• Nenhum resultado encontrado

Apostila Sobre Acordes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apostila Sobre Acordes"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)
(2)

Cover Guitarra 21

Já parou para pensar que, na maior parte do tempo, não estamos

solando, mas fazendo acordes para acompanhar vocalistas,

solos de outros instrumentistas e bases em geral? O professor

Mateus starling ensina, sem medo de errar, que a ferramenta

mais importante para um guitarrista é ter um amplo vocabulário de

acordes e fluência na execução dos mesmos. e isso independe se

você toca rock, metal, funk, jazz, fusion, country ou música brasileira.

CaMinHOs e

aCOrDes

CONCEITOS DE

(3)

Os acordes estão presentes em qualquer estilo e, certa-mente, uma boa fundação e conhecimento dos mesmos são um diferencial que você leva consigo para shows e gravações, além de ser uma grande ferramenta composicional e para criação de arranjos.

A guitarra é um instrumento melódico e harmônico, ou seja, podemos usá-la para executar melodias, acordes ou ambos ao mesmo tempo. Sendo assim, a melhor visão instrumental é aquela que relaciona acordes com linhas melódicas. Melhor dizendo: acordes, harmonias e improvisos devem andar jun-tos, pois estão diretamente relacionados.

Se você almeja ser um músico de estúdio ou sideman re-quisitado, certamente ter um vasto conhecimento de acordes é prioridade. Portanto, não há limite para conhecer os acor-des, mesmo em um instrumento em que geralmente usamos apenas quatro dedos da mão para executá-los, pois as possi-bilidades são quase que infinitas.

Pensando nisso, resolvi elaborar uma série de conceitos

que possa levar você a criar uma fundação essencial para to-car qualquer estilo de música. Não tenho a pretensão de ela-borar um dicionário de acordes, nem um guia definitivo sobre o assunto. Porém, quero apenas mostrar ferramentas, caminhos e conceitos que acredito serem essenciais para aqueles que querem ter uma boa fundação de acordes e que desejam bus-car novos horizontes para obter diferentes sonoridades.

O guitarrista e professor Mick Goodrick foi responsável por parte do conhecimento que vou repassar aqui sobre como tocar os acordes organizadamente em ciclos - fui apresenta-do a este sistema quanapresenta-do estudei com ele há alguns anos. Estudar em ciclos é essencial para aprendermos todas as inversões em qualquer corda ou região, além de ser uma ma-neira clara de visualizarmos as vozes guias.

Começaremos pelas tríades por entender que elas são a fundação para desenvolver acordes mais complexos. Além dis-so, elas estão presentes em praticamente qualquer gênero de música, seja em estilos musicais simplíssimos ou modernos.

tríades

Tríade maior (fechada) - primeiramente, vamos aprender as

tríades maiores na forma fechada, ou seja, com as notas em-parelhadas em terças. Desta maneira, a estrutura fundamen-tal seguirá a formula T, 3ª, 5ª. Podemos também inverter as tríades ou qualquer outro acorde, e a primeira inversão fica sendo 3ª, 5ª, T e a segunda 5ª, T, 3ª.

No exemplo ao lado, as tríades aparecem em uma seqü-ência horizontal com o intuito de melhor observarmos como ela funciona no braço do instrumento. No primeiro gráfico (tom: C maior), demonstro as tríades e suas inversões nas

três últimas cordas da guitarra. Observe que a primeira tría-de que aparece é a 2ª inversão, pois é a primeira disponível para C maior no braço do instrumento, seguida pela forma fundamental e a 1ª inversão. Se continuarmos andando ho-rizontalmente, os desenhos voltarão a se repetir. Para você entender as nomenclaturas, T = tônica, 3ª = terça do acorde, 5ª = quinta do acorde. Os números romanos correspondem a casa da guitarra.

É de suma importância visualizar onde estão os intervalos ao longo do instrumento e saber a sua relação para com a tônica. Nos gráficos que se sequem, continuo com o mesmo esquema horizontal, mas usando as outras cordas.

