• Nenhum resultado encontrado

contributos para o conhecimento do estado da arte :: Brapci ::

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "contributos para o conhecimento do estado da arte :: Brapci ::"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

A blogosfe r a e scola r por t u gu e sa : con t r ibu t os

pa r a o con h e cim e n t o do e st a do da a r t e

M a r ia Joã o Gom e s

Univer sidade do Minho I nst it ut o de Educação e Psicologia 4710- 057 Braga PORTUGAL Em ail: 1m j gom es@iep. um inho.pt

An a Rit a Silv a

Mest r ado em Educação – Tecnologia Educat iva Univ ersidade do Minho – I nst it ut o de Educação e Psicologia 4710- 057 Braga PORTUGAL Em ail: ana_r it a_m aia@yahoo.pt

Re su m o

De quando em v ez, a I nt er net r einvent a- se com nov os t er m os, novas for m as de com unicar , de t r abalhar , de lazer e de apr ender de for m a m ais significat iv a e colabor at iv a. As ev oluções m ais r ecent es ao nível dos ser viços disponív eis na I nt er net t êm abar cado diver sas ver t ent es, nom eadam ent e no que se r efer e aos ser v iços de com unicação síncr ona e assíncr ona e no que se r efer e às difer ent es m odalidades de publicação de infor m ação em diver sos for m at os e linguagens que, em bor a dist int as, se ent r ecr uzam com fr equência e t or nam o panor am a do uso das TI C na educação cada vez m ais r ico e div er sificado. Um a das for m as de publicação de cont eúdos na I nt er net que t em vindo a encont r ar gr ande r ecept iv idade por par t e dos ciber naut as são os “ w eblogs” , os quais, de for m a m uit o sim plist a, podem ser descr it os com o const it uindo um for m at o de edição e publicação em linha que se car act er iza essencialm ent e pela configur ação cr onológica inv er sa de apr esent ação de infor m ação. Nest e t ext o apr esent ar em os alguns dos aspect os r efer ent es às pr át icas de explor ação pedagógica dos blogues escolar es e algum as r eflexões em t or no dos esfor ços de sist em at ização dos difer ent es t ipos de blogues dir eccionados par a est es cont ext os. Ter m inar em os com a apr esent ação de um pr ot ót ipo do por t al par a r egist o e consult a de blogues escolar es que pr et endem os im plem ent ar .

1 . I n t r od u çã o

(2)

r einvent a- se com novos t er m os, novas for m as de com unicar , de t rabalhar, de ocupar os t em pos de lazer e de aprender de form a m ais significat iva e com um a for t e ver t ent e colabor at iva.

As evoluções m ais r ecent es ao nível dos ser viços disponíveis na I nt er net t êm abar cado diver sas ver t ent es, nom eadam ent e no que se r efer e aos ser viços de com unicação síncr ona e assíncr ona e no que se r efer e às difer ent es m odalidades de publicação de infor m ação em diver sos for m at os e linguagens ( vídeo, áudio, hiper m édia) que, em bor a dist int as, se ent r ecr uzam com fr equência e t or nam o panor am a do uso das TI C na educação cada vez m ais r ico e diver sificado.

Um dos novos ser viços de publicação de cont eúdos na I nt er net que t em t ido gr ande r ecept ividade por par t e dos ciber naut as são os “ w eblogs” , ou de for m a abr eviada, os “ blogs” , os quais, de for m a m uit o sim plist a, podem ser descr it os com o const it uindo um for m at o de edição e publicação em linha que se car act er iza essencialm ent e pela configur ação cr onológica inver sa ( cf., por exem plo, Or ihuela e Sant os, 2004) .

É com um encont r ar na bibliogr afia r efer ências que at r ibuem a cr iação do pr im eir o w eblogue a Tim Ber ner s Lee, o cr iador da w eb, sob a for m a de página w eb int it ulada “ What ’s new in’92’” ( cf. Or ihuela e Sant os, 2004) , em bor a o t er m o w eblog não t enha sido cunhado pelo pr ópr io. A aut or ia do t er m o “ w eblog” não é consensual, havendo r efer ências que indicam que o t er m o t enha sido cunhado por

Jor n Bar ger por volt a de 1996 ( cf. ht t p: / / en.w ikipedia.or g/ w iki/ Jor n_Bar ger [ online em 2006- 08- 25] ) e

out r as que at r ibuem a J. Bar ger a pr im eir a ut ilização do m esm o ( Mar t ingdale & Wiley, 2004: 1) .

