviado por email para o Centro de Documentação da UAID-IPS/OTIC (CD da UAID-IPS/OTIC) em formato pdf (originado a partir da fonte textual original).

1.3. Recolha de dados

Seguidamente apresentam-se os dados a recolher para geração do anexo Técnico-Científico, como base nos menus da plataforma DeGóis.

Formação do corpo docente

Graus académicos cujos trabalhos estão em curso ou com grau já obtido

( Dados Gerais-Formação -Graus Académicos)

 Nível de formação: Bacharelato, Licenciatura, Mestrado, Provas de aptidão pedagógica e capacidade científica, Doutoramento, Provas públicas equivalentes ao doutoramento (que não sejam as provas para obtenção do Título de Especialista), Agregação

 Instituição que confere o grau

 Classificação obtida (se concluído o grau)

 Ano de início

 Ano da conclusão (se concluído o grau)

 Foi apoiado ou está a ser apoiado com alguma Bolsa? (Sim ou Não).

 Se a resposta anterior foi “Sim” indicar as siglas e o nome das instituições que financiaram total ou parcialmente a formação (IPS e/ou MCTES-FCT, por exemplo)

 Título da dissertação

 Nomes e instituições dos orientadores/co-orientadores

 Instituições onde decorreram ou onde decorrem os trabalhos (sigla e nome)

 Palavras-chave (1 a 6)

 Áreas do conhecimento (FOS/OCDE)

Formação complementar cujos trabalhos estão em curso ou já se encontram concluídos

( Dados Gerais-Formação-Formação Complementar)

 Nível de formação: Especialização/Pós-graduação, MBA, Especialização médica, Pós-doutoramento, Curso de curta duração

 Instituição que confere o diploma

 Classificação obtida (se concluída)

 Ano de início

(5)

 Foi apoiado com alguma Bolsa? (Sim ou Não).

 Se a resposta anterior foi “Sim” indicar as siglas e o nome das instituições que financiaram total ou parcialmente a formação (IPS e/ou MCTES-FCT, por exemplo)

 Título da monografia

 Nomes e instituições dos orientadores/co-orientadores

 Instituições onde decorreram os trabalhos (sigla e nome)

 Palavras-chave (1 a 6)

 Áreas do conhecimento (FOS/OCDE)

Título de Especialista (Decreto-Lei n.º 206/2009 de 31 de Agosto) com obtenção em curso ou já concluída

( Dados Gerais-Formação-Formação Complementar-Incluir um novo item-Outros)

 Nível de formação: Especialista

 Instituição instrutora do processo de atribuição do título (IPS, por exemplo), Área Científica de atribuição do título

 Situação: em curso ou concluída

 Ano de início, ano de fim (se caso disso)

Orientações (e Co-orientações) Orientações

( Dados Complementares –Orientações-incluir um novo item)

 Tipo de orientação: Dissertação de mestrado, Monografia de conclusão de cursos de aperfeiçoamento/especialização, Tese de doutoramento, Iniciação Científica, Orientação de outra natureza, Trabalho de conclusão de curso de bacharelato/licenciatura

 Titulo do trabalho e ano

 Tipo de orientador: Orientador, Co-orientador

 Nome do orientado

 Sigla e nome da instituição (da qual provém o trabalho)

 Financiamento: com Bolsa, sem bolsa

 Estado da orientação: em curso ou concluída

 Instituições relacionadas: sigla e nome

 Palavras-chave (1 a 6)

 Áreas do conhecimento (FOS/OCDE)

 Informações adicionais

Produtividade Científica Artigos científicos em revista

( Produção Científica-Artigo Científico em Revista)

 Autores e respectivas instituições

 Título

 Ano de publicação

 Título da revista, volume, número, página inicial, página final

 Existência de arbitragem científica (sim ou não)

 Palavras chave (1 a 6)

(6)

