• Nenhum resultado encontrado

Aula Prática 01. O Amplificador Diferencial e Aplicações

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aula Prática 01. O Amplificador Diferencial e Aplicações"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

O Amplificador Diferencial e Aplicações

I - Objetivos

O objetivo desta aula prática é estudar o amplificador diferencial, suas propriedades e aplicações. A técnica adotada é reforçar a noção de associação de amplificadores em emissor comum no projeto e análise dos amplificadores diferenciais.

II - Componentes e Instrumentos

O principal componente necessário é o circuito integrado CA3046, que possui 5 transistores npn casados, conforme diagrama de conexões da figura 1. Além disto serão utilizados resistores de precisão (1%) na faixa de 10KΩ para facilitar a montagem de amplificadores emissor comum casados.

Figura 1 – O Circuito integrado CA3046

III - Leitura

O material para esta prática está nas seções 6.1 a 6.3 do livro texto.

IV – Preparação

IV.1 – Polarização e Parâmetros C.C.

a) Para o circuito mostrado na figura 2, as seguintes medidas foram realizadas: Nós A e B: -0,082V e –0,079V; Nós C e D: -0,771V e –0,760V; Nós E e F: +5,21V e 5,18V. As tensões de alimentação são respectivamente 15,03V e –10,3V. Calcule as correntes de emissor, coletor e base de cada transistor, bem como VBE, β e α,

(2)

IV.2 – Amplificação

a) Para a situação descrita na primeira etapa de V.2, com β=∞, n=1 e IE =1mA, qual o

ganho esperado de A para C e de A para E?

b) Com os nós C e D conectados pelo resistor de 1KΩ, calcule os ganhos A para C, E, D, F. Calcule os ganhos novamente com os pontos C e D curto circuitados. IV.3 – Resistência de Entrada

a) Para a situação mostrada na figura 3, com β=100 e n=1, estime a resistência de entrada à direita do nó A com Re=0Ω ou 100Ω e com o ponto B como mostrado ou aterrado. Calcule portanto 4 valores no total.

IV.4 – Colocando Carga no Amplificador

a) Para o amplificador da figura 3, com β=∞ , n=1, nó B aterrado, e Re = 100Ω, encontre o ganho de A para E, de A para F, de A para o ponto médio entre E e F em duas condições: sem carga e com dois resistores de carga de 10 KΩ em série entre os nós E e F.

IV.5 – Rejeição de Modo Comum

a) Calcule o ganho de modo comum para o circuito da figura 4 com β=∞. IV.6 – Aperfeiçoando o Circuito

a) Para o circuito da figura 5 com os nós A e B aterrados, alto β e VBE = 0,70V,

calcule as tensões nos pontos C, D, E, F, G, H, J e correntes nos transistores. IV.7 – Ganho diferencial e Razão de Rejeição de Modo Comum

a) Para a situação descrita no ítem V.7, ve = vf = 0,49Vpp quando um sinal de 5Vpp é

aplicado no nó I com o nó B aterrado. No entanto, ve e vf diferem de 10 mV quando

um sinal de 5Vpp é aplicado no nó B com I aterrado. Calcule os ganhos de modo comum, ganho diferencial e CMRR em dB.

V - Parte Prática

V.1 - Polarização e Parâmetros C.C.

Objetivo: Explorar os aspectos relativos à polarização das duas metades do amplificador diferencial.

Montagem: Monte os dois circuitos apresentados na fig. 2 usando o CA3046. Use resistores de precisão. Quanto mais casados os resistores, melhor será o funcionamento do circuito. Lembre-se de colocar na montagem capacitores cerâmicos de 0,1µF nas fontes de alimentação. Note que os transistores npn deste C.I. são

(3)

circuito. Neste caso, o substrato é conectado à fonte C.C. negativa.

Para simplificar as medições sobre o circuito, evitaremos a utilização de amperímetros. Deste modo, são medidas as tensões nos nós do circuito e as correntes são calculadas pela lei de Ohm.