Tríades maiores fechadas na forma horizontal (C):

tríaDes

(4)

Cover Guitarra 23

Continuação Tríades maiores fechadas na forma horizontal (C)

(5)

CAPA

Tríade aumentada(fechada) - para chegarmos às tríades

au-mentadas, basta elevarmos a 5ª meio tom acima de sua for-ma fundamental, ou seja, a 5ª justa agora será 5ª aumentada (#5). Então, teremos esta estrutura: fundamental: T,3ª,#5ª /

primeira inversão: 3,#5ª,T / segunda inversão: #5ª,T,3ª.

Ciclos de quartas e quintas - além de aprender as

tría-des na direção horizontal, também é necessário visualizar as mesmas de forma vertical. Além disso, é extremamente importante tocar as tríades nas doze tonalidades. Para isso, você pode usar os ciclos:

Tríades menores (fechada) - vamos partir agora para as tríades menores fechadas usando o mesmo conceito horizontal, no

tom de C menor. A formula será fundamental: T,b3,5ª / 1ª inversão: b3,5ª,T / 2ª inversão: 5ª, T, b3. Tríades menores fechadas na forma horizontal (C-)

Para utilizar os ciclos, toque conforme o gráfico apresen-tado anteriormente na tonalidade de C. Depois, transfira os

shapes para a tonalidade de F, depois Bb e assim

suces-sivamente. Este é um trabalho essencial para aqueles que não querem ficar presos às tonalidades mais “guitarrísticas”. Lembre-se que os tons preferidos por instrumentistas de so-pro são os que contêm bemóis.

Ciclo de 4ªs: C,F,Bb,Eb,Ab,Db,Gb,B,E,A,D,G; Ciclo de 5ªs: C,G,D,A,E,B,F#,C#,G#,D#,A#,F.

(6)

Cover Guitarra 25

Tríade diminuta (fechada) - para chegar às tríades diminutas,

basta utilizar a 5ª diminuta (b5) no lugar da 5ª justa. Sendo assim, teremos a fórmula fundamental: T,b3,b5 / 1ª inversão:

b3,b5,T / 2ª inversão: b5, T, b3. Não esqueça de aprender

também na forma vertical e colocar nos ciclos de 4ªs e 5ªs. Já que você aprendeu as quatro modalidades de tríades, devemos visualizá-las agora dentro do campo harmônico.

Primeiramente, vamos colocá-las dentro do campo harmô-nico maior (I, II-, II-, IV, V, VI-, VIIº), que, no tom de C, fica assim: C, D-, E-, F, G, A-, Bº. Pensando no ciclo 2, que nada mais é que mover as tríades em intervalos de 2ª, vamos conectar as tríades usando voice leading (voz guia), que significa usar as notas agudas do acorde como base de nossa conexão.

Ciclo de voice lead (voz guia) - existem cinco possibilidades

de ciclos que, na prática, se movem desta maneira:

Ciclo 2: I, II-, II-, IV, V, VI-, VIIº (se movem em intervalos de segunda); Ciclo 3: I, III-, V, VIIº, II-, IV, VI- (se movem em intervalos de terça); Ciclo 4: I, IV, VIIº, III-, VI-, II-, V (se movem em intervalos de quarta); Ciclo 5: I, V, II-, VI-, III-, VIIº, IV (se movem em intervalos de quinta); Ciclo 6: I, VI-, IV, II-, VIIº,V, III- (se movem em intervalos de sexta).

Para aqueles que querem ir mais profundamente aos ci-clos, recomendo o livro de Goodrick, Almanac of Guitar Voice

Leading, Vol. 1 como referência.

É também importante utilizar o mesmo conceito para os campos harmônicos da menor melódica, menor harmônica e maior harmônica. A seguir, demonstro o ciclo 2 em C menor melódica (I-, II-, bIII+, IV, V, VIº, VIIº). É interessante observar que estas tríades também são uma ótima opção como voices para B7(alt), já que a escala de B alterada nada mais é que C menor melódica (C-, D-, Eb+, F, G, Aº, Bº). Experimente esta seqüência sobre um baixo pedal em B.