 Enviar o documento (para preservação e disponibilização interna) para o Repositório Digital de Publicações Científicas e Pedagógicas do IPS (RDPCP-IPS): Enquanto o RDPCP-IPS não se encontrar disponibilizado, o documento deverá ser enviado por email para o Centro de Documentação da UAID-IPS/OTIC (CD da UAID-IPS/OTIC) em formato pdf (originado a partir da fonte textual original)

Livros e capítulos

( Produção Científica-Livro e Capítulo)

 Autores e respectivas instituições

 Tipo de obra: Capítulo de livro publicado, Livro publicado, livro editado,

 Título do capítulo ou livro

 Ano de publicação, ISBN, Nome da editora

 Palavras chave (1 a 6)

Áreas do conhecimento (FOS/OCDE)

 Enviar o documento (para preservação e disponibilização interna) para o Repositório Digital de Publicações Científicas e Pedagógicas do IPS (RDPCP-IPS): Enquanto o RDPCP-IPS não se encontrar disponibilizado, o documento deverá ser enviado por email para o Centro de Documentação da UAID-IPS/OTIC (CD da UAID-IPS/OTIC) em formato pdf (originado a partir da fonte textual original sempre que possível)

Trabalho em evento (apresentações em conferências, por exemplo)

( Produção Científica-Trabalho em Evento)

 Autores e respectivas instituições

 Tipo do trabalho: Completo, Resumo alargado, Resumo, poster, apresentação oral, keynote, lecture, convite

 Título do trabalho

 Nome do evento, Cidade do evento, Ano da realização

 Título das actas/proceedings em que foi publicado o trabalho ou resumo

 Volume, Fascículo, Série, Página inicial, Página Final, ISBN

 Existência de arbitragem científica (sim ou não)

 Palavras-chave (1 a 6)

 Áreas do conhecimento (FOS/OCDE)

 Informações adicionais: referir fontes de financiamento missão (IPS, Escola de filiação, FCT, FCG, FLAD, Pessoal, Unidade de I&D em que se encontra filiado, etc); detalhar se é uma conferência nacional ou internacional;

 Enviar o documento (para preservação e disponibilização interna) para o Repositório Digital de Publicações Científicas e Pedagógicas do IPS (RDPCP-IPS): Enquanto o RDPCP-IPS não se encontrar disponibilizado, o documento deverá ser enviado por email para o Centro de Documentação da UAID-IPS/OTIC (CD da UAID-IPS/OTIC) em formato pdf (originado a partir da fonte textual original)

Ligação à rede científica Nacional / Internacional

Participação em Unidades de I&D e/ou Laboratórios (reconhecidos)

( Dados Gerais-Actividade Profissional-incluir um novo item)

 Sigla e nome da unidade/laboratório

 Mês de início do vínculo/Ano de ínicio do vínculo

 Mês de fim do vínculo/Ano de fim do vínculo (se for caso disso)

 Tipo de vínculo: Membro integrado (colaboração maior ou igual a 20%) ou colaborador

 Carreira profissional: Investigação

(7)

 Percentagem de tempo na instituição

Outras informações: última classificação da Unidade de I&D / Laboratório

( Dados Gerais-Actividade Profissional-incluir um novo item-Adicionar actividade-incluir novo item- Investigação e desenvolvimento não envolvida em projectos)

Linhas de investigação e períodos em que decorreram (Mês/Ano de início e Mês/Ano de fim) ( Dados Gerais-Linhas de investigação)

Objectivos de cada linha de investigação

 Palavras chave (1 a 6) associadas a cada linha de investigação

Áreas do conhecimento (FOS/OCDE) associadas a cada linha de investigação

Participação em Unidades de I&D e/ou Laboratórios (não reconhecidos pela FCT)

( Dados Gerais-Actividade Profissional-incluir um novo item)

 Sigla e nome da unidade/laboratório

 Mês de início do vínculo/Ano de ínicio do vínculo

 Mês de fim do vínculo/Ano de fim do vínculo (se for caso disso)

 Tipo de vínculo: Membro integrado (colaboração maior ou igual a 20%) ou colaborador

