• Nenhum resultado encontrado

GINCANA ESCOLA FUNVIC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "GINCANA ESCOLA FUNVIC"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

GINCANA 2016 - ESCOLA FUNVIC

ENCERRAMENTO DIA 30/06/2016 (quinta-feira) GINÁSIO DE ESPORTES DA A.E.M.

19 HORAS:- CONCENTRAÇÃO DAS EQUIPES

19H15MIN :- INÍCIO

(composição da mesa / abertura com Hino Nacional).

Cada Equipe deverá CRIAR O SEU GRITO DE GUERRA (com puxador – um aluno ou aluna da Equipe)

Construir um texto inédito, curto, com rima que represente a cor da Equipe.

OBS:- Grito de Guerra = frases simples que grupos de pessoas usam para juntar ou incentivar os seus membros.

1ª PROVA FINAL: FILME INFANTIL

Percebe-se que a criança está tendo cada vez mais autonomia para assistir a filmes infantis em casa, na TV ou DVD, sem a presença de um adulto. É interessante que esse momento de descontração também possa lhe promover além do prazer, conhecimento.

Os filmes infantis trazem uma grandeza de valores em suas histórias que podem e devem ser abordados com as crianças na escola. O papel do educador nesse processo é fundamental, pois a criança não está preparada para receber, refletir e avaliar todas as informações que lhes são passadas, então cabe ao professor: 1- Ensiná-la e não moldá-la. 2- Utilizar os filmes como forma de estimular, nas crianças, a observação, a capacidade de julgamento, sensibilidade, bem como articular espaços de discussão e interpretação.

Os filmes infantis também contribuem muito para o enriquecimento do intelecto, pois permite as crianças aprenderem a escutar, distinguir palavras e termos utilizados, comunicar sobre as diversas situações vividas pelo personagem da história, relacionar as vivências familiares com as apresentada no filme, dialogar sobre os filmes.

CADA EQUIPE DEVERÁ ESCOLHER UM FILME INFANTIL E, INSPIRADO NO MESMO, MONTAR UM “ESPETÁCULO” DEDICADO ÀSCRIANÇAS.

Obs:- Cada Jurado avaliará a prova e dará nota de 5 a 10.

A equipe terá o tempo máximo de 07 (sete) minutos para executar a prova.

Excedido o tempo, perderá 02 (dois) pontos na pontuação da mesma.

ORDEM DE APRESENTAÇÃO: 1º Equipe Vinho 2º Equipe Preta

(2)

Análise da 1ª Prova Geral: ARTE DA CAMISETA (Cada Equipe deverá criar a Arte de sua camiseta) Obs:- Cada Jurado avaliará a prova e dará nota de 5 a 10.

2ª PROVA FINAL:- ESTOURAR BALÕES

CADA EQUIPE DEVERÁ TRAZER:

- 10 alunos do Ensino Fundamental I (1º / 2º / 3º / 4º e 5º ano) para executarem a prova: obrigatoriamente o grupo deverá ser formado por um aluno e uma aluna de cada classe que compõe a Equipe.

Preparação da prova:- Os participantes em coluna, em pé, atrás da linha de partida tendo à sua frente, a mais ou menos 10 metros, cestos com balões, vinhos e pretos. Mais à frente um arco no solo.

Execução da Prova:- Ao sinal de partida o primeiro participante de cada Equipe corre até o cesto de balões e pega um balão da cor contrária da sua (o participante da Equipe preta pega o balão da vinho e vice versa), corre até o arco e coloca o balão dentro do mesmo e senta-se sobre o balão para estourá- lo (obrigatório estourar o balão sentando-se sobre ele, não pode de outra forma). Estourado o balão volta correndo até a sua coluna, toca na mão do companheiro que deverá executar a mesma tarefa, indo se colocar atrás da coluna. E assim sucessivamente até que todos componentes da Equipe executem a tarefa.

Nota:- Vence a Equipe que estourar primeiro os balões da outra e o ultimo participante retornar ao ponto de partida.

1º lugar = 10 pontos / 2º lugar = 07 pontos.

3ª PROVA FINAL:- MUSICAL “ISTO É BRASIL”

Música é a combinação de ritmo, harmonia e melodia, de maneira agradável ao ouvido. É uma manifestação artística e cultural de um povo, em determinada época ou região, um veículo usado para expressar os sentimentos.

