• Nenhum resultado encontrado

TRIBÜML SUPERIOR DE JUSTIÇA ELEITORAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRIBÜML SUPERIOR DE JUSTIÇA ELEITORAL "

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

ELEITORAL

ESTADOS UNIDOS DO BRASIL ,

(Decreto n. 21.076. de 24 de fevereiro de 1932) U O l '* ^ ^ ^ ^

A N N O I V R I O D E J A N E I R O . 3 D E O U T U B R O D E 1 0 3 5 N . 1 1 3

TRIBÜML SUPERIOR DE JUSTIÇA ELEITORAL

JULGAMENTOS

0 s r . ministro-presidentc designou o dia 4 do corrente para julgamento do? seguintes processos:

1 — Appellação c r i m i n a l n . 42 (relator, s r . d r . M i r a n d a Valverde, sendo appellante Solon Hyppolito e aupellada a P r o - curadoria Regional E l e i t o r a l de Minas Geraes. (Este j u l g a - mento foi adiado por ter pedido vista dos autos o s r . desem- bargador José L i n h a r e s . )

2 — Processo n. 1.622 (relator, s r . desembargador C o l - lares M o r e i r a ) , em que a Câmara dos Deputados encaminha nó T r i b u n a l Superior u m a consulta dos Deputados Humberto Moura, Plínio T o u r i n h o , Ageuor Monte, L i n o Machado. A d e l - roâr Rcha, P a u l a Soares Netto e Domingos Vellasco, indagando

§e, e m face do a r t . 33, n . 1, da Constituição Federal, podem os Deputados, que forem militares, gosar dos favores constantes tios decretos ns. 21.541, e 24.256,, respectivamente, de 16 de j u n h o de 1932 e maio de 1934, sem que da assignatura dos respectivos contractos com a " C a i x a de Consírucção de Casas para o pessoal do Ministério da G u e r r a , decorra a perda de éeus mandatos. (Adiado a requerimento do s r . r e l a t o r . )

3 — Recurso eleitoral n . 195 (relator, s r . d r . M i r a n d a V a l v e r d e ) , sendo recorrente o d r . Manoel de Carvalho B a r - roso e recorrido o T r i b u n a l Regional E l e i t o r a l de Sergipe.

L(Adiado a requerimento do s r . desembargador José L i n h a r e s . )

; — Recurso eleitoral n . 197 (relator, s r . m i n i s t r o Plínio jCasado), sendo recorrente o d r . João Ponce de A r r u d a e r e c o r - ridos os s r s . drs-. M a r i o Corrêa da Costa e João Vülasbôas.

5 — Recurso eleitoral n . 176 (relator, s r . desembargador Collares M o r e i r a ) , sendo recorrente a P r o c u r a d o r i a Regional E l e i t o r a l do Estado de Santa C a t h a r i n a c recorrido o T r i b u n a l Regional E l e i t o r a l do referido E s t a d o .

6 — Processo n. 1.652 (relator, s r . desembargador C o l - lares Moreira), em que o presidente do T r i b u n a l Regional E l e i - t o r a l de Sergipe*consulta se ante o disposto no a r t . 104 do Có- digo E l e i t o r a l desapparecem as incompatibilidades, i m p e d i - mentos o u inelegibilidades para as p r i m e i r a s eleições m u n i c i - paes como prescreve o a r t . 10 das disposições transitórias da

•Constituição E s t a d u a l . -

7 — Processo n. 1.653 (relator, s r . professor João C a - b r a l ) , e m que a L i g a E l e i t o r a l Catholiea consulta se p a r a effe- ctuav a inscripção dos alistandos qualificados anteriormente a Código em vigor, é necessária u m a nova declaração dos m e s - imos alistandos, contendo além de todos os requesitos do reque- r i m e n t o de qualificação ainda o attestado de que são d o m i c i - liados e residentes no logar declarado no acto da mesma q u a l i - ficação, porquanto alguns juizes eleitoraes assim, o têm.en- tendido.

8 — Processo <n. 1.657 (relator, s r : desembargador José L i n h a r e s ) , e m que a Acção Integralista B r a s i l e i r a indaga:, j»} sê ê licito ;'t consülente, na diffusão dos ?cu? postulados,

concentrar os seus partidários com a indumentária e d i s t i n e t i - vos próprios e com elles- fazer desfiles; b ) .«<• lhe é igualmente l i c i t o r e u n i l - o s em Congresso, da mesma fôrma — i n d u m e n - tárias e distinetivos — e com o mesmo objectivo — propaganda política; c) se tem a consulente qualidade para requerer a m e - dida j u d i c i a l cabível na espécie, tendente a assegurar-lhe o d i - reito de vestir os seus partidários com a camisa verde que lhe é symbolica (approvada pelo Ministério da G u e r r a (doe. junto);

e exhibil-as em publico isolados ou em conjuneto; d ) nesse' caso — qual a justiça competente ? a ordinária ou a eleitoral

— c qual a medida cabível '? "haheas-corpus" ou mandado de segurança ?

9 — Recurso eleitoral n . 203 (relator, s r . ministro P l i n i o Casado), sendo recorrente o d r . G e n t i l Nornerto e recorrido o T r i b u n a l Regional E l e i t o r a l de Sergipe.

10 — Recurso eleitoral n . 122 (relator, s r . desembargador Collares _ Moreira), sendo recorrente o P a r t i d o Progressista Piauhyense (transferencia do eleitor Antônio Caveiro de C a r - valho), e recorrido o P a r t i d o Nacional Socialista.

11 — Recurso eleitoral : i . 128 (relator, s r . desembargador Coilares M o r e i r a ) , sendo recorrente o P a r t i d o Progressista Piauhyense (transferencia do eleitor Ambrozio Lopes Dias), e recorrido o Partido Nicional S o c i a l i s t a .

12 — Recurso eleitoral n . 134 (relator, s r . desembargador Collares M o r e i r a ) , sendo recorrente o Partido Progressista Piauhyense (transferencia do eleitor L u i z X a v i e r de Souza), e recorrido o P a r t i d o Nacional Socialista.

13 — Recurso eleitoral n . 140 (relator, s r . desembargador Collares M o r e i r a ) , sendo recorrente o P a r t i d o Progressita

•Piauhyense (transferencia do eleitor Francisco Rodrigues da Motta) e reccorrido o Partido Nacional Socialista.

14 — Recurso eleitoral n . 146 (relator, s r . desembargador Collares M o r e i r a ) , sendo recorrente o P a r t i d o Progressista Piauhyense (transferencia do eleitor Octavio do Monte V a s - concellos) e recorrido o Partido Nacional Socialista.

15 — Recurso eleitoral n . 152 (relator, s r . desembargador Collares M o r e i r a ) , sendo recorrente o P a r t i d o Progressista Piauhyense (transferencia do eleitor Salvador P e r e i r a d a Cunha) e recorrido o P a r t i d o Nacional Socialista.

16 — Recurso eleitoral n . 158 (relator, s r . desembargador Collares M o r e i r a ) , sendo recorrente o Partido Progressista Piauhyense (transferencia do eleitor Ricardo Barbosa da Cunha) e recorrido o P a r t i d o Nacional Socialista.

Secretaria do T r i b u n a l , em 2 de outubro de 1935. — A j r i p i n o V e a d o , secretario.

J U R I S P R U D Ê N C I A Districto Federai

Consulta n . 763 — Cias. 6' do a r t . 30 do Reg. I n t . (*) Acoórdão

G's Juizes do T r i b u n a l S u p e r i o r de Justiça E l e i t o r a l , l a - mentando que o estado de saúde do ülustre S r . D r . Affonso

(*) Reproduzido p o r ter sabido c o m incorreccões.

(2)

2248 Quinta-feira 3 BOLETIM E L E I T O R A L Outubro de 1935 Penna Júnior^ não lhe permitisse attender ás supplicas v e h e -

mentes p a r a que S , E x . continuasse a prestar-lhes o seu inestimável concurso, — resolvem, unanimemente, deferir o pedido de demissão de f l s . 2, mandando i n s e r i r e m acta u m voto de profundo pezar e nomeando, u m a commissão p a r a transmitil-o, — de v i v a voz e de envolta c o m u m t e s t e m u - nho de gratidão, — ao inclito brasileiro que tanto h o n r o u o T r i b u n a l Superior pelo talento, pelo saber e pelo caracter.

Rio, 4 de setembro de 1935. — H e r m e n e g i l d o de B u r r o s , Presidente. — P l i n i o Casado, Relator.

Matto Grosso e São Paulo

Consulta n . 1.113 — Cias. 6» do art, 30 do Reg. Int. (*) Accórdão

Vistos, e t c . :

Consultaram os Tribunaes Regionaes de Matto Grosso e São Paulo, se a promoção do J u i z substituto a effectivor fica a cargo d a Corte de Appellação ou do T r i b u n a l Regional, pois emquanto o artigo 22 do Novo Código E l e i t o r a l c o n - fere a escolha á Corte de Appellação, O artigo 24 manda a p - plicar aos Tribunaes Regionaes o disposto no artigo 10 § 5o que compete a escolha ao T r i b u n a l S u p e r i o r .

Attendendo a que embora o artigo 24 no novo Código mande applicar aos Tribunaes Regionaes o disposto no a r - tigo 10 § 5o, os termos precisos do artigo 22. não p e r m i t t e m interpretações differentes, e assim sendo, accórdam os J u i - zes do T r i b u n a l Superior de Justiça E l e i t o r a l em que sejam respondidas as consultas declarando ser da Corte de A p p e l - lação a competência p a r a a escolha quando houver de ser preenchida a vaga de Juiz effectivo dos respectivos T r i b u - naes Regionaes.

Rio de Janeiro, 15 de j u l h o de 1935. — H e r m e n e g i l d o de B a r r o s , Presidente. — C o l l a r e s M o r e i r a , Relator.