 Carreira profissional: Investigação

 Categoria profissional: Investigador

 Percentagem de tempo na instituição

Outras informações

( Dados Gerais-Actividade Profissional-incluir um novo item-Adicionar actividade-incluir novo item- Investigação e desenvolvimento não envolvida em projectos)

Linhas de investigação e períodos em que decorreram (Mês/Ano de início e Mês/Ano de fim) ( Dados Gerais-Linhas de investigação)

Objectivos de cada linha de investigação

 Palavras chave (1 a 6) associadas a cada linha de investigação

Áreas do conhecimento (FOS/OCDE) associadas a cada linha de investigação

Participação como Referee de revista científica1

( Dados complementares-participação editorial em revista)

Participação em projectos de investigação Projectos

( Dados Gerais-Actividade Profissional-Instituição-Actividades-incluir um novo item-Participação em projectos de investigação e desenvolvimento)

 Título do projecto em português ( Projectos)

 Título do projecto em inglês

 Referência do projecto

 Papel do investigador no projecto: Investigador responsável, Investigador, Doutorando, Mestrando, Desenvolvimento técnico

 Situação: Concluído, desactivado, em curso

(8)

 Âmbito: Europeu, Internacional, Nacional, Regional, Local

 Mês e ano de início

 Mês e ano de conclusão (se já concluído)

 Resumo em português

 Resumo em Inglês

 Resultados e impacto: referir em particular o número de bolseiros e/ou alunos e respectiva natureza associados ao projecto, bem como o número de trabalhos finais de alunos produzidos (monografias/teses de licenciatura, mestrado ou doutoramento)

 Parceiros: Sigla e instituição

 Financiamento: FCT, IPS, etc.

 Palavras-chave (1 a 6)

 Áreas do conhecimento (FOS/OCDE)

Transferência de conhecimento

Dados relevantes quanto ao envolvimento em projectos de transferência de conhecimento (serviços técnicos especializados).

Projectos

( Dados Gerais-Actividade Profissional-Instituição-Actividades-incluir um novo item- Participação em projectos de investigação e desenvolvimento)

 Título do projecto em português ( Projectos)

 Título do projecto em inglês

 Referência do projecto: Não disponível (caso não exista referência)

 Papel do investigador no projecto: Investigador responsável, Investigador, Doutorando, Mestrando, Desenvolvimento técnico

 Situação: Concluído, desactivado, em curso

 Âmbito: Europeu, Internacional, Nacional, Regional, Local

 Mês e ano de início

 Mês e ano de conclusão (se já concluído)

 Resumo em português

 Resumo em Inglês

 Resultados e impacto: referir em particular o número de bolseiros e/ou alunos e respectiva natureza associados ao projecto, bem como o número de trabalhos finais de alunos produzidos (monografias/teses de licenciatura, mestrado ou doutoramento)

 Parceiros: Sigla e instituição

 Financiamento: Empresa financiadora, IPS, etc

 Palavras-chave (1 a 6)

 Áreas do conhecimento (FOS/OCDE)

Curso de curta duração leccionado

( Produção Técnica-Curso de curta duração leccionado--incluir um novo item)

 Autores

 Tipo: Aperfeiçoamento, Especialização, Extensão e divulgação científica, outra

 Natureza: à distância, presencial, semi-presencial

 Título e ano de produção

(9)

 Duração em semanas, dias ou horas

 Entidade promotora, local e cidade

 Instituições relacionadas

 Palavras chave (1 a 6)

 Áreas do conhecimento (FOS/OCDE)

 Informações adicionais

Trabalhos de consultoria2

( Dados Gerais-Actividade Profissional-Registo da actividade profissional com vínculo no IPS-Investigação e Desenvolvimento não incluída em projectos)

Inovação

Patentes (produtos)

( Produção técnica-Produto-incluir um novo item)

