• Nenhum resultado encontrado

CHAMADA PÚBLICA 21/2019 INSTITUCIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CHAMADA PÚBLICA 21/2019 INSTITUCIONAL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CHAMADA PÚBLICA 21/2019 – INSTITUCIONAL

A Gerência de Soluções do SEBRAE/RS convida as empresas credenciadas para prestação de serviços especializados, através do Edital de Credenciamento nº 01/2018 do SEBRAE/RS, a manifestarem interesse em participar do encontro de estratégias de aplicação de solução nas soluções ORÇAMENTO CONSULTORIA SEBRAETEC - ALIMENTOS e CONSULTORIA ALIMENTOS – SEBRAETEC, que será realizado no dia 10 de maio de 2019 das 14:00 às 18:00, em Porto Alegre - RS (o endereço será informado na confirmação de participação – vide item 6.3).

1. DO OBJETO:

1.1. A presente Chamada Pública tem por objeto inscrever até 18 (dezoito) participantes para participarem de turma institucional do encontro de estratégias de aplicação de solução nas soluções ORÇAMENTO CONSULTORIA SEBRAETEC - ALIMENTOS e CONSULTORIA ALIMENTOS – SEBRAETEC.

2. DA SOLUÇÃO: Nome da soluções:

ORÇAMENTO CONSULTORIA SEBRAETEC - ALIMENTOS CONSULTORIA ALIMENTOS – SEBRAETEC

Necessidade: AMPLIAÇÃO da base de consultores habilitados Tipo de Solução: Consultoria

Objetivo da Solução:

CONSULTORIA ALIMENTOS – SEBRAETEC

Fornecer serviços de consultoria sob medida para as empresas do ramo alimentício que visam melhorar a qualidade dos seus produtos, processos e aumentar a sua competitividade junto ao mercado.

(2)

Diagnósticos: 2 horas

Consultoria: variável, de acordo com a necessidade do cliente. Conteúdo da Solução:

CONSULTORIA ALIMENTOS – SEBRAETEC A consultoria poderá ser em:

- ABPF (Avaliação de Boas Práticas de Fabricação)

Proporciona às empresas informações claras e objetivas sobre o seu desempenho em relação aos requisitos essenciais de higiene e boas práticas de fabricação recomendadas, através de inspeções realizadas no estabelecimento solicitante, empregando um checklist, baseada na legislação vigente, contendo 170 itens de verificação, relativos às Boas Práticas de Fabricação, distribuídos nas seguintes categorias:

1. Edificações - Áreas internas e externas 2. Condições de Vestiários e Sanitários 3. Higiene na Produção

4. Higiene Pessoal 5. Controle de Pragas

6. Garantia e Controle da Qualidade 7. Expedição e Distribuição de Produtos 8. Rastreabilidade

- BPF (Boas Práticas de Fabricação)

Implantação dos requisitos essenciais de higiene e boas práticas de fabricação recomendadas.

Elaboração do Manual de BPF, onde consta a descrição do conjunto básico de ações relativas às boas práticas de fabricação praticadas no estabelecimento, assegurando ao pessoal envolvido na produção/manipulação de alimentos, conhecimento, aceitação e cumprimento dos requisitos estabelecidos, de tal forma que os riscos à saúde dos consumidores sejam eliminados ou reduzidos a níveis aceitáveis.

- APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle

É um sistema que garante a obtenção de um alimento seguro e com qualidade, identificando os perigos potenciais à segurança do alimento e estabelecendo medidas de controle e monitoração no processo produtivo.

A metodologia APPCC contribui para uma maior satisfação do consumidor, torna as empresas mais competitivas, amplia as possibilidades de conquista de novos mercados, nacionais e internacionais, além de propiciar a redução de perdas de matérias-primas, embalagens e produto.

(3)

Para a implementação do APPCC é recomendável a realização de uma Avaliação de Boas Práticas de Fabricação (ABPF) e é obrigatório que a empresa possua o seu Manual de Boas Práticas de Fabricação e tenha implementado um Programa de Monitoramento das BPF.

- Auditoria Interna de BPF e APPCC

A prática de auditorias internas periódicas é considerada uma ferramenta chave de gestão para atingir os objetivos estabelecidos dentro da política de qualidade e segurança alimentar da empresa. Os resultados de cada auditoria devem ser usados pela administração para melhorar o desempenho da organização.