Medições:

a) Meça as tensões dos nós A até F e as tensões de alimentação. Calcule as correntes de emissor, coletor e base de cada transistor. Calcule também α, β e a tensão vBE de cada transistor.

E F C D 9 10 11 6 7 8 + 15V -10,0V -10,0V + 15V RE 1 10,5K RC1 10,5K RB 1 10,5K RB 2 10,5K RC2 10,5K RE 2 10,5K Q 1 CA 3046 Q 2 CA 3046 B A

Figura 2 – Amplificadores em emissor comum

b) Conecte os nós C e D (que tinham aproximadamente a mesma tensão) e meça as tensões nos nós A até F. Note que estes valores são praticamente os mesmos do ítem a.

c) Com os nós C e D conectados e A aberto, conecte o ponto B ao tap central de um potenciometro de 10 KΩ através de um resistor de 1 MΩ. O potenciometro deve ser conectado às fontes de +15V e –10 V. Ajuste Rp até obter zero volts entre os pontos E e F. Meça as tensões nos pontos A, B e P, tap central do potenciometro. Análise: Reflita sobre o que foi feito: Você compensou os desvios de entrada do amplificador diferencial, que incluem a tensão de offset de entrada, devida às diferenças das características das junções base-emissor dos transistores e a diferença entre as correntes de polarização (ou seja, corrente de offset de entrada) nos resistores de base. Estime a tensão de offset de entrada. Qual a corrente de offset de entrada ?

(4)

V.2 – Amplificação

Objetivos: Estudar a mplificação de sinais do amplificador diferencial

Montagem: No circuito básico da figura 2, conecte o gerador de sinais a um divisor de tensão com resistores de 10KΩ e 100Ω e conecte o divisor de tensão ao nó A. Aplique um sinal senoidal de 1Vpp em 1 KHz. Aterre o nó B. Note que como as duas bases estão práticamente aterradas em C.C., as tensões de emissor serão essencialmente as mesmas.

Medições:

a) Conecte o canal A do osciloscópio ao nó I e meça as tensões pico a pico nos nós A, C e E. Qual o ganho de tensão de A para C? e de A para E?

b) Agora conecte os nós C e D com um resistor Re=1KΩ. Meça as tensões nos nós A até F. Quais os ganhos de tensão de A para C? de A para E? de A para D? de A para F?

c) Agora repita o processo acima com Re=0, ou seja, com os nós C e D conectados. Meça as tensões pico a pico nos nós A, E, F e CD. Encontre os ganhos de A para E, de A para F e de A para CD.

V.3 - Resistência de Entrada

Objetivo: Avaliar a resistência de entrada de um amplificador diferencial.

Montagem: Modifique o circuito conforme mostra a figura 3, onde um resistor de 10kΩ foi introduzido em série com a base. Use um sinal de 1Vpp 1kHz, senoidal como entrada.

Nota: Como existem acopamentos parasitas entre os dispositivos do CA3046, o circuito da figura 3 pode oscilar depedendo dos transistores do C.I. que são utilizados. Para evitar isto, utilize os transistores mostrados na figura 2.

Medições:

a) Com Re = 0, utilize o osciloscópio para medir as tensões pico a pico nos nós X, A, B, E, e F.

b) Repita a medição com o nó B aterrado.

c) Repita a medição com o nó B aterrado e com Re= 100Ω.

Análise: O que você pode aprender sobre o amplificador com estas medidas? Por exemplo, qual é o ganho de tensão para sinais de entrada aplicados entre os nós A e B e com a saída medida em E? e com a saída em F? e com a saida de E para F? Com as tensões medidas nos pontos X e A, calcule o valor da corrente de entrada de Q1 e calcule a resistência de entrada do circuito nas diversas condições acima. Reflita sobre os resultados.