 Autores e respectivas instituições

 Ano de produção

 Natureza: Aparelho, Equipamento, Outra

 Finalidade do produto

 Patente ou Registo: Sim ou Não

 Sigla da instituição depositária e Nome da instituição depositária

 País

 Tipo de patente: Patente de invenção, Modelo de utilidade, Modelo industrial, Patente em país estrangeiro, Desenho industrial, Programa de computador, outro

 Código

 Título da patente

 Data do pedido de depósito

 Data do pedido de exame

 Data da concessão

 Instituições relacionadas

 Palavras chave (1 a 6)

 Áreas do conhecimento (FOS/OCDE)

 Informações adicionais

Software

( Produção técnica-Software-incluir um novo item)

 Autores e respectivas instituições

 Natureza: Computacional, Multimédia, Outra

 Título

 Ano de produção

 Finalidade do produto

 Tipo de participação: Autor, Analista, Projectista, Programador, Tester, Outra

 Finalidade

 Plataforma

(10)

 Ambiente

 Patente ou Registo: Sim ou Não

 Sigla da instituição depositária e Nome da instituição depositária

 País

 Tipo de patente: Patente de invenção, Modelo de utilidade, Modelo industrial, Patente em país estrangeiro, Desenho industrial, Programa de computador, outro

 Código

 Título da patente

 Data do pedido de depósito

 Data do pedido de exame

 Data da concessão

 Instituições relacionadas

 Palavras-chave (1 a 6)

 Áreas do conhecimento (FOS/OCDE)

 Informações adicionais

Divulgação do conhecimento e visibilidade Organização de eventos científicos

( Produção técnica-Organização de evento-incluir um novo item)

 Autores e respectivas instituições

 Tipo do evento: Conferência, Encontro, Seminário, Congresso, Exposição, Workshop, Outro.

 Natureza

 Título

 Duração (em dias, semanas ou anos)

 Funções desempenhadas na organização do evento

 Instituições relacionadas (Instituição organizadora e co-organizadores)

 Palavras-chave (1 a 6)

 Áreas do conhecimento (FOS/OCDE)

 Informações adicionais

Apresentação oral de trabalho

( Produção técnica-Apresentação oral de trabalho-incluir um novo item)

 Autores e respectivas instituições

 Tipo: Comunicação, Congresso, Conferência ou palestra, Seminário, Poster, Workshop, keynote, lecture

 Título da apresentação e Ano

 Nome do evento, Entidade promotora, Local, Cidade, evento nacional ou internacional

 Instituições relacionadas: Sigla e Nome

 Palavras-chave (1 a 6)

1.4. Tratamento dos dados

O módulo de Administração Institucional da plataforma DeGóis permite utilizar a informação para os mais diversos fins, nomeadamente para gestão e produção de relatórios de actividade dos diversos níveis orgânicos da Instituição.

Para além da informação recolhida no módulo institucional será ainda possível a utilização dos dados para a elaboração de indicadores que permitirão a avaliação do estado da I&D no IPS.

(11)

2. Indicadores

A acção da UAID-IPS foca-se em três principais eixos: as actividades de I&D, a Formação Avançada e a Produtividade Científica. Complementarmente a estes eixos, a UAI&D desenvolve actividades de divulgação externa e interna. É com base nesta estrutura que serão definidos indicadores e os respectivos dados de recolha.

A recolha da informação para os indicadores será feita através da Plataforma DeGóis, conforme descrito no ponto 1.4.

Os indicadores descritos seguidamente representam o ponto de partida para a análise do estado da I&D no IPS estando, por tal, sujeitos a alterações e reformulações sempre que se considere pertinente ou relevante no contexto da análise e avaliação da I&D.