Área de Atuação: Gestão da Produção e Qualidade Subárea:

8.6. Segurança Alimentar: análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC), práticas de fabricação e manipulação de alimentos, procedimentos padrões de higiene operacional (PPHO), perigos biológicos, físicos e químicos, critérios de segurança em cada uma das etapas da produção e manipulação de alimentos, plano de amostragem para análise microbiológica, controle de qualidade.,

8.7. Regulamentação Técnica: tendências da regulamentação técnica, regulamentos técnicos vigentes, impactos da regulamentação técnica., 8.9. Avaliação da Conformidade: mecanismos de avaliação da conformidade de sistemas de gestão, processos, produtos e pessoas.

Para participação neste encontro é imprescindível:

Formação em: Nutrição, Engenharia de Alimentos, Alimentos, Gastronomia, Inovação em Alimentos.

Conhecimentos específicos: - Tabela Nutricional - Produção de alimentos - Sistema produtivo - BPF - ABPF

- Requisitos da vigilância =sanitária para manipulação e produção de alimentos

- APPCC

Para participação neste encontro é desejável: Conhecimentos específicos:

- NBR 15635

(4)

Experiências específicas: - Já ter implementado BPF

- Prestado serviço relacionados aos temas listados acima. Necessidade por regional – vagas*:

Regional Campanha e Fronteira Oeste - 1 Regional Centro - 1

Regional Metropolitana - 4 Regional Noroeste - 1 Regional Norte - 1 Regional Planalto - 1 Regional Serra Gaúcha - 3

Regional Sinos, Caí e Paranhana - 3 Regional Sul - 2

Regional Vales dos Rio Taquari e Rio Pardo - 1

3. CONDIÇÕES PARA MANISFESTAÇÃO DE INTERESSE

3.1. Estar habilitado através do Edital de Credenciamento nº 01/2018 do Sebrae RS.

3.2. Estar na situação ATIVO.

3.3. Caso já possua algum atendimento para o SEBRAE/RS nas datas mencionadas nesta Chamada Pública, deverá prevalecer o atendimento do referido compromisso.

3.4. A empresa credenciada deverá enviar um formulário por participante interessado.

3.4.1. O participante interessado na seleção do encontro de estratégias de aplicação de solução deverá acessar o link https://bit.ly/2VRqPIs, preencher o formulário e enviá-lo.

3.5. O formulário deverá ser enviado, impreterivelmente, até às 12 horas do dia 26 de abril de 2019.

3.6. Serão desconsideradas quaisquer manifestações de interesse que não atenderem às exigências expressas na Chamada Pública.

4. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

4.1. Serão considerados os seguintes critérios de seleção: • Eliminatório:

(5)

2) Profissional credenciado da empresa não aprovado na etapa de habilitação técnica para a prestação de serviço na natureza da solução em questão.

3) Profissional credenciado não habilitado na área exigida pela solução.

4) Profissional credenciado da empresa não habilitado em pelo menos uma das subáreas exigidas pela solução.

5) Profissional credenciado que não possuir uma das formações indicadas como imprescindíveis.

• Classificatório (máximo 24 pontos):

1) Necessidade por regional (2 PONTOS; máximo 2 pontos);

2) Atendimento às subáreas exigidas pela solução (2 PONTOS por subárea; máximo 6 pontos);

4.2. Em caso de empate de pontuação, será considerado como critério para desempate a ordem de inscrição.

4.3. Em caso de desistência de algum participante selecionado, será convidado o 1º suplente da lista divulgada no Portal Integra, respeitando a Regional alocada da empresa credenciada do participante desistente e os critérios classificatórios.

4.4. Não havendo inscritos da mesma regional e/ou em caso de não preenchimento das vagas divulgadas por Regional, o SEBRAE/RS poderá fazer o remanejamento de consultores, em conformidade com as demandas verificadas em outra unidade regional.

4.5. Em caso de convocação de suplente, o participante terá o prazo de um dia útil, a contar do recebimento da convocação, para declarar seu interesse. Em não havendo retorno, será convocado o suplente seguinte.