(7)

CAPA

Tríade maior (aberta) - Agora vamos abordar as tríades abertas, que nada mais são que a segunda nota da tríade deslocada

uma oitava acima. Pegaremos sempre a segunda nota da tríade fechada, independentemente da inversão, e a deslocaremos uma oitava acima. Chegaremos a esta formula: fundamental: T, 5ª, 3ª / 1ª inversão: 3ª, T, 5ª / 2ª inversão: 5ª, 3ª, T.

Tríade aumentada (aberta) – aplique aqui o mesmo princípio das tríades fechadas para obter a tríade aberta aumentada, ou seja,

uti-lize a #5 no lugar da 5ª justa para chegar a esta fórmula: fundamental: T, #5ª, 3ª / 1ª inversão: 3ª, T, #5ª / 2ª inversão: #5ª, 3ª, T.

(8)

Cover Guitarra 27

Tríade diminuta (aberta) - os mesmo princípios que utilizados

para as tríades fechadas serão aplicados para obtermos as tría-des abertas diminutas, ou seja, basta utilizarmos a b5 no lugar da 5ª justa e manteremos o restante da estrutura do acorde idêntica às tríades menores abertas. A formula é Fundamental:

T, b5, b3 / 1ª inversão: b3, T, b5 / 2ª inversão: b5, b3, T. Tal

Continuação Tríade menor (aberta)

como nos exemplos anteriores, é importante que você coloque o material em doze tonalidades, utilizando os ciclos de 4ªs e 5ªs, e também usar os ciclos de 2ª a 7ª de voice leading.

Veja o ciclo 2 de tríades abertas no campo harmônico maior de C e, na seqüência, no campo harmônico de C me-nor melódica.

(9)

CAPA

Agora que exploramos exaustivamente as tríades, adentra-mos ao mundo das tétrades, que, de certa forma, são prolon-gamentos da tríade, ou seja, se continuássemos a empare-lhar em terças na tríade maior (T, 3ª, 5ª), chegaríamos a uma tétrade maior (T, 3ª, 5ª, 7ª).

Diferentemente das tríades, não é tão popular tocar em forma seqüencial as tétrades no instrumento. Por isso, é mui-to comum usarmos o deslocamenmui-to de notas na parte interna na estrutura das tétrades para criarmos shapes mais

“guitar-tétraDes

risticos”. Os mais comuns são o drop 2 e drop 3.

Goodrick organizou os drops da seguinte forma: drop 2 (T, 5ª, 7ª, 3ª), drop 3 (T, 7ª, 3ª, 5ª), drop 2 & 3 (T, 3ª, 7ª, 5ª), drop 2 & 4 (T, 5ª, 3ª, 7ª) e duplo drop 2 & 3 (T, 7ª, 5ª, 3ª). Desta maneira, cobrimos os cinco tipos de drops possíveis para uma tétrade. Devido a falta de espaço, me limitarei a demonstrar apenas os drop 2, mas encorajo-o a testar os outros drops. Garanto que você vai surpreen-der com essas possibilidades.

Tétrade maior aumentada (drop 2) - para obtermos as tétrades aumentadas, basta utilizarmos a 5ª aumentada (#5) no lugar

da 5ª J. A fórmula é fundamental: T,#5,7ª,3ª / 1ª inversão: 3ª,7ª,T,#5 / 2ª invesão: #5,T,3ª,7ª / 3ª inversão: 7ª,3ª,#5,T. Quero mais uma vez salientar a importância da prática das doze tonalidades utilizando os ciclos de 4ªs e 5ªs para o desen-volvimento e aprendizado das tétrades, assim como o entendimento na forma vertical e também no ciclo de voice leading, que exemplificarei mais adiante.

Tétrade maior (drop 2) – ao lado, demonstro as inversões das tétrades de C7M drop 2 em todas as cordas e em toda extensão

do braço. A fórmula é fundamental: T,5ª,7ª,3ª / 1ª inversão: 3ª,7ª,T,5 / 2ª inversão: 5,T,3ª,7ª / 3ª inversão: 7ª,3ª,5ª,T. Observe que o padrão drop 2 (deslocamento da segunda nota da estrutura) vale para todas as inversões.