(3)

publicação na I nt er net assum e um nível de facilidade nunca ant es at ingido um a vez que “ … o ut ilizador ( ou ‘blogger ’) não pr ecisa de fazer qualquer pr ogr am ação, ou m esm o for m at ação, par a cr iar um sít io w eb t ecnicam ent e sofist icado e visualm ent e im pr essivo.” ( Mar t indale & Willey, 2004: 2) . O car áct er fr equent em ent e gr at uit o e a gr ande facilidade de ut ilização t or nar am os blogs um a for m a pr ivilegiada de publicação na w eb, encont r ando r apidam ent e adept os num er osos e em núm er o sem pr e cr escent e.

Or ihuela e Sant os ( 2004) dest acam t r ês vant agens com par at ivas dos blogues em r elação às páginas w eb convencionais que facilit ar am ( e facilit am ) a sua adopção no âm bit o educat ivo: ( i) ser [ m uit o] m ais fácil apr ender a cr iar e publicar na w eb um blogue, do que criar um a página com um edit or com um de HTML e t er post er ior m ent e que pr oceder ao seu aloj am ent o num ser vidor com r ecur so a um ser viço de FTP ( File Tr ansfer Pr ot ocol) ; ( ii) os ser viços de blogues t er em nor m alm ent e disponíveis t em plat es com design de qualidade o que per m it e que os alunos [ e os pr ofessor es] se cent r em nos aspect os m ais educacionais ( com o sej am os cont eúdos e os pr ocessos de com unicação) sem t er em que invest ir esfor ços sensíveis nos aspect os de desenho do layout do blogue; e ( iii) em m uit os casos exist ir um conj unt o de r ecur sos associados aos blogues que podem ser r elevant es em t er m os da sua explor ação pedagógica ( eg. sist em as de com ent ár ios, sist em as de ar quivo, sist em as de busca e de det ecção aut om át ica de r efer ências, ent r e out r os.) .

(4)

per spect ivados quer com o um r ecur so, quer com o um a est r at égia pedagógica ( Gom es, 2005: 311) .

Bar bosa e Gr anado ( 2004: 69) r efer em m esm o que “ [ s] e há um a ár ea onde os w eblogs podem ser ut ilizados com o fer r am ent as de com unicação e de t r oca de exper iências com excelent es r esult ados, essa ár ea é, sem dúvida, a da educação.” A evolução dos usos, for m at os e funções dos blogues t em assegur ado a m anut enção da sua popular idade e est im ulado o crescim ent o cont ínuo do seu núm er o ( Oliveir a, 2006: 334) . Sim ult aneam ent e, a t er m inologia em t or no dos blogues, e daquilo que podem os designar por blogosfer a1, ou sej a o m undo dos blogues e dos seus “ habit ant es” , t em vindo a cr escer e a diver sificar- se em função de fact or es com o sej am os aspect os t ecnológicos e a linguagem m ediát ica ut ilizada – t em os por exem plo os m oblogs, os fot oblogs, os vídeo- blogs – e a nat ur eza das t em át icas abor dadas – t em os os w ar blogs, os cineblogs, os t r avelblogs. Nest e segundo cont ext o, podem os incluir os edublogues ou blogues educacionais, que aqui são consider ados num a per spect iva abr angent e, abar cando quer blogues que se dir igem especificam ent e a act ividades escolar es de car áct er cur r icular e cont eudal ( focando cont eúdos progr am át icos de um det er m inado nível de escolar idade e/ ou de det er m inada disciplina) ou de car áct er ext r acur r icular , quer t odo um conj unt o de blogues que, não t endo sido idealizados t endo em vist a qualquer t ipo de explor ação em cont ext o escolar , são cont udo for t em ent e educat ivos e passíveis de ser em explor ados com o um r ecur so educat ivo adicional. Na sequência dest a linha de pensam ent o, opt ám os por adopt ar a designação de blogues escolar es par a t odas as sit uações em que os blogues são cr iados e m ant idos por pr ofessor es e/ ou alunos, t endo em vist a obj ect ivos e act ividades dir ect am ent e r elacionadas com os cont ext os

1

(5)

Blogosfera Blogosfera escolar

Figur a 1 – Diagr am a r epr esent at ivo do enquadr am ent o dos blogues escolar es no cont ext o ger al da blogosfer a.