(5)

-10V -10V E F C D 9 10 11 6 7 8 I X A RE 1 10,5K RC1 10,5K RB 2 10,5K RC2 10,5K RE 2 10,5K Q 2 CA 3046 Re 100R Q 1 CA 3046 R2 10K R1 10K R3 100R

+

-V i 1V B

Figura 3 – Amplificador diferencial alimentado por fonte única

V.4 - Colocando carga no amplificador

Objetivo: Verificar os meios de se conectar cargas a um amplificador diferencial. Montagem: No amplificador da figura 3, curtocircuite os nos X e A, aterre o nó B e faça Re =100Ω. Utilize uma entrada senoidal de 1Vpp em 1 KHz.

Medições:

a) Coloque o sinal do nó I em um dos canais do osciloscópio e meça as tensões nos nós A, E e F.

b) Conecte aos nós E e F um resistor de carga de 10 KΩ através de um capacitor de bloqueio de 10µF. O terminal positivo de cada capacitor deve ser conectado ao coletor do respectivo transistor.

Nota: Estes capacitores são grandes e inapropriados para uso em circuitos integrados, mas constituem uma forma de se conectar cargas a um amplificador sem perturbar sua polarização C.C..

c) Conecte diretamente (sem usar os capacitores) os dois resistores de carga de 10KΩ em série entre os nós E e F. Meça as tensões pico a pico nos nós A, E, F e P, ponto médio da carga.

Análise: Calcule os ganhos de A para E e F em todos os casos acima. O resultado está de acordo com a noção geral de que o ganho é proporcional a resistência do coletor? Note que no último caso (carga flututante) a carga é alimentada em modo diferencial e seu ponto médio é praticamente um terra C.A. Observe que se a carga pode flutuar nenhum capacitor de bloqueio é necessário. Para um único resistor de carga de valor igual a 10KΩ que pode tanto ser aterrado quanto conectado em modo diferencial, qual a conexão que garante maior ganho? Qual o valor deste ganho?

(6)

V.5 - Rejeição de modo comum

Objetivo: Verificar a resposta do amplificador diferencial para sinais de modo comum, ou seja, sinais aplicados às duas entradas simultâneamente.

Montagem:

Monte o circuito da fig. 6.4.

F 11 6 7 E 9 C A D 8 I 10 H -10,0V + 15V + 15V -10,0V RB 2 10,5K R2 100K

+

-V i 1V RE 2 10,5K RC2 10,5K Re 100R RC1 10,5K Q 1 CA 3046 RE 1 10,5K Q 2 CA 3046 RL 10K + C1 10UF

Figura 6.4 – Amplificador diferencial alimentado por sinal de modo comum

Medições:

a) Aplique um sinal senoidal de 2Vpp em 1KHz à entrada comum. Meça o sinal pico a pico nos nós I, A e F.

Análise: Calcule os ganhos de modo comum de A(B) para F e as resistências de entrada de modo comum vista dos nós A e B.

V.6 - Aperfeiçoando o Circuito

Objetivo: O objetivo deste ítem é estudar um amplificador diferencial mais próximo dos utilizados em circuitos integrados.

Montagem: Monte o circuito da figura 5. Os resistores de 10,5KΩ e de 4,75 KΩ devem ser casados e sugere-se portanto a utilização de resistores de precisão. Observe que o substrato (pino 13) está conectado a uma tensão negativa e é utilizado na parte C.C. do circuito. Novamente, existe a possibilidade do circuito oscilar, principalmente com baixos valores de Re. Neste caso não existem muitas possibilidades de escolha dos transistores. Para minimizar estes efeitos faça a fiação do circuito a mais curta possível. Se as oscilações persistirem conecte um pequeno capacitor, digamos 100 pF

(7)

enormemente os ganhos devido a acoplamentos parasitas, internos ao circuito integrado, que ocorrem em frequências acima de 1MHz.