(10)

Cover Guitarra 29

Tétrade dominante (drop 2) - esta nada mais é que a tríade maior com a sétima menor, que caracteriza o V grau do campo

har-mônico por possuir o trítono (b7,3). Sendo assim chegamos a esta fórmula: Fundamental: T,5ª,b7,3ª / 1ª inversão: 3ª,b7,T,5

/ 2ª inversão: 5,T,3ª,b7 / 3ª inversão: b7,3ª,5ª,T.

Para chegarmos a tétrade dominante b9 (ex: G7b9), basta subirmos em meio tom a tônica do acorde, chegando então a uma tétrade diminuta.

(11)

CAPA

tétrades menores (drop 2): Fundamental: T,5ª,b7,b3 / 1ª inversão: b3,b7,T,5ª / 2ª inversão: 5ª,T,b3,b7 / b3 inversão: b7,b3,5ª,T.

Tétrades meio diminuta ou -7 b5 (drop 2) - para chegar às tétrades meio diminutas basta utilizar a 5ª diminuta (b5) no lugar

da 5ª J. A fórmula é Fundamental: T,b5,b7,b3 / 1ª inversão: b3,b7,T,b5 / 2ª inversão: b5,T,b3,b7 / 3ª inversão: b7,b3,b5,T.

Tétrades diminutas (drop 2) - pela tétrade meio diminuta

chegare-mos às tétrades diminutas. Para isso basta que abaixechegare-mos b7 em meio tom, resultando em bb7. A nota que antes era b7 (Bb) agora será Bbb (leia-se “Si dobrado bemol”), que, enarmonicamente, é a

mesma coisa que A (Lá). A fórmula é fundamental: T,b5,bb7,b3 /

1ª inversão: b3,bb7,T,b5 / 2ª inversão: b5,T,b3,bb7 / 3ª inversão: bb7,b3,b5,T. As inversões dos acordes diminutos são idênticas e

(12)

Cover Guitarra 31

Continuação Tétrades diminutas (drop 2)

Tétrade menor com a sétima maior (drop2) - ainda baseado na estrutura da tétrade menor, podemos chegar à tétrade menor

com sétima menor, que apresentará esta estrutura: fundamental: T,5ª,7,b3 / 1ª inversão: b3,7,T,5ª / 2ª inversão: 5ª,T,b3,7 /

3ª inversão: 7,b3,5ª,T.

Tétrade maior com a sexta maior (drop 2) – por fim, aproveitando a estrutura da tétrade menor, perceba que os acordes

maiores com a sexta nada mais são que os próprios acordes menores vistos harmonicamente de uma diferente ótica. C-7 (Eb,Bb,C,G) 1ª inversão nada mais é que Eb6 no estado fundamental. Sendo assim teremos a fórmula fundamental: T,5ª,6ª,3ª

/ 1ª inversão: 3ª,6ª,T,5ª / 2ª inversão: 5ª,T,3ª,6ª / 3ª inversão: 6ª,3ª,5ª,T.

Tétrade menor com a sexta maior (drop 2) – a fórmula é fundamental: T,5ª,6,b3 / 1ª inversão: b3,6,T,5ª / 2ª inversão: 5ª,T,b3,6

/ 3ª inversão: 6,b3,5ª,T. É interessante visualizar esta tétrade como inversão dos acordes meio diminutos e vice-versa. Por

(13)

CAPA

Continuação Tétrade menor com a sexta maior (drop 2)

Agora que você aprendeu as tétrades básicas, você deve aplicar os conceitos anteriores também às tétrades (ciclo de 4ªs e 5ªs) e também ao ciclo de voice lead. Ao lado, demonstro o ciclo de tétrades no campo harmônico de C maior ciclo 2.

acordes quartais

As harmonias quartais são uma grande ferramenta para a produção de acordes com uma estrutura um pouco menos definida, exatamente por derivar de um empilhamento de quartas. Esse tipo de acorde tem uma sonoridade particular e deve ser explorado tanto na forma fundamental quanto em suas inversões.