Blogosfera educacional

escolar es, do ensino pr é- escolar ao ensino super ior . Na figura 1 r epr esent a- se o m odelo pr opost o de enquadr am ent o dos blogues escolar es no conj unt o dos blogues educacionais e cont ext o ger al da blogosfer a. Not e- se que nest e t ext o, ut ilizam os a designação de blogues escolar es num sent ido abr angent e, ao pont o de incluir m os nest a designação blogues associados a escolas, pr ofessor es e alunos de t odos os nív eis de ensino, do j ar dim de infância ao ensino super ior , em bor a r econhecendo que par a est e últ im o nív el de ensino a designação de “ blogues académ icos” t alvez fosse m ais adequada.

(6)

gr ande im por t ância e salient a que “ o seu uso t em sido difundido cada vez m ais com o obj ect o de apr endizagem , encar nando, com gr ande ent usiasm o, ser um v et or de um m odelo de ensino- aprendizagem no qual a const r ução colet iva de significados r epr esent a um novo fazer educat ivo”2 ( Oliveir a, 2006: 337) . A m esm a aut or a defende que a explor ação educat iva dos blogues incor por a m uit as das ideias defendidas por educador es com o Paulo Fr eir e e Vygot sky, nom eadam ent e na dim ensão da im por t ância da int er acção e da linguagem no desenvolvim ent o e na apr endizagem ( Oliveir a, 2006: 340- 341) .

Tam bém Fer ding & Tr am m el ( 2004) fazem r efer ência à im por t ância da int er acção social nos pr ocessos de ensino-apr endizagem , r ealçando o pensam ent o de Vygot sky no que se r efer e à im por t ância da linguagem enquant o pr ocesso social que supor t a a const r ução do conhecim ent o e a at r ibuição de significados. Fer ding & Tr am m el ( 2004) r efer em que do pensam ent o de Vygot sky decor r e que a “ const r ução do conhecim ent o é por nat ur eza discur siva, r elacional e conver sacional” pelo que “ par a que os est udant es se apr opr iem e t r anfor m em o conhecim ent o pr ecisam de t er opor t unidades aut ênt icas de publicação do conhecim ent o” . Dest as ideias r essalt a o papel que os blogues podem desem penhar enquant o fer r am ent a de cr iação de espaços de r eflexão e publicação dos pensam ent os dos est udant es bem com o enquant o espaço de obt enção de feedback ( at r avés dos sist em as de com ent ár ios) e “ ancor agem ” de novas ideias ( Fer ding & Tr am m el, 2004) . Est es m esm os aut or es ident ificam quat r o benefícios par a os alunos decor r ent es da ut ilização dos blogues em cont ext os escolar es: 1) o uso dos blogues aj uda os alunos a t or nar em - se ‘per it os’ nas t em át icas cont eudais do blogues; 2) os blogues aum ent am o int er esse dos alunos e o seu sent im ent o de ow ner ship em t er m os de

2

(7)

apr endizagem ; 3) o uso de blogues dá aos alunos opor t unidades legít im as de par t icipar em em com unidades de pr át ica; 4) o uso de blogs cr ia opor t unidades par a os alunos cont act ar em com um a m aior diver sidade de perspect ivas, quer ao nível do int er ior quer ao nível do ext er ior da sala de aula.

Am par o Tor al ( 2004: s/ pág.) , por sua vez, r efer e que os blogues podem act uar com o um a fer r am ent a de apoio à apr endizagem de acor do com “ um a filosofia de apr endizagem significat iva, desenvolvim ent o do espír it o cr ít ico e de ensino per sonalizado” , afir m ando m esm o que é pr ovável que “ num fut ur o im ediat o se ident ifique o seu uso com os nom es das inst it uições educat ivas de m aior qualidade” .

No que r efer e à blogosfer a escolar por t uguesa, r egist a- se um cont ínuo cr escim ent o e int er esse por par t e dos pr ofessor es e dos invest igador es educacionais ( cf. Gom es, 2005) que se m anifest a não só no aum ent o do núm er o de blogues que se enquadr am nest a “ cat egor ia” m as t am bém na diver sidade das abor dagens, dos cont ext os de explor ação e da m odalidade de aut or ia:

