• Nenhum resultado encontrado

EDITAL 01/2013 SELEÇÃO DE EMPREENDIMENTOS E EMPRESAS PARA O PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DA ITEBE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL 01/2013 SELEÇÃO DE EMPREENDIMENTOS E EMPRESAS PARA O PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DA ITEBE"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

EDITAL – 01/2013

SELEÇÃO DE EMPREENDIMENTOS E EMPRESAS PARA O PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DA ITEBE

A ITEBE – Incubadora Tecnológica e Empresarial de Betim, sob coordenação da SEADEC Betim – Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Betim, torna público que se encontra aberto o edital para o processo de seleção de empreendimentos e empresas para o programa de incubação nas modalidades pré-incubação e incubação e convida a todos os interessados a apresentarem suas propostas de acordo com as condições estipuladas neste edital.

1. OBJETO

Selecionar empreendimentos e empresas, cujos produtos - processos ou serviços sejam inovadores com foco, dentre outros, nas micro e pequenas empresas no estado de Minas Gerais, para participarem do programa de incubação da ITEBE que oferece aos selecionados, suporte em infraestrutura, capacitação e apoio técnico para o desenvolvimento e maturação dos negócios, visando o alto nível de qualidade e sobrevivência das empresas.

2. CONCEITOS

Para fins do presente Edital, denominam-se:

2.1 – Empreendimento: Negócio em fase de estruturação, podendo ou não estar registrado nos órgãos competentes.

2.2 – Empresa: Negócio em fase de desenvolvimento, devidamente registrado nos órgãos competentes.

2.3 – Termo de Adesão ao Programa de Incubação da ITEBE – Incubadora Tecnológica e Empresarial de Betim: Instrumento que formaliza o ingresso e participação do empreendimento e ou da empresa, selecionados através de edital, no Programa de Incubação da ITEBE, nas modalidades pré ou incubação, respectivamente, instituindo deveres e direitos de ambas as partes. 2.4 – Período de residência: Período durante o qual o empreendimento ou a

empresa ocupa a instalação coletiva ou privativa, respectivamente, nas dependências da ITEBE. O tempo de residência estimado é de no mínimo 06 (seis) e no máximo 12 (doze) meses para empreendimentos participantes na modalidade de pré-incubação e de no mínimo 24 (vinte e quatro) e no máximo 48 (quarenta e oito) meses para empresas participantes na modalidade de incubação.

(2)

2.5 – Empreendimento Pré-Incubado Residente: Empreendimento selecionado, através de edital, para integrar o Programa de Incubação da ITEBE, modalidade pré-incubação podendo ou não ser registrado nos órgãos competentes. Ocupa instalação coletiva nas dependências da ITEBE, no Campus da PUC MNAS em BETIM, e não precisa possuir CNPJ.

2.6 – Empresa Incubada Residente: Empresa selecionada, através de Edital, para integrar o Programa de Incubação da ITEBE, modalidade incubação, devendo ser ou estar registrada nos órgãos competentes. Ocupa instalação privativa nas dependências da ITEBE, na PUC MINAS em BETIM -MG e precisa possuir CNPJ.

2.7 – Empresa Graduada: Empresa selecionada para integrar o Programa de Incubação da ITEBE, que cumpriu o período de residência e atingiu as metas, indicadores e resultados esperados, previamente pontuados e avaliados pela Equipe Gestora. Desde que graduada, a empresa não mais ocupa a instalação privativa nas dependências da ITEBE na PUC MINAS BETIM -MG. 2.8 – Certificado de Graduação de Empresa : Documento emitido pela ITEBE, certificando que determinada Empresa cumpriu o período de residência e atingiu as metas, indicadores e resultados esperados, previamente pontuados e avaliados pela Equipe Gestora, mostrando-se capaz de inovar e de se manter atuante no mercado.

2.9 – PRE: Projeto Resumido do Empreendimento (ver anexo I). 2.10 – PNR: Plano de Negócio Resumido (ver anexo II).

3. VAGAS DISPONÍVEIS

3.1 – Estão sendo oferecidas 02 (duas) vagas para o Programa de Incubação da ITEBE, devidamente discriminadas no item 3.2 deste Edital.

3.2 – Da modalidade das vagas:

I) EMPREENDIMENTO DE MODALIDADE PRÉ-INCUBAÇÃO: 01 (uma) vagas; (*) II) EMPRESA DE MODALIDADE INCUBAÇÃO: 01 (uma) vaga. ( ** )

( * ) Caso não se aprove nenhum candidato à modalidade Pré - Incubação, a vaga reverterá para o segundo colocado da modalidade incubação, caso existente.

