• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO FINAL

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Ano Lectivo 2018/2019

Maria Broda dos Santos

Aluna nº 2013309

Orientador | Drª Ana Leitão Regente | Prof. Doutor Rui Maio

(2)

ÍNDICE

_____________________________________________________________________

1| INTRODUÇÃO 1

2|OBJECTIVOS 1

3|ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS 2

Estágio de Cirurgia Geral 2

Estágio de Medicina Interna 2

Estágio de Ginecologia e Obstetrícia 3

Estágio de Saúde Mental 3

Estágio de Medicina Geral e Familiar 4

Estágio de Pediatria 4

Estágio Clínico Opcional de Otorrinolaringologia 5

Unidade Curricular - Preparação para a Prática Clínica 5

Outras Actividades Desenvolvidas 5

4|REFLEXÃO CRÍTICA 6

(3)

Página | 1

1| INTRODUÇÃO

_____________________________________________________________________

O 6º ano do Mestrado Integrado de Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Nova Medical School (NMS), evidencia-se por ser um ano profissionalizante que pretende, através da integração dos alunos nos diferentes serviços hospitalares, consolidar a formação adquirida e, ainda, permitir por em prática todos os conhecimentos transmitidos ao longo do curso. O aluno desenvolve assim, de forma gradual, uma maior autonomia e responsabilidade.

Tendo em conta o objectivo, acima exposto, este ano lectivo organiza-se em seis estágios parcelares: Cirurgia Geral, Medicina Interna, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental, Medicina Geral e Familiar e Pediatria. Esta diversidade permite ao aluno o desenvolvimento de novas competências que vão dar suporte ao futuro exercício clínico. Inclui ainda um Estágio Clínico Opcional e a Unidade Curricular “Preparação para a Prática Clínica”.

O presente relatório encontra-se dividido em cinco partes: a presente Introdução; os Objectivos definidos para o ano profissionalizante; as Actividades Desenvolvidas nos diferentes estágios parcelares e actividades extracurriculares; uma Reflexão Crítica sobre este último ano e para terminar, os Anexos que incluem certificados de participação em projectos e congressos.

2|OBJECTIVOS

_____________________________________________________________________

O estágio profissionalizante do 6º ano tem como finalidade formar e preparar os jovens futuros médicos para a prática clínica.

Para a minha formação médica e pessoal, tornou-se necessário definir quais os objectivos a atingir durante este ano. Destaco dois níveis de objectivos: os gerais e transversais a todos os estágios parcelares que permitem o desenvolvimento, tanto a nível cognitivo e técnico, como também a nível humano e pessoal e os objectivos específicos de cada estágio parcelar, que irei descrever nas Actividades Desenvolvidas. Desta forma, no âmbito dos objectivos gerais propus-me a: a) consolidar e aplicar conhecimentos, gestos e atitudes adquiridos nos anos anteriores; b) promover a capacidade de raciocínio clínico e decisão dos procedimentos mais adequados para cada doente, em função da sua patologia; c) adquirir e desenvolver novas competências, como autonomia, responsabilidade, e confiança; d) adquirir conhecimento na organização interna do meio hospitalar e na articulação com os diversos serviços existentes, trabalhando em equipa com os restantes profissionais de saúde; e) consolidar aptidões de comunicação e empatia com o doente e os seus familiares, respeitando e compreendendo as suas atitudes e preocupações, promovendo sempre uma abordagem biopsicossocial na avaliação e tratamento dos doentes.

(4)

Página | 2

3|ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS

____________________________________________________________________

Estágio de Cirurgia Geral [10 de setembro a 2 de novembro 2018 (8 semanas) ]

O estágio de Cirurgia Geral, sob regência do Prof. Doutor Rui Maio, decorreu no Hospital da Luz, sob tutoria do Dr. Miguel Allen. As semanas de estágio foram divididas da seguinte maneira: uma semana de aulas teórico-práticas no Hospital Beatriz Ângelo, duas semanas no Serviço de Anestesiologia (estágio opcional) e cinco semanas no Serviço de Cirurgia, ambas realizadas no Hospital da Luz. Como principais objectivos específicos deste estágio saliento: conhecer e saber aplicar a linguagem e terminologia cirúrgicas; conhecer as principais patologias da especialidade, compreendendo a sua etiopatogenia e semiologia, bem como o seu diagnóstico e tratamento; saber distinguir as situações clínicas com indicação cirúrgica electiva ou urgente.

