• Nenhum resultado encontrado

HD [12] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HD [12] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira"

Copied!
34
0
0

Texto

(1)

HD [12]

Prof.: Ari Oliveira

(2)

HD [12]

(3)

HD [12]

3 3

│ O Hard Disk, ou simplesmente Disco Rígido é um sistema de armazenamento de alta capacidade, que por não ser volátil, é destinado ao armazenamento de arquivos e programas.

│ Apesar de não parecer à primeira vista, o HD é um dos

componentes que compõe um PC, que envolve mais tecnologia. Todos os programas e arquivos são armazenados no disco rígido, também chamado de HD (Hard Disk).

│ A capacidade do disco rígido determina a quantidade de arquivos

e programas que será possível armazenar. O disco rígido também

exerce uma grande influência sobre a performance global do equipamento, já que determina o tempo de carregamento dos programas e de abertura e salvamento de arquivos. O disco rígido é acomodado no gabinete e ligado à placa mãe através de um cabo.

(4)

HD [12]

4 4

(5)

HD [12]

5 5

│ Esses discos são montados em um eixo de altíssima precisão que gira em alta velocidade – 5400 e 7200 RPM, nos modelos mais encontrados no mercado. Com isso acaba-se criando um colchão de ar entre a cabeça de leitura e gravação e a superfície do disco, impedindo-a de tocá-lo.

│ Este é o principal motivo pelo qual não podemos abrir uma unidade de disco rígido, pois qualquer impureza que caia na superfície do disco pode danificá-lo, assim como a cabeça de leitura e gravação.

Os principais fabricantes de Discos Rígidos são: •Adaptec •Fujtisu •Maxtor •Quantum •Samsung •Seagate •Western Digital

(6)

HD [12]

6 6

Padrão IDE: desenvolvido na década

de 80 e usado até hoje, com este padrão também podemos ligar CD ou

DVD-ROM.

Padrão SATA: novo padrão, usado

atualmente nos discos rígidos e também nos leitores de DVD e

(7)

HD [12]

7 7

Padrão IDE Padrão SATA

(8)

HD [12]

8 8

cabo de dados IDE cabo de dados SATA

cabo de alimentação IDE cabo de alimentação SATA

(9)

HD [12]

9 9

(10)

HD [12]

10 10

A interface IDE (Intelligent Drive Electronics ou Integrated Drive Electronics) também é conhecida como ATA(Advanced

Technology Attachment) ou, ainda, PATA (Parallel Advanced Technology Attachment). Trata-se de um padrão que chegou pra

valer ao mercado na época da antiga linha de processadores 386.

│ Como a popularização deste padrão, as placas-mãe passaram a oferecer dois conectores IDE (IDE 0 ou primário; e IDE 1 ou secundário), sendo que cada um é capaz de conectar até dois dispositivos. Essa conexão é feita ao HD (e a outros dispositivos compatíveis com a interface) por meio de um cabo flat (flat cable) de 40 vias. Posteriormente, chegou ao mercado um cabo flat de 80 vias, cujos fios extras servem para evitar a perda de dados causada por ruídos (interferência).

(11)

HD [12]

11 11

(12)

HD [12]

12 12

(13)

HD [12]

13 13

(14)

HD [12]

14 14

(15)

HD [12]

15 15

(16)

HD [12]

16 16

Como é possível conectar dois dispositivos no mesmo cabo, uma pequena peça com interior de metal chamada jumper é posicionada na parte traseira do HD (ou de outro equipamento que faz uso desta interface). A disposição deste jumper varia conforme o fabricante, mas sempre há uma posição que, se usada, determina que aquele dispositivo seja primário e outra posição que determina que o componente seja secundário. Este é um meio de fazer com que o computador saiba quais dados correspondem a cada dispositivo.

Sim, isso significa que, se houver dois HDs "setados" igualmente como primários ou secundários, o computador poderá ter dificuldades para reconhecê-los. Muitas vezes é possível fazer com que esta distinção seja feita automaticamente. Neste caso, costuma-se utilizar os jumpers de ambos os dispositivos em uma terceira posição: cable select. Esta configuração faz com que a escolha da unidade primária normalmente fique para o dispositivo conectado na ponta do cabo e a secundária com o aparelho que é interligado ao encaixe existente no meio do cabo

(17)

HD [12]

17 17

(18)

HD [12]

18 18

(19)

HD [12]

19 19

(20)

HD [12]

20 20

(21)

HD [12]

21 21

(22)

HD [12]

22 22

(23)

HD [12]

23 23

(24)

HD [12]

24 24

│ Após abertura do gabinete de seu computador, deixe-o em pé, de modo que o painel traseiro fique localizado à sua esquerda. Perceba que ao lado direito do gabinete existem espécies de gavetas. Este é o local onde o disco será fixado.

Analise o disco rígido e note que existem locais para inserção de parafuso. Perceba também que na gaveta há “furos”, por onde os parafusos devem passar. Você irá inserir o HD na gaveta, cuidadosamente, e posicioná-lo de modo que o HD possa ser parafusado na gaveta.