5. DO CALENDÁRIO DA CHAMADA PÚBLICA

5.1. A Chamada Pública entra em vigor na data de sua publicação e vigerá até o dia 30 de junho de 2019, observando-se o prazo para finalização das etapas;

5.2. O processo de seleção dos inscritos será de 26 de abril de 2019 a 29 de maio de 2019;

5.3. A comunicação aos profissionais credenciados selecionados para participar do encontro será realizada até dia 29 de abril de 2019, através de lista divulgada no Portal Integra;

5.4. A convocação de suplentes será feita até o 06 de abril de 2019, através de e-mail enviado ao profissional credenciado;

5.5. O resultado final será divulgado às empresas credenciadas até dia 14 de maio de 2018 através de lista divulgada no Portal Integra e e-mail enviado ao representante legal da empresa credenciada;

(6)

5.6. O encontro de estratégias de aplicação nas soluções ORÇAMENTO CONSULTORIA SEBRAETEC - ALIMENTOS e CONSULTORIA ALIMENTOS – SEBRAETEC, que será realizado no dia 10 de maio de 2019 das 14:00 às 18:00, em Porto Alegre – RS, em endereço a ser informado na confirmação de participação.

6. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1. É condição para vinculação na solução o cumprimento da carga horária em tempo integral – Tempo integral inclui:

• Pontualidade (início – volta dos intervalos e almoço – encerramento); • Qualidade de presença – aproveitamento do tempo em sala (sugestão:

utilizar os intervalos para uso de celular, computador, tablets, etc.). 6.2. A tolerância de atraso é de 10 minutos. Após esse tempo, não há

necessidade de permanecer em sala de aula.

6.3. Somente participarão aqueles profissionais credenciados que receberem a confirmação de participação e constarem na lista de presenças. 6.4. A desistência não informada em tempo hábil (mínimo de cinco dias antes

do início do evento) ou falta sem justificativa será registrada no histórico da empresa credenciada e poderá impactar em futuras seleções.

6.5. O SEBRAE/RS poderá, a qualquer tempo, cancelar a presente Chamada Pública, no todo ou em parte, sem que caiba qualquer direito de indenização às empresas credenciadas inscritas.

6.6. O SEBRAE/RS não remunerará os profissionais credenciados selecionados para participação no projeto, ou seja, esta deverá conciliar a agenda de modo que não interfira na sua remuneração e nas agendas de capacitação do projeto.

6.7. Em não havendo número de 18 (dezoito) profissionais credenciados selecionados, a Gerência de Soluções, sob hipótese alguma, tem por obrigação selecionar 18 (dezoito) profissionais credenciados para participação.

6.8. Toda e qualquer comunicação deverá ser realizada via preposto ou responsável legal pela empresa.

Porto Alegre, 18 de abril de 2019. Gerência de Soluções – SEBRAE/RS

Referências

Documentos relacionados

Isso significa dizer que o toyotismo não pode mais ser reduzido às condições históricas de sua gênese, tornando- se adequado, sob a mundialização do capital, não apenas à

SERVICES é uma nova experiência para os nossos clientes, para oferecer um novo valor composto não só pela excelente tecnologia mas por uma conexão cada vez mais direta com a

Lucro Ajustado Lucro Liquido Exercicio Depreciações e amortizações Depreciações de direito de uso Exaustão de ativo biológico Valor justo de ativo biológico Resultado da baixa

No entanto, o que deve qualificar o JAS 39E para ter a tag de “sexta geração” é o que mais lhe convém para um ambiente pós-... Ele não é o caça mais rápido, mais ágil ou

Penso Tratamento Bolhas - Urgo 40616 Plural - Cooperativa Farmacêutica, CRL. Plural - Cooperativa

Fazer esta identificac¸˜ao por cores e em cˆamera embarcada ´e um problema, pois podem ocorrer situac¸˜oes em que a bola passe muito r´apida pela cˆamera provocando uma

Dentre as micoses sistêmicas que são endêmicas do Brasil destacamos a coccidioidomicose (CM), uma micose que nos últimos anos tem sido observado um aumento do número de casos no

 Como o planejamento se projeta para o futuro, ele deve ser flexível para aceitar ajustes e correções, isto é, o planejamento deve ser dinâmico, pois pressupõe