Foi no Bloco Operatório que passei a maior parte do meu estágio, tendo tido a oportunidade de participar como ajudante activa seguindo os procedimentos inerentes à prática da especialidade. As cirurgias que mais observei foram a colecistectomia por via laparoscópica, hernioplastias inguinais e tiroidectomias totais. De relevante, refiro a participação numa Tiroidectomia Total com utilização do NIM (Nerve Integrity Monitoring System), técnica que pude estudar com maior profundidade e apresentar no Mini-Congresso no final do estágio parcelar.

Tive ainda a oportunidade de assistir a diversas actividades no Serviço de Anestesiologia, sob tutoria da Dra. Cristina Pestana, onde pude praticar algumas técnicas anestésicas, como a colocação do tubo endotraqueal, cateter venoso central e linha arterial periférica.

Estágio de Medicina Interna [5 de novembro de 2018 a 11 de janeiro de 2019 (8 semanas)]

O estágio parcelar de Medicina Interna (MI), com regência do Prof. Doutor Fernando Nolasco, teve lugar no Serviço de Medicina 1 do Hospital de Santo António dos Capuchos (HSAC) sob orientação do Dr.Mário Alcatrão. Para este estágio defini como principais metas, a aquisição de conhecimentos no que toca às patologias mais frequentes em MI, como também na marcha diagnóstica e terapêutica das mesmas e o trabalho de forma multidisciplinar com diversos profissionais de saúde, assim como com outros serviços do hospital.

A maior parte do estágio foi passado na Enfermaria, onde pude auxiliar o trabalho realizado, sempre com supervisão, mas com autonomia crescente ao longo das oito semanas. As minhas funções consistiam em acompanhar doentes que me eram atribuídos, realizando a sua observação diária, registando as ocorrências em diário clínico, assim como a elaboração de notas de alta. No final da manhã, participava na reunião de serviço onde discutia os doentes que estavam sob a minha responsabilidade. Em relação às patologias mais prevalentes, o internamento teve maioritariamente por base Patologias Respiratórias e

(5)

Página | 3 Cardiovasculares. Relativamente aos diagnósticos secundários, a Hipertensão Arterial, a Dislipidémia e a Diabetes Mellitus tipo 2 apresentam-se como os mais predominantes, reflectindo a população idosa com patologias crónicas.

Tive a oportunidade de assistir a Sessões Formativas de Electrocardiografia que decorreram semanalmente no HSAC (ver Anexo), e, com isso, melhorei os meus conhecimentos na leitura e interpretação do electrocardiograma, bem como no diagnóstico diferencial das principais arritimias cardíacas. Frequentei ainda a Unidade Cerebrovascular do Hospital São José na qual observei doentes com patologia cerebrovascular, maioritariamente AVC. Destaco ainda a apresentação oral que realizei com os meus colegas sobre a Tuberculose.

Estágio de Ginecologia e Obstetrícia [21 de janeiro a 15 de fevereiro de 2019 (4 semanas)]

O estágio de Ginecologia e Obstetrícia foi realizado no Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX), sob tutoria da Dra. Paula Ambrósio e Dra. Paula Tapadinhas e sob regência da Prof. Doutora Helena Teresinha Simões. Os propósitos que elegi prendiam-se essencialmente com a aquisição de novos conhecimentos da semiologia ginecológica e obstétrica, com a realização correcta do exame objectivo, assim como o reconhecimento dos sinais e sintomas associados a patologias ginecológicas e obstétricas em contexto de urgência.

Saliento como aspectos positivos deste estágio as diversas valências com as quais contactei (Enfermaria, Serviço de Urgência (SU), Bloco de Partos, Bloco Operatório, Consultas de Ginecologia e Obstetrícia, Exames Complementares de Diagnóstico) que tornaram o meu estágio bastante completo. Destaco ainda a realização do exame objectivo ginecológico de forma autónoma, assim como a participação como 3ª ajudante no bloco operatório. No último dia de estágio, apresentei, juntamente com os meus colegas, um trabalho sobre “Teratoma do Ovário”.

Estágio de Saúde Mental [18 de fevereiro a 15 de março de 2019 (4 semanas)]

O estágio decorreu sob a regência do Prof. Doutor Miguel Cotrim Talina, no Serviço de Psiquiatria do Hospital Egas Moniz, tendo sido tutelado pelo Dr. Nuno Moura. Para este estágio, estabeleci como objectivos principais a aquisição de um maior conhecimento das principais patologias psiquiátrias e melhorar as técnicas de entrevista clínica, desenvolvendo uma comunicação mais adequada através da escuta activa, que considero essencial no âmbito desta especialidade.

