• Nenhum resultado encontrado

TURISMO DE PORTUGAL, I. P. CADERNO DE ENCARGOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TURISMO DE PORTUGAL, I. P. CADERNO DE ENCARGOS"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

TURISMO DE PORTUGAL, I. P.

CADERNO DE ENCARGOS

Procedimento: Concurso Público

Objecto: Aquisição de serviços de impressão e fornecimento de cartões para o jogo do bingo, incluindo embalagem, armazenamento, conservação, transporte e entrega dos mesmos, nas salas do jogo do bingo, aos respectivos concessionários.

(2)

PARTE I

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

Cláusula 1ª Objecto

1. O presente Caderno de Encargos compreende as cláusulas a incluir no contrato a celebrar na sequência da adjudicação a efectuar pelo Turismo de Portugal, I.P., no âmbito do concurso público para a aquisição dos serviços de impressão e fornecimento de cartões para o jogo do bingo, incluindo embalagem, armazenamento, conservação, transporte e entrega dos mesmos, nas salas do jogo do bingo, aos respectivos concessionários.

2. As salas de jogo do bingo a que se refere o número anterior estão identificadas no Anexo ao presente Caderno de Encargos.

Cláusula 2ª Contrato

1. O contrato a celebrar integra os seguintes elementos:

a) Os suprimentos dos erros e omissões do Caderno de Encargos identificados pelos concorrentes e expressamente aceites pela entidade adjudicante, nos termos do disposto no artigo 61º do Código dos Contratos Públicos;

b) Os esclarecimentos e as rectificações relativas ao Caderno de Encargos; c) O presente Caderno de Encargos;

d) A proposta;

e) Os esclarecimentos sobre a proposta prestados pelo adjudicatário; f) O clausulado contratual.

2. Em caso de divergência entre os documentos referidos no número anterior, a respectiva prevalência é determinada pela ordem que aí são indicados.

3. Em caso de divergência entre os documentos referidos no nº 1 e o clausulado do contrato e seus anexos, prevalecem os primeiros, salvo quanto aos ajustamentos propostos nos termo do disposto no artigo 99º do Código dos Contratos Públicos e aceites pelo adjudicatário nos termos do disposto 101º do mesmo diploma legal.

(3)

CAPÍTULO II

OBRIGAÇÕES DO ADJUDICATÁRIO Cláusula 3ª

Obrigações do adjudicatário

Sem prejuízo de outras obrigações previstas na legislação aplicável, no presente Caderno de Encargos ou nas cláusulas contratuais, o adjudicatário obriga-se ainda a:

a) Executar todos os serviços em perfeita conformidade com as condições técnicas definidas na Parte II do presente Caderno de Encargos;

b) Armazenar, conservar e garantir a segurança dos cartões enquanto estiverem à sua guarda e até à entrega dos mesmos nas salas de jogo;

c) Transportar e entregar, a expensas suas, os cartões de bingo nas salas de jogo, acompanhados de guia a rubricar pelo explorador da sala de jogo; d) Garantir a qualidade dos cartões de bingo e a regularidade da respectiva

entrega, correndo por sua conta a reparação dos danos e prejuízos em caso de erro de execução ou de atraso na entrega nas salas do jogo do bingo; e) Submeter provas de impressão dos cartões de bingo a validação da entidade

adjudicante, a qual lhe poderá fornecer modelos ilustrativos;

f) Assegurar a correcta utilização de todo o material gráfico disponibilizado pela entidade adjudicante, correndo por sua conta as perdas e danos que se verifiquem;

g) Facultar à entidade adjudicante, no prazo de 5 dias, todas as informações que esta lhe solicitar;

h) Transmitir à entidade adjudicante todas as informações relevantes relativas a alterações do seu contrato de sociedade ou a outros factos que alterem de modo significativo a sua situação.

Cláusula 4ª Prazo

O prazo para a entrega dos cartões do jogo do bingo nas salas de jogo é de 8 dias contados da data da recepção das correspondentes “ordens de entrega” emitidas pela entidade adjudicante.