( ** ) Caso não se aprove nenhum candidato à modalidade Incubação, a vaga reverterá para o segundo colocado da modalidade pré-incubação, caso existente. 3.3 – O número de aprovados poderá ser igual ou inferior ao número de vagas disponíveis. Caberá a Banca Avaliadora as decisões no que se refere à classificação ou eliminação de equipes candidatas às vagas para as modalidades pré ou incubação, mediante avaliação do PRE ou PNR, ou mesmo diante das propostas de negócios apresentados oralmente pelos representantes das equipes concorrentes;

(3)

3.4 - A critério da Banca Avaliadora a admissão das equipes selecionadas poderá estar condicionada ao cumprimento de recomendações para o PNE ou PNR;

3.5 – No caso de desistência ou desligamento de alguma equipe selecionada como empreendimento ou empresa , através deste edital, no prazo de até 30 (trinta) dias da instalação, uma nova equipe poderá ser convocada conforme classificação dos selecionados pela Banca Avaliadora;

3.6 - As decisões da Banca Avaliadora são soberanas e definitivas;

3.7 - Os casos omissos serão resolvidos pela Banca Avaliadora.

4. CANDIDATOS ELEGÍVEIS

4.1 - Poderão concorrer a uma vaga no Programa de Incubação da ITEBE: 1 a) Na modalidade pré-incubação: equipes formadas por pessoas físicas; 2 b) Na modalidade incubação: equipes conformando pessoa jurídica; 4.2 – O quadro societário das equipes, conforme disposto no item 4.1 deste edital, deverá ser assim composto:

1 • EMPREENDIMENTO PARA A MODALIDADE PRÉ-INCUBAÇÃO: no mínimo 02 (dois) integrantes ( * ).

2 • EMPRESA PARA A MODALIDADE INCUBAÇÃO: Quadro societário ilimitado ( * ).

( * ) Observada a capacidade física dos nichos disponibilizados pela ITEBE.

4.3 – Não é pré-requisito para a participação nos termos desse edital que as empresas sejam formalmente constituídas quando no período do processo seletivo; 4.4 – Constitui pré-requisito para a participação no Programa de Incubação da ITEBE, na modalidade incubação, que as empresas selecionadas pela Banca Avaliadora estejam legalmente constituídas no prazo máximo de 90 (noventa) dias após a divulgação do resultado deste edital.

5. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

São condições básicas para participar do processo de seleção:

5.1 – O empreendimento deve ter como objetivo realizar atividades relacionadas à inovação tecnológica em áreas diversas.

(4)

5.1.1 – Os objetivos dos empreendimentos e empresas candidatos a uma vaga na ITEBE devem ser compatíveis e consoantes com a formação, capacitações e aptidões dos integrantes que formam e conformam cada uma das equipes; 5.1.2 – A equipe candidata a uma vaga no Programa de Incubação da ITEBE, nas modalidades pré-incubação e incubação deve demonstrar capacitação técnica e/ou experiência e/ou competência compatíveis com a área de atuação proposta para o trabalho, através de “portfólio”;

5.2 – Os produtos - processos ou serviços, prestados pelos empreendimentos e empresas candidatos a uma vaga na ITEBE devem ser essencialmente inovadores, resultando da aplicação de métodos e ferramentas voltadas à identificação e ao atendimento das demandas do mercado;

5.3 – Os integrantes que compõem as equipes dos empreendimentos e empresas selecionadas para o Programa de Incubação da ITEBE devem assumir o compromisso de dedicação, conforme quadro abaixo:

Modalidade Mínimo de Horas Semanais de presença do Empreendimento e/ou Empresa nas dependências da ITEBE

Pré-Incubação

20 horas Incubação 20 horas

5.3.1 – As horas de dedicação dos sócios ao empreendimento e / ou à empresa nas dependências da ITEBE, devem acontecer durante o horário comercial (das 08:00 às 18:00 horas) em turnos matinais ou vespertinos, à serem acordados com a ITEBE.

5.3.1.1 - No PNR ou PRE entregues para avaliação, os candidatos deverão apresentar um cronograma com a escala de horários prevista para cada um dos integrantes da equipe, considerando item 5.3.1 deste edital.

5.3.2 – A Equipe Gestora da ITEBE fará acompanhamento constante da dedicação dos empreendimentos e empresas selecionados conforme cronograma e demais condições apresentadas através do PRE ou PNR. Este critério é determinante e o não cumprimento do proposto configura condição de desligamento da equipe para com o Programa.

6. PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1 – O processo de seleção será diferenciado por categoria: MODALIDADE PRÉ-INCUBAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS e MODALIDADE PRÉ-INCUBAÇÃO DE EMPRESAS .