As actividades ao longo do estágio incidiram principalmente na Enfermaria, onde tive a oportunidade de acompanhar várias entrevistas realizadas a doentes internados. Nestas foi possível identificar os diferentes sinais e sintomas das perturbações psiquiátricas e perceber o quão diferentes são de um comportamento psicológico normal. Realizei ainda a colheita e redacção de uma História Clínica, exercitando competências de sistematização e raciocínio clínico. A minha actividade passou igualmentepela participação na Consulta

(6)

Página | 4 Comunitária na Unidade de Saúde Mental Comunitária de Dafundo, onde através da observação de vários doentes com patologias semelhantes, pude verificar a relevância de um ajuste individualizado da terapêutica e da explicação da mesma ao doente. De igual modo, apercebi-me da importância da relação entre o médico e o doente para atingir uma melhor adesão terapêutica. No Serviço de Urgência do Hospital São Francisco de Xavier, tive a possibilidade de observar a colheita de dados anamnésicos e acompanhar a administração de psicofármacos por via intramuscular em doentes mais agitados.

Estágio de Medicina Geral e Familiar [18 de março a 12 de abril de 2019 (4 semanas)]

O estágio de Medicina Geral e Familiar (MGF), sob regência da Prof. Doutora Maria Isabel Santos, decorreu na Unidade de Saúde Familiar - Jardim dos Plátanos, sob orientação da Dra. Catarina Barreto.

Neste estágio estipulei, como principais metas, os seguintes pontos: a) adoptar uma abordagem centrada na pessoa, tendo sempre presente o contexto do doente e desenvolver técnicas de comunicação para estabelecer uma eficaz relação médico-doente; b) conseguir, utilizando as atitudes anteriomente descritas, determinar o quadro clínico do doente mais correcto possível, definindo assim a terapêutica mais adequada para cada caso.

Ao longo do estágio tive a oportunidade de assistir a diferentes tipos de consultas, nomeadamente Consultas de Saúde Materna, Saúde Infantil e Juvenil, Planeamento Familiar, Consulta Aberta, Diabetes e Saúde do Adulto e, apesar de não ter tido a possibilidade de dirigir as consultas de forma autónoma, foi-me dada a liberdade para comunicar com o doente e realizar o exame objectivo dirigido. Discutia os doentes com a Dra. Catarina e partilhava a minha opinião sobre quais os exames complementares de diagnóstico (ECD) a pedir, assim como a melhor terapêutica a prescrever. Foi possível identificar riscos de saúde em pacientes e famílias, e efetuar as medidas preventivas indicadas, destacando o papel da prevenção primária, secundária, terciária e quaternária no âmbito desta especialidade.

Também a realização do “Diário de Exercício Orientado” no final do estágio foi bastante enriquecedora, na medida em que aprofundei os meus conhecimentos sobre os problemas de saúde mais frequentes na comunidade.

Estágio de Pediatria [22 de abril a 17 de maio de 2019 (4 semanas)]

O estágio parcelar de Pediatria, com regência do Prof. Doutor Luís Varandas, teve lugar na Unidade de Infecciologia do Hospital D. Estefânia (HDE), sob orientação da Dra. Flora Candeias.

Delineei como principais objectivos deste estágio o conhecimento mais aprofundado das principais patologias pediátricas, reconhecendo os seus sinais e sintomas. Quis também aperfeiçoar competências de comunicação para conseguir uma adequada relação com os doentes pediátricos e, especialmente, com os seus familiares, destacando o papel destes na compreensão da história clínica.

(7)

Página | 5 Participei nas diferentes actividades clínicas, nomeadamente Internamento, Consulta e Serviço de Urgência. A maior parte do meu estágio decorreu no Internamento, na Unidade de Infecciologia do HDE, onde fui acompanhando o trabalho diário de avaliação de crianças e adolescentes internados. Participei na observação dos doentes, na realização de diários clínicos, notas de entrada e de alta, sempre sob a supervisão dos médicos e internos da equipa. Desenvolvi assim capacidades de abordagem ao doente e de raciocínio clínico. Assisti ainda às consultas de Imunodeficiências, tendo tido um maior contacto com doentes pediátricos com infecção VIH, avaliando a sintomatologia, as análises e o ajuste terapêutico destes doentes. Acompanhei também alguns médicos no Serviço de Urgência onde contactei com patologias que motivam frequentemente a ida à urgência pediátrica, assim como patologias mais graves com necessidade de maior vigilância. Realço ainda a importância do Workshop de Urgências Pediátricas no qual participei, que constituiu um elemento enriquecedor do meu estágio. No último dia, no Seminário Final, apresentei com outros colegas, um trabalho com o título “Sarampo: better safe than sorry”.