Cláusula 5ª Recepção dos cartões

(4)

1. As entidades exploradoras das salas do jogo do bingo comunicam à entidade adjudicante os defeitos de impressão e os danos nas séries de cartões que decorram de deficiente embalamento, armazenamento, transporte e entrega pelo adjudicatário.

2. No prazo de oito dias, o adjudicatário fica obrigado a efectuar, a expensas suas, a reposição da totalidade dos cartões danificados ou com defeito.

CAPÍTULO III

OBRIGAÇÕES DA ENTIDADE ADJUDICANTE Cláusula 6ª

Preço e condições de pagamento

1. Sem prejuízo do disposto no número seguinte, a entidade adjudicante paga ao adjudicatário, pela prestação dos serviços objecto do contrato, um valor correspondente ao número de cartões de bingo validamente entregues nas salas de jogo do bingo, cujo valor unitário não pode exceder os € 0,0040, acrescido do respectivo IVA.

2. O preço global a pagar pelos serviços não pode exceder o preço base de 1.200.000,00, a que acresce o IVA.

3. As quantias a pagar ao adjudicatário nos termos do números anteriores incluem todos os custos, encargos e despesas, incluindo as de transporte, cuja responsabilidade não esteja cometida à entidade adjudicante.

4. O adjudicatário pode solicitar um único adiantamento, de montante não superior a 30% do preço contratual, nos termos previstos no artigo 292º do Código dos Contratos Públicos.

5. O adjudicatário envia à entidade adjudicante as facturas discriminadas referentes ao número de cartões entregues aos concessionários nas salas de jogo do bingo, bem como todos os elementos justificativos das entregas efectuadas.

6. Caso verifique alguma desconformidade nas facturas, a entidade adjudicante indica-a ao adjudicatário no prazo máximo de 8 dias, para rectificação.

7. Sempre que o adjudicatário discorde da existência de desconformidade nas facturas deve apresentar nos 5 dias subsequentes a correspondente reclamação. 8. Findo o prazo fixado no número anterior sem que o adjudicatário tenha apresentado qualquer reclamação, fica constituído na obrigação de rectificar as facturas nos termos constantes da notificação da entidade adjudicante.

(5)

9. Os pagamentos devidos pela entidade adjudicante são efectuados no prazo de 60 dias, contado da data da recepção das respectivas facturas, as quais só podem ser emitidas pelo adjudicatário após o vencimento da obrigação a que se referem.

CAPÍTULO IV

MODIFICAÇÃO, INCUMPRIMENTO E EXTINÇÃO DO CONTRTAO Cláusula 7ª

Cessão da posição contratual e subcontratação

1. O adjudicatário não pode ceder, no todo ou em parte, a sua posição contratual, incluindo quaisquer direitos de crédito de que possa ser titular, sem o prévio consentimento da entidade adjudicante.

2. Não é permitida, para quaisquer efeitos e em qualquer circunstância, a subcontratação, ainda que parcial, dos serviços objecto do contrato, excepto no que respeita ao transporte e entrega dos cartões, nos termos do número seguinte.

3. A subcontratação pelo adjudicatário da obrigação de transporte e entrega dos cartões não transfere para o subcontratado a responsabilidade relativa ao cumprimento daquele dever contratual e implica a verificação, pelo adjudicatário, de que se encontram devidamente asseguradas as condições de segurança exigíveis.

Cláusula 8ª Penalidades

1. Sempre que se verifique um atraso na entrega dos cartões, o adjudicatário, sem prejuízo dos danos e indemnizações que venham a ser reclamados pelos exploradores das salas do jogo do bingo, fica sujeito ao pagamento de penalidades nas condições e nos montantes seguintes:

a) Caso o incumprimento afecte o normal funcionamento da sessão do jogo do bingo, a penalidade é de montante equivalente à receita média verificada na sessão de jogo imediatamente anterior àquela em que ocorreu a falta;

b) Caso o incumprimento afecte o normal funcionamento de mais de uma sessão do jogo do bingo, a penalidade é de montante equivalente à receita média das sessões de jogo que tiveram lugar na semana imediatamente

(6)

anterior à da ocorrência da falta, multiplicado pelo número de sessões de jogo não realizadas, ainda em comparação com a mesma semana;

c) Se o incumprimento não afectar a exploração do jogo do bingo, em resultado das existências em armazém bastarem, a penalidade é de montante equivalente ao valor dos cartões não entregues.