(5)

I ETAPA: Conferência, pela Equipe Gestora, da documentação exigida e entregue dentro dos prazos estipulados neste edital;

II ETAPA: Análise do PRE - Projeto Resumido do Empreendimento, pelos membros da Banca Avaliadora;

III ETAPA: Apreciação da apresentação oral do PRE e portfólio dos componentes das equipes convocadas para esta etapa do processo, pelos membros da Banca Avaliadora.

6.1.2 – MODALIDADE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS:

I ETAPA: Conferência, pela Equipe Gestora, da documentação exigida e entregue dentro dos prazos estipulados neste edital;

II ETAPA: Análise do PNR – Plano de Negócio Resumido, pelos membros da Banca Avaliadora;

III ETAPA: Apreciação da apresentação oral do PNR e portfólio dos componentes das equipes convocadas para esta etapa do processo, pelos membros da Banca Avaliadora.

6.2 - Os candidatos não poderão participar com mais de um PRE ou PNR, em cada categoria do processo de seleção.

7. PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO

7.1 – A documentação exigida, descrita no item 7.1.1, deverá ser entregue em envelope lacrado e devidamente identificado, conforme item 7.1.2, diretamente na ITEBE, na PUC Minas em Betim;

7.1.1 – A documentação necessária para participação neste processo, de acordo com cada modalidade, é:

MODALIDADE PRÉ-INCUBAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS :

1 a) Declaração de matrícula (original) ou cópia autenticada de diploma;

2 b) Currículo Lattes dos componentes da equipe ( Inscrição na Plataforma Lattes do MCT );

3 c) PRE - Projeto Resumido do Empreendimento (ver anexo I).

MODALIDADE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS :

1 a) Declaração de matrícula (original) ou cópia autenticada de diploma;

2 b) Currículo Lattes dos componentes da equipe ( Inscrição na Plataforma Lattes do MCT );

3 c) PNR - Plano de Negócio Resumido (ver anexo II); 4 d) Planilha de Projeções Financeiras.

(6)

7.1.1.1 – A documentação descrita no item 7.1.1 deve estar em formato A4 e encadernado em espiral.

7.1.1.2 – No envelope deverá constar 01 (uma) cópia dos documentos descritos no item 7.1.1, conforme modalidade de interesse.

7.1.2 – O envelope entregue na ITEBE e deverá estar identificado da seguinte maneira:

Incubadora Tecnológica de Betim – ITEBE, Incubadora Tecnológica e Empresarial de Betim – ITEBE, PUC MINAS em BETIM, Rua do Rosário,1081, Prédio 12, 2º Andar- Sala da ITEBE - Bairro: ANGOLA – BETIM-MG – CEP: 32.604-115

A/C Equipe Gestora da ITEBE ITEBE - Betim

NOME DO EMPREENDIMENTO OU EMPRESA CANDIDATA PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DA ITEBE

Modalidade: PRÉ-INCUBAÇÃO ou INCUBAÇÃO

7.2 - Os documentos relativos à inscrição, PRE e PNR, serão protocolizados na ITEBE – BETIM, PUC MINAS em BETIM - RUA DO ROSÁRIO,1081 – PRÉDIO 12, 2º ANDAR – SALA DA ITEBE - BAIRRO: ANGOLA – BETIM-MG – CEP: 32.604-115 IMPRETERIVELMENTE até o dia 30 de Abril de 2014.

7.2.1 - Após o prazo limite para entrega das propostas, determinado no item 7.2 deste edital, nenhuma outra proposta será recebida, assim como não serão aceitos adendos ou esclarecimentos que não forem, explícita e formalmente, solicitados pela Equipe Gestora da ITEBE.

7.2.2 - Após o prazo limite para entrega das propostas, determinado no item 7.2 deste edital, nenhuma outra proposta será recebida, assim como não serão aceitos adendos ou esclarecimentos que não forem, explícita e formalmente, solicitados pela Equipe Gestora da ITEBE.

7.2.3 – As equipes deverão entregar 05 (cinco) cópias do PRE OU PNR, conforme item 7.1.2 até o dia 30 de abril de 2014.

7.3 – Serão desclassificadas as propostas que deixarem de apresentar qualquer um dos documentos listados no item 7.1.1.

7.4 – Os anexos citados nesse edital poderão ser obtidos sem ônus nos sites www.rmi.org.br, ou através de “download” em “pen drive” disponibilizado pelo candidato, na sede da ITEBE - Betim.