Estágio Clínico Opcional de Otorrinolaringologia [20 a 31 de maio de 2019 (2 semanas)]

Como parte final do estágio do 6º ano, optei por realizar o estágio clínico opcional, coordenado pelo Prof. Doutor José Delgado Alves, no Serviço de Otorrinolaringologia (ORL) na Unidade Local de Saúde de Matosinhos, sob orientação do Professor Dr. Nuno Trigueiros. As actividades desenvolvidas durante esta semana foram essencialmente na Consulta e SU de ORL, onde contactei com as patologias mais prevalentes, como amigdalites e otites. No Bloco Operatório observei uma laringectomia total com esvaziamento ganglionar cervical bilateral e uma cirurgia endoscópica nasosinusal.

Unidade Curricular - Preparação para a Prática Clínica

A Unidade Curricular – Preparação para a Prática Clínica, coordenada pelo Prof. Doutor Roberto Palma dos Reis, representou um elemento complementar importante aos estágios frequentados. Através da apresentação de situações clínicas comuns durante as aulas teórico-práticas, participei activamente na discussão dos casos apresentados. Desenvolvi assim o meu raciocínio clínico que contribuiu para facilitar a abordagem dos doentes na prática clínica durante os estágios.

Outras Actividades Desenvolvidas

Durante o curso de Medicina procurei complementar a matéria curricular de âmbito universitário, com outras actividades, tanto na área da saúde como em projectos sociais, com o objectivo de enriquecer a minha formação médica e pessoal. Descrevo de seguida as mais relevantes (ver Anexos): 1) participação na Comissão Organizadora enquanto coordenadora logística, do Congresso Imed 9.0 em 2017; 2) participação em conferências, congressos e sessões formativas durante o ano lectivo, nomeadamente no Congresso

(8)

Página | 6 Imed 10.0, na conferência sobre “Cefaleias – do diagnóstico ao tratamento”, no curso TEAM, na conferência de Neurocirugia Pediátrica no evento “Ped Day”, que decorreu na Nova Medical School (NMS); nas sessões formativas de electrocardiografia no HSAC, e por último, 3) participação no projecto social “Missão País” e nos Grupos de Bioética do Núcleo de Estudantes Católicos da NMS.

4|REFLEXÃO CRÍTICA

_____________________________________________________________________

Terminados os estágios que constituemo 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina, é importante fazer uma reflexão sobre o impacto que este último ano teve na minha formação médica e pessoal. Como referido inicialmente, sendo este um ano profissionalizante, com o objectivo de formar jovens futuros médicos, o aluno, a quem se atribui uma responsabilidade acrescida, é desafiado a colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, para que, de uma forma gradual, ganhe mais autonomia para a futura prática clínica que se aproxima.

Assim, tal como já mencionado nos objectivos, propus-me a consolidar e aplicar os conhecimentos anteriormente adquiridos, a promover a minha capacidade de raciocínio clínico e a desenvolver métodos de trabalho em equipa. Dos meus objectivos principais, destaco a consolidação de aptidões de comunicação e empatia com o doente, uma vez que considero fundamental a vertente humana na profissão médica.

Fazendo uma análise retrospectiva do trabalho desenvolvido ao longo deste ano, considero que alcancei a maioria dos objectivos propostos, com o apoio fundamental dos vários tutores que me acompanharam ao longo dos diferentes estágios e que contribuíram para a minha formação enquanto futura médica. Isto posto, posso afirmar que, à data de hoje, me sinto mais confiante e capaz de iniciar a prática clínica. O primeiro estágio que realizei foi o estágio de Cirurgia Geral. Foi, sem dúvida alguma, uma experiência muito positiva, pois, apesar de a cirurgia não ser uma área de interesse pessoal, desenvolvi várias competências técnicas de pequena cirurgia, anestesia e assépsia, que serão bastante úteis à prática futura. Durante o estágio tive contacto com as várias valências da Cirurgia Geral, tendo sido bastante benéfico o rácio aluno-tutor de 2:1, o que permitiu uma maior componente prática, melhor aprendizagem, e também a possibilidade de participar activamente em diversas cirurgias como ajudante. Também o estágio dedicado à Anestesiologia foi importante. A participação nesta opcional permitiu que adquirisse uma maior responsabilidade com os doentes, tendo executado várias técnicas anestésicas de forma autónoma. Saliento ainda como aspecto positivo o curso TEAM, no qual participei, e que devido à sua utilidade, me trouxe formação relevante na área do trauma.