+ 15V + 15V -10V -10V -10V + 15V C F 6 E 9 8 11 7 D 10 B A 14 13 12 5 3 4 G J H Q 2 CA 3046 RC1 10,5K RC2 10,5K Re 100R Q 1 CA 3046 Q 4 CA 3046 R4 22K R2 5,6K R3 4,75K R1 4,75K CA 3046 Q 3 X Z + 15V -10V Rp 10K R6 100K R5 1K (a) (b) Figura 5 – Um amplificador diferencial aperfeiçoado Medições:

a) Com os nós A e B aterrados e Re = 1KΩ, meça com um multímetro as tensões nos pontos C a J. Verifique a operação do circutio e níveis de corrente de polarização. b) Curto circuite Re e meça as tensões dos nós E e F. VEF é a tensão de offset de

saída.

c) Retire o nó B do terra e conecte-o ao ponto X do divisor de tensão da figura 5.b. Ajuste Rp até que a tensão entre os nós E e F seja zero. Meça a tensão do nó Z. A tensão de offset de entrada é aproximadamente igual a 1% deste valor.

Análise: A compensação de offset é um aspecto importante do projeto de circuitos eletrônicos. O método introduzido acima poderia se usado com amplificadores operacionais comerciais. Alternativamente, os fabricantes de AO’s permitem o ajuste da tensão de offset de entrada através de um resistor, semelhante a um dos resistores de 4,75KΩ do circuito da figura 5, deixando livres as entradas inversora e não inversora do amplificador.

(8)

Ganho diferencial e razão de rejeição de modo comum

Objetivo: Estudar as características de ganho deste amplificador, inclusive a razão de rejeição de modo comum.

Montagem: Aumente o circuito da figura 5 conectando um resistor de 1KΩ entre os nós A e B e conectando outro resistor de 100KΩ ao nó A. Chame de nó I a extremidade livre deste resistor. Esta montagem será usada para injeção de sinais de modo comum e sinais diferenciais.

Medições:

a) Com Re=1KΩ, aterre o nó B e alimente o nó I com um sinal senoidal de 5Vpp em 1 KHz. Meça as tensões nos nós A, E e F.

b) Inverta a conexão: aterre o nó I e alimente o nó B com o sinal senoidal de 5Vpp 1KHz. Meça novamente as tensões nos nós A, E, F.

c) Repita b) com a frequência do sinal igual a 100KHz.

Análise: Considere o fato de que as saídas nos ítens A e B acima diferem apenas pelo efeito do ganho de modo comum. As tensões nas saídas E e F devido a sinais de modo diferencial na entrada aparecem em oposição de fase. Para sinais de modo comum as tensões nestes pontos estão em fase. Em função disto calcule o ganho de modo comum. Calcule o CMRR deste amplificador. Observe o decréscimo do CMRR com a frequência com os resultados da letra c).

Referências

Documentos relacionados

Aos sete dias do mês de janeiro do ano 2002, o Perito Dr. OSCAR LUIZ DE LIMA E CIRNE NETO, designado pelo MM Juiz de Direito da x.ª Vara Cível da Comarca do São Gonçalo, para proceder

Os estudos iniciais em escala de bancada foram realizados com um minério de ferro de baixo teor e mostraram que é possível obter um concentrado com 66% Fe e uma

coordenar estudos, pesquisas e levantamentos de interesse das anomalias de cavidade oral e seus elementos, que intervirem na saúde da população; Examinar os dentes e

Com a realização da Ficha de Diagnóstico, o professor deve averiguar as aprendizagens dos alunos já realizadas sobre números racionais não negativos – operações e propriedades.

d) os dados obtidos na avaliação fonoaudiológica foram, na maioria da vezes, suficientes para definir a conduta fonoaudiológica quanto à necessidade de avaliação abrangente ou

Temos o campo senha, conforme dito acima, onde informara a senha para acesso e os botões para entrar e sair do programa... Mônaco Distribuidora de Peças

O sistema gerencia os dispositivos (pneumáticos, eletrônico-digitais e atuadores de força e posição) incorporados ao equipamento, permitindo ao usuário o acompanhamento, em tempo

Quadro 5-8 – Custo incremental em função da energia em períodos de ponta (troços comuns) ...50 Quadro 5-9 – Custo incremental em função da energia ...52 Quadro 5-10