(7)

8. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

8.1 – Todo o processo de seleção será coordenado pela Equipe Gestora e conduzido por uma Banca Avaliadora, composta por representantes das Entidades Parceiras da ITEBE;

8.1.1 – Compõem a Banca Avaliadora ( ** ) : I) 01 Representante do SEBRAE MG;

II) 01 Representante da Prefeitura Municipal de Betim; III) 01 Representante da RMI – Rede Mineira de Inovação; IV) 01 Representante da ACE;

V) 01 Representante da PETROBRÁS.

( ** ) Os representantes não poderão estar diretamente relacionados ao projeto avaliado.

8.2 – Algumas das etapas previstas no processo de seleção são eliminatórias outras classificatórias conforme disposto nos itens 6.1.1 e 6.1.2, cabendo a cada etapa os seguintes critérios:

8.2.1 – I ETAPA: De caráter eliminatório, será verificado cumprimento dos itens 4.2, 4.3 e 7.1.1 deste edital;

8.2.2 – Serão analisados o PRE – Plano Resumido do Empreendimento ou o PNR – Plano de Negócio Resumido, conforme critérios objetivos, a saber:

1 a) Foco e objetivos do negócio apresentados de forma clara e concisa; 2 b) Viabilidade mercadológica do negócio;

3 c) Viabilidade técnica e econômica do negócio;

4 d) Capacidade técnica e gerencial dos integrantes da equipe candidata; 5 e) Disponibilidade dos candidatos no desenvolvimento do negócio; 6 f) Perfil empreendedor dos candidatos.

Nesta etapa serão escolhidas somente as propostas que atendam aos pré-requisitos citados neste edital, segundo a interpretação da Comissão Julgadora.

8.2.3 – II ETAPA: De caráter classificatório, serão apreciados a apresentação oral do PRE ou do PNR associada ao portfólio dos componentes das equipes, conforme critérios subjetivos, a saber:

1 a) Clareza, objetividade e criatividade da apresentação do negócio;

2 b) Postura profissional e capacidade de articulação/argumentação dos empreendedores na apresentação;

3 c) Domínio das informações para o negócio, pela equipe, conforme PRE ou PNR;

(8)

8.2.3.1 – A apresentação oral deverá ser prevista em Power Point, para um tempo máximo de 10 minutos (na modalidade pré-incubação) ou 15 minutos (na modalidade incubação), sem direito a prorrogação.

8.2.3.2 – Nesta etapa do processo, as equipes podem explorar outros meios de apresentação e divulgação do negócio, desde que não ultrapasse o tempo previsto para a apresentação oral apresentado no item 8.2.3.1, estando sujeito a penalidades classificatórias.

Nesta etapa serão escolhidos as 02 (duas) propostas que alcançarem a melhor classificação dentro de suas modalidades.

9. ADMISSÃO NO PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DA ITEBE

9.1 – Os proponentes selecionados através deste edital, para o PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DA ITEBE, nas modalidades pré-incubação e incubação, serão admitidos oficialmente após a assinatura de documento específico, dito Termo de Adesão ao Programa de Incubação da ITEBE -Incubadora Tecnológica de Betim, legitimando a participação no citado programa;

9.1.1 – Os proponentes selecionados terão um prazo de 10 (dez) dias úteis, a partir da divulgação do resultado, para a apresentação da documentação necessária à elaboração do Termo de Adesão ao Programa de Incubação da ITEBE - Incubadora

Tecnológica de Betim.

9.2 – Os proponentes selecionados através deste edital, para o PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DA ITEBE, nas modalidades pré-incubação e incubação, deverão declarar ciência e concordância com as normas e procedimentos internos, dispostos no Estatuto e Regimento Interno da ITEBE, e em relação ao acompanhamento dos negócios, realizado pela Equipe Gestora.

10. APOIO OFERECIDO

10.1 – Os empreendimentos selecionados para o PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DA ITEBE, na modalidade PRÉ-INCUBAÇÃO receberão os seguintes incentivos para desenvolvimento do negócio:

a) Instalação física coletiva, servida por estação de trabalho para cada equipe de até 02 (duas) pessoas, pontos para ligação elétrica, 01 (uma) mesa e 02 (duas) cadeiras e 01 (um) computador com conexão à internet, em regime de empréstimo;

b) Sala de reunião de uso compartilhado; c) Apoio na participação em eventos;

d) Capacitação gerencial através de cursos, treinamentos, seminários e palestras; e) Apoio técnico dos professores e profissionais da PUC MINAS em Betim e PITAGORAS Betim;

(9)

10.1.1 – Os incentivos descritos nas alíneas c e d ficarão sujeitos à disponibilidade de recursos financeiros bem como a articulação conjunta entre Empresários, Equipe Gestora e Entidades Parceiras.