Posteriormente, realizei o estágio de Medicina Interna. Aqui também consegui alcançar os objectivos a que me propus, tanto que me deparei com uma notável evolução das minhas competências ao longo do

(9)

Página | 7 estágio, muito por culpa da boa integração nas rotinas e no modo de funcionamento do Serviço. Pude evoluir em termos da abordagem dos doentes, através do seu acompanhamento diário, análise dos possíveis diagnósticos, fundamentação dos pedidos de ECD e a sua interpretação, assim como na discussão de terapêuticas farmacológicas e não-farmacológicas. No entanto, identifico ainda algumas dificuldades, nomeadamente a nível da optimização terapêutica, competências que penso que só a experiência me vai permitir dominá-las. Por último, destaco ainda a autonomia e sentido de responsabilidade que adquiri durante este estágio, motivados pela confiança transmitida pelo tutor que me acompanhou e que se traduziu numa melhoria das minhas capacidades de comunicação com os doentes e na atribuição de diagnósticos.

Seguiu-se o estágio de Ginecologia e Obstetrícia, e tal como proposto inicialmente, permitiu consolidar conhecimentos sobre as principais patologias da área e obter competências necessárias à realização de uma anamnese e exame objectivo ginecológico detalhados. Um dos aspectos que vale a pena destacar do estágio realizado no HVFX foi o rácio tutor-aluno de 1:1, que foi crucial na transmissão de conhecimentos e possibilitou um melhor aproveitamento de todos os momentos práticos. Além disso, o facto de passar pelas várias valências da área, permitiu contactar com diferentes patologias e situações clínicas e, consequentemente, ter uma visão mais abrangente da especialidade.

Durante o estágio de Saúde Mental, pude exercitar competências transversais a todas as especialidades médicas, tais como a relação médico-doente e a comunicação com os doentes e familiares. Aperfeiçoei o meu raciocínio clínico e marcha diagnóstica das principais patologias psiquiátricas e melhorei as técnicas de colheita da história clínica. Destaco a passagem pelo Serviço de Urgência, que foi especialmente interessante, por me ter possibilitado o contacto dos doentes em contexto agudo. O estágio prático sensibilizou-me particularmente para a importância e prevalência dos distúrbios do foro psiquiátrico nos doentes em Portugal e verifiquei como os factores de risco familiares, psicossociais e comportamentais têm um grande impacto na saúde mental das pessoas, que o médico não pode deixar de considerar.

O estágio de MGF do 6º ano teve um especial impacto no meu percurso enquanto aluna de medicina e, essencialmente, enquanto pessoa. Distingo como fundamental a relação médico-doente. Com o apoio de uma tutora com grandes qualidades nesta vertente, desenvolvi competências que considero essenciais na formação de um médico. É uma especialidade que ambiciona uma medicina onde se privilegia o contacto com os doentes, mas também não doentes, as suas famílias e a envolvência social. Como referência, deve ter em conta os valores humanísticos, como a empatia, o respeito, a compreensão e a transmissão de confiança ao paciente, por forma a que este se sinta tratado de uma forma única. Os diferentes casos clínicos, com os quais contactei, ajudaram a aplicar todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Avalio, por isso, esta especialidade como a mais abrangente e enriquecedora na prática médica, pois, proporciona um acesso aberto e ilimitado aos doentes e lida com todos os problemas de saúde,

(10)

Página | 8 independentemente da idade, sexo ou qualquer outra característica da pessoa. Esta especialidade conjuga a sabedoria clínica com a sabedoria humana, e este dualismo cativa-me e completa-me como médica e pessoa.

O estágio seguinte foi o de Pediatria e, uma vez mais, julgo ter alcançado os objectivos, nomeadamente o conhecimento mais aprofundado das diferentes patologias desta especialidade. O facto de ter conhecido melhor uma subespecialidade pediátrica, a Infecciologia, possibilitou-me o contacto com crianças não só com a típica patologia pediátrica, mas também com patologias mais raras, o que constituiu uma mais valia. No Serviço de Urgência contactei com as realidades mais comuns da pediatria e foi possível perceber que todos os motivos são um pretexto para recorrer ao SU, mesmo nos casos em que se trata de problemas que podiam ser acompanhados pelo próprio pediatra ou no centro de saúde. Deste modo, aprendi a identificar estes casos e a saber excluir sinais de gravidade. Realço ainda o fluxo de doentes estrangeiros que passaram pelo SU e que exigiram uma maior capacidade de adaptar a comunicação, o que representou para mim um desafio extra.