Estado de Sergipe

Consulta n . 1.585 — Cias. 6" do art. 30 do Reg| Int. (*) Accórdão

Vistos, relatados e discutidos estes autos de consulta n u - mero 1.585, do T r i b u n a l Regional E l e i t o r a l de Sergipe.

Por telegramma do Presidente do T r i b u n a l Regional E l e i t o r a l de Sergipe consulta este T r i b u n a l s i os syndicatos reconhecidos anteriormente a 16 de j u l h o , data da p r o m u l - gação da Constituição do Estado, mas que ainda não estão com os seus estatutos reformados segundo a nova l e i s y n - dical pode eleger delegados eleitores para o f i m das eleições claesistas.

Accórdam os Juizes do T r i b u n a l S u p e r i o r de Justiça Eleitoral, responder que poderão os syndicatos reconhacidos pelo Ministério do Trabalho, o u seu representante estadual, eleger delegados eleitores p a r a as eleições de representan- tes profissionaes no Congresso E s t a d o a l .

T r i b u n a l Superior de Justiça E l e i t o r a l , e m 9 de agosto de 1935. — H e r m e n e g i l d o de B a r r o s , Presidente, — José L i n h a r e s , Relator .

Estado de Sergipe

Consulta n . 1.585 — Clás. 6a do a r t . 30 do R e g . I n t . Accórdão

Vistos, etc.':'

Accórdam os Juizes, do T r i b u n a l Superior de Justiça Eleitoral responder á consulta que só os syndicatos d e v i d a - mente reconhecidos pelo Ministério do Trabalho, poderão eleger delegado eleitor á eleição profissional a se realizar em Sergipe.

R i o de Janeiro, 9 de agosto de 1935. — H e r m e n e g i l d o de B o j r o s , Presidente. — José L i n h a r e s , Relator.

(*) Reproduzido p o r ter sahido c o m ineorrecoõeí.

Districto Federal

Consulta n . 1.6t9 — Cias. 61 do a r t . 30 cio Reg. I n t . E m e n t a

I — Nos l e r m o s do a r t . 200 do Código E l e i - t o r a l o q u e c o r r e s p o n d e o a r t i g o 125 do Código r e - v o g a d o , as s e c r e t a r i a s e os cartórios da Justiça E l e i - t o r a l não poderão, sob p r e t e x t o a l g u m r e s t i t u i r os d o c u m e n t o s q u e instruírem os p r o c e s s o s e l e i t o - r a e s .

II — E m se t r a t a n d o , porém, do t i t u l o e l e i t o - r a l , q u e é indispensável ao e l e i t o r p a r a c u m p r i r o d e v e r q u e l h e impõe o a r t . 109 da C ..nstituição F e - d e r a l ("'o a l i s t a m e n t o e o v o t o sào obrigatóri- o s . . . " ) , d e v e s e r r e s t i t u i d o , d e p o i s de c o n f e r i d o c o m a v i a q u e e x i s t i r n o a r c h i v o do T r i b u n a l , m e - d i a n t e d e s p a c h o d o P r e s i d e n t e , c e r t i f i c a n d o o f u h c - c i o n a r i o t e r f e i t o a conferência c o m as necessárias indicações da inscripção e do r e g i s t r o .

Accórdão

Vistos, relatados e discutidos os autos.

Considerando que o artigo 200 do Código E l e i t o r a l em v i - gor, como também o fizera o artigo 125 do Código revogado, declara que — 'as secretarias e os cartórios da Justiça E l e i - toral não poderão, sob pretexto algum salvo o disposto no a r - tigo seguinte (que permitte a restituição dos documentos apre- sentados para prova de idade, desde que sejam substituídos p o r certidão do nascimento), r e s t i t u i r documentos que i n - struírem os processos eleitoraes".

Considerando, porém, que o titulo eleitoral, apresenta- do como documento, é indispensável ao eleitor para que possa votar.

. Considerando que a Constituição Federal determina, no artigo 109, que o alistamento e o voto são obrigatórios.

Considerando que, segundo o Código E l e i t o r a l , o e l e i - tor só poderá requerer outra v i a do titulo, quando haja p e r - dido a p r i m e i r a , e terá então de submetter-se ás f o r m a l i d a - des d a nova inscripção, de accôrdo com os artigos 62 e 6Ç paragrapho 5o.

Considerando que nas secretarias dos Tribunaes Regio- naes fica archivada a 2a v i a do titulo e na do T r i b u n a l S u - p e r i o r a 3°. com u m dos exemplares da ficha dactyloscopica

(quando fôr caso), como se estabelece nos §§ 3" e 4° do a r * tigo 66.do Código E l e i t o r a l .

Accórdam os Juizes do T r i b u n a l Superior de Justiça E l e i t o r a l , e m resolver que a p r i m e i r a v i a do titulo eleito- ral, apresentada pelo eleitor como documento em algum processo, poderá ser-lhe restituida. "depois- de conferida com a v i a existente no archivo do T r i b u n a l , mediante despacho do Presidente, cumprindo ao director da secretaria ou ao fúneeionario designado certificar nos autos que fez a confe- rência e fazer as necessárias indicações da inscripção e do registro.

T r i b u n a l Superior de Justiça E l e i t o r a l , em 30 de setem- bro de 1935. •— H e r m e n e g i l d o de B a r r o s , Presidente. — E d u - a r d o E s p i n o l a , Relator.

P R O C U R A D O R I A G E R A L D A JUSTIÇA E L E I T O R A L

Minas Geraes

APPELLAÇÃO C R I M I N A L N . 41 — 5-' C L A S S E Appellante, João Theotonio Pacheco, escrivão e l e i t o r a l do município de Viçosa — Appellado, P r o c u r a d o r i a Regio- nal E l e i t o r a l — Relator,. E x m o . s r . professor João C a b r a l — Parecer n . 245.

O d r . procurador regional do Estado de Minas Geraes, a 31 de janeiro do corrente anno, denunciou Joíio Thcoínni»

(3)

Quinta-feira 3 B O L E T I M E L E I T O R A L Outubro de 1935 2253 Pacheco, escrivão eleitoral do município de Viçosa pelos

íactos .seguintes:

Io) tendo sido encerrado; em 31 de agosto do anno passado, o prazo para a inscripção dos eleitores que deviam votar nas eleições de l i de outubro, dito escrivão procedeu á inscripção de correligionários seus, de modo que pudessem tomar parte naquelle pleito;

2°) quando se realizavam as mencionadas elei- ções, na 1" secção da cidade de Viçosa, elle d i s t r i b u i u cédulas dentro do recinto p r o h i b i d o ;

3°) elle retevo títulos eleitoraes contra a vonta- de dos eleitores; oceultou documentos da repartição eleitoral a seu cargo; obstaculizou o processo do- alistamento e, nos prazos legaes, não c u m p r i u deve- res impostos pelo Código E l e i t o r a l ;

4°) embaraçou o exercieio do suífragio nas e l e i - ções de 14 de outubro c forneceu documentos falsos para fins eleitoraes.

Assim, i n c o r r e u o denunciado nas penas do a r t . 107,

§55 3o. 5o, 8", 9o. 14 c 17. com referencia ao a r t . 98, §§ 10, 19 c 28 do referido Código.

A) Esta denuncia foi conseqüência da representação de f l s . 7 endereçada pelo d r . A r t h u r Bernardes F i l h o ao presidente do T r i b u n a l Regional e por este r e m e i t i d a á P r o c u r a d o r i a Regional.

Nessa representação se allega que. para prevenir o abuso da inscripção de eleitores fora do .prazo, o s r . P e l m i o F i a l h o de Oliveira, delegado do P . R. M . , requereu c e r t i - dãu do numero de eleitores rio município, até 18 horas do dia 31 de agosto, verificando-se ser de 2.512, consoante o documento de fls. 9.

Dias após. como surgissem títulos eleitoraes numerados com algarismos superoires ao acima indicado, o d r . A r t h u r Bernardes F i l h o requereu nova certidão ao escrivão, que ?<•

negou, terminantemente, a dal-a. conforme prova feita com o documento junto aos autos, a f l s . 10.

A f i n a l , por determinação do j u i z eleitoral de Viçosa, a requerimento do presidente do P . R . M . . o escrivão for- neceu a certidão que eslá appensa a f l s . 11, pela qual se averigua que estavam inscriplos 2.552 eleitores, havendo, portanto, u m excesso de 40 eleitores sobre o numero ante- r i o r .

B) í-:.n .segunda representação, que está a f l s . l i . o mesmo D r . A r t h u r Bernardes F i l h o n a r r o u que, ao se p r o - cessarem as eleições de l í ri'e outubro, na 1* secção de V i - çosa, surprehendeu o referido escrivão d i s t r i b u i n d o cédulas

dentro do recinto em que funecionava- a Mesa Receptora. O

•escrivão, assim apanhado e diante dos brados de protesto do d r . Bernardes F i l h o , fugiu precipitadamente, e m p u r r a n - do homens e. mulheres que subiam as escadas" de accesso ao recinto.

C) E m outra representação, j u n t a a f l s . 17, o mesmo eleitor e candidato do P . R. M . á Câmara Federal, dr . ^ A r - thur Bernantes F i l h o , hoje no exercício do mandato, asse- vera que o escrivão João Theotonio Pacheco, imbuído de

exaltado partidaris-.no, releve e. sonegou títulos eleitoraes c fez entrega aos seus correligionários de títulos sem a assi- gnatura do j u i z eleitoral, como aconteceu c o m os títulos de ns. 5.44 4 e 0.073. respectivamente, das. eleitoras F r a n c i s c a J^ama e Conceição Araújo Esquetine, que se encontra a fls. 19 e 20.

Assevera mais que o j u i z eleitoral chegara a suspender o escrivão por quarenta dias, durante o alistamento de 19.33, relaxando, em seguida, a pena. tão somente p o r se haver certificado de que tal medida não constituía attribuição sua.