Diferentemente de como mostrei nos exemplos anteriores, indicando cada acorde na sua qualidade e inversões, acho mais interessante visualizar as quartas sem pensar

indivi-dualmente em grau, ou seja, mesmo que a tônica do bloco (shape) esteja em C, gosto de visualizar este bloco como pos-sibilidade para qualquer outro acorde do campo harmônico em que ele se encontre. Normalmente, quando utilizamos as quartas, é interessante passear por entre os blocos, mesmo que o acorde seja estático, como na harmonia do standard “So What?”, em que o acorde é D – dórico e o pianista usa os blocos (D,G,C,F) e (E,A,D,G) de forma intercalada.

Veja na página ao lado o gráfico da harmonia em quartas no tom de C maior:

(14)

Cover Guitarra 33

(15)

CAPA

Agora no campo harmônico de C- melódica:

Agora que você viu o empilhamento harmônico em quartas ao longo do campo harmônico maior e da menor melódica cobrindo toda extensão do braço da guitarra, partiremos para as inversões.

Primeiramente, abordarei o bloco (C, F, B, E) para expli-car como funciona a inversão dos blocos de quartas. Pegue estas quatro notas e coloque-as de uma forma seqüencial.

Então, (C, F, B, E) se tornará (C, E, F, B), que é a seqüência dentro da escala maior. Sendo assim, as inversões irão deri-var desta escala.

Usando as inversões, vamos observar que a nota do acor-de buscará a nota mais próxima das notas disponíveis da escala, fazendo um voice lead.

(16)

Cover Guitarra 35

(17)

CAPA

Lembre-se que as notas da escala maior que temos dispo-níveis são C, E, F e B. Sendo assim, no primeiro bloco (C, F, B, E) a nota mais próxima para o Dó (C) caminhar é o Mi (E); a segunda nota, Fá (F), caminhará para o Si (B); a nota Si (B) para o Dó (C) e o Mi (E) para o Fá (F). E assim acontecerá com todas as inversões, como demonstro ao lado:

EFBC BCEF FBCE ESCALA: CEFB     ACOrDE

tétrade com tensão 9 – o uso das tensões nas tétrades é muito comum, principalmente no ambiente do jazz e da música

bra-sileira. Seria quase um sacrilégio tocar um standard do real Book sem acrescentar tensões aos acordes propostos. A maioria dos guitarristas costuma usar as tensões em acordes na forma fundamental. Portanto, usarei este espaço para exemplificar as inversões de algumas tétrades que acredito serem muito interessantes.

Pegaremos primeiramente o conhecido acorde C7M(9), que tem a seguinte estrutura: (T, 3, 7, 9) e trabalharemos as suas inversões ao longo do braço (veja na página ao lado):

Obs: no gráfico acima, a nota mais grave do acorde está na parte inferior e cada acorde está empilhado na forma vertical. Exemplificando, no campo harmônico de C maior temos esta configuração: fundamental: C,F,B,E / 1ª inversão: E,B,C,F / 2ª

(18)

Cover Guitarra 37 Observe agora o raciocínio que precisamos ter para chegarmos às inversões. A estrutura inicial do acorde tem as notas C, E, B e D. Colocando-as de forma seqüencial dentro da escala maior, que é de onde este acorde é derivado, chegamos a seqüência C, D, E, B. É o mesmo raciocínio que usamos na inversão das quartas.

DEBC BCDE EBCD ESCALA: CDEB     ACOrDE

Algumas das inversões são bem abertas e vão exigir uma boa flexibilidade para sua execução, mas tenha em mente que a mesma inversão pode ser feita em outras localidades e tonalidades mais acessíveis.

(19)

CAPA

tétrade menor com tensão 9 - seguindo o mesmo

concei-to da tétrade maior com a 9ª, pegue a estrutura do acorde D-7(9) (T=D, b3=F, b7=C, 9ª=E) e coloque estas notas de forma seqüencial dentro da escala menor natural, o que re-sulta na seqüência D, E, F, C.

tétrade dominante com tensão 9:

Estrutura inicial G7(9)(T=G, 3ª=B, b7=F, 9ª=A); Forma seqüencial dentro da escala: (G,A,B,F)

EFCD CDEF FCDE ESCALA: DEFC     ACOrDE ABFG FGAB BFGA ESCALA: GABF     ACOrDE

(20)