A música evoluiu através dos séculos, resultando numa grande variedade de gêneros musicais, a popular e a tradicional ou folclórica. Cada um dos gêneros musicais possui uma série de subgêneros e estilos.

DE ACORDO COM SOLICITAÇÕES, ABAIXO, CADA EQUIPE

DEVERÁ MONTAR O SEU MUSICAL: “ISTO É BRASIL”

(3)

Obs:- Cada Jurado avaliará a prova e dará nota de 5 a 10.

A equipe terá o tempo máximo de 08 (oito) minutos para executar a prova.

Excedido o tempo, perderá 02 (dois) pontos na pontuação da mesma.

ORDEM DE APRESENTAÇÃO: 1º Equipe Preta 2º Equipe Vinho

1- (Equipe Vinho) "O Brasil é um absurdo/ Pode ser um absurdo/ Até aí tudo bem/ Nada mal/ O Brasil é um absurdo/ Mas ele não é surdo/ O Brasil tem um ouvido musical/ Que não é normal..." Com estes versos irônicos, o compositor baiano Caetano Veloso faz um elogio à musicalidade da cultura brasileira. De fato, o país é muito rico em ritmos musicais, que aqui se originaram e se tornaram conhecidos internacionalmente. Vamos conhecer a seguir alguns desses ritmos:

Samba / Frevo / Baião / Maracatu / Forró / Xaxado / Xote / Maxixe / Axé / Bossa Nova / Choro / Chula / Ciranda / Coco de roda / Fricote / Gafieira / Lambada / Pagode.

Solicitação: Assistir o vídeo do Grupo Engenharia da Dança – Coreógrafa Letícia Gazal – Passo arte 2006 – Coreografia Brasil. Tendo o mesmo por modelo a Equipe fará um rápido passeio pelos ritmos musicais brasileiros, escolherá entre eles, no mínimo 05 para compor o “Seu Musical: Isto é Brasil”.

Á Equipe caberá a montagem da trilha sonora, da coreografia e da escolha do figurino.

2- (Equipe Preta) Uma só palavra ou teoria não seria capaz de abarcar todos os processos e experiências históricas que marcaram a formação do povo brasileiro. Como bem sabemos, o povo brasileiro é marcado pela questão da diversidade. Uma diversidade de cores, fisionomias, tradições e costumes que atestam a riqueza da população que ocupa todo esse território. Sendo assim, vamos conhecer alguns desses personagens: Brasil nação Indígena, Portuguesa, Africana. Brasil dos Italianos, dos povos Asiáticos, Nórdicos e Ibéricos. Brasil dos Alemães, dos Espanhóis, dos Judeus, dos árabes e das Américas. O Brasil que recebe as nações da mistura dos povos de todas as raças, o BRASIL DE TODOS OS POVOS.

Solicitação: Assistir o vídeo Musical Meu Brasil Brasileiro – Celebrações de Inverno SNT 2002. Tendo o mesmo por modelo, a sua Equipe fará um rápido passeio pelas culturas que influenciaram as musicas brasileiras, escolherá entre elas, no mínimo 05 para compor o “Seu Musical: Isto é Brasil”. Á Equipe caberá a montagem da trilha sonora, da coreografia e da escolha do figurino.

Resultado da 2ª Prova Geral:- MEIO AMBIENTE

1ª ETAPA:- Vídeo apontando possíveis ações individuais que possam contribuir para a preservação do meio ambiente.

2ª ETAPA:- Apresentar uma denúncia escrita de um problema ambiental apresentando três fotografias tiradas do local, pelos membros da equipe.

3ª ETAPA:- Criar uma peça artesanal (útil ou decorativa) utilizando material reciclado, mostrando que diversos materiais podem ser reutilizados antes que sejam descartados.

(4)

4ª PROVA FINAL:- BOLA SOBRE CONES

CADA EQUIPE DEVERÁ TRAZER:

- 08 alunos do Ensino Fundamental II ( 6º / 7º / 8º e 9º ano) para executarem a prova: obrigatoriamente o grupo deverá ser formado por um aluno e uma aluna de cada classe que compõe a Equipe.

Preparação da prova:- Os participantes em coluna, sentados com as pernas cruzadas atrás da linha de partida tendo à sua frente dois cones o 1º a 9 metros e o 2º a 18 metros de distância mais ou menos. Sobre o 1º cone uma bola.