Allega também que, durante o alistamento de 1934, con- stando que o dito escrivão procedia á inscripção de eleito- res do seu partido fora da hora legal, até alta madrugada, o j u i z tentou fazer uma devassa em cartório, elm busca de títulos sonegados, nada conseguindo porque o escrivão a i m - pediu de revólver em p u n h o . Resultou que o j u i z d e t e r m i - nou a transferencia do cartório eleitoral da casa de residên- cia do escrivão para o edifício do 'Fórum. Fez-se a transfe- rencia, mas, pouco tempo depois, f o i ella b u r l a d a sem qual- quer determinação do juiz, voltando o serventuário a operar

o alistamento em sua casa, para onde transportara, clandes- tinamente, os livros eleitoraes.

O documento de f l s . 21 é um abaixo-assignado. dafado de 29 de outubro de 1934, em que cinco eleitores aííiilnam que, qualificados dentro do prazo legal, não haviam conse- guido obter os seus títulos, ficando alguns impedidos, por esse motivo, de votar em 3 de maio de 1933 e todos obsta- dos de exercer o seu direito d'c suffragio no pleito de 11 de outubro.

O documento de f l s . 22 é de outro eleitor que não con- seguiu o seu titulo e. por isso. não pôde votar nas referidas eleições de l i de outubro.

D; Ha uma outra representação do d r . Bernardes F i - lho, a f l s . 24, na qual apparecem narrados os seguintes facios:

No dia 27 de a b r i l de 1933, na sede do Cartório E l e i t o r a l da cidade de Viçosa (125" Zona Eleitoral), que funeciona na própria casa de residência do es- crivão, o delegado do Partido Republicano Mineiro, sr.' P e r m i o F i a l h o de Oliveira apresentou-se com procuração dos cidadãos Maria Thounazia Rodrigues.

M a l v i n a Lopes B h e r i n g , Miguel Archanjo Dias, A r i s - fides de Souza Freitas, José Romão de Siqueira. A n - tônio Abrantes e Antônio Rodrigues dos Reis 'Júnior p a r a receber os seus títulos eleitoraes, tendo o escri- vão, que os tinha em mão, se negado a fazer íma en- trega, sob o pretexto de serem os ditos eleitores cor- religionários do d r . Mariano da Rocha.

Por este motivo, ficaram aquelles cidadãos i n h i - bidos de votar no pleito de 3 de maio do anuo pas- sado, como o ficaram, também, nas eleições de 14 de outubro, de 1934.

No ultimo alistamento para as eleições de 11 de outubro, tendo desap.parecido cerca de 150 requeri- mentos eleitoraes. entregues no cartório do escrivão eleitoral, o Sr. Permio F i a l h o de Oliveira recla- mou-as em data de 29 de agosto do corrente anno, ás 10 horas approximadamente cm presença do s r . juiz eleitoral e de varias pessoas que se achavam no c a r - tório.

Ouvida a reclamação, dirigiu-se o escrivão, com surpreza geral, ao d r . juiz, offerecendo sua casa para uma busca, que o d r . juiz ordenou incontinenti.

Apenas foi esta iniciada, o escrivão protestou contra o ingresso em seu escriptorio particular, onde d e v i a m estar alguns dos .requerimentos reclamados. Conti- nuando a busca, o dfr. juiz, visivelmente contrariado, encontrou, num quarto, vários elementos do Partido Progressista, senhores de livros e outros, papeis do cartório. O s r . P e r m i o pede que seja aberto outro cominodo da casa, onde se achavam os títulos e, vendo-se perdido, o escrivão sacou de iím revolver- em presença do integro d r . j u i z eleitoral- — amea- çando com o mesmo o s r . Permio F i a l h o de Oliveira, visando estabelecer confusão e assim frustrar d i l i - gencia.

Dispersados os presentes, inclusive o d r . juiz eleitoral, que teve de retirar-se, trancou-se o escri- vão em sua casa (e cartório) por espaço de tempo superior a u m a hora, (tempo sufficiente para o c c u l - tar o corpo de d e l i d o ) abrindo depois, muito ama- velmente, as portas, para reencetar os trabalhos, como se nada houvesse acontecido.

No d i a seguinte, foi baixada u m a portaria pelo dr. j u i z eleitoral, mandando "apenas" transferir o cartório e archivo eleitoraes para o edifício do F ó - rum, providencia que só foi cumprida durante 2-4 horas, findas as quaes, voltou o cartório para a re- sidência do escrivão.

Os processos eleitoraes, entretanto, nunca appa- receram.

E n t r e os cidadãos que, por isso, ficaram impossi- bilitados de exercer o direito do voto, figuram os seguintes: Antônio Lopes da S i l v e i r a , qualificação n . 8.267; José P e r e i r a Sobrinho, idem n . 8.271; E s - meralda F i a l h o de Rezende, idem n . 6.574; Mara Alves de Jesus, idem n . 5.810; Antônio Paulo Duarte de Castro, idem n . 6.&53; José Lopes de Campos, idem n . 5.515, e Geraldo Nepomuceno Costa, idem n. 5.84S.

E ) E m nova representação, que se encontra a f l s . 27, novos factos se a r t i c u l a m com a devida comprovação.

(4)

2250 Quinta-feira 3 BOLETIM, ELEITORAL Outubro de 1935 A, i l s . 31, lê^se u m requerimento datado de 13 de o u t u *

bro de 1934, no qual o peticionario nas vésperas do pleito reclamava a entrega de numerosos tiiülos eleitoraes, quã vêm indicados no requerimento. O j u i z p r o f e r i u o seguinte despacho, na mesma data de 13 d.e o u t u b r o :

Ao S r . escrivão do serviço eleitoral, p a r a que attenda, i r i c o n t i n e n t i , o pedido, ou caso não o faça, declare o motivo Uo seu proceder.

A folhas 33, está o requerimento com que voltou o p e - ticionario, ainda a 13 de outubro, isto é, n a véspera da e l e i - ção, á presença do Juiz, declarando-lhe que, apesar do r e q u e r i - mento anterior, os titulos eleitoraes reclamados continuavam retidos em cartório. E ' da dita petição o seguinte t r e c h o :

Acontece que, até este momento, 22 horas da n o i - te de 13 de outubro, o S r . escrivão não se dignou r e s - ponder ao despacho de V . E x .

Na mesma data de 13 de outubro, lançou o Juiz nessa se- gunda petição o seguinte despacho:

Ao escrivão' eleitoral, p a r a que certifique se e n - tregou ou não os titulos, a que se refere o requerente, e, nesta ultima hypothese, a razão porque não o fez.

O escrivão reteve estas duas petições, desrespeitando as- sim os despachos nelas exarados. Esta grave circumstancia é cabalmente provada pelo documento de folhas 34. P o r ella se verifica que, a 15 de outubro, portanto, após a eleição, o r e - querente reclamava a devolução das duas petições de 13, que o escrivão retivera. Nesse requerimento, o Juiz, a 15 de o u - tubro, apoz o seguinte:

O S r . escrivão cumpra, i n c o n l i n e n l i , o determina- do no despacho exarado na petição j u n t a a esta, ou de- clare ao pé desta o motivo por que não o faz.

Corrobora a prova do facto o documento apenso a folhas 35, O peticionario, no mesmo d i a 15 de outubro, alegando.que o escrivão conseguira o seu intento, isto é, impossibilitara o voto aos eleitores cujos titulos retivera, isso sem embargo dos despachos exarados nos requerimentos do d i a 13, exora ao Juiz Eleitoral ordene que o escrivão entregue a elle Juiz as ditas petições despachadas no dia 13, declarando-se a hora em que taes petições chegassem ás mãos do supplicante.

Lê-se nesse requerimento e com a data de 15 de outubro o despacho seguinte:

A p r i m e i r a das petições, a que se refere o reque- rente e que vae j u n t a me foi entregue hontem, pela manhã, depois que o mesmo requerente esteve em m i - nha casa. A outra até agora não foi por m i m recebida, ou melhor, devolvida.

Este despacho não f o i assignado. Vê-se, porém, facilmen- te, que isso se deu por descuido, porque a letra é idêntica a de outros despachos subscriptos pelo mesmo J u i z a folhas 34, 33, 3 1 .

Completa a prova o documento de folhas 36. Trata-se de outro requerimento datado de 15 de outubro, no qual o d o u - tor Bernardo F i l h o communicava ao Juiz que a segunda, p e t i - ção despachada a 13 e á qual alludia o despacho h a pouco transcripto neste parecer não havia ainda sido devolvido, pelo que pedia se ordenasse a immediata restituição do documen- to. O despacho datado e assignado no mesmo dia 15 é o se- guinte :

A o S r . escrivão eleitoral, que entregará, imniedia- tamente, ao portador a petição a que se allude nesta.

Está, pois, demonstrado pelos requerimentos e respectivos despachos que das duas petições do dia 13, u m a foi restituida ao Juiz Eleitoral no dia l í , pela manha (v. despacho de fo-

lhas 35) e a outra no dia 16 (v. informações do escrivão ao pé do documento de folhas 36) .Portanto, so no d i a 14, pela manhã, depois do requerente ter estado em casa do Juiz, teve este conhecimento da informação dada pelo escrivão, no r e - querimento de folhas 31, isto é, na p r i m e i r a das petições do dia 13.

F) Na sua sexta e ultima representação a folhas 3 8 ; o D r . ârinur Bernardes F i l h o alega aue os cidadãos José S u ~

dario de Ramps, Anastácia da Silva V i a n n a e Eugênio de P a u - la F e r r e i r a h a v i a m requerido suas qualificações eleitoraes, eirt tempo u t i l , sem nunca haverem feito as inscripções nem l a n - çareríl seus nomes em qualquer l i v r o . Entretanto, na véspera' do pleito de 14 de outubro, receberam os seus titulos eleitoraes e surpresos ficaram ao darem com as suas assignaturas noci titulos, quando elles não os h a v i a m assignado.