10.2 – As empresas selecionadas para o PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DA ITEBE, na modalidade INCUBAÇÃO receberão os seguintes incentivos para desenvolvimento do negócio:

a) Instalação física privativa, servida com pontos para ligação elétrica, 01 (uma) mesa e 02 (duas) cadeiras e 01 (um) computador com conexão à internet, em regime de empréstimo;

b) Salas de reunião de uso compartilhado;

c) Capacitação gerencial através de cursos, treinamentos, seminários e palestras; d) Orientação empresarial através de consultorias e assessorias; e) Participação em programas promovidos por entidades parceiras voltados para atendimento às micro e pequenas empresas;

f) Apoio na busca de linhas de financiamentos;

10.2.1 – Os incentivos descritos nas alíneas c, d, e e f ficarão sujeitos a disponibilidade de recursos financeiros bem como a articulação conjunta entre Empresários, Equipe Gestora e Entidades Parceiras.

11. CALENDÁRIO

11.1 – As ações previstas neste edital devem acontecer conforme prazos estabelecidos a seguir:

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES - EDITAL 01/2013

Evento Prazo

Divulgação do Edital e Inscrições 25/11/13 a 30/04/14 I Etapa: Conferência de Documentos 25/11/13 a 30/04/14 Entrega cópias PRE e PNR 25/11/13 a 30/04/14 Divulgação Resultado I Etapa 31/05/14

II Etapa: Apresentação Oral para Banca Avaliadora

09/06/14 – Modalidade Pré-Incubação e Modalidade Pré-Incubação

Resultado Final 16/06/14

Admissão dos Aprovados na ITEBE 23/06/14 as 30/06/14 Instalação dos Selecionados À partir de 07/07/14

11.2 – As datas poderão ser alteradas pela Equipe Gestora da ITEBE e serão comunicadas por meio impresso, afixado no quadro de avisos, instalado no prédio da Puc Minas em Betim e Faculdade PITAGORAS Betim .

11.3 - As datas, horários e locais das atividades, bem como o resultado do processo de seleção, serão divulgados por meio impresso na sede da SEADEC – Betim e nos sites da ( PUC MINAS em BETIM , FACULDADE PITAGORAS Betim, Rede Mineira de Inovação – RMI ).

(10)

12. CONDIÇÕES GERAIS

12.1 - Todas as informações recebidas dos candidatos serão tratadas como confidenciais;

12.2 - Em qualquer fase do processo de seleção, a ITEBE se fará representar por parte dos membros de sua Equipe Gestora;

13. OUTRAS INFORMAÇÕES

13.1 - Demais informações poderão ser obtidas pelos telefones 31 3539-6869, 3512-3039 e 3512-3394.

14. ANEXOS

14.1 - Integram este Edital, os seguintes anexos:

a) Anexo I: Formulário para apresentação do PRE – Projeto Resumido do Empreendimento.

b) Anexo II: Roteiro para elaboração do PNR – Plano de Negócio Resumido. c) Anexo III: Planilha de Projeções Financeiras.

Betim, 25 de Novembro de 2013.

Comissão Gestora do Edital ITEBE 2013

Milton Casério Filho

Osvaldo Maurício de Oliveira Jaqueline S. Melo

Referências

Documentos relacionados

- Conhecer os trâmites para submissão de projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa; - Conhecer os métodos de coleta, análise e apresentação dos dados;.. - Elaborar um projeto

Trata-se de Ação Civil por Improbidade Administrativa proposta pelo Ministério Público Estadual em face de Lidiane Leite da Silva, prefeita municipal de Bom Jardim/MA, e de A4

A partir das definições apresentadas sobre a justiça no Antigo Regime e seu funcionamento no Brasil colonial, acreditamos ser possível partirmos da análise do que seria

Neste trabalho, analisamos o modo como duas notícias de popularização científica, publicadas pelas revistas Ciência Hoje e Galileu procedem à recontextualização,

deveria contar para sofrer agressão de Beto e porque ficou com medo; escola não é lugar de briga; agressão provoca dor; a professora levaria o Beto para diretoria; Celso deveria

39 da Lei nº 1.079, de 10 de abril de 1950, para incluir como crime de responsabilidade dos Ministros do Supremo Tribunal Federal a usurpação de competência do

aula 4600 arduino - video montando projeto arduino teclado ps2keyboard. aula 4601 arduino - codigo ps2keyboard para ler dados do teclado e mostrar

Evidentemente que Foucault não pode ter seu nome relacionado a tal movimento cultural conforme sugerem erroneamente Ferry e Renaut (1988), porém após as revoltas desse período,