• Nenhum resultado encontrado

CURSOS ON-LINE - INFORMÁTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SÉRGIO BONIFÁCIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CURSOS ON-LINE - INFORMÁTICA - CURSO REGULAR PROFESSOR SÉRGIO BONIFÁCIO"

Copied!
43
0
0

Texto

(1)

AULA OITO – MICROSOFT WORD 2003

Olá a todos.

Na aula de hoje estudaremos as mais importantes características, funções e recursos do principal processador de textos da Microsoft: o Word. O Microsoft Word faz parte do pacote (ou suíte) de programas Microsoft Office (MS Office), um dos principais softwares da empresa, juntamente com o sistema operacional Windows.

1 – INTRODUÇÃO AO MICROSOFT OFFICE

O MS Office existe em várias versões desenvolvidas ao longo do tempo. A versão 2003 é a última comercializada pela empresa, mas a versão 2007 do pacote já está sendo finalizada. Seguindo a mesma lógica adotada quando estudamos Windows, estudaremos a última versão do Word pelo fato de ela conter todos os recursos das versões anteriores e ainda mais alguns.

A suíte de escritório da Microsoft baseia-se em quatro principais programas:

• Word: processador de textos;

• Excel: planilha eletrônica;

• Power Point: produção de apresentações multimídia;

• Access: banco de dados.

Apesar de esses serem os softwares mais importantes do MS Office, quando compramos um pacote ele pode ainda incluir, dependendo das opções de compra, outros programas, como: FrontPage, Outlook, Project, Publisher, Visio, OneNote e InfoPath. Mas não precisamos nos desesperar. De todos esses programas, os mais cobrados são o Word e o Excel. Alguns concursos também cobram conhecimentos de Power Point e de Access e, eventualmente, de Outlook.

Justamente por isso, nosso curso foi formatado com uma aula de Word e outra de Excel. Teremos ainda uma aula de banco de dados, na qual abordaremos um pouco do Access, além de conceitos genéricos de bancos de dados. Alguns concursos cobram conhecimentos comuns a bancos de dados, sem que seja necessário conhecer o Access.

Excluído: .

Excluído: .

(2)

1.1 - Sobre teclas de atalho no MS Office

Como esta é a primeira aula dos programas do pacote MS Office, precisamos fazer algumas observações que são válidas para todos os seus programas. A primeira delas diz respeito às teclas de atalho utilizadas no Office, em sua versão para a língua portuguesa.

Como comentei brevemente na aula sobre Windows, a grande maioria das teclas de atalho dos programas que utilizamos é designada a partir de uma palavra em inglês que representa sua função. Assim, temos, para a esmagadora maioria dos programas, os seguintes atalhos de teclado:

Teclas de atalho genéricas

Atalho Função genérica Deriva de CTRL + A Selecionar tudo All (tudo)

CTRL + S Salvar Save (salvar)

CTRL + N Novo (arquivo, janela,

documento) New (novo)

CTRL + O Abrir Open (abrir)

CTRL + F Localizar Find (procurar) CTRL + B Aplicar negrito Bold (negrito)

CTRL + U Sublinhar Underline (sublinha)

Essas teclas possuem as mesmas funções para praticamente todos os softwares que funcionam sobre o Windows (e para tantos outros de outros sistemas operacionais). A única exceção que conheço em softwares importantes é o Microsoft Office, versão em Português.

Nesse pacote de programas, temos:

Teclas de atalho do MS Office em Português

Atalho Função Deriva de

CTRL + A Abrir Abrir

CTRL + S Sublinhar Sublinhar

CTRL + N Aplicar Negrito Negrito

CTRL + O Novo documento --

CTRL + T Selecionar tudo Tudo

CTRL + L Localizar Localizar

CTRL + U Substituir --

CTRL + B Salvar Backup(?)

(3)

Apesar de bem intencionada, essa tradução de teclas de atalho mais nos atrapalha do que nos ajuda, principalmente se estamos tratando de questões de concursos públicos.

Fiquem atentos a essas diferenças, pois, mesmo nos aplicativos do Windows em Português, como o Windows Explorer, as teclas de atalho correspondem às versões originais em inglês. Por exemplo,

“Selecionar tudo” do Windows Explorer tem o atalho CTRL + A (all). A mesma operação no MS Office tem o atalho CTRL + T (tudo).

Para nossa sorte, algumas teclas foram mantidas como em suas versões originais. Como é o caso de:

Atalho Função

CTRL + Z Desfazer a última operação

CTRL + X Recortar

CTRL + C Copiar

CTRL + V Colar

CTRL + P Imprimir (print)

1.2 – O que esperar em uma prova

Provas que cobrem conhecimentos de Windows, Word ou Excel sempre exigem uma grande memorização de recursos, botões, atalhos e menus desses programas.

Tal qual ocorre no estudo de Windows, o estudo de Word exigirá muito mais atividades práticas do que leituras de materiais. Para esses tópicos, sempre recomendo que se faça um estudo sistemático.

Pelo menos uma vez, percorra todos os itens de menu do programa e visualize todas as janelas de opções. Quando estiver fazendo isso, aproveite para ler as descrições do próprio programa para as opções das janelas. Para isso, utilize a ajuda contextual, que exibe informações rápidas sobre recursos nas janelas abertas. Na versão 2003, essa ajuda é aberta em uma janela auxiliar, como mostrado na figura seguinte:

Ajuda contextual nas janelas do Word

(4)

Para acessar a ajuda contextual, basta clicar no botão representado com um ponto de interrogação, no canto superior direito da janela, quando disponível.

As questões de Word em concurso são bastante diversificadas. As provas da FCC não costumam utilizar recursos visuais, como capturas de tela. O Cespe, por sua vez, dificilmente não utiliza tais recursos. A Esaf fica no meio termo.

Questões do Cespe costumam explorar a interdisciplinaridade. Assim, é comum encontrarmos uma captura de tela do Word na qual o texto exibido na tela do programa será explorado por outras disciplinas. Às vezes o mesmo item exige conhecimentos de informática e português. Por exemplo, um item traz um texto e pergunta se o texto continuará gramaticalmente correto se uma determinada seqüência de ações for executada no programa. Particularmente eu gosto dessas questões, já que diversas vezes podemos resolvê-las utilizando os conhecimentos de uma das matérias, sem termos certeza da outra.

Além disso, as bancas costumam exigir conhecimentos do funcionamento interativo entre os softwares do pacote. Exigem, por exemplo, conhecimentos de importação de tabelas do Excel para o Word, de resultados nas operações de copiar conteúdo em um programa e colar no outro etc.

Resumindo, minha dica para essas aulas é: explorem cada software minuciosamente e, em seguida, resolvam o maior número de questões que puderem. Se já estiverem estudando para concursos de uma banca específica, resolvam questões apenas dessa banca para que possam pegar o “jeitão” dela.

Não deixem de reservar um bom tempo para e exploração dos softwares. É uma atividade que deve ser feita com calma e atenção aos detalhes, buscando a melhor familiarização e memorização possível.

Excluído: á-la

Excluído: , nas questões,

(5)

2 – ÁREA DE TRABALHO

Área de trabalho do Word 2003

Como qualquer software que rode sobre o Windows, a área de trabalho do Word é composta dos elementos típicos de janelas.

Vamos a eles:

2.1 - Barras de ferramentas

O Word possui muitas barras de ferramentas, cada qual especializada em prover recursos característicos. Para exibi-las, basta acessar o menu Exibir >> Barras de ferramentas e selecionar a barra desejada.

Outra forma de fazer isso é clicando sobre qualquer botão ou área vazia das barras de ferramentas com o botão direito do mouse, como mostra a figura a seguir:

Exibindo/ocultando barras de ferramentas

(6)

Barras de ferramentas podem ser deslocadas de sua posição natural e arrastadas para qualquer lugar da tela. Para isso, basta clicar em algum lugar neutro (sem botões) na barra e arrastá-la livremente.

Depois de arrastadas, elas podem ser redimensionadas, clicando e arrastando suas bordas.

Barra de ferramentas Desenho arrastada e redimensionada Alguns botões das barras de ferramentas podem abrir outras barras de ferramentas, como é o caso das barras Desenho e Tabela que podem ser abertas a partir da barra Padrão. Também há barras que se abrem a partir de objetos, como é o caso da barra Imagem, que pode ser aberta com um clique do botão direito do mouse sobre uma imagem no documento em edição.