(25)

HD [12]

25 25

Em seguida, insira os parafusos na gaveta, e fixe o disco rígido no gabinete. É recomendado que sejam utilizados parafusos em ambas as laterais da gaveta para que o disco fique bem fixado no gabinete, pois o disco não deve se movimentar enquanto estiver trabalhando.

Insira agora os conectores de energia e de transmissão de dados. Tanto nos conectores de HDs IDE quanto nos conectores de HDs SATA, só há uma maneira de inserir os conectores no disco e na placa mãe.

(26)

HD [12]

26 26

(27)

HD [12]

27 27

(28)

HD [12]

28 28

FORMATAR

│ Quando você compra um disco rígido, ele vem virgem e então é necessário criar locais para que os arquivos sejam arquivados facilmente e para que o disco possa rodar o sistema operacional, isso é a formatação. Mas os fabricantes de computadores já fazem isso.

│ E por que as pessoas querem formatar o disco um tempo depois? Simples, por que com o tempo os dados ficam desorganizados no disco é necessário então formatar, principalmente se o usuário tiver pego algum vírus ou instalado e desinstalado vários programas.

│ Mito ou Verdade: Formatar o HD várias vezes desgasta o disco? Isso não é mito mas nem uma verdade completa, como o disco é uma peça mecânica, há desgaste do contato da agulha com o disco, mas tarefas do dia-a-dia também vão desgastar o disco, como simplesmente abrindo ou salvando um arquivo , quando mais usar o disco mais ele vai ser desgastado.

(29)

HD [12]

29 29

│ Com o tempo os dados são fragmentados no disco, isso ocorre assim:

│ por exemplo, você instala um programa, depois coloca mais arquivos no disco, e depois desinstala esse programa, ao salvar um novo arquivo ou instalar um novo programa, o disco vai ocupar esse espaço e depois ocupar outros espaços na frente, fragmentando o disco.

│ Com o disco fragmentado, a agulha terá que trabalhar mais para ler os arquivos, aumentando o desgaste, o consumo de energia e fazendo a máquina ficar mais lenta.

│ O Windows contém o desfragmentador de disco, esse programa junta os “pedaços” dos arquivos e deixa eles próximos, facilitando a leitura.

(30)

HD [12]

30 30

Esse é um outro software do Windows muito importante, ele procura setores

defeituosos no HD e tenta corrigi-los, se isso não é possível ele “ alerta” o

sistema para não usar esses setores e evitar problemas de lentidão e perda de

dados.

(31)

HD [12]

31 31

Esse é um recurso do Windows, muito importante também, ele cria pontos de

restauração no disco, com a imagem atual do registro do Windows, assim se ocorrer um

problema, seja com o disco, com o softwares ou hardware você poderá retornar o

sistema para um momento anterior, corrigindo os problemas.

(32)

HD [12]

32 32

│ Para um bom desempenho do HD e do restante da máquina é importante

limpar o registro do Windows, pois cada instalação e desinstalação coloca

dados referentes aos arquivo lá.

│ Você pode fazer isso através de softwares como o Ccleaner

│ Em versões mais atuais do Windows, com computadores mais robustos, é

cada vez menos necessário fazer este tipo de alteração

(33)

HD [12]

33 33

│ Apresentações do Professor George Viana – UnP 2015

│ AMORIM, Josué –Jornal Mercadão On Line

│ Fonte:

http://www.mercadaonline.com.br/2010/12/22/mitos-e-verdades-sobre-formatacao-e-desfragmentacao-do-hd/

│ HARDWARE, Guia do. HD. Fonte:

http://www.hardware.com.br/livros/hardware/harddisk.html

│ MORIMOTO. Carlos E. Hardware Novas Tecnologias. 3 ed.

│ Imagens disponível em Google Imagens:

(34)

HD [12]

Prof.: Ari Oliveira

Referências

Documentos relacionados

Biblioteca Digital Curt Nimuendajú - Coleção Nicolai www.etnolinguistica.org.. s:inibutan:i, úni ca

Com a compra dessa área de Floresta com Araucárias, RPPN Papagaios-de- altitude serão realizadas pesquisas que subsidirão ações de conservação de políticas públicas, como o

A ira de Deus se revela contra os nossos pecados, e a Sua perfeita justiça exige a nossa condenação eterna, mas a misericórdia e longanimidade de Deus também

O folclore brasileiro é riquíssimo, pois teve suas origens em três grandes culturas, a indígena, a africana e a europeia, o que levou a uma grande diversidade de

E eu lembro-me que a família dele passava muitas dificuldades, o pai ora estava empregado ora desempregado, e além disso sofria do coração, havia dias que quase nem se podia mexer..

Clique com o botão direito no ícone da área e selecione a opção Update para atualizar o arquivo de configuração.. Clique com o botão direito no ícone da área e clique

O confrade mineiro, que foi casado com Meimei e amigo bem próximo de Chico Xavier, fala sobre seu convívio com o saudoso.. médium e diz que Chico e

Da compilação desses manuscritos foi feito o conhecido Textus Receptus [TR], que foi usado pela Igreja durante quase dois mil anos – foi o texto Grego do Novo Testamento que