A folhas 40, está o titulo eleitoral de Anastácia da Silva V i a n n a , com a suá assignatü-ra, a qual se pode comparar com a que f i g u r a no documento de folhas 11.

A folhas 42, José Sudario de Barros declara que recebeu o seu t i t u l o das mãos do D r . Mariano Rocha e mais que não, assignara esse titulo, embora nelle estivesse a sua assignaíura.

A f f i r m a mais que votou por ignorar que, nessas condições, o titulo não lhe poderia ter sido entregue.

A folhas 43, ha u m documento semelhante firmado por Eugênio de Paula F e r r e i r a .

As representações e documentos referidos foram pelo S r . D r . Procurador Regional considerados peças integrantes da denuncia e, como taes, levadas ao conhecimento do denun- ciado, pela promoção de folhas 47 e despacho de folhas 48,.

I í

E x a m i n e i , detidamente, a prova colhida nos autos, che- gando a lançar na margem dos depoimentos numerosas anota- ções que podem servir de indice, para facilitar a investigação e o cotejo aos factos alegados com as declarações das teste- munhas .

Por accórdão, que se acha a folhas 208, o Colendo T r i b u n a l Regional"julgou procedente, apenas-em parte, a denuncia.

Trata-se de um accórdão minucioso na apreciação de to- dos - os' elementos de convicção angariados e eompendiados t.aiwi pela accusação como pela defesa.

O réo foi condemnado no grão m i i i i m o do art. 107,

§ 5° do Código E l e i t o r a l , com a modificação favorável, quanto á pena, inscripta essa modificação no a r t . 183, n . 8 da l e i 48, de 1935 (novo Código E l e i t o r a l ) , e no gráo. m i n i m o do citado a r t . 107, § 8o do referido Código. Verifica-se do accór- dão que, em face do a r t . 66, § 2° do Código Penal em v i g o r

(concurso formal de d e l i d o s ) . O T r i b u n a l impoz ao d e n u n - ciado 1°, a. pena de 17 dias e 12 horas de prisão c e l u l a r , ' a ser c u m p r i d a , depois de sua conversão em prisão simples;

no juizo da execução, na cadeia de Viçosa; 2°, a perda do cargo de escrivão e l e i t o r a l .

F o r a m votos vencidos os dos S r s . -Juizes D r s . Henrique Lessa e'Desembargador Celso Nogueira, os quaes condernna- vam o réu a u m . a n n o e doze. dias de prisão cellular e.na.

perda do cargo eleitoral ' D r . Henrique Lessâ) e na perda do cargo de escrivão do j u d i c i a l e notas (Desembargador Celso Nogueira)

D a deeisão.- aptfellãram o ' D r: .Procurador ..Regional e -o denunciado, arrazoando, respectivamente, a f l s . , 222 e 218.

O representante do Ministério Publico E l e i t o r a l uo E s - tado de Minas Geraes entende que ficaram provados todos os factos arguidos, com o que não estou de "accõrdo, preferindo eu acompanhar a maioria do Egrégio T r i b u n a l Regional, que, na m i n h a opinião, analysou com segurança o processo e nelle.

apurou o que, realmente, 'era eondemnavél.

Detendo-se no exame da pena applicada, o D r . P r o - curador Regional ...escreveu o seguinte, a f l s . 223 e 224:

Mesmo dados como provados apenas os -delictos reconhe- cidos pelo venerando .accórdam de f l s . , outra: seria a ppnn, e não a que se npplicou. ao denunciado.

Kis a conclusão do -accórdam:

.V vista do exposto, condeimiam o réo João''Theo- tonio Pacheco no gráo m i n i m o do a r t . 107, § 5o, do Código E l e i t o r a l , com a modificação favorável, quanto á pena, — inscripta essa modificação no a r t . 183, n u - mero 8, da lei 48, de 1935 inovo Código Eleitora!) — e- no gráo m i n i m o do citado a r t . 107, n . 8.. do. ferido Código.

i E m face dó a r t . 66, § 2o,. do Código Penal em vigoi?,, (concurso formal de delictos), — impõem . ao réo' ai'' ppfia do 17 dias a i-2 horas de prisão cellular a ser

(5)

Qüinla-feira O B O L E T I M E L E I T O R A L Outubro de 1935 225Í 'cumprida, depois de -ua e.jmvr>ã(.i eio prisão• simples,

:no prazo ila execução. — ná cadeia ,'<le Viçosa, e o c c n - dentnuni mais na perda d o ' cargo de escrivão eleitoral rpie exerce".

Ora. o invocado a r t . (U'>, s. 2": determina: Na applicação da-, peha> serão observadas a- seguinte? regras:

''Quando o criminoso tiver de ser punido por dois ou mais crimes da mesma natureza, resultantes de u m a só resolução contra a mesma ou diversa pessoa, e m - bora commeltidos em tempos .differentes, se lhe i m - porá a pena de u m só dos crimes, mas com o augmento da sexta parte. "

Quaes as penas dos dois delictos reconhecidos'.' A do a r - tigo 107, do Código do 1932, com a modificação favo- rável do art. 183, n . 8. do de 1935. é: G mezes a 2 annos de prisão c e l l u l a r e p e r d a do canjo p u b l i c o q u e exerça. A do a r - tigo 107. § 8", daquelle Código é: 15 dias a 0 mezcs de prisão r c l l u l a r . apenas.

Applicaudo-se o a r t . Oli. § ,2o. da Consolidação das L e i s Penaes da Republica, deveria o denunciado receber a pena do primeiro d e l i d o ou a do segundo, com o augmento da sexta parte. Entretanto, foi elle c.ondemnado em penas do .segundo e do p r i m e i r o : gráo minimo daquelle (17 dias e 12 horas de prisão cellular) e perda do cargo publico, que é pena do p r i m e i r o . Como se vè. não foi observado o preceito legal.

Verifica-se, pelos votos, que a intenção foi de se a p p l i - car, no gráo minimo, a pena do a r t . 107, § 5°, com a m o d i f i - cação favorável do a r t . 183. n . 8, do código de 1935.

Mas. nesta hypolhese, outro é o cargo de que deve ser privado o denunciado: o de escrivão do j u d i c i a l e notas da comarca de Viçosa e não o de escrivão eleitoral, pois aquelle é o cargo que exerce, effec.tivãmente, sendo este, apenas, adhesivo. em virtude da designação do cartório. —: Egrégios J u i z e s : Justiça!

Pareceram-me de toda a procedência as allegacôes trans- eriptas. de modo que peço ao Egrégio T r i b u n a l Superior que, confirmando o respeitável accórdão do T r i b u n a l Regional, o retifique no sentido da reclamação do S r . D r . Procurador Regional.

. Rio de Janeiro. 27 de setembro de 1935 — A r m a n d o P r a d o , Procurador G e r a l . .

e de M a r i a da Conceição Gonçalves, c rqsidentee á rua da Mi-' sericordia n u m e r o oito, fica intimado a comparecer dentro do prazo de t r i n t a dias, a contar d a publicação do presente edital no B o l e t i m E l e i t o r a l , á sede desta Zona, s i t a ' á rua.

D o m Manoel numero 15, térreo (antigo edifício do A l m i r a n - tado). afim de r e s t i t u i r o seu titulo eleitoral referente 4 sua inscripção ora cancellada por decisão dos referidos des- pacho e accórdão.

Dado e passado nesta cidade do Rio de Janeiro, aos vinte e quatro dias do mez de setembro do anno de Imil no- vecentos e trinta e c i n c o . — Pelo escrivão da P r i m e i r a Cirx cumscripção, E . M o r a e s .

TERCEIRA ZONA ELEITORAL

(Districtos municípaes de Santa Rita, Sacramento 3 São Domingos)

Juiz Dr. Eduardo Souza Santos

Escrivão — Dr. Carlos Waldemar de Figueiredo Q f . V D R O D E M O N S T R A T I V O E L E I T O R A L D A S* ZONAJ

S A X T A R I T A

Homens Mulheres .Total Iuscripções publicadas no B o l e t i m

E l e i t o r a l 102 2.757 140 2.897, inscripções de setembro de 1935.. 3 1 í Incluídos por transferencias 42 — 42

J " Exclusõe.s por transferencias

E m andamento:

Inscripções . .

Transferencias 9 —

40

2.802 141 2.943 8 2 10 2.794 139 2.933.

9 40

S A C R A M E N T O

Inscripções publicadas no B o l e t i m

U l V H M i

D L

t l

UOllvA u L u r

Inscripções de setembro' "clé" 1935-.'. 9 _ Incluídos por transferencias 108

TORÂL DO DISTRICTO FEDERAL

Exclusões por transferencias . . . 11 4.771

EDITAES E AVISOS

E m andamento:

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRICTO F E - Inscripções 4 DERAL Transferencias , 4

Primeira Circuinseripçào -SÃO D O M I N G O S

SEGUNDA ZONA ELEITORAL Inscripções publicadas no Boletim

E l e i t o r a l 102 1.467

T „ Í „ TI„ v , r u „ i , „ B . W - Inscripções de setembro de 1935.. 55 Jmz - Dr. Martinho Garcez Caldas Barreto Incluídos por transferencias 57

Escrivão — Dr. Carlos Waídemar de Figueiredo 1~579

„ „ „ . , . „ . Exclusões por transferencias 5 O D r . Carlos Waldemar, escrivão da P r i m e i r a C i r -

curinscripção E l e i t o r a l do D i s t r i o t o F e d e r a l , em pleno exer- 1.574 cicio de seu cargo, n a fôrma da l e i , e t c . :

Faz saber aos que o presente edital v i r e m ou delle no-, E m andamentoj.

ticias tiverem que, em cumiprimento aos respeitáveis des- T . .

paoho do M M . D r . j u i z d a Segunda Zona E l e i t o r a l deste «íscripçoes 21 districto e accórdão dos juizes do T r i b u n a l Regional E l e i - Transferencias . y 13

toral do D i s t r i c t o F e d e r a l , proferidos no iprocesso de i n - , . , -_ , . , ,

scripção numero 131 (cento e t r i n t a e um) desta Segunda . D i s t r i c t o Federal, 1 de outubro de 1935.