Há blogs cr iados e dinam izados por pr ofessor es ou alunos individuais, há blogs de aut or ia colect iv a, de professor es e alunos, há blogs focalizados em t em át icas de disciplinas específicas e out r os que pr ocur am alcançar um a dim ensão t ransdisciplinar . Há blogs que se const it uem com o por t efólios digit ais do t r abalho escolar r ealizado e blogs que funcionam com o espaço de r epr esent ação e pr esença na Web de escolas, depar t am ent os ou associações de est udant es. O leque de explor ações e o núm er o de pr ofessor es e alunos envolvidos não pár a de aum ent ar . ( Gom es, 2005: 311)

(8)

qual foi cr iado em Abr il de 2002. A est e blogue m uit os out r os se suceder am nest a inst it uição, associados a pr át icas pedagógicas e de avaliação, no cont ext o de diver sos cur sos de gr aduação e pós-gr aduação3. Gom es ( 2006) , por exem plo, r elat a a ut ilização dos blogues com o espaço de const r ução de por t efólios digit ais de apr endizagem e avaliação no cont ext o de um cur so de Mest r ado em Educação da Univer sidade do Minho.

O r ecur so aos blogues com o est r at égia e com o r ecur so pedagógico não é cont udo apanágio do ensino super ior , sendo cada vez m ais com um a sua ut ilização ao nível de escolas de t odos os níveis de escolar idade. Est a const at ação t em const it uído um for t e est ím ulo par a o desenvolvim ent o de um pr oj ect o que t em os em cur so no sent ido de:

( 1) invent ar iar e car act er izar a blogosfer a escolar ( e académ ica) por t uguesa,

( 2) ident ificar as m ot ivações e obj ect ivos dos aut or es/ escr it or es de blogues escolar es,

( 3) ident ificar as pr incipais prát icas associadas à explor ação pedagógica dos blogues escolar es,

( 4) pr opor um a t ipologia de sist em at ização dos difer ent es t ipos de blogues escolar es.

O obj ect ivo ger al dest e pr oj ect o visa a ident ificação de “ boas pr át icas” nest e dom ínio de m odo a cont r ibuir par a o conhecim ent o e enr iquecim ent o da blogosfer a escolar por t uguesa bem com o ser v ir de fundam ent ação e supor t e ao desenvolvim ent o de um por t al de blogues escolar es ( e académ icos) que se possa const it uir com o um espaço de divulgação, encont r o e debat e de pr oblem át icas associadas aos usos educacionais dos blogues. Nest e t ext o apr esent ar em os

3

(9)

alguns dos aspect os r efer ent es às pr át icas de explor ação pedagógica dos blogues escolar es e algum as r eflexões em t or no dos esfor ços de sist em at ização dos difer ent es t ipos de blogues dir eccionados par a est es cont ext os. Ter m inar em os com a apr esent ação de um pr ot ót ipo do por t al par a r egist o e consult a de blogues escolar es que t em os em desenvolvim ent o.

2 . Con t r ibu t os pa r a a sist e m a t iza çã o da u t iliz a çã o dos blogu e s

e m con t e x t os e du ca cion a is

São j á m uit os os aut or es que se debr uçam sobr e as ut ilizações educacionais dos blogues, per m it indo ident ificar abor dagens com difer ent es focos. Fer dig e Tr am m el ( 2004; r efer enciados em Or ihuela e Sant os, 2004) pr ocur ando est abelecer as vant agens pr incipais do uso dos blogues em cont ext o educat ivo r efer em que est es “ aj udam os alunos a conver t er em - se em per it os” ; “ aum ent am o int er esse dos est udant es pela apr endizagem ” ; “ abr em [ aos est udant es] canais efect ivos de par t icipação” e “ ofer ece- lhes nov as per spect ivas dent r o e for a da aula” . Fiedler ( 2004) e Wr ede ( 2004) , t am bém refer enciados em Or ihuela e Sant os ( 2004) , dest acam o pot encial dos w eblogues com o fer r am ent a par a facilit ar o diálogo e o discur so académ ico.

(10)

sobr e est udos r ealizados é j á bast ant e com um , podendo r efer ir - se com o exem plo os est udos de Or ihuela e Sant os ( 2004) , Mar t indale e Wiley ( 2004) e Gom es ( 2006) .

(11)

Figur a 2 – Mat r iz “ Som e Uses of Blogs in Educat ion” de Scot t Leslie ( 2003)

[ disponív el online]

(12)

Da leit ur a que fazem os da m esm a, a m at r ix pr opost a por Leslie abar ca essencialm ent e o t ipo de explor ação educacional dos blogues que designám os por “ blogues escolar es” e ilust r a a diver sidade de obj ect ivos e abor dagens que podem pr esidir aos m esm os e a dificuldade em pr oceder a um a sist em at ização clar a dos difer ent es t ipos de blogues que poder ão ser incluídos nest a designação.