Por último, realizei o estágio opcional em Otorrinolaringologia. Dada a importância das patologias que integram esta especialidade, necessárias ao conhecimento de um futuro médico, e pelo facto de ter sentido uma lacuna no meu conhecimento na área de ORL no 6º ano, escolhi esta especialidade que também vai ser alvo de avaliação no exame de seriação deste ano. Durante o estágio acompanhei as diversas actividades do Serviço e, assim, aprofundei e consolidei os conhecimentos nesta área, cumprindo os objectivos propostos.

Sem prejuízo do exposto até aqui, quero, por último, dar especial enfoque às actividades extracurriculares que fui realizando durante o meu percurso enquanto estudante e que complementaram de uma forma especial a minha formação. De todas, destaco a minha experiência enquanto coordenadora logística do Congresso Imed 9.0, um congresso realizado por estudantes de medicina. Foi essencial na medida em que obtive competências de trabalho em equipa, de liderança, e de gestão de conflitos e contribuiu para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Também a participação nos Grupos de Bioética do Núcleo de Estudantes Católicos da NMS foi uma mais valia, onde, através do convívio entre alunos, tive a oportunidade de debater temas da bioética transversais à medicina.

“Choose a job you love, and you will never have to work a day in your life”. Escolhi esta frase para concluir o meu relatório, pois expressa o meu conceito de vida no trabalho. Sendo o curso de Medicina aquele que se anuncia feito de “excelência, rigor e disciplina”, acrescento ainda no meu caso, também de “muita alegria”. Foi um percurso exigente e desafiante que termino com a convicção do dever cumprido e com as bases essenciais para um dia poder cuidar dos meus doentes.

Um agradecimento especial à faculdade e a todos os professores que me ensinaram e acompanharam desde o início.

(11)

Página | 9

5|ANEXOS

_____________________________________________________________________

1. Certificado de participação na Comissão Organizadora enquanto coordenadora logística, do

Congresso Imed 9.0 10

2. Certificado de participação no Congresso Imed 10.0 11

3. Certificado Conferência: Cefaleias – do diagnóstico ao tratamento 12

4. Certificado Curso TEAM 13

5. Certificado: Ped Day 2019 – Neurocirurgia Pediátrica 14

6. Certificado de participação nas Sessões Formativas em Electrocardiografia 15

7. Certificado Grupo Bioética 16

(12)

Página | 10 1. Certificado de participação na Comissão Organizadora enquanto coordenadora

(13)

Página | 11 2. Certificado de participação no Congresso Imed 10.0

(14)

Página | 12 3. Certificado Conferência: Cefaleias – do diagnóstico ao tratamento

(15)

Página | 13 4. Certificado Curso TEAM

(16)

Página | 14 5. Certificado: Ped Day 2019 – Neurocirurgia Pediátrica

(17)

Página | 15 6. Certificado de participação nas Sessões Formativas em Electrocardiografia

(18)

Página | 16 7. Certificado Grupo Bioética

(19)

Página | 17 8. Certificado Missão País

Referências

Documentos relacionados

o uso de um selador ou desmoldante próprio para rejuntes na superfície de porcelanas não vitrificadas, cerâmicas antiderrapantes ou texturizadas, pedras ou cerâmicas porosas antes

Para estas situações existem os Acessórios Originais ŠKODA, que incluem diversas soluções tanto para o transporte de bagagem no tejadilho (p.e., suportes para skis e bicicletas)

Ressalta-se que a futura Concessionária terá a obrigação de receber e avaliar os currículos de colaboradores da SP Turis que manifestem desejo de participar de processo

Fonte: IDC, 2015 (Inquérito a 467 organizações portuguesas que possuem alguma presença na Internet)..

1 - A faculdade de adjudicação dos bens penhorados, pelo exequente, credores com garantia real, credores concorrentes, cônjuge(s), descendentes e ascendentes do(s)

Os casais analisados, juntamente com seus filhos e alguns netos, foram: Dona Maria Antônia da Silveira e Mateus Inácio da Silveira; Dona Ana Inácia da Silveira e Manuel

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

A avaliação das medidas de promoção do sucesso escolar implementadas, que identifi- que a eficácia do seu impacto na melhoria das aprendizagens e resultados dos alunos, na