(12)

1. Actividades de I&D

Indicador Objectivo Fonte

LIGAÇÃO À REDE NACIONAL/INTERNACIONAL

Nº de docentes em unidade de I&D ou Laboratórios

reconhecidos pela FCT por Unidade Orgânica Medida de avaliação da participação

Plataforma DeGóis (8) FCT

Nº de docentes em unidade de I&D ou Laboratórios não

reconhecidos pela FCT por Unidade Orgânica Medida de avaliação da participação

Plataforma DeGóis (9) Nº de projectos de investigação nacionais por Unidade

Orgânica

Medidas de avaliação da participação em projectos de

investigação no contexto nacional Plataforma DeGóis (10) Nº de projectos de investigação internacionais por

Unidade Orgânica

Medidas de avaliação da participação e potenciação de parcerias internacionais.

Medida de avaliação do potencial de internacionalização

Plataforma DeGóis (10)

Nº de projectos coordenados pelo IPS Medida de avaliação da capacidade de coordenação de projectos

Plataforma DeGóis (10)

Nº de projectos em parceria

Medida de avaliação do potencial de relacionamento e criação de parcerias de investigação com instituições e/ou organizações e/ou empresas

Plataforma DeGóis (10)

TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO

Nº de Prestações de Serviços técnicos especializados por Unidade Orgânica

Medida de avaliação do nível de transferência de conhecimento e potencial de interligação com a comunidade empresarial

Plataforma DeGóis (11)

INOVAÇÃO

Nº de patentes registadas

Medida de avaliação dos resultados da actividade de investigação e desenvolvimento

Plataforma DeGóis (13)

Nº de pedidos de patentes Plataforma DeGóis (13)

Nº de softwares registados Plataforma DeGóis (14)

2. Formação Avançada

Indicador Objectivo Fonte

Percentagem de doutorados no IPS

Medida de avaliação da qualificação do corpo docente no IPS

Plataforma DeGóis (1) REBIDES

Nº de doutorados por Unidade Orgânica Nº de doutorandos por Unidade Orgânica

Apoio financeiro à formação avançada por Unidade Orgânica

Medida do nível de investimento em qualificação do

corpo docente Orçamento IPS

N.º de títulos de especialista atribuídos por unidade orgânica

Medida de avaliação da qualificação do corpo docente

(13)

3. Produtividade Científica

Indicador Objectivo Fonte

PUBLICAÇÕES E EVENTOS CIENTIFICOS

Nº de artigos científicos em revista por docente

Medida de avaliação dos resultados da actividade de investigação e Produção Científica

Plataforma DeGóis (5)

Nº de livros e Capítulos por docente Plataforma DeGóis (6)

Nº de artigos apresentados em eventos científicos Plataforma DeGóis (7)

Nº participações na organização de eventos científicos por Unidade Orgânica

Plataforma DeGóis (15)

ORIENTAÇÕES E CO-ORINTAÇÕES

Nº de orientações de doutoramento por Unidade orgânica

Medida de avaliação do grau de participação ema actividades de investigação

Plataforma DeGóis (4)

Nº de co-orientações de doutoramento por Unidade orgânica Nº de orientações de mestrado por Unidade orgânica Nº de co-orientações de mestrado por Unidade orgânica

4. Divulgação do conhecimento e visibilidade

Indicador Objectivo Fonte

DIVULGAÇÃO INTERNA

N. de visualizações da newsletter I&D

Medida de avaliação do impacto da comunicação da UAI&D

UAI&D

Centro de informática N.º de visualizações da área de I&D no portal do IPS (a

confirmar a viabilidade)

N.º de contactos e solicitações efectuadas por docentes, por unidade orgânica

Medida de avaliação do nível de interesse ou envolvimento dos docentes em áreas de I&D N.º de reuniões de trabalho de divulgação de projectos

realizadas com docentes, por unidade orgânica

Medida de avaliação do potencial de participação em projectos

N.º de eventos de I&D organizados pela Unidade Medida de avaliação do potencial de actividades de disseminação científica

N.º de eventos de I&D realizados em parceria com outras entidades

(14)

3. Recursos humanos

Até ao presente o IPS não dispôs de uma base de dados com possibilidade de geração eficaz de

indicadores fiáveis associados às diferentes áreas de actividade e missões do IPS. A metodologia proposta

visa dar uma reposta sustentável e eficaz a este problema, indo ao encontro de necessidades equacionadas no contexto da implementação no IPS do seu Sistema de Gestão de Qualidade, bem como das necessidades que decorrem dos processos de certificação de Cursos no IPS, de auto-avaliação de

Cursos no IPS, de avaliação externa do IPS e finalmente indo ao encontro das necessidades que decorrem

da avaliação do impacto de políticas e iniciativas do IPS.