Alguns botões estão presentes em mais de uma barra de ferramentas. É o caso do botão Inserir Imagem que está na barra Desenho e na barra Imagem. Situação parecida ocorre com o botão Cor da fonte que está na barra Desenho e na barra Formatação.

As duas barras de ferramentas mais importantes do Word são a Padrão e a Formatação. Elas contêm botões e caixas de seleção para os recursos mais utilizados.

2.1.1 – Barra de ferramentas Padrão

Não entraremos em detalhes de cada opção das barras de ferramentas, já que, quando analisarmos os itens de menu do Word, veremos detalhes sobre várias das funções encontradas nas barras de ferramentas.

Por enquanto, vamos ficar com uma listagem dos ícones das barras de ferramentas Padrão e Formatação, com suas respectivas funções e teclas de atalho.

Excluído: fiquem

(7)

Ícones e atalhos da barra de ferramentas Padrão 2.1.2 - Barra de ferramentas Formatação

Ícones e atalhos da barra de ferramentas Formatação

Nas listas anteriores, os itens que não possuem ícone são recursos que utilizam caixas de seleção, como o controle de zoom da barra de ferramentas Padrão (à esquerda).

Uma vez que algumas bancas, especialmente o Cespe, fazem uso de recursos visuais, é fundamental uma identificação visual clara dos ícones das barras de ferramentas, principalmente naqueles mais

Excluído: Como

(8)

parecidos. Vou dar três exemplos de ícones que podem ser confundidos e às vezes são cobrados:

1) Ícones com linhas paralelas

Aplica formatação justificada aos parágrafos.

Divide o texto em colunas.

2)Ícones com tabelas

Abre barra de ferramentas Tabelas e bordas.

Insere tabela do Word (sem muitos recursos de cálculos)

Insere planilha do Excel (com vários recursos do programa disponíveis)

3) Ícones com lupas

Exibe o documento da forma como será impresso.

Abre opções de pesquisa em livros de referência e sites na internet.

Exibe a estrutura do documento para navegação rápida.

Ademais, há botões que são idênticos (têm o mesmo ícone), mas possuem funções diferentes. Esse é o caso do botão Cor do sombreamento, da barra Tabelas e bordas, e do botão Cor do preenchimento, da barra Desenho.

O botão Cor do sombreamento pode aplicar uma cor de fundo a um texto ou uma tabela, mas não a um objeto de desenho. Já o botão Cor do preenchimento nada faz com textos ou tabelas, mas pode preencher cores em objetos de desenho. Veja a seguir:

(9)

Texto qualquer..

Cor do sombreamento (barra Tabela) aplicada a um texto

Cor do preenchimento (barra Desenho) aplicada a um desenho

Dicas nas barras de ferramentas

Uma opção boa de se ativar quando estamos estudando o Word é o recurso de exibir dicas nas barras de ferramentas. Para ativá-lo, clique com o botão direito do mouse em alguma barra de ferramentas e selecione Personalizar. Na janela aberta, marque as opções Mostrar dicas de tela nas barras de ferramentas e Mostrar teclas de atalho nas dicas de tela. Isso faz com que sejam exibidas as funções dos botões das barras de ferramentas quando passamos o ponteiro do mouse sobre eles. Serão também exibidas as teclas de atalho para os botões que tiverem teclas de atalho associadas.

Ative a exibição de dicas e teclas de atalho para as barras de ferramentas

Formatado: Fonte: Negrito

(10)

2.2 – Régua

O Word possui réguas horizontal e vertical para definir as áreas do documento que serão impressas, bem como formatar os recuos dos parágrafos. Todas essas opções também podem ser feitas a partir de comandos presentes nos menus, mas a régua fornece uma opção visual e intuitiva. Para exibi-la, caso ela esteja oculta, basta acessar Exibir >> Régua.

Aplicando um clique duplo sobre a régua, abre-se a janela Configurar página, na guia Margens.

Para diminuir ou aumentar a área azul da régua, aumentando ou diminuindo, assim, a área do documento a ser impressa, basta posicionar o mouse entre as duas marcas de recuo, até que o ponteiro se torne uma seta horizontal de duas pontas. Então, basta clicar e arrastar até a posição desejada.

2.2.1 - Recuos

Há quatro tipos de recuo de parágrafo na régua horizontal:

- Recuo da primeira linha. Define a posição da primeira linha de um parágrafo em relação às demais do mesmo parágrafo. A posição pode ser à direita ou à esquerda das demais linhas.

- Recuo descolado. Define a posição das linhas do parágrafo, à exceção da primeira.

- Recuo à esquerda. Define a posição onde todo o parágrafo começa. Arrastando-o, arrastamos juntamente os outros dois recuos.

Experimente.

- Recuo à direita. Define a posição onde o parágrafo termina.

Para definir um recuo, basta clicar sobre um deles e arrastá-lo até a posição desejada. Aplicando um clique duplo do mouse sobre um dos recuos, abre-se a janela de formatação de parágrafos, na qual podemos informar diretamente os valores dos recuos.

Pode-se conseguir maior precisão na operação de arrastar os recuos, se os arrastamos enquanto pressionamos a tecla ALT. Isso também funciona para outras operações no Word, como para mover imagens, por exemplo.

2.2.2 - Tabulações

Na régua, também podemos definir a localização de tabulações. Para isso, basta um clique simples em uma área branca da régua. Um clique duplo sobre uma marca de tabulação existente abre a janela

Excluído: dos

Excluído: essa

(11)

Tabulação, com mais opções de configuração. Essa janela também está acessível no menu Formatar.

Há cinco tipos de tabulação. Podemos alterá-los clicando no canto superior esquerdo da régua. São eles:

Tabulação Esquerda define a posição inicial do texto que, depois, correrá para a direita.

Tabulação no Centro define a posição do meio do texto.

Tabulação à direita define a extremidade direita do texto.

Conforme você digita, o texto se move para a esquerda.

Tabulação Decimal alinha o texto ao redor de um ponto decimal. Muito utilizado para alinhar valores monetários.

Barra é o único diferente, já que ele não posiciona o texto.

Ele insere uma barra vertical na posição da tabulação.

É importantíssimo notar que a régua não só altera a formatação das margens da página e dos parágrafos, como também exibe a formatação do local do documento no qual se encontra o ponto de inserção de texto. Chamo atenção para isso pelo fato de certas questões explorarem a interpretação de uma situação através de telas capturadas. Isso também vale para diversos botões das barras de ferramentas, como Negrio, Itálico, Estilo, Fonte, Tamanho da fonte etc.

Na figura seguinte, vemos três parágrafos com formatações diferentes. Como o ponto de inserção está no segundo parágrafo (logo após a palavra “Parágrafo”), a barra de ferramentas Formatação exibe as formatações aplicadas a ele (fonte Arial, tamanho 12, negrito etc.), assim como acontece com a régua.

Situação diferente ocorre ao selecionarmos partes do texto que contenham formatações diferentes. Nesse caso, o Word exibe somente as formatações que são comuns aos textos selecionados, como podemos ver na próxima figura. Nela, os textos só têm em comum o tamanho da fonte, o alinhamento do parágrafo e o recuo da primeira linha (nesse caso, é comum apenas a distância do recuo deslocado, ou seja, apenas a distância do recuo da primeira linha em

Excluído: , na verdade,

Excluído: relativa ao recuo

(12)

relação às demais linhas do parágrafo. Por isso, apenas o controle do Recuo deslocado está ativo.):

2.3 – Modos de Exibição

Um documento no Word pode ser exibido de formas diferentes:

Normal, Layout da Web, Layout de Impressão, Estrutura de Tópicos, Layout de Leitura, Estrutura do Documento ou Miniaturas. Esses dois últimos são exibidos em conjunto com os cinco primeiros, ou seja, podem ser combinados com os demais.

Os modos de exibição podem ser alterados a partir do menu Exibir.

Os cinco primeiros podem ser alterados através de botões que ficam no canto inferior esquerdo da janela do aplicativo, logo acima da barra de status.

Além disso, esses botões mostram qual o modo de exibição atual.