2. Sempre que se verifique uma entrega de série de cartões com defeito de impressão ou danos provocados por deficiente embalamento, armazenamento transporte ou entrega, o adjudicatário, sem prejuízo dos danos e indemnizações que venham a ser reclamados pelos exploradores das salas do jogo do bingo, fica sujeito ao pagamento de uma penalidade nas condições e nos montantes seguintes:

a) Caso o incumprimento afecte o normal funcionamento da sessão do jogo do bingo, a penalidade é de montante correspondente ao valor total da requisição de cartões que integrava as séries imperfeitas ou danificadas; b) Caso o incumprimento afecte o normal funcionamento de mais de uma

sessão do jogo do bingo, a penalidade é de montante equivalente ao da receita média das sessões de jogo que tiveram lugar na semana imediatamente anterior à da ocorrência da falta, multiplicado pelo número de sessões de jogo não realizadas, ainda em comparação com a mesma semana;

c) Se o incumprimento não afectar a exploração do jogo do bingo, em resultado das existências em armazém bastarem, a penalidade é de montante equivalente ao do valor dos cartões danificados ou com defeito. 3. A entidade adjudicante pode compensar os pagamentos devidos ao abrigo do

contrato com as sanções pecuniárias nos termos da presente cláusula. Cláusula 9ª

Resolução

1. Sem prejuízo de outros fundamentos de resolução previstos na lei, o incumprimento por uma das partes das obrigações emergentes do contrato, desde que por causa que lhe seja imputável, confere à parte não faltosa a faculdade de rescisão do mesmo, sem prejuízo do direito de ser ressarcida pelos eventuais prejuízos e danos sofridos.

2. A entidade adjudicante não aceita qualquer limitação de responsabilidade por parte do adjudicatário.

(7)

declaração, salvo se, nesse prazo, a parte faltosa cumprir as obrigações em falta e desde que a parte lesada considere sanada a mora.

Cláusula 10ª Execução da caução

1. A caução prestada para bom e pontual cumprimento das obrigações decorrentes do contrato, nos termos do Programa, pode ser executada pela entidade adjudicante, sem necessidade de prévia decisão judicial, para satisfação de quaisquer créditos resultantes de mora, cumprimento defeituoso, incumprimento definitivo pelo adjudicatário das obrigações contratuais ou legais, incluindo o pagamento de penalidades, ou para quaisquer outros efeitos especificamente previstos no contrato ou na lei.

2. A resolução do contrato pela entidade adjudicante não impede a execução da caução, contanto que para isso haja motivo.

3. A execução parcial ou total da caução referida nos números anteriores constitui o adjudicatário na obrigação de proceder à sua reposição pelo valor existente antes dessa mesma execução, no prazo de 10 dias após a notificação da entidade adjudicante para esse efeito.

4. A caução a que se referem os números anteriores é liberada nos termos do artigo 295º do Código dos Contratos Públicos.

CAPÍTULO V DISPOSIÇÕES FINAIS

Cláusula 11ª Comunicações

1. As comunicações entre a entidade adjudicante e o adjudicatário devem ser efectuadas através de carta registada com aviso de recepção, telefax ou correio electrónico, endereçados para as seguintes moradas ou números:

ENTIDADE ADJUDICANTE: Turismo de Portugal, I.P.

Rua Ivone Silva, lote 6, 1050-124 Lisboa

Telefone nº 00351 217 948 762, 00351 217 948 771 e 00351 217 948 772 Fax nº 00351 217 810 005

Correio electrónico: sij.expediente@turismodeportugal.pt. ADJUDICATÁRIO:

(8)

[Morada]

Telefone nº […..] Fax nº [……..]