Zona, o cidadão^ José Antônio Alves, f i l h o de Antônio Alves v a 0' « í n m c i o T e i x e i r a de M e l l o .

89'8 1 899 2

231 7 5 243 1

5.563 109 9 5.681 13 897 5.668

1.698 62 62

6 242 1.816

2 23

— 13 Pelo Escri-

(6)

n O I . E T L M E L E I T O R A L O u t u b r o de 1 0 3 5 2252 Ouínta-feira 3

QUALIFICAÇÃO R E Q U E R I D A

Segunda Circumscripção.

QUINTA ZONA ELEITORAL

(Districtos municipaes de Gloria e Santa Therezs) Juiz — Dr. Frederico de Barros Barreto

Escrivão — Francisco Farias

Q U A L I F I C A D O POR (DESPACHO" D E 21 D E AOOSJTO D E 1935

2.297. Optaeiano Nogvjeira (rectificação.) SEXTA ZONA ELEITORAL

(Districtos municipaes de Lagoa, Copacabana e Gávea) Juiz — Dr. Nelson Hungria Hoffbauer

Escrivão — Francisco Farias

Q U A L I F I C A D O S POR D E S P A C H O D E 21 D E S F . T L M B R O D E 1935

2..997. Oswaldo Poggi de Figueiredo 2.996. L u i z a B r i t o de Menezes.

2.999. Jorgina Maria R i b e i r o .

3.000. Geraldo C h r i s p i m Sodró de Macedo.

3.001. Alfredo F a r i a Couceiro.

•3.002. Dermeval Fonseca.

3.003. Mancos L o u r e i r o de Vasconcellos.

QUALIFICADOS POR D E S P A C H O D E 27 D E s E T E M R H O 1935

3.004. Sebastião Borges Monteiro.

•3.005. Maria Francisca Pereira da Costa.

3.000. W a l d i r Lopes Salgado.

3.007. José V i e i r a de Mello.

3.008. E m m a n u e l Tavares de Azambuja..

Q U A L I F I C A D O S POR D E S P A C H O D E 28 D E S E T E M B R O D E 1935

.3.009. Thomaz Pereira F i l h o . 3.010. Agenor Gomes.

Q U A L I F I C A D O POR D E S P A C H O D E 30 D E S E T K M R I t O D E 1935

3.01 /. • Alftta Corrêa de Salles.

NONA ZONA ELEITORAL

(Districtos municipaes de Tijuca e Engenho Velho) Juiz — Dr. João Severfano Carneiro da Cunha

Escrivão — Francisco Farias.

Q U A L I F I C A D O POR D E S P A C H O D E 25 D E s E T E M b h O D E 1935

,567. Manoel Lopez Gonzalez.

E D I T A E S D E INSCRIPÇÃO Primeira Circumscripção

TERCEIRA ZONA ELEITORAL

(Districtos municipaes de Sant Rita, Sacramento t São Domingos)

Juiz — Dr. Francisco de Paula Rocha Lagoa Fílüu

este Cartório e Juizo da 3a Zona E l e i t o r a l , eátão sendo pro- cessados os pedidos de inscripção dos seguintes cidadãos:

O R L A N D O R I B E I R O (3.244), filho de Alexandre Ribeiro e de Eugenia Carvalho Ribeiro, nascido a 27 d e maio de 1891, no Districto Federal, commerciante, casado, com d o m i c i - lio eleitoral no districto m u n i c i p a l de S. Domingos.

Qualificação requerida, 31 Zona, n . 1.030.)

M A R I A L U I Z A D A S I L V A (3.245,', filho de João L u i z da S i l - va e de L u i z a Barbosa da Silva, nascido a 8 de outubro de 1903, em V i l l a Touros, .Estado do Rio Grande do X o r - le), commercio, solteiro, com domicilio eleitoral no d i s - tricto m u n i c i p a l de Santa R i t a . (Qualificação requerida.

7" Zona, n . 2.836.)

F.LEGIO S E T T I (3.246), filho de Humberto Setti e de E v a n - gclina de Souza Setti, nascido a 13 de setembro de 1916, em S. João Nepoinueeno (Estado de Minas Geraes), c o m mercio, solteiro, com d o m i c i l i o eleitoral no districto m u - nicipal de S. Domingos. (Qualificação requerida. 3"

Zona, n . 1.727.)

L U I Z P E R E I R A C O T T A (3.247). f i l h o de Casemiro P e r e i r a Cotia e de Rosa de Souza Coita, nascido a 24 de fevereiro de 1890, no D i s t r i c t o Federal, commercio, solteiro, com domicilio eleitoral no districto m u n i c i p a l de S. D o m i n - gos. (Qualificação requerida"!, 3* Zona, n . 1.718).

C . W . O S A L V E S D A S I L V E I R A (3.248), filho de. E r c h o n - wald Alves da S i l v e i r a e de M a r i a Augusta B a r r o s da.

Silveira, nascido a 22 de janeiro de, 1910, em R u y B a r b o - sa, (Estado da B a h i a ) , commercio, solteiro, com d o m i - cilio eleitoral n o - d i s t r i c t o m u n i c i p a l de S. Domingos.

(Qualificação requerida, 3* Zona, n . 1.720.]

N A D Y R C A M E R O N (3.219), f i l h a de Euripedes Cameron, e de E l v i r a Cameron. nascida a 11 de novembro de 1915,' no D i s t r i c t o Federal, commercio. solteira, com d o m i c i l i o eleitoral no districto m u n i c i p a l de São Domingos. (Qua- lificarão requerida. 3a Zona. n . 1.729.)

E D G A R D M I R A N D A (3.250). filho de Galdino Cicero de M i - randa Júnior e de Argentina Braga de Miranda, nascido a 4 de dezembro de 1900. (Estado de Amazonas), com- ercio, casado, cem domicilio eleitoral no districto m u - nicipal dé S. Domingos. (Qualificação requerida, 3* Zona n 1.728.)

A L B E R T O D A C O S T A F A R O .3.251), filho de Anthero da Costa F a r o e de Cecilia de F a r i a F a r o , nascido a 7 de a b r i l dé 1915, em Campos, (Estado do. Rio de J a n e i r o V commercio, solteiro, com d o m i c i l i o eleitoral, no districto m u n i c i p a l de S.. D o m i n g o s . . "(Qualificação requerida, 3a Zona, n . 1.725).

P E D R O L O P E S D O M 1 N G U E S F I L H O , ( 3 . 2 5 2 ' , filho de Pe- dro Lopes Domingues e de Julteta F r a n c i s c a da Rocha, nascido a 15 de março de 1916, no D i s l r i c l o Federal, commercio, solteiro, com domicilio eleitoral no districto m u n i c i p a l de S. Domingas. (Qualificação requerida. 3'-

Zona, n . 1.711) .

JOÃO C Y P R I A N O D A S I L V A . \3.253\ filho de João D o - mingos da S i l v a e d'e Gahriela Domingos da Silva, nas- cida a 26 de setembro de 1905, no Rio d e Janeiro, c o m - mercio, casado, com domicilio eleitoral no districto m u - n i c i p a l de S. Domingos. (Qualificação requerida, -V Zona, n . 1.707.)

N E W T O N D E A N D R A D E GUIMARÃES (3.254), filho d e A l - bino Guimarães e d e R i t a de Cássia Andrade Guimarães, nascido a 2 de maio de 1900, no Districto Federal, com- mercio, casado, com domicilio eleitoral no districto m u - nicipal de S. Domingos. (Qualificação requerida, 3*

Zona, n . 1.71.4.)

D i s t r i c t o Federal, 1 de outubro cie 1 9 3 5 . . — Pelo e=et'T«

vão, Maurício T e i x e i r a d e M e l l o .

E X P E D I Ç Ã O D E T Í T U L O S

JUIZO DA 7° ZONA ELTITORAL

De ordem do d r . j u i z eleitoral da sétima zona, da 2*

circumscripção do D i s t r i c t o Federal, faço publico, paru co-1 nhecimento dos interessados, que foram mandados e x p e d i r ' pelo d r . j u i z os titulos eeütoraes dos seguintes cidadões;

Faço publico, para os fins dos a r t s , 43 do Código e 25 ,t m ^u l m i r a Magalhães Pereira, f i l h a de Augusto de A l - H«ffkoento dos Juízos e Cartórios Eleitoraes, que por ' me i d a Magalhães e de C h r i s t i n a Canedo Maga-

(7)

Quinta-feira 3 B O L E T I M E L E I T O R A L Outubro de 1935 2253 lháes nascida a 31 de maio de 1888, D i s t r i c t o

Federal, residente na r u a S a n f A n n a n . 26. i u n c - cionaria publica, casada, com domicilio eleitoral no districto de S a n f A n n a . (Qualificação reque- rida) .

4.78S. M a n o e l d a Silva Bento, filiio de Joaquim Bento e de Mathilde Maria da Silva, nascido a 17 de janeiro de 1911. em Nictheroy. Estado do R i o de Janeiro, residente á rua Barros Sobrinho n . 13, empre- gado municipal, .solíeiro. com domicilio eleitoral no districto m u n i c i p a l de E s p i r i t o Santo. (Qua- lificação requerida) .

4.789. Vara da Rocha V i l l e l a . f i l h a de Octacf.io Miranda Rocha e de Rosa da Silva Rocha, nascida em .22 de Fevereiro de 1911, no Districto Federal, r e s i - dente á rua Miguel de F r i a s n . 25. domestica, c a - sada, com domicilio eehtoral no districto de E s - pirito Santo. (Qualificação requerida).