Lembrem-se de aprender a interpretar a área de trabalho do Word!

O modo de Layout de leitura é um recurso incluído no Word 2003 e também pode ser acessado pelo botão , na barra de ferramentas Padrão.

2.4 – Barra de rolagem

O Word possui barras de rolagem horizontal e vertical. O funcionamento delas é similar às barras de rolagem de qualquer janela tradicional, ou seja, para navegar pelas páginas do documento, podemos clicar nas setas, nos botões ou nas áreas entre os botões e as setas das barras de rolagem. Os botões devem ser arrastados para realizarem a rolagem.

A barra de rolagem do Word tem, no entanto, um recurso que não encontramos em outros programas. Ele possibilita que indiquemos um tipo de objeto que deva ser procurado. Selecionamos esse objeto clicando no botão circular, logo abaixo da barra de rolagem vertical. Depois de selecionados, os objetos serão

Excluído: e não a distância da margem

Excluído: .

Excluído: exibem Excluído: o modo atual

(13)

procurados clicando-se nos botões de setas duplas acima e abaixo do botão circular. Para entender melhor, vejamos as figuras seguintes:

Selecionando objetos para busca

Há opções de seleção de diversos tipos de objetos, como gráficos, tabelas, comentários e notas de rodapé.

2.5 – Barra de status

A barra de Status do Word exibe diversas informações sobre o documento em edição. Além disso, possui algumas áreas sensíveis a cliques do mouse. Vejamos:

Página atual, seção atual e página atual/total de páginas.

Um clique nessa área abre a janela Localizar e substituir, na aba Ir para. Essa aba também é exibida pelo atalho CTRL + Y.

Exibe a localização do ponto de inserção em relação à página atual.

• GRA: Indica a gravação de uma macro. Um clique duplo sobre essa marca abre a janela Gravar macro.

• ALT: Indica que o recurso controlar alterações está ativo. Um clique duplo sobre essa marca ativa o recurso, que também pode ser ativado a partir do menu Ferramentas > Controlar alterações (CTRL + SHIFT + E).

• EST: Indica que o recurso Estender seleção está ativo. Um clique duplo sobre essa marca ativa o recurso. Com o recurso ativo, basta utilizar as teclas direcionais do teclado para se

(14)

selecionar trechos do documento. O efeito é similar ao pressionamento da tecla SHIFT (falaremos mais dela adiante).

• SE: Indica que o recurso Sobrescrever está ativo. Um clique duplo também ativa o recurso. Com Sobrescrever ativo, textos digitados no meio de um texto existente passam a substituir os existentes, apagando-os. Com Sobrescrever inativo, os textos que digitamos são inseridos no meio do texto existentes sem apagá-los, apenas deslocando-os. Pressionar a tecla Insert do teclado também ativa/desativa esse recurso.

Indica o idioma do trecho atual do documento e o estado da revisão ortográfica.

No Word, podemos ter trechos do documento em idiomas diferentes.

Isso evita que o corretor ortográfico fique apontando erros em palavras estrangeiras. Por exemplo, em um texto em português, no qual haja uma citação em inglês, basta selecionar a citação e alterar o idioma aplicando um clique duplo no botão de idioma na barra de status, para, em seguida, selecionar o idioma correto. Acompanhe a seqüência seguinte, na qual eliminamos as marcas de erro ortográfico de um trecho em inglês, alterando a definição de idioma desse trecho:

1)

2)

3)

4)

The book is on the table.

Na verdade, em alguns casos o Word faz a mudança do idioma automaticamente, se a opção Detectar idioma automaticamente estiver marcada na janela Idioma, como na figura anterior.

Excluído: :

Excluído: .

(15)

3 – INSERÇÃO E SELEÇÃO DE TEXTO

3.1 – Ponto de inserção

O ponto de inserção é a barra que fica piscando no documento, indicando o local onde será inserido o texto. A propósito, a velocidade com a qual o ponto de inserção pisca pode ser alterada a partir do Painel de controle >> Teclado, no Windows. Lá alteramos também o tempo que o programa espera até que comece a repetir um caractere cuja tecla esteja sendo pressionada.

Para mover o ponto de inserção de um ponto do documento para outro, podemos utilizar as teclas de direção do teclado ou clicar diretamente com o mouse no local desejado.

Vejamos as principais teclas relacionadas à navegação e edição de texto no Word:

HOME: move o ponto de inserção para o início da linha.

CTRL + HOME: move o ponto de inserção para o início do documento.

END: move o ponto de inserção para o final da linha.

CTRL + END: move o ponto de inserção para o fim do documento.

• : move o ponto de inserção um caractere para a esquerda/direita

CTRL + : move o ponto de inserção uma palavra para a esquerda/direita.

• : move o ponto de inserção para a linha de cima/baixo.

CTRL + :move o ponto de inserção para o parágrafo de cima/baixo.

ENTER (Entra ou Return): Insere uma marca de parágrafo no local do ponto de inserção, iniciando um novo parágrafo.

CTRL + ENTER: Insere uma quebra de página no local do ponto de inserção, iniciando uma nova página.

SHIFT + ENTER: Insere uma quebra de linha no local do ponto de inserção, iniciando uma nova linha.

TAB: Insere uma marca de tabulação, ou seja, faz o ponto de inserção ir para a próxima marca de tabulação do documento.

Se pressionado dentro de uma tabela, a tecla TAB faz o ponto de inserção navegar entre as células.

DELETE: exclui caractere à direita do ponto de inserção.

Formatado: Sem sublinhado Formatado: Sublinhado Excluído: .

(16)

CTRL + DELETE: exclui a palavra à direita do ponto de inserção.

BACKSPACE: exclui caractere à esquerda do ponto de inserção.

CTRL + BACKSPACE: exclui a palavra à esquerda do ponto de inserção.

Percebam que o uso de algumas das teclas acima, combinado com a tecla CTRL, costuma produzir um efeito “maior”, mais extenso que o normal.

3.2 – Recurso Clicar e digitar

O Word possui um recurso que abrevia a formatação de parágrafos.

Ele é acessado ao aplicarmos um clique duplo do mouse quando o ponteiro assume determinados indicadores.

Podemos, por exemplo, inserir um texto no centro (verticalmente) da página, com alinhamento à direita, sem que seja necessário ficar saltando diversas linhas até o local desejado e sem precisar formatar o alinhamento do parágrafo manualmente.

Os ponteiros disponíveis para esse recurso são os seguintes:

Forma do ponteiro Formatação aplicada Alinhamento à esquerda Centralizado

Alinhamento à direita Recuo à esquerda

3.3 Selecionando texto

Existem basicamente três maneiras de se selecionar trechos de um texto no Word: utilizando somente o teclado, somente o mouse, ou combinando os dois.

Atenção! Não deixe de testar cada uma dessas opções. Esse é um ponto extremamente importante em qualquer prova de Word e costuma ser cobrado isoladamente ou em combinação com outros conhecimentos.

Formatado: Português (Brasil) Tabela formatada

Formatado: Português (Brasil) Formatado: Português (Brasil) Formatado: Português (Brasil) Formatado: Português (Brasil) Excluído: meio

Excluído: ¶

Quebra de página

(17)

3.3.1 - Seleção somente com o mouse.

Podemos utilizar as seguintes operações, somente com o mouse, para seleção de trechos de textos ou objetos no Word:

Situação 1. Com o ponteiro do mouse em forma de uma barra vertical ( ):

• Clicar e arrastar o mouse para selecionar um trecho qualquer.

Isso é válido para qualquer quantidade de texto, mesmo que em várias páginas;

• Selecionar uma palavra aplicando um clique duplo sobre ela;

• Selecionar um parágrafo aplicando um clique triplo sobre ele;

Situação 2. Com o ponteiro do mouse em forma de seta (Ele fica assim sempre que estiver na área do documento reservada à margem esquerda):

• Selecionar uma linha com um clique simples;

• Selecionar um parágrafo com um clique duplo;

• Selecionar todo o texto com um clique triplo.