Execução da Prova:- Ao sinal de partida o primeiro participante de cada Equipe levanta-se e corre até o 1º cone pega a bola que está sobre o mesmo e vai colocá-la sobre o 2º cone. Volta correndo toca na mão do colega seguinte, que deverá esperá-lo sentado (pernas cruzadas), e vai sentar-se atrás do ultimo da coluna. O 2º participante levanta-se e vai buscar a bola que o companheiro de Equipe transportou do 1º para o 2º cone e a traz de volta e assim sucessivamente, um leva do 1º para o 2º cone e o outro do 2º para o 1º cone, isto é: um leva e o outro traz, até que todos tenham executado a tarefa.

NOTA:

1- Esta prova será classificada por ordem de chegada:

1º lugar = 10 pontos / 2º lugar = 07 pontos.

2- A bola deverá ficar sempre sobre um dos cones, se ela cair somente o participante que está executando a tarefa, no momento, poderá recolocá-la no lugar.

3- O 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º e 8º participante só poderá sair para executar a sua tarefa quando for tocado pelo companheiro que o antecedeu que deverá aguardá-lo sentado com as pernas cruzadas.

Obs:- Se algum dos participantes não obedecer às regras do jogo (ex: ficar agachado, de joelhos, em pé ou sair antes de ser tocado, pelo companheiro, ou não deixar a bola sobre o cone), por uma vez, a Equipe marcará somente metade dos pontos adquiridos, mais de uma vez a Equipe não marcará pontos.

5ª PROVA FINAL:- O CIRCO

Um circo (do latim circus, "circunferência") é comumente uma companhia em coletivo que reúne artistas de diferentes especialidades, como:

malabaristas, palhaços, acrobatas, monociclistas, contorcionistas, equilibristas, ilusionistas e trapezistas entre outros. A palavra também descreve o tipo de apresentação feita por esses artistas, normalmente uma série de atos coreografados às músicas. Um circo é organizado em uma arena - picadeiro circular, com assentos em seu entorno, enquanto circos itinerantes costumam se apresentar sob uma grande tenda ou lona.

CADA EQUIPE DEVERÁ APRESENTAR UM NUMERO CIRCENCE

(5)

Nota:

01) Participação de 20 (vinte) componentes no máximo e, além de alunos, é permitida a participação de Professores, Funcionários, Ex-alunos e Pais de alunos.

02) Critérios para julgamento: Desempenho e Criatividade.

Obs:- Cada Jurado avaliará a prova e dará nota de 5 a 10.

A equipe terá o tempo máximo de 07 (sete) minutos para executar a prova.

Excedido o tempo, perderá 02 (dois) pontos na pontuação da mesma.

ORDEM DE APRESENTAÇÃO: 1º Equipe Vinho 2º Equipe Preta

6ª PROVA FINAL:- O JOGO DA VELHA

CADA EQUIPE DEVERÁ TRAZER:

- 06 jogadores:- um aluno e uma aluna do Ensino Médio, - um pai e uma mãe de alunos,

- um professor e uma professora da Escola, para executarem a prova.

Preparação da prova:- Os participantes em coluna, em pé, atrás da linha de partida tendo à frente, a mais ou menos 18 metros, montado no solo 03 (três) fileiras de bambolês que formarão o tabuleiro do jogo da velha. Os três, primeiros jogadores, de cada equipe, terá em suas mãos um lenço da cor de sua Equipe.

Execução da Prova:- Ao sinal de partida, o primeiro jogador sairá em direção ao tabuleiro e escolherá onde deseja colocar o lenço. Após colocá-lo, o mesmo retornará, correndo e tocará na mão do 2º jogador de sua equipe, que sairá em direção ao tabuleiro para colocar o seu lenço em um espaço livre, volta correndo à coluna, toca na mão do 3º jogador que procurará fechar o jogo. Para que o jogo seja fechado é necessário montar a sequência horizontal, vertical ou diagonal.

Para o encerramento da prova temos os seguintes casos:

1- Se os três primeiros participantes de alguma das Equipes conseguir montar a sequência horizontal, vertical ou diagonal, marca um ponto e os lenços serão recolhidos e entregues aos outros três jogadores (4º, 5º e 6º) para repetirem a tarefa. Se a mesma Equipe vencer, duas vezes, encerra-se o jogo e o vencedor marca os 10 pontos e o perdedor 05 pontos pela participação. Se cada Equipe vencer uma vez terá a disputa da melhor de três e os jogadores que irão executar a tarefa será determinado pelo próprio grupo, não necessariamente usar a mesma ordem.