4.790. Manoel Leandro Nascimento, filho de Antônio L e a n - dro .Nascimento e de Maria Joana de Jesus, nas- cido a 10 de março de 1900, e m . Carangola. E s t a - do de Minas Geraes. residente á r u a Amoroso L i m a n . 129, commercio, solteiro, com d o m i c i - lio eleitoral no districto de E s p i r i t o E a n t o .

(Qualificação requerida)-.

4.791. Diogenes Alberto de Souza, filho de Antônio José de Souza e de Maria Antouia de Souza, nascido em 3 de dezembro de 1872. no D i s l r i c l o Federal, r e - sidente a . m a Carlos G o n v s n . 18, commercio, viuvo, com domicilio eleitoral no districto de E s - pirito Santo. .Qualificação r e q u e r i d a ) .

4.792. Miguel Vasconcellos. fi'ho de Octaviano Vasconcel- los L y r i o e de Virgínia d.ns Dores L y r i o . nascido, em 5 de junho de 1909. em Campos. Estado do Rio de Janeiro, rosidenle á r u a São Christovão n . 73, commercio. solteiro, -com domicilio eleitoral no districto m u n i c i p a l de E s p i r i t o Santo. (Qualifica- ção requei ida; .

4.793. Antônio Jorge Nassur, filho de Jorge Nassur. e de Maria Jorge Nassur.. nascido em 15 do agosto de 1904. no Districto Federal., 'residente, á r u a G e - neral Pedra n . 17, commercio. solteiro, com do- m i c i l i o eleitoral' no districto municipal dê Santa A n n a . (Qualificação requei i d a ) .

4.794. Waldemar F e r r e i r a dos Santos, filho de Pedro A n - tônio dos Santos e de Algemira F e r r e i r a dos San- tos, nascido em 31 a dezembro de 1900, no D i s - tricto Federal, residente, á m a S a n f A n n a n . 53, operário, casado, com domicilio eleitoral no dis- tricto m u n i c i p a l de S a n f A n n a . (Qualificação requerida)

4.795. Júlio Britto. filho ,de J u s l i n i a n o Manoel B r i t t o e de Maria Antonia B r i t t o , nascido a 8 de janeiro de 1900. em Canavieira. Esíado da B a h i a , residente, á r u a Pereira Franco n . 106, commercio, soltei- ro, com domici-io eleitoral no districto m u n i c i p a l de E s p i r i t o Santo. (Qualificação r e q u e r i d a ) . í . i t i o . João Baptista Tavares, filho de Manoel Tavares e de

E l i s a F l o r a Tavares, nascido a 2 de fevereiro de 1892, em São Paulo, residente, á r u a " General P e - dra n . 17 casa 1, commercio. casado, com d o m i - cilio leiforal no districto m u n i c i p a l de S a n f Anna.

(Qualificação' requerida)..

4.'/97. Paulo Dias da Cruz, filho de L o p o Dias da Cruz e de Adelina Dias da Cruz, nascido a 7 de maio de 1917 (, no D i s t r i c t o Federal, residente, a Praça da Republica n . 122, commercio, solteiro, c o m d o m i c i l i o eleitoral no districto de S a n f A n n a .

(Qualificação requerida).

4.798. Maria AÍves de Souza, 'filha de Ernesto Alves de Souza e de Thereza Alves de Souza, nascida a 18 de junho de 1915, no Districto Federal, residente, á r u a João Caetano n . 195. domestica, solteira, com domicilio eleitoral, no districto de S a n f A n n a .

(Qualificação r e q u e r i d a ) .

4.799. Miguel Siqueira, filho de Alcides Siqueira e de E d u a r - da Gomes de Siqueira, nascido a 20 de março de

1914, em Magé, Estado do R i o de Janeiro, r e s i -

dente á r u a A l p h a n . 15, commercio, solteiro, com domicilio eleitoral no districto municipal.de E s p i r i t o Santo. (Qualificação requerida.) 4.800. José de Souza Machado, filho de José dc Souza M a -

chado e dé Maria de JeSus, nascido a C de feve- reiro de 1907, no Districto Federal, residente á rua Nery P i n h e i r o n . 120, commercio,. casado, com domicilio eleitoral no districto municipal de E s p i r i t o Santo. (Qualificação requerida.) 4.801. Francisca de Vasconcellos Motta, filha de Malaquias

Nunes de Vasconcellos e de Maria Rodrigues de A*asconcellos, nascida a 30 de maio de 1905. em

Campos, Estado do Rio de Janeiro, residente á rua Nery P i n h e i r o n . 110, domestica, casada, com domicilio eleitoral no districto municipal de E s - pirito Sanlo. " (Qualificação requerida.)

4.802. José Silva Oliveira, filho de Manoel Silva Oliveira Júnior e de Tgnez Rosa da Conceição, nascido a 29 de junho de 1915, no Districto Federal, resi- dente á r u a do Livramento n . 136. commercio, casado, com domicilio eleitoral no districto m u - nicipal de Garnbôa. (Qualificação requerida.) 4.803. Júlio Fernandes Laranjeiras, filho de Maria da Silva

Braga, nascido a 7 de setembro de 1916, no D i s - tricto Federal, residente á rua Mendonça n. 9, commercio, solteiro, com domicilio eleitoral no districto municipal de E s p i r i t o Santo. (Qualifi- cação requerida.)

4-SOi. Gi.cki do Amaral, filho de Manoel Eduardo do A m a - ral e. de Alborina de Souza Amaral, nascido a 7 de agosto de 1909, em Santos, Estado de São Paulo, residente á r u a Visconde de Itaúna n . 32, com- mercio, solteiro com domicilio eleitoral no dis- tricto m u n i c i p a l de S a n f A n n a . (Qualificação r e - querida.)

4.805. \taualpa Silveira, filho de Francisco Augusto S i l - veira e de Ormezinda Silveira nascido a 12 de junho de 1915. no Districto Federal, residente á rua Júlio do Carmo n . 48, funecionario m u n i c i - pal, solteiro, com domicilio eleitoral no districto m u n i c i p a l de S a n f A n n a . (Qualificação reque- r i d a . )

4.800. Ernesto Argondizzo, filho de Júlio Argondizzo e du Maria Ancona, nascido a 13 de maio de 1916, no Districto Federal, residente á rua Visconde dc Itaúna n . 96, sobrado, operário, solteiro, com do- m i c i l i o eleitoral no districto municipal de Santa Anna. (Qualificação requerida.)

4.807. Joaquim de Souza, filho de Manoel Augusto de Souza e de M a r i a das Dores, nascido a 1 de dezembro de 1914, no districto Federal, residente & rua B e - nedicto Hyppolito n . 62, commercio, solteiro, com domicilio eleitoral no districto municipal de S a n f A n n a . (Qualificação requerida.)

4.808. Manoel dos Santos Rodrigues F i l h o , filho de Manoel dos Santos Rodrigues e de Cândida Goulart Ro- drigues, nascido a 15 do dezembro de 1916, no Districto Federal, residente á r u a de SanfAnna n . 188, sobrado, commercio, solteiro, com domi- cilio eleitoral no districto m u n i c i p a l .dc Santa A n n a . (Qualificação requerida.)

4.809. E u f r o s i n a Campos de Oliveira, filho de Christovão José Cardoso e de Joanna Maria da Conceição, nascido a 3 dc outubro de 1875, em Vassouras, Estado do Rio de Janeiro, residente á rua São Christovão n . 185, costureira, casada, com domi- cilio eleitoral no districto municipal de Espirito Santo. (Qualificação requerida.)

4.810. Alcides Alves da Silva, filho de Armando Alves da S i l v a e de Antonieta Lemos da Silva, nascido a l i de abril de 1911, no B r a s i l , residente á rua F r e i Caneca n . 125, compositor, casado, com do- m i c i l i o eleitoral no districto m u n i c i p a l de Santa A n n a . (Qualificação requerida.)

4 . 8 1 1 . L u i z F e r r e i r a dos Reis F i l h o , filho de L u i z Ferreira dos Reis e de M a r i a Magdalena F e r r e i r a dos Reis, nascido a 16 de maio de 1914, no Districto F e - deral, residente á r u a F r e i Caneca n . 92, estu- dante, solteiro, com domicilio eleitoral no distri*

cto m u n i c i p a l de S a n f A n n a . (Qualificação re- querida.}.

(8)

2254 Quinta-feira 3 BOLETIM- E L E I T O R A L Outubro de 1935 4.812. Domingos L a u r i a , filho de. Raphael L a u r i a e de A n n a

de L u c a L a u r i a , nascido a 1 dc maio de 1908, no Districto Federal, residente á r u a de S a n f A n n a n . 148, solicitador, casado', com domicilio eleitoral no districto municipal de S a n f A n n a . ( Q u a l i f i c a - ção requerida.).

4.813. Antônio Ferreira da Rocha, filho de F r a u c k l i n M a r - ques da Rocha e de Alecia M a r i a F e r r e i r a , n a s c i - do a 2 de Março de 1911, em P i r a r i b a Estado de Minas Geraes, residente a r u a Carlos Gomes n . 16, commercio, solteiro, com domicilio eleitoral no districto m u n i c i p a l de E s p i r i t o Santo ( Q u a l i - ficação requerida.)

4.814. Victor da Silva Carvalho, filho de Armando da S i l v a Carvalho e de M a r i a da Silva. Oliveira, nascido a 11 de julho de 1911, em Districto Federal, r e s i - dente á r u a Pinto s / n . , commercio, solteiro, com domicilio eleitoral no districto m u n i c i p a l de E s - p i r i t o Santo. (Qualificação requerida.)