3.3.2 – Seleção somente com o teclado

• Selecionar caracteres ou linhas pressionando a tecla SHIFT em conjunto com as teclas de direção (experimente);

• Selecionar palavras inteiras pressionando as teclas CTRL + SHIFT + ;

• Selecionar o trecho que vai do ponto de inserção até o início ou o final do parágrafo pressionando as teclas CTRL + SHIFT +

;

• Selecionar o trecho que vai do ponto de inserção até o final da linha pressionando SHIFT+ END;

• Selecionar o trecho que vai do ponto de inserção até o início da linha pressionando SHIFT+ HOME;

• Selecionar o trecho que vai do ponto de inserção até o fim do documento pressionando CTRL + SHIFT + END;

• Selecionar o trecho que vai do ponto de inserção até o início do documento pressionando CTRL + SHIFT + HOME.

3.3.2 – Seleção com o teclado e o mouse

Situação 1. Com o ponteiro do mouse em forma de uma barra vertical ( ):

Selecionar um período pressionando CTRL e aplicando um clique simples do mouse sobre uma palavra.

Formatado: Sublinhado

Formatado: Sublinhado

Formatado: Sublinhado

Formatado: Sublinhado

Formatado: Sublinhado

Formatado: Fonte: Não Negrito, Sublinhado Excluído: ¶

Seleção somente com o teclado.

(18)

Selecionar uma palavra pressionando CTRL e aplicando um clique duplo do mouse sobre uma palavra.

• Selecionar o trecho que vai do ponto de inserção até o trecho em que se encontra o ponteiro do mouse pressionando SHIFT e aplicando um clique simples do mouse.

Situação 2. Com o ponteiro do mouse em forma de seta:

• Selecionar todo o documento pressionando CTRL e aplicando um clique simples do mouse;

• Selecionar uma linha pressionando CTRL e aplicando um clique duplo do mouse;

• Selecionar o trecho que vai do ponto de inserção até a linha apontada pelo ponteiro do mouse (seta) pressionando SHIFT e aplicando um clique simples do mouse.

3.3.3 – Seleção intercalada

O Word 2003 permite que se faça seleções intercaladas no documento, ou seja, podemos selecionar trechos não contínuos. Para isso, basta selecionar um trecho qualquer do texto, pressionar e manter pressionada a tecla CTRL e:

• Clicar e arrastar o mouse sobre outro trecho para adicioná-lo à seleção;

• Aplicar um clique duplo sobre uma palavra para adicioná-la à seleção;

• Aplicar um clique triplo sobre um parágrafo para adicioná-lo à seleção ou

• Aplicar um clique com o ponteiro em forma de seta para adicionar linhas à seleção.

Seleção intercalada no Word

Formatado: Sublinhado

Formatado: Sublinhado

Formatado: Fonte: Negrito

Formatados: Marcadores e numeração

Formatado: Fonte: Negrito Formatado: Centralizado Excluído: texto

Excluído: imediatamente acima

Excluído: do

(19)

4 - MENUS DO WORD

Faremos agora um breve passeio pelos menus do Word. Gosto de utilizar capturas de tela dos próprios menus dos aplicativos para que o estudo fique mais prático.

Aproveite o passeio para ir testando as funcionalidades de cada menu na medida em que analisamos as principais características de cada um.

Menu Arquivo

Como é padrão na maioria dos programas, é no menu Arquivo que encontramos as opções de criar novo documento, abrir documentos existentes, salvar e salvar como.

A principal extensão dos arquivos do word é a “.doc”. Além desta, o Word ainda salva arquivos em formatos como

“.html”, “.txt”, “.xml”, “.rtf” e outros menos usuais. A extensão “.dot” é utilizada pelo Word para definir os modelos de documentos, que usamos quando queremos iniciar um documento já com algumas formatações estabelecidas.

Na janela de diálogo “Salvar como” há opções de salvamento importantes ao se clicar no botão “Ferramentas”. Entre elas, opções de proteção com senha e privacidade.

Opções de “Ferramentas”

da janela “Salvar como”

Excluído:

Excluído: ,

Excluído: e execução de macros

(20)

É também no menu Arquivo que sempre encontramos as opções de impressão dos arquivos, como a visualização prévia do que vai ser impresso, opções de configuração de página e a janela de diálogo da impressão propriamente dita.

Nos aplicativos do MS Office, temos acesso aos últimos documentos abertos no final do menu Arquivo.

Menu Editar

No menu Editar, como sempre, encontramos as opções de “Recortar”,

“Copiar” e “Colar”.

A partir da versão 2002 o MS Office passou a contar com a “Área de transferência do Office”. Com ela, podemos copiar até 24 itens e colá-los nos outros aplicativos do Office (Excel e PowerPoint, por exemplo) em qualquer ordem. Pré-visualizações dos itens ficam disponíveis no “Painel de tarefas”.

Além disso, o ícone da Área de transferência fica ativo na Área de notificação da barra de tarefas do Windows.

A opção “Colar especial” permite que trechos copiados sejam colados de diferentes formas no documento. É nessa opção que também podemos incorporar ou vincular trechos de planilhas do Excel. Quando optamos por vincular uma planilha a um documento do Word, as alterações feitas na planilha original se refletem no documento do Word no qual a planilha foi vinculada.

A opção “Limpar” permite que apaguemos somente os formatos de um texto selecionado, mantendo o texto, em si, intacto.

O famoso (e muito cobrado) “Selecionar tudo” também está no menu Exibir, com sua tecla de atalho traduzida CTRL+T.

Finalmente, no menu Editar encontramos os comandos Localizar, Substituir e Ir para, que cumprem funções de de pesquisa, substituição e navegação pelo documento. O Word dispõe de opções de busca bastante completas. Para acessar todas as opções, basta clicar no botão “Mais”, na janela “Localizar e substituir”.

Excluído: e com as

(21)

Menu Exibir

O Menu Exibir do Word traz as opções de modo de exibição de páginas que também estão disponíveis na barra de status do aplicativo, à esquerda: .

A partir da versão 2002/XP, há a opção de visualização do Painel de tarefas CTRL+F1. O Painel de tarefas é um painel que se abre à direita da área de trabalho dos aplicativos do MS Office e normalmente concentra as tarefas mais usuais dos aplicativos.

Pelo menu Exibir também podemos exibir e ocultar as muitas e variadas barras de ferramentas do Word. Outra forma de se fazer isso é clicando com o botão direito do mouse em qualquer lugar da barra de ferramentas.

As opções “Estrutura do documento” e

“Miniaturas” facilitam a navegação em documentos longos.

É relevante que saibamos que a opção

“Cabeçalho e rodapé” do menu Exibir é a que devemos selecionar para incluir um cabeçalho ou rodapé em um documento. Ou seja, não há uma opção “Cabeçalho e rodapé” no menu Inserir do Word; devemos selecioná-la no menu Exibir.

Painel de tarefas aberto à direita da

janela do Word

Formatado: Fonte: Não Negrito, Sublinhado Formatado: Fonte: Não Negrito, Sublinhado Formatado: Fonte: Não Negrito, Sublinhado Excluído: , inclusive sobre qualquer botão

Excluído: exibir

(22)

Menu Inserir

O menu Inserir não tem muitas particularidades, mas há alguns detalhes aos quais precisamos dar atenção:

A janela aberta pela opção “Quebra” será vista mais adiante, pois ela possui algumas opções cuja nomenclatura se parece com outras opções do menu “Formatar”.

A opção “Números de páginas” insere números no cabeçalho ou no rodapé, os mesmos que alteramos a partir do menu Exibir. Também podemos inserir números de páginas pelo menu Exibir, mas a opção

“Números de páginas” do menu Inserir é mais simples e rápida (menos “burocrática”).

A opção Data e hora insere, no local onde se encontrar o ponto de inserção, formatos diversos de data e hora.

A maior parte dos itens que estão na opção

“Imagem” pode ser inserida a partir da barra de ferramentas “Desenho” .

A opção Hyperlink CTRL+K permite não somente que se adicione um hyperlink a um elemento selecionado no documento, como também permite a alteração de hyperlinks já existentes. A propósito, para se seguir um hyperlink, precisamos pressionar a tecla CTRL. Isso acontece para que possamos editar livremente os trechos com hyperlinks sem que a todo o momento eles sejam acionados.

Excluído: os Excluído: das Excluído: or este menu

(23)

Menu Formatar

A maior parte das funções do menu Formatar dispensa explicações mais detalhadas.