(13)

3 . Um a p r opost a e m con st r u çã o

No início dest e t ext o fizem os r efer ência à dist inção que fazem os ent r e blogues educacionais e blogues escolar es incluindo na pr im eir a dest as designações t odos os blogues passíveis de explor ação em cont ext os escolar es ( e académ icos) m esm o t odos aqueles que não for am cr iados com esse fim específico e lim it ando o uso da designação de “ blogues escolar es” apenas aos blogues passíveis de explor ações educacionais m as que for am especificam ent e criados com o obj ect ivo de ser em explor ados em cont ext os escolar es, sej am est es de nat ur eza est r it am ent e cur r icular ou não. Tem os consciência de que est a cat egor ização cont ém em si própria um a com ponent e de algum a ar bit r ar iedade e subj ect ividade. Tr at a- se de um a pr opost a que visa apenas facilit ar a discussão do uso dos blogues por pr ofessor es e alunos, nos seus cont ext os m ais r elacionados com o m eio escolar , novam ent e aqui r efer ido num sent ido abr angent e de cont ext os de educação for m al ao nível dos m ais diver sos gr aus de ensino t or nando clar o aquilo a que nos est am os a r efer ir quando ut ilizam os a expr essão de blogues escolar es.

(14)

Figur a 2 – Blogue da Escola EB 1/ J1 de Navar ra

(15)

Um a sist em at ização em função de aspect os t ecnológicos com o o ser viço de cr iação ut ilizado ( por exem plo blogger .com ou blogs.sapo.pt ) ou a nat ur eza da linguagem de m ediat ização da infor m ação adopt ada ( por exem plo: videoblogs ou fot oblogs) é bast ant e obj ect iva m as t alvez pouco r elevant e par a os obj ect ivos de apr esent ação, discussão e pr om oção de difer ent es m odalidades de ut ilização educat iva dos blogues. A r ealidade efect iva é cont udo bast ant e m ais com plexa, sendo que são m últ iplos os aspect os a consider ar e com plexas as possibilidades de cruzam ent o ent r e eles, t or nando im possível conceber um sist em a ou t ipologia fechada de classificação ou sist em at ização dos blogues escolar es. A r ealidade apont a não par a um a est r ut ur a hierár quica, em ár vor e, m as algo que se apr ox im a m ais de um a est r ut ura que se or ganiza com o um a r ede com plexa e int r incada com gr ande var iabilidade de abor dagens. A figur a 4 pr et ende de algum m odo r epr esent ar essa diver sidade de abor dagens e de int er - r elações sendo cont udo apenas um a r epr esent ação m uit o sim plificada, em que num er osos fact or es, com o por exem plo a r esponsabilidade da aut or ia dos blogues ou a nat ur eza das linguagens de m ediat ização ut ilizadas não se encont r am r epr esent adas.

(16)

Figur a 4 – Repr esent ação esquem át ica dos difer ent es t ipos de explor ações

educat ivas dos blogues

(17)

4 . O por t a l “Blog u e du ca ”

A pr im eir a r efer ência pública à cr iação do por t al “ Blogueduca” foi feit a pela pr im eir a aut or a dest e t ext o dur ant e a apr esent ação or al de um a com unicação int it ulada “ Blogs: um r ecur so e um a est r at égia pedagógica” dur ant e o VI I Sim pósio I nt er nacional de I nfor m át ica Educat iva o qual t eve lugar em Leir ia- Por t ugal nos dias 18 a 19 de Novem br o de 2005. À dat a da r edacção dest e t ext o, o por t al “ Blogueduca” encont r a- se ainda na fase de im plem ent ação, na sequência de um pr ocesso de ident ificação das funcionalidades e ser viços que se nos afigur am m ais r elevant es par a um a espaço dest a nat ur eza e com os obj ect ivos que at r ás ident ificam os. Na figur a 5 apr esent am os um a im agem cor r espondent e ao pr ot ót ipo do por t al em desenvolvim ent o. Not e- se que nest e pr ot ót ipo apenas se pr et endeu ident ificar as pr incipais funcionalidades e ser viços a disponibilizar a par t ir do ecr ã de ent r ada, não cor r espondendo ainda ao aspect o gr áfico final do por t al que se pr et ende im plem ent ar .