4.815. Antônio Rodrigues da Costa, filho de Joaquim da Cos- ta e de Josepha Rodrigues da Costa, nascido a 15 de março de 1914, em D i s t r i c t o Federal, residente á r u a Machado Coelho n . 26, commercio, solteiro, com domicilio eleitoral no districto m u n i c i p a l de Espirito Santo. (Qualificação requerida.) 4.816. José Novaes Aguiar, filho de Manoel Aguiar Mello e

de Maria José de Novaes Aguiar, nascido a 17 de março de 1909, em Própria, Estado de Sergipe, residente á r u a S a n f A n n a n . 114, bacharelando, solteiro, com domicilio eleitoral no districto m u - nicipal de S a n f A n n a . (Qualificação requerida.) 4.817. Alcides Dias Lopes, filho de Carlos Manoel Dias L o -

pes e de Maria da G l o r i a Lopes, nascido a 17 de dezembro de 1909, em Districto Federal, residen- te á r u a Marquez de Pombal n . 118, commercio, solteiro, com domicilio eleitoral no districto m u - nicipal de Sanfxinna. (Qualificação requerida.) 4.818. Antônio Monteiro, filho de J o a q u i m Monteiro e de Maria Antonia, nascido a 24 de j u n h o de 1917, em Districto Federal, residente á r u a Benedicto H y p - polito n . 57 casa 4, commercio, solteiro com do- micilio eleitoral no districto m u n i c i p a l de S a n f A n n a . (Qualificação requerida.)

4.819. Augusto Martins da Silveira, filho de Ernesto F r a n - cisco da Silveira e de A n n a M a r t i n a da Silveira, nascido a 22 de outubro, de 1913, em Districto F e - deral, residente á r u a F r e i Caneca n . 4, funccio- nario municipal, solteiro, com domicilio eleitoral no districto m u n i c i p a l de S a n f A n n a . (Qualifica- ção requerida.)

4.820. Marcetlino Marella Ricehezza, filho de José Richezza e de Elisa Marella Ricehezza, nascido a 28 de o u - tubro de 1912, em Districto Federal, residente á rua SanfAnna n . 79, commercio, solteiro, com do- micilio eleitoral no disücto m u n i c i p a l de S a n f A n n a . (Qualificação requerida.)

.4,821. Risoleta de Carvalho Braga, f i l h a dé Antônio F r a n c i s - co de Carvalho e de Eulaflia Sá de Carvalho, nas- cida a 1 de agosto de 1909, c m Nictheroy, Estado do Rio de Janeiro, residente á r u a Marquez de Pombal n . 9, domestica, casada, com domicilio eleitoral no districto municipal dc S a n f A n n a .

(Qualificação requerida.)

4.822. JUenelau Abrenda cia Silva, filho de Manoel Antônio da Silva, e de Angelina Abrenda da Silva, nascido a 23 de julho cie 1908, em Districto Federal, r e - sidente á rua Marquez de Pombal n . 30, operá- rio, solteiro, com domicilio eleitoral no districto municipal de S a n f A n n a . (Qualificação reque- rida.)

4.823. Zira Pereira, filha de Feiiciano de Paulo P e r e i r a e de Leontina de Paula F e r r e i r a , nascida a 14 de fe- vereiro de 1914, em Districto Federal, residente á r u a Machado Coelho n . 78, domestica, solteira, com domicilio eleitoral no districto m u n i c i p a l de E s p i r i t o Santo. (Qualificação requerida.)

4.824. José Benedicto, filho de José Joaquim de F a r i a R o - cha e de Edwiges de Carvalho Rocha, nascido aí 25 de março de 1907, em Gaxamby, residente à

r u a Senador Euzebio n . 8, motorista, solteiro, eonl domicilio eleitoral no districto m u n i c i p a l de Sant' A n n a . (Qualificação r e q u e r i d a . )

4.825.. Alcides Bittencourt Anjo Coutinho, filho de E d m u n d o José de Sá Anjo Coutinho e de A r m i n d a Pinto, Bittencourt Anjo Coutinho, nascido a 23 de n o - vembro de 1909, em D i s t r i c t o . Federal residente!

a r u a Machado Coelho n . 32, despachante, casado,- com domicilio eleitoral no districto, m u n i c i p a l de.

E s p i r i t o Santo. (Qualificação requerida.) 4.826. João Carlos da Silva, filho de Antônio Carlos da S i l -

va e de Rosalina M a r i a da Conceição, nascido a 10 de setembro de 1905, em Districto Federal, re- sidente á r u a Marquez de Sapucahy n . 120, guar- da policia m u n i c i p a l , casado, com domicilio elei- toral no districlQ m u n i c i p a l de S a n f A n n a . ^Qua- lificação requerida.)

4.827. Antônio Ramalheira de Siqueira, filho de Benedicía P a u l a do Nascimento, nascido a 6 de junho de 1909, uo D i s t r i c t o Federa', residente á r u a Carlos Gomes

n . 131, commercio, casado, c o m domicilio eleitoral np districto m u n i c i p a l de E s p i r i t o Santo. ( Q u a i l i - fícação r e q u e r i d a . )

4.828. Manoel da Fonseca Motta, filho de Antônio da Fonseca Motí-a e do M a r i a da Moita, nascido a S de janeiro de 1893, no D i s t r i c t o Federal, residente á r u a Se- nador Euzebio n . 38, commercio, casado, com do- m i c i l i o eleitoral no districto m u n i c i p a l de Santa A n n a . CQualificação requerida.)

4.829. Carlos Gomes Picado, filho de Napoleão Picado e de R i t a Gomes Picado, nascido a 4 de novembro do 1901, em Natal, Estado do R i o Grande do Norte, residente á r u a D . M i n e r v i n a n . 82, funecionario publico, viuvo, com domicilio eleitoral no dislrieto m u n i c i p a l de E s p i r i t o Santo. (Qualificação r e - querida .)

4.830. A b i l i o Nogueira, filho de Clovis Nogueira e de A n t o - n i a D i a s Nogueira, nascido a 11 de maio de 1914, em Campos, Estado do Rio de Janeiro, residente á r u a Pessoa de B a r r o s n . 18, commercio, solteiro, com domicilio eleitoral no districto m u n i c i p a l de E s p i r i t o Santo (Qualificação requerida.)

4.831. José P e r e i r a dos Santos, filho de Theodorico P e r e i r a dos Santos e de A l v i n a da S i l v a Pimenta, nascido a 4 de dezembro de 1900, em P a l m i t a l , Estado do R i o de Janeiro, residente á r u a A l f a sem numero, operário, casado, com d o m i c i l i o eleitoral no d i s t r i - cto .municipal de E s p i r i t o Santo.. (Qualificação, r e - querida.")

4.832. E d u a r d o Santiago, filho de F i r m i n a Santiago, nascido a 7 de dezembro de 1912, no D i s t r i c t o Federal, r e - sidente á r u a do P i n t o sem numero, solteiro, ope- rário, com domicilio eleitoral no districto m u n i c i - pal de E s p i r i t o Santo. (Qualificação requerida..) 4.833. Regino José de A l m e i d a , filho de Torquato José de A l - meida e de B e n v i n d a das Candeias Barbosa, nascido a 6 de janeiro de 1910, em Caxias, Estado do Rio de Janeiro, residente á r u a Machado Coelho n u m e - ro 79, commercio, solteiro, com domicilio eleitoral no districto m u n i c i p a l de E s p i r i t o Santo. (Quali- ficação r e q u e r i d a . )

4.834. José Hildebrando da Cunha Porto, filho de José Un>

belino da Cunha Porto e de E l i z i a r i a da Cunha P o r - to, nascido a 20 de março de 1904, em Alagoas, r e - sidente á r u a F r e i Caneca n . 115, motorista, s o l - teiro, com domicilio eleitoral no districto m u n i c i - pal de S a n f A n n a . (Qualificação requerida.) h.-835. M a r i a Esteves, filho de José J o a q u i m Esteves e de M a -

r i a Mazza Esteves, nascido a 3 de abril de J912, no Districto Federal, residente á r u a Santa M a r i a , sem numero, empregado m u n i c i p a l , solteiro, com domicilio eelitoral no districto m u n i c i p a l de E s p i - rito Santo. (Qualificação requerida.)

4.836. Nelson. Romeu Maggiotto, filho de Ângelo Maggiofto• <S de E l v i r a Maggiotto, nascido a 5 de março de 1910;

em Petropolis, Estado do R i o de Janeiro, residente á r u a Corrêa Vasques n . 52, commercio, solteiro, com domicilio eleitoral no districto m u n i c i p a l dé E s p i r i t o Santo. (Qualificação r e q u e r i d a . )

(9)

Quinta-feira 3 B O L E T I M E L E I T O R A L Outubro de 1935 2251 11.837. Alberto de Oliveira, f i l l w de Manoel P o r f i r i o B r u n o

<te O l i v e i r a e dé L a u r i a n a Augusta da S i l v a O l i v e i - ra, nascido a 30 de outubro de 1913, no D i s t r i c t o Federal, residente á r u a da A m e r i c a n . 217, f u n c - cionario publico, solteiro, com domicilio eleitoral no districto m u n i c i p a l de Ganibôa. (Qualificação r e - querida.)

4.838. Antônio Filgueiras, filho-de Antônio José Fílgueiras e d'e Antonina Maris dos Santos, nascido a 3 de j u l h o de 1900, no Estado do Rio de Janeiro, residente á rua S a n f A n n a n . 17, electrecista, solteiro, com do- m i c i l i o eleitoral no districto m u n i c i p a l de Santa A n n a . (Qualificação requerida.)

'4.839. José Pereira de Souza Sobrinho, filho de Antônio P e - r e i r a de Souza e de Deolinda Augusta de Moraes, nascido a 6 de março de 1917, em S. Paulo, r e s i - dente á r u a General Pedra n . 61, empregado p u - blico, solteiro, com domicilio eleitoral no districto m u n i c i p a l de S a n f A n n a . (Qualificação requerida.) 4.840. D i r c e u D i a s , - f i l h o de Antônio de O l i v e i r a Dias e de Olga Telles de Menezes Dias, nascido a 9 de novem-

bro de 1914, no D i s t r i c t o Federal, residente á r u a SanfAnna, empregado m u n i c i p a l , solteiro, com do- micilio eleitoral no districto m u n i c i p a l de Santa A n n a . (Qualificação requerida.)