Cabe ressaltar que as opções Fonte e Parágrafo são bastante exploradas nos concursos. Examine os recursos disponibilizados por elas com atenção aos detalhes.

A opção Fonte disponibiliza uma série de opções de formatação da letra utilizada.

Também pode ser acessada pelo atalho CTRL +D. Importante notar que o

“Espaçamento de caracteres” é uma opção disponível nessa janela e não na janela de formatação de parágrafos. Já vi algumas questões buscando confundir o candidato com isso.

Chamo atenção, novamente, para o ícone utilizado pela opção “Colunas” , que se parece muito com o ícone utilizado para formatar o parágrafo com alinhamento justificado .

Atente também para o fato de que “Plano de fundo” é uma opção do menu Formatar e não do menu Inserir.

O recurso de formatação de colunas possui algumas opções também na barra de ferramentas Padrão.

Formatação do texto em colunas pelo menu Formatar e pela barra de ferramentas Padrão

A opção Quadros é destinada à produção de páginas web (arquivos html) que utilizem divisão em quadros (também popularmente conhecidos como frames).

Logo após, temos três opções relacionadas a formatação do documento. A AutoFormatação realiza uma série de formatações de acordo com opções que determinamos. As opções de Estilos e

(24)

formatação e Revelar formatação são abertas no Painel de tarefas e são opções bastante úteis.

A última opção desse menu (opção Objeto) possui uma particularidade. Seu nome muda de acordo com o objeto que estiver selecionado. Se, por exemplo, selecionarmos uma imagem, o nome muda para Formatar imagem.

Todavia, se o que estiver selecionado for um texto, o item passa a exibir a opção Inserir caixa de texto. Assim, o texto selecionado será convertido em uma caixa de texto, que é um dos objetos que faz parte da barra de ferramentas Desenho. Devemos ficar atentos a opções como essa, que acaba por disponibilizar uma opção de Inserir, a partir do menu Formatar. Alguns examinadores adoram explorar essas pequenas armadilhas.

Vou pegar carona com uma questão da FCC para explorar outros itens do menu Formatar:

FCC (TCE SP-2005) “Não hifenizar” e “Suprimir números de linha”

são duas possíveis escolhas em:

(A) “Recuos e espaçamento” disponível na formatação de parágrafos.

(B) “Tipos de quebra” disponível na inserção de quebras de página.

(C) “Quebras de linha e de página” disponível na formatação de parágrafos.

(D) “Tipos de quebras de seção” disponível na inserção de quebras de seção.

(E) “Controle de linhas órfãs/viúvas” disponível na inserção de quebras de página.

Essa questão tenta confundir-nos misturando as várias opções de quebra disponíveis no menu Inserir >> Quebra, com as opções de quebra de linhas no menu Formatar >> Parágrafo.

Vejamos as alternativas:

Alternativa A. As opções de “Recuos e espaçamento” de fato estão disponíveis no menu Formatar >> Parágrafo, mas estão em guias diferentes. Os recuos disponibilizados na guia “Recuos e espaçamento” também podem ser alterados diretamente na área de trabalho do Word, utilizando-se a régua .

O espaçamento entre linhas também possui um atalho na barra de ferramentas (disponível a partir do Word XP):

Clicando diretamente nos números, alteramos o espaçamento entre linhas do parágrafo. Clicando em

“Mais…” a janela de formatação de parágrafo é aberta na guia “Recuos e espaçamento”.

Formatado: Fonte: Negrito Excluído: (TCE SP-2005) Excluído: .

Excluído:

(25)

Alternativa errada.

Menu Formatar >> Parágrafo >> guia “Recuos e espaçamento”

Alternativa B. A janela Quebra é acessada a partir do menu Inserir

>> Quebra. Essas quebras não possuem relação com as opções que encontramos na formatação de parágrafos.

Menu Inserir >> Quebra Alternativa errada.

Alternativa C. As opções “Não hifenizar” e “Suprimir números de linha” realmente estão na guia “Quebras de linha e de página”, na janela de formatação de parágrafo. Essas duas opções servem para

Excluído: ¶

(26)

suprimir a hifenização e a numeração de linhas do parágrafo selecionado quando isso estiver sendo feito no resto do texto.

Alternativa correta.

Menu Formatar >> Parágrafos >> Quebra de linha e de página

Alternativa D. Vide comentário da alternativa B.

Alternativa E. O “Controle de linhas órfãs/viúvas” não está disponível na inserção de quebras de página e sim, na formatação de parágrafo.

Esse controle evita que uma linha de um parágrafo fique sozinha, destacada do restante do parágrafo, no início ou no final de uma página.

Alternativa errada.

Gabarito: alternativa C.

Quero aproveitar que estamos estudando o menu Formatar para passar mais alguns atalhos de teclado que estão relacionados a formatação de textos.

Atalho Função

CTRL+SHIFT+C Copia a formatação do texto. Tem o efeito similar a clicar na ferramenta pincel

CTRL+SHIFT+V Aplica a formatação copiada ao texto

CTRL+SHIFT+F Altera a fonte. Na verdade, torna ativa a caixa de seleção de fonte:

CTRL+SHIFT+P Altera o tamanho da fonte. Torna ativa a caixa de seleção de tamanho da fonte:

CTRL+SHIFT+> Aumenta o tamanho da fonte

Excluído: considero interessantes Excluído: :

(27)

Atalho Função

CTRL+SHIFT+< Diminui o tamanho da fonte

CTRL+] Aumenta em 1 ponto o tamanho da fonte CTRL+[ Diminui em 1 ponto o tamanho da fonte

Menu Ferramentas

O item “Ortografia e gramática” é bastante popular e sua tecla de atalho (F7) é de conhecimento obrigatório.

O item “Pesquisar” é novidade do Office 2003 e realiza uma pesquisa em livros de referência que acompanham o produto. Para pesquisar um vocábulo, basta pressionar a tecla ALT e aplicar um clique sobre a palavra.

“Espaço de Trabalho Compartilhado”

também é novidade da versão 2003 do Office. Para funcionar necessita de um servidor web que dê suporte a esse recurso.

“Controlar alterações” é um recurso muito útil que vai fazendo marcações no documento na medida em que o alteramos. É utilizado em conjunto com a barra de ferramentas

“Revisão”.

No item “Cartas e correspondências”

encontramos opções de preenchimento automático de documentos para mala direta ou etiquetas de endereçamento.

Esse recurso exige que tenhamos uma fonte de dados, que normalmente é um banco de dados de clientes ou amigos com seus dados pessoais. A fonte de dados pode estar em vários formatos, como arquivos do Excel, arquivos de texto, tabelas do Access, catálogo do Outlook etc.

Opções de Mala direta, no Painel de tarefas

Formatado: Sublinhado

Formatado: Centralizado Formatado: Fonte: Negrito

(28)

As “Opções de AutoCorreção” são as

responsáveis por diversas correções automáticas que o Word

faz durante um processo de confecção de um documento. Essas correções envolvem, por

exemplo, acentuar automaticamente

palavras como: não, estão e freqüente. Também faz controle de maiúsculas no início do parágrafo e corrige erros de ortografia durante a digitação. Essa correção ao digitar pode ser configurada e podemos incluir palavras que utilizamos com freqüência. Eu, por exemplo, configurei o meu Word para que quando eu digite “eh" ele insira “é”.

Opções de AutoCorreção - Substituição de texto ao digitar Certamente alguns de vocês já se irritaram ao verificar que o Word insistia em alterar algo que havia sido corretamente digitado. Pois bem, ao invés de se irritar, da próxima vez que isso acontecer abra a janela AutoCorreção e descubra o que está ocorrendo.

A opção “Personalizar” disponibiliza uma janela com opções de personalização das diversas barras de ferramentas.

A janela aberta pelo item “Opções” do menu Ferramentas provavelmente é aquela que possui a maior quantidade de opções no Word. Não costuma ser objeto de prova por lidar com configurações gerais do programa, mas vale uma visita.

Formatado: Centralizado

Formatado: Fonte: Negrito

Excluído: ¶

(29)

Menu Tabela

O menu Tabela, do Word, é bastante cobrado em questões de concurso e a razão para isso é simples: ele possui algumas opções que normalmente associaríamos a outros menus do programa.