Correio electrónico […….]

2. As comunicações feitas por carta registada consideram-se recebidas na data em que for assinado o aviso de recepção ou, na falta dessa assinatura, na data indicada pelos serviços postais.

3. As comunicações feitas por telefax consideram-se recebidas na data constante do respectivo relatório de transmissão, salvo se o telefax for recebido depois das 17 horas locais ou em dia não útil, casos em que se considera que a comunicação é feita às 10 horas do dia útil seguinte.

4. As comunicações feitas por correio electrónico consideram-se recebidas na data constante da respectiva comunicação de recepção transmitida pelo receptor para o emissor.

Cláusula 12ª

Representantes das partes

1. As partes comprometem-se a designar um representante responsável pelo acompanhamento da execução do contrato e que desempenhe o papel de interlocutor com a parte contrária.

2. Cada uma das partes compromete-se ainda a informar, por escrito, a outra parte da identidade e dos contactos do respectivo representante.

Cláusula 13ª Direito aplicável

O contrato rege-se pelo direito português e tem natureza administrativa, sendo-lhe subsidiariamente aplicáveis as normas de direito privado.

Cláusula 14ª Foro competente

Para a resolução de quaisquer litígios decorrentes do contrato fica estipulada a competência do tribunal administrativo de círculo de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro.

(9)

Os prazos previstos no presente Caderno de Encargos são contínuos, correndo em sábados, domingos e feriados e não se suspendem nem interrompem durante as férias judiciais.

Cláusula 16ª Vigência do contrato

O contrato entra em vigor na data da sua assinatura e cessa a sua vigência logo que atingido o primeiro dos seguintes limites:

a) o preço base indicado no nº 2 da cláusula 6ª; ou

b) 3 anos decorridos desde a data da respectiva assinatura.

PARTE II

Cláusulas técnicas a que se refere a alínea a) da cláusula 3ª 1. Condições de produção, embalagem, armazenamento e conservação O adjudicatário deve assegurar a regular prestação dos serviços, garantindo a constituição de stocks de modo a que seja cumprido o prazo de entrega dos cartões nas salas concessionadas e deve dispor de adequadas condições de embalagem, armazenamento e conservação dos cartões produzidos.

2. Condições de segurança na impressão, embalamento, armazenamento e guarda

O adjudicatário deve dispor de condições de segurança na área de fabricação, armazenamento e guarda que previnam práticas fraudulentas decorrentes da utilização abusiva dos cartões de bingo.

As zonas de acesso às áreas de impressão, embalamento e armazenamento devem ter portas com chapa em aço e fechadura de alta segurança e estar equipadas com um dos seguintes sistemas:

a) Câmaras de vigilância vídeo, em circuito fechado de TV, capazes de monitorizar as entradas e saídas em todos os pontos de acesso, em permanência, 24 horas, todos os dias do ano; ou

b) Um controlo de acesso efectuado através de leitor de cartões magnéticos. 3. Capacidade e condições de segurança no transporte e entrega

(10)

O adjudicatário deve dispor de capacidade de transporte que assegure que os cartões de bingo são entregues nas salas do jogo do bingo no prazo fixado no presente Caderno de Encargos, sem defeito ou dano, transportados em viaturas com adequadas condições de segurança e em viagens ao serviços exclusivo do adjudicatário.

4. Formato dos cartões

Os cartões devem ter um formato de cerca de 101x64mm, em cartolina com 160gr/m2, CLA ou equivalente e impressão de 1/1 cor, com a utilização de tintas em cores e tons aprovados pela entidade adjudicante. A cor de impressão do verso deve ser comum a todos os cartões, independentemente dos seus valores faciais. 5. Picote do cartão

O picote que divide os 6 cartões de cada lauda deve ser suficientemente rígido para os manter juntos, mas simultaneamente apto para os cartões serem separados por arranque.