Cover Guitarra 39 tétrade meio diminuta (-7b5) com tensão b9:

Estrutura inicial B-7b5(b9)(T=B, b3=D, b7=A, b9=C); Forma seqüencial dentro da escala: (B,C,D,A)

Continuação Tétrade dominante com tensão 9

CDAB ABCD DABC ESCALA: BCDA     ACOrDE

(21)

CAPA

Agora que você viu as quatro qualidades de acordes disponíveis no campo harmônico maior com a 9ª, quero mostrar algumas possibilidades de voice lead usando estes acordes. Propositalmente, escrevi os acordes pensando na tonalidade de C maior. Portanto, temos quatro diferentes qualidades de acordes, representados desta maneira dentro do campo harmônico: 1ª = C7M(9), 2ª = D-7(9), 5ª = G7(9), 7ª = B-7b5(b9). Para esclarecimento, aqui está o campo harmônico de C maior: I7M II-7 III-7 IV7M V7 VI-7 VII-7b5:

(22)

Cover Guitarra 41

(23)

...e também sobre a progressão I7M VI-7 II-7 V7

CAPA

tétrade menor com tensão 11 - existem inúmeros outras possibilidades que seriam impossíveis de serem cobertas nesta

edição, mas vou fechar os exemplos de tétrades com tensão usando um famoso shape de A-7(11) (A,G,C,D) para demonstrar as suas inversões:

(24)

Cover Guitarra 43

(25)

CAPA

acorde híbrido

Vou introduzir um tipo de acorde que muitos chamam de “híbrido” por não possuir a terça, mas foi apelidado de “TBNI” (triad over a bass note) pelo próprio Goodrick. Literalmente, é uma tríade sobre uma nota de baixo, que seria como pensar na tríade de G (G, B, D), mais a nota C, que seria o baixo. Sen-do assim, o acorde teria a estrutura C,G,B,D. Tal como nas estruturas anteriores, este acorde vai render inversões.

DGBC BCDG GBCD ESCALA: CDGB     ACOrDE

(26)

Cover Guitarra 45 Se continuarmos pensando dentro do campo harmônico maior de C, chegaremos a esta seqüência da configuração tríade sob o baixo:

Note que estamos apenas seguindo o campo harmônico maior usando tríades e as notas dos baixos são a 4ª das respectivas tríades. É interessante usarmos a técnica de voice lead para observar como esses acordes se conectam e também ver que surgirão novos acordes e suas respectivas inversões.

Também é muito importante observar que as tríades podem ser usadas para outros acordes que não os identificados pelo baixo. Por exemplo: se pegarmos a 2ª inversão de (G, C, D, B), ela funciona como um ótimo voice para A-, que vai criar interessantes tensões (G= 9ª, C= b3, D= 11ª, B= 9ª). Esta mesma inversão funcionaria para o F e geraria um ótimo acorde lídio sem a terça (G= 9ª, C= 5ª, D= 13ª, B= 7ª). A importância do voice lead é exatamente observar que podemos usar os acordes vizinhos para rearmonizar o nosso acorde inicial, usando a conexão das vozes agudas como uma movimentação suave entre os acordes.

Referências

Documentos relacionados

A) Escala menor harmônica; Escala menor natural; Escala menor melódica. B) Escala menor melódica; Escala menor natural; Escala menor harmônica. C) Escala menor harmônica; Escala

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

Como todos os medicamentos, Quetiapina Accord pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.. Se algum dos seguintes efeitos secundários

Ou seja, para os trabalhadores de mais alta renda, quando o salário cresce mais rapidamente, a contribuição aumenta, mas o benefício permanece o mesmo (o teto da previdência),

Há uma grande expectativa entre os cientistas de que, nesta próxima década, novos resultados de observações cosmológicas, aliados aos resultados dos grandes aceleradores como o

A diferença é que crianças das camadas favorecidas têm um convívio inegavelmente mais freqüente e mais intenso com material escrito e com práticas de leitura e de escrita do que

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.. Este folheto

Ou talvez você tenha apenas reservado um tempo para se sentar e refletir sobre a Mensagem, para chegar um pouco mais perto daquilo que satsang significa para você, para mergulhar