Pra começar, uma das opções do menu Tabela é a opção “Inserir”. Certamente vocês já adivinharam com qual menu os examinadores tentam nos confundir. O segredo é verificar que todas as opções em Tabela >> Inserir referem-se, obviamente, a operações com tabelas (tabela, linhas, colunas e células).

Esse mesmo raciocínio vale para as opções

“Excluir” e “Selecionar”.

A propósito, uma tabela é um objeto que não conseguimos excluir simplesmente teclando DELETE. Quando selecionamos uma linha, uma coluna ou uma tabela inteira e pressionamos DELETE, o resultado é a exclusão do conteúdo das células. Para excluir esses elementos, devemos utilizar as opções do menu Tabela.

A partir do menu Tabela também podemos fazer a conversão de texto em tabela ou vice-versa. Esse é um recurso cobrado com certa freqüência e, por isso, faremos uma atividade sobre ele ao final desta aula.

O Word também permite operações de classificação de dados e algumas fórmulas básicas em suas tabelas.

Observação: as fórmulas utilizadas nas tabelas do Word possuem nomenclatura em inglês, ao contrário do que ocorre no Excel. Uma operação de soma em uma tabela do Word, por exemplo, possui a seguinte sintaxe:

=SUM(ABOVE). Da mesma forma, a função para média é AVERAGE() e para contar é COUNT(). Fiquem atentos a esses detalhes.

Um outro detalhe sobre as fórmulas em tabelas do Word é que elas são incluídas a partir do próprio menu Tabela. Nada de pensar que inserir fórmula está no menu Inserir. Vale aqui a mesma observação que fiz para outras opções do menu Tabela.

Excluído: Menu Ferramentas¶

<sp>O item “Ortografia e gramática” é bastante popular e sua tecla de atalho [F7] é de

conhecimento obrigatório.¶

O item “Pesquisar” é novidade do Office 2003 e realiza uma pesquisa em livros de referência que acompanham o produto.¶

“Espaço de Trabalho Compartilhado” também é novidade da versão 2003 do Office. Para funcionar necessita de um servidor web que dê suporte a esse recurso. ¶

“Controlar alterações” é um recurso muito útil que vai fazendo marcações no documento na medida em que o alteramos. É utilizado em conjunto com a barra de ferramentas “Revisão”.¶

No item “Cartas e correspondências”

encontramos opções de preenchimento automático de documentos para mala direta ou etiquetas de endereçamento. Esse recurso exige que tenhamos uma fonte de dados, que normalmente é um banco de dados de clientes ou amigos com seus dados pessoais. A fonte de dados pode estar em vários formatos, como arquivos do Excel, arquivos de texto, tabelas do Access etc.¶

<sp>As “Opções de AutoCorreção” são as responsáveis por diversas correções automáticas que o Word faz durante um processo de confecção de um documento. Certamente alguns de vocês já se irritaram ao verificar que o programa insistia em alterar algo que havia sido corretamente digitado. Pois bem, ao invés de se irritar, da próxima vez abra a janela AutoCorreção e descubra o que está acontecendo.¶

A opção “Personalizar”

disponibiliza uma janela com opções de

personalização das diversas barras de ferramentas.¶

A janela aberta pelo item

“Opções” do menu Ferramentas

provavelmente é aquela que possui a maior

(30)

Menu Janela

Do menu Janela vale a pena conhecermos três recursos.

A opção “Nova janela” cria uma nova janela do Word com o mesmo documento em edição. Cada janela fica completa e com todos os itens (barras de ferramentas, modos de exibição, zoom etc.) independentes.

É o recurso ideal para, por exemplo, trabalharmos em um documento que possui muitas imagens e diagramas além de um texto extenso.

Podemos então configurar uma janela com as barras de ferramentas de imagem e desenho abertas e a outra janela com as barras de formatação de texto e revisão, por exemplo. O documento em edição é o mesmo e as alterações são refletidas em ambas as janelas.

Ao clicar em “Organizar tudo”, caso haja mais de um documento aberto, o Word redimensiona as janelas de modo a exibir todas elas na tela. Se houver apenas um documento aberto, esse comando redimensiona a janela para que ela ocupe toda a tela.

A opção “Comparar Lado a Lado com” só fica ativa se dois documentos já estiverem abertos e permite, por exemplo, a rolagem sincronizada dos dois documentos, para que se possa fazer uma comparação pormenorizada entre eles.

Já por meio da opção “Dividir”, podemos separar o documento atual em duas partes com barras de rolagens independentes. Isso é muito útil em documentos longos, como legislações, em que temos que consultar várias partes do documento a todo o tempo. Só é possível a divisão em duas partes e ela sempre é uma divisão horizontal.

(31)

EXEMPLOS DE QUESTÕES DE CONCURSO

Para esta aula, adotaremos uma estratégia diferente no tocante às questões. Questões de Windows, Word e Excel geralmente prescindem do auxílio de um professor, como pode acontecer nas questões mais teóricas de temas como hardware ou rede. Geralmente basta a repetição dos passos sugeridos pela questão para verificar se o resultado proposto ocorre ou não.

Assim, nesta aula, veremos alguns exemplos de questões de Word de bancas examinadoras diferentes, com comentários detalhados. Em seguida, teremos uma série de atividades propostas para fixação de alguns dos recursos e atalhos mais cobrados do Word.

Vamos então aos exemplos de questões reais de concursos.

1) (FCC - 2005 - TRE RN - com grifos originais da questão) Com relação ao MS Word, pode-se afirmar que:

(A) Para que o texto seja convertido numa tabela, utiliza-se a opção Converter tabela em texto, localizado dentro do menu Formatar.

(B) Uma das maneiras de se alterar o tipo de fonte utilizado é através de um clique sobre o item Fonte, dentro do menu Inserir.

(C) Ao trabalhar com formatação das margens e recuos de parágrafos é possível utilizar, durante a digitação, a linha de régua ou a barra de formatação.

(D) O Word disponibiliza uma série de teclas de atalho com funções idênticas às existentes nos menus. Por exemplo, para se abrir um novo arquivo através desse recurso, basta manter pressionada a tecla Ctrl e em seguida pressionar a tecla N.

(E) Para criar etiquetas para correspondência, envelopes, etc., é necessário que seja selecionada a lista de destinatários através do menu Editar e, em seguida, configurar a impressora.

Comentários:

Essa é uma questão típica da FCC. Essa banca caracteriza-se por raramente enriquecer a pergunta com recursos visuais e por cobrar bastante memorização de menus. Vamos aos itens.

Alternativa A.

Já vimos que a opção de converter uma tabela em texto (ou vice- versa) está no menu Tabela e não no menu Formatar.

Alternativa errada.

(32)

Alternativa B.

Não existe o item Fonte no menu Inserir. Ele localiza-se sob o menu Formatar. Além disso, podemos alterar o tipo de fonte por meio do atalho CTRL+SHIF+F, o tamanho da fonte com CTRL+SHIF+P ou ainda abrir a janela de formatação de fonte pelo atalho CTRL+D.

Alternativa errada.

Alternativa C.

Essa é a alternativa correta. Na barra Formatação há botões de aumento e diminuição de recuo. Na régua, que o examinador chamou de linha de régua, podemos alterar os recuos e as margens diretamente, ao utilizar o mouse.

Alternativa correta.

Alternativa D.

Aqui temos uma alternativa tratando das teclas de atalho que foram traduzidas no MS Office. Já sabemos que neste programa o atalho CTRL+N possui a função de negritar o texto selecionado e não de criar um novo documento, como é o caso da grande maioria dos programas.

Essa alternativa tem, ainda, uma expressão muito infeliz: “abrir um novo arquivo”. Ou nós abrimos um arquivo existente ou criamos um novo arquivo. Abrir um novo arquivo é algo que, a rigor, não dá para fazermos. Isso é bom para ilustrar o fato de que os examinadores nem sempre são tão rigorosos com seus próprios enunciados, apesar de muitas vezes cobrarem tal rigor dos candidatos. Também é bom para treinarmos nossa empatia. Nesse caso, fica claro pelo contexto do enunciado, que o examinador queria indicar a criação de um novo documento através de Arquivo >> Novo.

Alternativa errada.

Alternativa E.

Para a criação de etiquetas para correspondências utilizando uma lista de destinatários, devemos utilizar a opção “Cartas e correspondências” do menu Ferramentas. Nenhuma relação com o menu Editar.