6. Séries de cartões

Cada série é constituída por 1.692 cartões, os quais por sua vez são agrupados em 282 laudas de 6 cartões; os cartões são numerados de 01 a 1.692, no canto superior esquerdo e na cor do valor facial respectivo.

No canto superior direito é impresso o número da série, o qual é comum aos 1.692 cartões.

7. Embalagem

As 282 laudas, depois de agrupadas, são apertadas com cinta própria e embaladas em caixas, à razão de 12 séries cada. No exterior da embalagem cartonada é colocado um rótulo que indique o valor facial dos cartões e mencione os números das séries nela contidas.

8. Número de cartões de cada série

O número de cartões que constitui a série pode ser alterado pela entidade adjudicante, devendo, no entanto, ser divisível por seis.

9. Matrizes

(11)

ANEXO

(Salas de jogo do bingo) Salas de jogo em exploração

1. Almada – Ginásio Clube do Sul

2. Amadora – Clube de Futebol Estrela da Amadora 3. Amadora – Associação Académica da Amadora 4. Barreiro – Clube de Futebol Barreirense

5. Coimbra – Associação Académica de Coimbra 6. Espinho – Bingo do Casino de Espinho

7. Lisboa – Atlético Clube de Portugal

8. Lisboa – Clube de Futebol “Os Belenenses”

9. Lisboa – Oriente – Saviotti Empreendimentos Turísticos, S.A. 10. Lisboa – Panda – Saviotti Empreendimentos Turísticos, S.A. 11. Lisboa – Sport Lisboa e Benfica

12. Lisboa – Sporting Clube de Portugal

13. Lisboa – Zoo – Jardim zoológico e de aclimação S.A. 14. Nazaré – Manuel Jesus Santo & Filhos, Ld.ª

15. Odivelas – Odivelas Futebol Clube 16. Olhão – Sporting Clube Olhanense 17. Porto – Boavista Futebol Clube 18. Porto – Brasília – Varzim Sol, S.A. 19. Porto – Olímpia – Varzim Sol, S.A. 20. Porto – Futebol Clube do Porto 21. Porto – Sport Comércio e Salgueiros

22. Seixal – Paivas Amora – Casa Pia de Lisboa 23. Setúbal – Vitória Futebol Clube

24. Viana do Castelo – Castelo Velho Hotelaria e Turismo, Ld.ª

Salas de jogo do bingo cujos concursos se prevêem abrir durante o período de duração do contrato 1. Aveiro 2. Braga 3. Faro 4. Guimarães 5. Lisboa (dois) 6. Leiria 7. Matosinhos 8. Montijo 9. Viseu

Referências

Documentos relacionados

Para a realização do estudo, as participantes foram informadas sobre os objetivos da pesquisa e as que demonstraram interesse em participar assinaram o Termo

Controle da erosão no Paraná, Brasil: Sistemas de cobertura do solo, plantio direto e preparo conservacionista do solo.. Rio de Janeiro, Ministério da

Será vedado o vínculo simultâneo com mais de um programa de pós-graduação stricto sensu e graduação, conforme legislação vigente (§2º do Regulamento dos Programas de

Dessa forma, dentro dessas configurações, o projeto hegemônico não prevê a formação de um montante significativo de força de trabalho que irá se voltar ao trabalho

As técnicas são baseadas em descontinuidade: detecção de pontos isolados, detecção de linhas e detecção de bordas, e similaridade: limiares (Thresholding), crescimento de

Foram incluídos no estudo os portadores de cirrose hepática e carcinoma hepatocelular diagnosticado pelos critérios da EASL ( European Association for the Study of the Liver ). Após

No entanto, ainda que a liminar tenha sido cassada por maioria de votos, restou clara a divergência entre interpretações dos poderes Executivo e Judiciário, na sua mais alta

Este signo/sinal é formado por 3 lóbulos com a boca para cima boca para cima e 1 lóbulo com a boca para baixo;denota uma forte refeência e 1 lóbulo com a boca para baixo;denota