4.841. A b e l L u i z Duarte, filho de Rosendo L u i z Duarte e de Carolina Magdalena Duarte, nascido a 25 de março de 1912, no Districto Federal, residente á r u a Araú- jo V i a n n a n . 127, commercio, casado, com' d o m i c i - lio eleitoral no districto m u n i c i p a l de E s p i r i t o Santo. (Qualificação requerida.)

4.84-2. Oswaldo da Conceição, filho de Julieta F e r r e i r a M a - chado, nascido a 1 de outubro de 1913, em A r e a i , Estado do Rio de Janeiro, residente á r u a São D i n i z n . 17, commercio, solteiro, com domicilio eleitoral no districto m u n i c i p a l de E s p i r i t o Santo. ( Q u a l i - ficação requerida.)

4.843. A l t a i r de Alvarenga, filho de Júlio Gomes de A l v a r e n - ga e de Eúridice Guimarães de Alvarenga, nascido a 28 de abril de 1914, uo Districto Federal, r e s i - dente á r u a Senador Euzebio n . 224, preposto de despachante, casado, com domicilio eleitoral no districto m u n i c i p a l de S a n f A n n a . (Qualificação requerida.)

4.844. José Marques da S i l v a , filho de J o a q u i m Marques da S i l v a e de M a r i a Isabel do A m o r D i v i n o , nascido a 6 de outubro de 1891, em Santo Amaro, Estado da B a h i a , residente á r u a Senador Euzebio n . 224, sobrado, commercio, casado, com domicilio eleito- ral no districto m u n i c i p a l de S a n f A n n a . ( Q u a l i - ficação requerida.)

4.845. Mariano Ribeiro Belém, filho de José Ribeiro Belém e de Joaquina Gomes Belém, nascido a 2 de março de 1895,, em União, Estado de Alagoas, residente á avenida Salvador de Sá n . 182, amanuense, viuvo, com domicilio eleitoral no distrfcto m u n i - cipal de E s p i r i t o Santo. (Qualificação requerida.) 4,'8-i6.Oicero de Araújo Costa, filho de Antônio F e r r e i r a de

Araújo e de M a r i a Augusta Costa, nascido a 16 de dezembro de 1908, em Palmeiras, Estado de A l a - goas, residente á r u a Sara n . 15, commercio, c a - sado, com domicilio eleitoral no districto m u n i c i - pal de E s p i r i t o Santo. (Qualificação requerida.) 4.847. José Antônio de Araújo, filho de José Antônio de Araújo

e de Raquel Garcez de Araújo, nascido a 7 de junho de 1914, no Districto Federal, residente á r u a V i s - conde Itauna n . 96, estudante, solteiro, com d o m i - cilio eleitoral no districto m u n i c i p a l de S a n f A n n a .

(Qualificação requerida.)

4.848. Izabel Pires Gomes, f i l h a de Bento Ribeiro Júnior e de Joanna da Cunha Pires, nascida a 2 de j u l h o de 1907, no D i s t r i c t o Federal, residente á r u a Santa A n n a n . 8, operaria, viuva, com domicilio eleitoral no districto m u n i c i p a l de S a n f A n n a . (Qualifica- ção requerida.)

4.649.. Carlos F e r r e i r a dos Santos, filho dü Antônio F e r r e i r a dos Santos e de D e l p h i n a Augusta G a r c i a Santos, nascido a 26 de fevereiro de 1898, no Districto F e - deral, residente á r u a São Christovão n . 86, c o m - mercio, casado, com domicilio eleitoral no districto

m u n i c i p a l de E s p i r i t o Santo. (Qualificação reque- r i d a . )

4.850. Alberto Regis da Silva F i l h o , filho de .\lberto Regis da S i l v a e de A l z i r a Gomes da Silva, nascido a 10!

de março de 1906, no Districto Federal, residente á r u a General Pedra n . 61, commercio, solteiro, com domicilio eleitoral do- districto municipal de Sant,Ann'a. (Qualificação requerida.)

4 . 8 5 1 . Benedicto Nascimento, filho de A n n a Theodolina de Queiroz, nascido a 27 de agosto de 1911, em São Salvador, Estado da B a h i a , residente á r u a do Pinto sem numero, operário, solteiro, com domi- cilio eleitoral no districto m u n i c i p a l de Espirito Santo. (Qualificação requerida.)

4.852. João E m y g d i o F e r r e i r a da Silva F i l h o , flho de João E m y g d i o F e r r e i r a da Silva e de Maria Celeste F e r - r e i r a d a Silva, nascido a 24 de fevereiro de 1915, em B o a V i s t a , Estado de Pernambuco, residente á r u a Correia Vasques n . 36, commercio, solteiro, com domicilio eleitoral no districto municipal de E s p i r i t o Santo. (Qualificação requerida.)

4.853. E r m e i i n d a Bastos de Oliveira, filha de Bernardo T e i - x e i r a de Carvalho e de A n n a G u i l h e r m i n a Machado Bastos, nascida a 26 de maio de 1884, no Districto Federal, residente á r u a A l f a sem numero, do- mestica, viuva, com domicilio eleitoral no districto m u n i c i p a l de E s p i r i t o Santo. (Qualificação reque- r i d a .

4.854. Salvador Pereira da Rocha, filho de Pedro Pereira da Rocha e de Carmen de Jesus da Rocha, nascido a 15 de junho de 1914, no Distdicto Federal, r e s i - dente á r u a Santo Christo n . , 138, commercio, sol- teiro, com domicilio eleitoral no districto m u n i - cipal de Gamboa. (Qualificação recorrida.) 1.855. Fioravante Vivacqua, filho de Eugênio Vivacqua e de

P h i l o m e n a Allevasto. nascido a 20 dc setembro de J911, nõ Districto Federal, residente á r u a A m o - roso L i m a n . 136, commercio, casado, com domi- cilio eleitoral no districto m u n i c i p a l de Espirito Santo. (Qualificação requerida).

4.856. Francisco Lousada, filho de Américo Lousada e de M a r i a Lousada, nascido a 20 de março de 1904, em Uberaba, (Estado de Minas Geraes), residente a Praça da Republica n . 19. commercio, casado, com domicilio eleitoral no districto municipal de S a n f - A n n a . (Qualificação requerida).

4.S57. Christovam A l m e i d a Cavalcante, filho de Manoel A l - meida Cavalcante e dé Maria Almeida Cavalcante, nascido a 26 de agosto de 1910, em Baturité, (Es- tado do Ceará), residente á -rua General Pedra n . 44, commercio, solteiro, com domicilio eleito- r a l do districto m u n i c i p a l de S a n f A n n a . (Quali- ficação requerida).

4.858. Orlando do Nascimento Paula, filho de Casemiro do.

Nascimento P a u l a e de Albertina do Nascimento Pereira, nascido a 10 de abril de 1917, no D i s t r i - cto Federal, residente á r u a Visconde de Itaúna n . 175, 3° andar, estudante, solteiro, com d o m i - cilio eleitoral no districto m u n i c i p a l de S a n f A n - n a . (Qualificação requerida).

4.859. João Fiedro Ventura, filho de Pedro Ventura e de M a - r i a Ventura, nascido a 28 de agosto de 1909, no Estado do Rio de Janeiro, residente á r u a F r e i Caneca n . 10 sobrado, commercio, casado, com domicilio eleitoral no districto municipal de S a n f - A n n a . {Qualificação requerida).

4.860. Ernesto Baptista Rio. filho de José Martins do Rio e de M a r i a A d e l m a Baptista Rio, nasoido a 2 de outubro de 1914, em Refice, (Estado de Pernam- buco), residente á r u a S a n f A n n a numero 144.

fundos, funceionario publico, casado, com do- m i c i l i o e l e i t o r a l no districto m u n i c i p a l de S a n f - A n n a . (Qualificação r e q u e r i d a ) .

4 . 8 6 1 . João Francisco F e r r e i r a , filho de José Francisco F e r r e i r a e de E m i l i a de Oliveira, nascido a 27 de novembro de 1876, no Districto Federal, re- sidente á r u a Miguel de F r i a s n . 83, viuvo, ope- rário, com domicílio eleitoral no districto m u - n i c i p a l de E s p i r i t o Santo. (Qualificação reque*

rídaj.

Referências

Documentos relacionados

(Districtos municipaes de Ajuda, Santo Antônio e Ilhas) Juiz — Dr, Fructuoso Moniz Barreto de Aragão Escrivão — Dr. Jitnlio de 1935, — Fructuoso Mona Barreto

SEGUNDA ZONA ELEITORAL (Districto municipal de São José) Juia — Jlr.. Martinho Garcez Caldas Barreto Escrivão

commercio, solteiro, com domicilio eleitoral ao districto municipal de Meyer e residência a rua Coronel Cota n. Natal de Oliveira, filho de Joaquim José de Oliveira e de Maria

mero 184, domestica solteira-com domicilio eleitoral' no districto municipal de SanfAnna. José Gonçalves filho de' Vicente-Borges e de Maria dr. 34, operário, casado, com

(3,042), filho de Manoel Pereira e de Rosa Ribeiro, nascido a 12 de julho de 1911, no Districto Federal, solteiro, com domicilio eleitoral no districto m u - nicipal de

97-sobrado (Transferencia do titulo eleitoral numero 4.688. Isolino Marcolino Bezerra '1.929), filho de José Alvas Bezerra, nascido a l de abril de 1894, r o districto

Francisco de Paula Rocha Làgôa Filho Escrivão Dr... Martinho Garcez Caldas Barreto Escrivão

juiz municipal do termo de São José de Piranhas, servindo o cartório do es- crivão do Juri, com um identificador... Cartório eleitoral — O do escrivão, Manoel Bulcão da Silva,