Alternativa errada.

Gabarito: alternativa C.

(33)

Reproduzir questões do Cespe não é uma tarefa das mais fáceis, devido à extensa utilização de recursos visuais utilizados pela banca.

A questão seguinte está suficientemente similar à original para que possamos analisá-la.

2) (CESPE – STJ / 2004 Analista Judiciário / Área: Judiciária – com adaptações)

A figura acima ilustra uma janela do Word, que contém parte de um texto extraído e adaptado do sítio http://www.stj.gov.br.

Considerando essa figura, julgue os itens subseqüentes, relativos ao Word.

I) Considere o seguinte procedimento: clicar imediatamente antes de

“Secretaria”, pressionar e manter pressionada a tecla CTRL, clicar sobre “Informática”, liberar a tecla CTRL. Esse procedimento seleciona a primeira linha mostrada no documento e habilita o botão Recortar. Então, se, após o procedimento mencionado, o referido botão for clicado, a linha selecionada será excluída do documento.

II) O Word permite salvar o documento em edição como página da Web. Antes de realizar esse procedimento, é possível visualizar, em um navegador, a aparência da página que será obtida por meio de opção encontrada no menu Arquivo.

III) (adaptado da prova para nível médio, área administrativa) É correto afirmar que a parte do documento mostrada contém dois parágrafos, ambos alinhados à esquerda. Para justificar o

Excluído: ¶

Excluído: Quebra de página

(34)

alinhamento somente das quatro últimas linhas mostradas do documento, é suficiente selecionar o trecho “Merece destaque (...) prazo estabelecido.” e, a seguir, clicar .

Comentários:

Item I.

Esse item exige o domínio das formas de seleção de textos no Word.

Na seqüência sugerida, pouco importa o fato de se ter clicado antes de “Secretaria”. O fato é que, pressionando CTRL e clicando sobre qualquer parte de um período, todo o período é selecionado, independentemente do local onde esteja o ponto de inserção.

Muito bem. Os botões de Recortar, Copiar e Colar, bem como as opções respectivas presentes no menu Editar, só ficam ativos sob certas condições. Recortar e Copiar ficam ativos se houver algum objeto selecionado e Colar só fica ativo se houver algum conteúdo na área de transferência, ou seja, se anteriormente tiver acontecido alguma operação de recortar ou copiar.

Entretanto, é importante notar que essas operações são compartilhadas em todo o sistema operacional. Isso quer dizer que se tivermos copiado algum elemento em uma página de internet, por exemplo, a janela do Word ativará o botão Colar, pois, nesse caso, há conteúdo na área de transferência do Windows. A propósito, uma guia muito útil no Painel de tarefas é a guia Área de transferência, que pode ser exibida a partir do menu Editar. Nela podemos gerenciar até 24 itens nas operações de copiar, recortar e colar. Em versões antigas do Word, apenas um item era armazenado nessas operações.

Voltando ao item, ele está correto, pois após selecionarmos a linha, o botão Recortar será ativado. Se clicarmos nele, a linha será excluída do documento e ficará armazenada na área de transferência.

Gabarito: item correto.

Excluído: ¶

(35)

Item II

Salvar um documento como página da web é uma opção do menu Arquivo. Também nesse menu, há a opção de Visualizar página da web, que abre o documento em edição para visualização em um navegador de internet.

Gabarito: item correto.

Item III.

Esse item traz uma situação sobre a qual já falamos: a necessidade de sabermos interpretar a área de trabalho do Word, especialmente em questões do Cespe.

Em primeiro lugar, o recurso Mostrar/ocultar está ativo, o que faz com que sejam exibidos caracteres ocultos do documento, como marcações de parágrafo, espaços em branco etc. Com isso, podemos inicialmente verificar que o documento possui dois parágrafos.

Podemos também aferir que o segundo parágrafo está alinhado à esquerda, pois o ponto de inserção aparece na última linha desse parágrafo e o botão de alinhamento à esquerda está em destaque na barra de ferramentas Formatação. Mesmo sem o ponto de inserção no primeiro parágrafo, também podemos afirmar que o primeiro parágrafo está alinhado à esquerda, por se tratar de um parágrafo de pequena extensão, com espaço sobrando à direita. Até aqui, portanto, o item está correto, já que a parte do documento mostrada contém dois parágrafos, ambos alinhados à esquerda.

A segunda parte do item está errada, pois configurações de alinhamentos de parágrafos são, com razão, aplicadas a parágrafos inteiros e não a períodos. Embora o trecho selecionado não englobe todo o parágrafo, ao clicar no botão , o alinhamento justificado será aplicado no parágrafo inteiro.

Gabarito: item errado.

(ESAF – TRF – 2005) Uma tabela é composta por linhas e colunas de células que podem ser preenchidas com textos e elementos gráficos.

Considere uma tabela no Word com N linhas e M colunas, onde N e M são maiores que 2, e analise as seguintes afirmações relacionadas à navegação nesta tabela.

I. Ao se teclar <Enter> com o cursor posicionado no início da

primeira célula de uma tabela, o Word irá permitir a inserção de um texto antes da tabela, caso esta esteja no início do documento.

II. Ao se teclar <Tab> com o cursor posicionado no fim da última linha de uma tabela, o Word irá adicionar uma nova linha na parte inferior da tabela.

Excluído: ¶

Excluído: a todo ele.

(36)

III. Ao se teclar <Alt> + <End> em uma tabela, o Word irá mover o cursor para a última célula da coluna em que se encontra o cursor.

IV. Ao se teclar <Shift> + <Tab> em uma tabela, o Word irá mover o cursor para a última célula na tabela.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV Comentários:

São muito comuns questões da Esaf cobrando conhecimentos das opções do menu Tabela. Uma razão provável para isso é o fato de as operações com tabela mudarem o comportamento de algumas teclas.

Item I.

A tecla ENTER geralmente insere uma marcação de novo parágrafo no documento, e isso também ocorre no interior das células de uma tabela. Todavia, quando a tabela é o primeiro elemento de um texto, o pressionamento da tecla ENTER insere uma marca de parágrafo antes da tabela permitindo que se digite algum texto no início do documento. Esse é um comportamento difícil de se prever, mas que tem certa lógica, afinal, se não fosse assim, ficaríamos impedidos de inserir texto antes da tabela, mesmo fazendo uso operações de copiar e colar.

Item correto.

Item II.

A forma mais fácil de se incluir uma linha em uma tabela é justamente pressionando a tecla ALT na última célula da tabela.

Pressionando ALT nas outras células, o ponto de inserção move-se de uma célula para outra. Com SHIFT + TAB, fazemos o caminho de volta.

A propósito, para inserir uma tabulação dentro de uma célula, basta pressionarmos CTRL + ALT.

Item correto.

Item III.

Pressionando ALT+END o ponto de inserção vai para a última célula da linha, e não da coluna, na qual está o ponto de inserção.

Item errado.

Item IV.

Como acabamos de comentar, SHIFT + TAB faz com que o ponto de inserção percorra as células de uma tabela, do final para o começo.

(37)

Isso também acontece, para os softwares em geral, quando estamos em um formulário qualquer. Enquanto o TAB percorre os campos do início para o final, SHIFT + TAB faz o caminho inverso.

Item errado.

Gabarito: itens I e II corretos. Alternativa A.

ATIVIDADES PROPOSTAS

Para as atividades propostas, procure executar todos os comandos (sem “roubar”) e responder para si as questões que se colocam.

Bons estudos.

1) Operações com arquivos

⇒ Inicie o Microsoft Word

⇒ Despreze o documento inicial gerado utilizando o menu Arquivo

>> Fechar. Qual a diferença entre essa opção e a opção Arquivo >> Sair?

⇒ Com a tela do Word sem nenhum documento em edição, exiba o Painel de tarefas utilizando o teclado.

⇒ No Painel de tarefas, localize a opção de criar um novo documento.

⇒ Digite uma palavra qualquer nesse novo documento.

⇒ Despreze esse documento utilizando o botão Fechar janela, no canto superior direito da janela do programa, logo abaixo dos botões de controle da janela, e responda:

o Porque ao fechar o primeiro documento o Word não fez perguntas sobre salvamento do arquivo?

o O que aconteceria com a palavra digitada no segundo documento se o computador fosse desligado

acidentalmente? Porquê?