2- Se os três jogadores que iniciaram a tarefa não conseguirem montar a sequência necessária para fechar o jogo o mesmo terá continuidade apenas com a mudança do lenço de local, desde que o local esteja livre.

(6)

Vence a partida, a equipe que primeiro montar a sequência horizontal, vertical ou diagonal.

1º lugar = 10 pontos / 2º lugar = 07 pontos.

NOTA: Tempo máximo do jogo é de 05 (cinco) minutos. Se durante este tempo nenhuma Equipe conseguir montar a sequência, cada uma marcará 05 pontos pela participação.

Resultado da 3ª Prova Geral:

Entrega simbólica às Entidades Beneficiadas do que foi arrecadado:

Alimentos/ Produtos de Limpeza/ Produtos de Higiene Pessoal e Fraldas.

7ª PROVA FINAL:- APOTEOSE

CADA EQUIPE DEVERÁ APRESENTAR A SUA “APOTEOSE”

(PROVA DE LIVRE ESCOLHA)

NOTA:- A Apoteose obrigatoriamente deverá ter a participação de alunos do Ensino Fundamental II, do Ensino Médio, sendo livre a participação de alunos do Ensino Fundamental I, da Educação Infantil, de Professores, Funcionários, Ex-alunos e Pais de alunos.

Obs:- Cada Jurado avaliará a prova e dará nota de 5 a 10.

Nota:- A equipe terá o tempo máximo de 07 (sete) minutos para executar a prova. Excedido o tempo, perderá 02 (dois) pontos na pontuação da mesma.

ORDEM DE APRESENTAÇÃO: 1º Equipe Preta 2º Equipe Vinho

ATENÇÃO:

Uma comissão nomeada pelos organizadores do evento, após a apresentação da 7ª prova, fará uma vistoria nos banheiros para verificar: a limpeza, a ordem e os demais cuidados que as equipes deverão ter com o local da realização da Gincana.

Obs: Somará 10 (dez) pontos, ao total já marcado, a equipe que for aprovada pela Comissão.

(7)

PONTUAÇÃO:- para todas as provas = Modelo Padrão:

1º lugar = 10 Pontos 2º lugar = 07 Pontos

PREMIAÇÃO

- Troféu de CAMPEÃ dos Esportes

- Troféu de CAMPEÃ GERAL à Equipe que, somado os pontos de todas as etapas, obtiver a maior pontuação.

- Troféu de Honra ao Mérito: para a 2ª colocada.

- Troféu de Honra ao Mérito: para Equipe de melhor torcida, mais organizada, melhor visual, melhor apresentação.

LEMBRETE:

A GINCANA DA FUNVIC é uma festa de CONFRATERNIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO e devemos realizá-la com: ética, cooperação, respeito, responsabilidade, solidariedade e amabilidade.

NOTA FINAL: É terminantemente proibido o uso de instrumentos de fanfarra, apitos, sinalizador, gelo seco ou qualquer outro tipo de objeto semelhante, no recinto de encerramento da Gincana, sendo penalizada com a perda de 20 pontos a equipe que não cumprir essa determinação. Esta medida visa preservar o meio ambiente e evitar problemas aos presentes (alergias, intoxicação e etc).

BOM TRABALHO !!!!!

Referências

Documentos relacionados

Neste capítulo foi apresentado a análise dos testes realizados para a obtenção de uma tabela de quantização robusta utilizando o método de algoritmos genéticos aplicado a um

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

e) Rose caminhou muito para encontrar um emprego. 1.ª Oração subordinante; 2.ª Oração subordinada adverbial final.. 6. Completa o quadro, transformando o discurso direto em indireto

O estudo indicou que a utilização de méto- dos de interpolação para a construção de modelos digitais da batimetria de cursos d’água é uma al- ternativa viável para

Por meio dos registros realizados no estudo de levantamento e identificação de Felinos em um remanescente de Mata atlântica, uma região de mata secundária

Para devolver quantidade óssea na região posterior de maxila desenvolveu-se a técnica de eleva- ção do assoalho do seio maxilar, este procedimento envolve a colocação de

Figure 8 shows the X-ray diffraction pattern of a well-passivated metallic powder and a partially oxidized uranium metallic powder.. Figure 7 - X-ray diffraction pattern of

Prestadores Prestadores Ciclo de Debates Ciclo de Debates GV Sa GV Sa ú ú de de 18.outubro.2006 18.outubro.2006 1. Aç ções SulAm ões SulAmé érica rica - - Curto/Mé