(18)

Figur a 5 – Pr ot ót ipo do por t al em desenvolvim ent o “ Blogueduca”

5 . Con side r a çõe s fin a is

(19)
(20)

Re fe r ê n cia s:

ASSOCI AÇÃO PARA A PROMOÇÃO E DESENVOLVI MENTO DA SOCI EDADE DA I NFORMAÇÃO – Glossár io da Sociedade da I nfor m ação. APDSI , 2005.

BARBOSA, Elisabet e & Gr anado, Ant ónio – Weblogs – Diár io de Bor do. Por t o: Por t o Edit or a 2004.

GOMES, Mar ia João – Blogs: um r ecur so e um a est r at égia pedagógica. I n Act as do VI I Sim pósio I nt er nacional de I nfor m át ica Educat iva, Por t ugal: ESSE Leir ia, 2005, p.311- 315. GOMES, Mar ia João – Por t efólios digit ais: r evisit ando os pr incípios e

r enovando as pr át icas, in Act as do VI I Colóquio sobr e Quest ões Cur r icular es – I I I Colóquio Luso- Br asileir o sobr e Quest ões Cur r icular es, Br aga: Univer sidade do Minho, 2006.

LESLI E, Scot t – Mat r ix of som e uses of blogs in educat ion. “ Post ” do blogue “ EdTechPost – Technologies for Lear ning, Thinking & Collabor at ing” , 2003.

ht t p: / / w w w .edt echpost .ca/ m t / ar chive/ 000393.ht m l [ Consult ado em 2006- 08- 25]

MARTI NDALE, Tr ey & Wiley, David A.– An I nt r oduct ion t o Teaching w it h Weblogs.

ht t p: / / t eachable.or g/ papers/ 2004_blogs_in_t eaching.pdf Ver são dr aft , par a uso educacional, 2004.

[ Consult ado em 2006- 05- 13] .

(21)

ORI HUELA, José Luís & Sant os, Mar ia Luísa – Los w eblogs com o her r am ient a educat iva: exper iências com bit ácor as de alum nos, in Quader ns Digit als, nº 34, Out ubr o, 2004.

ht t p: / / w w w .quader nsdigit als.net / index .php?accionMenu= hem er ot eca.VisualizaAr t iculoI U.visualiza&ar t iculo_id= 7751&PHPSESSI D= 085f3dd10215ef632a02a7887514e6db

[ Ver são PDF consult ada em 2006- 08- 25]

TORAL, Am par o Ar t o – Los Weblogs com o her r am ient a educat iva. ht t p: / / w w w .ciber sociedad.net / congr es2004/ gr ups/ fit xacom _pu blica2.php?idiom a= es&id= 659&grup= 32, 2004. [ Consult ado em 2005- 08- 29]

Imagem

Figur a 1 – Diagr am a r epr esent at ivo do enquadr am ent o dos blogues escolar es  no cont ext o ger al da blogosfer a
Figur a 2 – Mat r iz “ Som e Uses of Blogs in Educat ion”  de Scot t  Leslie ( 2003)   [ disponív el online]
Figur a 3 – Blogue dir eccionado par a a disciplina de Biologia e Geologia do 11º  ano
Figur a 4 – Repr esent ação esquem át ica dos difer ent es t ipos de explor ações  educat ivas dos blogues
+2

Referências

Documentos relacionados

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Buscando contribuir para a composição do estado da arte da pesquisa contábil no Brasil, a investigação lançou mão de técnicas de análise bibliométrica para traçar o perfil

Com o objetivo de avaliar a influência da parição e do puerpério sobre o eritrograma de caprinos da raça Saanen foram colhidas 360 amostras de sangue de 20 cabras, sendo os

The DCF model using the Free Cash Flow to the Firm (FCFF) method, estimates in the first place the Enterprise Value of the company, that represents the value of all future cash

na Albânia], Shtepia Botuse 55, Tiranë 2007, 265-271.. 163 ser clérigo era uma profissão como as restantes, que a fé era apenas uma política e nada mais do que isso e deitou

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

introduzido por seus orifícios e daí se descarrega no difusor secundário e depois no difusor principal, e a seguir para o coletor de admissão e cilindros... 8-C

Esses comportamentos são também vistos por Simmel como uma patologia porque, assim como ao avaro e ao pródigo, o dinheiro pode tornar-se um fim em si mesmo,