⇒ Crie um novo documento em branco utilizando a barra de ferramentas Padrão.

⇒ Sem digitar nada nesse documento, salve-o em um arquivo qualquer do disco rígido e responda?

o Qual a diferença entre criar um novo documento e criar um arquivo?

o Em que tipo de memória é criado um novo documento?

o Em que tipo de memória é criado um novo arquivo?

Excluído: Quebra de página

(38)

o Quais são as principais extensões de arquivo em que podemos salvar o documento?

2)Formatação de texto

⇒ Crie um novo documento no Word e salve-o em um arquivo qualquer.

⇒ Dê um clique duplo na régua horizontal do documento e configure a página como segue:

o Margem esquerda de 3 cm.

o Margem direita de 2,5 cm.

o Orientação retrato.

⇒ Acesse o menu Arquivo >> Configurar página e configure a página como segue:

o Papel A4.

o Cabeçalhos diferentes em páginas pares e ímpares.

o Alinhamento vertical centralizado.

⇒ Digite os três parágrafos seguintes.

O Word possui réguas horizontal e vertical para definir as áreas do documento que serão impressas, bem como formatar os recuos dos parágrafos. Todas essas opções também podem ser feitas a partir dos comandos presentes nos menus, mas a régua fornece uma opção visual e intuitiva. Para exibi-la, caso ela esteja oculta, basta acessar Exibir >> Régua.

Aplicando um clique duplo sobre a régua, abre-se a janela Configurar página na guia Margens.

Para diminuir ou aumentar essa área azul, aumentando ou diminuindo, assim, a área do documento a ser impressa, basta posicionar o mouse entre as duas marcas de recuo, até que o ponteiro se torne uma seta horizontal de duas pontas. Então, basta clicar e arrastar até a posição desejada.

⇒ Selecione todo o texto clicando e arrastando o mouse.

⇒ Aplique um clique duplo em um dos marcadores de recuo da régua horizontal.

⇒ Configure o Recuo Direito com 0,5 cm e confirme a operação.

⇒ Selecione todo o texto utilizando a tecla CTRL e apenas um clique do mouse.

⇒ Aplique a fonte Times New Roman, tamanho 11 ao texto selecionado.

Excluído: .

(39)

⇒ Aplique alinhamento à esquerda nos parágrafos utilizando a barra de ferramentas Formatação.

⇒ Aplique Espaçamento Antes e Depois de 6 pts e Entre linhas de 1,5.

⇒ Selecione o primeiro parágrafo e, utilizando o atalho CTRL + D, altere a fonte do trecho selecionado para Tahoma e aplique estilo de sublinhado Somente palavras e Espaçamento de caracteres Expandido em 1 pt.

⇒ Selecione o segundo parágrafo utilizando o teclado e atribua a fonte Arial, tamanho 12, utilizando o menu formatar.

⇒ Selecione o terceiro parágrafo e atribua a fonte Verdana.

Aplique o tamanho de fonte 12 utilizando as teclas ALT + SHIFT + < ou >.

⇒ Aplique alinhamento justificado ao segundo parágrafo utilizando o menu Formatar.

⇒ Aplique alinhamento justificado ao terceiro parágrafo utilizando o teclado.

⇒ Formate o segundo parágrafo, utilizando os indicadores de recuo da régua, com recuo à esquerda de 2 cm e recuo da primeira linha de 4 cm (à partir da margem esquerda do documento). Se necessário, pressione a tecla ALT para maior precisão.

⇒ Formate o terceiro parágrafo, utilizando o menu Formatar, com recuo à esquerda de 1,5cm e recuo da primeira linha de 2 cm (a partir do recuo esquerdo do parágrafo).

*Reparem que a medida do recuo da primeira linha, pela régua, é relativa à margem esquerda do documento, enquanto que, pelo formulário do menu Formatar, é relativa ao recuo esquerdo do parágrafo. Os dois recuos da primeira linha devem ser de 2 cm a partir do recuo à esquerda de seus parágrafos.

⇒ Selecione a última linha do segundo parágrafo utilizando apenas um clique do mouse, sem o pressionamento de teclas.

⇒ Aplique negrito, itálico e sublinhado à linha selecionada utilizando teclas de atalho. Selecione a fonte Verdana para o trecho selecionado na barra Formatação.

⇒ Com o ponto de inserção posicionado no início do terceiro parágrafo, selecione a primeira linha desse parágrafo utilizando o teclado com apenas uma combinação de teclas, sem o auxílio do mouse.

(40)

⇒ Aplique negrito e itálico ao texto utilizando as opções do menu Formatar.

⇒ Posicione o ponto de inserção no início do segundo parágrafo.

⇒ Posicione o ponteiro do mouse no final do terceiro parágrafo, pressione SHIFT e clique com o mouse. Os dois parágrafos serão selecionados.

⇒ Verifique a barra de ferramentas Formatação e responda:

o Porque a caixa de seleção de fonte ficou em branco?

o Porque a caixa de seleção de tamanho de fonte exibe o numero 12?

o Que outra conclusão podemos tirar observando a barra Formatação?

o Porque somente o indicador de recuo da primeira linha permanece ativo (com a mesma aparência) na régua?

⇒ Selecione agora a última linha do segundo parágrafo e a primeira linha do terceiro parágrafo e responda:

o Porque agora a caixa de seleção de fonte passou a exibir

“Verdana”?

o Que outras conclusões podemos tirar observando a barra Formatação?

o Que conclusões podemos tirar observando a régua?

⇒ Selecione o primeiro parágrafo. Acesso o menu Formatar >>

Estilos e formatação. O Painel de tarefas é aberto.

⇒ Clique no botão Novo Estilo. Na caixa Nome, digite Parágrafo 1.

Clique em Ok. O estilo Parágrafo 1 surge no Painel de tarefas.

Ainda com o parágrafo selecionado, clique no estilo Parágrafo 1 no Painel de tarefas para associá-lo ao primeiro parágrafo.

⇒ Selecione o terceiro parágrafo.

⇒ Clique no estilo Parágrafo 1, no Painel de tarefas. Verifique o que acontece.

⇒ Passe o mouse sobre o estilo Parágrafo 1 no Painel de tarefas.

Clique na seta à direita e selecione Modificar. Altere a cor da fonte para vermelho e o espaçamento entre as linhas para duplo. Verifique o que acontece.

⇒ Clique sobre a última palavra do segundo parágrafo. Clique sobre o botão selecionar tudo no Painel de tarefas. Verifique o que acontece.

⇒ Clique sobre a primeira palavra do segundo parágrafo. Clique sobre o botão selecionar tudo no Painel de tarefas. Verifique o que acontece.

Referências

Documentos relacionados

Molhos: Fonduta de Amêndoa Defumada, Fonduta de Limão Siciliano, Fonduta de Parmesão, Funghi, Manteiga com Sálvia, Manteiga Trufada, Pesto de Manjericão, Pomodoro e Ragu de

• Para seu conforto, o Obidos Lagoon Wellness Retreat disponibiliza toalhas, para sua utilização.. Quando necessário, solicite por favor, toalhas

Doze camarões salteados em azeite, alho, legumes, piripiri, vinho branco, ervas, limão, arroz, salada temperada. Cataplana do Chefe (2pax)

Fazemos e atualizamos esta carta como uma homenagem a todos os que cravam as mãos na terra, aos que pisam as uvas e aos que nos transmitem uma paixão única e avassaladora que passa

Depois de especificar um ponto ou introduzir uma opção no aviso Insertion point, o AutoCAD solicita o seguinte: X scale factor &lt;1&gt; / Corner / XYZ: Digite um valor ou opção

Pasta fresca com espinafre, molho pomodoro, mozzarella de búfala cereja, tomate cereja confit, pesto de manjericão e parmesão.... Pasta fresca, molho à base de ragu de carne

Omelete, simples, queijo, fiambre, cogumelos, vegetais Omelet, simple, cheese, ham, mushrooms, vegetables. Omelete de Claras, simples, fiambre, queijo, cogumelos,

Pargo assado no forno com batata assada e legumes Roasted red porgy with baked potatoes and vegetables 5ª Feira | Thursday.. Cozido