Actualmente (e até à data) a recolha e tratamentos de dados (vide processos de Auto-avaliação de Cursos) têm sido realizadas de forma casuística e morosa, impedindo e dificultando directa e indirectamente a adequada análise dos dados pelos relatores dos processos.

A adopção da base de dados de Curricula Científicos DeGóis, se adoptada como se propõe, oferece importantes vantagens (já oportunamente referidas), no entanto, colocam-se também alguns desafios:

- Necessidade de gerir e operar a utilização da Plataforma de Curricula DeGóis no contexto da instituição (acesso ao módulo de gestão e implementação de sub-rotinas de pesquisa e tratamento de dados); - Necessidade de apoiar os utilizadores da plataforma (meio milhar de utilizadores) no preenchimento e

actualização periódica dos curricula;

- Necessidade de interagir com diferentes estruturas internas do IPS fornecendo aos utilizadores individuais e colectivos respostas coerentes e rigorosas a solicitações de preenchimento;

- Recolher, tratar e disponibilizar os dados e indicadores solicitados a quem de direito e no contexto das necessidades que se colocam a curto prazo e se colocarão permanentemente no futuro.

Naturalmente estes desafios só poderão ser sustentável e eficazmente ultrapassados com a disponibilização

de recursos humanos adequados e em número suficiente para executar as novas tarefas identificadas.

Concomitantemente coloca-se igualmente, com urgência, a necessidade de fundar e manter o Centro de

Documentação da UAID-IPS/OTIC, componente essencial destas unidades de apoio conforme se expôs no

plano de actividade da UAID-IPS para 2011. Refira-se que este centro de documentação albergará transitoriamente, como se propõe, documentos sujeitos a depósito legal interno a encaminhar num futuro próximo para o Repositório Digital Científico e Pedagógico do IPS (RDCP-IPS).

Acrescenta-se a urgente necessidade de iniciar a elaboração do Anuário Científico do IPS tarefa esta que se encaixa com naturalidade no quadro das tarefas acima identificadas.

Da análise dos desafios e tarefas que se colocam à UAID-IPS/OTIC, considera-se que os actuais recursos humanos não permitem eficaz e sustentadamente executar as tarefas atrás identificadas propondo-se desse já o reforço urgente da UAID-IPS/OTIC com 1 Assistente Técnico (tanto quanto possível com formação/experiência nas áreas de secretariado/técnicas de documentação).

Referências

Documentos relacionados

Nos termos do artigo 219 da IN 77/2015, durante o período de 18 meses em que houver o pagamento do saldo residual, apesar de o segurado continuar mantendo a

Design e impressão de material textil para a sua equipa ou evento. Pulseiras

A nova declaração deverá ser apresentada ao coordenador do programa, no prazo estabelecido nesse edital, (item IX), antes de realizar sua matrícula. Caso o candidato

O mercado tem se comportado de maneira positiva na absorção de egressos do curso, que podem ocupar posições de trabalho nos setores público e privado, nas áreas

ditorios. que deverá lançar a compc-toiit cerlidão para sor junla aos autos. 108, na execução que a Fazenda Municipai move a José Ha- plista da Itosa, áctualmenlo

ferramentas e estratégias para a implementação da economia circular, e compreender como podem ser aplicadas nas

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Edital nº 222/2015 3 Bagé Eletricidade Aplicada, Instalações Elétricas1. Fator de potência; Correção do fator

Figura 8: Montagem para as medidas de difusividade térmica: (a) OPC (b) Sinal traseiro e/ou dianteiro..